Sie sind auf Seite 1von 1

14

ATRIBUNA VITRIA, ES, DOMINGO, 27 DE MAIO DE 2012

Cidades

Perigo das plulas da inteligncia


Como ela aumenta o poder de concentrao, seu uso em concursos e vestibulares j visto como uma espcie de de doping cerebral
Texto: Andra Nunes Arte: Andr Felix apelido varia: droga dos concurseiros ou plula da inteligncia. O fato: um remdio tarja preta que vicia e usado para aumentar a capacidade de concentrao. Utilizada por um nmero no

estimado de pr-vestibulandos e candidatos que disputam vaga em concursos, ela tem preocupado especialistas por seus efeitos colaterais, mas tambm pela suposta vantagem (um tipo de doping) que daria na briga por vagas de emprego e de faculdades. Com os nomes comerciais de Ritalina ou Concerta, a droga indicada para quem possui Transtorno de Dficit de Ateno com Hiperatividade (TDAH), so da famlia das anfetaminas e tm mecanismo de ao semelhante cocana. O uso indevido pode causar dependncia qumica. No ilcita, mas uma droga, alertou a neurologista Soo Yang Lee. O professor de concursos e blo-

gueiro Rogrio Neiva conta que muitos alunos at pedem para que ele adquira o medicamento, s vendido com receita mdica restrita: Os alunos me procuram achando que eu consigo remdios. Aconselho procurar um mdico. Segundo o psiquiatra Jos Luis Leal de Oliveira, problemas cardacos esto entre os possveis efeitos colaterais. Poderamos comparar o seu uso indevido ao doping, disse. Uma jovem de 25 anos, tomou a droga na faculdade para fazer uma prova e se assustou com seus efeitos colaterais. Estudar foi incrivelmente mais fcil, mas depois tive taquicardia e as mos suavam frio, contou.

Entre duas e trs horas depois, os efeitos do remdio atingem seu ponto mximo. quando podem surgir os efeitos adversos: palpitao, tremores, dor de cabea, mo gelada e suor.

PICO DO EFEITO

Desempenho dos estudantes


2
COM A DROGA
Com sono ou dificuldade de se concentrar, o estudante apresentado droga por colegas que j a utilizaram. Entre 30 minutos e uma hora comeam os efeitos. A sonolncia diminui e o estudante consegue focar no assunto, sem distraes. Os mil e um pensamentos que atrapalhavam a ateno comeam a ir embora.

Aps cinco horas da ingesto do remdio, o usurio comea a voltar ao normal. Nas prximas trs horas, algumas pessoas podem ter insnia, irritao e ansiedade. O remdio eliminado pela urina e metabolizado pelo fgado. Uso contnuo gera o risco de dependncia qumica e psicolgica.

QUEDA

COMEA O EFEITO

DESATENTO

Efeitos colaterais Alm do risco

Ao no crebro
SEM A DROGA

Segundo os especialistas, a concentrao na hora dos estudos tem um pico mximo nos primeiros 50 minutos. o tempo mdio de uma aula na escola.

MELHOR APROVEITAMENTO

O metilfenidato, princpio ativo da Ritalina e do Concerta, aumenta a concentrao das substncias dopamina e noradrenalina no crtex prfrontal, no crebro, rea responsvel por planejar e executar atividades. Em quem tem dficit de ateno, os efeitos so mais intensos. Pessoas saudveis sentem diferena menos intensa.

de dependncia qumica e psicolgi ca, a Ritalina pode causar insnia, problemas cardacos , tremores, perda de apetite alteraes hormonai e s.

Aps esse perodo, a concentrao nos estudos comea a diminuir. Isso varia de acordo com cada estudante e seus hbitos de aprendizado.

COMEA A DISTRAO

REMDIO PROIBIDO

Para ter melhor aproveitamento, especialistas sugerem que o estudante faa um intervalo de 10 a 20 minutos ou mude o tema a ser estudado quando comear a ficar disperso.

INTERVALOS AJUDAM

Outra dica para melhorar os estudos tirar um cochilo de dia (que no pode durar mais de 20 minutos), para descansar a mente.

COCHILO TARDE

Tambm h relatos de concurseiros e estudantes que, para melhorar o desempenho, usam cafena manipulada, energticos, guaran em p, rebite (usado por caminhoneiros) e at emagrecedores proibidos.

Desateno pode ser um problema quando o aluno:


motivo aparente. em situaes simples.

Empresas no pensam em fazer antidoping

ANLISE

> AS ORGANIZADORAS de concur-

> TEM BAIXO rendimento escolar sem > TEM DIFICULDADE de concentrao > NO SEGUE instrues at o fim e

no termina deveres de escola com frequncia.

Obs: S mdicos diagnosticam a doena

sos Consulplan, Cetro, Fundao Getlio Vargas, Cesgranrio, Fundao Carlos Chagas e Cespe foram consultadas e no anunciaram testes antidoping em concurseiros. > ESTIMA-SE que o Brasil seja o segundo maior consumidor de Ritalina do mundo, ficando atrs apenas dos Estados Unidos.

doping intelectual
A Ritalina uma droga psicoativa e que tem reaes adversas bastante complicadas. Afeta o sistema nervoso, causa dor de cabea, insnia, psicose, alucinao e pode levar ao suicdio e depresso. H um questionamento srio se o TDAH (dficit de ateno) mesmo uma doena. No h prova que um problema neurolgico ou neuropsiquitrico. Em crianas, a Ritalina vai anestesiar conflitos sem apontar o problema real. Eu no daria para um paciente um remdio que eu no da-

Maria Aparecida Affonso Moyses,


pediatra e professora da Unicamp

ria para um filho ou sobrinho meu. Ela no melhora a inteligncia; s tem efeito de focar a ateno. Voc presta ateno a uma coisa de cada vez, assim como a cocana. um doping intelectual com risco de vcio muito grande.

Fontes: Diretora pedaggica do Cep Ivone Goldner; coordenador do Up Dorian Rangel; professor, blogueiro e juiz Rogrio Neiva; psicopedagoga Penha Peterli; psiquiatra Jos Luis Leal de Oliveira; neurologista Soo Yang Lee; site da Associao Brasileira de Dficit de Ateno.

Das könnte Ihnen auch gefallen