You are on page 1of 2

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE CONSTRUÇÃO CIVIL

PCC-2435: Tecnologia da Construção de Edifícios I EXERCÍCIO E2 (15 minutos)
1. Apresente o(s) objetivo(s) de se elaborar o relatório sobre as condições de vizinhança e justifique se é ou não uma atividade importante no início de qualquer obra.

2. Há cuidados elementares a serem observados durante a demolição a fim de se prevenir. Quais são esses cuidados e, considerando que a construtora tenha contratado uma empresa especializada para efetuar o serviço, de quem é a responsabilidade caso ocorra algum acidente?

3. O tempo para a realização de um movimento de terra é muito variável. Apresente quais são os elementos a serem considerados na sua estimativa e quais os cuidados para a contratação desse serviço.

4. São diferentes os métodos de contenções empregados quando da existência de escavações em edifícios. Cite pelo menos duas apresentando suas principais características tecnológicas (quando é mais indicado o seu uso, equipamentos e componentes empregados, seqüência de execução).

Por que antes do início dos serviços preliminares de construção. destacando os principais pontos que deverão ser observados.ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE CONSTRUÇÃO CIVIL PCC-2435: Tecnologia da Construção de Edifícios I EXERCÍCIO E3 A obra em que você foi contratado como estagiário tem as seguintes características: • • • • • • • • • edifício de 28 pavimentos com dois subsolos. presença de lençol freático a 7. pede-se: 1. 5. Discuta quais responsabilidades e providências que cabem ao empreendedor/incorporadora/construtora. há a necessidade de retirada de resíduo e hoje existe uma resolução do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) (resolução 307 de 05/07/02) que dispõe sobre a gestão dos resíduos da construção. do lado esquerdo: um edifício de 8 pavimentos com um subsolo. localizado em Moema. com recuo frontal de 10m.Se haverá demolição. proponha um roteiro de como você realizaria esta visita. também com dois subsolos.Quanto ao movimento de terra: Será necessário o serviço de movimento de terra neste edifício? Se sim. área do pavimento tipo do edifício: 280m2.Será necessária a demolição das edificações existentes para o início da obra. Como você o planeja fazer? Que equipamento(s) empregaria? Que informações são necessárias para o engenheiro de obra planejar ou contratar esse serviço e como obter tais informações? Que volume espera movimentar? Quais formas de contratação dos serviços de movimento de terra são possíveis e que forma você utilizaria? Por quê? Apresente suas vantagens e desvantagens em relação a uma outra possibilidade.0m Com isto em vista. Descreva a seqüência executiva de pelo menos um dos tipos que utilizaria. Quais os principais controles a realizar nos serviços de movimento de terra e como fazê-lo? 7. Como propõe que seja feito o registro? 3.Que problemas a engenharia pode ter com a falta de energia elétrica. o subsolo ocupará todo o terreno menos o recuo frontal exigido pela legislação de 5. Discuta as implicações desta resolução para as empresas construtoras. 2. vizinhança dos sobrados: do lado direito: construção assobradada da década de 40. a ser construído no lugar de 4 antigos sobrados (ainda existentes. destacando os principais cuidados e dificuldades existentes. pé-direito dos subsolos de 3. estimando o tempo que espera gastar em cada uma delas.Proponha um planejamento das atividades iniciais. . edifício com 14m de frente e 20m de fundo. deve-se realizar a vistoria no local da obra e nas vizinhanças? Para este caso específico. e no fundo: um edifício de múltiplos pavimentos.0m.0m do nível da rua e solo areno-argiloso. 4. área total do terreno onde o edifício será construído 2000m2 (40mx50m). água e esgoto na instalação da obra? 6.Quanto às contenções de vizinhança: Será necessário o emprego de contenções de vizinhança? Que tipo de contenção você escolheria? Justifique. mas desabitados).