Sie sind auf Seite 1von 3

A INSTITUIO DA FAMLIA: A Cidada Antiga O Captulo 04 do Livro Fundamentos da Histria do Direito trata da organizao jurdica em Roma e Grcia.

Dessa forma, traz questes referentes a suas instituies, crenas e princpios os quais regiam e fundamentavam as bases daquela sociedade. A sociedade era baseada na religio, esta exercia profunda influncia na formao de seus institutos. A famlia romana era constituda por um princpio bsico: a autoridade di pater famlias, sendo este dotado de poder poltico e religioso. A religio romana era primitiva, formada por crenas muito antigas. Na concepo da mesma, existia uma segunda existncia depois da morte fsica, entretanto, diferentemente das crenas religiosas atuais, nessa segunda existncia a alma continuava unida ao corpo. Alm disso, acreditavam ser necessrio obedecer alguns ritos tradicionais para que as almas descansassem em paz, sem estes rituais, as almas tornar-se-iam errantes. Levava-se refeio a cada tmulo, destinado aos mortos, pois acreditavam que o morto necessitava de alimento e bebida. Depois da morte as pessoas eram consideradas criaturas sagradas, cada morto era um deus e seu tmulo um templo. Para felicidade dos mortos era imprescindvel que os vivos lhe oferecessem oferenda. Eram dirigidas tambm oraes e splicas. Outra crena era a do culto ao fogo. Na qual em todas as casas existia um alto com um fogo aceso que s poderia acabar se a famlia inteira tivesse morrido. Esse fogo possua algo divino, por isso era Havia os deuses lares, isto , cada famlia estava encarregada de cultuar as almas dos antecedentes, a qual era atribudo um poder sobre-humano de carter divino. Era, pois, uma religio domstica. O que caracterizava a famlia no era apenas os laos sanguneos, mas sim a possibilidade de cultuar os mesmos deuses, portanto, no est ligada a gerao, pois poderiam haver laos de sangue entre vrias pessoas sem que estas pertenam a mesma famlia e outras que no possussem nenhum vnculo consangneo poderiam constituir uma s famlia, desde que sujeitas a autoridade de uma mesmo chefe. O que unia os membros da famlia antiga era a religio. O princpio do parentesco no era o elo material do parentesco , porm o culto, no qual eram designado por agnao. O casamento foi uma das instituies oriundas da religio domstica. Ao casar a mulher abandonava o lar paterno e passava a adorar os deuses do esposo. Desta forma, a partir do casamento, a mulher nada tinha em comum com a religio de seus pais. Como era a famlia era fundamentada pelo culto aos mortos e acreditavam que a felicidade do morto dependia da conduta de seus descendentes, assim os mortos tinham necessidade de a descendncia no se extinguisse por isso todos tinham o interesse de deixar um filho. Dessa necessrio ador-lo e cultu-lo.

forma, o elibato era proibido. Era necessrio o casamento para a perpetuao do culto. No caso de esterilidade dentro do casamento era permitida a adoo. Outro instituto era o da emancipao, no qual atravs dele um filho libertava-se da religio de famlia. Havia tambm com o objetivo de perpetuao da propriedade. Assim como a religio era hereditria, a propriedade tambm o era, desta forma, o primeiro filho era obrigado a continuar o culto, herdando assim os bens e no podendo renunci-los. As famlias eram grandes, sendo formadas pelos agnados e tambm pelos servos, escravos e clientes que passavam a pertencer aquela famlia.

DIREITO ROMANO CLSSICO: Seus institutos jurdicos e seu legado. O captulo trata sobre questes relativas aos processos e fases histricas da civilizao romana, sociedade esta que possua suas bases de produo sob o modelo escravocrata. Foi uma civilizao marcada por profundas desigualdades sociais, exemplo disso, a luta dos plebeus por mais igualdade e busca de poder. Marcada por crenas, a sociedade romana no considerava o nascimento de uma romano apenas como fator biolgico, os recmnascidos s eram recebidos em virtude de deciso do chefe de famlia . Era legalmente permitido o abandono de crianas, fatores banais desde a m formao do feto questes como a de classe social. Com base em uma sociedade estratificada composta por homens livres e escravos, estes, excludos socialmente, no podiam se casar. O casamento estava disciplinado pelo direito privado. O mesmo era realizado seguindo procedimentos orais. Exigia-se apenas a presena de testemunhas. A influncia que o Direito Romano exerce nas atuais instituies jurdicas so fatores inquestionveis, principalmente liberais contemporneos concernentes ao direito de propriedade e ao direito de obrigaes. Alm disso, obra de grande contribuio herdade foi o Corpus Juris Civilis, no qual sistematiza o direito romano a mando do imperador Justiniano. Grande parte do conhecimento sobre o direito romano que sabemos hoje foi devido a ele. Entrando no aspecto poltico da sociedade romana, podemos dividi-la em quatro perodos: Perodos de Realeza, Repblica, Principado e Baixo Imprio. A partir de muita luta, os plebeus adquiriram o direito de ser cnsules atravs da Lex Licinia de Magistratibus no perodo da Repblica. Como fontes do Direito na Repblica temos o costume, a lei e os ditos do magistrados. A passagem da Repblica para o Imprio foi de forma progressiva, aps uma

crise poltica foi desencadeado a centralizao do poder em Otvio, posteriormente receber o ttulo de Augusto. O ltimo perodo da civilizao romana foi a do Baixo Imprio, quando se deu cristianizao do Imprio. Aps a criao das Leis das XII tbuas pelas reivindicaes da plebe foi possvel a elaborao de leis escritas. Antes disso, os magistrados julgavam segundo tradies que eles apenas conheciam e aplicavam. Com relao ao direito de propriedade este se configura perptuo devido ao seu carter sagrado, como objeto de propriedade perptua das famlias. Mas, mesmo sendo o mais forte poder de uma pessoa sobre o objeto, o direito de propriedade no tinha carter ilimitado e absoluto. A lei das XII Tbuas j protegia a propriedade, punindo aqueles que atentassem contra ela. Para adquirir a propriedade quiritria, eram necessrios alguns requisitos tais como. Ser cidado romano, outro pressuposto que a coisa tenha sido adquirida pelo seu titular por meio reconhecido pelo ius civiles. Quanto a personalidade jurdica, os romanos no possuam um termo preciso para exprimir essa razo. Tanto que o termo persona era atribudo na utilizao do homem em geral, aplicando-se aos escravos, que no eram sujeitos de direito. Para ser sujeito de direito em Roma eram exigidos trs requisitos: ser cidado romano, ser livre, e gozar de situao independente no seio da famlia. Algumas noes jurdicas modernas surgiram da reinterpretao das fontes histricas do direito romano, entre elas esto os conceitos de direito objetivo e subjetivo. Sobre a queda do Imprio Romano existem vrias teses como o colapso da economia escravagista, o crescimento do exrcito de desocupados urbanos, a invaso do brbaros. Fica evidente, portanto, a imensurvel contribuio e influncia do Direito Romano sobre a formao do direito contemporneo.

Das könnte Ihnen auch gefallen