Sie sind auf Seite 1von 18

EXU

Na Umbanda, os Exus compem uma Linha de Trabalho Esquerda. So espritos humanos que tiveram vrias encarnaes, cometendo erros e acertos, como todo ser humano, mas com um diferencial: se conscientizaram e retomaram o caminho da Lei Divina, obtendo permisso para se assentarem Esquerda dos Orixs e trabalharem no auxlio nossa evoluo.

Os Exus atuam como Guardies da Lei Maior. Absorvem e esgotam as negatividades dos seres que se desviaram das Leis do Criador, em qualquer dos Sete Sentidos da Vida; depois, vitalizam as qualidades positivas deles e ento os neutralizam, deixando seus magnetismos aptos a que retomem o caminho da evoluo.

Todas as Linhas da Umbanda so amparadas por um Mistrio Divino e por um Orix. Exemplos: os Caboclos manifestam o Mistrio Caboclo, sustentado por Pai Oxssi; Os

Pretos-Velhos manifestam o Mistrio Ancio, sustentado pelos Orixs Obaluay e Nan. O mesmo acontece com os Exus.

O Orix que d sustentao ao Mistrio Exu e s Entidades Exus o Orix Exu. Na Umbanda, este Orix no cultuado diretamente. Mas est presente e atuante, pois as Divindades existem e esto presentes em nossas vidas, ainda que algum no as reconhea. Por exemplo: quer se reconhea ou no que Oxal e Oxum so Orixs, Eles continuam existindo e atuando na Criao. O mesmo acontece em relao aos demais Orixs, inclusive ao Orix Exu.

O Orix Exu recebeu na Umbanda uma Linha Esquerda, na qual se apresentam os espritos Exus, que recebem este nome porque trabalham na Fora, no Poder e no Mistrio do Orix Exu e o manifestam entre ns quando do consultas, passes, fazem descarregos, cortam magias negativas etc. Quando uma Entidade trabalha na Fora, no Poder e no Mistrio de determinado Orix, ento as Qualidades desse Orix se manifestam por meio dela.

Os Exus recebem oferendas nos respectivos campos de atuao: matas, rios, lagoas, beira-mar, cemitrios, caminhos, encruzilhadas, pedreiras etc. Existem Exus trabalhando na Irradiao de todos os Orixs e os seus nomes simblicos indicam o campo de ao de cada um e onde deve ser oferendado. Exemplos: Exu das MatasIrradiao de Pai Oxssi- recebe oferenda nas matas; Exu Caveira- Irradiao de Pai Omolu- recebe oferenda no cemitrio, num ponto esquerda no Cruzeiro; Exu do LagoIrradiao de Me Nan- recebe oferenda nos lagos e lagoas; Exu Porteira- Irradiao de Pai Obaluay (porteira portal, passagem)- recebe oferenda direita do Cruzeiro do cemitrio; Exu do Mar- Irradiao de Me Yemanj- recebe oferenda beira-mar; etc.

A origem do Orix Exu enquanto Divindade est em Deus. Todas as Divindades provm de Deus. Mas em termos culturais, sabemos que o culto de Orixs vem da frica, especificamente dos povos Nags, de lngua Iorub. Logo, a origem cultural do Orix Exu tambm Nag-Iorub.

Na frica, o culto ao Orix Exu ancestral e milenar. Curiosamente, aparece em todas as regies daquele continente, de forma que no h como saber em qual regio africana esse culto comeou. Ao contrrio dos demais Orixs, que eram cultuados nessa ou naquela regio (da o nome Culto de Nao), o Orix Exu aparece em todas as regies da frica. Dentro da viso umbandista, isto tem uma razo de ser. Os Exus que trabalham na Umbanda atuam nos Sete Sentidos da Vida, ou seja, atuam nos campos de todos os Orixs. E dizemos: Exu o dono das encruzilhadas, o que fato.

Mas o que uma encruzilhada?

Encruzilhada o encontro de duas realidades, de duas verdades diferentes, tais como: matria/astral; razo/emoo; luz/trevas; ou, literalmente, pode ser o encontro de dois caminhos. Esta a representao do ponto de fora de Exu. Exu est em todos os caminhos, em todos os lugares e passagens, e no apenas na encruzilhada de rua, de terra, ou de mata. Todos os pontos que marcam a entrada e a sada de uma realidade so pontos de firmeza e de manifestao de Exu.

