Sie sind auf Seite 1von 9

As Formas Elementares da Vida Religiosa - Objetivo da obra: elaborar uma teoria geral da religio - Base: anlise das instituies

religiosas mais simples e primitivas - Conceito de religio: um sistema solidrio de crenas e de prticas relativas a coisas sagradas, isto , separadas, proibidas; crenas e prticas que unem numa mesma comunidade moral, chamada igreja, todos os que a elas aderem (p.32). - Implica em uma moral e em um consenso dos fiis, reunidos em uma instituio. - A religio seria uma espcie de especulao sobre o incognocvel, ou seja, tudo aquilo que escapa cincia e pensamento objetivo. - Categorias fundamentais dos fenmenos religiosos:

Crenas: estados da opinio, representaes, modos de pensamento; Ritos: formas de conduta que prescrevem o comportamento do homem diante das coisas sagradas (idia de movimento);

- Os ritos se distinguem das outras prticas humanas pelas regras morais que envolvem. Portanto, na crena que a natureza especial de um objeto se exprime; - H palavras, gestos e movimentos que s podem ser proferidas e executadas por personagens sagrados, como os xams, sacerdotes, curandeiros e magos. - Essncia da religio: a diviso do mundo em fenmenos sagrados e profanos.

No a crena numa divindade transcendente, pois existem religies complexas sem a noo de Deus, como a maioria das correntes budistas. No definida pelas noes de mistrio e sobrenatural, que so tardias, pois essas derivam da oposio da concepo de natural, que advm do modo de pensar da cincia positiva;

- Budismo: moral sem deus, baseada em 4 princpios para se chegar libertao (nirvana): existncia da dor como perptuo fluxo das coisas; desejo como causa da dor; supresso do desejo como nico meio de suprimir a dor; etapas necessrias para a supresso: retido; meditao; sabedoria; plena posse da doutrina. (p.13). - O budista entende que o mundo sempre existiu. No h Criador.

- Ao invs de suplicar a uma entidade superior, o budista concentra-se em si mesmo e medita; - De certo, atualmente existem cultos de adorao ao Buda, mas ele concebido apenas como o mais sbio dos homens, que alcanou o nirvana, e no uma divindade. - Sagrado e Profano so dois gneros separados e opostos. - Sagrado: conjunto de coisas, crenas e ritos relacionados entre si num sistema e numa ordem hierrquica. - As coisas sagradas e profanas no devem se tocar impunemente; - Pode se passar do profano ao sagrado atravs de ritos de iniciao na vida religiosa; - Em casos mais radicais, os homens podem se retirar da vida profana, se recolhendo a um monastrio, um meio artificial e fechado. - Uma religio geralmente consiste em um sistema de cultos dotados de relativa autonomia. - Se por razes especiais um dos cultos se mantm quando o conjunto desaparece, ele sobreviver apenas em seu estado desintegrado. - Contraposio s idias de Spencer e Taylor:

Animismo: crena na dupla natureza dos homens: corpo e alma. Aps a morte, a alma se transforma em esprito. Adorao aos antepassados.

Naturismo: adorao de elementos e foras naturais transfiguradas. - Origem: sonhos, em que homens imaginavam um duplo de seu corpo vagando por onde no haviam estado.

- Para Durkheim, se a religio consistisse simplesmente em adorar espritos ou foras naturais, seria uma alucinao coletiva; - O culto aos antepassados no seria primitivo. Os cultos primitivos no se dirigem especialmente aos mortos; - Totemismo: tipo de religio mais simples. - Concepo evolucionista: processo de desenvolvimento da religio a partir de uma origem nica. - Adorao: animais, plantas, elementos da natureza. Objetos que os simbolizam: esculturas, bandeiras, fantasias etc. - Sociedade moderna: monumentos, bandeira, camisa da seleo etc. possuem carter sagrado por representar a ptria e a nao. - Santidade: advm do sentimento coletivo de que um objeto necessrio classificao dos homens em sociedade.

- Os objetos totmicos provocam comportamentos tpicos da ordem religiosa:


Prticas de absteno (comer ou de tocar o totem). Prticas positivas (manifestar uma forma explcita de respeito).

- Trs tipos de ritos:


Negativos (proibies/tabus); Positivos (atos de comunho, como a prtica de refeies rituais); De expiao (imitao de coisas que desejam evocar).

