Sie sind auf Seite 1von 168

MANUAL DO USURIO

Servidor de impresso USB Modelo ZPF 11 U Parabns, voc acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurana Intelbras. O servidor de impresso USB ZPF 11 U viabiliza o compartilhamento de uma impressora USB em rede, permitindo a impresso de documentos remotamente com a utilizao da tecnologia TCP/IP.

ndice
Especificaes tcnicas ............................................................5 Caractersticas ..........................................................................7 O Produto ..................................................................................8
LEDs indicadores ...................................................................................................8 Boto Reset .......................................................................................................... 10 Fonte de alimentao....................................................................................... 10 Porta USB .............................................................................................................. 10 Requisitos de hardware ................................................................................... 11 Instalao fsica................................................................................................... 11 Diagrama do ambiente.................................................................................... 12 Impresso IP......................................................................................................... 13 SNMP ...................................................................................................................... 13 Alerta via e-mail ................................................................................................. 13 Cliente DHCP ....................................................................................................... 14 Padro de fbrica ............................................................................................... 15 Intelbras Print Admin ....................................................................................... 16 Interface Web ...................................................................................................... 40

Instalao ................................................................................11

Funes do Servidor de Impresso .......................................13

Configurao...........................................................................15 Gerenciamento .......................................................................16

SNMP .......................................................................................56 Configuraes por Sistema Operacional ..............................57


Windows 98 SE.................................................................................................. 58 Windows 2000/XP/Server 2003 .................................................................. 86 Windows Vista/ Windows 7 ....................................................................124

UNIX/Linux .....................................................................................................143 Mac OS X 10.2 ou superior..........................................................................154

Lista de Impressoras Compatveis .......................................161 Dvidas Freqentes .............................................................162 Termo de Garantia ................................................................165

Especificaes tcnicas
Padres IEEE802.3 10BASE-T IEEE802.3u 100BASE-TX Ethernet: 10 Mbps (Half Duplex), 20 Mbps (Full Duplex) Fast Ethernet: 100 Mbps (Half Duplex), 200 Mbps (Full Duplex) 2 MB SDRAM 1 MB Cliente Aplicao Windows, Aplicao WEB, SNMPv1 IP (IPP, LPD/LPR, SMB, RAW, Socket) Cliente SMTP Windows 98 SE/NT 4.0/2000/XP/2003/Vista, UNIX/Linux e Mac OS X10.2 ou superiores 10BASE-T: UTP categoria do cabo 3, 4, 5 (mximo 100 m) 100BASE-TX: UTP categoria do cabo 5, 5e (mximo 100 m) 1 porta Ethernet 10/100 Mbps com negociao automtica de velocidade 1 USB 2.0 compatvel com USB 1.1 Auto MDI/MDI-X Deteco automtica do padro do cabo (Normal/Crossover) Externa bivolt automtica Fonte de alimentao Entrada: 100-240 VAC/50-60 Hz Sada: 3.3 VDC / 2 A

Taxa de transferncia

Buffer de memria Memria flash DHCP Gerncia Protocolos suportados Alerta e-mail Sistemas operacionais

Cabeamento suportado

Quantidade de portas

Dimenses Conformidade

73,16 x 64,75 x 28,39 mm FCC, CE e RoHS Temperatura operacional: 0 C a 50 C (32 F a 122 F)

Caractersticas ambientais

Temperatura de armazenamento: -5 C a 65 C (23 F a 149 F) Umidade operacional: 0% a 70% Umidade de armazenamento: 0% a 80%

Caractersticas
1 Porta USB 2.0 compatvel com USB 1.1. 1 Porta Ethernet 10/100 Mbps. Compatvel com os padres IEEE802.3 10BASE-T e IEEE802.3u 100BASE-TX. MDI/MDI-X com auto-negociao de velocidade. LEDs indicadores das principais funes. Gerenciamento remoto via WEB ou atravs do software Intelbras Print Admin. Gerenciamento e monitoramento remoto via SNMP v 1. Cliente de DHCP. Mtodo de impresso IP (IPP, LPD/LPR, SMB, RAW e Socket). Boto Reset. Atualizao de firmware via Web. Registro (log) de impresso. Alerta via e-mail para o Administrador. Suporte aos sistemas operacionais Windows 98 SE/NT 4.0/2000/ XP/2003/Vista, UNIX/Linux e Mac OS X 10.2 ou superiores.

O Produto
O servidor de impresso Intelbras ZPF 11 U possui um conector USB 2.0, compatvel com o padro USB 1.1 e uma porta Ethernet 10/100 Mbps, com autonegociao de velocidade e deteco automtica do padro do cabo (Normal/Crossover).

Painel frontal

Painel posterior

LEDs indicadores
LED Status
Indica o status do servidor de impresso ZPF 11 U.
Aceso Piscando rapidamente Piscando lentamente O servidor de impresso est devidamente conectado energia eltrica e pronto para imprimir. O servidor de impresso est imprimindo. O servidor de impresso est em modo de atualizao de firmware.

Apagado

O servidor de impresso est desligado ou indevidamente conectado rede de energia eltrica.

LED USB
Indica o padro de conexo da porta USB com a impressora.
Aceso com a cor verde Aceso com a cor laranja Apagado Conectado em uma impressora com porta USB 2.0. Conectado em uma impressora com porta USB 1.1. No est conectado em uma porta USB vlida e operante.

LED Link
Indica a velocidade de conexo da porta Ethernet.
Aceso com a cor verde Piscando com a cor verde Aceso com a cor amarela Piscando com a cor amarela Conectado em uma porta FastEthernet Full/ Half Duplex de 100 Mbps. Trfego de dados ativo atravs de uma conexo FastEthernet Full/Half Duplex de 100 Mbps. Conectado em uma porta Ethernet Full/Half Duplex de 10 Mbps. Trfego de dados ativo atravs de uma conexo Ethernet Full/Half Duplex de 10 Mbps.

Boto Reset
Reinicia o servidor de impresso e restaura os padres de fbrica. Para mais informaes, consulte o item Restaurao das Configuraes de Fbrica.

Fonte de alimentao
Para compatibilidade com os padres eltricos mundiais, o ZPF 11 U projetado para trabalhar com uma fonte externa de alimentao automtica com variao de tenso de 100 a 240 VAC 50/60 Hz.

Porta USB
O painel posterior possui uma porta USB 2.0 do tipo A, compatvel com USB 1.1. A velocidade de conexo da porta USB pode ser verificada atravs do LED USB localizado no painel frontal do equipamento.

10

Instalao
Requisitos de hardware
Os seguintes itens de hardware sero necessrios para a correta instalao do servidor de impresso: 1 impressora compatvel com porta USB disponvel e operante 1 cabo USB do tipo A-B (no incluso) 1 cabo de rede (no incluso) 1 ponto de rede Ethernet disponvel e operante 1 computador com sistema operacional Windows 98 SE/NT 4.0/2000/ XP/2003/Vista, UNIX/Linux, Mac OS X 10.2 ou superior Obs.: consulte a lista de impressoras compatveis com o ZPF 11 U no site www.intelbras.com.br.

Instalao fsica
Para instalar fisicamente o servidor de impresso Intelbras ZPF 11 U, proceda conforme os passos descritos a seguir: 1. Desligue a impressora; 2. Conecte o servidor de impresso em sua impressora atravs do cabo USB (no incluso); 3. Ligue a impressora; 4. Conecte o servidor de impresso na rede atravs do cabo UTP com conector RJ-45 (no incluso); 5. Conecte a fonte de alimentao no ZPF 11 U e ligue-o na energia eltrica; 6. Espere 10 segundos para que o ZPF 11 U inicie de forma correta, realizando automaticamente o POST (Power On Self Test Auto Teste de Inicializao).
11

Diagrama do ambiente
A figura a seguir ilustra um diagrama de rede como exemplo de funcionamento do servidor de impresso ZPF 11 U:

12

Funes do Servidor de Impresso


Impresso IP
O servidor de impresso Intelbras ZPF 11 U suporta os seguintes mtodos de impresso utilizando o protocolo IP. Verifique na seo Configurao a disponibilidade de mtodos de impresso de acordo com o sistema operacional a ser utilizado. IPP (Internet Printing Protocol). LPD/LPR (Line Printer Daemon/Line Printer Remote). SMB (Service Message Block). RAW. Socket (atravs do Network Print Monitor/Intelbras Print Admin).

SNMP
O SNMP (Simple Network Management Protocol) um protocolo amplamente utilizado para a administrao e gerenciamento de dispositivos de rede. O acesso ao dispositivo de rede com suporte a SNMP feito atravs de uma estao de gerenciamento de rede (cliente SNMP), com a utilizao de comunidades SNMP. As comunidades SNMP operam como um autenticador, controlando o tipo de acesso ao dispositivo: somente leitura ou leitura/escrita. O SNMP do servidor de impresso possui tambm a funcionalidade de envio automtico de notificaes via rede, conhecidos como Traps SNMP, quando algum evento inesperado ocorre no dispositivo monitorado.

Alerta via e-mail


O cliente SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) envia automaticamente mensagens eletrnicas (e-mail) para o administrador do sistema em caso de problemas com o servidor de impresso.
13

Cliente DHCP
O cliente DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) obtm automaticamente os dados de configurao de endereamento IP, providos por um servidor DHCP devidamente configurado. Ateno: o servidor de impresso ZPF 11 U no possui suporte a impressoras baseadas em sistemas centrais, como GDI, CAPT e PPA ou impressoras multi-funcionais MFP (Multiple Function Printer).

14

Configurao
Padro de fbrica
Configurao de endereamento IP
IP: 10.0.0.240 Mscara: 255.255.255.0 Gateway: 10.0.0.1

Nome de usurio e senha


Usurio: admin Senha: admin

Compartilhamento SMB/Windows
Grupo de Trabalho: GRUPO Nome do Servidor: ZPF11U Nome do Compartilhamento: LP1 Obs.: o caminho SMB do servidor de impresso composto pelo nome do servidor de impresso (ZPF11U no padro de fbrica) acrescido do nome do compartilhamento SMB (LP1 no padro de fbrica). Nos padres de fbrica do servidor de impresso, o caminho SMB ser \\ZPF11U\LP1.

