Sie sind auf Seite 1von 57

CENTRO UNIVERSITRIO DO TRINGULO UNITRI

DIREITO CIVIL I
Professor: Vicente Gonalves de Arajo Jnior

DIREITO CIVIL I

INDICAO

BIBLIOGRFICA

DIREITO CIVIL I

AMARAL, Francisco. Direito Civil. Introduo. 7. Ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2008. GONALVES, Carlos Roberto. Direito Civil Brasileiro: Parte Geral. 9. Ed. So Paulo: Saraiva, 2011. PAMPLONA FILHO, Rodolfo; GAGLIANO, Pablo Stolze. Novo Curso de Direito Civil: Parte Geral. 13. Ed. So Paulo: Saraiva, 2011. v. I. PELUSO, Csar. Cdigo Civil Comentado: Doutrina e Jurisprudncia. 4. Ed. Barueri: Manole, 2010. ROSENVALD, Nelson; FARIAS, Cristiano Chaves de. Curso de Direito Civil: Parte Geral e LINDB. 10 Ed. Salvador: Juspodivm, 2012. v. 1. TARTUCE, Flvio. Direito Civil: Lei de Introduo e Parte Geral. Srie Concursos Pblicos. 6. Ed. So Paulo: Mtodo, 2010. v. 1.

DIREITO CIVIL: parte geral.

DAS PESSOAS NATURAIS:

Direitos da Personalidade

A pessoa no vista pelo que ela tem, mas sim pelo que ela . Exerce o direito da personalidade. 2

DIREITO CIVIL I So os atributos essenciais da pessoa humana. Somos protegidos pelo que somos. O objeto o atributo essencial. O direito protege os seguintes bens da personalidade: Integridade fsica proteo ao corpo; Integridade moral proteo honra; Integridade psquica proteo integridade, intelecto. So oponveis erga omnes. Ope contra toda a coletividade. No se referem aos titulares dos direitos patrimoniais. Protegem a pessoa. O direito civil passa por despatrimonializao. Prevalecem sobre o direito patrimonial. O ser humano protagonista do ordenamento jurdico. O ser humano valor fonte. o fundamento e o fim do ordenamento. O ordenamento serve para proteger os bens da personalidade. O contrato instrumento da proteo da pessoa humana. O contrato no pode colocar o ser humano em condio de supervenincia. O direito da personalidade o centro do ordenamento jurdico. O contrato no pode tirar a liberdade do ser humano, HC 87585 STF. No CC est nos arts. 11 20. 11 e 12 (geral), 13 a 20 (em espcie). Este rol aberto, exemplificativo, pois o art. 12, CC (qualquer direito da personalidade), clusula geral de tutela da pessoa humana (a clusula geral uma proposio vaga, para que dentro do caso concreto o juiz possa concretizar a clusula geral com base nos valores em jogo; a fim de proteger mais o ser humano). Fundamenta (o juiz no art. 1, III CF) na dignidade da pessoa humana tudo (direitos da personalidade) deriva desse princpio; estruturante do Estado Democrtico de Direito, o ser deve ser respeitado na sua individualidade e pelas outras pessoas. A dignidade uma fonte. As situaes patrimoniais se submetem s situaes existenciais. A personalidade um ramo da dignidade humana.

Caractersticas:

1 - Absolutos so oponveis erga omnes, relao jurdica com a universalidade, contra todos. O sujeito passivo universal. O dever imposto a todos. A leso ao direito subjetivo nasce uma pretenso de direito material, reparao por dano moral (poder da pessoa de exigir o direito de quem a violou). O direito subjetivo contra todos e a pretenso contra a pessoa que violou o direito subjetivo. So limitados, pois o outro tambm tem direito da personalidade (pois so relativos) est em coliso, deve fazer a ponderao de bens, princpio da proporcionalidade. O juiz diz qual direito tem maior peso. Smula 301 STJ; art. 232.

DIREITO CIVIL I Caso de inseminao no pode entrar com investigao de paternidade, h paternidade afetiva (no h buraco na paternidade). Mas pode entrar com ao de conhecimento de origem gentica (para salvar de uma doena) e, neste caso, o pai gentico pode ser constrangido a fazer o DNA.

2 - So inatos Personalidade X Capacidade. Capacidade aptido para ser titular de direito surge com o nascimento, com vida. Titulares de diretos patrimoniais. Personalidade acima do art. 1. sinnimo de direito da personalidade. A proteo inicia com a concepo (tem tutela das situaes existenciais). Tem 3 teorias, art. 2 CC:

a) Teoria natalista (conservadora) s pessoa quando nasce com vida, antes parte das vsceras maternas. Teoria no se sustenta, pois o nascituro tem direitos. Adepto: Silvio Rodrigues. b) Teoria da personalidade condicional o nascituro pessoa sob condio suspensiva de nascer com vida, tem expectativa de direito de ser pessoa, antes de nascer tem personalidade formal, aps personalidade material. A Teoria no se sustenta, pois se nasce morto voc no era nada, uma teoria excludente. O natimorto tem direito a nome, imagem e sepultura e, portanto, foi pessoa. Adeptos: Maria Helena Dinis; Clvis Bevilcqua. c) Teoria concepcionista Incondicional, personificao do nascituro. J pessoa, j protegido. O nascimento com vida condio suspensiva para adquirir direitos patrimoniais, ser sujeito de direitos, titular de direitos (ser herdeiro se nascer com vida) En. 1 CJF. Adeptos: Caio Mario da Silva Pereira; Nelson Rosenvald; Francisco Amaral. O ordenamento concede a capacidade e reconhece a personalidade, pois esta valor do ser humano, art. 1798 do CC, art. 542 do CC (a doao s tem eficcia no nascimento com vida, pois entra no direito patrimonial) art. 1609, nico; art. 1779 (curador ao nascituro, pois o nascituro j pessoa).

3 - Vitalcios (no so temporrios, nem perptuos) nascem e morrem com a pessoa. No transmitem os direitos da personalidade. A proteo jurdica dos atributos pode ser defendida pela famlia, esta defende a agresso ao nome, honra, etc. A famlia a lesada indireta (dano reflexo); compem a famlia o cnjuge ou parente, em linha reta ou colateral at 4 grau (art. 12, nico), art. 1609, nico. A memria do falecido tem proteo da sua famlia. Resp. 521.697 RJ. 4

DIREITO CIVIL I Smula 227 do STJ; art. 5, X, da CF. Pessoa jurdica no tem direito da personalidade, pois este atributo da pessoa humana. Ela tem capacidade, mas no personalidade, uma vez que esta dada ao ser humano, que possui dignidade. Apenas o ser humano tem racionalidade, liberdade de escolha. Pessoa jurdica tem reparao por dano moral pela imposio da lei, mas no tem direito da personalidade. O art. 52 CC fala que no h direito da personalidade, mas h proteo contra a leso por dano moral, protege a pessoa jurdica dando direito reparao por dano moral. En 286 CJF.

4 - So relativamente indisponveis Art. 11 CC. Ex.: alfndega olhando a mala (relativizao pela lei). Por ato de vontade, ato de autonomia, autodeterminao, pode limitar direitos da personalidade, cesso do exerccio dos direitos da personalidade (Ex.: ceder a imagem, privacidade). A pessoa pode ceder o exerccio patrimonial dos direitos da personalidade, ex.: big brother, desde que no seja permanente, nem geral. A pessoa pode limitar esses direitos at o limite da dignidade humana (a dignidade princpio coletivo) En 4; 139 CJF.

5 - So imprescritveis a reparao pelo dano moral prescritvel, pois tem contedo econmico. Por mais que no exera o direito da personalidade, no faz com que ele se perca. O STJ em crime de tortura diz que a pretenso no prescreve. Resp. 529.894, pois vai contra a dignidade da pessoa humana.

DIREITO AO CORPO (art. 13 ao 15 CC)

Direito a proteo ao corpo.

O CC trata sobre a disposio do corpo. A pessoa se afirma na individualidade dispondo do corpo. Art. 13, CC, possvel dispor do corpo havendo exigncia mdica, mas no pode importar diminuio permanente da integridade fsica ou contrariar os bons costumes. Fazer lipo lcito, pois procura o bem-estar fsico e psquico. A cirurgia de redesignao de estado aceita pelo artigo 13, CC, uma vez que a exigncia mdica adequa a situao fsica ao sentimento. Resoluo 1652/02 da CFM diz que no precisa de autorizao judicial, precisa de junta mdica, a pessoa deve ter mais de 21 anos. Para mudar de nome e sexo: antes no era aceito, uma vez que eram verificadas a carga gentica, a segurana jurdica e a lei de registro pblico. No h artigo que autoriza tal mudana, e se o judicirio aceitasse estaria legislando. Hoje (En 276 5

DIREITO CIVIL I CJF) os tribunais aceitam a mudana de nome, j que protege a dignidade da pessoa humana. O contrrio geraria preconceito, levando a pessoa marginalidade. Deve-se proteger a minoria, direito diferena. Se o indivduo no faz a cirurgia, ainda sim se pode pedir para mudar o sexo e o nome, j que h identidade feminina. Questo da doao de rgos humanos: nico do art.13 CC e Lei 9434/97 O Cdigo Civil admite a disposio de membro ou rgo do prprio corpo desde que seja rgo duplo, renovvel, devendo a doao ser gratuita, alm de no poder colocar o doador em risco de morte. Pode haver a escolha do beneficirio? Na doao em vida, poder haver a escolha desde que seja parente at 4 grau, visto que nesta ocasio a solidariedade presumida. Em relao aos no parentes, estes s podero doar com autorizao judicial, dificultando, assim, o comrcio de rgos. art.9 da Lei de transplantes. Os menores s podero doar medula ssea. A lei de transplante no se aplica para as partes destacadas como, por exemplo, sangue. Por outro lado, o transplante ps-morte um ato de solidariedade independente dos vnculos subjetivos ou de parentesco entre o doador e beneficirio. A questo do transplante ps-morte tramitou por algumas fases: 1) Doao presumida - Todos eram doadores em potencial e somente se escusava desta imposio se manifestasse expressamente contra este ato antes da morte; 2) Doao Consentida - prevalecia a vontade da famlia. Atualmente, com a entrada em vigor do Novo Cdigo Civil prevalece a vontade do doador, ainda que a vontade da famlia seja divergente, uma vez que o art.14 derrogou o art. 4 da Lei de Transplante. Portanto, a vontade do doador a que prevalece, pois predomina a autonomia privada, uma vez que a deciso foi solidria, no escolhe beneficirio. A famlia s se manifestar se o doador no declarou sua vontade em vida, a famlia instrumento do fortalecimento da pessoa. Vide Enunciado 277 do CJF. Questo art.15 CC: Conflito entre o princpio da beneficncia e princpio do consentimento informado _ A interveno cirrgica s poder ser realizada se todas as conseqncias e os riscos desta forem informados ao paciente e se este consentir com a execuo.

Princpio da beneficncia: move os mdicos e tem por objetivo salvar vidas.

Consentimento Informado: art. 15 do CC, o paciente pode preferir a morte a ficar em m situao. Ele sujeito de direitos, vulnerado da relao de consumo. Est em posio de vulnerabilidade. O paciente leigo. S 6

DIREITO CIVIL I consente se houver informao sobre todos os riscos, art. 14 CDC. Se o mdico diz que h riscos no fteis, o paciente pode se negar a fazer o tratamento. Ele tambm poder renunciar a receber o esclarecimento, salvo se doena contagiosa. Deve prevalecer a vida digna. Objeo de conscincia: o caso em que a pessoa chega ao hospital desacordada e a famlia se manifesta por ela, desta forma, deve-se respeitar a vontade da famlia como se fosse da prpria pessoa (tambm a prpria pessoa pode alegar). Para o testemunha de Jeov, o componente religioso tem mais valor que a vida. Os Tribunais tendem a respeitar a religio utilizando tcnicas alternativas, sem risco de vida. No entanto, se o paciente estiver em risco de morte, o mdico ter de intervir. Para outros, mesmo havendo risco de morte, deve-se respeitar a religio, a autonomia de vontade. Se for incapaz, deve-se salvar a vida.