- Funo dos ritos: fortalecer o sentido de coletividade e renovar os smbolos e as crenas; - Quase todos os cultos do grande importncia ao formalismo na pronunciao das palavras e na execuo dos movimentos, pois dele depende a sua eficcia. - O Folclore compreende restos de religies desaparecidas, sobrevivncias inorganizadas; mas h outros que surgem espontaneamente, sob influncia de causas locais (profanas); - Distino entre sagrado e profano:

Os homens tm o sentimento difuso de que alguma coisa superior sua prpria individualidade.

Esta coisa, da qual ele cr depender, a fora da sociedade anterior, que sobrevive a eles (exterioridade). O fiel se sente obrigado a agir de certas maneiras que lhes so impostas pela natureza do princpio sagrado, que, s vezes, o obriga a submeter a privaes, trabalhos e sacrifcios;

- Para Frazer, o totemismo seria: uma das formas primevas de desenvolvimento humanos. um sistema mgico, uma espcie de cincia grosseira e errnea que visava descobrir as leis dos fenmenos naturais inexplicveis at ento. - Durkheim a discrepncia entre os modos de pensamento religioso e cientfico. As classificaes primitivas seriam uma primeira filosofia da natureza. - A sociedade impe aos indivduos uma realidade superior que desperta respeito e devoo. - Os seres espirituais so tratados como seres conscientes. Tentamos agir sobre eles por procedimentos psicolgicos, tentando convenc-los, por meio de invocaes, preces, oferendas e sacrifcios. - Magia: o homem exerce uma coero fsica sobre os deuses (fetiches) para alcanar o que deseja. E se reconcilia com ele caso suas demandas sejam atendidas.

- A magia tambm feita de crenas e ritos, e invoca seres e foras da mesma natureza que os da religio. Mas estes so mais rudimentares e buscam fins utilitrios. No se perde tempo com especulaes. - A magia tem uma espcie de prazer profissional em profanar as coisas sagradas; em seus ritos, realiza em sentido diametralmente oposto as cerimnias religiosas (p.27). - O princpio totmico seria o prprio cl, representado s imaginaes sob as aparncias sensveis do objeto do totem; - A efervescncia da vida em comunho favorece a capacidade de criar o divino, desencadeia estados psquicos (tenso, drama, competio, excitao, relaxamento) que fazem os indivduos sentirem o efeito de foras transcedentais. - Sob influncia do entusiasmo geral, coisas puramente laicas transformam-se em coisas sagradas pela opinio pblica. - Nas sociedades modernas as ocasies de crises polticas e sociais so mais propcias para a criao de deuses e religies. - A cosmologia religiosa projeta uma realidade ideal imperfeitamente realizada na sociedade real. - As concepes religiosas tm por objeto explicar, no o que h de excepcional e anormal nas coisas, mas, ao

contrrio, o que elas tm de constante e regular, como o movimento dos astros, o ritmo das estaes, os ciclos das plantas e animais etc. - A idia de mistrio foi forjada pelo prprio homem, em um pequeno nmero de religies avanadas. - A religio possibilita a reconstituio de crenas necessrias ao consenso; - Os interesses religiosos no passam da forma simblica de interesses sociais e morais; - O direito, a moral e o pensamento cientfico nasceram da religio, estiveram longamente confundidos com ela, e ainda hoje so por ela penetrados; - As formas primitivas de classificao, ligadas a imagens religiosas, so retiradas de representaes que as sociedades fazem de si mesmas; - Classificamos os seres do universo em gneros que imitam a hierarquia presente na sociedade. - Os conceitos, para que sejam aceitos em seus valores objetivos, devem estar harmonizados com um conjunto de representaes coletivas, crenas e opinies. - Tudo na vida social, inclusive a cincia, repousa sobre a opinio.

- A incapacidade de encontrar nas cincias respostas racionais para fenmenos incertos fortalece o apelo s religies. - As religies so sempre comuns a uma coletividade, cujos membros se sentem ligados pela f e pela moral. A iniciao do fiel muitas vezes se d em cerimnias pblicas, como o batizado. - Entre mgicos e clientes as relaes so passageiras. E os clientes destes podem nem se conhecer. No existe solidariedade nem elo moral. - A religio um sistema classificatrio de idias que tem as seguintes funes: manter o curso social da vida; dar uma representao total do mundo; estabelecer a coeso entre a sociedade e seus membros.

Das könnte Ihnen auch gefallen