Sie sind auf Seite 1von 12

Rodrigo Daniel Gonalves Leandro Assistente Social N.

8491 CRESS/PR 11 Regio Departamento de Apoio Juventude - Diretor Secretaria Municipal de Juventude Toledo/Paran Fonte: http://domingosneto.com.br/sites/default/files/pdf/estatutojuventude.pdf

CMARA DOS DEPUTADOS


COMISSO ESPECIAL DESTINADA A PROFERIR PARECER AO PROJETO DE LEI N 4.529, DE 2004, DA COMISSO ESPECIAL DESTINADA A ACOMPANHAR E ESTUDAR PROPOSTAS DE POLTICAS PBLICAS PARA A JUVENTUDE, QUE "DISPE SOBRE O ESTATUTO DA JUVENTUDE E D OUTRAS PROVIDNCIAS". (ESTATUTO DA JUVENTUDE)

SUBSTITUTIVO ADOTADO PELA COMISSO AO PROJETO DE LEI N 4.529, DE 2004


(Apensos: PL 6.923/06, PL 27/07, PL 280/07, PL 885/07, PL 1.604/07, PL 4.502/07, PL 1.259/07, PL 5.721/09 e PL 6.010/09) Institui o Estatuto da Juventude, dispondo sobre os direitos dos jovens, os princpios e diretrizes das polticas pblicas de juventude, o estabelecimento do Sistema Nacional de Juventude e d outras providncias. O CONGRESSO NACIONAL decreta:

TTULO I DOS DIREITOS E DAS POLTICAS PBLICAS DE JUVENTUDE CAPTULO I DOS PRINCPIOS E DIRETRIZES DAS POLTICAS PBLICAS DE JUVENTUDE
Art. 1 Esta Lei institui o Estatuto da Juventude, dispondo sobre os direitos dos jovens, os princpios e diretrizes das polticas pblicas de juventude, o estabelecimento do Sistema Nacional de Juventude e d outras providncias. 1 Para os efeitos desta Lei, so consideradas jovens as pessoas com idade entre quinze e vinte e nove anos, de acordo com a seguinte nomenclatura: I - jovem-adolescente, entre quinze e dezessete anos; II - jovem-jovem, entre dezoito e vinte e quatro anos;

III - jovem-adulto, entre vinte e cinco e vinte e nove anos. 2 Os direitos assegurados aos jovens nesta Lei no podem ser interpretados em prejuzo do disposto na Lei n 8.069, de 12 de julho de 1990.

SEO I Dos Princpios


Art. 2 O disposto nesta Lei e as polticas pblicas de juventude so regidos pelos seguintes princpios: I respeito dignidade e autonomia do jovem; II no-discriminao; III respeito pela diferena e aceitao da juventude como parte da diversidade da condio humana, considerado o ciclo de vida; IV igualdade de oportunidades; V desenvolvimento de aes conjuntas e articuladas entre os Ministrios e entes federados e a sociedade, de modo a assegurar a plena participao dos jovens nos espaos decisrios; VI promoo e valorizao da pluralidade da participao juvenil por meio de suas representaes; VII estabelecimento de instrumentos legais e operacionais que assegurem ao jovem o pleno exerccio de seus direitos, decorrentes da Constituio Federal e das leis, e que propiciem a sua plena integrao comunitria, o seu bem-estar pessoal, social e econmico; e VIII regionalizao das polticas pblicas de juventude.