Desacordo moral razovel: v pessoas que pensam diferente da maioria, mas o posicionamento eticamente razovel, portanto, deve ser respeitada. Pluralismo: deve-se respeitar os modos de ver a vida. Questo da eutansia Diferenas:

Eutansia: a morte assisitida. O mdico analisa as condies do paciente e por um ato material causa a morte deste; Suicdio assistido: instrumentaliza a pessoa em estado terminal a se matar; Distansia: o contrrio da eutansia. Refere-se ao procedimento mdico de prolongamento da vida, ou seja, a inteno do profissional da medicina manter a vida do indivduo a qualquer preo, mesmo que seja uma vida sem dignidade; Ortotansia: morte no tempo certo. Ocorre quando o paciente mantido vivo apenas por instrumentos hospitalares v sua morte pelo desligamento da tal aparelhagem. A doutrina admite a ortotansia, pois a vida no digna (no existe vida cerebral). O CFM emitiu a Resoluo 1805/06 autorizando a prtica de ortotasnsia. No entanto, o Judicirio concedeu liminar suspendendo a resoluo. A pessoa formada:

1. Viso gentica: no momento da concepo j existe a pessoa. 2. Concepo intra-uterina. 7

DIREITO CIVIL I 3. Viso neurolgica: a pessoa passa existir a partir da 12 semana, momento em que se forma o sistema neurolgico. A racionalidade nos distingue dos outros animais. 4. Viso ecolgica: no ltimo trimestre que a pessoa passa a existir, pois s neste estgio o feto ter condies ambientais de viver fora do tero.

Aborto

A teoria gentica apenas o aceita nas hipteses legais. No entanto, de acodo com a viso neurolgica, o aborto aceito at a 12 semana de gestao, uma vez que de um lado h um ser humano vivo, mas de outro lado h a me, e esta, alicerada no princpio da privacidade, pode alegar que no tem capacidade de ser me e, desta forma, o Estado no pode obrig-la. No princpio da autonomia privada a me diz se quer ou no o filho. Para esta corrente, a partir da 12 semana s poder ocorrer o aborto nos termos da lei. Se a criana sofrer anencefalia, de acordo com o CP, no poder haver aborto. No entanto, o STF, em ADPF 54-DF, que ainda no foi julgada, tende a admitir a interrupo da gravidez e considera que h direito da me (no aborto). Neste caso h apenas antecipao do feto anencfalo, s se est abreviando o sofrimento da me. O Estado no pode decidir se vai continuar com esta condio, visto que a pessoa existe conforme o critrio neurolgico. No aceitar a antecipao do feto ofenderia: 1 dignidade; 2 privacidade. O STJ diz que este tipo de aborto atpico, HC 56572- SP, aceitando, portanto, a antecipao. Embrio excedentrio (pr-implantatrio). S ser pessoa conforme a viso adotada, ou seja, gentica, neurolgica ou ecolgica. De acordo com a Lei 11.105/05 prevalece a viso neurolgica. O casal pode autorizar, aps 3 anos, o uso dos embries para fazer clulas-tronco. Houve ADI 3510-DF, ainda no julgada, com base na viso gentica. Esta lei probe a clonagem reprodutiva, mas permite a clonagem teraputica. Eugenia: eliminar pessoas que tm m-formao como alguma sndrome. No aceito. Art. 1597, III, do CC o filho concebido por falecido, ser considerado filho, mas no herdar. S herdar se houver testamento, sendo que o filho dever ter nascido at 2 anos aps a morte.

DIREITO AO NOME (ART. 16 18 CC)

direito identidade. Tem 2 aspectos:

DIREITO CIVIL I

1. Privado: pode fruir do nome economicamente. direito da personalidade. componente da dignidade da pessoa humana. Tem tendncia de mutabilidade para adequar vida. expresso da liberdade. 2. Pblico: o elo que liga a pessoa e a sociedade. Pela segurana jurdica o nome deve ser imutvel. Art. 58 LRP. Agnome - Ex.: jnior Hipocorstico - Ex.: Lula apelido pblico e notrio

Pode mudar o nome:

Art. 55 LRP Quando expuser o titular ao ridculo ou situao vexatria, bem como tratamento de nome extico. Havendo erro grfico evidente, caracterizado, por equvocos de grafia. Art. 58 LPR Para incluir apelido notrio. Art. 47 5 ECA Adoo. Art. 56 LRP dos 18 aos 19 anos, pode-se alterar o sobrenome indo ao cartrio, sem prejudicar os nomes de famlia. Art. 58, nico LRP alterao do nome de testemunhas que estejam em programa de proteo testemunha. Pelo uso prolongado e constante de nome diverso. Quando ocorrer homonmia depreciativa, gerando embaraos profissionais ou sociais. Pela traduo, nos casos em que o nome foi grafado em lngua estrangeira. Art. 1565, 1 casamento: os cnjuges podero acrescer o sobrenome de um ao nome do outro, podendo inclusive retirar o seu prprio sobrenome ficando apenas com o acrescido. Art. 1571 2 Pelo divrcio, uma vez que o cnjuge que alterou o seu patronmico pelo casamento poder voltar a utilizar o nome que possua antes de casar. Incluso do sobrenome do ascendente, desde que no prejudique o patronmico dos demais ascendentes. Pela unio estvel ou unio homoafetiva. Pela anulao ou declarao de nulidade do casamento. Desta forma, tem-se: Modificao do prenome:

Art. 55 LRP Quando expuser o titular ao ridculo ou situao vexatria, bem como tratamento de nome extico. Havendo erro grfico evidente, caracterizado, por equvocos de grafia. 9

DIREITO CIVIL I Art. 58 LPR Para incluir apelido notrio. Art. 47 5 ECA Adoo. Art. 56 LRP dos 18 aos 19 anos, pode-se alterar o sobrenome indo ao cartrio, sem prejudicar os nomes de famlia. Art. 58, nico LRP alterao do nome de testemunhas que estejam em programa de proteo testemunha. Pelo uso prolongado e constante de nome diverso. Quando ocorrer homonmia depreciativa, gerando embaraos profissionais ou sociais. Pela traduo, nos casos em que o nome foi grafado em lngua estrangeira. Modificao do sobrenome:

Art. 1565, 1 casamento: os cnjuges podero acrescer o sobrenome de um ao nome do outro, podendo inclusive retirar o seu prprio sobrenome ficando apenas com o acrescido. Art. 1571 2 Pelo divrcio, uma vez que o cnjuge que alterou o seu patronmico pelo casamento poder voltar a utilizar o nome que possua antes de casar. Art. 47 ECA Adoo. Incluso do sobrenome do ascendente, desde que no prejudique o patronmico dos demais ascendentes. Pela unio estvel ou unio homoafetiva. Pela anulao ou declarao de nulidade do casamento O sobrenome, em casos especiais, pode ser colocado sem parentesco como, por exemplo, no caso em que um menino tinha um padrasto sem afeto do pai biolgico, o STJ aceitou tirar o sobrenome do pai e adotar o do padrasto. Art. 18, CC, para utilizar o nome em propaganda precisa de autorizao, tambm no pode usar do nome de forma indireta (o nome pode ser conhecido). No s publicidade comercial, mas tambm divulgao de ideologia. En 278 CJF. O pseudnimo tambm tem proteo se utilizado para atividade lcita, art. 19 do CC.

Direito Imagem

Toda forma de representao de uma pessoa. Ex.: fotografia; imitao da voz do Lombardi; andar do Carlitos, comemorao do Pel. A imagem pode ser:

10

DIREITO CIVIL I 1. Imagem retrato quando algum apropria da imagem sem autorizao, ela lesada. Particularidades que individualizam a pessoa. 2. Imagem atributo Juzo da pessoa, atributo das pessoas, credibilidade. Atributo moral estampado na imagem da pessoa. Ocorre dano imagem quando h desvio da mesma. Por exemplo, se algum autoriza sair em uma revista e sua imagem acaba sendo publicada nas demais sem autorizao para essas ltimas. A imagem limitada, art. 20 do CC. Pode ser relativizada ao entrar em tenso com outros direitos. Por questo de ordem pblica, segurana jurdica. En 279 CJF. As pessoas notrias tm relativizada sua imagem, mas no relativizou a honra e privacidade. Se a pessoa comum aparece, como paisagem, no ocorre leso imagem. Direito de Arena Lei 9.615/98 Para o jogo ser filmado no precisa de autorizao dos jogadores, mas sim do clube. Deve ser interpretado restritivamente (como, por exemplo, nos casos de venda de lbum de figurinha).

Vida Privada

A burguesia queria o espao onde o Estado no interferisse na sua vida. Ocorreu a dicotomia entre direito pblico (o Estado intervm) e o direito privado (o Estado no intervm). Privacidade o direito de estar s (conceito negativo). No entanto, hoje, no h essa dicotomia, mas, sim, o princpio da solidariedade. As pessoas no podem se isolar, elas tm de pensar em ns. O individualismo no prevalece. Privacidade o poder de controlar a circulao das informaes pessoais e determinar o modo de construo de sua esfera privada. o poder da pessoa de construir sua prpria vida sem interferncia, desenvolver certas escolhas, religio, sexualidade (conceito positivo) Teoria dos crculos concntricos

Privacidade s interessa famlia e no sociedade e ao Estado, art. 21 CC. Intimidade fatos que s interessam a minha pessoa. um monlogo. Vida privada gnero. No pode invadir a intimidade dos filhos, os pais educam e no policiam. H privacidade mesmo em espao pblico.

11

DIREITO CIVIL I A privacidade e inviolvel para proteo de agresses ilcitas, mas se usa a vida privada para prtica de atos ilcitos vida privada, a privacidade pode ser violada. Imagem diz respeito quilo que a pessoa . Privacidade o que a pessoa tem ou faz. Fatos sigilosos, mesmo que verdadeiros, sobre voc.

Direito Honra

A honra pode ser: 1. Honra subjetiva - a auto-estima. 2. Honra objetiva - a dignidade pessoal refletida na considerao dos outros. O que a sociedade pensa de voc. a boa reputao perante o meio social, art. 17 CC (honra lesada atravs do nome). protegida diante do falso que circula sobre voc. Pessoa jurdica tem honra objetiva, reputao e bons nomes. Tem aspecto patrimonial. Existe honra objetiva de categoria.

DIREITO CIVIL: parte geral.

DAS PESSOAS NATURAIS:

Personalidade: valor que coloca o ser humano como fim e fundamento. No ter, mas ser. Comea a partir da concepo. E valor especfico do ser humano. o atributo do ser humano.

12

DIREITO CIVIL I Capacidade de Direito (gozo): sujeito de direitos quando nasce com vida, aptido de direitos e obrigaes na ordem civil e ter direitos patrimoniais, art. 1 CC. Emana do princpio da igualdade. esttico, s transita por representao ou assistida. No existe incapacidade de direito. a faculdade abstrata de titularizar direitos e obrigaes na ordem civil. Capacidade de fato (exerccio): aptido por si s para adquirir direitos e contrair obrigaes. dinmico. Sanidade mais maturidade. Voc exerce o direito por si s. medida de um valor, pode ser absoluta, relativamente capaz. a aptido para o exerccio pessoal e genrico de direitos na vida civil, sem necessidade de representao ou assistncia. Legitimao: um plus na capacidade de fato. capacidade especfica para atos da vida civil.

TEORIA DAS INCAPACIDADES

Incapacidade Absoluta Art. 3, I, CC menor de 16 anos absolutamente incapaz. A vontade ignorada. Ele representado (por pais ou tutor) para prtica dos atos da vida civil. Se houver coliso de interesses entre o representante e o representado, o juiz nomear um curador especial, art. 1692 do CC. O ato jurdico celebrado pessoalmente por incapaz nulo. Art. 166, I, CC. A nulidade a sano para os negcios jurdicos celebrados por incapazes. Se o negcio jurdico der prejuzo para o incapaz, no poder alegar o benefcio da restituio e, ainda, ser vlido. Quando menor compra bala, isso trata de condutas socialmente tpicas ( capacidade natural, que ocorrer quando o incapaz pode entender e quer praticar determinados atos). So naturais mesmo que realizadas por incapaz, no h rigor para celebrar esses negcios. Nos casos em que ter de decidir se quer ser adotado ou ficar com a me ou com o pai, o incapaz pode manifestar, uma vez que se trata de relao existencial e no patrimonial, o consentimento dele j fundamental. Art. 15 e 16 do ECA. En. 138, CJF. A representao fundamental nas relaes jurdicas patrimoniais.

Incapacidade Relativa Maior de 16 e menor de 18 assistido. Na assistncia, a vontade j tem significado e o assistente integra a vontade do assistido. A deliberao dos dois. Se o 13

DIREITO CIVIL I relativamente ru, o menor e assistente so citados. Atos como: art. 666 do CC pode ser mandatrio; ser testemunha, art. 228 do CC. Art. 1860 do CC pode fazer testamento; no precisam de assistncia. Se houver conflito de interesse entre assistido e assistente ser convocado curador especial, art. 9, I, CPC. Se o relativamente incapaz celebra um negcio jurdico, a sano ser a anulabilidade, art. 171, I, CC. Art. 105 CC, a incapacidade relativa de uma das partes no pode ser invocada pela outra parte em benefcio prprio. Se o menor diz que capaz, ele no poder beneficiar da prpria torpeza para anular o negcio jurdico, art. 180 do CC, isso configuraria venire contra factum proprium.

