Sie sind auf Seite 1von 3

Fsseis

Por: Leandro Villela de Azevedo Doutor em Histria Social (USP) Professor de Histria e Atualidades no Ensino Fundamental e Mdio em So Caetano do Sul SP (melhores escolas da rede particular) Professorleandrovillela@gmail.com www.profleandro.com www.tecnaulau.blogspot.com

muito comum, quando falamos de animais e pessoas que viveram h milhares de anos, ouvirmos a palavra fssil. Mas o que um fssil? Ao contrrio do que muita gente pensa fsseis normalmente no so partes de um ser vivo, e sim indcios da existncia desse ser vivo. Como assim? Existem pelo menos dois tipos de fsseis bem diferentes: Fsseis de vestgio

Vamos supor o seguinte: Um animal morre. Como voc sabe, assim que um ser vivo morre seu corpo entra em decomposio (o que chamamos normalmente de "comear a apodrecer") mas a velocidade que cada parte do corpo apodrece diferente, dependendo do material que essa parte feita. Por exemplo, no corpo humano a primeira coisa que apodrece so os rgos internos, depois a pele e carne e por ltimo ossos e cabelo. Ento vamos supor que um cavalo morreu h milhares de anos. Seus rgos, carne e pele j apodreceram, mas sobraram os ossos. Mesmo os ossos vo apodrecendo com o tempo, mas pode demorar centenas ou milhares de anos. Ocorre que, muitas vezes esses ossos do animal morto acabam sendo cobertos por camadas de terra ou outras pedras. Com a presso isso cria rochas sedimentares em volta dos ossos. Assim a rocha que se formou tem o formato do osso do animal. Com o tempo mesmo o osso vai se apodrecendo e a regio do osso sendo substituda por pedra (chamamos isso de petrificao do osso). No final do processo temos um osso de pedra, no mesmo formato do osso do animal original, mas sem ser o osso em si. Ou seja, no possvel fazer um exame de carbono 14, por exemplo, para se saber a idade do fssil.

No caso dos dinossauros, por exemplo, basicamente todos os fsseis que temos so desse tipo, ou seja, no temos hoje em dia ossos de dinossauros, mas sim ossos de pedra no formato dos ossos dos dinossauros de antigamente. Mas por no ser o osso do dinossauro em si no possvel, por exemplo, querer pegar o DNA dos dinossauros e fazer clones deles, por exemplo. s vezes um fssil de vestgio toma formato no s do osso do animal, mas do animal inteiro. No exemplo que tnhamos dado do cavalo, primeiro o cavalo morreu e somente aps sculos que a terra se junto em cima dele e forma rochas sedimentares. Mas imagem uma situao diferente (e mais rara) um cavala anda ao lado de um vulco e este entra em erupo. A lava vem e cobre o cavalo por inteiro. Assim que a lava esfria ela vira rocha, mas como ela envolveu o cavalo essa rocha vai ter o formato do cavalo inteiro e no somente dos seus ossos. Neste caso o cavalo, mesmo envolto pela rocha de magma, continua a apodrecer e sofre o processo de petrificao que est explicado acima. Mas o que teremos um fssil com o formato de um cavalo inteiro e no s dos ossos. Esses fsseis so muito mais raros, no temos, por exemplo, nenhum grande dinossauro fossilizado desta forma.

Fsseis Orgnicos

Em vezes ainda mais raras possvel que um fssil no seja somente uma pedra com o formato de um animal, mas que contenha o animal inteiro ali dentro. Isso ocorre em especial por causa de uma substncia chama mbar. Algumas rvores produzem uma resina chamada mbar. Essa resine cobre a casca da rvore por fora impedindo que ela apodrea com o tempo. Por isso que temos, por exemplo rvores com milhares de anos sem nunca apodrecer (o que impossvel a qualquer animal). Acontece que s vezes alguns pequenos animais (normalmente insetos) vm e ficam grudados desse mbar das rvores, sendo coberto por eles. Desta forma podemos ter um fssil de um mosquito pr-histrico preso em mbar. Como essa substncia mata todas as bactrias e fungos que causam o apodrecimento aquela mosca, enquanto estiver presa no mbar, mesmo depois de morta, no vai apodrecer nunca. Assim o que temos no somente uma pedra com o formato da mosca, mas a prpria mostra presa dentro da pedra. Nestes casos, teoricamente, seria possvel extrair o DNA da mosca.

Acontece que como qualquer rvore produz sempre uma quantidade pequena de mbar, no temos nenhum grande animal preso em mbar, apenas pequenos insetos.

Das könnte Ihnen auch gefallen