SEO II Das Diretrizes Gerais


Art. 3 Os agentes pblicos ou privados envolvidos com polticas pblicas de juventude devem observar as seguintes diretrizes: I - estabelecer mecanismos que favoream o desenvolvimento juvenil; II - desenvolver programas setoriais e intersetoriais destinados ao atendimento das necessidades especficas do jovem, considerando a diversidade da juventude e as especificidades de suas faixas etrias intermedirias; III - adotar estratgias de articulao entre rgos pblicos e entidades privadas, com organismos internacionais e estrangeiros para a implantao de parcerias para a execuo das polticas pblicas de juventude; IV - realizar a integrao das aes dos rgos e entidades pblicas e privadas nas reas de sade, sexualidade, planejamento familiar, educao, trabalho, transporte, assistncia social, previdncia social, habitao, cultura, desporto e lazer, visando promoo do desenvolvimento juvenil, integrao intergeracional e social do jovem; V - promover a mais ampla incluso do jovem, respeitadas as suas peculiaridades, em todas as iniciativas governamentais; VI - viabilizar formas de participao, ocupao e convvio do jovem com as demais geraes; VII - viabilizar a ampla participao juvenil na formulao, implementao e avaliao das polticas pblicas de juventude; VIII - ampliar as alternativas de insero social do jovem, promovendo programas que priorizem a sua educao, qualificao profissional e participao ativa nos espaos decisrios; IX - promover o acesso do jovem a todos os servios pblicos oferecidos comunidade;

X - proporcionar atendimento individualizado junto aos rgos pblicos e privados prestadores de servios populao visando ao gozo de direitos simultaneamente nos campos educacional, poltico, econmico, social, cultural e ambiental; XI - ofertar servios educacionais que promovam o pleno desenvolvimento fsico e mental do jovem, bem como seu preparo para o exerccio da cidadania; XII - divulgar e aplicar a legislao antidiscriminatria, assim como promover a revogao de normas discriminatrias na legislao infraconstitucional; XIII - garantir a efetividade dos programas, aes e projetos de juventude. XIV garantir a integrao das polticas de juventude com os Poderes Legislativo, Judicirio e com o Ministrio Pblico.

CAPTULO II DOS DIREITOS DA JUVENTUDE Seo I Disposies Gerais


Art. 4 Os jovens gozam de todos os direitos fundamentais inerentes pessoa humana, sem prejuzo dos relacionados nesta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou outros meios, todas as oportunidades e facilidades para a preservao de sua sade fsica e mental e seu aperfeioamento moral, intelectual e social, em condies de liberdade e dignidade. Art. 5 A famlia, a comunidade, a sociedade e o Poder Pblico esto obrigados a assegurar aos jovens a efetivao do direito: I - cidadania, participao social e poltica e representao juvenil; II - educao; III - profissionalizao, ao trabalho e renda; IV - igualdade; V - sade; VI - cultura; VII - ao desporto e ao lazer; e VIII sustentabilidade e ao meio ambiente ecologicamente equilibrado; IX comunicao e liberdade de expresso; X cidade e mobilidade; XI segurana pblica.

SEO II Do Direito Cidadania, Participao Social e Poltica e Representao Juvenil


Art. 6 O Estado e a sociedade promovero a participao juvenil na elaborao de polticas pblicas para juventude e na ocupao de espaos pblicos de tomada de deciso como forma de reconhecimento do direito fundamental participao. Pargrafo nico. Entende-se por participao juvenil: I - a incluso do jovem nos espaos pblicos e comunitrios a partir da sua concepo como pessoa ativa, livre e responsvel e digna de ocupar uma posio central nos processos poltico e social; II - a ao, a interlocuo e o posicionamento do jovem com respeito ao conhecimento e sua aquisio responsvel e necessria sua formao e crescimento como cidado; III - o envolvimento ativo dos jovens em aes de polticas pblicas que tenham por objetivo o seu benefcio prprio, de suas comunidades, cidades, regies e Pas;

IV - a participao do jovem em aes que contemplem a procura pelo bem comum nos estabelecimentos de ensino e na sociedade; V - a efetiva incluso dos jovens nos espaos pblicos de deciso com direito a voz e voto. Art. 7 A participao juvenil inclui a interlocuo com o Poder Pblico por meio de suas organizaes. Pargrafo nico. dever do Poder Pblico incentivar, fomentar e subsidiar o associativismo juvenil. Art. 8 So diretrizes da interlocuo institucional juvenil: I a criao de rgo governamental especfico para a gesto das polticas pblicas de juventude; II criao dos conselhos de juventude em todos os entes federados.