MAIORIDADE (art. 5 do CC) O sistema de maioridade do Brasil o poltico legislativo. As normas que dizem respeito identidade das pessoas tm efeito imediato, art. 1701 do CC. Penso, se provar necessidade, ser at 24 anos, entendimento do STJ e En 3 do CJF.

A legislao especial no sofre interferncia do Cdigo Civil, como a legislao previdenciria, como o art. 121 do ECA que fala da internao at 21 anos. Nesses casos a idade prevista em lei que prevalece. Se for menor de 18 anos, no praticar ato ilcito, art. 932, I, CC. No Resp 799.493-SP, o STJ decidiu sofre a influncia da maioridade civil no Cdigo de Processo Civil, e entendeu que no caso de menor de 21 anos no haver necessidade de acompanhamento de curador em interrogatrio, uma vez que o CPP diz em maioridade e no menciona idade.

EMANCIPAO Emancipao a antecipao da capacidade plena. Ela pode ser: 1 - voluntria 2 - judicial 3 - legal

14

DIREITO CIVIL I 1 - Voluntria - art. 5, nico, I, CC: acima de 16 anos. O menor, junto com seus pais (pai e me) comparece ao cartrio de notas, faz escritura pblica e a leva ao cartrio de registro civil, art. 9, II, CC. Os pais devem estar de acordo com a emancipao. A vontade do menor tambm relevante, h, portanto, necessidade da anuncia do menor na escritura pblica. Tutor no pode emancipar de forma voluntria. 2 - Judicial art. 5, nico, I, CC O juiz quem emancipa. Essa emancipao poder ocorrer em casos em que h divergncia entre pai e me, assim, o juiz decide de acordo com o melhor interesse do menor. Se houver apenas tutor, no poder emancipar voluntariamente, pois tutor tem mnus, a emancipao, neste caso, s poder ser judicial, art. 1112, CPC. A pessoa que foi emancipada no poder adotar uma criana, pois faltaria para o adotante legitimao, uma vez que, para adotar, a lei exige uma idade mnima de 18 anos, art. 1618 do CC. O emancipado no pode tirar carteira de motorista, no pode entrar em locais que estipulam idade mnima. 3 - Legal Uma das hipteses em que se gera a emancipao legal o casamento. A idade nbil de 16 anos, art. 1517 CC. O plenamente incapaz poder, diretamente, tornar-se capaz quando ocorre gravidez, art. 1520 do CC. Ex.: mulher de 14 anos que engravida. A separao no traz a incapacidade, pois a capacidade um ato irrevogvel. Se o casamento for anulado ou nulo os cnjuges no voltaro a serem incapazes. Por uma questo de segurana jurdica, a unio estvel no leva emancipao. O art. 5, nico, V, CC trata da emancipao em relao de emprego. Mesmo que esta relao seja informal, j suficiente para que ocorra a emancipao, pois a pessoa j se mantm, tem uma atividade econmica que lhe gera uma receita. O relativamente incapaz pode falir, porm, no pratica crime falimentar. Apesar de o art. 5, nico, V do CC, tratar de emancipao legal, o beneficirio do dispositivo legal deve ajuizar uma ao para emancipar. Tanto o absoluto como o relativamente incapaz no pratica atos ilcitos. A vtima de ato ilcito, praticado por emancipado na modalidade voluntria, pode requerer a reparao contra o emancipado ou contra os pais, pois a emancipao ineficaz contra terceiro. A responsabilidade solidria.

INCAPACIDADE PELA SANIDADE

Incapacidade absoluta pela sanidade art. 3, II, CC

Deficincia modo de ser, j nasce com a debilidade. Enfermidade modo de estar, nasce normal, mas adquire a incapacidade posteriormente. 15

DIREITO CIVIL I Interdio art. 1767 do CC a medida protetiva a curatela. Curatela o encargo deferido a algum para reger a pessoa e para administrar os bens de outrem que no pode faz-lo por si mesmo. Interdio instituto de direito processual. a via processual para obteno da incapacidade. Art. 3, III, CC: incapacidade acidental. No gera interdio. Ocorrea nulidade do ato. Tem capacidade, mas em alguns momentos agiu com capacidade natural.

Incapacidade relativa pela sanidade

Art. 4, II, CC so os brios habituais, os viciados em txicos e os que, por deficincia mental, tenham o discernimento reduzido. Se no influenciar no aspecto psquico no ser interditado. Tem de ter o discernimento reduzido. o fronteirio. Art. 4, III, CC os excepcionais, sem desenvolvimento mental completo. Tem dficit sensorial. Art. 4, IV, CC os prdigos. Dissipa o patrimnio, ele ser assistido. Ao ser interditado no pratica atos de disposio patrimonial, art. 1782 do CC. O administrador s administra o patrimnio, no rege a pessoa. Para casar ser assistido. O MP pode interditar o prdigo, desta forma, evita a dilapidao do patrimnio e, como conseqncia, a pessoa permanece com o patrimnio mnimo. Art. 4, nico CC os ndios so tratados em legislao especial. No so incapazes. Em relao aos atos administrativos, estes sero praticados por membro da FUNAI. J na esfera judicial, os ndios sero representados pelo Ministrio Pblico Federal. O idoso capaz, tem autodeterminao, art. 10. Estatuto do Idoso. Pode haver casos em que o incapaz no ser curatelado, como na incapacidade transitria. Pode ocorrer que determinada pessoa tenha deficincia, que tenha a curatela, porm, no ser interditado, art. 1780 do CC. Ocorrer este caso em acidentes onde a pessoa est hospitalizada, mas em plena condio mental. O ausente no incapaz, art. 22 do CC. A sentena de interdio constitutiva. A regra a capacidade. Aps a sentena h constituio da incapacidade e os atos praticados posteriormente, sem a representao, sero invalidados. A sentena no retroage.

16

DIREITO CIVIL I O curador poder invalidar negcios anteriores, ajuizando aes autnomas provando, cumulativamente:

a. Que na poca j estava louco e que o terceiro, que realizou o negcio jurdico com o interditado, j sabia; b. O negcio jurdico trouxe prejuzo para o incapaz.

Nos intervalos lcidos, os negcios no sero vlidos, qualquer ato tem de ser representado. O direito brasileiro no reconhece a teoria dos intervalos lcidos. AUSNCIA (art. 22 CC) O ausente era considerado incapaz. Hoje j no incapaz. Ocorrer pelo desaparecimento da pessoa de seu domiclio sem dar notcia do lugar em que se encontra, nem deixar procurador para administrar seus bens, sendo incerta sua existncia.

FASES:

1 Curatela Provisria o juiz arrecada os bens, nomeia curador e declara a ausncia. Os atos praticados pelo ausente so vlidos. A curatela em relao ao patrimnio do ausente. 2 1 ano aps a arrecadao. Fase da sucesso provisria, art. 26 do CC. Na sucesso provisria, os herdeiros entram na posse dos bens e podem fruir destes, no entanto, devem caucion-los. 3 10 anos da sucesso provisria, abre a sucesso definitiva. Os herdeiros passam a ter propriedade dos bens. O ausente passa a ser morto presumido.

A sucesso pode ser diretamente definitiva se tiver o ausente mais de 80 anos e 5 de suas ltimas notcias. Com a morte presumida o agente torna-se vivo, art. 1571, 1 do CC. O imposto de transmisso causa mortis ser cobrado com a sucesso definitiva, Smula 331 do STF. O art. 39 fala que se aps a sucesso definitiva, dentro dos 10 primeiros anos, o ausente reaparece, este recupera os bens no estado em que se encontra. Aps 10 anos da sucesso definitiva, caso o ausente reaparea, ele no receber nada.

17

DIREITO CIVIL I Segundo o art. 7 do CC, pode haver morte presumida sem declarao de ausncia, basta demonstrar o perigo de vida. Para receber benefcio previdencirio, o cnjuge deve demonstrar a ausncia do outro pelo perodo de 6 meses, Lei n. 8.213/91, art. 91.

Preso poltico no regime militar: o parente deve provar que o ausente era perseguido pelo regime da poca para receber o benefcio previdencirio, Lei n. 9140/95.

Comorincia: O fim da personalidade ocorrer com a morte. Sendo conceituado como a presuno iuris tantum de simultaneidade de mortes entre duas ou mais pessoas desde que herdeiras entre si. Ex.: marido e mulher, que diante de determinada premissa do CC (1829), so herdeiros entre si, e falecem em uma mesma ocasio. Cumpre, em primeiro plano, recorrer-se aos meios de prova possveis para verificar quem faleceu primeiro como, por exemplo, exame pericial, testemunhas... Se tais provas se apresentarem inconclusivas, que se recorrer declarao de simultaneidade de mortes. Assim, nenhum dos dois chegar a se tornar herdeiro um do outro, uma vez que ambos faleceram na mesma ocasio. Assim, se o marido e a mulher no possuam nem ascendentes nem descendentes, possuindo ambos apenas irmos, o que ocorrer no caso ser que o patrimnio do casal ser dividido em duas partes para ser entregue aos irmos de cada cnjuge. Entretanto, se se conseguisse provar que o marido veio a falecer cinco minutos depois de sua mulher, no teria havido a comorincia e, portanto, o marido ainda que por um breve perodo de tempo, herdaria o patrimnio de sua mulher, no teria havido a comorincia e, portanto, o marido, ainda que por um breve perodo de tempo, herdaria o patrimnio de sua mulher, vindo a transferi-lo integralmente aos seus irmos, de modo que os irmos da mulher a nada teriam direito. A comorincia a presuno que admite prova em contrrio e s tem aplicabilidade se os sujeitos forem herdeiros entre si. Ademais, no se exige que ambas as pessoas que faleceram tenham falecido no mesmo acidente ou em virtude do mesmo evento danoso. O requisito que se exige temporal: mesma ocasio.

18

DIREITO CIVIL I

DIREITO CIVIL: parte geral.

DOMICLIO CIVIL E PESSOA JURDICA:

DOMICLIO CIVIL: o lugar onde estabelece residncia com nimo definitivo, convertendo-o, em regra, centro principal de seus negcios jurdicos ou de sua atividade profissional. Para uma compreenso da matria ser necessrio uma distino entre moradia; residncia e domiclio. Moradia: o lugar onde a pessoa natural se estabelece provisoriamente. Residncia: o lugar onde a pessoa natural se estabelece habitualmente. (maior estabilidade). Domiclio: mais complexa a noo de domiclio, pois abrange a noo de RESIDNCIA, e por conseqncia a de MORADIA, sendo seu conceito como o lugar onde estabelece residncia com nimo definitivo. (Art. 70 CC/02) O domiclio da pessoa natural se mostra relevante porque fator de localizao do indivduo, sendo considerado o centro principal das relaes da pessoa humana. Sendo seu fundamento a SEGURANA JURDICA.

Para que se configure o domiclio da pessoa natural so exigidos dois requisitos:

19

DIREITO CIVIL I 1. Requisito objetivo: a residncia. 2. Requisito subjetivo: a inteno de permanecer.

possvel que a pessoa natural possua mais de um domiclio, e a estaremos diante de uma pluralidade de domiclios ou do chamado domiclio plrimo. Ocorrer quando a pessoa natural tiver diversas residncias, onde, alternadamente, viva. Alm disso, se considerarmos como domiclio da pessoa natural, no que diz respeito s relaes profissionais, o lugar onde esta exercida, se essa pessoa exercitar profisso em lugares diversos, cada um deles constituir domiclio para as relaes que lhe corresponderem. A lei civil no se esqueceu daqueles que no preencham os requisitos para configurao do domiclio, posto encontrados cada poca em um lugar diferente, como, por exemplo, os ciganos, caixeiros-viajantes, artistas de circo e andarilhos. Assim, a lei solucionou estabelecendo que, para essas pessoas que no possuam residncia habitual, o domiclio a ser considerado ser o do lugar onde forem encontrados. Assim, a doutrina o denomina de domiclio aparente ou ocasional. (Art. 73 do CC/02).

Espcies de domiclio:

a. Domiclio Voluntrio: aquele escolhido livremente pela pessoa maior e capaz. Poder ser alterado livremente tambm. Para tanto, basta a transferncia da residncia, com a inteno manifesta de o mudar, uma vez que o animus sempre levado em considerao. (Art. 74 do CC/02).

b. Domiclio Necessrio ou Legal: aquele imposto pela lei para determinadas pessoas em razo de seus caracteres pessoais. (Art. 76 do CC/02) Possuem domiclio necessrio: O incapaz (ser o do representante ou assistente). O servidor pblico (ser o lugar em que exercer permanentemente suas funes). O militar (se for do Exrcito ser aonde servir, e sendo d Marinha ou da Aeronutica a sede do comando a que estiver imediatamente subordinado). O martimo (onde o navio estiver matriculado). 20

DIREITO CIVIL I O preso (o lugar em que cumprir a sentena ou pena).

c. Domiclio de eleio ou contratual ou voluntrio especial: aquele estabelecido pelas partes em contrato escrito, que se presta a fixar onde sero cumpridos os direitos e deveres decorrentes da conveno e possveis litgios decorrentes da avena. (Art. 78 do CC/02).

