Sie sind auf Seite 1von 21

FRMULAS

1)

vm =

x t

17)

E=K+U
Ki + Ui = Kf + Uf

2) 3) 4) 5) 6) 7)

x = x 0 + v0 t + v = vo + at
2 2 0 2

1 2 at 2

18) 19) 20)

L = L0 T

v = v + 2a x 21)

S = 2S0 T
V = 3V0 T
U = Q W PV = nRT V = Ri

= t

22) 23) 24) 25)

r r p = mv
r r r p Fext = m a = t
m1m 2 d2

1 1 1 1 = + + ... + Req R 1 R 2 Rn
Req = R1 + R2 + + Rn P = Vi = Ri2

8)

Fgrav. = G

26) 27)

9)

r r P = mg
Fcentrpeta = m v2 r

10) 11) 12) 13)

28) 29) 30)

Feletrosttica = K

q 1q 2 d2

F atrito = N
W = Fdcos

Fmag = qvBsen = iLBsen

B=

0i 2r
v som m v observador v fonte v som
1 2 1 v1 + gy 1 = P2 + v 2 + gy 2 2 2 2

W = K = K f K i
31) f = f

14) 15) 16)

K=

1 mv 2 2
32)

P1 +

U = mgh U= 1 2 kx 2 33)

P2 = P1 + gy

LNGUA PORTUGUESA
As questes de 1 a 6 baseiam-se no texto abaixo. Leia, atentamente, todo o texto antes de resolv-las: Texto 1 A importncia do conto popular em nossa cultura to forte que precisamos ter muito claro o que se deve entender por popular, quando se trata de estudar gneros literrios. Geralmente se entende por popular um tipo de criao rstica, caracterizada pela simplicidade e pobreza expressiva. Talvez voc mesmo pense assim. Mas, veja bem, se assim fosse, como se justificaria a influncia que a tradio popular exerceu e continua exercendo sobre a literatura e as outras manifestaes artsticas e culturais, inclusive aquelas de carter eminentemente tcnico? Se este legado existe, porque a cultura popular algo muito mais rico do que podemos imaginar. Popular , portanto, uma manifestao cultural de carter universal, nascida de modo espontneo e totalmente indiferente a tudo que seja imposto pela cultura oficial. Tambm no pode ser entendido como sinnimo de regional, pois isto eliminaria a tendncia universalizante das manifestaes populares. Quer dizer, as criaes populares no conhecem normas nem limites. Elas esto acima de qualquer tipo de aprovao social. O conto popular, embora tenha um carter universal, seja uma criao coletiva e tenha vivido muito tempo graas transmisso oral, apresenta um modo narrativo que o singulariza diante de outros tipos de narrativas. Com isso, possvel dizer que o conto popular um gnero narrativo que desenvolve traos que se repetem em histrias criadas nos mais variados locais e pocas. Suas caractersticas composicionais no conhecem fronteiras de tempo nem de lugar. (MACHADO, Irene. Literatura e redao. So Paulo, Scipione, 1994. p.28) 01 - Marque a(s) alternativa(s) que completa(m) corretamente a frase: O conto popular um gnero narrativo que (01) (02) (04) (08) sobrevive at hoje apenas por fora da transmisso oral. desenvolve traos prprios que o distinguem de outros tipos de narrativas. possui um carter eminentemente regional. no pode ser considerado como um gnero literrio devido a sua simplicidade e pobreza expressiva. (16) apresenta caractersticas composicionais que variam no tempo e no espao. (32) no se prende a um autor especfico, j que se trata de uma criao coletiva.

10

15

20

02 - O termo popular, tal como aparece no texto, pode ser associado (s) seguinte(s) caracterstica(s): (01) (02) (04) (08) (16) (32) indiferena s imposies da cultura oficial. tendncia universalizao. criao rstica. manifestao culturalmente rica obedincia s normas socialmente aprovadas. carter espontneo.

03 - Em relao ao texto lido, correto afirmar: Trata-se de um texto literrio, pois discorre sobre o conto popular. Em alguns momentos, a autora estabelece uma interlocuo com o leitor. O texto utiliza uma linguagem informal, prxima da variante popular. A autora se preocupa no apenas em definir o conto popular enquanto gnero narrativo, mas tambm em caracterizar o termo popular. (16) Quanto estruturao formal, o texto segue o esquema bsico introduo desenvolvimento - concluso. (32) O texto pode ser classificado como opinativo, visto que a autora apresenta seus prprios pontos de vista sobre o assunto. (01) (02) (04) (08)

04 - Considerando que os elementos de referncia so palavras ou expresses que remetem a outros termos da seqncia em que esto inseridas, assinale a(s) alternativa(s) em que o comentrio a respeito do(s) elemento(s) em negrito est correto. (01) Talvez voc mesmo pense assim. (linha 5) - refere-se ao enunciado imediatamente anterior. (02) ... e totalmente indiferente a tudo que seja imposto pela cultura oficial. (l. 11) - remete a toda a seqncia posterior. (04) Elas esto acima de qualquer tipo de aprovao social. (l. 14) - retoma o termo as criaes populares. (08) ... que o singulariza diante de outros tipos de narrativas. (l. 16/17) - tm como antecedentes, respectivamente, o conto popular e um modo narrativo. (16) ... o conto popular um gnero narrativo que desenvolve traos que se repetem... (l. 17/18) - remetem, respectivamente, a um gnero narrativo e traos. (32) Suas caractersticas composicionais no conhecem fronteiras... (l. 19/20) - retoma nos mais variados locais e pocas.

