Sie sind auf Seite 1von 5

Trabalho de: Cludio Renato Martins Neves Ramos Freitas

Curso: Engenharia Mecnica

Nmero: 2009086

Professor: Isaas

Tema: Estrutura interna das madeiras resinosas e folhosas. Composio qumica. Influncia do
teor de humidade no comportamento mecnico e na durabilidade da madeira. Formas de tratamento.

Madeiras

Caracterizao qumica da madeira


A madeira um material constitudo principalmente por dois tipos de compostos: os componentes estruturais, que incluem a celulose, as hemiceluloses e a lenhina e que so macromolculas responsveis pelas propriedades mecnicas da madeira e os componentes no estruturais, constitudos por substncias com massa molecular baixa ou mdia do tipo orgnico (geralmente designados extractivos) ou inorgnico (cinzas). A composio qumica da madeira varia entre 40-50% de celulose, 20-30% de hemiceluloses, 2035% de lenhina e 0-10% de extractivos (Pereira et al. 2003). A composio qumica da madeira de folhosas e de resinosas diferente: as folhosas apresentam, em mdia, maior quantidade de polissacardeos e extractivos, enquanto que as resinosas possuem teores de lenhina mais elevados. De entre os componentes estruturais, o principal componente da parede celular de folhosas e resinosas a celulose, um polmero linear de grau de polimerizao elevado, responsvel por grande parte das propriedades da madeira. As hemiceluloses so polmeros lineares ramificados com grau de polimerizao baixo e que, semelhana da celulose, funcionam como material estrutural, alm de servirem como substncia de reserva. O ltimo componente estrutural a lenhina, uma substncia amorfa com estrutura tridimensional que responsvel pela rigidez da parede celular e consequente resistncia mecnica. Os extractivos so molculas pequenas cuja designao advm de poderem ser retirados da madeira atravs de solventes. Muitas vezes exercem funes de defesa contra xilfagos, outras so responsveis pela cor e cheiro das madeiras mas na maioria das vezes no possuem qualquer funo especfica.

Madeiras de resinosas
As madeiras de resinosas provm de rvores conferas e so, geralmente, madeiras brandas. A madeira de resinosa pode adquirir-se serrada ou aparelhada. A serrada tem as superfcies speras, pois obtm-se imediatamente aps o corte serra sem qualquer outro preparo. Devido retraco, a madeira serrada pode variar ligeiramente quanto s suas dimenses originais. Se for absolutamente necessrio obter peas com dimenses rigorosas, deve adquirir madeira aparelhada com as medidas finais desejadas. Uma pea de 2,5 cm X 15 cm de seco final teria de ser obtida a partir de uma com tamanho superior 3 cm x 16 cm, se esta tivesse uma seco corrente. As madeiras de resinosas deterioram-se rapidamente ao ar livre, pelo que devem ser protegidas com produtos preservadores ou pinturas.

Para estruturas de cobertura (asnas, madres e vigas), deve encomendar-se madeira de resinosas preparada quimicamente contra o apodrecimento e o ataque de insectos. As madeiras de resinosas aparelhadas, utilizadas em pavimentos, paredes e tectos, precisam de ser protegidas contra a incrustao de poeiras, o que se consegue com um acabamento de verniz transparente, que no altera a cor natural da madeira.

Madeiras de folhosas
As madeiras de folhosas destinam-se, principalmente, ao fabrico de mobilirio. So mais caras do que as madeiras de resinosas, tendo, porm, durao superior; a sua superfcie mais resistente ao desgaste. Utilize, de preferncia, madeiras de folhosas. Se as ferramentas que utilizar estiverem bem afiadas, estas madeiras podem ser mais facilmente cortadas, torneadas e unidas por sambladuras do que as de resinosas. Os madeireiros fornecem geralmente madeira serrada ou aparelhada com as dimenses pedidas. Deve evitar-se a utilizao das zonas do borne e do centro do toro em todas as madeiras de folhosas. O borne consideravelmente mais brando do que a restante madeira e o centro que inclui a medula a maior parte das vezes fende, retrai ou empena. Em Portugal podem apenas considerar-se normalizadas duas qualidades de madeiras: a casquinha e o pinho. A casquinha, de um modo geral utilizada em carpintaria de interiores, esquadriada na origem (Inglaterra, Finlndia e outros pases nrdicos) e medida em ps (30,48 cm) e polegadas (2,54 cm). Conforme a sua espessura e largura em centmetros, o pinho designado por tabuado, prancha, vigamento, tabuinha, degrau, ou capa de escada, solho aparelhado, solho tosco, solho aparelhado inglesa, forro e forro e meio. Ainda so frequentes as medidas dos comprimentos em palmos: 10, 12, 14 palmos, que correspondem respectivamente aos comprimentos de 2,20 m, 2,64 m, 3,08 m, sendo a medida de 2,64 m normalmente conhecida por 2,60 m a mais vulgar.

Tratamento da Madeira
O tratamento da madeira deve ser realizado para prevenir sua deteriorao, ampliando assim seu tempo de vida til. O tratamento comumente utilizado o qumico, no qual ocorre a fixao de elementos preservativos na madeira, tornando-a mais resistente ao de fungos e insetos (brocas e cupins), principalmente se a madeira ficar em contato direto com a gua ou com o solo.

