Sie sind auf Seite 1von 9

RESUMO DE QUIMICA ORGANICA

1 ELETRONEGATIVIDADE A eletronegatividade considerada uma propriedade que tem por objetivo medir a propenso que o tomo tem para poder receber os eltrons. O flor o elemento que possui mais eletronegatividade, para ele foi concedido o valor de 4,0 de eletronegatividade. Isso foi definido a partir dos estudos de Linus Pauling que concedeu dissemelhanas de eletronegatividade entre 0 e 4,(ele calculou grande parte dos elementos) para o hidrognio foi atribudo o valor de 2,1 e a condio de ser o elemento padro. Observe abaixo alguns dos resultados da eletronegatividade, obtidos por Linus Pauling:

importante atentar a alguns fatores que interferem e influenciam na eletronegatividade: - Elementos que possuem mais de 4 eltrons na camada de valncia esto propensos a adquirir eltrons, conclui-se que h alta eletronegatividade e baixa eletropositividade. Elementos que possuem menos de 4 eltrons na camada de valncia esto propensos a perder eltrons, conclui-se ento que h baixa eletronegatividade e alta eletropositividade. - Os tomos de tamanhos menores esto propensos a exibir maior eletronegatividades, que os tomos com tamanhos maiores.

Polaridade das ligaes

Chamamos de polaridade a capacidade que as ligaes possuem de atrair cargas eltricas, e o local onde ocorre este acmulo denominamos de plos, estes se classificam em plos negativos ou positivos.

O ction Na possui plo (+) que atrai partculas (-).

Vejamos agora a polaridade presente nas ligaes inicas e covalentes: Ligao inica: neste tipo de ligao a transferncia de eltrons definitiva e por isso os compostos inicos, como o prprio nome j diz, so carregados de cargas positivas e negativas e, portanto, apresentam plos. A esta definio se aplica a regra: Toda ligao inica uma ligao polar. Ligao covalente: os plos neste caso esto associados eletronegatividade. - Se a ligao covalente for entre tomos de mesma eletronegatividade, a ligao ser apolar, porque no ocorre formao de plos. Exemplo: Br Br Como se trata da ligao entre elementos iguais (Bromo) e com mesma eletronegatividade, o composto se classifica como apolar. - Agora, se a ligao covalente for entre tomos com eletronegatividades diferentes, a ligao ser polar. Esta diferena induz o acmulo de carga negativa ao redor do elemento mais eletronegativo, gerando assim, plos na molcula. A escala de eletronegatividade de Pauling facilita nosso estudo:

A eletronegatividade crescente no sentido da seta. Temos um memorando que pode auxiliar na memorizao desta escala: Fui Ontem No Clube, Briguei I Sa Correndo Para o Hospital. As letras em destaque representam os elementos em escala decrescente de eletronegatividade. Quanto maior a diferena de eletronegatividade, maior ser a polaridade da ligao. Um exemplo: a molcula de gua composta por hidrognio (H) e oxignio (O). Repare que de acordo com a escala, o O se encontra em uma extremidade e o H na outra, ou seja, esto bem distantes. Sendo assim, a molcula de H2O considerada polar, pois os elementos que a formam possuem eletronegatividades distintas. Se fssemos fazer uma comparao: qual ligao, a covalente ou inica, possui maior polaridade? A ligao inica apresenta polarizao mxima, ou seja, nenhum outro composto mais polarizado que o composto inico. 2. Foras Intermoleculares Foras intermoleculares so as foras que ocorrem entre uma molcula e a molcula vizinha. Durante as mudanas de estado da matria ocorre somente um afastamento ou uma aproximao das molculas, ou seja, foras moleculares so rompidas ou formadas. Foras intermoleculares tm origem eletrnica: surgem de uma atrao eletrosttica entre nuvens de eltrons e ncleos atmicos. So fracas, se comparadas s ligaes covalentes ou inicas. Fora ou atrao de Van der Waals Esta fora produzida pela correlao dos movimentos dos eltrons de um tomo com os movimentos dos eltrons de outro tomo tendendo a se aproximar para atingir a distncia de energia mnima. Quanto maior o nmero de eltrons de que a molcula dispe, mais polarizvel ser e portanto maior ser a atrao de Van der Waals. Uma dvida cruel tem atormentado muitos cientistas: como, de fato, a lagartixa consegue caminhar pelas paredes, mesmo no teto? Alguns sugeriram que suas patas possussem microventosas. Entretanto, todas as tentativas de se provar a existncia de tais ventosas falharam: as lagartixas possuem tal comportamento mesmo sob vcuo ou sobre uma superfcie muito lisa e molhada. Em 1960, o alemo Uwe Hiller sugeriu que um tipo de fora atrativa, entre as molculas da parede e as molculas da pata da lagartixa, fosse a responsvel. Hiller sugeriu que estas foras fossem as foras intermoleculares de van der Waals. Tudo bem que elas mantenham molculas unidas, mas... uma lagartixa? Poucos deram crdito sugesto de Hiller. At que, em um exemplar recente da revista Nature, Autumn escreveu o artigo "Full,