05 - Conectores so elementos de ligao que estabelecem diferentes relaes de sentido entre os segmentos de um texto. Tendo em vista a definio acima, marque a(s) alternativa(s) em que a relao estabelecida pelo(s) elemento(s) em negrito est corretamente indicada. (01) ... to forte que precisamos ter muito claro... (l. 1/2) Relao de modo: expressa, numa das oraes, o modo como se realiza o evento contido na outra. (02) ... quando se trata de estudar gneros literrios. (l. 2/3) Ligao temporal: relaciona fatos ou eventos simultneos. (04) Mas, veja bem, se assim fosse... (l. 5/6) Relao de oposio: introduz uma argumentao contrria ao que foi dito anteriormente. (08) ... a cultura popular algo muito mais rico do que podemos imaginar. (l. 8/9) Relao comparativa: estabelece a superioridade de um elemento sobre outro(s). (16) Popular , portanto, uma manifestao cultural... (l. 10) Ligao conclusiva: introduz uma concluso relativamente aos enunciados anteriores. (32) pois isto eliminaria a tendncia universalizante (l. 12/13) Ligao explicativa: apresenta uma justificativa ou explicao do que foi dito antes. (64) Quer dizer, as criaes populares (l.13) Relao de exemplificao: acrescenta um possvel exemplo a uma declarao anterior, de ordem mais geral.

06 - Marque a(s) proposio(es) verdadeira(s). (01) ...caracterizada pela simplicidade e pobreza expressiva. (l. 4/5) ... que a tradio popular exerceu... (l. 6) So oraes subordinadas adjetivas, pois atuam como adjuntos adnominais de termos pertencentes a outras oraes. (02) O advrbio eminentemente, que aparece no 2 (segundo) pargrafo, derivado do adjetivo eminente, que significa que est em via de efetivao; que ameaa acontecer breve, como na expresso perigo eminente. (04) No segmento indiferente a tudo, o uso da crase facultativo, de modo que seria igualmente correta a forma indiferente tudo. (08) Em ... quando se trata de estudar... (l. 2), justifica-se a prclise do pronome oblquo pela presena da conjuno subordinativa. (16) No trecho Mas, veja bem, se assim fosse, como se justificaria a influncia que a tradio popular exerceu... (l. 5/6), esto presentes os trs modos verbais da lngua portuguesa: o indicativo, o subjuntivo e o imperativo. (32) Em ... traos que se repetem em histrias... (l. 18) e ... tenha vivido muito tempo graas transmisso oral... (l. 16), os termos em negrito exercem a funo sinttica de objeto indireto, tendo em vista a transitividade dos verbos com que esto relacionados. (64) As palavras rstica, carter e pocas esto acentuadas corretamente, segundo a gramtica normativa, por serem todas elas proparoxtonas.

Leia o texto que segue para responder s questes 7 e 8. Texto 2 Faz parte de nossa tradio tomar mate. Chimarro o mate cevado, sem acar, regado a gua quente. Terer o refresco, bem gelado. De acordo com o clima, passa-se do chimarro ao terer. Para tomar mate necessrio adquirir-se uma cuia, morena e matuta, uma bomba ou bombilha e a erva moda, tudo semelhante a um corao verde com uma artria de prata, conforme poema do gacho Aparcio Silva Rillo. O ideal tom-lo numa grande roda, sob um laranjal. Se houver os servios de alguma bugra para carregar mate, timo. Carregar mate significa algum ficar segurando a chaleira, passar a cuia de uma mo para a outra, de uma boca para a outra, respeitando a vez de cada um, a animao da prosa e o ritmo dos sorvos. Levar a chaleira l dentro para esquentar de novo quando a gua comear a esfriar, para no azedar o mate. bom que haja no cu um sol bem vermelho e uma poeira cor-de-tijolo envolvendo tudo. Se for na hora do quiriri e algumas estrelas perfurarem a tarde com suas pontas de lata, a conversa ser mais lenta. Se algum falar alguma frase, alguma palavra em guarani, como ch-kamb ou cunhata, dar mais sabor erva. Importante mesmo que haja um clima de comunho, de cachimbo da paz, tudo muito morno e quente. (...) (NAVEIRA, Raquel. O arado e a estrela. Campo Grande, Ed. UCDB, 1996. p.23)