Restaurao do padro de fbrica


As configuraes padro de fbrica podem ser restauradas de dois modos: 1. Boto Reset: para restaurar atravs do boto Reset, desligue o servidor de impresso e pressione o boto Reset, e com o boto pressionado, ligue novamente o servidor de impresso energia eltrica e aguarde cinco segundos antes de soltar o boto. ou 2. Interface Web: para restaurar atravs da Interface Web, acesse a pgina Manuteno>Padres de Fbrica, e clique em Padro de Fbrica. Obs.: todas as configuraes previamente realizadas sero perdidas no momento da restaurao do padro de fbrica.
15

Gerenciamento
O servidor de impresso Intelbras ZPF 11 U pode ser gerenciado e monitorado atravs da aplicao Intelbras Print Admin, interface Web ou SNMP.

Intelbras Print Admin


O aplicativo Intelbras Print Admin viabiliza o gerenciamento remoto de um ou mais servidores de impresso Intelbras ZPF 11U, com suporte aos sistemas operacionais Windows 98 SE/NT 4.0/2000/XP/2003/Vista/7. Para instalar o aplicativo, insira o CD de instalao no drive de CD-ROM de seu computador e, caso a reproduo automtica esteja habilitada em seu computador, a tela a seguir ser exibida:

Obs.: caso a instalao no inicie automaticamente, abra o Explorer do Windows e clique na unidade correspondente ao CD-ROM. Execute com um duplo clique o programa autorun.exe e siga as instrues de instalao do Assistente at a concluso do processo.
16

A tela inicial do Assistente de Instalao contm os seguintes itens: Assistente: inicia a instalao do Assistente de Configurao do servidor de impresso ZPF 11 U e executa a instalao do aplicativo Intelbras Print Admin. Instalao Manual: inicia a instalao do aplicativo Intelbras Print Admin, sem iniciar o Assistente de Configurao. Sair: encerra o Assistente de Instalao.

Assistente
Para iniciar a instalao do servidor de impresso atravs do Assistente de Configurao, siga o procedimento: 1. Clique em Assistente na tela principal do Assistente de Instalao e aguarde o incio do programa instalador;

2. Na tela inicial Instalador do Assistente do Servidor de Impresso, clique em Avanar:

17

Obs.: o Assistente de Instalao ir instalar o driver do servidor de impresso ZPF 11 U, o aplicativo Intelbras Print Admin e o Assistente de Configurao em seu computador. O diretrio padro de instalao ser C:\Arquivos de Programas\Intelbras Print Admin. 3. Na tela Selecione o Servidor de Impresso, o Assistente ir realizar automaticamente a busca pelo servidor de impresso ZPF 11 U na rede a qual o computador est conectado. Selecione o servidor de impresso ZPF 11 U que voc deseja configurar e clique em Avanar:

18

Obs.: caso seu computador possua firewall habilitado, certifique-se de que o mesmo no bloqueie o trfego de rede gerado pelo Assistente. 4. Para modificar as configuraes de endereamento IP, na tela Alterar Configurao, clique em Sim, eu quero modificar as configuraes, informe a senha do sistema e depois clique em Avanar. Caso no necessite modificar o endereamento IP padro de fbrica do servidor de impresso, clique em No, eu no quero modificar as configuraes e em seguida, clique em Avanar: A senha padro do ZPF 11U admin.

19

5. Caso voc tenha decidido alterar as configuraes de endereamento IP, a prxima tela trar as opes de endereamento IP dinmico ou esttico. Para IP dinmico (atravs de um servidor DHCP), selecione a opo Obter um endereo IP automaticamente e clique em Avanar. Para IP esttico, informe o novo endereo IP do servidor de impresso, mscara de sub-rede e gateway de sua rede e clique em Avanar:

20

Obs.: altamente recomendvel utilizar o endereamento IP esttico. Certifique-se de que o endereo IP seja informado corretamente nesta etapa para o funcionamento do servidor de impresso. O endereo IP do servidor de impresso deve ser integrante da mesma sub-rede do seu adaptador de rede. 6. Na prxima tela ser exibido um resumo das configuraes previamente informadas para o servidor de impresso. Clique em Avanar caso as configuraes estejam de acordo com suas necessidades. Clique em Voltar caso necessite modificar parmetros, ou em Cancelar, para sair do Assistente de Instalao.

21

7. Na tela Selecionar Impressora, clique em Adicionar Impressora para o incio automtico do Assistente para Adicionar Nova Impressora do Windows:

22

8. Durante a execuo do Assistente para Adicionar Nova Impressora, siga as instrues na tela Ajuda para adicionar uma nova impressora:

23

Ateno: siga corretamente os passos descritos na tela. Certifique-se de utilizar uma porta LPT1 local, e de no imprimir uma pgina de teste nesta etapa do procedimento. 9. Ao concluir o processo, clique em Avanar:

24

25

10. Na tela Resumo da Instalao, clique em Use esta impressora como impressora padro caso necessite que a impressora configurada seja a impressora padro do sistema. Clique em Avanar caso as informaes apresentadas estejam de acordo com suas necessidades, ou clique e Voltar caso necessite modificar algum parmetro:

26

11. Na tela de Instalao Concluda, clique em Concluir para finalizar o Assistente e a instalao:

12. No Windows, clique em Iniciar>Configuraes>Impressoras e Aparelhos de Fax e verifique se um novo cone de impressora foi devidamente criado. 13. Clique com o boto direito sobre o cone da impressora criada, selecione Propriedades e verifique se a porta do servidor de impresso foi devidamente criada dentro da guia Portas. 14. Clique na guia Geral e em Imprimir Pgina de Teste a fim de verificar a correta instalao do servidor de impresso. Obs.: caso deseje instalar mais de um servidor de impresso na rede, repita o procedimento disponibilizado pelo Assistente clicando em Iniciar>Programas>Intelbras Print Admin>Assistente.
27

Instalao Manual
Para iniciar a instalao manual do Intelbras Print Admin e do Assistente de Configurao, siga o procedimento: 1. Clique em Instalao Manual na tela principal:

28

2. Na tela inicial de instalao, clique no boto Next (Avanar);

3. Selecione o destino para a instalao do Intelbras Print Admin clicando no boto Browse (Procurar). Caso no queira modificar o diretrio de instalao, clique no boto Next (Avanar);

29

4. Clique no boto Finish (Concluir) da tela final do instalador.

Operao do Intelbras Print Admin


Aps instalar o aplicativo Intelbras Print Admin, clique em Iniciar> Programas>Intelbras Print Admin>Intelbras Print Admin. Uma tela ser exibida conforme a figura a seguir:

30

A tela principal do Intelbras Print Admin disponibiliza todas as caractersticas dos servidores de impresso com seus respectivos nomes, endereos MAC, verso de firmware e estado operacional. As colunas constantes da tela principal so descritas a seguir: Nome do dispositivo: nome do servidor de impresso utilizado para identificao (ZPF11U, como padro). Endereo MAC: endereo fsico de rede do servidor de impresso. Verso: verso de firmware atualmente utilizada pelo servidor de impresso. Status: estado operacional do servidor de impresso. Pode ser Sem conexo quando no h conexo entre a impressora e o servidor de impresso, ou Ativo, quando a impressora est corretamente conectada ao servidor de impresso. Para sair do Intelbras Print Admin, clique no menu Arquivo>Sair. O Intelbras Print Admin possui barras de funcionalidade distintas, acessveis atravs do menu Ver. So elas: Barra de ferramentas: disponibiliza o acesso aos cones de configurao do servidor de impresso. Barra de informaes: disponibiliza em modo grfico a visualizao das configuraes do servidor de impresso. Pode ser habilitada ou desabilitada tambm atravs do cone na Barra de ferramentas. Barra de informaes, localizado

Barra de status: disponibiliza informaes do aplicativo em tempo real. O intervalo de atualizao das informaes do estado operacional do servidor de impresso pode ser configurado atravs do menu Ver>Opes. Selecione o tempo desejado e clique em OK, conforme a figura a seguir:

31

Assistente de Configurao
O Assistente um programa que ir ajudar na configurao dos parmetros necessrios para o funcionamento do servidor de impresso. Para iniciar o Assistente, siga o procedimento: 1. Selecione o servidor de impresso na tela principal, clique no cone Assistente na barra de ferramentas e selecione Assistente TCP/IP:

32

2. Selecione Obter um endereo IP automaticamente caso sua rede possua um servidor DHCP disponvel e operante. Esta opo possibilita que o servidor de impresso utilize as configuraes de endereamento IP disponibilizadas pelo servidor DHCP. Esta opo desabilitada no padro de fbrica. Caso deseje utilizar as configuraes de endereamento IP de forma esttica, prossiga para o prximo passo; 3. No campo Endereo IP, digite um endereo IP para o servidor de impresso. O endereo IP deve ser nico e estar de acordo com as configuraes da rede na qual o servidor de impresso ser utilizado:

4. No campo Mscara de Rede, digite a mscara de rede do segmento de sua rede; 5. No campo Gateway (opcional), digite o endereo IP do gateway de sua rede; 6. Clique em OK para finalizar o Assistente. O aplicativo ir salvar as configuraes e reiniciar automaticamente o servidor de impresso.

33

Configurao manual
A configurao manual do servidor de impresso requer maior conhecimento tcnico. Para acessar a Configurao Manual, selecione o servidor de impresso na tela principal e clique no cone Propriedades na barra de ferramentas. Digite o nome de usurio e senha do servidor de impresso. Ser exibida uma tela conforme a figura a seguir:

Geral
Possibilita a configurao de um novo nome para o servidor de impresso atravs do campo Nome do Dispositivo, e tambm a configurao de uma nova senha de acesso ao servidor de impresso clicando em Senha. Obs.: as configuraes padro de fbrica para o nome de usurio e senha do servidor de impresso so descritas no item Padro de fbrica deste manual.

