Sie sind auf Seite 1von 5

Falncia: Noes preliminares A palavra Falncia, segundo o dicionrio Michaelis proveniente do termo latino fallentia, sendo o Ato ou efeito

o de falir; falimento (...) estado de quase insolvncia ou de insolvncia completa de um comerciante ou casa comercial, reconhecido por tribunal; bancarrota, quebra1. Historicamente era a falncia interpretada como sano ao devedor (por vezes punida com mutilao ou morte) sendo que os termos bancarrota e quebra remontam idade mdia, onde ocorria literalmente a quebra pelos credores da banca do comerciante. Porm, com o passar dos anos e o desenvolvimento cultural da sociedade, da tecnologia empresarial e jurdica e principalmente aps a entrada em vigor da nova Lei de Recuperaes e Falncias (LRF), Lei 11.101/2005, quebrou-se paradigma de sano passando a falncia a ser interpretada como o direito do devedor honesto de ter os seus bens liquidados judicialmente pelo Estado. Principiologicamente informa o art. 75 da Lei de Falncias (LRF) que a falncia, ao promover o afastamento do devedor de suas atividades, visa a preservar e otimizar a utilizao produtiva dos bens, ativos e recursos produtivos, inclusive os intangveis, da empresa. Tm-se neste artigo, insculpidos os princpios orientadores

apresentados pelo senador Ramez Tebet no parecer n 534 de 2004, sobre o Projeto de Lei da Cmara n 71, de 2003 (convertido na Lei 11.101 de 09 de fevereiro de 2005, Lei de Recuperao Judicial, Extrajudicial e Falncias LRF), atinentes ao falncia:
1. Preservao da empresa: em razo de sua funo social, a empresa deve ser preservada sempre que possvel, pois gera riqueza econmica e cria emprego e renda, contribuindo para o crescimento e o desenvolvimento social do Pas. Alm disso, a extino da empresa provoca a perda do agregado econmico representado pelos chamados intangveis como nome, ponto comercial, reputao, marcas, clientela, rede de fornecedores, know-how, treinamento, perspectiva de lucro futuro, entre outros.
1

Dicionrio Michaelis UOL. Disponvel em: < http://michaelis.uol.com.br>. Acesso em: 28 maio 2012.

2. Separao dos conceitos de empresa e de empresrio: a empresa o conjunto organizado de capital e trabalho para a produo ou circulao de bens ou servios. No se deve confundir a empresa com a pessoa natural ou jurdica que a controla. Assim, possvel preservar uma empresa, ainda que haja a falncia, desde que se logre alien-la a outro empresrio ou sociedade que continue sua atividade em bases eficientes. 3. Recuperao das sociedades e empresrios recuperveis: sempre que for possvel a manuteno da estrutura organizao ou societria ainda que com modificaes o Estado deve dar instrumentos e condies para que a empresa se recupere, estimulando, assim, a atividade empresarial. 4. Retirada do mercado de sociedades ou empresrios no recuperveis: caso haja problemas crnicos na atividade ou na administrao da empresa, de modo a inviabilizar sua recuperao, o Estado deve promover de forma rpida e eficiente sua retirada do mercado, a fim de evitar a potencializao dos problemas e o agravamento da situao dos que negociam com pessoas ou sociedades com dificuldades insanveis na conduo do negcio. (...)2

Usualmente, o termo falido ou quebrado utilizado popularmente para qualificar as empresas (empresrios, comerciantes e assemelhados) em crise econmico-financeira, entretanto tal aplicao inadequada, haja vista que, para a condio de falido necessria a existncia de sentena judicial decretando a falncia, transitada em julgado (quando sobre ela no mais sejam cabveis recursos). O renomado jurista Fabio Ulha Coelho prope a sistematizao no tocante crise da Empresa distinguindo-a como sendo de origem econmica, quando h retrao considervel nos negcios desenvolvidos pela empresa; financeira quando a sociedade empresria no tem caixa para honrar seus compromissos (tambm conhecida como crise de liquidez, a qual tem como efeito a impontualidade); e patrimonial quando h a insuficincia nos bens do ativo para cobrir a satisfao do passivo (tambm conhecida como insolvncia). Prepondera ainda que normalmente uma crise desencadeia ou agrava a outra, mas sendo cada ver ocorrente os casos nos quais manifesta-se somente um dessas crises sem verdadeira preocupao aos agentes econmicos3.
2

TEBET, Ramez. Parecer da Comisso de Assuntos Econmicos de n 534 de 2004 Elaborado sobre o Projeto de Lei da Cmara de n 71, do ano de 2003 (n 4376/93 na Casa de orgem). Disponvel em: [http://www.senado.gov.br/web/senador/ramez/lei%20de%20recupera%E7%E3o%20de %20empresas.pdf.]. Acesso em: 14 de janeiro de 2009. p. 29-31
3

COELHO, Fbio U. Comentrios nova Lei de Falncias e de recuperao de empresas: (Lei 11.101, de 9-2-2005). 3. ed. So Paulo: Saraiva, 2005. p. 23.