PESSOA JURDICA: o ente moral entidade criado pelo ser humano, ao qual o ordenamento jurdico atribuiu personalidade. E mais, a pessoa jurdica dever atender funo social, o que significa atribuir a ela responsabilidade social e contedo tico aos seus atos.

Requisitos caracterizadores: Vontade humana criadora. Licitude de seus fins. Agrupamento de pessoas ou a destinao de patrimnio afetado a um fim especfico. Atendimento s formalidades legais (art. 45 CC e 114 e seguintes da Lei 6015/73).

Natureza jurdica das pessoas jurdicas:

1. Teoria negativa nega a existncia concreta da pessoa jurdica, visualizando desse modo, a existncia de um patrimnio sem sujeito. 2. Teoria positiva aceita a existncia verdadeira, autnoma e real das pessoas jurdicas. (45 e 47 CC) a. Teoria da fico Savigni (produto da tcnica jurdica). b. Teoria da realidade objetiva Clovis Bevilaqua (pessoa jurdica no seria mera abstrao ou criao da lei; teria existncia prpria, real, social, como os indivduos). c. Teoria da realidade tcnica adotada no Brasil a pessoa jurdica teria existncia real, no obstante a sua personalidade seja conferida pelo direito.

21

DIREITO CIVIL I Surgimento da pessoa jurdica: a pessoa jurdica passar a ter existncia legal a partir do registro dos seus atos constitutivos (Estatuto ou Contrato Social) Art. 45 CC/02. Carecendo de registro a sociedade despersonalizada Art 986 e seguintes do CC.

Classificao da pessoa jurdica de direito privado: (art. 44 do CC) a) Associaes. b) Sociedades. c) Fundaes. d) Organizaes religiosas. e) Partidos polticos.

a) Associaes entidades de direito privado, formada pela unio de indivduos com o propsito de realizarem fins no econmicos (Art. 53 e seguintes no CC). b) Sociedades uma espcie de corporao, dotada de personalidade jurdica prpria, e instituda por meio de contrato social, com a finalidade de exercer atividade econmica e partilhar lucro.

O Cdigo Civil de 2002 adota a seguinte classificao: sociedade empresria e sociedade simples. Diferentes das associaes, as sociedades tm fins lucrativos. Art. 982 CC considera empresria a sociedade que tem por objeto o exerccio de atividade prpria de empresrio sujeito inscrio no Registro de empresa. J as sociedades simples, so as pessoas jurdicas que, embora tenham fins econmicos, no empreendem atividade empresarial. Os scios atuam e supervisionam diretamente o exerccio da atividade, diferentemente da atividade empresria em que esta pessoalidade no especialmente sentida. Por isso, em geral, as sociedades simples so prestadoras de servios, e seu registro feito no Cartrio de Registro de Pessoa Jurdica. Obs.: Com relao as cooperativas, so sociedades simples... pargrafo nico do artigo 982 do CC... o seu registro era feito na Junta Comercial, contudo com a nova legislao, o posicionamento com relao ao Cartrio de Registro de Pessoa Jurdica.

22

DIREITO CIVIL I c) Fundaes resultam no da unio de indivduos, mas a afetao de patrimnios, por testamento ou escritura pblica, que faz o seu instituidor, especificando o fim ao qual se destina. Obs.: Para a criao de uma fundao h uma srie de etapas que deve ser observadas: 1. Afetao de bens livres. 2. Instituio por escritura pblica ou testamento. 3. Elaborao do estatuto. 4. Aprovao do estatuto. 5. Realizao do registro civil.

d) Organizao religiosas so livres a criao, a organizao, a estruturao interna e o funcionamento das organizaes religiosas, sendo vedado ao Poder Pblico negar-lhes reconhecimento ou registro dos atos constitutivos e necessrios ao seu funcionamento. A liberdade de funcionamento das organizaes religiosas no afasta o controle de legalidade e legitimidade constitucional de seu registro, nem a possibilidade de reexame pelo Judicirio da compatibilidade de seus atos com a lei e com seus estatutos.

e) Partidos polticos so associaes civis assecuratrias, no interesse do regime democrtico, da autenticidade do sistema representativo e defensoras dos direitos fundamentais definidos na Constituio Federal. Os Partidos Polticos sero organizados e funcionaro conforme o disposto em lei especfica (Lei 10825/03).

Desconsiderao da personalidade jurdica em caso de fraude, abuso, ou simples desvio de funo, objetivando a satisfao do terceiro lesado junto ao patrimnio dos prprios scios, que passam a ter responsabilidade pessoal pelo ilcito causado. (Art. 50 do CC/02). Adotou-se, no particular, uma linha objetivista, que dispensa, pois, prova do dolo especfico do scio ou administrador. Finalmente, observe que a jurisprudncia do STJ tem diferenciado a teoria maior e a teoria menor da desconsiderao da personalidade jurdica.

23

DIREITO CIVIL I A teoria maior da desconsiderao da personalidade jurdica, no direito brasileiro, no pode ser aplicada com a mera demonstrao de estar a pessoa jurdica insolvente para o cumprimento de suas obrigaes. Exige-se aqui, para alm da prova de insolvncia, ou a demonstrao de desvio de finalidade (teoria subjetiva da desconsiderao), ou a demonstrao de confuso patrimonial (teoria objetiva da desconsiderao). Enunciado n. 281 da IV Jornada do CJF.

A teoria menor da desconsiderao, acolhida em nosso ordenamento jurdico excepcionalmente no direito do consumidor e no direito ambiental, incide com a mera prova de insolvncia da pessoa jurdica para o pagamento de suas obrigaes, independentemente da existncia de desvio de finalidade ou de confuso patrimonial.

Domiclio da pessoa jurdica: 1. Da Unio o Distrito Federal. 2. Dos Estados e territrios as respectivas capitais. 3. Dos Municpios o lugar onde funciona a sua administrao.

4. Quando as outras pessoas jurdicas de direito pblico e as pessoas jurdicas de direito privado, o domiclio ser o lugar onde funcionarem as respectivas diretorias e administraes ou onde elegerem domiclio especial no seu estatuto ou atos constitutivos. Se a pessoa jurdica de direito privado possuir diversos estabelecimentos em lugares diferentes, cada um deles ser considerado domiclio para os atos nele praticados. Se a administrao, ou diretoria, tiver a sede no estrangeiro, haver-se- por domiclio da pessoa jurdica, no tocante s obrigaes contradas por cada uma das suas agncias, o lugar do estabelecimento, sito no Brasil, a que ela corresponder.

Extino da pessoa jurdica Ressalvados os casos especiais dispostos na lei, a doutrina enumera as seguintes situaes que podem ensejar fim da pessoa jurdica: a) As pessoas jurdicas de direito pblico, uma vez criadas por lei, tero o seu trmino pelo mesmo modo, por lei tambm.

24

DIREITO CIVIL I b) As pessoas jurdicas de direito privado, tero seu trmino atravs das seguintes formas: I. NATURAL se existir um prazo de durao e este chegar a seu termo, ou pela morte de seus membros. II. LEGAL quando a lei determinar. III. CONVENCIONAL quando a dissoluo for deliberada pelos seus membros. IV. ADMINISTRATIVA quando a autorizao para funcionar concedida pelo Poder Pblico for cessada, nas hipteses em que se exige autorizao. V. JUDICIAL por provocao de interessados.

Obs.: O cancelamento do registro colocando fim pessoa jurdica no retroage, possuindo efeitos ex nunc, isso para no prejudicar interesse de terceiros que tenham negociado com a pessoa jurdica.

DIREITO CIVIL: parte geral.

25

DIREITO CIVIL I

BENS E COISAS

1 Bens e Coisas (arts. 79 a 103, Cdigo Civil)

1.1 Conceito de Bem

Tudo aquilo que economicamente aprecivel e integre o patrimnio de uma pessoa, podendo inclusive ser objeto de uma relao jurdica, ou seja, um vnculo estabelecido entre o sujeito de Direito, que a pessoa, e o objeto do Direito, que o bem propriamente dito. Ex.: um imvel um bem que est vinculado ao seu respectivo proprietrio.

1.2 Caractersticas dos Bens

Os bens podem satisfazer a um interesse econmico e constituem uma entidade econmica diversa (um corpo nico), isto nos bens corpreos. Nota-se tambm que o bem est subordinado ao seu dono.

1.3 Conceito de Coisa

Tudo o que existe na natureza, podendo ter carter abstrato e, ainda, ser objeto de relao jurdica, mas nem sempre tem valor econmico no mercado e nem sempre possvel a integrao ao patrimnio das pessoas. Ex.: a lua, o ar, uma casa, etc.

1.4 Diferena entre Bens e Coisas

Est resumida na seguinte frase: todos os bens so coisas, mas nem todas as coisas so bens. As coisas para serem bens precisam ter as caractersticas de bens e, como notrio, a lua no tem dono e tambm no possui valor econmico no mercado. Obs.: Deve-se excluir da noo de bens os elementos morais da personalidade, pois mesmo que sejam considerados parte do patrimnio imaterial de algum, 26

DIREITO CIVIL I sero sempre indisponveis. Podem ser chamados de direitos fundamentais e ser considerados como coisas, fora do comrcio ou, para alguns, como bens fora do comrcio. Exs.: a vida, a honra, o nome, a liberdade, etc.

1.5 Classificao dos Bens

1.5.1 Dos Bens Considerados em si Mesmos (arts. 79 a 91, Cdigo Civil)

Corpreos possuem corpo materializado. Exs.: jia, livro, casa, etc. Incorpreos no possuem corpo materializado. Exs.: direitos autorais, etc.

Mveis podem ser movimentados sem ser danificados. Exs.: mquinas, veculos, mesa, rvores convertidas em lenha (mveis por antecipao), cadeira, energia eltrica, etc. Imveis no podem ser movimentados sem que sejam danificados. Ex.: um apartamento.

Os imveis podem ser: por natureza (art. 79, 1 parte, Cdigo Civil) Exs.: solo com sua superfcie, espao areo, etc. por acesso intelectual ou destinao (art. 93, Cdigo Civil) - So os bens mveis que o roprietrio destina e mantm no imvel para explorao econmica ou sua comodidade. Exs.: as pertenas (coisas que fazem parte de outra e que torna a outra prpria para o uso), tais como o trator e as mquinas agrcolas mantidas na fazenda, aparelhos de ar condicionado mantidos no apartamento, etc.

por acesso fsica artificial (art. 79, 2 parte, Cdigo Civil) - Os bens que foram incorporados ao solo por ao do homem. 27

DIREITO CIVIL I Exs.: os edifcios, as sementes lanadas terra, viadutos, casas, etc.

por acesso natural, que ocorre nos casos de abandono de lveo (quando um rio seca), nos casos de formao de ilhas em rios no-navegveis, nos casos de avulso (quando uma poro do solo aumenta a propriedade em razo de arrancamento) e por aluvio (quando uma poro do solo aumenta a propriedade por ajuntamento).

por disposio da lei (art. 80, Cdigo Civil) Exs.: direito sucesso aberta, direitos reais sobre imveis a aes que os asseguram (servido predial, usufruto, enfiteuse, etc.).

Obs.: O navio e a aeronave, apesar de terem natureza mvel, so considerados imveis, pois tm matrcula, registro e admitem hipoteca, tudo na forma da lei civil, conforme art. 1.473 do Cdigo Civil e seus incisos VI e VII, respectivamente.

