Sie sind auf Seite 1von 12

17 CBECIMat - Congresso Brasileiro de Engenharia e Cincia dos Materiais, 15 a 19 de Novembro de 2006, Foz do Iguau, PR, Brasil.

MATERIAIS, TCNICAS E PROCESSOS PARA ISOLAMENTO ACSTICO

Rodrigo Eduardo Catai, Andr Padilha Penteado, Paula Ferraretto Dalbello Universidade Tecnolgica Federal do Paran - UTFPR, Departamento Acadmico de Construo Civil, Curitiba, PR, Brasil. E-mail: catai@cefetpr.br

RESUMO Este trabalho tem o objetivo de realizar uma ampla e atual reviso bibliogrfica sobre os principais tipos de materiais, tcnicas e processos envolvidos no conforto acstico do ser humano. Destaca-se que esta pesquisa tem grande importncia tanto para a sociedade como para profissionais e empresas no geral, pois atravs da mesma, estes tomaro conhecimento no s dos materiais, tcnicas e processos convencionais, mas tambm tero um enfoque de como esta problemtica do rudo solucionada ao redor do mundo, perante a utilizao das mais novas tecnologias existentes. Neste trabalho, sero comentados ainda exemplos prticos sobre isolamentos acsticos em diferentes ambientes, com a apresentao dos principais resultados obtidos, a fim de que se crie uma preocupao ambiental para minimizar a exposio aos rudos. Palavras-chaves: Tratamento acstico, Rudos, Materiais Acsticos e Dry-wall. 1. INTRODUO As mquinas e equipamentos utilizados pelas empresas produzem rudos que podem atingir nveis excessivos, podendo a curto, mdio e longo prazo provocar srios prejuzos sade. Da mesma forma, os rudos provenientes dos meios urbanos podem ocasionar srios transtornos dentro das edificaes, degradando a qualidade de vida da populao. Os principais materiais empregados na construo civil como os blocos cermicos, de concreto e o prprio concreto armado j possuem certa caracterstica isolante, nem sempre suficiente para determinadas aplicaes em que se necessite de elevado grau de atenuao.

4205

17 CBECIMat - Congresso Brasileiro de Engenharia e Cincia dos Materiais, 15 a 19 de Novembro de 2006, Foz do Iguau, PR, Brasil.

Para esta atenuao suplementar pode-se empregar, por exemplo, l de vidro, l de rocha, espuma acstica, fibra mineral etc. Ressalta-se que estes materiais podem ser aliados a utilizao do processo "dry-wall", tcnica atual e bastante difundida no Brasil. Neste trabalho, ser apresentada uma reviso bibliogrfica sobre os principais tipos de materiais, tcnicas e processos envolvidos no conforto acstico do ser humano bem como alguns exemplos prticos sobre isolamentos acsticos em diferentes ambientes, com a apresentao dos principais resultados obtidos, a fim de que se crie uma preocupao ambiental para minimizar a exposio aos rudos. 2. RUDO As mquinas e equipamentos utilizados pelas empresas produzem rudos que podem atingir nveis excessivos, podendo a curto, mdio e longo prazo provocar srios prejuzos sade. O termo rudo possui diversas definies. Segundo Bistafa [1], o rudo pode ser definido como um som sem harmonia e que no geral tem uma conotao negativa. J de acordo com Lida [2], em sua definio mais subjetiva, o rudo nada mais do que um som indesejvel. Porm, importante ressaltar que um som pode ser indesejvel para um indivduo, mas no para outro. O rudo, de forma mais formal, pode ser caracterizado como um fenmeno fsico vibratrio com caractersticas indefinidas de variaes de presso (no caso ar) em funo da freqncia, isto , para uma dada freqncia podem existir, em forma aleatria atravs do tempo, variaes de diferentes presses. Pode ainda ser definido como um estmulo auditivo que no contm informaes teis para a tarefa em execuo [2]; [3]; [4]. 2.1. Classificao do rudo Os rudos podem ser classificados em contnuo, intermitente ou de impacto. O rudo contnuo do ponto de vista tcnico aquele cujo nvel de presso sonora varia 3 dB (decibis) durante um perodo longo (mais de 15 minutos) de observao. O rudo intermitente aquele cujo nvel de presso sonora varia de at 3 dB em perodos curtos (menor que 15 minutos e superior a 0,2s).

4206

17 CBECIMat - Congresso Brasileiro de Engenharia e Cincia dos Materiais, 15 a 19 de Novembro de 2006, Foz do Iguau, PR, Brasil.

Entretanto, as normas no diferenciam o rudo contnuo ou intermitente para fins de avaliao quantitativa desse agente. J o rudo de impacto pode ser definido como picos de energia acstica de durao inferior a 1s, em intervalos superiores a 1s [2]; [3]; [4]; [5]. Segundo a Norma Regulamentadora (NR) 15 [5], os nveis de rudo contnuo ou intermitente devem ser medidos sempre em decibis (dB) utilizando o aparelho para medio do nvel de presso sonora operando no circuito de compensao "A" e circuito de resposta lenta (Slow). 3. CONFORTO ACSTICO Segundo Vianna e Ramos [6], s existe conforto quando h um mnimo de esforo fisiolgico em relao ao som (e a luz, ao calor e ventilao) para a realizao de uma determinada tarefa. Um ambiente confortvel proporciona bem estar e harmonia quando as necessidades so atendidas. As principais variveis do conforto acstico so: entorno (trfego); a arquitetura; o clima (ventilao, pluviosidade); orientao/implantao (materiais, mobilirio). importante ressaltar que tudo na natureza tem propriedades acsticas, mas a capacidade de absoro varia em funo do material [7]. Segundo Nakamura [7], a capacidade de absoro quando, por meio da transformao vibratria em energia trmica, o material pode dissipar a energia sonora que incide sobre este. A escolha e a maneira da disposio do material depende se a pretenso corrigir, reduzir ou eliminar o rudo. Forros e paredes recheadas com ls minerais, como l de rocha e de vidro, podem corrigir o tempo de reverberao do som. Devese tomar cuidado com os ndices de absoro acstica, porque quando em excesso pode impedir que um aluno, por exemplo, em uma sala de aula escute o professor. A escolha do forro ou revestimento precisa levar em conta a taxa de ocupao do ambiente de manuteno, durabilidade, estabilidade e resistncia ao fogo [7]. 4. PRINCIPAIS TIPOS DE MATERIAIS Os materiais utilizados para isolamento acstico podem ser classificados em convencionais e no convencionais.