10

15

20

07 - Marque a(s) alternativa(s) que NO est(o) de acordo com o texto. (01) O mate o principal ingrediente tanto do chimarro quanto do terer. (02) As duas bebidas - o chimarro e o terer - so tomadas sempre durante o dia, com sol forte e poeira envolvendo tudo. (04) Os servios de uma bugra para carregar mate so indispensveis, seno a erva pode azedar. (08) A expresso na hora do quiriri, tal como aparece no 6 (sexto) pargrafo, pode ser associada chegada da noite. (16) O uso de palavras ou expresses em guarani faz parte de um ritual mgico inerente tradio. (32) O que importa realmente para quem toma mate no so as condies atmosfricas, mas o esprito de serenidade e unio que se cria entre os participantes.

08 - A conotao ocorre quando as palavras ganham, no texto em que esto inseridas, um outro sentido que se acrescenta ao seu sentido primeiro (sentido denotativo, prprio, habitual). Sendo assim, identifique, entre os trechos abaixo, aquele(s) em que h presena de conotao. (01) Chimarro o mate cevado, sem acar, regado a gua quente. (l. 1/2) (02) ... tudo semelhante a um corao verde com uma artria de prata, conforme poema do gacho Aparcio Silva Rillo. (l. 5/6) (04) O ideal tom-lo numa grande roda, sob um laranjal. (l. 7) (08) bom que haja no cu um sol bem vermelho e uma poeira cor-de-tijolo envolvendo tudo. (l. 13/14) (16) Se for na hora do quiriri e algumas estrelas perfurarem a tarde com suas pontas de lata, a conversa ser mais lenta. (l. 15/16)

09 - Considerando que o se funciona como partcula apassivadora em frases como Organizou-se a festa., que pode ser transformada em A festa foi organizada. (voz passiva analtica), assinale, entre os fragmentos abaixo, retirados dos textos de Irene Machado (texto 1) e de Raquel Naveira (texto 2), aquele(s) em que o se exerce essa mesma funo. (01) (02) (04) (08) (16) (32) (64) ... precisamos ter muito claro o que se deve entender por popular... (l. 1/2) ... quando se trata de estudar gneros literrios. (l. 2/3) Mas, veja bem, se assim fosse... (l. 5/6) ... como se justificaria a influncia que a tradio popular exerceu... (l. 6) Se este legado existe... (l. 8) De acordo com o clima, passa-se do chimarro ao terer. (l. 2/3) Se algum falar alguma frase ... (l. 17)

10 - Em que alternativa(s) as duas frases esto de acordo com a norma culta quanto concordncia (item a) e quanto regncia (item b)? (01) a - Com a estabilizao da moeda, vieram a melhor distribuio de renda, a estabilidade dos preos e novos investimentos para o Brasil. (Viaje Bem, n 11, p.15) b - Informamos os senhores condminos que a reunio foi adiada para o prximo sbado, s 14 horas. (Aviso afixado em elevador) (02) a - Os engarrafamentos nos horrios de pico so inevitveis, mas causa transtornos e leva o perigo para os demais veculos leves e pedestres. (Correio do Estado, 16/09/98, p.10) b - Depois de ligar (a televiso), comece a assistir um grande show de qualidade. (caro, n 165, p.99) (04) a - S os Canais Globosat tm o que os Canais Globosat tm. E quem no tem, tem que ter. (poca, 07/09/98, p.10) b - Nos dias que correm, com a Justia cada vez mais favorvel s mulheres, o fim do casamento pode significar tambm o fim de uma empresa. (Exame, 09/09/98, p.124) (08) a - Diante do quadro atual das campanhas polticas, necessrio muita prudncia antes de decidir em quem se vai votar. (Propaganda poltica) b - As razes dos seus cabelos acabaram de ser fecundadas e agora vo dar luz um brilho orgnico, at as pontas. (Caras, 07/08/98)

LITERATURA BRASILEIRA
11 Assinale a(s) alternativa(s) correta(s). (01) Em Broquis, predominam imagens que, a cada leitura, compem um novo desenho, sugerindo uma constante busca pela renovao da expresso potica. (02) Um dos temas prediletos dos simbolistas era a sugesto por meio das palavras, criando um universo onde os elementos no eram nomeados objetivamente. O tema da sugesto pode ser vislumbrado na estrofe a seguir, pertencente ao livro de poemas Broquis: Sangue coalhado, congelado, frio, / Espasmado nas veias / Pesadelo sinistro de algum rio ? De sinistras sereias (04) Os poemas que compem Matria de poesia apresentam-se ao leitor como fotografias realistas da paisagem. Esse realismo advm da preciso de detalhes e das cores com que o poeta pinta os pssaros, as flores, as rvores e os animais que povoam o Pantanal sul-mato-grossense, enquanto espao da poesia de Manoel de Barros. (08) Em Matria de poesia, observa-se uma libertao do poeta em relao aos temas literrios tradicionais. Apesar dos traos de lirismo que perpassam seus versos, o escritor apresenta uma nova ordem potica que reflete as rupturas caractersticas da literatura contempornea.