SEO III Do Direito Educao


Art. 9 Todo jovem tem direito educao de qualidade, com a garantia de ensino fundamental, obrigatrio e gratuito, inclusive para os que a ele no tiverem acesso na idade adequada. 1 Aos jovens ndios e aos povos de comunidades tradicionais assegurada, no ensino fundamental regular, a utilizao de suas lnguas maternas e processos prprios de aprendizagem, podendo ser ampliada para o ensino mdio. 2 O Estado priorizar a universalizao da educao em tempo integral com a criao de programas que favoream sua implantao nos sistemas de ensino dos estados, do Distrito Federal e dos municpios. Art. 10. dever do Estado assegurar ao jovem a obrigatoriedade e a gratuidade do ensino mdio, inclusive com a oferta de ensino noturno regular, de acordo com as necessidades do educando. Art. 11. O jovem tem direito educao superior, em instituies pblicas ou privadas, com variados graus de abrangncia do saber ou especializao do conhecimento, observadas as regras de acesso de cada instituio. 1 assegurado aos jovens com deficincia, afrodescendentes, indgenas e alunos oriundos da escola pblica o acesso ao ensino superior por meio de polticas afirmativas, nos termos da legislao pertinente. 2 O financiamento estudantil devido aos alunos regularmente matriculados em cursos superiores no gratuitos e com avaliao positiva do Ministrio de Educao, observadas as regras dos programas oficiais. Art. 12. O jovem tem direito educao profissional e tecnolgica, integrada aos diferentes nveis e modalidades de educao, ao trabalho, cincia e tecnologia, desenvolvida em articulao com o ensino regular, em instituies especializadas. Art. 13. dever do Estado assegurar ao jovem com deficincia o atendimento educacional especializado gratuito, preferencialmente, na rede regular de ensino. Art. 14. O direito ao programa suplementar de transporte escolar de que trata o art. 4 da Lei n 9.394, de 1996, ser progressivamente estendido ao jovem estudante do ensino fundamental, do ensino mdio e da educao superior, no campo e na cidade. 1 Todos os jovens estudantes, na faixa etria compreendida entre 15 e 29 anos, tm direito meia-passagem nos transportes intermunicipais e interestaduais, independentemente da finalidade da viagem, conforme a legislao dos estados, do Distrito Federal e dos municpios. 2 Os benefcios expressos no caput e no pargrafo primeiro sero custeados, preferencialmente, com recursos oramentrios especficos extra tarifrios. Art. 15. Fica assegurada aos jovens estudantes a incluso digital por meio do acesso s novas tecnologias da informao e comunicao.

Art. 16. garantida a participao efetiva do segmento juvenil quando da elaborao das propostas pedaggicas das escolas de educao bsica.

