Sie sind auf Seite 1von 8

Questes elaboradas pelo professor Leandro Villela de Azevedo (professoelandrovillela@gmail.com) www.profleandro.com www.tecnaula.blogspot.

com

Tema: segundo reinado Questes aplicadas entre os anos de 2008 e 2012 Escola Villare

O que correto afirmar sobre o perodo regencial brasileiro

a-) Durante esse perodo, que vai da sada de D. Pedro I at que D. Pedro II atingisse a maioridade, o Brasil virou uma repblica, tendo tido nesse tempo trs presidentes que recebiam o nome de regentes b-) Durante esse perodo, que vai da independncia do Brasil at D. Pedro I atingir a maioridade, o Brasil envolveu-se em uma importante guerra, conquistando a regio do Uruguai c-) Durante esse perodo, que vai do fim do governo de D. Pedro II at o comeo da repblica, o Brasil envolveu-se em uma importante guerra, conquistando a regio do Paraguai d-) Durante esse perodo, que est situado entre o fim do governo de D. Pedro I e o comeo do de D. Pedro II muitas revoltar ocorreram, regies lutando pela sua independncia contra o imprio brasileiro e-) Durante esse perodo que ocorre antes do governo de D. Pedro I, a regio das minas gerais estava produzindo grande quantidade de ouro e pedras preciosas.

Qual era a capital do Brasil durante a poca do Imprio? a-) So Paulo b-) Rio de Janeiro c-) Braslia d-) Salvador e-) Fortaleza

Abaixo esto propagandas de alguns dos produtos mais antigos produzidos em indstrias brasileiras.

Sobre a industrializao no Brasil explique a-) Sua relao com o caf b-) Sua relao com a cidade de So Paulo

c-) A questo do tipo de industrializao que ocorreu d-) Vimos que existem 3 categorias nas quais se encaixam as indstrias. Compare a categorizao das indstrias no Brasil no sculo XIX com a categoria das indstrias existentes no Brasil nos dias de hoje.

A foto abaixo de um outdoor portugus atual, criado pelo PNR (Partido Nacional Renovador um importante partido portugus) Compare esse tipo de propaganda com relao imigrao e as idias por trs delas com as propagandas de imigrao ao Brasil no sculo XIX que vimos durante o trimestre e a inteno por trs delas.

Podemos dizer que o Brasil na poca de D. Pedro II era uma monarquia que na prtica era absolutista, mas no papel parlamentarista. Explique o porqu disso. Cite e explique as causas de pelo menos duas revoltas ocorridas durante o perodo regencial brasileiro Qual era a capital do Brasil durante a poca do Imprio?

O Brasil na segunda metade do sculo XIX comeou a investir pesadamente na produo de caf, tambm chamado de "ouro verde". Sobre a produo de caf responda: a-) por que motivo o caf era to valioso? b-) qual a relao entre o caf e a industrializao de So Paulo? O governo monrquico no Brasil tinha 4 poderes: Executivo, Legislativo, Judicirio e Moderador. Explique qual a funo de cada um desses poderes em nosso pas.

3 delas representram seriados diferentes de desenhos animados produzidos nos Estados Unidos entre as dcadas de 60 e 80. So eles: Jetsons, Flintstones e He-Man. E tambm h uma imagem do longa metragem de animao da Cinderela. Isolando ao menos 4 elementos presentes nestas imagens, relacione elas com o American Way of Life.

(Fuvest-2008) Em 1872, foi realizado o primeiro recenseamento do Imprio. Baseado nos dados desse censo, o mapa 1 apresenta a distribuio de escravos nas provncias brasileiras em relao populao total. O Mapa 2 mostra a porcentagem de ndios aldeados em relao ao total de escravos nessas mesmas provncias e nesse mesmo ano. Considere os mapas abaixo e seus conhecimentos para analisar as frases:

I. As maiores populaes de escravos do Imprio, naquele perodo, estavam concentradas principalmente em provncias do atual sudeste brasileiro, onde, na poca, se desenvolvia, de forma acelerada, a cultura do caf. II. A grande parte dos ndios aldeados do Imprio, relativamente populao de escravos, distribua-se por territrios que hoje correspondem s regies Norte e Centro-Oeste, onde trabalhavam na extrao da borracha e em atividades mineradoras.

III. A baixa porcentagem de escravos, vivendo nas provncias da poro nordeste da atual regio Nordeste do pas, indicativa do pouco dinamismo econmico dessa sub-regio, naquele perodo. Est correto o que se afirma apenas em: a-) I b-) I e II c-) I e III d-) II e III e-) III

Das könnte Ihnen auch gefallen