12 Sobre o romance Capites da areia, correto afirmar que (01) h o predomnio do discurso indireto livre, observando-se a inteno do narrador de colocar em destaque o ntimo das personagens e o afloramento constante dos desejos femininos. (02) ao enfatizar a naturalidade e a espontaneidade da fala cotidiana, o narrador incorpora ao texto a linguagem popular, registrando a fala das personagens tal como ela parece ser produzida. (04) o assunto da obra em questo so os marinheiros, e ela inaugura um verdadeiro ciclo martimo na produo de Jorge Amado, projeto que se ir completar com outras obras, como: Mar morto, Jubiab e Velhos marinheiros. (08) uma obra regionalista, cuja preocupao central registrar costumes, crenas, tradies e linguagem tpicas do litoral da Bahia. (16) dentre as personagens que povoam seu universo ficcional, h que se destacar Pixote, figura que inspirou um filme com o mesmo nome.

13 - Leia atentamente o soneto abaixo, extrado de Broquis, de Cruz e Sousa. Dana do ventre Sorva, febril, torcicolosamente, numa espiral de eltricos volteios, na cabea, nos olhos e nos seios fluam-lhe os venenos da serpente. Ah! Que agonia tenebrosa e ardente! que convulses, que lbricos anseios, quanta volpia e quantos bamboleios, que brusco e horrvel sensualismo quente. O ventre, em pinchos, empinava todo como rptil abjeto sobre o lodo, espolinhando e retorcido em fria. Era a dana macabra e multiforme de um verme estranho, colossal, enorme, do demnio sangrento da luxria! Considerando os versos acima, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). (01) No primeiro verso, o poeta cria um neologismo a palavra torcicolosamente para retratar mais fielmente os movimentos da danarina, propiciando ao leitor a chance de perceber a realidade sob um novo ngulo. (02) Na estrutura do texto, percebe-se que o poeta no utiliza com freqncia o dinamismo dos verbos, procurando produzir uma atmosfera ertica pelo uso das comparaes e analogias. (04) Os substantivos e adjetivos utilizados pelo poeta procuram ordenar a realidade plstica da cena, na expectativa de oferecer ao leitor uma percepo perfeita da realidade. (08) Existe, no soneto, um tom abstrato que projeta o leitor para zonas do inconsciente, sugerindo-lhe um espao de romantismo e magia. (16) O poeta rende tributos, ainda, a uma herana parnasiana, utilizando, como expresso potica, o soneto. (32) As metforas serpente, rptil e verme se contrapem atmosfera ertica que perpassa o soneto, deixando no leitor uma impresso inconclusa, oscilante entre a exaltao e a degradao da danarina.

14 Assinale a(s) proposio(es) correta(s). (01) Aristarco, personagem de O Ateneu, caracterizado pelo narrador como duas almas num s corpo, oscilando entre caractersticas positivas e negativas; porm, ainda prevalecem os traos negativos, uma vez que os positivos so apenas uma mscara. (02) A ambigidade de Capitu perdura durante toda a histria contada por Bentinho. Ao final da leitura de Dom Casmurro, nem o leitor, nem o narrador personagem esto convencidos da infidelidade de Capitu. (04) As personagens Capitu e Aristarco, de Dom Casmurro e O Ateneu, respectivamente, apresentam-se ao leitor assemelhadas por um trao: a ambigidade. (08) Ao contrrio de Aristarco, Capitu, a esposa infiel de Bentinho, passar por um processo de transformao que culminar na vitria dos traos positivos de seu carter.

15 A partir da leitura dos romances Memrias de um sargento de milcias, de Manuel Antnio de Almeida, e Macunama, de Mrio de Andrade, pode-se concluir que (01) Macunama uma obra em que se narra a histria de um heri sem nenhum carter, que nasce na selva amaznica e vai a So Paulo em busca do talism que um gigante lhe furtara. Como no consegue vencer seu forte oponente, apela para a macumba. O gigante, no entanto, mata-o, mas Macunama ressuscita, transformado numa francesa, sempre empenhado na recuperao da muiraquit. Ao final, o heri sem nenhum carter elevado para ser a constelao da Ursa Maior. (02) no h, em Memrias de um sargento de milcias, profundidade psicolgica nas personagens, posto que elas surgem, na maioria das vezes, em situaes coletivas, nas quais convivem indivduos das mais diversas classes sociais. (04) Macunama, bem como Leonardinho, podem ser considerados anti-heris, uma vez que no renem traos idealizantes e surgem como seres capazes de viver ao sabor do acaso. Alm disso, ambos parecem representar as pessoas comuns, uma espcie de sntese do povo brasileiro. (08) apesar do espao temporal e esttico que separa as duas obras, elas apresentam semelhanas entre si, quer quanto ao tipo escolhido como heri, quer pelos aspectos folclricos que representam. (16) enquanto em Macunama depara-se com uma lngua brasileira, povoada de expresses populares tanto na voz das personagens quanto na do narrador - , em Memrias de um sargento de milcias a linguagem, embora simples, no chega a ser espontnea, pois ocorre uma filtragem da oralidade.