SEO IV Do Direito Profissionalizao, ao Trabalho e Renda


Art. 17. A ao do Poder pblico na efetivao do direito do jovem profissionalizao, ao trabalho e renda contempla a adoo das seguintes medidas: I articulao entre os programas, as aes e os projetos de incentivo ao emprego, renda e capacitao para o trabalho e as polticas regionais de desenvolvimento econmico, em conformidade com as normas de zoneamento ambiental; II promoo de formas coletivas de organizao para o trabalho, redes de economia solidria e o cooperativismo jovem, segundo os seguintes princpios: a) participao coletiva; b) autogesto democrtica; c) igualitarismo; d) cooperao e intercooperao; e) responsabilidade social; f) desenvolvimento sustentvel e preservao do equilbrio dos ecossistemas; g) empreendedorismo; h) utilizao da base tecnolgica existente em instituies de ensino superior e centros de educao profissional; i) acesso a crdito subsidiado. III oferta de condies especiais de jornada de trabalho por meio de: a) compatibilizao entre os horrios de trabalho e de estudo; b) oferta dos nveis, formas e modalidades de ensino em horrios que permitam a compatibilizao da frequncia escolar com o trabalho regular. IV disponibilizao de vagas para capacitao profissional por meio de instrumentos internacionais de cooperao, priorizando o MERCOSUL; V estabelecimento de instrumentos de fiscalizao e controle do cumprimento da legislao, com nfase na observncia do art. 429 da Consolidao das Leis do Trabalho, que dispe sobre a reserva de vagas para aprendizes, e da Lei no 11.788, de 25 de setembro de 2008, que trata do estgio; VI criao de linha de crdito especial destinada aos jovens empreendedores; VII atuao estatal preventiva e repressiva quanto explorao do trabalho degradante juvenil; VIII priorizao de programas de primeiro emprego e introduo da aprendizagem na administrao pblica direta; IX adoo de mecanismos de informao das aes e dos programas destinados a gerar emprego e renda, necessrios apropriao das oportunidades e das ofertas geradas a partir da sua implementao; X apoio juventude rural na organizao da produo familiar e camponesa sustentvel, capaz de gerar trabalho e renda por meio das seguintes aes: a) estmulo e diversificao da produo; b) fomento produo sustentvel baseada na agroecologia, nas agroindstrias familiares, na permacultura, na agrofloresta e no extrativismo sustentvel; c) investimento e incentivo em tecnologias alternativas apropriadas agricultura familiar e camponesa, adequadas realidade local e regional; d) promoo da comercializao direta da produo da agricultura familiar e camponesa e a formao de cooperativas; e) incentivo s atividades no agrcolas a fim de promover a gerao de renda e desenvolvimento rural sustentvel;

f) garantia de projetos de infraestrutura bsica de acesso e escoamento de produo, priorizando a melhoria das estradas e transporte; g) ampliao de programas que proponham a formalizao, a capacitao para a gesto e o financiamento de cooperativas e de empreendimentos de economia solidria; h) promoo de programas que garantam acesso ao crdito, terra e assistncia tcnica rural. XI implementao da agenda nacional de trabalho decente para a juventude.

SEO V Do Direito Igualdade


Art. 18. O Direito igualdade assegura que o jovem no ser discriminado: I - por sua etnia, raa, cor da pele, cultura, origem, idade e sexo; II - por sua orientao sexual, idioma ou religio; III - por suas opinies, condio social, aptides fsicas ou condio econmica. Art. 19. O Estado e a sociedade tm o dever de promover nos meios de comunicao e de educao a igualdade de todos. Art. 20. O direito igualdade compreende: I - a adoo, no mbito federal, do Distrito Federal, estadual e municipal, de programas governamentais destinados a assegurar a igualdade de direitos, aos jovens de todas as raas, independentemente de sua origem, relativamente educao, profissionalizao, ao trabalho e renda, cultura, sade, segurana, cidadania e ao acesso justia; II - a capacitao dos professores dos ensinos fundamental e mdio para a aplicao das Diretrizes Curriculares Nacionais no que se refere ao enfrentamento de todas as formas de discriminao; III - a incluso de temas sobre questes raciais, de gnero e de violncia domstica e sexual praticada contra mulheres na formao dos profissionais de educao, de sade, de segurana pblica e dos operadores do direito, sobretudo com relao proteo dos direitos de mulheres negras; IV - a adoo de medidas, programas e polticas de ao afirmativa para correo de todas as formas de desigualdade e a promoo da igualdade racial e de gnero; V - a observncia das diretrizes curriculares para a educao indgena como forma de preservao dessa cultura; VI - a incluso, nos contedos curriculares, de informaes sobre a discriminao na sociedade brasileira e sobre o direito de todos os grupos e indivduos a um tratamento igualitrio perante a lei. VII a incluso de temas relacionados sexualidade nos contedos curriculares, respeitando a diversidade de valores e crenas.