Porm a situao de crise no implica em falncia, existindo um remdio adequado para cada situao, seja a reestruturao administrativa, seja uma recuperao extrajudicial, seja uma recuperao judicial, seja uma liquidao extrajudicial ou, por vezes, at uma auto-falncia. Quem pode falir? Nos termos dos arts. 1. e 2. da Lei 11.101/05 (LRF) esto sujeitos falncia o empresrio (antigo comerciante individual - seja de responsabilidade limitada ou de responsabilidade ilimitada) e a sociedade em empresria (pessoas jurdicas), excludos deste rol empresas pblicas, sociedade de economia mista, instituio financeira pblica ou privada, cooperativa de crdito, consrcio, entidade de previdncia complementar, sociedade operadora de plano de assistncia sade, sociedade seguradora, sociedade de capitalizao e outras entidades legalmente equiparadas s anteriores. Quem pode requerer a falncia? Determina o artigo 97 da LRF que podem requerer a falncia do devedor:
I o prprio devedor (atravs da autofalncia); II o cnjuge sobrevivente, qualquer herdeiro do devedor ou o inventariante (quando falecido o devedor); III o cotista ou o acionista do devedor na forma da lei ou do ato constitutivo da sociedade; IV qualquer credor (entretanto o credor empresrio dever apresentar certido do Registro Pblico de Empresas que comprove a regularidade de suas atividades).

Em quais hipteses se pode basear um pedido de falncia? Alm da qualidade do devedor e do credor tambm relevante o motivo pelo qual se requer a falncia, sendo este disciplinado pelo artigo 94 da LRF, o qual determina que ser decretada a falncia do devedor que:
I sem relevante razo de direito, no paga, no vencimento, obrigao lquida materializada em ttulo ou ttulos executivos protestados cuja soma ultrapasse o equivalente a 40 (quarenta) salrios-mnimos na data do pedido de falncia; (tambm denominada falncia por impontualidade - porm, podem vrios credores se reunir para alcanar a referida quantia) II executado por qualquer quantia lquida, no paga, no deposita e no nomeia penhora bens suficientes dentro do prazo legal (falncia por execuo frustrada);

III pratica qualquer dos seguintes atos, exceto se fizer parte de plano de recuperao judicial (pratica os chamados atos de falncia): a) procede liquidao precipitada de seus ativos ou lana mo de meio ruinoso ou fraudulento para realizar pagamentos; b) realiza ou, por atos inequvocos, tenta realizar, com o objetivo de retardar pagamentos ou fraudar credores, negcio simulado ou alienao de parte ou da totalidade de seu ativo a terceiro, credor ou no; c) transfere estabelecimento a terceiro, credor ou no, sem o consentimento de todos os credores e sem ficar com bens suficientes para solver seu passivo; d) simula a transferncia de seu principal estabelecimento com o objetivo de burlar a legislao ou a fiscalizao ou para prejudicar credor; e) d ou refora garantia a credor por dvida contrada anteriormente sem ficar com bens livres e desembaraados suficientes para saldar seu passivo; f) ausenta-se sem deixar representante habilitado e com recursos suficientes para pagar os credores, abandona estabelecimento ou tenta ocultar-se de seu domiclio, do local de sua sede ou de seu principal estabelecimento; g) deixa de cumprir, no prazo estabelecido, obrigao assumida no plano de recuperao judicial.

Quais as defesas do devedor? Recebido o pedido pelo juiz e estando formalmente em ordem determinada a citao da devedora a qual tem prazo de 10 (dez) dias para pagar o dbito (se o pedido for apresentado com fundamento nos incisos I e II do artigo 94 da LRF) evitando-se assim a decretao da falncia, ou para apresentar sua defesa. No caso de no pagamento (quando a falncia for requerida com base no art. 94, inciso I da LRF) diz o art. 96 que, como matrias de defesa, para a no decretao da falncia deve requerido provar a ocorrncia de um ou mais das condies abaixo:
I falsidade de ttulo executivo; II prescrio do dbito; III nulidade de obrigao ou de ttulo; IV pagamento da dvida; V qualquer outro fato que extinga ou suspenda obrigao ou no legitime a cobrana de ttulo; VI vcio em protesto ou em seu instrumento; VII apresentao de pedido de recuperao judicial no prazo da contestao; VIII cessao das atividades empresariais mais de 2 (dois) anos antes do pedido de falncia, comprovada por documento hbil do Registro Pblico de Empresas, o qual no prevalecer contra prova de exerccio posterior ao ato registrado.

Entretanto, as defesas previstas nos incisos I a VI acima no obstam a decretao de falncia se, ao final, restarem dbitos no atingidos pelas defesas. Assim, sempre recomendado ao devedor que deposite em juzo o montante total do dbito para evitar-se uma falncia em caso de somente parcial procedncia da defesa. Ainda, conforme preceituam os artigos 95 e 96, VII ambos da LRF, pode o devedor apresentar, no prazo da Contestao, um pedido incidental de recuperao judicial, o qual, se deferido o processamento, suspende a ao falimentar. Digno de especial destaque que a LRF impe limites a fim de coibir-se o abuso do exerccio do direito do credor, sendo que quem por dolo requerer a falncia de outrem ser condenado, na sentena que julgar improcedente o pedido, a indenizar o devedor, apurando-se as perdas e danos em liquidao de sentena (LRF art. 101), limite este imposto pelo legislador em vista dos abusos outrora cometidos em pedidos de falncia sob a gide da revogada legislao. O processo falimentar situa-se dentre os ritos especiais como um dos mais complexos, especialmente por envolver vrias reas do Direito (Direito Civil, Processual Civil, Tributrio, Penal, Processual Penal e por vezes Administrativo). Longe de esgotar-se a discusso, trata o presente somente do primeiro sobre o tema, de uma srie e artigos elaborados com o objetivo de esclarecer e desmistificar o processo de falncia apresentando-o na realidade como uma soluo da sociedade ao cumprimento do princpio constitucional de funo social da propriedade dos bens de produo.

Das könnte Ihnen auch gefallen