Sie sind auf Seite 1von 3

Em Qumica, soluo o nome dado a disperses cujo tamanho das molculas dispersas menor que 1 nanometro (10 Angstrons).

). A soluo ainda pode ser caracterizada por formar um sistema homogneo (a olho nu e ao microscpio), por ser impossvel separar o disperso do dispersante por processos fsicos. As solues so compostas por molculas ou ons comuns. Podem envolver slidos, lquidos ou gases como dispersantes (chamados de solventes existentes em maior quantidade na soluo) e como dispersos (solutos). A soluo tambm pode apresentar-se nesses trs estados da matria. http://pt.wikipedia.org/wiki/Solu%C3%A7%C3%A3oSoluo, disperso coloidal e suspenso Soluo toda mistura homognea de duas ou mais substncias. As partculas dispersas: so molculas ou ons comuns tm dimetro menor que 1 nm (10disperso coloidal : as partculas dispersas tm dimetro entre 1 e 100 nm so agregados de molculas ou de ons comuns, ou macromolculas, ou macroons isolados no se sedimentam sob a ao da gravidade, nem sob a ao dos centrifugadores comuns, mas sim sob a ao de ultracentrifugadores no so retidas por filtros comuns, mas o so por ultrafiltros no so detectadas ao microscpio comum, mas o so com o auxlio do microscpio eletrnico e do ultramicroscpio. Na suspenso: as partculas dispersas tm dimetro maior que 100 nm so agregados de molculas ou de ons sedimentam-se pela ao da gravidade ou dos centrifugadores comuns so retidas pelo filtro comum e so detectadas a olho nu ou com o auxlio de microscpios comuns.

Classificao das solues


Quanto ao estado fsico: slidas lquidas gasosas Quanto condutividade eltrica: eletrolticas ou inicas no-eletrolticas ou moleculares Quanto proporo soluto/solvente: diluda concentrada no-saturada saturada supersaturada

Tipos de concentrao
% em massa: _massa de soluto_ 100 massa de soluo % em volume: _volume de soluto_ 100 volume de soluo (s usada quando soluto e solvente so ambos lquidos ou ambos gasosos) concentrao em g/L: massa de soluto em gramas volume de soluo em litros concentrao em mol/L: _quantidade de soluto (mol)_ volume de soluo em litros concentrao em molalidade: _quantidade de soluto (mol)_ massa do solvente em kg concentrao em frao molar de soluto: _quantidade de soluto (mol)_ quantidade de soluo (mol)

Diluio e titulao
Diluio uma operao em que se acrescenta solvente soluo. A quantidade de soluto permanece constante. Titulao uma operao de laboratrio atravs da qual se determina a concentrao de uma soluo A medindo-se o volume de uma soluo B de concentrao conhecida, que reage completamente com um volume conhecido da soluo A. http://www.fisica.net/quimica/resumo18.htm

KOH O composto qumico hidrxido de potssio, tambm conhecido como potassa custica um hidrxido custico que tem a seguinte frmula qumica: (KOH). Apresenta-se como um slido branco, relativamente translcido e em escamas finas praticamente incolor. Sua agregao est sempre em estado slido. Se for ingerido, pode causar danos permanentes, inclusive a morte. Possui muitas aplicaes industriais e especiais. A maioria das aplicaes explora sua reatividade com cidos e suas caractersticas corrosivas. Em 2005, estimadas 700 mil a 800 mil toneladas foram produzidas. Aproximadamente 100 vezes mais hidrxido de sdio (NaOH) produzido anualmente que o KOH.[2][3][4] KOH notvel como o precursor da maioria de sabes lquidos e moles assim como numerosos compostos qumicos contendo potssio.

KOH altamente bsico, formando solues fortemente alcalinas em gua e outros solventes polares. Estas solues so capazes de deprotonar muitos cidos, mesmo os mais fracos. Em qumica analtica, titraes (volumetrias) usando solues de KOH so usadas para quantificar cidos (mesmo em meios no aquosos, como o etanol, devido a sua solubilidade neste solvente).

Das könnte Ihnen auch gefallen