Adhesive force of a single gecko foot-hair" (Autumn, K. 681-685 (2000)), trazendo evidncias de que, de intermoleculares as responsveis pela adeso da pata da Mais precisamente entre a superfcie e as molculas microscpicos que cobrem as patas das lagartixa.

et al., Nature 405, fato, so foras lagartixa parede. dos "setae", pelos

3 PROPRIEDADES FISICAS DOS COMPOSTOS ORGANICOS As propriedades fsicas dos compostos orgnicos, como o ponto de fuso, ponto de ebulio, densidade, solubilidade, entre outros, iro dependem do tipo e da intensidade das foras intermoleculares. Geralmente quanto maior a fora intermolecular, maiores sero os valores do ponto de fuso, ponto de ebulio e densidade.

Combustibilidade A maior parte da energia consumida atualmente proveniente da combusto (queima) de compostos orgnicos. Exemplos: gs utilizado em foges, lcool dos automveis. Sendo assim, pode-se dizer que os compostos que so bons combustveis so de origem orgnica. Polaridade As ligaes mais freqentes envolvendo compostos orgnicos acontecem entre tomos de carbono ou entre tomos de carbono e hidrognio. Todas as ligaes dos compostos orgnicos formados somente por carbono e hidrognio so apolares, pois os tomos unidos demonstram uma pequena desigualdade de eletronegatividade. Quando na molcula de um composto orgnico, houver outro elemento qumico alm de carbono e hidrognio, suas molculas passaro a apresentar certa polaridade. Temperatura de fuso e de ebulio Os fatores que influenciam a temperatura de ebulio e fuso de uma substncia so o tamanho e a geometria da molcula. Quanto maior o tamanho de um composto, maior sua massa molecular e conseqentemente, maior ser seu ponto de ebulio. A geometria de uma molcula interfere em sua fora intermolecular, quanto mais forte a ligao,

mais elevado se tornar o ponto de ebulio. (ex gua tem forte ligao por isso liquida, todos compostos com hidroxila OH tem maior ponto de ebulio. Geralmente as temperaturas de fuso e de ebulio dos compostos orgnicos so menores que dos compostos inorgnicos, pois os compostos orgnicos apresentam interaes intermoleculares mais fracas. Quanto mais fortes forem as ligaes intermoleculares, mais elevada ser a temperatura de ebulio.

Exemplo

Substncia Propano Metoximetano Etanal Etanol

Frmula CH3CH2CH3 CH3 O CH3 CH3CHO CH3CH2OH

Massa molar 44 46 44 46

Temperatu Ebulio

- 45C

- 25C

+ 20

+ 78

Quanto mais esfrica for a molcula, menor ser seu ponto de ebulio, j que as foras de Van der Waals so mais eficientes quanto maior for a superfcie de contato. SOLUBILIDADE A solubilidade largamente afetada pela estrutura qumica dos compostos, sendo que o grau de solubilidade em gua dos teres gliclicos varia de acordo com o comprimento da cadeia do grupo alquila e o nmero de tomos de oxignio presentes na molcula. Porm, ismeros podem apresentar diferenas. Os compostos orgnicos apolares so praticamente insolveis em gua e tendem a se dissolver em outros compostos orgnicos, sejam eles polares ou apolares. H algumas excees de compostos orgnicos que so polares e podem dissolver na gua: cido actico, acar, lcool comum, acetona, etc. O cido actico componente do vinagre.