10

16 Considerando as proposies abaixo, assinale a(s) correta(s). (01) Em Fogo morto, vrios temas so abordados, dentre os quais: a falncia da sociedade patriarcal nordestina, o surgimento do cangao e a denncia da misria e da explorao de grande parcela da populao do Nordeste. (02) Em Fogo morto, configuram-se aspectos da realidade social nordestina de uma poca: a fragilidade de um seleiro, vtima do autoritarismo do dono das terras onde vive; o desprestgio de um senhor de engenho arruinado pelo surgimento de novas relaes de trabalho e produo; a aspirao por justia numa sociedade oprimida pelas arbitrariedades do cangao, da polcia e da politicagem das elites. (04) Em algumas passagens do romance Capites da areia, percebe-se a inteno de garantir a semelhana com a vida real. Exemplo claro desse tipo de procedimento encontra-se no comportamento da personagem Sem-Pernas. Explorando o prprio defeito fsico, o garoto aproxima-se das pessoas para, depois, trair-lhes a confiana. (08) O desfecho de Capites da areia trgico: alm da morte de Dora, a nica mulher aceita pelo bando de Pedro Bala, ocorre o assassinato do prprio Pedro Bala, pondo fim aos sonhos dos garotos abandonados.

17 Assinale a(s) alternativa(s) correta(s). (01) Em Memrias de um sargento de milcias, Leonardo, filho de uma pisadela e um belisco, sobrevive entre o bem e o mal, a virtude e o pecado, conforme as circunstncias exigem, lanando mo do famoso jeitinho brasileiro. (02) No romance Dom Casmurro, o passado surge envolto numa atmosfera de ambigidade. Isso confunde no s o leitor como tambm o prprio narrador, apesar da aparente razo que Bentinho julga possuir. (04) Quanto a Srgio, protagonista de O Ateneu, s lhe resta aproximar-se do passado como forma de reabilitao moral. Por isso usa a linguagem da destruio, simbolicamente caracterizada pelo incndio, devastando valores que seriam os responsveis por uma formao moralmente deficitria. (08) Em Capites da areia, revela-se a construo de uma sociedade que s seria vivel por meio do engajamento poltico dos indivduos. (16) Em Caets, o escritor demonstra que a ao de escrever principia pelo domnio lingstico; da advm colocar o narrador-protagonista, Joo Valrio, como um aprendiz de escritor, iniciando-se nos questionamentos lingstico-literrios.

11

18 Considerando o livro de poemas Matria de poesia, de Manoel de Barros, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). (01) Para fugir da censura, o poeta optou por fazer a defesa do Pantanal sul-matogrossense, abraando a causa ecolgica. (02) O poeta demonstra sua interao com a natureza atravs da convergncia de seu olhar sobre os objetos desprezados por uma sociedade materialista e que se transformaram em lixo: esses objetos sero utilizados como matria para a expresso potica. (04) O poeta preocupa-se em transcender a preocupao ecolgica, revelando sua inteno de resgatar um conjunto de valores que demonstrem a necessidade de interao do homem e de seus objetos com a Natureza. (08) A obra em questo investiga os valores desprestigiados pelas elites e transforma-os em realidade potica atravs de uma ordenao metafrica que procura superar a percepo usual dos objetos.

19 Considerando a obra Macunama, de Mrio de Andrade, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). (01) Narrada em terceira pessoa e envolvendo cenrios distintos, tais como a mata virgem e a cidade grande, a obra em questo traz uma histria que se aproxima do fantstico, marcada por um tempo arbitrrio. (02) Quando as aventuras de Macunama esto terminadas e ele foi transformado em constelao, o narrador apresenta-se ao leitor, revelando-se como o homem a quem um papagaio contara frases e feitos do heri. (04) No romance em questo, as manifestaes lingsticas do narrador, elaboradas de modo bastante erudito, contrastam com a simplicidade dos dilogos entre as personagens. (08) Um dos aspectos tipicamente modernista presente em Macunama repousa na unio entre o heri e Ci, representando a vitria da fidelidade aos sentimentos sobre os interesses econmicos. (16) Macunama uma personagem caracterizada por traos bem definidos, destacandose: a preguia, a irreverncia, o deboche, a malandragem e a sensualidade.