O tratamento da parte interna da madeira consiste na troca da seiva (madeira verde) por soluo que contm elementos preservantes. Aps a secagem, os elementos conservantes ficaro retidos

dentro da madeira. O tratamento pode ser realizado de maneira manual ou industrial (com a utilizao de equipamentos especficos). O processo de tratamento manual muito utilizado nas pequenas propriedades para o tratamento de moures. Nesse sistema trabalha-se sem presso e obrigatoriamente em galpo aberto, ventilado e com o piso impermeabilizado. Para o tratamento de mouro, recomenda-se utilizar tambor aberto e pintado internamente com impermeabilizante. Utiliza-se madeira verde, rolia e descascada, sempre colocando a parte mais grossa para baixo no tambor que contm a soluo. Aps o tratamento propriamente dito, os moures devem passar pelo processo de secagem ao ar. Para a realizao dessas etapas so necessrias algumas semanas e vrios cuidados, principalmente, no manuseio das substncias utilizadas como preservantes, pois o uso incorreto pode ocasionar srios problemas ao homem e ao meio ambiente. O tratamento industrial realizado a vcuo ou sob presso em autoclave utilizando produtos preservativos regulamentados pelos rgos competentes. Esses processos industriais so mais seguros para o meio ambiente, gerando uma contnua queda na utilizao do sistema manual. A autoclave um cilindro que suporta presso, onde a madeira introduzida e em seguida os produtos qumicos preservantes so injetados. As presses utilizadas so superiores a atmosfrica e as etapas de tratamento so: colocao da madeira; incio do vcuo; injeo da soluo preservante; tratamento com o vcuo; trmino do vcuo e retirada da soluo excedente. Os preservantes de madeira podem ser compostos puros ou misturas existindo grande variao no custo, na eficincia e no modo de usar. O preservante ideal aquele que consegue permanecer na madeira, txico aos fungos e insetos, mas que no prejudicial aos homens e animais. Os preservantes mais utilizados so: Oleossolveis - Para o tratamento de madeira a ser usada em contato direto com o solo, os mais importantes so o creosoto e o pentaclorofenol. Hidrossolveis - So constitudos pela associao de vrios sais: sulfato de cobre, bicromato de potssio ou sdio, sulfato de zinco, cido crmico, cido arsnico, cido brico e outros compostos. Existe outro processo de tratamento da madeira sem a utilizao de produtos qumicos, mas o mesmo no utilizado no Brasil em escala industrial. Esse sistema, conhecido como termorretificao, apenas utiliza o calor e consiste em expor a madeira a temperaturas elevadas (120 a 200C), porm que no provoquem degradao dos componentes qumicos fundamentais. Em alguns estudos realizados foi comprovado que a termorretificao diminui tanto o ataque de fungos quanto a variao dimensional da madeira, porm possui como conseqncia a alterao da cor da madeira que se torna mais escura.

Secagem da Madeira
A secagem da madeira visa reduo do teor de umidade que varia conforme o uso final do produto. Os objetivos da secagem so: reduzir a movimentao dimensional; inibir os ataques de fungos; melhorar a trabalhabilidade e aumentar a resistncia fsica da madeira.

A secagem pode ser realizada ao ar livre ou em estufas com ventilao forada (com temperatura e umidade controladas). A secagem ao ar deve ser realizada em locais abertos, empilhando as tbuas espaadas entre si de modo a permitir que o ar circule entre as peas e diminua sua umidade. A secagem ao ar comumente utilizada em empresas para realizao da pr-secagem de modo a otimizar o tempo de secagem em estufa. O ponto mais importante da secagem ao ar est na montagem da pilha de madeira que deve ser realizada com seguintes cuidados: isolamento do solo, alinhamento das peas e cobertura adequada. As vantagens da secagem em estufa so o menor tempo do processo, maior controle e obteno de teores de umidade mais baixos, porm h desvantagens como o maior custo de implantao desse sistema e de operao do equipamento. A secagem em estufa utilizada por diversas empresas da rea de movelaria, painis, esquadrias, pisos etc. Esse tipo de secagem composto por 3 fases distintas: - Aquecimento quando ocorre o aquecimento gradativo da temperatura em condies de elavada umidade do ar; - Secagem propriamente dita a etapa em que a madeira ir perder gua. Nessa fase, ocorre a elevao lenta da temperatura e diminuio gradativa da umidade do ar dentro da estufa. necessario o monitoramento para melhor controle da secagem visando a adequao ao programa previamente estabelecido, determinado pelas caractersticas da madeira, pois estas influenciam na secagem; - Uniformizao e condicionamento nessa ltima fase, o objetivo homogenizar a umidade dentro e entre as peas, tais como: Para a realizao da secagem da madeira deve-se considerar os diversos fatores que influeciam no processo: - Fatores ligados as caracteristicas da madeira: a espcie, o tipo de corte, a espessura da pea, o teor de umidade inicial, a relao cerne e alburno. - Fatores do processo de secagem: a temperatura, a umidade relativa do ar e a velocidade de circulao do ar.

Das könnte Ihnen auch gefallen