Semoventes so bens os mveis dotados de movimento prprio e autnomo. Ex.: os animais. Fungveis so os bens no individualizados em especificao estrita; portanto, substituveis por outros observando a equivalncia de qualidade e quantidade. Exs.: gneros alimentcios, lenha, dinheiro, gasolina, etc. Infungveis so os bens individualizados e especificados estritamente; portanto, so insubstituveis mesmo que por outros de idntica qualidade e quantidade. Exs.: obra de arte, um veculo individualizado e especificado, etc. Consumveis so os bens destrudos com o simples uso, ou seja, no tem nenhuma durabilidade. Exs.: gasolina, alimentos, batom, etc. Inconsumveis so os bens durveis, ou seja, no so destrudos de imediato com o uso; possuem uma durabilidade longa. Exs.: veculos, livro, etc. Deteriorveis so os bens de durabilidade mdia, ou seja, no chegam a durar tanto quanto um automvel, mas tambm no so destrudos de imediato com o simples uso, como ocorre com a gasolina. 28

DIREITO CIVIL I Exs.: roupas, sapatos, etc. Divisveis so os bens que podem ser fracionados sem alterao das qualidades, pois formam um todo perfeito. Ex.: Um quilo de trigo, se for repartido em dois, formar meio quilo de trigo em cada nova parte. Obs.: H casos em que a lei impede a divisibilidade por consider-la descaracterizadora da estrutura do bem. Serve de exemplo a hiptese do mdulo rural, que poro mnima de uma propriedade imvel rstica que pode ser considerada rurcola, pois dividi-la abaixo do mdulo legalmente previsto juridicamente impossvel. Indivisveis so os bens que no podem ser fracionados sem alterao. Exs.: Um animal vivo (cavalo de raa), o imvel rural no pode ser fracionado ao ponto de ficar menor que o mdulo rural, conforme citado anteriormente nos bens divisveis (art. 65, Lei n 4.504/64), um quadro de um pintor, etc. Singulares so os bens individualizados, ou seja, independem de outros e por si s j preenchem as qualidades de bem economicamente aprecivel e integrando o patrimnio de uma pessoa. (art. 89, Cdigo Civil). Exs.: folha de papel, vaca leiteira, crdito (imaterial), etc. Coletivos (universais) so os bens agregados e que formam um conjunto que passa a ter individualidade. Exs.: biblioteca, rebanho, galeria de quadros, massa falida, herana, patrimnio (art. 90, Cdigo Civil) etc.

1.5.2 Dos Bens Reciprocamente Considerados (arts. 92 a 97, Cdigo Civil)

Neste caso, um bem analisado com relao a um outro bem, pois s se pode ser considerado principal numa relao de reciprocidade com outro bem considerado acessrio.

Principal o bem que existe por si s, tem funo e finalidade independente, pois no necessita do acessrio para existir. Exs.: o solo em relao rvore, a rvore em relao ao fruto. Acessrio o bem cuja existncia depende da existncia de outro e, enquanto vinculado ao principal, haver dependncia, que cessar ao desvincular-se, pois reciprocidade s persiste enquanto juntos. 29

DIREITO CIVIL I Exs.: frutos, produtos, rendimentos (art. 92, 2 parte, Cdigo Civil).

Quanto aos bens acessrios: Benfeitorias (art. 96, Cdigo Civil): necessrias (conservar); teis (melhorar); volupturias (deleitar, recrear).

Frutos (art. 95, Cdigo Civil): naturais (frutos das rvores); industriais (atividade industrial); civis (juros, aluguis e rendimentos).

1.5.3 Dos Bens em Relao ao Proprietrio (Titular do Domnio)

Pblicos (arts. 98 a 103, Cdigo Civil) pertencem Unio, aos Estados, aos Municpios, ao Distrito Federal ou aos Territrios, enfim, Fazenda Pblica. Todos os outros seriam, nessa tica, particulares.

Podem ser: De uso comum do povo (art. 99, I, Cdigo Civil) usados por todos sem permisso. Exs.: rio, mares, praias, golfos, baas, estradas, ruas, jardins, praas, etc.

De uso especial (art. 99, II, CC) usados pelo Poder Pblico com finalidade especfica e afetada ao interesse pblico. Exs.: imveis pertencentes ao Poder Pblico e usados no servio, prdios dos tribunais, quartis, etc. Dominicais (art. 99, III, CC) imveis ou mveis que compem o patrimnio pblico, mas no se enquadram no uso comum e nem no uso especial, servindo de tcnica para identific-los a excluso dos outros dois citados. 30

DIREITO CIVIL I Exs.: terras devolutas (aquelas que no se incorporam no patrimnio dos particulares), ttulos da dvida pblica, telgrafo, rios navegveis, estradas de ferro, terras ocupadas pelos ndios, jazidas e minrios, quedas dgua, stios arqueolgicos, bem imvel ou mvel vago (sem dono) etc.

1.5.4 Bens Fora do Comrcio e no Comrcio

uma anlise voltada para a disponibilidade do bem e seu ingresso no conjunto patrimonial da pessoa. H tambm coisas fora do comrcio, mantendo a literalidade do conceito aplicvel s coisas, j que nem sempre so consideradas bens.

Fora do comrcio so, em sentido amplo, os bens insuscetveis de apropriao, ou seja, inalienveis. oportuno ressaltar que o bem de famlia voluntrio gravado com a clusula da inalienabilidade, mas, ainda assim, integra o patrimnio de uma pessoa; entretanto, permanecer fora do comrcio enquanto for mantido na qualidade de bem de famlia. Os bens pblicos no podem ser comercializados sem desafetao legal e os bens das fundaes privadas ao serem extintas no caso do art. 63 do Cdigo Civil so reaproveitados em outra fundao de finalidade semelhante e, por conseqncia, inalienveis nesta hiptese, salvo se houver disposio em contrrio no estatuto da mesma feita pelo prprio instituidor da fundao privada. Exs.: a luz do sol, a gua do mar, o ar atmosfrico, os direitos da personalidade (vida, honra, liberdade, nome, etc.), bens pblicos etc.

No comrcio so os bens negociveis, disponveis e integrantes do patrimnio de uma pessoa. Exs.: um veculo, uma casa, etc.

1.5.5 Outras Classificaes dos Bens

Bem de Famlia (arts. 1.711 a 1.722, Cdigo Civil)

No caso de ser voluntrio, o bem imvel livre e desembaraado que, separado pelo casal, cnjuges ou companheiros, no caso homem e mulher em unio estvel, constituindo entidade familiar, tudo feito mediante escritura pblica ou testamento 31

DIREITO CIVIL I e limitado ao montante mximo de 1/3 (um tero) do patrimnio do casal, visando garantir uma moradia para a famlia.

Um terceiro pode instituir bem de famlia em favor de um casal ou entidade familiar que o aceite, inclusive para domiclio familiar, tudo registrado no Cartrio de Registro de Imveis do lugar do bem. Goza de inalienabilidade (relativa) e impenhorabilidade (relativa). A impenhorabilidade e a inalienabilidade podero no ser consideradas nos seguintes casos:

quando a dvida cobrada for anterior instituio do bem de famlia. quando forem cobrados os impostos relativos ao imvel que constitui bem de famlia ou despesas condominiais.

O bem de famlia dura enquanto viverem os cnjuges ou existirem filhos menores no emancipados ou filhos sujeitos curatela, em todos os casos morando no imvel.

O bem de famlia pode ser:

Voluntrio conforme j explicado acima, observando-se os arts. 1.711 a 1.722 do Cdigo Civil que sero examinados quando do estudo do Direito de Famlia. Legal criado pela Lei n 8.009/90, que transformou o nico imvel quitado da famlia em bem de famlia, gozando de impenhorabilidade por dvidas. oportuno ressaltar que a impenhorabilidade, neste caso, alcana os mveis e utenslios do lar, mesmo quando o casal mora de aluguel.

Bens Exclusivos - O antigo Cdigo Civil fixava em seu art. 246 a hiptese legal de bem reservado em favor da mulher que trabalhando e tendo recursos prprios podia adquiri-lo sem a participao do cnjuge ou companheiro. Porm, a igualdade constitucional estabelecida entre homens e mulheres para fins de direitos e obrigaes acabou com este instituto, restando apenas a tese do bem exclusivo aplicvel tanto no homem como na mulher, tudo dependendo do regime de bens no casamento ou da prova produzida em processo judicial em se tratando do desfazimento de unio estvel.

Obs.: So os bens adquiridos com o trabalho rentvel, nico e exclusivo de um dos consortes. 32

DIREITO CIVIL I Ex.: o carro comprado pela mulher ou pelo homem s com o fruto de seu trabalho, sem prejuzo do regime de bens existente, se forem casados. Bens Ereptcios - So os bens que seriam herdados pelo herdeiro declarado indigno, sendo que tais bens retornam ao monte do esplio para serem partilhados entre os demais herdeiros, conforme art. 1.814 do Cdigo Civil a ser examinado quando do estudo do Direito das Sucesses.

Bens Profectcios - So os bens adquiridos em face do recebimento de herana de ascendentes e podem ser comunicveis ou no, tudo para fins de integrao patrimonial dos casados e a depender do regime de bens por eles adotados. No regime da comunho parcial de bens, o art. 1.659, inciso I, do Cdigo Civil, a ser examinado quando do estudo do Direito de Famlia, exclui o mesmo de comunicao patrimonial entre os cnjuges, mantendo a exclusividade do mesmo para o herdeiro que o recebeu por sucesso.

Bens Adventcios - Diferentemente dos profectcios sua aquisio se d por herana no advinda diretamente de um ascendente, pode ser um legado feito em testamento a favor de uma pessoa que no pertena famlia do testador ou mesmo uma sucesso de colateral, matria a ser examinada quando do estudo do Direito das Sucesses.

Bem de famlia legal (Lei n. 8009/90)

O bem de famlia legal existe porque existe, independentemente de ato de vontade de seu titular, ou seja, de qualquer requisito formal a ser cumprido. E o que justifica exatamente a dignidade humana, a solidariedade social e a igualdade substancial, princpios estruturadores de todo o ordenamento jurdico atual. Ademais, no podemos nos esquecer do direito social moradia, inserido no artigo 6 da CF/88, por fora da EC n. 26/00

O STF j se manifestou pela constitucionalidade da referida Lei.

Com relao a processos em andamento, o STJ atravs da Smula 205 que, a lei 8009/90 aplica-se penhora realizada antes de sua vigncia.

A natureza jurdica do bem de famlia legal se reduz a uma forma de afetao de bens com o fito de salvaguardar a DIGNIDADE HUMANA dos membros da famlia. 33

DIREITO CIVIL I

J com relao formao e eficcia, o bem de famlia existe porque existe, independentemente de formalidades legais, e produz seus efeitos sem necessidade de qualquer registro. Com relao ao objeto e limite, o artigo 1 da Lei 8009/90, trata:

Art. 1 O imvel residencial prprio do casal, ou da entidade familiar, impenhorvel e no responder por qualquer tipo de dvida civil, comercial, fiscal, previdenciria ou de outra natureza, contrada pelos cnjuges ou pelos pais ou filhos que sejam seus proprietrios e nele residam, salvo nas hipteses previstas nesta lei.

Obs.: O STJ entende que aquele que reside solitariamente em um imvel tambm tem direito proteo.

Pargrafo nico. A impenhorabilidade compreende o imvel sobre o qual se assentam a construo, as plantaes, as benfeitorias de qualquer natureza e todos os equipamentos, inclusive os de uso profissional, ou mveis que guarnecem a casa, desde que quitados.

Caso os interessados possuam mai de um imvel, ser considerado como bem de famlia o de menor valor, ainda que estejam residindo em outro. Exceto caso tenha havido instituio de bem de famlia convencional pelas regras do Cdigo Civil sobre o imvel de maior valor.

Pargrafo nico. Na hiptese de o casal, ou entidade familiar, ser possuidor de vrios imveis utilizados como residncia, a impenhorabilidade recair sobre o de menor valor, salvo se outro tiver sido registrado, para esse fim, no Registro de Imveis e na forma do art. 70 do Cdigo Civil. Art. 70. O domiclio da pessoa natural o lugar onde ela estabelece a sua residncia com nimo definitivo.

Conseqncia ou Efeitos a conseqncia do bem de famlia estampa-se pela IMPENHORABILIDADE do imvel residencial. Destarte, o imvel residencial, inclusive os mveis que o guarnecem sero protegidos contra eventual penhora.

Vale lembrar que, aquele que, sabendo-se insolvente, adquire de m-f imvel mais valioso para transferir a residncia familiar, independentemente de ter se 34

DIREITO CIVIL I desfeito ou no do imvel anterior, no ser protegido pela impenhorabilidade trazida pela lei.

Art. 4 No se beneficiar do disposto nesta lei aquele que, sabendo-se insolvente, adquire de m-f imvel mais valioso para transferir a residncia familiar, desfazendo-se ou no da moradia antiga. 1 Neste caso, poder o juiz, na respectiva ao do credor, transferir a impenhorabilidade para a moradia familiar anterior, ou anular-lhe a venda, liberando a mais valiosa para execuo ou concurso, conforme a hiptese. 2 Quando a residncia familiar constituir-se em imvel rural, a impenhorabilidade restringir-se- sede de moradia, com os respectivos bens mveis, e, nos casos do art. 5, inciso XXVI, da Constituio, rea limitada como pequena propriedade rural.