Outra maneira, talvez, de se entender isso lembrar que Exu Guardio da Lei Maior e que trabalha na Lei e pela Lei regida por Pai Ogum, o Senhor de todos os Caminhos.

Na frica no se cultuava a Entidade Exu, como ocorre na Umbanda. L, Exu um Orix mensageiro que leva os pedidos das pessoas aos outros Orixs e traz as respostas; a grande boca pela qual os outros Orixs falam com os homens; o primeiro a receber oferendas, a ser servido e despachado, para recolher as negatividades e levar embora os problemas e perturbaes. Tem culto e oferendas especficos e tambm seus sacerdotes (os Omo-Exu = filhos de Exu), que o tratam com o mesmo respeito dedicado aos demais Orixs. respeitado como Orix, e no como esprito.

J na Umbanda no comum o culto ao Orix Exu e Sua presena entre ns se faz por intermdio das Entidades Exus, que so os manifestadores do Seu Mistrio.

Existem aspectos na atuao de Exu que nem sempre so bem interpretados:

Exu lida com aspectos positivos e negativos da Criao. Exu rege sobre a dualidade; o que acarreta uma dificuldade na compreenso do Mistrio Exu.

Pois Exu atua no Alto, no Embaixo, na Direita e na Esquerda, guardando e mantendo a Lei e a Ordem na Criao. No Embaixo, bom lembrar que Exu quem leva Luz s trevas; um Exu de Umbanda NO das trevas!

Exu ativo, mas tambm passivo e neutro. Exu guarda a quem faz por merecer o amparo da Lei Divina (atuao passiva). Mas tambm intervm como Executor da Lei contra quem viola as Leis do Criador, para esgotar suas negatividades (atuao ativa). Quando elas forem esgotadas, Exu vitaliza as qualidades positivas do ser (atuao ativa), para ento neutralizar-lhe o magnetismo. A partir da, aquele ser tem como recomear o trabalho evolutivo que a cada um compete.

Exu no ataca a ningum. Exu s intervm por um comando da Lei Maior, ou quando ativado magisticamente. Nos trabalhos religiosos de Umbanda, tambm a atuao de Exu sempre delimitada pela Lei Divina, sempre para o Bem.

Pela sua dualidade, o Mistrio Exu muitas vezes interpretado de forma negativa.

A interpretao negativa (demonizao) do Mistrio Exu antiga. Remonta poca da colonizao das Amricas, quando os europeus iam frica para comprar escravos e l encontraram uma cultura muito diferente da sua, passando a interpret-la com base em seus prprios valores e crenas.

E a primeira demonizao de Exu foi feita principalmente pelos Padres catlicos, conforme relatos registrados por Pierre Verger nos seus livros Orixs (Editora Currupio) e Notas sobre o Culto de Orixs e Voduns (Editora Edusp). Para a Igreja Catlica da poca (sculos XIV a XVII), nenhuma religio, alm do Catolicismo, era vlida. As outras religies no eram de Deus; logo, suas Divindades tambm no eram de Deus, ento s poderiam ser demnios...

Para o modelo judaico-cristo do que religio e do que o Sagrado, era muito difcil compreender aquela cultura na qual as pessoas no usavam roupas, o sexo no era considerado profano, no existia pecado original, os rgos sexuais no tinham de ser escondidos etc.; e onde o Orix Exu representava, entre outras coisas, a virilidade masculina, tendo como um de seus smbolos o rgo sexual masculino.

Alm disso, na cultura Africana as lendas mostram Exu com um comportamento muito prximo do nosso: ora alegre, ora nervoso, irreverente, irrequieto; ora protegendo as pessoas nas guerras e lutas, ora fazendo emboscadas etc. Exu mostrado como o mais humano dos Orixs; e o smbolo flico representava a virilidade, a fora masculina, o poder e o Mistrio do Orix Exu, a vitalidade ou vigor que preciso para se fazer as coisas, no tendo conotao sexual e muito menos pecaminosa. Mas para a Igreja

Catlica da poca o sexo era algo pecaminoso, o corpo humano deveria ser coberto etc.; e, portanto, Exu s poderia ser um demnio...