"O semelhante dissolve o semelhante

Mos sujas de graxas (apolares) dever ser limpas com um solvente apolar como por exemplo a gasolina que uma mistura de hidrocarbonetos.

Substncia polar dissolve substncia polar e no dissolve ou dissolve pouca quantidade de substncia apolar. Substncia apolar dissolve substncia apolar e no dissolve ou dissolve pouca quantidade de substncia polar.

Existem

Basicamente dois meios de substncia no que diz respeito a polaridade: polares e apolares. O termo "polar" nos d a idia de opostos, onde um dado ponto negativo e o outro positivo. Isso resultado da diferena de contribuio na ligao entre elementos qumicos diferentes. O mais eletronegativo atrai para perto de si o par de eltrons que estabelece a ligao com o outro tomo. Um exemplo de substncia polar gua, considerada um solvente universal.

Substncia inica sofre um hidratao (gua) ou solvatao (outro solvente)

A gua um excelente solvente polar para compostos orgnicos polares de baixo peso molecular, como o metanol, etanol, cido frmico, cido actico, dentre outros. Possuindo um dipolo bastante acentuado, atrai por eletrosttica o dipolo da outra molcula, de forma a potencializar a solubilizao. Porm, essas molculas orgnicas possuem uma parte polar, solvel em gua e uma parte apolar, insolvel em gua A medida que aumenta-se o nmero de carbonos no grupo dos lcoois e cidos carboxlicos por exemplo, a solubilidade, em meio aquoso vai diminuindo. por isso que quando misturamos gua com, por exemplo, butanol, constitudo de 4 carbonos, a solubilidade em gua diminui bastante, aparecendo claramente duas fases distintas indicando que as substncias no so completamente miscveis, mas sim parcialmente. Exemplo O etanol miscvel em qualquer proporo com a gua devido as pontes de hidrognio, j o decanol (lcool com 10 carbonos) pouco solvel, devido a sua estrutura possuir uma parte hidrofbica, ou seja pouco polarizada.

CH3CH2 OH

(Solvel em gua em qualquer proporo) (Pouco solvel)

CH3CH2CH2CH2CH2 CH2CH2CH2CH2CH2 OH Parte hidrofbica

Os qumicos orgnicos definem usualmente um composto solvel em gua se pelo menos 3 g do composto se dissolvem em 100 ml de gua (3% m/v). Compostos que possuem grupos hidroflicos seguem algumas regras: 1) compostos com 1 a 3 tomos de carbono so solveis; 2) compostos com 4 a 5 tomos de carbono esto no limite da solubilidade; 3) Compostos com mais de 6 tomos so insolveis. Essas regras no se aplicam quando um composto contm mais de um grupo hidroflico. Os polissacardeos, as protenas e os cidos nuclicos contm milhares de tomos de carbono e so todos solveis. Porque eles possuem tambm milhares de grupos hidroflicos.

Vimos que a gua um timo solvente polar e, para compostos orgnicos polares de baixo peso molecular, tambm um bom solvente. As ligaes estabelecidas entre a gua e o composto orgnico gera um fenmeno muito interessante, o qual pode ser realizado sem muitos equipamentos especficos de um laboratrio. Podemos notar que tanto o etanol como o cido propanico possuem no mnimo uma ligao acentuadamente polar em suas molculas, de forma a potencializar uma solubilidade em meio aquoso. No caso do lcool, a parte apolar no possui influncia negativa na solubilidade em meio polar, j o cido propanico, com sua parte da molcula apolar, compromete a solubilidade total de composto em gua. Mesmo assim, perceba que o nmero de plos no cido maior do que no etanol.

DENSIDADE As substncias Orgnicas so, em geral pouco densas (tem densidade menor que da gua) por este motivo quando insolveis em gua essas substncias formam uma camada que flutua sobre a gua, como acontece com a gasolina, o ter comum , o benzeno, etc. Substncias orgnicas contendo um ou mais tomos de massas atmicas elevadas podem ser mais densas que a gua , exemplo CHBr3 trs vezes mais denso que a gua.

Das könnte Ihnen auch gefallen