Bens excludos da impenhorabilidade embora o imvel residencial e os mveis que o guarnecem estejam protegidos pela lei, expressa a possibilidade de haver penhora incidente sobre (transporte; obras de arte e adornos suntuosos.

Art. 2 Excluem-se da impenhorabilidade os veculos de transporte, obras de arte e adornos suntuosos. Pargrafo nico. No caso de imvel locado, a impenhorabilidade aplica-se aos bens mveis quitados que guarneam a residncia e que sejam de propriedade do locatrio, observado o disposto neste artigo.

Em se tratando de veculos de transporte, deve-se observar que se est diante de um instrumento de trabalho, caso em que no poder haver penhora. Adornos suntuosos estariam televisores, geladeiras, computadores, microondas... Onde o entendimento que prevalece hoje o de que esses bens no seriam considerados adornos suntuosos, portanto, insuscetveis de penhora, posto que tais bens so imprescindveis para a sobrevivncia com dignidade no mundo moderno. Entretanto, se no imvel existirem vrios bens da mesma espcie (vrios televisores) a proteo da lei incidir em apenas um bem de cada espcie.

Excees da Lei 8009/90:

35

DIREITO CIVIL I
Art. 3 A impenhorabilidade oponvel em qualquer processo de execuo civil, fiscal, previdenciria, trabalhista ou de outra natureza, salvo se movido: I - em razo dos crditos de trabalhadores da prpria residncia e das respectivas contribuies previdencirias; II - pelo titular do crdito decorrente do financiamento destinado construo ou aquisio do imvel, no limite dos crditos e acrscimos constitudos em funo do respectivo contrato; III -- pelo credor de penso alimentcia; IV - para cobrana de impostos, predial ou territorial, taxas e contribuies devidas em funo do imvel familiar; V - para execuo de hipoteca sobre o imvel oferecido como garantia real pelo casal ou pela entidade familiar; VI - por ter sido adquirido com produto de crime ou para execuo de sentena penal condenatria a ressarcimento, indenizao ou perdimento de bens. VII - por obrigao decorrente de fiana concedida em contrato de locao.

Bem de Famlia Convencional Cdigo Civil: (Artigo 1711 a 1722) Depende de formalidade (escritura pblica, registro) Regime voluntrio Efeitos: impenhorabilidade e inalienabilidade Abrangncia protetora ampla

Bem de Famlia Legal Lei n. 8009/90 Independente de formalidades Regime legal Efeito: impenhorabilidade Sujeita-se a vrias excees quanto impossibilidade de constrio (Artigo 3) Incidir sempre sobre o bem de menor valor

Poder incidir sobre o bem de maior valor, desde que no ultrapasse a 1/3 do patrimnio total

36

DIREITO CIVIL I

DIREITO CIVIL: parte geral.

TEORIA DO NEGCIO JURDICO

Fato Jurdico - Qualquer acontecimento que provoque nascimento, modificao e extino do direito. Subdivide-se em:

Fato jurdico strito sensu Ato fato Ato jurdico Ato ilcito

1 - Fato jurdico estrito sensu todo acontecimento derivado da fora da natureza. No h interveno humana. Ex.: nascimento, morte, aluvio. 2 - Ato fato o que desencadeia o efeito jurdico a conduta humana, art. 1263 do CC, abstrado o elemento volitivo. Olha a atitude do agente. A posse ato fato, pois basta o comportamento humano. 3 - Ato jurdico aqui a vontade humana relevante. a exteriorizao consciente da vontade destinada produo de efeitos conforme o ordenamento jurdico. A vontade pode ser feita por manifestao de vontade, art. 74 do CC, ou por declarao de vontade. Aquela simples comportamento, basta um ato que presuma manifestao de vontade. J a declarao uma manifestao qualificada. Tem forma determinada, art. 1609, IV, CC. manifestao consciente 37

DIREITO CIVIL I de vontade, tem de ser direcionada para a finalidade que voc deseja conforme o ordenamento jurdico.

Adotamos o sistema DUALISTA:

a) Ato jurdico strito sensu art. 185 CC. forma de exteriorizao de vontade, cujos efeitos so predeterminados pela norma. Ex.: adoo citao. O particular no vai alm do que a norma previu;

b) Negcio jurdico Art. 104-184 CC a exteriorizao de vontade na qual a pessoa auto-regula os seus interesses nos limites dados pelo ordenamento jurdico. O negcio jurdico j foi visto na concepo estrutural, olhava quem contratou e o que contratou. Era iluminado pela autonomia da vontade. Podia-se usar a liberdade e fazer o que quisesse. Buscava a utilidade econmica. Hoje, olha a funcionalizao do negcio jurdico. Usa a autonomia privada. O ordenamento quer saber o porqu, o para qu (a finalidade do negcio jurdico para a sociedade). O negcio jurdico instrumento para o funcionamento da sociedade. S haver juridicidade se a finalidade econmica respeitar os limites do ordenamento jurdico (princpio da justia, segurana e dignidade humana). O negcio jurdico tem de ter uma causa, art. 104 do CC. Essa causa a funo social do contrato, art. 421 CC. O negcio jurdico que no tem funo social ato ilcito, art. 186 CC, pois excede os limites da funo econmica e social.

Na autonomia da vontade voc podia criar suas prprias normas. J na autonomia privada, h os limites impostos pelos valores da Constituio Federal. Atualmente, fala-se na funcionalizao do negcio jurdico.

4 - Ato ilcito a base a antijuridicidade

Tricotomia do Negcio Jurdico

Est ampara em trs planos: 1 - Existncia 2 - Validade 38

DIREITO CIVIL I 3 - Eficcia

1- Existncia O Cdigo Civil no adotou a escada Pontiana, portanto, o cdigo no dedica captulo sobre o plano da existncia. Para que o negcio jurdico exista dever haver:

a) consentimento tem que existir a vontade do agente em fazer o negcio jurdico, ex: coao fsica, art. 481 CC; b) objeto; c) forma.

Para que um negcio jurdico seja inexistente h necessidade de declarao judicial da inexistncia. Ex.: venda a non dominu, quando algum vende o que no seu, o verdadeiro dono tem de entrar com ao declaratria, argindo a inexistncia do negcio jurdico, uma vez que no houve consentimento. A inexistncia do negcio jurdico ocorre quando falta pressuposto material para sua constituio.

2- Validade Est na adjetivao do negcio jurdico. Tem de ter consentimento feito por pessoas capazes e livres; objeto lcito e possvel; e forma prevista ou no defesa em lei, art. 104 CC. A invalidade a sano ao negcio jurdico que ingressou no mundo jurdico de forma defeituosa e, desta forma, ocorrer a invalidade do mesmo. O negcio jurdico invlido existe contra a lei. Toda invalidade congnita e poder se apresentar de duas formas: nulidade ou anulabilidade. Elas tm diferenas quantitativas. A NULIDADE atinge interesse indisponvel, de ordem pblica. A ANULABILIDADE leso a interesses particulares disponveis e no atinge normas cogentes. No CDC, todas as normas so de ordem pblica, portanto, a infringncia causar a nulidade.

NULIDADE art. 166 do CC Art. 166, I, CC negcio celebrado pessoalmente por absolutamente incapaz. Art. 166, II e III falam da causa do negcio jurdico. Art. 166, IV a regra a liberdade de forma, consensualismo. Quando o negcio jurdico precisa de forma, o seu no cumprimento causa a nulidade, 39

DIREITO CIVIL I art. 108 CC. O valor de 30 salrios mnimos, mencionado pelo art. 108 do CC, o atribudo pelas partes e no o valor dado pela Administrao Pblica para fins tributrios. En 289 CJF. Art. 166, V: solenidade que a lei considere essencial para a validade. Ex.: testamento particular precisa de 3 testemunhas. 1. Art. 166, VI: tiver por objetivo fraudar lei imperativa. Olha a causa do negcio. Fraude lei diferente de simulao. Nesta, ao simular, quer enganar algum e no infringir a lei. Resp. 331.200. 2. Art. 166, VII: nulidade virtual, o legislador quer dizer que nulo, mas usa outras palavras como proibido, no pode, vedado. Se houver violao ao princpio da dignidade da pessoa ocorre nulidade. Quem pode alegar a nulidade? 1. Qualquer interessado, mesmo que seja aquele beneficiado pela clusula, art. 168 do CC. Diz respeito a qualquer pessoa que tenha reflexo patrimonial com o negcio jurdico. A parte no precisa ter prejuzo para pedir a nulidade. 2. O MP pode, pois norma de ordem pblica. 3. O juiz tambm pode declarar de ofcio, art. 168, nico, do CC. No contrato, para o juiz afirmar que alguma clusula do contrato nula, esta dever ser objeto do processo: teoria da demanda.

A parte deve ajuizar ao declaratria de nulidade. O ru dever alegar a nulidade por meio de objeo. Enquanto no houver sentena declaratria, a nulidade no ser reconhecida. Nulidade de pleno direito s existe no direito administrativo, smula 473 STF (a administrao pode anular seus prprios atos). Art. 169 CC, o negcio jurdico no suscetvel de confirmao. Mas as partes podem repetir o negcio jurdico nulo (a confirmao retroage ao incio do negcio jurdico, portanto, ex tunc, unilateral). J na repetio ocorrer um novo negcio jurdico, tem eficcia ex nunc e precisa da manifestao de vontade de ambas as partes, portanto, bilateral. As nulidades so perptuas e so imprescritveis (art. 169 do CC). Para Caio Mrio da Silva Pereira h prescrio, pois a finalidade da prescrio trazer segurana jurdica e o prazo de 10 anos.

40

DIREITO CIVIL I Art. 170 CC Converso substancial do negcio jurdico medida sanatria pela qual o negcio jurdico invlido substitudo por outro com a finalidade de correo da qualificao jurdica. A regra a conservao dos negcios jurdicos. Ex.: contrato de compra e venda de imvel de R$ 1.000.000,00, o juiz muda a substncia do negcio jurdico para promessa de compra e venda. O juiz converte um negcio jurdico nulo para um vlido. O ordenamento quer que os negcios jurdicos produzam seus efeitos (art. 157, 478, 184, todos do CC, aplicao da teoria da conservao dos negcios jurdicos). Vem do princpio da operabilidade, que deseja que os negcios jurdicos sejam vlidos e produzam seus efeitos. A conservao do negcio jurdico tem 2 requisitos, En 13 CJF: a) objetivo existncia do suporte ftico do negcio jurdico a subsistir; b) subjetivo a boa-f objetiva, o juiz v que as partes no tinham conhecimento da invalidade. O juiz no pode agir de ofcio. O negcio jurdico nulo poder ser salvo ou por repetio ou por converso substancial.

ANULABILIDADE uma sano aos direitos disponveis privados. Conforme o art. 171 do CC, ocorre em trs hipteses. Toda anulabilidade tem de estar escrita. No tem negcio jurdico anulvel virtual.

Quem pode alegar:

Apenas a parte prejudicada, arts 177 e 105 do CC. O MP no pode alegar. Tambm o juiz no pode alegar de ofcio. A parte interessada poder ajuizar ao de anulabilidade do negcio jurdico. Se o interessado for ru, poder alegar por meio de exceo. O negcio jurdico pode ser confirmado, gerando a convalidao deste. A confirmao pode ser expressa ou tcita. A confirmao expressa est no art. 172 do CC. negcio jurdico unilateral, tem efeito ex tunc, pode ser feita por terceiro, art. 176 do CC (caso de anuncia integrao do ato incompleto). A confirmao tcita ocorre quando a pessoa executa voluntariamente o negcio jurdico, art. 175 do CC, pode ocorrer pela decadncia (decurso do prazo, art. 178 do CC). 41

DIREITO CIVIL I

NULIDADE RELATIVA (nomenclatura utilizada por parte da doutrina) meio termo entre nulidade e anulabilidade. Ex.: art. 504 do CC, caso em que um dos condminos vende para terceiro a sua quota parte; neste caso, somente o outro condmino prejudicado pode alegar o vcio no prazo de 180 dias. A lei diz que, neste caso, tem-se nulidade, porm, no tem prazo para ser alegada.

3- Eficcia a aptido do negcio jurdico para produo de seus efeitos. A autonomia privada d possibilidades para modelar o negcio jurdico. Existe negcio jurdico invlido mais eficaz? Sim. Em regra o negcio jurdico nulo no produz efeitos desejados pelas partes. No entanto, no direito de famlia h casos em que o negcio nulo produz efeitos, art. 1561 do CC, (casamento putativo). Gera efeitos mnimos ou reflexos. So outros efeitos no desejados pelas partes. A nulidade e anulabilidade s so diferentes antes da sentena que a declarou.