O Orix Exu uma Divindade de Deus. Logo, NO perigoso, vingativo ou coisa semelhante. Enquanto Divindade de Deus, quando nos relacionamos com Ele de forma bem intencionada o que resulta uma ao positiva, sempre. S temos de tomar cuidado se estivermos mal intencionados, pretendendo prejudicar algum, achando que podemos manipular um Mistrio de Deus! Algum pensaria em ativar de forma negativa o Orix Oxal? Ou Oxum? Ou Yemanj; etc.? Ou em fazer isso com seus Caboclos, Pretos Velhos, Crianas e demais Linhas de Trabalho? Claro que no! Pois com o Orix Exu e as Entidades Exus acontece a mesma coisa!

Podemos nos relacionar com o Orix Exu, acender uma vela e pedir ajuda numa determinada situao, oferecer flores e ervas etc., pois se trata de uma Divindade de Deus.

O local correto para se firmar velas para Exu separado de onde acendemos velas para os 14 Orixs, porque a funo destes ltimos irradiar, enquanto a de Exu absorver.

Fazemos firmezas para Exu (Orix ou Entidade) no quintal, na varanda, na lavanderia, ou seja, em locais externos. Por qu? Porque o Orix Exu e as Entidades Exus guardam o lado de fora da Criao, cercam a Criao para proteg-la. Quando estamos em nossa casa, ela de certo modo representa o nosso corpo, um abrigo que precisa ser guardado por fora, para impedir que algo externo nos atinja. No Terreiro acontece o mesmo; assim como em qualquer ambiente que estejamos. E o Orix Exu, por intermdio das Entidades Exus, faz esse papel de Guardio da Lei Divina, para refrear ataques negativos injustos. No se firma Exu junto com os 14 Orixs e as Entidades da Direita por este motivo; e no porque Exu no possa estar no mesmo ambiente. A questo envolve unicamente as funes especficas de cada Orix e Linha.

Por qual motivo Exu o primeiro a receber oferendas?

Nos livros Lendas da Criao e Orix Exu, ambos de Rubens Saraceni, pela Editora Madras, encontramos uma explicao do porqu de Exu ser o primeiro a receber oferendas:

Vamos imaginar um momento anterior Criao.

No Princpio, a Idia da Criao existia apenas no ntimo do Criador. (Ou, como est na Bblia: No Princpio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.) Deus ainda no havia exteriorizado a Criao. Tudo existia apenas no ntimo do Criador. Em torno da morada interior do Criador s existia o Vazio.

Ento, desde o Princpio, esse Vazio cerca e protege toda a Criao. E Exu o Orix Regente do Vazio. Tudo quanto seria construdo por Olorum iria ocupar esse Vazio e dependeria da concordncia de Exu. Ento, os Orixs deram a primazia a Exu, pois do contrrio nada poderiam construir.

Num segundo momento, e para receber a Criao que Olorum iria exteriorizar, foi criado o Espao, este regido por Oxal, o Senhor das Formas. E Oxal s pde criar o Espao com a concordncia de Exu, pois o Espao foi criado em cima dos domnios de Exu.

S depois da criao do Espao por Oxal, em cima do Vazio de Exu, que tudo pde ser criado, inclusive a humanidade. E por isso que Exu deve ser o primeiro a receber oferendas.

No importa quem foi o primeiro Orix a ser criado, porque todos so atemporais e prexistiam em Olorum. Mas o Vazio anterior a tudo.

Exu guarda e protege tudo o que cerca a Criao. Quem no respeita os seus domnios no respeita o Sagrado. E para entrar no Sagrado, primeiro passamos por Exu. Da que Exu o primeiro a receber oferendas. Este o significado.

Outras atuaes de Exu

O Orix Exu tambm rege sobre o mistrio relativo reproduo, ao rgo genital masculino e ao vigor sexual. Uma das suas representaes um cetro flico, simbolizando o vigor e a vitalidade de que necessitamos em todos os campos e sentidos, e no apenas no campo sexual.

Outro dos mistrios de Exu so as cabaas, que simbolizam o tero e o poder procriador feminino. Exu rege o Mistrio da sexualidade masculina e guarda o Mistrio da sexualidade feminina.