34

TCP/IP
Possibilita a configurao das opes relativas ao endereamento IP:

Os campos de configurao da guia TCP/IP so descritos a seguir: Obter um endereo IP automaticamente: habilita ou desabilita a funo de cliente de DHCP do servidor de impresso. Quando habilitada, o servidor de impresso ir obter automaticamente a configurao de endereamento IP provida pelo servidor DHCP de sua rede. Esta opo desabilitada nas configuraes padro de fbrica, sendo necessria sua ativao caso desejado. Obs.: apesar do servidor de impresso suportar o modo cliente de DHCP, altamente recomendvel a utilizao da configurao esttica de endereamento IP.

35

Usar o seguinte endereo IP: habilita ou desabilita o modo esttico de configurao do endereamento IP. Os seguintes campos so disponibilizados nesta opo: Endereo IP: exibe o endereo IP atual do servidor de impresso obtido do servidor DHCP, ou o endereo IP manualmente configurado. Mscara de Rede: exibe a mscara de rede atual do servidor de impresso obtida do servidor DHCP, ou a mscara de rede manualmente configurada. Gateway: exibe o endereo do gateway atual do servidor de impresso obtido do servidor DHCP, ou o endereo do gateway manualmente configurado.

SNMP
Possibilita a configurao de diversos parmetros SNMP do servidor de impresso. Seus parmetros de configurao so descritos a seguir:

36

Contato: nome do contato do sistema. Localizao: localizao do equipamento. Nomes das Comunidades: nome e privilgio da comunidade SNMP. Para adicionar, modificar ou remover uma comunidade SNMP, clique no boto correspondente e informe o nome da comunidade, assim como o tipo de privilgio para a mesma (Somente Leitura ou Leitura/Escrita) e clique em OK, conforme a figura a seguir:

Traps SNMP: habilita o envio de notificaes (Traps) SNMP estao de gerenciamento da rede. Caso habilitado, o endereo IP da estao de gerenciamento da rede deve ser informado no campo IP de Destino 1. Caso necessrio, uma segunda estao de gerenciamento pode ser configurada no campo IP de Destino 2. Envio de Traps de Autenticao: habilita o envio de um alerta SNMP Authentication Failure (Falha de Autenticao no acesso ao SNMP) estao de gerenciamento da rede, quando uma requisio SNMP com o nome de comunidade incorreto enviado ao servidor de impresso. IP de Destino 1: endereo IP da estao de gerenciamento da rede IP de Destino 2: endereo IP alternativo para uma outra estao de gerenciamento da rede

37

Avanado
Possibilita a desativao ou ativao dos mtodos de impresso LPD/LPR, IPP e SMB. Estes mtodos de impresso vm habilitados de fbrica. Para desativ-los, retire a marcao de sua caixa de seleo e clique em OK.

38

Atualizao de firmware
O servidor de impresso pode ter seu firmware atualizado atravs do Intelbras Print Admin. Para isso, clique no cone Atualizar Firmware para ter acesso tela conforme a figura a seguir:

Para que a atualizao do servidor de impresso seja corretamente efetuada, o novo firmware deve estar disponvel dentro do diretrio padro de instalao C:\Arquivos de Programas\Intelbras Print Admin. Caso o novo firmware estiver em um diretrio diferente, uma mensagem de erro aparecer e a atualizao no ocorrer. Certifique-se de selecionar a opo Atualizao Geral e de que o novo firmware esteja disponvel no diretrio correto. Clique em Prximo, aguarde o processo de atualizao e clique em OK para finalizar. Novas verses de firmware estaro disponveis no site www.intelbras.com. br e podem ser obtidas atravs do download gratuito. Se o servidor de impresso no estiver apresentando problemas, no h necessidade de fazer atualizao do firmware, a menos que o novo firmware suporte um novo recurso do qual necessite.

39

Obs.: No desligue o servidor de impresso nem pressione o boto Reset enquanto estiver fazendo a atualizao do firmware. O processo de atualizao leva alguns segundos e o servidor de impresso reiniciar automaticamente quando a atualizao for concluda.

Atualizar informaes
Para atualizar as informaes dos servidores de impresso localizados pelo Intelbras Print Admin, clique no cone Atualizar localizado na barra de ferramentas.

Verso
Para saber qual a verso atual do Intelbras Print Admin, clique no cone Sobre localizado na barra de ferramentas, ou use o menu Ajuda>Sobre.

Interface Web
O servidor de impresso ZPF 11 U pode ser gerenciado atravs da interface Web. Para ter acesso interface Web com o endereo IP padro de fbrica (10.0.0.240), o computador dever ser configurado na mesma rede do ZPF 11 U (10.0.0.0/24) com um endereo IP dentro da faixa 10.0.0.1 at 10.0.0.254 e diferente de 10.0.0.240 (10.0.0.100, por exemplo). Abra um navegador Web compatvel (Mozilla Firefox 2.0 ou superior, ou Internet Explorer 6.0 ou superior), e digite http://10.0.0.240. Insira o nome de usurio e senha na tela de autenticao (descritos no item Padro de fbrica) para acessar a interface Web.

40

Status
Este menu disponibiliza informaes do servidor de impresso classificadas por Sistema, Impressora, TCP/IP, SNMP e SMB/Windows, conforme a descrio a seguir:

Sistema
possvel verificar as informaes gerais sobre o sistema do servidor de impresso, conforme a figura a seguir:

41

Informaes do Sistema Nome do Servidor: nome do servidor de impresso. Contato do Sistema: nome do contato do sistema. Localizao do Sistema: localizao do servidor de impresso. Tempo Ativo do Sistema: tempo que o servidor de impresso est ativo. Verso de Firmware: verso atual do firmware do servidor de impresso. Endereo MAC: endereamento fsico da placa de rede do servidor de impresso. Alerta por E-mail: estado (ativado/desativado) do alerta via e-mail ao administrador.

42

Relatrio (log) de Impresso Verificar Relatrio: disponibiliza o relatrio (log) de impresso do sistema.

Impressora
possvel verificar as informaes sobre a impressora USB conectada ao servidor de impresso, conforme a figura a seguir:

Informaes da Impressora Fabricante: nome do fabricante da impressora conectada ao servidor de impresso. Modelo: modelo da impressora conectada ao servidor de impresso. Ling. de Impresso Suportada: tipos de linguagem de impresso suportados pela impressora conectada ao servidor de impresso.

43

Status Atual: estado atual da impressora conectada ao servidor de impresso. O estado Aguardando Job indica que a impressora est pronta e disponvel para impresso.

TCP/IP
possvel verificar as configuraes atuais de endereamento IP do servidor de impresso. So elas:

Configuraes TCP/IP Utilizar DHCP: indica qual o estado (Ativado/Desativado) do suporte ao endereamento IP dinmico do servidor de impresso. Uma vez habilitado, o servidor de impresso ir obter as configuraes de endereamento IP a partir de um servidor DHCP, devidamente configurado e operante na rede. Endereo IP: disponibiliza a visualizao do endereo IP do servidor de impresso. O endereo IP deve estar de acordo com as configuraes do segmento de rede no qual o servidor de impresso est instalado.

44

Mscara de Sub-Rede: mscara de sub-rede do servidor de impresso. Gateway Padro: gateway/rota padro do servidor de impresso.

SNMP
possvel verificar as configuraes SNMP do servidor de impresso, conforme a figura a seguir:

Configuraes de Comunidade SNMP Comunidade SNMP1: nome da comunidade 1 do SNMP. Comunidade SNMP2: nome da comunidade 2 do SNMP. Configuraes de Trap SNMP Enviar Traps SNMP: indica o estado (Ativado/Desativado) da funcionalidade de envio de alertas (Traps) SNMP. User Traps de Autenticao: indica o estado (Ativado/Desativado) da funcionalidade de envio de alertas (Traps) SNMP.
45

Endereo de Trap 1: endereo IP do servidor ao qual ser enviado o Trap SNMP. Endereo de Trap 2: endereo IP para um servidor alternativo ao qual ser enviado o Trap SNMP.

SMB/Windows
possvel verificar as configuraes de compartilhamento Windows SMB do servidor de impresso. So elas:

Grupo de Trabalho Nome: nome do grupo de trabalho Windows do servidor de impresso. Nome do Compartilhamento Compartilhamento: nome do compartilhamento Windows do servidor de impresso.

46

Configurao
A configurao do servidor de impresso pode ser realizada atravs do menu Configurao do equipamento. Os itens configurveis esto divididos por Sistema, TCP/IP, SNMP e SMB/Windows, conforme a descrio a seguir:

Sistema
possvel configurar os seguintes parmetros do servidor de impresso:

Configuraes de alerta por e-mail Alerta de e-mail: selecione Ativado para que a funcionalidade de envio de e-mail ao administrador seja habilitada. Padro de fbrica: Desativado.

47

Endereo IP do Servidor SMTP: uma vez ativada a funcionalidade de envio de e-mail, o endereo IP do servidor SMTP tambm deve ser informado. Endereo de e-mail do administrador: endereo eletrnico do administrador ao qual ser enviado o e-mail de alerta. Obs.: No campo Endereo IP do Servidor SMTP, obrigatrio que seja informado o endereo IP do mesmo e no o seu nome cadastrado no DNS. O servidor SMTP deve aceitar envio de e-mail sem autenticao de usurio para que a funcionalidade de envio de e-mail funcione corretamente. Configuraes de Sistema Nome do Servidor de Impresso: nome do servidor de impresso. Este nome ser o nome difundido atravs do compartilhamento SMB, acrescido do Nome do Compartilhamento configurvel na pgina Configuraes>SMB/Windows. Contato: nome do contato do administrador da rede ou do servidor de impresso. Local do Sistema: local onde o servidor de impresso est instalado. Senha do Administrador Senha: campo de configurao da senha de acesso ao servidor de impresso. Caso necessite modificar a senha, redigite-a no campo Reinsira a senha. Re-insira a senha: redigite a nova senha neste campo.

48

TCP/IP
possvel configurar os parmetros do endereamento IP, conforme a figura a seguir:

Configuraes TCP/IP Obter configuraes TCP/IP automaticamente (utilizar DHCP): esta opo habilita a utilizao do DHCP para obteno automtica das configuraes de endereamento IP. Para que essa opo possa ser utilizada, um servidor DHCP devidamente configurado deve estar disponvel na mesma rede do servidor de impresso. Endereo IP: disponibiliza a configurao do endereo IP do servidor de impresso. O endereo IP deve estar de acordo com as configuraes do segmento de rede no qual o servidor de impresso est instalado. Mscara de Sub-Rede: disponibiliza a configurao da mscara de sub-rede do servidor de impresso.