Eficcia provisria do negcio jurdico anulvel diz respeito aos efeitos provisrios, antes da sentena desconstitutiva. Com a sentena, acaba com os efeitos provisrios, art. 182 CC. Nulidade e anulabilidade tm pontos em comum somente aps a sentena, pois seus efeitos so ex tunc e erga omnes. O negcio jurdico invlido possui esse vcio desde sua gnese, mas pode ser convalidado.

INEFICCIA

Ineficcia Plena Est ligada aos elementos acidentais ou modalidades de negcio jurdico (termo, condio e encargo).

Termo: clusula que subordina o incio ou extino da eficcia do negcio jurdico a evento futuro e certo. Ato jurdico perfeito: o negcio jurdico que incorpora ao patrimnio de algum.

Obs.: O termo suspende a eficcia plena, no h exigibilidade, art. 131, CC. 42

DIREITO CIVIL I

Condio: art. 121 do CC, perodo de pendncia, de incerteza. A parte tem direito expectativo.

Direito expectativo: irradiao de efeito do negcio jurdico que j existe, embora a aquisio do direito principal esteja na dependncia de evento futuro e incerto. O negcio jurdico j produz efeitos, so os efeitos mnimos, art. 125 do CC.

Expectativa de direito: no existe negcio jurdico. Refere-se a um fato jurdico que ainda no ocorreu e se ocorrer produzir o efeito esperado.

Condio suspensiva: ponto de partida, pois enquanto o evento no ocorre h direito eventual, o que gera a expectativa. Art. 126 do CC, quando a condio suspensiva ocorre, os efeitos retroagiro. Ex.: se a pessoa promete um bem e aps essa promessa ela o vende, se a condio ocorrer, aps a venda, o beneficirio da condio pode exigir o bem. Ao titular de direito eventual permitido praticar atos de conservao como, por exemplo, propor ao de reintegrao de posse, art. 130 do CC.

Ineficcia Relativa ou inoponibilidade O negcio jurdico vlido, produz efeitos para uns, porm, no produz para outros. Art. 1667 do CC. Ex.: venda de um imvel que j havia sido vendido e que o primeiro comprador registrou o contrato, este promitente comprador poder reivindicar o imvel do ltimo comprador, exigindo-lhe a outorga de escritura. Ineficcia superveniente O negcio jurdico nasce vlido, produz efeitos at determinado momento. Ex.: inadimplncia, art. 475 do CC, onerosidade excessiva, art. 478 CC. A parte lesada pode pedir a resoluo. Condio resolutiva caso de ineficcia superveniente.

DEFEITOS DO NEGCIO JURDICO

43

DIREITO CIVIL I Art. 171, II, CC A sano anulabilidade.

ERRO

Art. 138 CC. Falsa percepo da realidade que influencia de maneira determinante a manifestao de vontade. A pessoa faz um negcio jurdico no desejado. A vontade externa no a interna, pois havia uma falsa percepo da realidade. A pessoa parte de premissas erradas.

Erro diferente de ignorncia, esta a total falta de percepo da realidade. Mas os efeitos so os mesmos do erro, art. 1974 do CC.

Erro substancial (essencial), art. 140 do CC: causa de anulabilidade do negcio jurdico. Deve ser feita a seguinte pergunta: se soubesse da verdade realizaria o negcio jurdico? Art. 139 do CC.

O erro pode ser objetivo ou subjetivo.

Erro substancial objetivo: interessa o objeto do negcio jurdico. Acredita que o objeto possua uma qualidade, mas possua outra. Erro substancial subjetivo: erro quanto causa do negcio jurdico. Quando a causa for determinante, art. 140 do CC. Ex.: Y doa parte de seu patrimnio para X, pois este salvou sua vida. Posteriormente, descobre que no foi X, mas sim W. Esse negcio jurdico pode ser anulado.

O art. 139, III, CC, permite a discusso sobre erro de direito. Ocorre quando a causa do negcio jurdico foi a ignorncia da norma. O erro acidental no anula o negcio jurdico, art. 142 CC. Teorias sobre o erro:

Teoria da vontade: quando a pessoa declara o que no quer, prevalece a vontade interna, prevalece o subjetivismo. Olha a pessoa mdia. Segundo o CC/16, olhava se o negcio era escusvel.

44

DIREITO CIVIL I Teoria da declarao: teoria objetiva. Se a vontade no corresponde com o que declarou, prevalece o que declarou. Ao direito no cabe saber o que passa na cabea de cada um.

O Cdigo Civil adotou a teoria da confiana. Para o erro anular o negcio jurdico, tem de ser substancial e cognoscvel. Deve observar se a pessoa que recebeu a declarao tinha condies de perceber que o declarante incorreu em erro. Olha se a declarao gerou legtima expectativa de confiana. Essa teoria tenta preservar a confiana entre as partes, art. 113 do CC. En 12 CJF. No exige, como no CC/16, que o erro seja escusvel, mas sim cognoscvel. Art. 144 do CC: permite a convalidao do negcio jurdico viciado pelo erro, desde que o negcio tenha novas bases.

DOLO

Art. 145 CC. a conduta de quem, intencionalmente, provoca um erro em outra pessoa para obter uma declarao de vontade. Para anular o negcio jurdico, o dolo tem que ser essencial. O dolo sempre provocado, a pessoa induzida, a vtima foi enganada. J no erro a pessoa erra sozinha. Dolo essencial se a pessoa soubesse da verdade no realizaria o negcio jurdico. Dolo acidental, art. 146 CC, no anula o negcio jurdico, mas cabe indenizao por perdas e danos.

O dolus bnus ( o exagero da propaganda) no anula o negcio jurdico. possvel ocorrer dolo por omisso, art. 147 do CC. Ex.: no caso do seguro ou plano de sade, art. 766 do CC, quando o segurado omite fatos sobre sua sade. Porm, para que ocorra o dolo, necessrio que a segura exija que o segurado faa exames (aqui est presente o princpio da extrema boa-f objetiva).

H, tambm, o dolo provocado por terceiro. Mas para que essa espcie de dolo ocorra necessrio que o beneficirio tenha conhecimento que o terceiro levou a pessoa a cometer erro (teoria da confiana). No entanto, se ocorrer o dolo bilateral, art. 150 do CC, este no anular o negcio jurdico. 45

DIREITO CIVIL I

COAO Art. 151 CC

Est relacionada liberdade, afetando-a. A pessoa est sob dois males, ou realiza o negcio jurdico no querido ou sofre o mal. Na coao moral, o coagido tem opo entre praticar o ato ou no. A coao fsica no causa de anulabilidade, mas sim, de inexistncia do negcio jurdico. A coao possui trs caractersticas: 1. injustia; 2. gravidade; 3. iminncia.

1. Injustia: no se confunde com temor reverencial. Tem de ser um ato injusto. 2. Gravidade: deve olhar a diretriz da concretude do CC, art. 152 do CC; 3. Iminncia: Fato que est para acontecer agora.

Art. 151, nico do CC princpio da solidariedade. Pode ocorrer coao se ameaar terceiro no parente. Tambm ocorrer coao quando faz ameaa contra si prprio, art. 151, nico do CC. Ex.: filho que fala que vai se suicidar se o pai no lhe der algo. Coao por terceiro ou exgena depende se a pessoa que foi favorecida pelo negcio jurdico sabia sobre a coao ou poderia saber, art. 154 CC.

LESO

a significativa desproporo existente ente as prestaes ao tempo da contratao, decorrente da inferioridade de uma das partes. Observa o princpio da justia contratual. No negcio jurdico deve existir sinalgma (equilbrio entre as partes, proporcionalidade). Esta sinalgma gentica, ou seja vem desde o nascimento do negcio jurdico, caso no ocorra, haver o vcio da leso.

Se no decorrer do contrato ocorre desequilbrio (quebra da sinalgma funcional) ser caso de onerosidade excessiva, pois a desproporo foi em momento posterior gnesis do negcio jurdico.

46

DIREITO CIVIL I Conforme o art. 157 do CC, a LESO tem elemento subjetivo e objetivo.

Elemento objetivo o manifesto desequilbrio entre as prestaes. J nasce desequilibrado. Ex.: compra de um imvel por R$ 500,00, mas o bem s vale R$ 100,00. O manifesto desequilbrio deve ser analisado no caso concreto, pois um conceito jurdico indeterminado (a tendncia considerar como manifesto desequilbrio um percentual inferior a 50% do valor do bem).

Elemento subjetivo necessidade ou inexperincia. A necessidade econmica. Inexperincia a pessoa que no est acostumada a fazer determinado negcio. Essa inexperincia tem de ser provada. En 290 CJF. Para ocorrer a leso, o comprador no precisa saber da necessidade ou inexperincia da outra parte. O Cdigo Civil dispensa a prova do dolo de aproveitamento. O Cdigo no quer punir o lesante, mas quer proteger o lesado. A leso do Cdigo subjetiva, pois tem como elementos a necessidade ou inexperincia, mas no usa o dolo de aproveitamento, En 150 CJF. No CDC, a leso objetiva, basta a manifesta desproporo, pois o consumidor hiposuficiente, art. 6, V, CDC. J na Lei de economia popular, Lei 1.521/51, a leso subjetiva, precisa do dolo de aproveitamento. Ocorrendo o vcio da leso, a conseqncia a anulabilidade. possvel preservar o negcio viciado pela leso, desde que o beneficirio oferea suplemento suficiente para estabelecer a sinalgma. Uma das defesas do ru o pedido de complementao do preo, uma defesa indireta de mrito, exceo substancial. En 149 CJF. J que o ru pode pedir para complementar o valor, buscando a sinalgma, a pessoa lesada tambm poderia pedir para o ru complementar o valor do negcio jurdico pelo princpio da isonomia, En 291 CJF.

ESTADO DE PERIGO (art. 156 do CC)

Tem os seguintes elementos: 1- Objetivo: a pessoa assume obrigao excessivamente onerosa. 2- Subjetivo: necessidade que a pessoa tem em salvar a prpria vida ou de ente.

47

DIREITO CIVIL I espcie de estado de necessidade. No estado de perigo, a pessoa est sob duas condies: ou paga ou coloca em risco a sua vida ou de pessoa prxima. A necessidade uma relao sade, ligada a diretos existenciais. Exige o dolo de aproveitamento, s anula o negcio jurdico se provar que o lesante sabia da sua situao de perigo. Conforme a doutrina, aplicando por analogia o art. 157, 2, do CC, pode aplicar a conservao do negcio jurdico, adequando-o equidade, En 148 CJF. Mesmo que no seja parente, o art. 156, nico CC, aplicando a diretriz da socialidade, diz que ocorrer o estado de perigo.

FRAUDE CONTRA CREDORES A fraude contra credores no um vcio de consentimento, mas sim um vcio social. Ele tambm anula o negcio jurdico. um vcio social, pois as partes declaram o que querem para prejudicar terceiro, um vcio exgeno (externo). O limite para dispor do patrimnio a insolvncia, art. 591 do CPC (responde pelos bens passados, uma vez que eles foram transferidos maculados com o vcio da fraude contra credores). O vcio se separa em dois grupos:

1- Negcios jurdicos gratuitos: para anular necessita-se de ao pauliana, bem com a comprovao do eventus damini (que as liberalidades levaram o devedor insolvncia, demonstrando o nexo causal). O ru, por sua vez, tem de provar que no houve o eventus damini, h inverso do nus da prova. O consilius fraudis no precisa ser provado, a fraude presumida, art. 158 CC. A princpio, somente o crdito quirografrio permite a alegao do vcio da fraude contra credores, pois quem tem crdito real, tem direito de seqela. Assim, no teria interesse. No entanto, quando a garantia se tornar insuficiente, o credor com garantia real, tem direito a ajuizar ao pauliana (art. 158, nico do CC). Para isso o crdito tem de ser anterior ao ato de disposio dos bens (En 292, CJF).

2- Negcios jurdicos onerosos: Alm do eventus damini o credor tem de provar a scientia fraudis, art. 159 do CC.

48

DIREITO CIVIL I Para que a scientia fraudis seja configurada, deve ocorrer uma das seguintes hipteses: a) quando se compra o bem a preo vil; b) quando h vnculo de parentesco ou amizade.

A ao pauliana ser formada com litisconsorte passivo unitrio (ajuza a demanda contra o antigo proprietrio). Se o comprador que participou do negcio fraudulento vende o bem para um terceiro (subadquirente), sendo este terceiro de boa-f o negcio ser vlido adotando a teoria da aparncia. Mas se terceiro recebe o bem atravs de um negcio jurdico gratuito, haver presuno de m-f. Conforme o art. 164 do CC, prestigiando o princpio da dignidade da pessoa humana e evitando que a pessoa fique na misria, ser permitido vender o bem por preo baixo. permitido, para conservar o negcio jurdico, que o adquirente complemente o preo at o valor real do bem, art. 160, nico, CC.