SEO VI Do Direito Sade Integral


Art. 22. Todos os jovens tm direito a sade pblica, de qualidade, com olhar sobre as suas especificidades, na dimenso da preveno, promoo, proteo e recuperao da sade de forma integral. Art. 22. A poltica de ateno sade do jovem, constituda de um conjunto articulado e contnuo de aes e servios para a preveno, a promoo, a proteo e a recuperao da sua sade, de forma integral, com acesso universal a servios humanizados e de qualidade, incluindo a ateno especial aos agravos mais prevalentes nesta populao,

tem as seguintes diretrizes: I o Sistema nico de Sade fundamental no atendimento ao jovem e precisa se adequar s suas especificidades; I - desenvolvimento de aes articuladas com os estabelecimentos de ensino, com a sociedade e com a famlia para a preveno de agravos sade dos jovens; II - garantia da incluso de temas relativos a consumo de lcool, drogas, doenas sexualmente transmissveis, Sndrome da Imunodeficincia Adquirida (SIDA), planejamento familiar e sade reprodutiva nos contedos curriculares dos diversos nveis de ensino; III - o reconhecimento do impacto da gravidez no-planejada, sob os aspectos mdico, psicolgico, social e econmico; IV - incluso, no contedo curricular de capacitao dos profissionais de sade, de temas sobre sade sexual e reprodutiva; V - capacitao dos profissionais de sade em uma perspectiva multiprofissional para lidar com o abuso de lcool e de substncias entorpecentes; VI - habilitao dos professores e profissionais de sade na identificao dos sintomas relativos ingesto abusiva e dependncia de drogas e de substncias entorpecentes e seu devido encaminhamento; VII - valorizao das parcerias com instituies religiosas, associaes, organizaes no-governamentais na abordagem das questes de drogas e de substncias entorpecentes; VIII - restrio da propaganda de bebidas com qualquer teor alcolico; IX - veiculao de campanhas educativas e de contrapropaganda relativas ao lcool como droga causadora de dependncia; X - articulao das instncias de sade e de justia no enfrentamento ao abuso de drogas, substncias entorpecentes e esterides anabolizantes.

SEO VII Dos Direitos Culturais e Comunicao e Liberdade de Expresso


Art. 23. assegurado ao jovem o exerccio dos direitos culturais, conforme disposto no art. 215 caput da Constituio Federal. Pargrafo nico. So considerados direitos culturais o direito participao na vida cultural, que inclui os direitos livre criao, acesso aos bens e servios culturais, participao nas decises de poltica cultural, o direito identidade e diversidade cultural e o direito memria social. Art. O jovem tem o direito livre expresso, a produzir conhecimento individual e colaborativamente, ter acesso s tecnologias de comunicao e informao e s vias de difuso. Art. 24. Compete ao Poder Pblico para a consecuo dos direitos culturais da juventude: I - garantir ao jovem a participao no processo de produo, reelaborao e fruio dos bens culturais; II - propiciar ao jovem o acesso aos locais e eventos culturais, mediante preos reduzidos, em mbito nacional; III - incentivar os movimentos de jovens a desenvolver atividades artstico-culturais e aes voltadas preservao do patrimnio histrico; IV - valorizar a capacidade criativa do jovem, mediante o desenvolvimento de programas e projetos culturais; V - propiciar ao jovem o conhecimento da diversidade cultural, regional e tnica do pas; VI - promover programas educativos e culturais voltados para a problemtica do jovem nas emissoras de rdio e televiso e demais meios de comunicao de massa.

Art. 25. Fica assegurado aos jovens estudantes o desconto de, pelo menos, cinquenta por cento do valor do preo da entrada em eventos de natureza artstico-cultural, de entretenimento e lazer, em todo o territrio nacional. Art. 26. O Poder Pblico destinar, no mbito dos seus respectivos oramentos, recursos financeiros para o fomento dos projetos culturais destinados aos jovens e por eles produzidos. Art. 27. Dos recursos do Fundo Nacional de Cultura (FNC), de que trata a lei federal de incentivo cultura, trinta por cento, no mnimo, sero destinados, preferencialmente, a programas e projetos culturais voltados aos jovens. Pargrafo nico. As pessoas fsicas ou jurdicas podero optar pela aplicao de parcelas do imposto sobre a renda a ttulo de doaes ou patrocnios, de que trata a lei federal de incentivo cultura, no apoio a projetos culturais apresentados por entidades juvenis legalmente constitudas a, pelo menos, um ano. Art. 28. A produo e a programao das emissoras de rdio e televiso devero destinar espaos ou horrios especiais voltados realidade social do jovem, com finalidade informativa, educativa, artstica e cultural, conforme disposto no art. 221 da Constituio Federal. Art. 29. dever do jovem contribuir para a defesa, a preservao e a valorizao do patrimnio cultural brasileiro, conforme disposto no art. 216 da Constituio Federal.