49

Gateway Padro: disponibiliza a configurao do gateway/rota padro do servidor de impresso.

SNMP
possvel configurar os parmetros SNMP do servidor de impresso, tais como:

Configuraes de Comunidade SNMP Comunidade SNMP 1: nome da comunidade 1 do SNMP. Privilgio: configura qual o perfil de acesso da comunidade previamente configurada. O valor Somente Leitura disponibiliza somente o acesso e a visualizao dos valores SNMP do servidor de impresso. O valor Leitura/Escrita disponibiliza, alm do acesso aos valores SNMP do servidor de impresso, a possibilidade de modific-los. Comunidade SNMP 2: nome da comunidade 2 do SNMP.
50

Privilgio: configura qual o perfil de acesso da comunidade previamente configurada. O valor Somente Leitura disponibiliza somente o acesso e a visualizao dos valores SNMP do servidor de impresso. O valor Leitura/Escrita disponibiliza, alm do acesso aos valores SNMP do servidor de impresso, a possibilidade de modific-los. Configuraes de Trap SNMP Enviar Traps SNMP: selecione Ativado caso necessite da funcionalidade de envio de alertas (Traps) SNMP. O valor Desativado padro de fbrica, desabilita esta funcionalidade. User Traps de Autenticao: selecione Ativado caso necessite da funcionalidade de envio de alertas (Traps) SNMP quando uma requisio SNMP com um valor invlido de comunidade for enviado ao servidor de impresso. O valor Desativado padro de fbrica, desabilita esta funcionalidade. Endereo de Trap 1: endereo IP do servidor ao qual ser enviado o Trap SNMP. Endereo de Trap 2: endereo IP para um servidor alternativo ao qual ser enviado o Trap SNMP.

51

SMB/Windows
possvel configurar os parmetros de compartilhamento Windows do servidor de impresso utilizando o protocolo SMB. As seguintes configuraes so possveis:

Grupo de Trabalho Nome: nome do grupo de trabalho Windows do qual o servidor de impresso far parte. Nome do Compartilhamento Impressora: nome do compartilhamento Windows do servidor de impresso que ser disponibilizado na rede.

52

Manuteno
A manuteno do servidor de impresso contempla a funcionalidade de restaurao do padro de fbrica e a atualizao de firmware. Clique no boto Padro de Fbrica para retornar todas as configuraes do servidor de impresso aos valores originais de fbrica. Ateno: todas as configuraes atuais sero excludas.

Clique em Atualizar Firmware para ir tela de localizao do arquivo com o novo firmware a ser atualizado no servidor de impresso. Indique a localizao do novo firmware clicando no boto Arquivo e, em seguida, clique em Atualizar Firmware para que o mesmo seja instalado no servidor de impresso. Ateno: certifique-se de possuir o firmware correto. Caso no haja certeza de qual arquivo de firmware utilizar, entre em contato com o Suporte Tcnico Intelbras.

53

Novas verses de firmware estaro disponveis no site www.intelbras.com. br e podem ser obtidas atravs do download gratuito. Se o servidor de impresso no estiver apresentando problemas, no h necessidade de fazer atualizao do firmware, a menos que o novo firmware suporte um novo recurso do qual necessite. Obs.: No desligue o servidor de impresso nem pressione o boto Reset enquanto estiver fazendo a atualizao do firmware. O processo de atualizao leva alguns segundos e o servidor de impresso reiniciar automaticamente quando a atualizao for concluda.

54

Reiniciar
Esta pgina permite reinciar o servidor de impresso. Esta operao pode ser efetuada atravs do boto OK.

55

SNMP
Os seguintes Traps SNMP podem ser enviados pelo servidor de impresso: Link Up ou Link Down: quando a interface de rede do servidor de impresso sofre algum tipo de falha, um Trap Link Down gerado; caso a interface de rede retorne ao seu estado normal, um Trap Link Up gerado. Cold Start ou Warm Restart: quando o servidor de impresso reinicia, um Trap Cold Start ou Warm Start gerado. Authentication Failure: quando o servidor de impresso recebe uma requisio SNMP com o nome da comunidade incorreto, um Trap Authentication Failure gerado. Atravs do gerenciamento SNMP, as seguintes MIBs (Management Information Base, conjunto de objetos do SNMP) podem ser configuradas: system.sysContact: indica o nome do administrador do servidor de impresso ou da rede. system.sysName: indica o nome do servidor de impresso para sua correta identificao. system.sysLocation: indica a localizao do servidor de impresso. snmp.snmpEnableAuthenTraps: habilita ou desabilita a funcionalidade de envio de Traps SNMP caso o servidor de impresso receba uma requisio SNMP com o nome da comunidade incorreto.

56

Configuraes por Sistema Operacional


A tabela a seguir exibe a matriz de sistemas operacionais e os mtodos de impresso suportados pelo ZPF 11 U:
Sistema/Mtodo Windows 98 SE Windows NT 4.0 Windows 2000 Windows XP Windows Server 2003 Windows Vista Windows 7 UNIX/Linux Mac OS X 10.2 ou superior x x x x x x x x x x x x x x x IPP LPD/LPR SMB x x x x x x x x x x x RAW Socket x x x x x

Obs.: O Windows Vista utiliza o SMB 2.0, ainda no suportado pelo servidor de impresso. Apenas os sistemas UNIX/Linux com suporte ao CUPS (Common Unix Printing System) so compatveis com o servidor de impresso. Verifique a compatibilidade do driver da impressora com os sistemas operacionais suportados pelo servidor de impresso.

57

Windows 98 SE
O servidor de impresso ZPF11U possui suporte aos mtodos de impresso Socket e SMB no sistema operacional Windows 98 SE, atravs da instalao do programa Intelbras Print Admin.

Socket
A impressora pode ser instalada no sistema Windows 98 SE atravs do Assistente de Instalao. Proceda de acordo com a seo Assistente deste manual. Caso deseje instalar manualmente sem a utilizao do Assistente, aps instalar o Intelbras Print Admin, siga o procedimento: 1. Clique em Iniciar>Configuraes>Impressoras; 2. Na tela Impressoras, clique duas vezes no cone Adicionar Impressora; 3. Quando a tela a seguir aparecer, clique em Avanar;

58

4. Na prxima tela, selecione Impressora Local e, em seguida, clique em Avanar;

5. Na prxima tela, selecione o nome do fabricante e o modelo da impressora e clique em Avanar;

59

Obs.: Se o nome do fabricante ou modelo de impressora no estiverem disponveis na lista do Assistente para adicionar impressora, informe o caminho do respectivo arquivo de configurao (driver) da impressora clicando em Com Disco. Para mais informaes, consulte o manual de sua impressora. Utilize sempre a verso mais recente do driver da impressora, disponvel no site do fabricante da mesma. 6. Na prxima tela selecione a porta LPT1 e clique em Avanar;

60

7. Na prxima tela, informe o nome a ser exibido como o nome da impressora e clique em Avanar;

8. Na prxima tela, selecione No e clique em Concluir;

61

9. Adicionada a impressora, clique com o boto direito sobre seu cone e selecione Propriedades. Uma vez dentro das propriedades da impressora, clique na guia Detalhes (ou na guia correspondente s portas da impressora, de acordo com o modelo da impressora). Em seguida, clique em Adicionar Porta:

62

10. Em Adicionar porta, selecione a opo Network Print Port e clique em OK:

11. Na tela Adicionar Porta, clique em Atualizar para que o servidor de impresso seja localizado. Uma vez localizado, selecione-o e clique em OK:

63

Obs.: caso o servidor de impresso no seja localizado, verifique se algum programa de segurana do computador (Firewall por exemplo) no est bloqueando o trfego do assistente. 12. Uma vez configurada a porta Network Print Port, imprima uma pgina de teste para certificar-se de que a impressora foi instalada corretamente.

SMB/Windows
Para instalar a impressora com o mtodo SMB/Windows, necessrio que o servio Compartilhamento de arquivos e impressoras para redes Microsoft esteja instalado no computador. Para isso, siga o procedimento: Obs.: para realizar a instalao do servio Compartilhamento de arquivos e impressoras para redes Microsoft, necessrio ter em mos o CD de instalao do sistema operacional ou a localizao dos arquivos de instalao. 1. Na rea de trabalho, clique com o boto direito sobre o cone Ambiente de Rede e selecione Propriedades; 2. Na guia Configurao, clique em Adicionar, selecione a opo Servio e clique em Adicionar; 3. Em Selecionar Servio de rede, selecione a opo Compartilhamento de arquivos e impressoras para redes Microsoft e clique em OK; 4. Caso solicitado, insira o CD de instalao do sistema operacional ou informe a localizao dos arquivos de instalao e clique em OK; 5. Clique em OK e confirme a a reinicializao do sistema operacional. Uma vez instalado o servio Compartilhamento de arquivos e impressoras para redes Microsoft, siga o procedimento para instalar a impressora: 1. Acesse Iniciar>Configuraes>Impressoras; 2. Na tela Impressoras, clique duas vezes no cone Adicionar Impressora; 3. Quando a tela a seguir aparecer, clique em Avanar;

64

4. Selecione a opo Impressora da rede e clique em Avanar;

65

5. Na prxima tela, o mapeamento do servidor de impresso pode ser realizado de forma automtica clicando em Procurar, ou manualmente, informando o caminho SMB do servidor de impresso. O caminho SMB composto pelo nome do servidor de impresso (ZPF11U no padro de fbrica) precedido de duas barras \\, acrescido de uma \ e do nome do compartilhamento (LP1 no padro de fbrica) conforme a figura a seguir (\\ZPF11U\LP1, por exemplo). Caso deseje efetuar o mapeamento manual, informe o caminho SMB e clique em Avanar;

66

6. Caso deseje efetuar a busca automtica ao invs do mapeamento manual, clique no boto Procurar. No ambiente de rede, selecione o nome do servidor de impresso, o nome do compartilhamento, clique em OK e em seguida, Avanar;

Obs.: para a correta localizao do servidor de impresso, o grupo de trabalho Windows do servidor de impresso (GRUPO no padro de fbrica) dever ser igual ao nome do grupo de trabalho do computador.