12

20 Em Sempreviva, Antonio Callado discute a realidade nacional com aguado senso crtico. Considerando a leitura da obra em questo, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). (01) O enredo do romance constri-se sobre os relatos de vida das mulheres que passaram pelo amor de Quinho, e o ttulo da obra remete imortalidade da capacidade humana de amar. (02) No h, na obra, um foco narrativo fixo; no entanto, predomina a voz de Quinho, o protagonista da histria. (04) O ttulo do romance simboliza a figura misteriosa da menina Herinha, filha de Quinho e Lucinda. (08) Entre os temas veiculados na obra, merece destaque a denncia de crimes praticados contra muitos brasileiros durante a ditadura militar, iniciada em 1964. (16) O tempo da narrao coincide com o tempo da histria: conforme os fatos vo acontecendo, o narrador apresenta-os ao leitor, trazendo-o para a vivncia do momento presente. (32) Sempreviva um romance que se apropria de tcnicas cinematogrficas de narrativa, cujas personagens principais so Quinho, um europeu em busca de aventuras, e Jupira, uma ndia sul-mato-grossense dividida entre a tradio de seu povo e as influncias da sociedade branca. (64) As personagens que corporificam o regime militar tm um final trgico; ambas so vtimas de seu prprio veneno: o mdico legista e falso sitiante morto por uma planta carnvora que ele mesmo criara, e o delegado e falso caador de onas estraalhado por um co treinado para matar onas.

FSICA
21 - Os quasares, objetos celestes semelhantes s estrelas, so os corpos mais distantes da Terra j observados. Verificou-se, atravs de medidas astronmicas, que a distncia entre um determinado quasar e a Terra de 9x1022 km. Sabendo-se que a velocidade da luz no vcuo de 3x108 m/s e que 1 ano-luz a distncia percorrida pela luz no vcuo durante 1 ano (365 dias), correto afirmar que (01) 1 ano-luz igual a aproximadamente 9,5x1015 km. (02) a luz emitida pelo quasar leva aproximadamente 9x109 anos para chegar Terra. (04) a distncia do quasar Terra igual a aproximadamente 1x1010 anos-luz; isso significa que, se esse quasar desaparecer, o evento ser percebido na Terra somente aps 1x1010 anos. (08) 1 ano-luz igual a aproximadamente 9,5x1015 m.

13

22 - Um disco gira com velocidade angular constante de 60 rotaes por minuto. Uma formiga sobre o disco, partindo do centro do disco, caminha sem deslizar na direo radial com velocidade constante em relao ao disco. Supondo que a velocidade da formiga seja 0,15 m/s e o raio do disco igual a 15,0 cm, qual(is) da(s) afirmativa(s) abaixo (so) correta(s)? (01) A velocidade angular do disco de 1,0 rad/s. (02) A formiga realiza, at chegar borda do disco, uma volta completa. (04) Quanto mais a formiga se aproxima da borda do disco, maior a fora centrpeta que atua sobre ela. (08) A acelerao centrpeta sobre a formiga depende da sua massa. (16) A fora centrpeta que atua na formiga proporcionada pelo atrito entre a formiga e o disco. (32) A trajetria da formiga para um observador fixo na Terra a mostrada na figura abaixo:
disco

trajetria da formiga

23 - Um automvel de massa MA = 1.500 kg, que se desloca com velocidade vA = 80 km/h em uma estrada, colide com a traseira de um caminho de massa MC = 10.000 kg, e que se desloca com uma velocidade vc = 60 km/h na mesma direo e sentido do automvel. Aps a coliso, o automvel continua em movimento, mas fica preso ao caminho. Determine a velocidade, em km/h, do sistema carro + caminho imediatamente aps a coliso, fazendo um arredondamento para o valor superior mais prximo.

14

24 - Uma pessoa sopra ar transversalmente atravs de um dos ramos de um tubo em U que contm gua. Devido ao sopro, um desnvel de 2,0 mm mantido entre os nveis de gua nos ramos do tubo, como mostra a figura abaixo. Desprezando os efeitos de desnvel devidos a tenses superficiais da gua, correto afirmar que V a b 2,0 mm gua (01) (02) (04) (08) as presses nos pontos a e b so iguais. as presses nas superfcies dos lquidos em cada ramo so iguais. a presso na superfcie do ramo da esquerda menor que a presso no ponto b. se a velocidade do ar, V, com que a pessoa sopra for aumentada, o desnvel dos ramos do tubo em U ser maior que 2,0 mm. (16) se o dimetro do ramo do lado direito do tubo em U for maior do que o dimetro do ramo do lado esquerdo, o desnvel ser menor que 2,0 mm.

25 - A temperatura de uma moeda de cobre aumenta de 100oC e seu dimetro cresce 0,18%. Assim, correto afirmar que (01) (02) (04) (08) (16) o aumento percentual na rea da moeda de 0,36%. o aumento percentual na espessura da moeda de 0,18%. o aumento percentual no volume da moeda de 0,54%. o aumento percentual na massa da moeda nulo. no possvel determinar o coeficiente de dilatao linear da moeda apenas com esses dados.