Os seres Exu de natureza Divina tm suas hierarquias de seres Exu Naturais e estes, por sua vez, tm suas hierarquias de seres espirituais exunizados.

Os espritos exunizados so aqueles que desenvolveram no seu ntimo uma afinidade com o Mistrio Exu e nele se iniciaram, tornando-se seus manifestadores espirituais; ou so os que se negativaram a tal ponto, que foram tragados pelo Vazio de Exu, quando perderam o direito Plenitude de Oxal.

O arqutipo de Exu

Quando incorporam, os Exus so alegres, falantes, galhofeiros, sarcsticos, irnicos. Tudo isso faz parte do arqutipo marcante que assumiram na Umbanda.

Sempre esto dispostos a ajudar a quem os procura.

Manipulam bebidas e um bom charuto, alm de serem servidos com farofas apimentadas com carnes ou midos de frangos.

So espritos bem terra e atuam com grande poder de realizao nos casos de magias negativas, de relacionamentos e de assuntos profissionais.

Seus nomes variam desde nomes dados a pessoas (exemplo: Joo Caveira) at nomes indgenas (exemplos: Marab, Jibia, Arranca-Toco, Marambaia, Cip, Folha Seca etc.).

Exu e o mdium

Cada mdium tem um Exu Guardio e um Exu de Trabalho.

O Exu Guardio ligado ao Orix Ancestral do mdium e o Exu de Trabalho ligado ao seu Orix Adjunto, ao Guia Chefe ou ao Mentor dos seus trabalhos.

Mdiuns mal orientados ou mal doutrinados do vazo aos seus recalques ou sentimentos ntimos negativos. Neste caso, o seu Exu torna-se grosseiro, chulo, desrespeitoso, revelando o ntimo do mdium. J com mdiuns bem doutrinados e preparados, Exu continua sendo Exu, mas se apresenta de uma forma agradvel e respeitosa.

Exu mostra o ntimo do mdium, como se fosse um espelho, e por isso se diz que Exu especular.

No campo da Fsica, a reflexo especular ocorre quando a luz incide sobre uma superfcie bastante polida (lisa), sendo que a imagem refletida tem forma igual do original. Um espelho uma superfcie muito lisa e permite alto ndice de reflexo da luz que incide sobre ele, de modo que reflete imagens com muita nitidez.

No caso Exu/mdium, Exu o espelho que mostra a imagem do que est escondido no ntimo do mdium desequilibrado, para que este possa ser alertado e venha a corrigir-se. E, nesse processo, Exu tambm a Luz Divina incidindo, para viabilizar o trabalho de correo dos sentimentos e comportamentos humanos negativos. Afinal, Exu leva a Luz s Trevas, principalmente s nossas trevas interiores!...

Saudao para o Orix Exu: LAROY, EXU! EXU MODJUB! (alguns dizem: Exu Mojub).

Na Umbanda, esta saudao (que feita para o Orix Exu) se tornou a saudao para a Entidade Exu (e tambm para Pombagira e Exu Mirim).

Tudo o que se refere ao Orix Exu tambm serve para a Entidade Exu. Da a importncia de se estudar o Orix Exu na cultura Nag-Iorub.

FONTES DOUTRINRIAS: OS ARQUTIPOS DA UMBANDA, Orix Exu e Lendas da Criao, livros de Rubens Saraceni, pela Editora Madras; Curso presencial de Exu ministrado por Alexandre Cumino, no Colgio Pena Branca/SP .

Nomes simblicos: Sete Porteiras, Joo Caveira, Tat Caveira, Tranca Ruas, Marab, Veludo, Sete Encruzilhadas, Sete da Lira, Marab, Jibia, Arranca-Toco, Marambaia, Cip, Folha Seca, Gato, Morcego, Calunga, Sete Coroas, Capa Preta etc.

Dia da semana: No h um dia exclusivo, pois o campo de atuao de Exu muito vasto. A designao de um dia especfico varia de Terreiro para Terreiro e pode estar relacionada ao Orix que rege o campo de atuao da Entidade da Casa.

Campo de atuao: Exu atua nos Sete Sentidos da Vida, absorvendo negatividades, vitalizando e neutralizando as energias dos seres e ambientes (limpa, vitaliza e equilibra); corta demandas; alguns so curadores. Tambm atua no campo da reproduo e da sexualidade, absorvendo os desequilbrios e esgotando os vcios dos seres que se negativaram neste aspecto.