67

7. Selecione o fabricante e o modelo da impressora a ser instalada e clique em Avanar;

Obs.: Se o nome do fabricante ou modelo de impressora no estiverem disponveis na lista do assistente para adicionar impressora, informe o caminho do respectivo arquivo de configurao da impressora (driver) clicando em Com Disco. Para mais informaes, consulte o manual de sua impressora. Utilize sempre a verso mais recente do driver da impressora, disponvel no site do fabricante da mesma.

68

8. Na prxima tela, informe o nome a ser exibido como o nome da impressora e clique em Avanar;

69

9. Na prxima tela, selecione a opo Sim para imprimir uma pgina de teste e clique em Concluir.

Windows NT 4.0
O servidor de impresso ZPF 11 U possui suporte aos mtodos de impresso LPD/LPR, SMB e Socket no sistema operacional Windows NT 4.0.

LPD/LPR
Para instalar a impressora com o mtodo LPD/LPR no sistema operacional Windows NT 4.0, necessrio que o servio Microsoft TCP/IP Printing esteja instalado no computaador. Para isso, siga o procedimento: Obs.: para realizar a instalao do servio Microsoft TCP/IP Printing, necessrio ter em mos o CD de instalao do sistema operacional ou a localizao dos arquivos de instalao. 1. Na rea de trabalho, clique com o boto direito sobre o cone Network Neighborhood (Ambiente de rede) e selecione Properties (Propriedades);

70

2. Na guia Services, clique em Add(Adicionar), selecione a opo Microsoft TCP/IP Printing e clique em OK; 3. Caso solicitado, insira o CD de instalao do sistema operacional, ou informe a localizao dos arquivos de instalao e clique em Continue (Continuar); 4. Clique em Close (Fechar) e confirme a reinicializao do sistema operacional. Uma vez instalado o servio Microsoft TCP/IP Printing, siga o procedimento para instalar a impressora no sistema operacional Windows NT 4.0: 1. Clique em Start>Settings>Control Panel (Iniciar>Configuraes>Painel de Controle); 2. Clique duas vezes sobre o cone Printers (Impressoras); 3. Clique duas vezes sobre o cone Add Printers (Adicionar impressoras); 4. Selecione a opo My Computer (Meu Computador) e clique em Next (Avanar);

71

4. Clique em Add Port (Adicionar Porta);

5. Selecione a opo LPR Port (Porta LPR) e clique em New Port (Nova Porta);

72

6. Digite o endereo IP do servidor de impresso, o nome da fila de impresso e clique em OK:

7. Clique em Close (Fechar) na tela Add Port (Adicionar porta); 8. Na prxima tela, certifique-se de que a nova porta criada foi selecionada e clique em Next (Avanar);

9. Caso aparea uma tela informando a existncia do driver da impressora, selecione a opo Keep existing driver (Manter o driver existente) e clique em Next (Avanar);

73

10. Selecione o fabricante e o modelo da impressora a ser instalada e clique em Next (Avanar);

Obs.: Se o nome do fabricante ou modelo de impressora no estiverem disponveis na lista do Assistente para adicionar impressora, informe o caminho do respectivo arquivo de configurao (driver) da impressora clicando em Have Disk (Com Disco). Para mais informaes, consulte o manual de sua impressora. Utilize sempre a verso mais recente do driver da impressora, disponvel no site do fabricante da mesma.

74

11. Digite um nome para a nova impressora instalada e clique em Next (Avanar);

12. Na prxima tela, selecione Not Shared (No Compartillhar) e clique em Next (Avanar);

75

13. Na prxima tela selecione Yes (Sim) para imprimir uma pgina de teste e clique em Finish (Concluir).

SMB
Para instalar a impressora com o mtodo SMB no sistema operacional Windows NT 4.0, siga o procedimento: 1. Clique em Start>Settings>Control Panel (Iniciar>Configuraes>Painel de Controle); 2. Clique duas vezes sobre o cone Printers (Impressoras); 3. Clique duas vezes sobre o cone Add Printers (Adicionar impressoras);

76

4. Selecione a opo Network Printer Sever (Impressora em Rede) e clique em Next (Avanar);

5. Na prxima tela, o mapeamento do servidor de impresso pode ser feito atravs de busca automtica ou mapeamento manual. Para efetuar a busca automtica, clique no cone Microsoft Windows Network para que o grupo de trabalho do servidor de impresso seja encontrado. Aps encontrar o grupo, clique duas vezes sobre o mesmo para que o nome do servidor de impresso seja encontrado. Aps encontrar o nome do servidor de impresso, clique duas vezes sobre o mesmo para que a fila de impresso configurada seja encontrada. Selecione a fila de impresso e clique em Next (Avanar). Para efetuar o mapeamento manual, digite no campo Printer (Impressora) o nome do servidor de impresso precedido de duas barras \\, acrescido de uma \ e do nome do compartilhamento (\\ZPF11U\LP1, por exemplo) e clique em OK;

77

Obs.: para a correta localizao do servidor de impresso, o grupo de trabalho Windows do servidor de impresso (GRUPO no padro de fbrica) dever ser igual ao nome do grupo de trabalho do computador. 6. Clique em OK na tela informativa sobre a no existncia do driver da impressora, caso a mesma aparea;

78

7. Selecione o fabricante e o modelo da impressora a ser instalada e clique em OK;

Obs.: Se o nome do fabricante ou modelo de impressora no estiverem disponveis na lista do Assistente para adicionar impressora, informe o caminho do respectivo arquivo de configurao (driver) da impressora clicando em Have Disk (Com Disco). Para mais informaes, consulte o manual de sua impressora. Utilize sempre a verso mais recente do driver da impressora, disponvel no site do fabricante da mesma.

79

8. Clique em Finish (Concluir) e imprima uma pgina de teste para certificar-se de que a impressora foi corretamente instalada:

Socket
A impressora pode ser instalada no sistema Windows NT 4.0 atravs do Assistente de Instalao. Proceda de acordo com a seo Assistente deste manual, caso deseje instalar manualmente sem a utilizao do assistente. Aps instalar o Intelbras Print Admin, siga o procedimento: 1. Clique em Start>Settings>Control Panel (Iniciar>Configuraes>Painel de Controle); 2. Clique duas vezes sobre o cone Printers (Impressoras); 3. Clique duas vezes sobre o cone Add Printers (Adicionar impressoras); 4. Selecione a opo My Computer (Meu Computador) e clique em Next (Avanar);

80

5. Na prxima tela, clique em Add Port (Adicionar Porta);

81

6. Na prxima tela, selecione a opo Network Print Port (Porta de Impresso em Rede) e clique no boto New Port (Nova Porta);

7. Na prxima tela, clique em Refresh (Atualizar) para que o servidor de impresso seja localizado. Uma vez localizado o servidor de impresso, selecione-o e clique em OK;

Obs.: caso o servidor de impresso no seja encontrado, verifique se algum programa de segurana do computador (Firewall por exemplo) no est bloqueando o trfego do Network Print Monitor ou Intelbras Print Admin.
82

8. Na prxima tela, certifique-se de selecionar a porta previamente criada e clique em Next (Avanar);

9. Selecione o fabricante e o modelo da impressora a ser instalada e clique em Next (Avanar);

83

Obs.: Se o nome do fabricante ou modelo de impressora no estiverem disponveis na lista do Assistente para adicionar impressora, informe o caminho do respectivo arquivo de configurao da impressora clicando em Have Disk (Com Disco). Para mais informaes, consulte o manual de sua impressora. Utilize sempre a verso mais recente do driver da impressora, disponvel no site do fabricante da mesma. 10. Caso aparea uma tela afirmando a existncia do driver e questionando qual ao tomar, selecione a opo para manter o driver atual do sistema; 11. Na prxima tela, digite um nome para a impressora no campo Printer name (Nome da Impressora) e clique no boto Next (Avanar). Caso queira que a impressora instalada seja a padro do sistema, selecione a opo Yes (Sim);

84

12. Na prxima tela, selecione a opo Not shared (No compartilhada) e clique em Next (Avanar);

85

13. Na prxima tela, selecione a opo Yes (Sim) para imprimir uma pgina de teste e em seguida, clique em Finish (Concluir);

Windows 2000/XP/Server 2003


O servidor de impresso ZPF 11 U possui suporte aos mtodos de impresso IPP, LPD/LPR, SMB, RAW e Socket nos sistemas operacionais Windows 2000/XP/Server 2003. Obs.: as etapas de configurao nos sistemas operacionais Windows 2000/ XP/Server 2003 so similares. Para o procedimento a seguir, ser utilizado o Windows XP como exemplo.

IPP
Para instalar a impressora com o mtodo IPP, siga o procedimento: 1. Clique em Iniciar>Configuraes>Impressoras e aparelhos de fax; 2. Na tela Impressoras, clique duas vezes no cone Adicionar Impressora;
86

3. Quando o Assistente para adicionar impressora aparecer, clique em Avanar;

87

4. Selecione a opo Impressora de Rede ou conectada a outro computador e clique em Avanar;

88

5. Selecione a opo Conectar-se a uma impressora na Internet ou em uma rede domstica ou no escritrio e digite no campo URL o endereo IP do servidor de impresso precedido de http:// e acrescido de /lp1, conforme a figura a seguir. Em seguida, clique em Avanar;

6. Clique em OK na tela informativa sobre a no existncia do driver da impressora caso a mesma aparea;

89

7. Selecione o fabricante e o modelo da impressora a ser instalada e clique em OK;

Obs.: Se o nome do fabricante ou modelo de impressora no estiverem disponveis na lista do Assistente para adicionar impressora, informe o caminho do respectivo arquivo de configurao (driver) da impressora clicando em Com Disco. Para mais informaes, consulte o manual de sua impressora. Utilize sempre a verso mais recente do driver da impressora, disponvel no site do fabricante da mesma.