SEO VIII Do Direito ao Desporto e ao Lazer


Art. 30. O jovem tem direito prtica desportiva destinada a seu pleno desenvolvimento, com prioridade para o desporto de participao. Art. 31. A poltica pblica de desporto e lazer destinada ao jovem dever considerar: I - a realizao de diagnstico e estudos estatsticos oficiais acerca da educao fsica e dos desportos e dos equipamentos de lazer no Brasil; II - a adoo de lei de incentivo fiscal para o esporte, com critrios que evitem a centralizao de recursos em determinadas regies; III - a valorizao do desporto educacional; IV - a aquisio de equipamentos comunitrios que permitam a prtica desportiva, a adoo de lei de incentivo fiscal ao esporte, com critrios que priorizem a juventude. Pargrafo nico. Consideram-se comunitrios os equipamentos pblicos de educao, cultura, lazer e similares. Art. 32. As escolas com mais de duzentos alunos, ou conjunto de escolas que agreguem esse nmero de alunos, devero buscar, pelo menos, um local apropriado para a prtica de atividades poliesportivas.

SEO IX Do Direito ao Meio Ambiente Ecologicamente Equilibrado


Art. 33. O jovem tem direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, e o dever de defend-lo e preserv-lo para a presente e futuras geraes. Art. 34. O Estado promover em todos os nveis de ensino a conscientizao pblica para a preservao do meio ambiente. Art. 35. Na implementao de polticas pblicas que incorporem a dimenso ambiental, o Poder Pblico dever considerar: I - o estmulo e o fortalecimento de organizaes, movimentos, redes e outros coletivos de juventude que atuem no mbito das questes ambientais e em prol do desenvolvimento sustentvel;

II - o incentivo participao dos jovens na elaborao das polticas pblicas de meio ambiente; III - a criao de programas de educao ambiental destinados aos jovens; IV - o incentivo participao dos jovens em projetos de gerao de trabalho e renda, que visem ao desenvolvimento sustentvel, nos mbitos rural e urbano; V - a criao de linhas de crdito destinadas agricultura orgnica e agroecolgica; e VI - a implementao dos compromissos internacionais assumidos.

TTULO II DA REDE E DO SISTEMA NACIONAIS DE JUVENTUDE CAPTULO I DA REDE NACIONAL DE JUVENTUDE


Art. 36. A Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios promovero a formao e articulao da Rede Nacional de Juventude, com o objetivo de fortalecer a interao de organizaes formais e no formais de juventude e consolidar o exerccio de direitos. 1 Para os efeitos desta Lei, rede de juventude entendida como um sistema organizacional, integrado por indivduos, comunidades, instituies pblicas e privadas que se articulam com o objetivo de contribuir para o cumprimento dos objetivos das Polticas Pblicas de Juventude, que se constituem em suas unidades de rede. 2 A promoo da formao da Rede Nacional de Juventude obedece aos seguintes princpios: I - independncias entre os participantes; II - foco nas diretrizes das Polticas Pblicas de Juventude; III - realizao conjunta e articulada dos programas, aes e projetos das Polticas Pblicas de Juventude; IV - interligao entre as unidades da rede pelo Sistema Nacional de Informao sobre a Juventude; e V - descentralizao da coordenao. 3 Cada Conselho de Juventude constitui o plo de coordenao da rede de que trata o caput no respectivo ente federado.