Fraude Execuo Ocorrer quando j houver um processo ajuizado. Tem de haver litispendncia e para isso o ru deve ter sido citado. A fraude em execuo poder ocorrer em: 1. negcio jurdico gratuito: basta juntar petio mostrando eventus damini; 2. negcio jurdico oneroso: deve demonstrar o eventus damini e a scientia fraudis.

Para parte da doutrina, na fraude execuo o efeito a ineficcia. A venda do bem ser ineficaz somente em relao ao credor. O juiz no cancela o registro, pois o negcio vlido. A penhora ser averbada em favor do credor. O bem est afetado para o credor e este entendimento o beneficia, j que no aparecem novos credores para concorrer no crdito.

Alienao de Bens aps o Registro da Penhora Haver presuno absoluta de fraude, art. 659, 4 do CPC. No precisa provar o eventus damini, pois o bem j estava indisponibilizado. No poder alegar boa-f, desde que a penhora esteja devidamente registrada. 49

DIREITO CIVIL I Com a introduo do art. 615-A, 3, na reforma do CPC, o credor de ttulo executivo extrajudicial, no momento da distribuio, poder pedir certido para bloquear os bens do devedor. Isso ocasionar a antecipao da fraude execuo, j que esta vem antes da citao.

SIMULAO Simulao o conluio entre os contratantes que intencionalmente praticam negcios jurdicos aparentes, diverso do efetivamente pretendido para iludir terceiros. No defeito do negcio jurdico. causa de nulidade, art. 167 do CC. H dois tipos de simulao: 1. Absoluta ocorre quando duas pessoas realizam negcio jurdico fictcio para iludir terceiro. negcio forjado. Fazem encenao, no h negcio jurdico. 2. Relativa subdivide-se em: Subjetiva: simulao ad personam, art. 167, I, CC. Quando duas pessoas fazem um negcio para esconder o que eles realmente queriam. Ex.: um indivduo doa determinado imvel para um amigo e este o doa para a concubina daquele. Objetiva: art. 167, II, CC. No muda o beneficirio, mas usa uma capa vlida para esconder um negcio no vlido. Art. 167 CC: possibilita a convalidao do negcio jurdico, caso os prejudicados no se oporem convalidao. Ex.: simula uma doao de uma cota parte de um imvel, quando na verdade o negcio realizado foi uma compra e venda. Se os demais condminos no tenham interesse em adquirir o bem, o negcio poder ser convalidado. Se houver dolo de ambas as partes, mesmo assim o participante do negcio poder pedir a declarao de nulidade do negcio jurdico, uma vez que nulidade matria de ordem pblica, art. 167 CC e En 294 CJF. Caso o beneficiado com negcio simulado venda o bem, o terceiro de boa-f no ser atingido, art. 167, 2 CC. Poder o lesado ser indenizado pelos que participaram do negcio simulado. Simulao inocente: ocorrer quando o negcio jurdico simulado no trouxer prejuzo a ningum. No entanto, esse negcio ser nulo, En 152 CJF. Simulao maliciosa: o intuito causar prejuzo. O Cdigo Civil no faz distino entre simulao inocente e maliciosa, ambas causam nulidade. Reserva mental: art. 110 do CC. Um dos declarantes reservou a verdade dos fatos para si (o negcio jurdico vlido). unilateral, ao contrrio da simulao 50

DIREITO CIVIL I que bilateral e o negcio nulo. Ex.: pessoas que se casam, porm um dos cnjuges queria ter apenas a cidadania e o outro no sabia.

DIREITO CIVIL: parte geral. PRESCRIO E DECADNCIA


A razo da existncia destes institutos a segurana jurdica e a tranqilidade social. No mundo dos direitos, h duas espcies: a) Direitos a uma prestao: traduzem-se nos direitos a um bem da vida. b) Direitos potestativos: traduzem-se na possibilidade que uma das partes tem para invadir a esfera jurdica alheia, impondo-lhe um estado de sujeio. Ex.: o direito de por fim ao vnculo conjugal; o direito de anulao de um negcio jurdico. PRESCRIO Ex.: Joo deve R$1.000,00 para Mnica. Venceu o prazo para pagamento, ou seja, houve a violao ao direito de prestao, nascendo para Mnica uma pretenso. Ento, Mnica entra com uma ao condenatria. A ao condenatria meio de proteo dos direitos a uma prestao. Para a propositura dessa ao, h um prazo, pois ocorrer um instituto chamado prescrio, que colocar fim pretenso de quem teve um direito violado. Art. 189: Violado o direito, nasce para o titular a pretenso, a qual se extingue, pela prescrio, nos prazos a que aludem os arts. 205 e 206. DECADNCIA OU CADUCIDADE

a perda de um direito potestativo, pelo decurso do prazo fixado para o seu exerccio.

51

DIREITO CIVIL I
Direito potestativo aquele que possibilita ao seu titular a prtica de atos que modifiquem a esfera jurdica alheia (direito potestativo/estado de sujeio).

Ex.: divrcio, que passou a ser direito potestativo de qualquer um: supondo que a esposa tenha sido vtima de erro essencial com a pessoa do cnjuge tem prazo de 3 anos o marido est no estado de sujeio ter que conviver com o desfazimento do vnculo entre eles. Ex.: Mnica foi coagida a realizar um negcio e deseja a anulao desse negcio. Esse direito de Mnica, que nasceu com a coao, potestativo. Mnica entra com ao constitutiva porque esta meio de exerccio dos direitos potestativos, no caso em questo, intentar ao anulatria. H um prazo para isso, pois a decadncia colocar fim ao direito. Concluses: 1. Esto sujeitas prescrio: as aes condenatrias; 2. Esto sujeitas decadncia: as aes constitutivas com prazo. Observao: as aes constitutivas podero ser com prazo (ex.: ao anulatria) ou sem prazo (ex.: ao de divrcio). 3. So perptuas, no estando sujeitas a prazo prescricional ou decadencial: as aes constitutivas sem prazo e as aes declaratrias. Observao: ao declaratria o meio de se obter uma certeza jurdica art. 4 do CPC. Essa ao no causa insegurana jurdica, nem instabilidade social. PRESCRIO a perda de uma pretenso em razo da inrcia do seu titular.
Pretenso o direito de exigir do outro uma prestao (tem tudo a ver com obrigao: credor tem o direito de exigir o cumprimento de uma prestao, por determinado prazo, sob pena de perda) Crdito/Dbito.

Renncia prescrio

52

DIREITO CIVIL I Art. 191, CC possvel a renncia prescrio? Sim, a prescrio beneficia o devedor e este pode renunciar prescrio que operou em favor dele. Porm pode ocorrer, desde que: O prazo prescricional j esteja consumado, ou seja, no existe renncia prvia; Desde que no prejudique terceiros. Momento de alegao Art. 193, CC Qual o momento de alegao da prescrio? Pode ser alegada em qualquer grau de jurisdio. Porm, em se tratando de recurso especial e recurso extraordinrio, no poder ser alegada a prescrio pela 1 vez. Isso porque esses recursos exigem pr-questionamento.

Suprimento de ofcio Art. 219, 5, CPC O juiz deve suprir de ofcio a alegao de prescrio. Causas impeditivas ou suspensivas da prescrio Depende da situao ftica para saber se a causa impeditiva ou suspensiva. Ou seja, elas podem trazer uma ou outra situao. Quem se beneficia com as causas impeditivas ou suspensivas o credor. Art. 197, CC Causas subjetivas bilaterais, diz respeito a ambos os sujeitos. Art. 197. No corre a prescrio: I. II. III. Entre os cnjuges, na constncia da sociedade conjugal; Entre ascendentes e descendentes, durante o poder familiar; Entre tutelados ou curatelados e seus tutores ou curadores, durante a tutela ou curatela. Ateno: Corre a prescrio a partir da separao e no do divrcio, porque o inciso I fala em durante a sociedade conjugal e no em durante o vnculo conjugal. Art. 198, CC Causas subjetivas unilaterais; Art. 198. Tambm no corre a prescrio: 53

DIREITO CIVIL I I contra os incapazes de que trata o art. 3; II contra os ausentes do Pas em servio pblico da Unio, dos Estados ou dos Municpios; III contra os que se acharem servindo nas Foras Armadas, em tempo de guerra. O art. 3, CC fala dos casos quando o credor absolutamente incapaz. Porm a prescrio corre contra os relativamente incapazes. Art. 99, CC Causas objetivas ou materiais. Na verdade, nesses casos, nem mesmo h pretenso. Art. 199. No corre igualmente a prescrio: I. II. III. Pendendo condio suspensiva; No estando vencido o prazo; Pendendo ao de evico.

Evico a perda da coisa em virtude de sentena judicial ou deciso administrativa, por quem a tinha como sua, em favor de um terceiro com direito anterior sobre ela. Est prevista nos artigos 447 a 457, CC. Ex.: Mnica compra o carro de Joo, mas Manuel entra com uma ao reivindicatria contra Mnica. Manuel provou que Joo roubou o carro dele e o vendeu para Mnica. Manuel o evictor e Mnica o evicto. O processo de perda chamado de evico. O adquirente poder se voltar contra o alienante, mas apenas aps a ao de evico estar resolvida. Causas interruptivas da suspenso O prazo zerado quando ela ocorre. Diferente da causa suspensiva; aps esta, o prazo volta a correr de onde parou. Art. 202. A interrupo da prescrio, que somente poder ocorrer uma vez, darse-: I. II. III. Por despacho do juiz, mesmo incompetente, que ordenar a citao, se o interessado a promover no prazo e na forma da lei processual; Por protesto, nas condies do inciso antecedente; Por protesto cambial; 54

DIREITO CIVIL I IV. V. VI. Pela apresentao do ttulo de crdito em juzo de inventrio ou em concurso de credores; Por qualquer ato judicial que constitua em mora o devedor; Por qualquer ato inequvoco, ainda que extrajudicial, que importe reconhecimento do direito pelo devedor. Pargrafo nico. A prescrio interrompida recomea a correr da data do ato que a interrompeu, ou do ltimo ato do processo para interromper. Observao: Inciso I contrrio ao art. 219, CPC, que diz que a citao que interrompe a citao. Porm esse inciso I derrogou parcialmente o caput do art. 219, CPC. Inciso II no o protesto do cartrio, mas o protesto judicial que est no art. 867, CPC. Inciso III o protesto do cartrio. Smula 153 do STF caiu em desuso porque dizia que o simples protesto cambial no interrompe a prescrio. Inciso IV basta a apresentao, no necessria a habilitao. Inciso V por exemplo, manejo de uma medida cautelar. O ato deve ser judicial, no extrajudicial. Inciso VI esse o nico inciso que traz um ato praticado pelo devedor (e no pelo credor, como os outros incisos) interrompe a prescrio. Por exemplo, parcelamento de dvida, quando confessa a dvida etc. Prazos prescricionais Esto nos artigos 205 ou 206, CC. Os outros prazos do CC so decadenciais. O prazo do art. 205 um prazo geral e residual, devendo ser utilizado quando no houver prazo especfico previsto no art. 206, CC. DECADNCIA 55

DIREITO CIVIL I

Os prazos decadenciais podem ser legais ou convencionais. uma diferena para o prazo prescricional, que s pode advir da lei. Ex.: prazo que uma loja oferece para garantia de um produto. Renncia decadncia Se a decadncia for legal, a renncia NULA. Se a decadncia for convencional, PERMITIDA. Momento de alegao Art. 211: Se a decadncia for convencional, a parte a quem aproveita pode alegla em qualquer grau de jurisdio, mas o juiz no pode suprir a alegao. Tanto a convencional, quanto a legal (mesmo o CC sendo omisso) podem ser alegadas em qualquer grau de jurisdio. Suprimento de ofcio Art. 210: Deve o juiz, de ofcio, conhecer da decadncia, quando estabelecida por lei. Decadncia legal o juiz deve suprir. Decadncia convencional o juiz no pode suprir a alegao. Causas impeditivas, suspensivas e interruptivas Art. 207: Salvo disposio legal em contrrio, no se aplicam decadncia as normas que impedem, suspendem ou interrompem a prescrio. Em regra, essas causas no se aplicam decadncia. Uma exceo, por exemplo, est no art. 208, CC: Aplica-se decadncia o disposto nos arts. 195 e 198, inciso I. No corre a prescrio, nem a decadncia contra os absolutamente incapazes. Prazos de decadncia: Parte geral art. 119, pargrafo nico; art. 178; art. 179, CC. 56

DIREITO CIVIL I Parte especial todos os prazos que aparecem.

57

Das könnte Ihnen auch gefallen