90

8. Na prxima tela, selecione a opo Sim caso queira que a nova impressora seja a padro do sistema, e clique em Avanar;

91

9. Clique em Concluir e imprima uma pgina de teste para certificar-se de que a impressora foi corretamente instalada.

LPD/LPR
Para instalar a impressora com o mtodo LPD/LPR, siga o procedimento: 1. Clique em Iniciar>Configuraes>Impressoras e aparelhos de fax; 2. Na tela Impressoras, clique duas vezes no cone Adicionar Impressora; 3. Quando o assistente para adicionar impressora do Windows for exibido, clique em Avanar;

92

4. Selecione a opo Impressora local conectada a este computador e clique em Avanar;

93

5. Na prxima tela, clique em Criar uma nova porta e selecione a opo Standard TCP/IP Port (Porta TCP/IP Padro) e clique em Avanar;

94

6. Na tela Assistente para adicionar porta de impressora TCP/IP padro, clique em Avanar;

95

7. Informe o endereo IP do servidor de impresso e um nome para a nova porta a ser criada, conforme a figura a seguir, e clique em Avanar;

8. Selecione a opo Personalizado e clique em Configuraes;

96

9. Em Configurar o monitor de porta TCP/IP, selecione a opo LPR e digite o valor LP1 no campo Nome da fila, de acordo com a figura a seguir, e clique em OK;

97

10. Clique em Concluir para finalizar o processo de adio de uma porta TCP/IP Padro;

98

11. Selecione o fabricante e o modelo da impressora a ser instalada e clique em Avanar;

Obs.: Se o nome do fabricante ou modelo de impressora no estiverem disponveis na lista do Assistente para adicionar impressora, informe o caminho do respectivo arquivo de configurao (driver) da impressora clicando em Com Disco. Para mais informaes, consulte o manual de sua impressora. Utilize sempre a verso mais recente do driver da impressora, disponvel no site do fabricante da mesma.

99

12. Na prxima tela, informe um nome para a nova impressora instalada e clique em Avanar;

100

13. Selecione a opo Sim para imprimir uma pgina de teste com a nova impressora instalada;

101

14. Clique em Concluir para finalizar o processo de instalao.

RAW
Para instalar a impressora com o mtodo RAW, siga o procedimento: 1. Clique em Iniciar>Configuraes>Impressoras e aparelhos de fax; 2. Na tela Impressoras, clique duas vezes no cone Adicionar Impressora; 3. Quando a tela a seguir aparecer, clique em Avanar;

102

4. Selecione a opo Impressora local conectada a este computador e clique em Avanar;

103

5. Clique em Criar uma nova porta, selecione a opo Standard TCP/IP Port (Porta TCP/IP Padro) e clique em Avanar;

104

6. Na tela Assistente para adicionar porta de impressora TCP/IP padro, clique em Avanar;

105

7. Informe o endereo IP do servidor de impresso e um nome para a nova porta a ser criada, conforme a figura a seguir, e clique em Avanar;

8. Selecione a opo Personalizado e clique em Configuraes;

106

9. Na tela Configurar o monitor de porta TCP/IP, selecione a opo RAW e digite no campo Nmero da Porta o valor 9100, conforme a figura a seguir, e clique em OK;

107

10. Clique em Concluir para finalizar o processo de adio de uma porta TCP/IP Padro;

108

11. Selecione o fabricante e o modelo da impressora a ser instalada e clique em Avanar;

Obs.: Se o nome do fabricante ou modelo de impressora no estiverem disponveis na lista do Assistente para adicionar impressora, informe o caminho do respectivo arquivo de configurao (driver) da impressora clicando em Com Disco. Para mais informaes, consulte o manual de sua impressora. Utilize sempre a verso mais recente do driver da impressora, disponvel no site do fabricante da mesma.

109

12. Na prxima tela informe um nome para a nova impressora instalada e clique em Avanar;

110

13. Na prxima tela, selecione a opo Sim para imprimir uma pgina de teste com a nova impressora instalada;

111

14. Na prxima tela, clique em Concluir para finalizar o processo de instalao;

SMB/Windows
Para instalar a impressora com o mtodo SMB/Windows, siga o procedimento: 1. Clique em Iniciar>Configuraes>Impressoras; 2. Na tela Impressoras, clique duas vezes no cone Adicionar Impressora; 3. Quando a tela a seguir aparecer, clique em Avanar;

112

4. Selecione a opo Uma impressora de rede ou conectada a outro computador e clique em Avanar:

113

5. Selecione a opo Procurar impressora para que o Windows procure automaticamente o servidor de impresso. possvel tambm informar manualmente o caminho SMB do servidor de impresso. Para isso, selecione a opo Conectar-se impressora e digite o caminho SMB do servidor de impresso no campo Nome e clique em Avanar;

Obs.: o caminho SMB do servidor de impresso composto pelo nome do servidor de impresso (ZPF11U no padro de fbrica) acrescido do nome do compartilhamento SMB (LP1 no padro de fbrica). Nos padres de fbrica do servidor de impresso, o caminho SMB ser \\ZPF11U\LP1.

114

6. Na prxima tela, o mapeamento do servidor de impresso pode ser feito atravs de busca automtica ou mapeamento manual. Para efetuar a busca automtica, clique no cone Microsoft Windows Network para que o grupo de trabalho do servidor de impresso seja encontrado. Uma vez encontrado o grupo, clique duas vezes sobre o mesmo para que o nome do servidor de impresso seja encontrado. Em seguida, encontrado o nome do servidor de impresso, clique duas vezes sobre o mesmo para que a fila de impresso configurada seja encontrada. Selecione a fila de impresso e clique em Next (Avanar). Para efetuar o mapeamento manual, digite no campo Printer (Impressora) o nome do servidor de impresso precedido de duas barras \\, acrescido de uma \ e do nome do compartilhamento (\\ZPF11U\LP1, por exemplo) e clique em OK.

115

Obs.: para a correta localizao do servidor de impresso, o grupo de trabalho Windows do servidor de impresso (GRUPO no padro de fbrica) dever ser igual ao nome do grupo de trabalho do computador. 7. Clique em OK na tela informativa sobre a no existncia do driver da impressora caso a mesma aparea;

116

8. Selecione o fabricante e o modelo da impressora a ser instalada e clique em Avanar;

Obs.: Se o nome do fabricante ou modelo de impressora no estiverem disponveis na lista do Assistente para adicionar impressora, informe o caminho do respectivo arquivo de configurao da impressora (driver) clicando em Com Disco. Para mais informaes, consulte o manual de sua impressora. Utilize sempre a verso mais recente do driver da impressora, disponvel no site do fabricante da mesma.

117

9. Selecione a opo Sim para imprimir uma pgina de teste com a nova impressora instalada;

10. Clique em Concluir para finalizar o processo de instalao;

118

Socket
A impressora pode ser instalada atravs do assistente contido no CD de Instalao. Proceda de acordo com as instrues contidas na seo Assistente deste manual. Caso deseje instalar manualmente sem a utilizao do Assostente, aps instalar o Intelbras Print Admin, siga o procedimento: 1. Clique em Iniciar>Configuraes>Impressoras; 2. Na tela Impressoras, clique duas vezes no cone Adicionar Impressora; 3. Quando a tela a seguir aparecer, clique em Avanar;

119

4. Selecione a opo Impressora local conectada a este computador e clique em Avanar;

120

5. Clique na opo Criar uma nova porta, selecione a opo Network Print Port e clique em Avanar;

6. Na prxima tela, clique no boto Atualizar para que o servidor de impresso possa ser localizado. Selecione o servidor de impresso desejado e clique em OK;

121

Obs.: caso o servidor de impresso no seja encontrado, verifique se algum programa de segurana do computador (Firewall, por exemplo) no est bloqueando o trfego do Network Print Monitor ou Intelbras Print Admin. 7. Selecione o fabricante e o modelo da impressora a ser instalada e clique em Avanar;

Obs.: Se o nome do fabricante ou modelo de impressora no estiverem disponveis na lista do Assistente para adicionar impressora, informe o caminho do respectivo arquivo de configurao (driver) da impressora clicando em Com Disco. Para mais informaes, consulte o manual de sua impressora. Utilize sempre a verso mais recente do driver da impressora, disponvel no site do fabricante da mesma. 8. Clique em OK na tela informativa sobre a no existncia do driver da impressora caso a mesma aparea;

122

9. Na prxima tela informe um nome para a nova impressora instalada e clique em Avanar;

10. Selecione a opo Sim para imprimir uma pgina de teste;

123

11. Clique no boto Concluir para finalizar o processo de instalao.

Windows Vista/ Windows 7


O servidor de impresso ZPF11U possui suporte aos mtodos de impresso IPP, LPD/LPR e RAW no sistema operacional Windows Vista/7. Obs.: as etapas de configurao nos sistemas operacionais Vista/7 so similares. As etapas sero descritas no Windows Vista.