Ponto de Fora: No geral, as encruzilhadas. No especfico, o ponto de fora do Orix que rege mais diretamente a sua atuao.

Saudao: Laroy, Exu! Exu Modjub! (Significado: Laroy, Exu= Olhe por mim, Exu; Modjub= Voc grande, eu me curvo perante a sua grandeza. O costume fazer a saudao e bater palmas com os dedos da mo direita sobre o meio da palma da mo esquerda, numa sequncia de trs. Bate-se trs vezes; trs vezes; trs vezes.)

Cor: Preto e vermelho (bicolor) ou apenas preto.

Velas para Exu: Branca, preta e vermelha (pode ser em tringulo); ou bicolor preta e vermelha; ou apenas preta. A vela preta significa a capacidade de absorver, que Exu tem. A vermelha significa a vitalizao que Exu realiza. A branca representa Deus e os

Orixs e a neutralizao que Exu realiza depois de absorver as negatividades e nos vitalizar.

Elementos de trabalho: Alguidar onde se colocam elementos, tais como: pedaos de ferro e/ou de ao, terra preta, areia escura, pedras pretas, fitas pretas, pembas pretas, osso, moedas, punhal sem corte, bzios escuros, razes secas, tridentes, correntes de ao, pedras de brita, pedaos de bambu seco, carvo.

Ervas: Casca de alho, casca de cebola, aoita cavalo, dand, pinho roxo, valeriana, sementes de olho de cabra, sementes olho de boi, garra de Exu (garra do diabo), razes e folhas secas, carapi, gengibre, bambu seco, pimentas, folha de pitanga, folha de mamona.

Frutas: Manga, figo, abacaxi, limo, laranja cida; as frutas cidas e as escuras em geral.

Bebidas: Suco de abacaxi, de manga ou de limo; caldo de cana com aguardente; cachaa branca; cachaa amarela; vinagre branco; vinagre tinto; usque; conhaque de gengibre.

Sementes: Olho de cabra, olho de boi.

Alimentos: Farofa, carnes e pimenta, cebola, alho, frutas.

Incenso: Alecrim; sete ervas.

Fumo/defumao: Charutos; cigarrilhas escuras; pedaos ou lascas de fumo de rolo; fumos preparados com ervas e enrolados na palha ou queimados diretamente.

Pedras: As Pedras pretas, tais como: gata Preta, Turmalina Preta, Vassoura da Bruxa, nix, Quartzo Fum, Mica Preta. (Fonte: Anglica Lisanty, Os Cristais e os Orixs, Madras Editora.)

Flores: Cravo vermelho, antrio vermelho. Firmeza para a Esquerda de cada Orix FONTE: Adriano Camargo:

1-Esquerda de Oxal: Alho, cebola, pimenta do reino branca, cachaa branca, vinagre branco, aoita cavalo (mutamba), pimenta do reino. 2-De Oy-Tempo: Alho inteiro, pedras de brita, fatias de bambu seco, cachaa branca e vinagre branco. 3-De Oxum: Buchinha do norte. 4-De Oxumar: Guizos de cascavel, pele e dentes de cobra, semente de olho de macaco, olho de cabra. 5- De Oxssi: Sete tipos de razes, cachaa amarela. 6-De Ob: Sete tipos de razes secas, conhaque de gengibre. 7-De Xang: Pedras escuras. 8-De Egunit: Carvo, pimentas de todo tipo, tijolos de forno antigo, peas de caldeiraria. 9-De Ogum: Olho de cabra, olho de boi, metais. 10- De Ians: Olho de boi, valeriana, folhas secas no tempo, pimentas. 11- De Obaluay: Terra de campo santo regada com gua de fonte (retiradas de forma forma ritualstica, com oferendas), olho de boi, olho de cabra, bzios escuros, vinagre tinto, conhaque. 12-De Me Nan: Tesouras velhas, agulhas antigas, olho de cabra, olho de boi. 13-De Me Iemanj: Areia da praia (escura), bzios escuros, valeriana, carapi. 14-De Pai Omolu: Dand, terra preta, raiz de garra do diabo, sete pedaos de galhos pequenos de uma rvore morta, farinha de osso, carvo.

