Sie sind auf Seite 1von 6

|[pic] | | | | |

|Centro Universitrio da

|Fundao Educacional de Barretos

|Instituto Superior de Educao

Felipe Carmona da Silva

Qumica da Limpeza

Projeto de Pesquisa apresentado ao curso de Licenciatura em Qumica do Centro Universitrio da Fundao Educacional de Barretos (Unifeb)

AGRADECIMENTO

Sumrio

1- INTRODUO 2- JUSTIFICATIVA 3- OBJETIVOS 5

3 4

3.1-OBJETIVOS GERAIS5 3.2-OBJETIVOS ESPECIFICOS 4- METODOLOGIA 6 5

4.1- CONTEDOS 4.2- ATIVIDADES 5- BIBLIOGRAFIA

6 6 9

1- INTRODUO

Este projeto mostra de uma maneira geral como elaborar um projeto cientifico na rea de qumica, trazendo todas as metodologias que o professor devera utilizar em parceria com seus alunos. Tem como objetivo compreender a nomenclatura de substancias orgnica, descrev em linguagem cientifica, utilizando como fonte deste processo detergente e sabonete liquido.

2- JUSTIFICATIVA

Tendo em vista que o ensino de qumica esta baseado em trs pilares

a) Transformaes qumicas; b) Matrias e suas propriedades; c) Modelos explicativos, o tema citado.

Proporciona ao aluno um conhecimento qumico contextualizado em que os contedos da qumica orgnica sero utilizados para a compreenso da composio e propriedades do detergente, sabonete lquido, assim como caractersticas e funes de cada substancia utilizada.

3- OBJETIVOS

3.1-OBJETIVOS GERAIS

Desenvolver as competncias e habilidades no aluno em consonncia com os temas e contedos do ensino de qumica propostos no PCN+ (Parmetros Curriculares Nacionais) Propiciar situaes em que o aluno seja agente de seu aprendizado.

3.2-OBJETIVOS ESPECIFICOS

Reconhecer e compreender a nomenclatura das substncias orgnicas; Descrever as substncias orgnicas em linguagem cientfica na forma de tabela para os produtos; detergente e sabonete lquido.

Identificar:

a) As transformaes qumicas pela percepo de mudana na natureza dos materiais na preparao do detergente; b) A presena do conhecimento qumico na cultura contempornea no setor domestico, em especifico, nos produtos de limpeza como o detergente e o sabonete lquido.

4- METODOLOGIA

Aula experimental: preparao do detergente e sabonete lquido; Pesquisas livros e apostilas de funes orgnicas; Analise de texto; Produo de painel; Sociabilizao do projeto de ensino em qumica em uma feira cientifica; Analise de dados na classe utilizando os itens acima;

4.1- CONTEDOS

Estudo dos compostos oxigenados e nitrogenados;

Nomenclatura da qumica orgnica; Substancias orgnicas: composio, propriedades e transformaes.

4.2- ATIVIDADES

NO LABORATRIO: -execuo dos procedimentos em grupos de 5 ou 6 alunos, onde eles disponham de alguns materiais comprados por eles e pela escola para preparar o detergente e o sabonete lquido; -Paralelamente, pesquisa em livro e analise de texto das perguntas: -Como o sabo limpa? -Quando o sabo falha?

PREPARAO DO DETERGENTE: -Verificar a ocorrncia da transformao qumica pela percepo da natureza dos materiais seguindo os itens: Mudana: -De cor. S/N? -no aspecto do produto base. S/N?

PREPARAO DO SABONETE LQUIDO: -Verificar a alterao do produto base em relao adio de cloreto de sdio: Viscosidade: -quantidade recomendada = -excesso =

ANLISE DA VISCOSIDADE: DETERGENTE x SABONETE LQUIDO O que ocorre no detergente quando a excesso de cloreto de sdio? E no sabonete lquido?

ANALISE DO PERFUME E DA COR: DETERGENTE x SABONETE LQUIDO Comparar o perfume e a cor dos dois produtos levando em considerao que no sabonete liquido seguiu-se a quantidade do procedimento e no detergente no.

FASE FINAL DO LABORATRIO: -Acondicionamento de detergente e sabonete lquido em embalagens vazias, limpas e sem rotulo de detergente. -Colagem do rtulo no detergente e sabonete lquido produzido pelos alunos.

PAINEL: -Confeco de cartazes para montagem do painel explicativo sobre a fabricao e limpeza dos sabes assim como a composio qumica dos detergentes, suas vantagens e desvantagens.

SOCIABILIZAO DO PROJETO DO ENSINO DE QUMICA: (FEIRA CIENTFICO-CULTURAL) -Apresentao do detergente e sabonete lquido durante a feira cientifica cultural da escola, assim como o painel.

NA CLASSE: -Abordar a composio e nomenclatura dos compostos oxigenados e nitrogenados, assim como suas transformaes.

1. A FUNO DOS COMPONETNTES DO DETERGENTE:

Composio e nomenclatura Propriedades e transformaes das substancias utilizadas

2. A FUNO DOS COMPONETENS DO SABONETE LQUIDO:

Composio e nomenclatura nfase nas essncias utilizadas pelos grupos: Aldedos, Cetonas e steres.

5- BIBLIOGRAFIA

Livros:

SOLOMONS, Graham e FRYHLE, CraigQumica Orgnica, Editora LTC, 7. Edio, 2001, Rio de Janeiro.

MORTIMER, Eduardo Fleury e Adra Horta Machado Qumica para o ensino mdio, Editora Scipione, 1 edio, 2003, So Paulo.

FELTRE, Ricardo. Qumica Orgnica, volume 3, 4. So Paulo

Material da Internet

www.oxiteno.com.br

http://www.ucs.br/ccet/defg/naeq/materialdidadico/textos_interativos_27.htm

Das könnte Ihnen auch gefallen