IPP
Para instalar a impressora com o mtodo IPP no sistema operacional Windows Vista siga o procedimento: 1. Clique em Iniciar >Painel de Controle>Impressoras; 2. Na tela Impressoras, clique no cone Adicionar uma Impressora; 3. Quando a tela a seguir aparecer, clique na opo Adicionar uma impressora da rede, sem fio ou Bluetooth;
124

4. Quando a tela Procurando impressoras disponveis aparecer, clique em Parar e em seguida, clique em A impressora que desejo no est na lista;

125

5. Na prxima tela, selecione a opo Selecionar uma impressora compartilhada pelo nome e digite o endereo IP do servidor de impresso precedido de http:// e acrescido de /LP1, conforme a figura a seguir. Feito isso, clique em Avanar;

6. A tela a seguir aparecer indicando que o computador est se conectando ao servidor de impresso;

126

Obs.: Caso o servidor de impresso no seja localizado, verifique se algum programa de segurana do computador (Firewall por exemplo) no est bloqueando o trfego do assistente. Para a correta localizao do servidor de impresso, o grupo de trabalho Windows do servidor de impresso (GRUPO no padro de fbrica) dever ser igual ao nome do grupo de trabalho do computador. 7. Selecione o fabricante e o modelo da impressora a ser instalada e clique em OK;

Obs.: Se o nome do fabricante ou modelo de impressora no estiverem disponveis na lista do Assistente para adicionar impressora, informe o caminho do respectivo arquivo de configurao (driver) da impressora clicando em Com Disco. Para mais informaes, consulte o manual de sua impressora. Utilize sempre a verso mais recente do driver da impressora, disponvel no site do fabricante da mesma.
127

8. Informe um nome para a nova impressora instalada e clique em Avanar. Se necessrio, selecione a opo Definir esta impressora como padro:

9. Clique em Imprimir pgina de teste para certificar-se de que a impressora foi corretamente instalada e clique em Concluir:

128

LPD/LPR
Para instalar a impressora com o mtodo LPD/LPR no sistema operacional Windows Vista siga o procedimento: 1. Clique em Iniciar >Painel de Controle>Impressoras; 2. Na tela Impressoras, clique no cone Adicionar uma Impressora; 3. Quando a tela a seguir aparecer, clique na opo Adicionar uma impressora local;

129

4. Marque a opo Criar nova porta, selecione o tipo de porta Standard TCP/IP Port (Porta TCP/IP Padro) e clique em Avanar;

130

5. No campo Tipo de dispositivo, selecione a opo Dispositivo TCP/IP e informe o endereo IP do servidor de impresso no campo Nome do host ou endereo IP. Informe um nome para a nova porta a ser criada e clique em Avanar;

131

6. Selecione a opo Personalizado e clique em Configuraes;

132

7. Em Configurar o Monitor de Porta TCP/IP, selecione o protocolo LPR e informe-o no campo Nome da fila o valor LP1, conforme a figura a seguir, e clique em OK;

133

8. Selecione o fabricante e o modelo da impressora a ser instalada e clique em Avanar;

Obs.: Se o nome do fabricante ou modelo de impressora no estiverem disponveis na lista do Assistente para adicionar impressora, informe o caminho do respectivo arquivo de configurao (driver) da impressora clicando em Com Disco. Para mais informaes, consulte o manual de sua impressora. Utilize sempre a verso mais recente do driver da impressora, disponvel no site do fabricante da mesma. 9. Caso o sistema operacional j possuir o driver da impressora instalado, uma tela aparecer questionando qual driver utilizar. Selecione a opo Manter driver existente e clique em Avanar;

134

10. Informe um nome para a nova impressora instalada e clique em Avanar. Se necessrio, selecione a opo Definir esta impressora como padro;

11. Na prxima tela, selecione a opo No compartilhar esta impressora e clique em Avanar;

135

12. Clique em Imprimir pgina de teste para certificar-se de que a impressora foi corretamente instalada e, em seguida, clique em Concluir;

RAW
Para instalar a impressora com o mtodo RAW no sistema operacional Windows Vista, siga o procedimento: 1. Clique em Iniciar >Painel de Controle>Impressoras; 2. Na tela Impressoras, clique no cone Adicionar uma Impressora; 3. Quando a tela a seguir aparecer, clique na opo Adicionar uma impressora local;

136

4. Selecione a opo Criar nova porta, selecione o tipo de porta Standard TCP/IP Port (Porta TCP/IP Padro) e clique em Avanar;

137

5. No campo Tipo de dispositivo, selecione a opo Dispositivo TCP/IP e informe o endereo IP do servidor de impresso no campo Nome do host ou endereo IP. Informe um nome para a nova porta a ser criada e clique em Avanar;

138

6. Em Configurar o Monitor de Porta TCP/IP, selecione a opo Personalizado e clique em Configuraes;

139

7. Em Configurar o Monitor de Porta TCP/IP, selecione o protocolo RAW e informe no campo Nmero da porta o valor 9100, conforme a figura a seguir. Clique em OK;

140

8. Selecione o fabricante e o modelo da impressora a ser instalada e clique em OK;

Obs.: Se o nome do fabricante ou modelo de impressora no estiverem disponveis na lista do Assistente para adicionar impressora, informe o caminho do respectivo arquivo de configurao (driver) da impressora clicando em Com Disco. Para mais informaes, consulte o manual de sua impressora. Utilize sempre a verso mais recente do driver da impressora, disponvel no site do fabricante da mesma. 9. Caso o sistema operacional j possuir o driver da impressora instalado, uma tela aparecer questionando qual driver utilizar. Selecione a opo Manter driver existente e clique em Avanar;

141

10. Informe um nome para a nova impressora instalada e clique em Avanar. Se necessrio, selecione a opo Definir esta impressora como padro;

11. Na prxima tela, selecione a opo No compartilhar esta impressora e clique em Avanar;

142

12. Ao final, clique em Imprimir pgina de teste para certificar-se de que a impressora foi corretamente instalada e, em seguida, clique em Concluir.

UNIX/Linux
O servidor de impresso ZPF 11 U compatvel com os sistemas UNIX/ Linux que possuam suporte ao CUPS (Common Unix Printing System). Os mtodos de impresso suportados so o IPP, LPD/LPR e RAW. Obs.: Nos sistemas com suporte ao CUPS, possvel adicionar, configurar e imprimir arquivos atravs de comandos CLI (Command Line Interface). Para isso, consulte a documentao do CUPS disponvel em www.cups.org/documentation.php. Neste manual, foi utilizado o sistema operacional Red Hat Linux, contudo, o modelo de instalao muito semelhante nas demais distribuies.
143

IPP
Para instalar a impressora com o mtodo IPP no sistema operacional Red Hat Linux atravs da interface grfica, siga o procedimento: 1. Clique em Sistema >Administrao>Impresso; 2. Caso requerido, informe a senha do administrador do sistema (root); 3. Na tela Configurao da Impressora, clique em Nova Impressora; 4. Informe um nome para a impressora no campo Nome da Impressora. Os campos Descrio e Localizao so opcionais;

144

5. Na tela Dispositivos, selecione a opo Internet Printing Protocol (ipp) e digite no campo Nome da mquina o endereo IP do servidor de impresso. Digite no campo Nome de Impressora o valor LP1 e clique em Avanar;

6. Selecione a marca do fabricante de sua impressora e clique em Avanar;

145

Obs.: Caso o driver da impressora tenha sido disponibilizado de forma manual, selecione a opo Arquivo PPD fornecido e indique o local no qual o driver da impressora est disponvel. Utilize sempre a verso mais recente do driver da impressora, disponvel no site do fabricante da mesma. 7. Selecione o modelo da impressora, o driver a ser utilizado e clique em Avanar;

146

8. Para concluir, clique em Aplicar para finalizar o processo de instalao e imprima um documento de teste para certificar-se de que a impressora foi corretamente instalada.

LPD/LPR
Para instalar a impressora com o mtodo LPD/LPR no sistema operacional Red Hat Linux atravs da interface grfica, siga o procedimento: 1. Clique em Sistema >Administrao>Impresso; 2. Caso requerido, informe a senha do administrador do sistema (root); 3. Na tela Configurao da Impressora, clique no boto Nova Impressora; 4. Informe um nome para a impressora no campo Nome da Impressora. Os campos Descrio e Localizao so opcionais;

147

5. Na tela Dispositivos, selecione a opo LPD/LPR Host or Printer e digite no campo Nome da mquina o endereo IP do servidor de impresso. Digite no campo Nome de Impressora o valor LP1 e clique em Avanar;

148

6. Selecione a marca do fabricante de sua impressora e clique em Avanar;

Obs.: Caso o driver da impressora tenha sido disponibilizado de forma manual, selecione a opo Arquivo PPD fornecido e indique o local no qual o driver da impressora est disponvel. Utilize sempre a verso mais recente do driver da impressora, disponvel no site do fabricante da mesma.

149

7. Selecione o modelo da impressora, o driver a ser utilizado e clique em Avanar;

8. Clique em Aplicar para finalizar o processo de instalao e imprima um documento de teste para certificar-se de que a impressora foi corretamente instalada.

150

RAW
Para instalar a impressora com o mtodo RAW no sistema operacional Red Hat Linux atravs da interface grfica, siga o procedimento: 1. Clique em Sistema >Administrao>Impresso; 2. Caso requerido, informe a senha do administrador do sistema (root); 3. Na tela Configurao da Impressora, clique no boto Nova Impressora; 4. Na tela a seguir, informe um nome para a impressora no campo Nome da Impressora. Os campos Descrio e Localizao so opcionais;

151

5. Na tela Dispositivos, selecione a opo AppSocket/HP JetDirect e digite no campo Nome da mquina o endereo IP do servidor de impresso. Digite no campo Nmero da porta o valor 9100 e clique em Avanar;

6. Selecione a marca do fabricante de sua impressora e clique em Avanar;

152

Obs.: Caso o driver da impressora tenha sido disponibilizado de forma manual, selecione a opo Arquivo PPD fornecido e indique o local no qual o driver da impressora est disponvel. Utilize sempre a verso mais recente do driver da impressora, disponvel no site do fabricante da mesma. 7. Selecione o modelo da impressora, o driver a ser utilizado e clique em Avanar;

153

8. Ao final, clique em Aplicar para finalizar o processo de instalao e imprima um documento de teste para certificar-se de que a impressora foi corretamente instalada.

Mac OS X 10.2 ou superior


O servidor de impresso ZPF 11 U possui suporte aos mtodos de impresso IPP e LPD/LPR no sistema operacional Mac OS X 10.2 ou superior.

IPP
Para instalar a impressora com o mtodo IPP, siga o procedimento: 1. Clique no cone System Preferences localizado na barra inferior do Mac OS X; 2. Clique no cone Print & Fax;

154

3. Na tela a seguir, clique no sinal + para adicionar uma nova impressora;

155

4. No campo Protocol, selecione a opo Internet Printing Protocol IPP. No campo Address, digite o endereo IP do servidor de impresso e no campo Queue, digite o valor lp1. Informe um nome para a impressora no campo Name e no campo Printing Using, selecione qual o modelo da impressora a ser instalada. Clique em Add aps informar os dados:

Obs.: se o nome do fabricante ou modelo de impressora no estiverem disponveis na lista do Assistente para adicionar impressora, obtenha o respectivo
156

arquivo de configurao (driver) no site do fabricante da impressora, utilizando sempre a verso mais recente do driver. 5. Aps instalar a impressora, um novo cone aparecer na lista de impressoras conforme a figura a seguir. Imprima um documento de teste para certificar-se de que a impressora foi corretamente instalada.