Oferenda ritual:

1- Oferenda para o Orix Exu Toalha ou pano preto e vermelho; velas pretas e vermelhas; fitas pretas e vermelhas; linhas pretas e vermelhas; pembas pretas e vermelhas; flores: cravo vermelho; frutas: manga, mamo, limo; bebidas: aguardente de cana-de-acar, usque, conhaque; comidas: farofa com carne bovina ou com midos de frango, bifes de carne ou de fgado bovino fritos em azeite de dend e com cebolas, bifes de carne ou de fgado bovino temperado com azeite de dend e pimenta ardida. (Fonte: Rituais Umbandistas - Oferendas, Firmezas e Assentamentos, Rubens Saraceni, Editora Madras.)

2-Para vrias finalidades (limpeza, proteo, vitalidade etc.): Frutas variadas; enfeitar com ptalas de rosas vermelhas, cravos vermelhos e com ervas dos Exus. Cercar com sete copos de gua e sete de pinga, intercalados. Na frente, firmar uma vela bicolor preta e vermelha. Acender um charuto e baforar trs vezes sobre os elementos, saudando Exu, fazendo seus pedidos e agradecendo. Colocar o charuto em p, na frente ou esquerda da vela.

Cozinha ritualstica:

1- Pads (ou apads): Pad de dend Meio kg de farinha de mandioca grossa e crua; 250 ml de dend. Misturar com a mo esquerda, agradecendo e/ou fazendo seus pedidos a Exu. Pad para solues rpidas Meio kg de farinha de mandioca grossa crua; 250 ml de dend; 1 cebola em rodelas; 21 pimentas dedo de moa. Refogar ligeiramente a cebola e as pimentas no dend aquecido. Juntar a farinha e misturar. Pad de pinga Misturar meio kg de farinha de mandioca grossa e crua com 1 garrafa de pinga, manipulando com a mo esquerda. Pad de carvo Dois pedaos de carvo; meio kg de farinha de mandioca grossa e crua. Amassar bem o carvo, at virar p. Misturar com a farinha e colocar no alguidar, manipulando com a mo esquerda. Pad de gua Misturar 250 g de farinha de mandioca grossa e crua com gua o suficiente para formar uma massa consistente. Manipular com a mo esquerda. Colocar a gua aos poucos. Faz uma limpeza profunda. Pad de mel Misturar, usando a mo esquerda, meio kg de farinha de mandioca grossa e crua com mel o suficiente para virar uma massa. Cercar com folhas de louro e 7 moedas. (Para pedidos ligados a prosperidade.) Pad de carne de porco Um kg de carne de porco; 1 cebola roxa em rodelas; pimenta; dend. Aquecer o dend numa panela e refogar ligeiramente a carne, a cebola e

a pimenta. Colocar a carne no alguidar e sobre ela despejar o dend ainda bem quente, com a cebola e a pimenta. Pad de caldo de cana Misturar, com a mo esquerda, meio kg de farinha de mandioca grossa e crua com 1 copo de caldo de cana e 1 copo de pinga. Pad de corao de frango Refogar no dend quente 1 cebola em rodelas, pimenta vermelha e meio kg de coraes de frango. Juntar meio kg de farinha de mandioca grossa e crua. Misturar e fazer a oferenda. Observao: No geral, os Pads (farofas) so manipulados com a mo esquerda, no sentido anti-horrio, e colocados em alguidar (ou prato de papelo) forrado com folhas de mamona previamente lavadas e depois untadas com dend. Quando se est autorizado pelos Guias a fazer a oferenda (pedido de auxlio) por outra pessoa, ento se manipula com a mo direita e no sentido horrio (para atrair a proteo em favor daquele por quem se pede), mas sempre nos casos especificamente indicados e autorizados.

2- Oferendas para prosperidade: a- Uma abbora amarela pequena, cozida e cortada ao meio. Fazer uma farofa com farinha de mandioca crua e mel, e sobre ela colocar a abbora. Cercar com ervas; b- Refogar no dend, com cebola em rodelas, um pouco de milho verde cozido. Juntar farinha de mandioca crua o suficiente para formar a farofa; c- Quirela de milho: Lavar a quirela e deixar de molho por algumas horas. Escorrer a gua. Cozinhar ligeiramente a quirela, pingando gua aos poucos. Juntar pimenta picada, dend e cebola em rodelas. Misturar e servir em alguidar ou em prato de papelo.

