Sie sind auf Seite 1von 4

Para refletir, pensar, sentir...

O poema um gnero textual que apresenta a finalidade de levar o leitor possibilidade de "viajar", de sentir as metforas, a musicalidade, o ritmo... A arte e a esttica se encontram como elementos edificadores da natureza humana... ou no! Drummond nos brinda com esta delicadeza de poema... Apreciem sem moderao!! Atividades 1. Qual a mensagem do poema? 2. De alguma forma voc se identifica com o texto? Se a resposta for sim justifique: 3. No poema, Carlos Drummond de Andrade diz que necessrio recomear. Voc concorda com o autor? Em algum momento de sua vida voc precisou recomear?

Dados da Aula O que o aluno poder aprender com esta aula


O aluno entrar em contato com o gnero textual poesia, compreendendo aspectos estruturais desse texto.

Durao das atividades


Aproximadamente 2 aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prvios trabalhados pelo professor com o aluno


Ser necessrio que o aluno esteja alfabetizado e inserido no processo de letramento.

Estratgias e recursos da aula


Momento 1: Leitura da poesia O ltimo andar, de Ceclia Meireles. O ltimo andar Ceclia Meireles No ltimo andar mais bonito do ltimo andar s v o mar. l que eu quero morar. O ltimo andar muito longe: custa-se muito a chegar. Mas l que eu quero morar. Todo o cu fica a noite inteira sobre o ltimo andar. l que eu quero morar. Quando faz lua, no terrao fica todo o luar. l que eu quero morar. Os passarinhos l se escondem, para ningum os maltratar: no ltimo andar. De l se avista o mundo inteiro: tudo parece perto, no ar. l que eu quero morar: no ltimo andar. Xerocar a poesia, entregar para os alunos lerem e colarem no caderno. A professora dever realizar uma leitura em voz alta (modelar), incentivando o aluno a ir frente da sala para tambm fazer a leitura. Em seguida, conversar com os alunos a respeito desse texto, perguntar se eles sabem o nome desse gnero textual e quais as caractersticas que demonstram ser, esse texto, uma poesia. Ressaltar que a poesia um texto dividido em partes. Cada parte se chama estrofe e cada linha da estrofe recebe o nome de verso. Destacar que, em muitas poesias como nessa, h uma musicalidade, uma sonoridade sustentada pelas rimas (palavras que tem o mesmo som final). Pedir para os alunos colorirem da mesma cor as palavras que rimam (como MAR e POMAR). Conversar a respeito da temtica dessa poesia, perguntar o que eles entenderam, que ideia eles tem de casa, de lugar preferido ou perfeito para morar. Por ltimo, conversar a respeito da autora da poesia, perguntando se eles a conhecem. Deixar que os alunos falem e, em seguida, pedir para trazerem na prxima aula informaes e outras poesias dessa poetiza. Momento 2 Para relacionar com a poesia que est sendo trabalhada, pedir aos alunos que escrevam e desenhem, em uma folha, como seria um lugar ideal para eles morarem.

Ao trmino dessa atividade, eles podero apresentar seus trabalhos, relatando aos amigos o que desenharam e escreveram (Essa atividade incentiva a participao dos alunos, desenvolve a linguagem oral e trabalha com questes particulares, como timidez ao falar em pblico). Momento 3 Na aula seguinte, ouvir as informaes sobre a poetiza e pedir aos alunos que leiam as poesias que encontraram, escritas pela autora. A professora poder montar um mural com as poesias que os alunos conseguiram e, se possvel, com a fotografia da poetiza. (Recurso complementar) Essa atividade tem como objetivo aproximar o aluno leitor do universo do autor. Momento 4 Apresentar a poesia abaixo: Tempestade Roseana Murray O vento vento com voz de trovo acende uma luz de medo no meu corao. Ser que j vem tempestade? Ser que vai inundar a cidade? Que bom que s caiu uma chuva fininha e o vento grosso se transformou em brisa pequenininha. Vento ventinho com voz de sininho faz um carinho nas minhas mos. O professor entregar a poesia e pedir que alguns alunos a leiam, observando a entonao, se est adequada. Aps alguns comentrios sobre a temtica da poesia - tempestade, chuva - o professor poder avaliar se o aluno compreendeu a estrutura de uma poesia, realizando perguntas orais, tais como: - Como se chama cada parte da poesia? -Quantas estrofes tem essa poesia? - E como se chama cada linha da estrofe? - Quantos versos tem essa poesia? - Quais seriam, as caractersticas de uma poesia? - O que so rimas? - Essa poesia apresenta rimas?

Recursos Complementares
http://4.bp.blogspot.com/_hM2nbllsng/RzSrEj9DM6I/AAAAAAAAAsc/Q_f9nuQCuPU/s320/Cecilia%2BMeireles.jpg

Avaliao

Durante o desenvolvimento da aula o professor avaliar se o aluno: - compreendeu a funo social da poesia;

- percebeu a importncia da sonoridade para a leitura de uma poesia; - diferenciou verso de estrofe; - distinguiu as rimas existentes. O professor poder tambm analisar a escrita e os desenhos dos alunos, verificando se eles conseguiram expressar seus pensamentos a respeito de uma casa ideal.

Das könnte Ihnen auch gefallen