Sie sind auf Seite 1von 2

Qualidade de Vida

Janeiro 1-, 2008 - 03: 2

As Doze Chaves Da Inteligncia Emocional


Desde que Daniel Goleman escreveu Inteligncia Emocional, o assunto parece ter encontrado o seu caminho na literatura de sucesso em todo o mundo. Mas o que exactamente a Inteligncia Emocional e porque to importante?

By Edgar Pina on June 19th, 2008 Desde que Daniel Goleman escreveu Inteligncia Emocional, o assunto parece ter encontrado o seu caminho na literatura de sucesso em todo o mundo. Mas o que exactamente a Inteligncia Emocional e porque to importante? Pois bem o porqu parece bastante claro. Muitas pessoas acham-se pessoas de sucesso em todas as formas tradicionais (dinheiro, vida social, etc), mas mesmo assim no se sentido satisfeitas. Criar um significado na vida requer necessariamente uma forte componente de relacionamentos entre o indivduo e tudo o que o rodeia, e para isso necessria a Inteligncia Emocional. Neste momento a pergunta ser, Mas como que criamos um forte sentido dessa tal de Inteligncia Emocional ?. Neste post vou descrever os doze aspectos envolvidos e tambm uma breve descrio sobre cada um. 1. Ser consciente: Reconhecer individualmente cada emoo e como que ocorrem, entender tambm o porqu daquela emoo. Compreender os seus efeitos (bons ou maus) sobre voc. 2. Controle: Resistir aos impulsos, manter a calma mesmo quando o caos prevalece, e pensar sempre de forma ponderada, quando os que o rodeiam no podem 3. Avaliao: Conhecer os seus pontos fortes e as suas fraquezas, aprendendo com os erros, e tentar sempre construir com base no que j tem numa tentativa de se tornar melhor. 4. Viso: Criar um sentido de orientao na sua vida, tentando prever e antecipar problemas, necessidades antes que surjam, e prestando ateno aos detalhes. 5. Criatividade: Pensar sempre mais alem, desenvolver tolerncia pela ambiguidade, e mantendo uma abertura mudana. 6. Inovao: Procurar solues no convencionais para os problemas, mantendo o esprito aberto novidade, e aplicando a criatividade em formas prticas. 7. Ambio: Definir metas difceis mas atingveis, elevar constantemente a barra em busca da excelncia, e alimentando a necessidade de realizao sempre que puder. 8. Iniciativa: D o primeiro passo quando surge a oportunidade, nunca se retraia apenas porque no a sua descrio de trabalho, e ter por vezes de flexibilizar as regras quando se tratar de fazer progressos. 9. Carcter: Aceite a responsabilidade pelo seu desempenho individual, adoptando uma abordagem centrada no seu trabalho, e ter a compreenso de que mais

ningum tem a culpa das suas incapacidades. 10. Adaptabilidade: Admita o erro quando falhar, permanecendo flexvel diante os obstculos, e nunca ser demasiado teimoso quando necessrio mudar. 11. Independncia: Viver com um inabalvel senso de quem voc , de fazer as suas prprias decises em face da presso de outros, e no ter medo de agir apesar das enormes dvidas e do possvel risco. 12. Optimismo: Compreenda que todos cometem erros, mas escolha persistir, no importa quantas vezes tenha fracassado, e mantenha sempre a esperana que o sucesso estar ao virar da esquina. Tenha a conscincia que a melhor maneira de mudar um hbito faze-lo durante um ms e um hbito de cada vez. Comece no topo da lista a trabalhar a sua inteligncia emocional ou simplesmente escolha aquele que para si ter maior impacto imediato na sua vida seguindo com o mesmo raciocnio para o seguinte. Lenta mas seguramente, ir comear a ver as mudanas. Desde que reserve algum tempo para gravar estes comportamentos no seu ntimo eles iro permanecer sempre consigo e voc sentir certamente a diferena ao longo da sua vida. Pode utilizar as ideias do artigo 13 coisas a evitar quando estamos a tentar mudar os nossos hbitos, para mais facilmente e de forma mais consistente mudar em si aquilo que pretende.

Das könnte Ihnen auch gefallen