Texto: QUEM ORIX EXU? - Por Alexandre Cumino

A origem cultural do Orix Exu est na frica de cultura Nag-yorub, sem, no entanto, dispensar a influncia da cultura Gge-fon de Elegbara.

Esta cultura africana muito diferente da cultura europia de base judaico-crist, os limites entre sagrado e profano ocupam espao diferente e a realidade compreendida numa dimenso menos racionalizadora de nossos sentidos. Todo o mundo ocidental bebeu na influncia do iluminismo, positivismo e racionalismo. Quando falamos em cultura africana falamos de um povo que tem a conscincia de que a razo no d conta de explicar o todo que est nossa volta; dentro, fora e alm do ser em suas realidades imanentes e transcendentes.

Exu ironiza a vida, ri da desgraa, dana sobre o fogo e domina a iluso, principalmente aquela que nos envolve pelo ego, materialismo e vaidade. Ele domina todos os sentidos do apego, conhece nossas vaidades e vcios. Talvez por isso seja considerado o mais humano dos orixs e passa a ser o mais temido, pois quando exu se mostra igual a ns ele nos assusta, simplesmente porque quer nos mostrar a dualidade humana, que hora nos leva para a luz e hora nos puxa para as trevas. Cu e Inferno, tudo ao mesmo tempo em nossa mente, o maior juiz. Exu joga e brinca com todos estes valores e por isso ele assusta uns e faz temer a outros; no entanto to Orix quanto Oxal e as lendas mostram o quanto ele pode ser amigo, fiel, querido e at servo (mas no servial), pois tambm senhor da magia, dos caminhos, das encruzilhadas, das portas e passagens, quem permite a comunicao. E tambm bem como mal, tanto amigo quanto inimigo, luz e trevas, Cu e Inferno.

A dualidade do Orix Exu como espelho refletindo a dualidade humana, sempre bom para quem bom, mau para quem mau, inimigo de quem inimigo do sagrado.

Orix Exu o primeiro a ser saudado, logo quem no sada Orix Exu no est saudando ningum; numa cultura em que a religio exclusivamente de Orix, quem no est com Orix Exu est desamparado, quem no tem respeito por Orix Exu no tem respeito por ningum, quem no reverencia Orix Exu no reverencia o Sagrado e a chegamos ao conceito de que: se voc no sada ou no oferenda Exu ele te prejudica. uma forma de fazer compreender que Orix Exu Primordial, Essencial, Principal, Primeiro e quem no est com Orix Exu est sozinho e sozinho est por conta prpria.

Porque Orix Exu inimigo do inimigo da f (e no do homem), Exu contrrio daquele que est contrario tradio (e no da vaidade), pois quem vai contra todos os valores milenares de sua tradio passa a ser uma ameaa ao que geraes e mais geraes lutaram para preservar. Aqui Orix Exu atua como instinto de preservao, atendendo ao clamor de vozes ancestrais por proteo de sua cultura, povo e valores. Fora, poder, vigor e fertilidade so alguns dos atributos que se v e busca em Orix Exu, mas o que isso representa em sua origem cultural e para as outras culturas que hoje reinterpretam estes mesmos atributos em outro contexto.

Evocado e invocado pelos sentimentos mais nobres de uma tradio que busca sobreviver, Orix Exu renova-se e recicla-se nos encontros e desencontros culturais de um Pas Miscigenado, de uma cultura heterognea, na qual igual ser diferente. Negro, Branco e Vermelho so as cores de base deste povo; Preto, Vermelho e Branco so as cores que Orix Exu assumiu para si.