15

26 O grfico abaixo representa duas curvas isotrmicas relacionadas a um gs ideal contido em um recipiente que pode variar o seu volume. Desse modo, correto afirmar que Presso A B D C (01) (02) (04) Volume se o gs for submetido a um processo termodinmico partindo do estado A para o estado B, a presso do gs no varia e sua energia interna aumenta. se o gs for submetido a um processo termodinmico partindo do estado A para o estado D, a sua energia interna no varia. se o gs for submetido a um processo termodinmico partindo do estado A para o estado C, a temperatura do gs no varia e no haver troca de calor com o ambiente. se o gs passar por um processo termodinmico partindo do estado A, passando pelos estados D e C e retornando ao estado A, a quantidade de calor trocada com o ambiente igual ao trabalho realizado pelo gs. se o gs passar por um processo termodinmico partindo do estado A para o estado C e retornando ao estado A pelo mesmo caminho, o trabalho total realizado pelo gs nulo.

(08)

(16)

27 - Quando em sua casa vrios aparelhos eletrodomsticos esto em funcionamento, possvel desligar um deles e os demais continuarem em operao normal. Suponha que toda a rede da sua casa seja ligada a um disjuntor que limita a corrente de entrada para evitar um super aquecimento dos fios eltricos da rede. Diante disso, correto afirmar que (01) para a ligao desses aparelhos na rede eltrica da sua casa feita uma associao de resistncias eltricas em paralelo. (02) a ligao desses aparelhos, na rede eltrica da sua casa, no feita em srie pois, se assim fosse, a interrupo da corrente eltrica em um deles acarretaria o desligamento de todos os outros. (04) todos os aparelhos esto submetidos mesma tenso de entrada da rede (120V ou 220V). (08) quanto maior for o nmero de aparelhos ligados, menor ser a resistncia total do circuito eltrico da sua casa e, consequentemente, maior ser a corrente total que entra na sua casa e maior ser o valor da conta de energia eltrica a ser pago no final do ms. (16) para uma rede eltrica com tenso de entrada 120V e um disjuntor de 30A, o mnimo valor que se pode ter da resistncia eltrica da rede da sua casa de 40 .

16

28 - Uma lanterna emite um feixe de luz cilndrico que incide em um espelho plano no ponto O, como est indicado na figura abaixo. Sendo que o ngulo de incidncia desse feixe com a normal ao espelho , correto afirmar que

(01) um observador s ver a luz da lanterna se estiver posicionado sobre uma reta fazendo um ngulo igual a com relao normal N, passando pelo ponto O e no mesmo plano formado pelo raio incidente e a normal N. (02) o ngulo que o feixe de luz refletido forma com o espelho igual a . (04) se a superfcie em que o feixe de luz da lanterna incide no fosse totalmente polida, o observador poderia ver a luz da lanterna de qualquer ponto, localizado no mesmo lado da superfcie em que o feixe de luz incide. (08) uma vez que a superfcie em que o feixe de luz da lanterna incide totalmente polida, cada raio de luz incidente e refletido e a sua respectiva normal superfcie esto contidos em um mesmo plano. (16) devido ao fenmeno de refrao da luz, podemos ver os corpos sem luz prpria quando iluminados.

17

29 - A cmara de bolhas um dispositivo muito usado em laboratrios para identificar partculas atmicas atravs de sua trajetria que fica marcada no vapor que preenche a bolha. Para separar as partculas, aplicado um campo magntico homogneo de intensidade conhecida e direo perpendicular ao plano de trajetria das partculas. Nesse sistema podemos desconsiderar a atuao da fora peso sobre as partculas. Suponha, ento, que um feixe de partculas, todas com a mesma velocidade (mdulo, direo e sentido), deslocando-se na direo horizontal da esquerda para a direita, composto por eltrons e nutrons, entre nessa cmara onde o sentido do campo dado na figura abaixo. Com relao trajetria das diferentes partculas atmicas que compem o feixe, correto afirmar que

B Feixe de partculas

Sendo dado:

m NUTRON ~1840 m ELTRON carga ELTRON = e ~ 1,6x10-19 C carga NUTRON = nula

(01) a direo de movimento do nutron ser desviada para cima da direo horizontal, enquanto que a direo de movimento do eltron no ser alterada. (02) a direo de movimento do nutron ser desviada para baixo da direo horizontal, enquanto que a direo de movimento do eltron ser desviada para cima da direo horizontal. (04) as direes de movimento do eltron e do nutron sero desviadas para baixo da direo horizontal. (08) a direo de movimento do eltron ser desviada para baixo da direo horizontal e a direo de movimento do nutron permanecer inalterada. (16) os raios de curvatura das trajetrias do eltron e do nutron so iguais.