CAPTULO II DO SISTEMA NACIONAL DE JUVENTUDE


Art. 37. Ficam institudos o Sistema Nacional de Juventude, o Subsistema Nacional de Informao sobre a Juventude e o Subsistema Nacional de Acompanhamento e Avaliao das Polticas Pblicas, cuja composio, organizao, competncia e funcionamento sero definidos em regulamento. Pargrafo nico. A composio dos Conselhos de Juventude ser definida pela respectiva lei estadual, distrital ou municipal, observada participao da sociedade civil mediante critrio paritrio. Art. 38. O financiamento das aes e atividades realizadas no mbito do Sistema Nacional da Juventude ser regulamentado em ato do Poder Executivo.

CAPTULO III DAS COMPETNCIAS


Art. 39. Compete Unio: I - formular e coordenar a execuo da Poltica Nacional de Juventude; II - formular, instituir, coordenar e manter o SINAJUVE;

III - estabelecer diretrizes sobre a organizao e funcionamento do SINAJUVE e suas normas de referncia; IV - elaborar o Plano Nacional de Polticas de Juventude, em parceria com os Estados, o Distrito Federal, os Municpios, a sociedade, em especial a juventude; V - prestar assistncia tcnica e suplementao financeira aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios para o desenvolvimento de seus sistemas; VI - instituir e manter o Sistema Nacional de Informaes sobre a Juventude; VII - contribuir para a qualificao e ao em rede dos Sistemas de Juventude; VIII - instituir e manter o Sistema Nacional de Acompanhamento e Avaliao das Polticas Pblicas de Juventude; IX - financiar, com os demais entes federados, a execuo das polticas pblicas de juventude; X - estabelecer formas de colaborao com os Estados, o Distrito Federal e os Municpios para a execuo das polticas pblicas de juventude; e XI - garantir a publicidade de informaes sobre repasses de recursos para financiamento das polticas pblicas de juventude aos conselhos e gestores estaduais, distrital e municipais. 1 Ao Conselho Nacional de Juventude CONJUVE competem as funes consultiva, de avaliao e de fiscalizao do SINAJUVE, nos termos desta Lei. 2 As funes executiva e de gesto do SINAJUVE competem ao rgo a ser designado no Plano de que trata o inciso IV do caput deste artigo. Art. 40. Compete aos Estados: I - formular, instituir, coordenar e manter Sistema Estadual de Juventude, respeitadas as diretrizes fixadas pela Unio; II - elaborar o Plano Estadual de Juventude em conformidade com o Plano Nacional, e em colaborao com a sociedade, em especial com a juventude; III - criar, desenvolver e manter programas, aes e projetos para a execuo das polticas pblicas de juventude; IV - editar normas complementares para a organizao e funcionamento do seu sistema de juventude e dos sistemas municipais; V - estabelecer, com a Unio e os Municpios, formas de colaborao para a execuo das polticas pblicas de juventude; VI - prestar assessoria tcnica e suplementao financeira aos Municpios; VII - operar o Sistema Nacional de Informaes sobre a Juventude e fornecer regularmente os dados necessrios ao povoamento e atualizao do sistema; e VIII - co-financiar, com os demais entes federados, a execuo de programas, aes e projetos das polticas pblicas de juventude. 1 Ao Conselho Estadual da Juventude competem as funes consultivas, de avaliao e fiscalizao do Sistema Estadual de Juventude, nos termos previstos nesta Lei, bem como outras definidas na legislao estadual ou distrital. 2 As funes executiva e de gesto do Sistema Estadual de Juventude competem ao rgo a ser designado no Plano de que trata o inciso II do caput deste artigo. Art. 41. Compete aos Municpios: I - formular, instituir, coordenar e manter o Sistema Municipal de Juventude, respeitadas as diretrizes fixadas pela Unio e pelo respectivo Estado; II - elaborar o Plano Municipal de Juventude, em conformidade com o Plano Nacional, o respectivo Plano Estadual, e em colaborao com a sociedade, em especial a juventude local; III - criar, desenvolver e manter programas, aes e projetos para a execuo das polticas pblicas de juventude; IV - editar normas complementares para a organizao e funcionamento do seu sistema de juventude; V - operar o Sistema Nacional de Informao sobre a Juventude e fornecer regularmente os dados necessrios ao povoamento e atualizao do sistema;

