Sie sind auf Seite 1von 2

Fundao Telefnica|Vivo apoia caravana contra o trabalho infantil em Pernambuco

Iniciativa realizada em conjunto com o Instituto Nacional de Preveno e Erradicao do Trabalho Infantil (Inpeti) Em parceria com a Viso Mundial, a Fundao Telefnica|Vivo desenvolve projeto de Combate ao Trabalho Infantil em Recife

So Paulo, 28 de maio de 2012 A Caravana do Nordeste contra o Trabalho Infantil chegou a Pernambuco, depois de percorrer sete estados. A iniciativa faz parte do projeto de fortalecimento dos Fruns Estaduais das regies Norte e Nordeste e das redes municipais de ateno criana e ao adolescente das duas regies, formulado pela Fundao Telefnica|Vivo em conjunto com o Instituto Nacional de Preveno e Erradicao do Trabalho Infantil (Inpeti). A Caravana j passou pelo Cear, Maranho, Piau, Rio Grande do Norte, Paraba, Alagoas e Sergipe. O objetivo coordenar, juntamente com os fruns estaduais, aes de mobilizao, como campanhas, discusses pela Internet e realizao de caravanas pelas cidades, visando sensibilizao da opinio pblica. Em Pernambuco, a Caravana passar pelos municpios de Salgueiro, Garanhuns, Goiana e Recife, entre hoje (28) e 31 de maio. Nesses locais, est prevista a realizao de seminrios, alm de atividades educativas com crianas e adolescentes. Somente em Pernambuco, das 835.520 crianas, 56.878 encontram-se em situao de vulnerabilidade, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE). Na quinta-feira (31), representantes do Frum Estadual para Preveno e Erradicao do Trabalho Infantil de Pernambuco (Fepetipe) tero audincia com o governador Eduardo Campos, para reforar a importncia do cumprimento das metas estabelecidas pelo Plano para Preveno e Erradicao do Trabalho Infantil e Proteo do Adolescente Trabalhador de Pernambuco, aprovado no ano passado, pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criana e do Adolescente (CEDCA-PE).

As aes promovidas pela Caravana do Nordeste contra o Trabalho Infantil podem ser acompanhadas pela Internet por meio da Rede Pr-Menino, da Fundao Telefnica|Vivo (www.promenino.org.br). Diagnsticos e planos de ao O projeto da Fundao Telefnica|Vivo prev apoio a 16 fruns estaduais entre 2012 e 2013, envolvendo 236 organizaes que os compem, alm de 32 autoridades pblicas e 160 crianas e adolescentes que participam dos eventos. A expectativa de que os Estados se mobilizem para mapear e construir diagnsticos do trabalho infantil nas diferentes localidades, a fim de organizar planos de ao para enfrentar o problema. O trabalho infantil afeta grande nmero de crianas no Norte e Nordeste do pas. Segundo dados da PNAD de 2009, um total de 756.590 crianas entre 5 e 14 anos estava trabalhando nas duas regies naquele ano, sendo 608.896 no Nordeste e 147.694 na regio Norte. Entre as principais atividades desempenhadas pelas crianas esto lavoura, pecuria, servio domstico e comrcio. O Combate ao Trabalho Infantil uma das vertentes da atuao da Fundao Telefnica|Vivo. A instituio atende diretamente a mais de 15 mil crianas e adolescentes no Brasil.

Sobre o Inpeti:

O Inpeti foi constitudo em 2003 com o objetivo de apoiar tcnica e financeiramente o Frum Nacional de Preveno e Erradicao do Trabalho Infantil, de modo a viabilizar suas aes na defesa dos direitos das crianas e adolescentes. Fazem parte do Inpeti pessoas fsicas e jurdicas comprometidas com a causa.

Sobre a Fundao Telefnica|Vivo - A instituio atua com o fim de contribuir para o desenvolvimento social do Brasil. Criada em 1999, a Fundao Telefnica incorporou os projetos do Instituto Vivo em 2011, em funo da fuso entre a Vivo e a Telefnica. A atuao voltada para o acesso educao, a melhoria da qualidade educativa e a divulgao do conhecimento. Para isso, desenvolve iniciativas de combate ao trabalho infantil, estmulo ao uso das Tecnologias de Informao e Comunicao na educao e aprendizagem, de desenvolvimento local e voluntariado empresarial. O Grupo Telefnica possui, ainda, fundaes em 13 pases. Mais informaes:

Fundao Telefnica - Assessoria de Imprensa

Marli Romanini

Tel: (11) 3035-1971 Email: marli.romanini@maquina.inf.br

Das könnte Ihnen auch gefallen