Sie sind auf Seite 1von 5

APOSTILA CURSO BSICO DE ELETRNICA PRATICA (Prof.

Menezes) Caruaru-PE
O que eletrnica?
a cincia que estuda a forma de controlar a energia eltrica por meios eltricos nos quais os eltrons tm papel fundamental. As trs unidades mais bsicas em eletricidade so tenso (V), corrente (I) e resistncia (R). A tenso medida em volts, a corrente medida em ampres e a resistncia medida em ohms.

Corrente eltrica(V= Volts)


o fluxo ordenado de partculas portadoras de carga eltrica. Sabe-se que, microscopicamente, as cargas livres esto em movimento aleatrio devido agitao trmica. Apesar desse movimento desordenado, ao estabelecermos um campo eltrico na regio das cargas, verificase um movimento ordenado que se apresenta superposto ao primeiro. Esse movimento recebe o nome de movimento de deriva das cargas livres.

Intensidade de corrente(I=Ampre)
O ampre ou ampere (smbolo: A) uma unidade de medida do Sistema Internacional de Unidades de intensidade de corrente eltrica[1]. O nome uma homenagem ao fsico francs Andr-Marie Ampre (1775-1836)

Potencia Eltrica
A potncia eltrica medida em watts(W). Num sistema eltrico a potncia (P) igual tenso(V=Voltgem) multiplicada pela corrente(I=Amperagem).

Tabela Lei de Ohm

Outra Forma

Tipos de corrente eltrica


Consideram-se dois tipos de corrente eltrica (veja nossas postagens sobre a corrente eltrica, no arquivo): a) Corrente contnua (CC ou DC, em ingls) aquela cujo sentido permanece constante. Quando, alm do sentido, a intensidade tambm se mantm constante, a corrente chamada ~1~

corrente contnua constante. o que ocorre, por exemplo, nas correntes estabelecidas por uma bateria de automvel ou por uma pilha. b) Corrente alternada (CA ou AC, em ingls) aquela cuja intensidade e cujo sentido variam periodicamente. Esse o caso das correntes utilizadas em residncias, que so fornecidas pelas usinas hidreltricas, em que temos uma corrente alternada de freqncia 60 ciclos por segundo.

Resistor
um dispositivo eltrico muito utilizado em eletrnica, ora com a finalidade de transformar energia eltrica em energia trmica (efeito joule),ora com a finalidade de limitar a quantidade de corrente eltrica em um circuito, a partir do material empregado, que pode ser por exemplo carbono ou silcio.

SMBOLO

SMD

Capacitor
um componente que armazena energia num campo eltrico, acumulando um desequilbrio interno de carga eltrica. Historicamente, a ideia de seu uso baseia-se na Garrafa de Leiden inventada acidentalmente em 1746 por Pieter van Musschenbroek na cidade de Leyden na Holanda.

SMBOLO

SMD

Diodo semicondutor
um dispositivo ou componente eletrnico composto de cristal semicondutor de silcio ou germnio numa pelcula cristalina cujas faces opostas so dopadas por diferentes gases durante sua formao. o tipo mais simples de componente eletrnico semicondutor, usado como retificador de corrente eltrica. Possui uma queda de tenso de 0,3 V(germnio) e 0,7 V(silcio).

SMBOLO

SMD

Transstor
um componente eletrnico que comeou a popularizar-se na dcada de 1950, tendo sido o principal responsvel pela revoluo da eletrnica na dcada de 1960. So utilizados principalmente como amplificadores e interruptores de sinais eltricos. O termo vem de transfer resistor (resistor/resistncia de transferncia), como era conhecido pelos seus inventores.

SMBOLO

SMD

O transistor montado justapondo-se uma camada P, uma N e outra P (unindo-se dois diodos), criando-se um transistor do tipo PNP. O transistor do tipo NPN obtido de modo similar. A camada do centro denominada base, e as outras duas so o emissor e ocoletor. No smbolo do componente, o emissor indicado por uma seta, que aponta para dentro do transistor se o componente for PNP, ou para fora, se for NPN.

Mosfet
O transistor MOSFET (acrnimo de Metal Oxide Semiconductor Field Effect Transistor, ou transistor de efeito de campo de semicondutor de xido metlico), , de longe, o tipo mais comum de transstores de efeito de campo em circuitos tanto digitais quanto analgicos. O terminal de comporta uma camada de polissilcio (slicio policristalino) colocada sobre o canal, mas separada do canal por uma fina camada de dixido de silcio isolante. Quando uma tenso aplicada entre os terminais comporta (gate) e fonte (source), o campo eltrico gerado penetra atravs do xido e cria uma espcie de "canal invertido" no canal original abaixo dele. O canal invertido do mesmo tipo P ou tipo N, como o da fonte ou do dreno, assim, ele cria um condutor atravs do qual acorrente eltrica possa passar. Variando-se a tenso entre a comporta e a fonte se modula a condutividade dessa camada e torna possvel se controlar o fluxo de corrente entre o dreno e a fonte.

SMD

SMD

Circuito integrado
circuito integrado (tambm conhecido como CI, microcomputador, microchip, chip de silcio, chip ou chipe) um circuito eletrnico miniaturizado (composto principalmente por dispositivos semicondutores), que tem sido produzido na superfcie de um substrato fino de material semicondutor.

Das könnte Ihnen auch gefallen