VI - co-financiar, com os demais entes federados, a execuo de programas, aes e projetos das polticas pblicas de juventude; e VII - estabelecer mecanismos de cooperao com os Estados e a Unio para a execuo das polticas pblicas de juventude. 1 Para garantir a articulao federativa com vistas ao efetivo cumprimento das polticas pblicas de juventude, os Municpios podem instituir os consrcios dos quais trata a Lei n 11.107, de 6 de abril de 2005, que dispe sobre normas gerais de contratao de consrcios pblicos e d outras providncias, ou qualquer outro instrumento jurdico adequado, como forma de compartilhar responsabilidades. 2 Ao Conselho Municipal da Juventude competem as funes consultivas, de avaliao e fiscalizao do Sistema Municipal de Juventude, nos termos previstos nesta Lei, bem como outras definidas na legislao municipal. 3 As funes executiva e de gesto do Sistema Municipal de Juventude competem ao rgo a ser designado no Plano de que trata o inciso II do caput deste artigo. Art. 42. As competncias dos Estados e Municpios cabem, cumulativamente, ao Distrito Federal.

CAPTULO IV DOS CONSELHOS DE JUVENTUDE


Art. 43. Os Conselhos de Juventude so rgos permanentes e autnomos, no jurisdicionais, encarregados de tratar das polticas pblicas de juventude e da garantia do exerccio dos direitos do jovem, com os seguintes objetivos: I - auxiliar na elaborao de polticas pblicas de juventude que promovam o amplo exerccio dos direitos dos jovens estabelecidos nesta Lei; II - utilizar os instrumentos dispostos no art. 47 desta Lei de forma a buscar que o Estado garanta aos jovens o exerccio dos seus direitos, quando violados; III - colaborar com os rgos da administrao no planejamento e na implementao das polticas de Juventude; IV - estudar, analisar, elaborar, discutir e propor a celebrao de instrumentos de cooperao, visando elaborao de programas, projetos e aes voltados para a juventude; V - promover a realizao de estudos complementares relativos Juventude, objetivando subsidiar o planejamento das polticas pblicas de juventude; VI - estudar, analisar, elaborar, discutir e propor polticas pblicas que permitam e garantem a integrao e a participao do jovem no processo social, econmico, poltico e cultural no respectivo ente federado; VII - propor a criao de formas de participao da juventude junto aos rgos da administrao pblica; VIII - promover e participar de seminrios, cursos, congressos e eventos correlatos para o debate de temas relativos juventude; IX - desenvolver outras atividades relacionadas s polticas pblicas de juventude. Pargrafo nico. Lei federal, estadual, distrital ou municipal dispor sobre: I - o local, dia e horrio de funcionamento do Conselho de Juventude; II - a composio; III - a sistemtica de suplncia das vagas. 3 Constar da lei oramentria federal, estadual, distrital ou municipal previso dos recursos necessrios ao funcionamento do Conselho de Juventude do respectivo ente federado. Art. 44. So atribuies do Conselho de Juventude: I - encaminhar, ao Ministrio Pblico, notcia de fato que constitua infrao administrativa ou penal contra os direitos do jovem garantidos na legislao; II - encaminhar autoridade judiciria os casos de sua competncia; III - expedir notificaes;

IV - solicitar informaes das autoridades pblicas; V - elaborar relatrio anual sobre as polticas pblicas de juventude no respectivo ente federado; VI - assessorar o Poder Executivo local na elaborao dos planos, programas, projetos, aes e da proposta oramentria das polticas pblicas de juventude. Art. 60. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao. Sala da Comisso, em 23 de novembro de 2010. Deputado LOBBE NETO Presidente Deputada MANUELA DVILA Relatora

Das könnte Ihnen auch gefallen