Quem nasce no seio da cultura de exu (nag-yorub) e o respeita, demonstra respeito por seus ancestrais e por todos os valores da terra. Exu guardio desta terra, destes valores, o Primeiro ser a vir ao mundo, o ancestral de todos os ancestrais; desrespeito aos ancestrais desrespeito a exu e da que vm as lendas e conceitos de que Exu pune, Exu vingativo, Exu perverso, Exu o mal, tanto quanto o bem... Pois a sua atuao para o bem ou para o mal muda segundo o ponto de vista de quem o observa. Para alguns interessa ter em seu panteo uma divindade que assuste e um mistrio para seus interesses mesquinhos, que na verdade apenas um espelho deles mesmos. Um dia entendero que todo o mal que viam em exu estava neles mesmos. Ainda assim muitos crem que exu pode ser bom e ser mau ao mesmo tempo, ser neutro e manipulvel.

Interprete Orix Exu Luz de Oxal, ao Amor de Oxum, Lei de Ogum, com a Justia de Xang, nos Seios de Iemanj, sob o Olhar de Egunit. Como irmo de Oxssi, melhor amigo de Orumil-If, caminhando com Omulu, curando com Obaluay, deitado no colo de Nan Buroqu. Exu que ouve Ob, dana com Ians e troca receitas com Ossaim. Orix Exu, Amor de Orix Pombagira e dolo de Orix Exu Mirim. Orix Exu nos mostra que todos so mistrios de um Mistrio Maior. Todos os Orixs so partes de um Todo chamado Olorum. Nenhum mais ou menos, todos tm seu grau de importncia e funo na criao, todos tm uma origem comum.

Exu Orix e Orix Sempre uma Divindade que Representa o Sagrado Transcendente.

Por isso no to fcil ler sobre exu e saber interpret-lo, alm das palavras, compreender nas entrelinhas e estar acima de qualquer adjetivo negativo que lhe seja atribudo.

Afinal...

Exu se diverte com tudo isso,

Exu ri da ignorncia humana,

Exu est acima do medo,

Exu est acima da vaidade,

Exu est acima de nossas vises humanas

Exu mergulha em nossas paixes

Exu sobe ao Cu e desce ao Inferno

Da Luz s Trevas e das Trevas Luz

Quem pode com Exu?

Quem pode entender Exu?

Quem j esteve na Luz e nas Trevas e saiu ileso?

No temos a menor idia do que seja Luz Absoluta ou Trevas Absoluta,

Atribumos conceitos humanos e limitados ao que consideramos luz e trevas.

Racionalizamos e consideramos relativos o bem e o mal segundo nosso interesse.

Exu est alm de nossa compreenso e sabe que Ele mesmo um mistrio,

Exu transcende o humano e ao mesmo tempo se mostra humano,

Exu confunde esclarecendo e esclarece confundindo.

Ele brinca com o Ego e a Vaidade que Ele mesmo no tem.

Ns humanizamos Exu para torn-lo compreensvel e Exu ao se fazer compreensvel mostra que somos patticos,

Somos medocres ao querer medir, pesar e rotular o transcendente.

Exu um destes mistrios que nos coloca de frente com nossas paixes,

Nossos desejos, nossos apegos, nossos valores, como num espelho.

Portanto, quando falar de Exu, preste bem ateno: estar falando de si mesmo.

Pessoas Infelizes consideram Exu o mal,

Pessoas Medianas o consideram neutro,

Pessoas Despertas sabem que Exu Luz.

Atribua valores de Luz ao Orix Exu e ele se mostrar Luz a Voc,

Aceite que Ele um Mistrio Sagrado do Divino Olorum e Ele se mostrar Divino e Sagrado a voc.

Exu assume e adota muitos dos valores que ns lhe atribumos. Porque a dualidade de Exu no nada mais que o espelho da dualidade humana.

Exu Vazio e cada um de ns escolhe com quais valores preenche este Vazio.

Bem... Espero que este texto sirva de introduo para a leitura de muitos outros textos aos quais a leitura e interpretao muitas vezes se faz muito humana. Lendas e Mitos que devem ser interpretados, mistrios que ocultam e revelam ao mesmo tempo. A quem tem olhos para ver o Sagrado, Ele se revela. A quem no tem, Ele se oculta, em seus medos e fobias, afinal iniciado quem venceu a morte e seus prprios medos e, ao venc-los, faz uma outra leitura do mundo. E como diria um certo orculo: Conhece-te a ti mesmo e conhecers os Deuses e o Universo; podemos dizer: Conhece-te a ti mesmo, ser humano, e conhecers Orix Exu, o mais humano dos Orixs.

Das könnte Ihnen auch gefallen