Sie sind auf Seite 1von 6

Guia do Professor

Mdulo: Tpicos de orgnica Atividade: Petrleo: Do Mar Refinaria

I Introduo
Neste objeto de aprendizagem, temos como contexto apresentar os processos que envolvem desde o processo de extrao em terras profundas at seu refino para a obteno dos diversos componentes que esse lquido viscoso pode servir de matria prima. Fazendo essa abordagem sobre o assunto, permite ao aluno observar que existem vrios outros compostos qumicos de enorme utilidade para o homem e no somente a gasolina que o derivado mais popularmente associado ao petrleo. A interdisciplinaridade um ponto relevante para exemplificar diversas condies evidenciando o porqu do petrleo se tornar to importante para a humanidade com o avano de sua explorao, ou seja, alm de um vasto contedo qumico, principalmente em qumica orgnica pode-se tambm utilizar em outras reas do conhecimento que podem fazer bom uso deste objeto.

II Objetivos
De acordo com os PCNs O aluno ter a capacidade de descrever fenmenos, substncias, materiais, propriedades e eventos qumicos em linguagem cientfica. Analisar, argumentar e posicionar-se criticamente diante de informaes ou problemas relacionados especificamente ao petrleo. Articular o conhecimento qumico adquirido proporcionando sistematizar fenmenos e teorias de uma cincia entre vrias cincias e reas de conhecimento

III Pr-requisitos
Conceitos recomendveis, porm no necessrios: Conceitos bsicos de qumica orgnica Termoqumica Ligaes qumicas e foras intermoleculares

IV Tempo previsto para a atividade


1 hora/aula, na primeira metade, os alunos poderiam ter total liberdade para verificar o contedo presente no objeto. O tempo restante poderia ser destinado para abrir um debate sobre o assunto.

V Na sala de informtica
O trabalho na sala de aula poder ser desenvolvido por duplas ou dependendo do rendimento dos alunos e das condies tcnicas do local at em grupos maiores. As duplas ou grupos devem evitar maiores contatos para que haja o conflito de idias na prxima atividade.

Requerimentos Tcnicos
Plug-in do Flash MX

Durante a atividade
Os alunos devem procurar buscar o mximo de informaes possvel dentro do objeto, mas principalmente em outras literaturas para enriquecer a carga conceitual que deve ser utilizada como base para promover o enriquecimento do debate, seja por meio de sites ou em outras fontes de pesquisa.

Procedimentos

Figura 1: Esta a pgina de abertura do objeto, temos os crditos no lado esquerdo da tela e no lado direito temos o boto ENTRAR que ao clicar com o boto esquerdo do mouse d incio ao objeto.

Figura 2: Aps o clique no boto ENTRAR, surgir na tela da nossa plataforma virtual. Nela ns encontramos no lado direito na lateral dois botes que permitem a escolha de qual ambiente o usurio pretende observar (P de plataforma e I de ilha onde se encontra a refinaria).

Figura 3: Caso o usurio tenha alguma dvida ao manipular o objeto, clique com o boto esquerdo do mouse na opo instrues que aparecer uma breve ajuda, clique novamente para fechar.

Figura 4: Ao clicar na plataforma, os principais componentes so destacados com quadros correspondentes contendo uma breve explicao de cada elemento. Clicando novamente a imagem volta para a plataforma.

Figura 5: Clicando no cone I, o objeto d destaque a ilha onde se encontra a nossa refinaria.

Figura 6: O processo de destilao fracionada realizado na refinaria pode ser explicado em maiores detalhes ao clicar nela com o boto esquerdo do mouse.

Avaliao
Como mtodo avaliativo, o professor poder propor para cada dupla ou grupo a elaborao de um trabalho sobre um tpico sorteado pelo professor para que seja apresentado em forma de seminrio para a prxima semana de aula.

Das könnte Ihnen auch gefallen