18

30 - Um automvel, conduzindo uma sirene, est se deslocando com velocidade de 18 m/s com relao ao ar, que est em repouso. Sabendo-se que a freqncia do som emitido pela sirene de 550 Hz e que a velocidade de propagao do som no ar de 340 m/s, correto afirmar que (01) o comprimento de onda do som emitido pela sirene de aproximadamente 0,6 m. (02) a freqncia e o comprimento de onda do som, para um observador em repouso localizado frente do automvel, so maiores do que aqueles emitidos pela sirene. (04) para um observador em repouso localizado frente do automvel, o comprimento de onda do som menor e a freqncia maior do que aqueles emitidos pela sirene. (08) para um observador em repouso localizado atrs do automvel, o comprimento de onda do som maior e a freqncia menor do que aqueles emitidos pela sirene. (16) para um observador em repouso, estando ele localizado frente ou atrs do automvel, o comprimento de onda e a freqncia do som so iguais queles emitidos pela sirene.

31 - Um bloco de 500g comprime uma mola, de constante elstica k = 200N/m. A compresso da mola de 20 cm na posio A (veja figura abaixo). Nessa posio o bloco est em repouso. Logo a seguir, o bloco solto e, na posio B, eles perdem o contato e o bloco se desloca sobre um plano horizontal com um coeficiente de atrito cintico 0,2. Na posio B a velocidade do bloco de 4 m/s e na posio D a velocidade nula. A respeito desse sistema e considerando g = 10 m/s2, correto afirmar que

vB = 4m/s C

vC = ? D

vD = 0 m/s

(01) a energia mecnica do sistema massa-mola na posio A vale 4 J. (02) a velocidade do bloco em uma posio C localizada entre a posio B e a posio D, como apresentado na figura acima, tambm ser de 4m/s. (04) a quantidade de calor gerada durante o deslocamento do bloco da posio A at a posio B de 8,5 J, supondo que toda energia dissipada seja na forma de calor. (08) o bloco chegar posio D com velocidade nula, aps 2 segundos decorridos desde o momento em que o bloco passa pela posio B e ter, ento, percorrido uma distncia de 4 m. (16) toda a energia mecnica do sistema na posio A foi transformada em calor na posio D, supondo que toda energia dissipada seja na forma de calor.

19

32 - Um dispositivo decorativo bastante comum composto por um conjunto de esferas suspensas por fios e presas a um suporte (veja a Figura A abaixo). Ao suspendermos a esfera 1 e solt-la, esta bate na esfera 2 e, em seguida, a esfera 5 comea a se movimentar. Supondo que todas as esferas tenham a mesma massa m, que todas esto em repouso na situao inicial (Figura A), que o atrito em todo o sistema seja desprezvel, e que a esfera 1 solta de uma altura de 5 cm (Figura B) em relao posio de equilbrio das demais esferas (h = 0) e solta de um estado de repouso, calcule a velocidade (em m/s) com que a esfera 5 (Figura C) comea a se movimentar em relao posio de equilbrio das demais esferas, considerando g = 10 m/s2.

h=0 1 2 3 4 5 Figura A

h1=5cm 1 2 3 4 5 5 Figura B

h=0

h5 1 2 3 4 5 Figura C

33 - A respeito da natureza da luz, correto afirmar que (01) (02) (04) (08) a luz uma onda eletromagntica. a luz tem uma natureza de partcula. a velocidade da luz uma constante independente do meio em que se propaga. a velocidade da luz, no vcuo, a mesma em todos os sistemas de referncia inerciais. (16) a velocidade da luz, no vcuo, estabelece um limite superior de velocidade.

20

34 - As esferas 1 e 2 da figura abaixo so condutoras e confeccionadas com o mesmo material e esto em equilbrio, separadas pela distncia x. Cada esfera est carregada eletricamente com a mesma carga q. Considerando que o sistema da figura est em uma regio de vcuo e supondo que a esfera 2 seja descarregada, correto afirmar que

L L q 1 x q 2

(01) (02) (04) (08) (16)

O na nova situao de equilbrio, a separao x ser menor, mas diferente de zero. na nova situao de equilbrio, a separao x ser nula. as duas esferas passaro a oscilar indefinidamente, trocando quantidade de movimento cada vez que se chocam. as foras eletrostticas que atuaro entre as esferas sero nulas. na nova situao de equilbrio, o ngulo formado entre o fio L da esfera 1 e a reta O ser igual ao ngulo formado pelo fio da esfera 2 e a reta O, mas menor que o ngulo .

35 - Aps duas pilhas de 1,5 V serem ligadas ao primrio de um pequeno transformador, conforme mostra a figura abaixo, no haver voltagem induzida no secundrio. Qual(is) da(s) afirmao(es) seguinte(s) justifica(m) esse fato? primrio secundrio

Ncleo de ferro (01) (02) (04) (08) Existe um fluxo magntico no secundrio, mas ele no varia com o tempo. Uma corrente contnua no produz campo magntico no ncleo de ferro. O campo magntico criado na bobina primria no atravessa o secundrio. O nmero de espiras da bobina do secundrio no suficiente para o surgimento da voltagem induzida. (16) O nmero de pilhas no primrio no suficiente para o surgimento da voltagem induzida.

21

Das könnte Ihnen auch gefallen