LPD/LPR
Para instalar a impressora com o mtodo LPD/LPR, siga o procedimento: 1. Clique no cone System Preferences localizado na barra inferior do Mac OS X; 2. Clique no cone Print & Fax;

157

3. Na tela a seguir, clique no sinal + para adicionar uma nova impressora;

158

4. Na prxima tela, no campo Protocol, selecione a opo Line Printer Daemon - LPD. No campo Address, digite o endereo IP do servidor de impresso e no campo Queue, digite o valor lp1. Informe um nome para a impressora no campo Name, e no campo Printing Using, selecione qual o modelo da impressora a ser instalada. Clique em Add aps informar os dados;

Obs.: se o nome do fabricante ou modelo de impressora no estiverem disponveis na lista do Assistente para adicionar impressora, obtenha o respectivo
159

arquivo de configurao (driver) no site do fabricante da impressora, utilizando sempre a verso mais recente do driver. 5. Aps instalar a impressora, um novo cone aparecer na lista de impressoras conforme a figura a seguir. Certifique-se de que a impressora foi corretamente instalada imprimindo um arquivo de teste.

160

Lista de Impressoras Compatveis


A lista de impressoras compatveis com o servidor de impresso ZPF 11 U est disponvel para download no site www.intelbras.com.br.

161

Dvidas Freqentes
Nesta seo, apresentamos uma relao de dvidas freqentes na utilizao e instalao do servidor de impresso ZPF 11 U. Caso seu problema persista aps consultar este manual, entre em contato com a rea de Suporte a Clientes da Intelbras.
Dvida Causa O cabo de rede ou o cabo de alimentao da fonte externa esto mal conectados ou desconectados. A impressora est desligada, sem papel ou com papel atolado. Soluo Verifique se: Todas as configuraes do servidor de impresso atravs do aplicativo Intelbras Print Admin. O cabo de rede est devidamente conectado. O cabo de alimentao est conectado em uma tomada devidamente energizada. Utilize o driver de impresso especfico para o modelo da impressora. O driver da impressora est incorreto ou no instalado devidamente. Utilize sempre a verso mais recente do driver da impressora, disponvel no site do fabricante da mesma. Para mais informaes sobre o driver, consulte o manual de sua impressora.

Os jobs de impresso so enfileirados corretamente mas falham ao serem impressos.

Os jobs de impresso comeam a ser impressos, mas com caracteres desconhecidos, com extrema lentido ou de forma ininterrupta.

162

A barra de indicao do processo de atualizao de firmware parou durante a carga de um novo firmware.

Um problema na rede ocorreu e o processo de atualizao foi interrompido.

Verifique o cabeamento de rede, em especial o cabeamento da estao de trabalho e do servidor de impresso. Efetue novamente o processo de atualizao de firmware atravs do aplicativo Intelbras Print Admin. O servidor de impresso deve ser atualizado novamente atravs do aplicativo Intelbras Print Admin. Utilize outros mtodos de impresso, tais como: IPP, LPD/LPR e RAW.

O LED STATUS pisca ininterruptamente aps ligar o servidor de impresso. O sistema operacional Windows Vista no consegue localizar o servidor de impresso em uma rede SMB. O Intelbras Print Admin no consegue criar corretamente um servidor de impresso, criar uma impressora ou uma fila de impresso. O Assistente de Instalao ou o aplicativo Intelbras Print Admin no conseguem encontrar nenhum servidor de impresso.

O ltimo processo de atualizao de firmware no foi concludo. O sistema operacional Windows Vista implanta o protocolo SMB 2.0, ainda no suportado pelo servidor de impresso. O nome do servidor de impresso, o nome do grupo de trabalho ou o nome da fila de impresso contm um espao em branco. Um programa de segurana (firewall, por exemplo) est bloqueando o trfego gerado pelo Assistente ou pelo Print Admin.

Utilize o caractere - ou _ ao invs de espao em branco nos nomes do servidor de impresso. Configure o programa de segurana (firewall, por exemplo) para permitir o trfego gerado pelo Assistente ou pelo Print Admin.

163

A estao de trabalho no consegue se conectar impressora utilizando protocolos IPP, LPD/LPR, RAW, SMB ou Socket. Dificuldades com a impresso ou com a configurao de um determinado mtodo de impresso em um sistema operacional suportado.

Um programa de segurana (firewall, por exemplo) est bloqueando o trfego IPP, LPD/LPR, RAW, SMB ou Socket. Incompatibilidade do driver da impressora com o mtodo do servidor de impresso. Problemas com a publicao de nomes NetBIOS na rede SMB/Windows.

Configure o programa de segurana (firewall, por exemplo) para permitir o trfego IPP, LPD/LPR, RAW, SMB ou Socket.

Utilize outros mtodos de impresso disponveis tais como IPP, LPD/LPR, RAW, SMB ou Socket.

O servidor de impresso no encontrado atravs da procura automtica em redes SMB/Windows.

Algum programa de segurana (firewall, por exemplo) est bloqueando o trfego de rede gerado pelo computador com destino ao servidor de impresso. O servidor de e-mail SMTP est configurado para no aceitar envio de mensagens sem autenticao de usurio. Informado o nome cadastrado no DNS ao invs do endereo IP do servidor de e-mail SMTP.

Informe manualmente o nome SMB/Windows do servidor de impresso ao invs da busca automtica. Configure o programa de segurana (firewall, por exemplo) para permitir o trfego gerado pelo computador ao servidor de impresso.

Alerta via e-mail no est funcionando corretamente.

Habilite o envio de mensagens sem autenticao de usurio no servidor SMTP. Informe o endereo IP do servidor SMTP.

164

Termo de Garantia
Para a sua comodidade, preencha os dados abaixo, pois, somente com a apresentao deste em conjunto com a nota fiscal de compra do produto, voc poder utilizar os benefcios que lhe so assegurados. ________________________________________________________________ Nome do cliente: Assinatura do cliente: N da nota fiscal: Data da compra: Modelo: Revendedor: ________________________________________________________________ Fica expresso que esta garantia contratual conferida mediante as seguintes condies: 1 Todas as partes, peas e componentes do produto so garantidas contra eventuais defeitos de fabricao que porventura venham a apresentar, pelo prazo de 2 (dois) anos, sendo este prazo de 3 (trs) meses de garantia legal mais 21 (vinte e um) meses de garantia contratual, contado a partir da data de entrega do produto ao Senhor Consumidor, conforme consta na nota fiscal de compra do produto, que parte integrante deste Termo em todo territrio nacional. Esta garantia contratual implica na troca gratuita das partes, peas e componentes que apresentarem defeito de fabricao, alm da mo-de-obra utilizada nesse reparo. Caso no seja constatado defeito de fabricao, e sim defeito(s) proveniente(s) de uso inadequado, o Senhor Consumidor arcar com estas despesas. Constatado o defeito, o Senhor Consumidor dever imediatamente comunicar-se com o Servio Autorizado mais prximo que consta na relao oferecida pelo fabricante - somente estes esto autorizados a examinar e sanar o defeito durante o prazo de garantia aqui previsto. Se isto no for respeitado esta garantia perder sua validade, pois o produto ter sido violado. 165 N de srie:

Na eventualidade do Senhor Consumidor solicitar o atendimento domiciliar, dever encaminhar-se ao Servio Autorizado mais prximo para consulta da taxa de visita tcnica. Caso seja constatada a necessidade da retirada do produto, as despesas decorrentes, transporte, segurana de ida e volta do produto, ficam sob a responsabilidade do Senhor Consumidor. A garantia perder totalmente sua validade se ocorrer qualquer das hipteses a seguir: a) se o defeito no for de fabricao, mas sim, ter sido causado pelo Senhor Consumidor ou terceiros estranhos ao fabricante; b) se os danos ao produto forem oriundos de acidentes, sinistros, agentes da natureza (raios, inundaes, desabamentos, etc.), umidade, tenso na rede eltrica (sobretenso provocada por acidentes ou flutuaes excessivas na rede), instalao/uso em desacordo com o Manual do Usurio ou decorrente do desgaste natural das partes, peas e componentes; c) se o produto tiver sofrido influncia de natureza qumica, eletromagntica, eltrica ou animal (insetos, etc.); d) se o nmero de srie do produto tiver sido adulterado ou rasurado; e) se o aparelho tiver sido violado. No sero cobertos pela Garantia do Produto: I - eventuais danos, seja qual for a origem, causados nos demais componentes do computador; II - O CD (quando acompanhar o produto).

Sendo estas condies deste termo de garantia complementar, a Intelbras S/A reserva-se o direito de alterar as caractersticas gerais, tcnicas e estticas de seus produtos sem aviso prvio. O processo de fabricao deste produto no est coberto pelo sistema de gesto ambiental da Intelbras. Todas as imagens deste manual so ilustrativas.
Internet Explorer, Windows, Windows 98 SE/NT 4.0/2000/XP/2003, Windows Vista e Windows 7 so marcas registradas ou marcas comerciais da Microsoft Corporation nos Estados Unidos ou em outros pases ou regies. Linux uma marca registrada de Linus Torvalds. Macintosh uma marca registrada da Apple Incorporation nos Estados Unidos e em outros pases. Firefox marca registrada da Mozilla Foundation. Unix uma marca registrada de The Open Group. Red Hat uma marca registrada de Red Hat Inc. nos Estados Unidos e em outros pases. 01/10

Intelbras S/A Indstria de Telecomunicao Eletrnica Brasileira Rodovia BR 101, km 210 - rea Industrial - So Jos - SC - 88104-800 Fone (48) 3281-9500 - Fax (48) 3281-9505 - www.intelbras.com.br

166

SUPORTE A CLIENTES Para informaes: (48) 2106 0006 Para sugestes, reclamaes e rede autorizada: 0800 7042767 suporte.inet@intelbras.com.br Horrio de atendimento Segunda a sexta-feira: das 8 s 20 h | Sbado: das 8 s 18 h

Das könnte Ihnen auch gefallen