4207

17 CBECIMat - Congresso Brasileiro de Engenharia e Cincia dos Materiais, 15 a 19 de Novembro de 2006, Foz do Iguau, PR, Brasil.

4.1. Materiais convencionais So os materiais de vedao de uso comum dentro da construo civil. Os mesmos possuem uma srie de vantagens. Uma das principais vantagens o isolamento acstico razoavelmente bom para uso comum. Como exemplos destes tipos de materiais, citar-se: blocos cermicos; bloco de concreto/concreto celular; bloco de silico calcrio; madeira; vidro etc. 4.2. Materiais no convencionais (Inovaes) So materiais desenvolvidos especialmente para isolar acusticamente

diferentes ambientes. Geralmente, estes materiais tambm possuem algumas vantagens trmicas. Como: l de vidro; l de rocha; vermiculita; espumas elastomricas; fibra de coco (inovao ecolgica) etc. 4.2.1. L de vidro A l de vidro mundialmente reconhecida como um dos melhores isolantes trmicos. um componente formado a partir de slica e sdio aglomerados por resinas sintticas em alto forno. Devido ao timo coeficiente de absoro sonora em funo porosidade da l, a onda entra em contato com a l e rapidamente absorvida. Suas principais vantagens [8]: leve e de fcil manipulao; incombustvel, ou seja, no propaga chamas; no deterioram; no favorece a proliferao de fungos ou bactrias; no tem desempenho comprometido quando exposto maresia; no atacada nem destruda pela ao de roedores. O mercado oferece em forma de manta, do tipo manta ensacada com polietileno, manta aluminizada, manta revestida com feltro para construes metlicas e manta de fibro-cermica para tubulaes e equipamentos com temperaturas elevadas [8].

4208

17 CBECIMat - Congresso Brasileiro de Engenharia e Cincia dos Materiais, 15 a 19 de Novembro de 2006, Foz do Iguau, PR, Brasil.

4.2.2. L de rocha Conforme Salvador [9], a l de rocha composta de fibras originadas de basalto aglomerado com resina sinttica. As principais caractersticas deste material so: isolante acstico; isolamento trmico; incomburente; pH neutro, anti-parasita, no corrosivo e imputrescvel; no nocivo sade, mas seu manuseio e aplicao dever ser feito com vesturio e luvas adequadas; no poluente; favorvel custo/benefcio. A l de rocha pode ser aplicada em forros, divisrias, em dutos de ar condicionados, em tubulaes com baixas, mdias e altas temperaturas de 50C a 750C [9]. O mercado brasileiro oferece a l de rocha em forma de painis e mantas revestidas ou no, com plstico auto-extinguvel, de manta com Kraft aluminizado, de calhas e mantas com tela metlica para proporcionar maior resistncia mecnica ao material [8]. 4.2.3. Vermiculita um mineral da famlia das micas (aluminosilicato hidratado de ferro e de magnsio), constitudo pela superposio de finas lamnulas que ao se submeter a altas temperaturas (cerca de 1000C) se expande at vinte vezes do seu volume original, deixando um grande vazio em seu interior [10]. As principais caractersticas deste tipo de material so: baixa densidade que varia de 80 at 120kg/m, baixa condutibilidade, incomburente, insolvel em gua, no txico, no abrasivo, inodoro, no se decompe, deteriora ou apodrece, etc. Segundo Oliveira et al. [10], a vermiculita dentro da construo civil pode ser aplicada para: enchimento de pisos, isolamento termo-acstico em divisrias, forros, lajes e paredes, corta fogo, cmaras a prova de som, cmaras a prova de fogo, rebocos isolantes, etc.

4209

17 CBECIMat - Congresso Brasileiro de Engenharia e Cincia dos Materiais, 15 a 19 de Novembro de 2006, Foz do Iguau, PR, Brasil.

Deve-se destacar ainda que o mercado oferece a vermiculita em forma de placas e blocos ou em forma de concreto leve de vermiculita expandida; recomendado, para contra-piso, rebocos acsticos e como enchimento de excelente qualidade [8]. 4.2.4. Espuma elastomrica Este material uma espuma do poliuretano polister, auto-extinguvel, que possui as seguintes propriedades: tratadas com retardante a chama para melhorar sua propriedade quanto a segurana ao fogo; esto protegidas contra mofos, fungos e bactrias. A espuma elastomrica indicada para acsticas em escritrios, auditrios, salas de treinamento, salas de som. Este tipo de material oferecido no mercado em forma de placas de diversas espessuras e dimenses [11]. 4.2.5. Fibra de coco A Fibra de coco (Corkoco) misturada ao aglomerado de cortia expandido apresenta excelentes resultados na absoro de ondas de baixa freqncia, dificilmente alcanados por outros materiais. A fibra de coco apresenta resistncia e durabilidade cumprindo com a necessidades tcnicas exigidas pelo mercado. Alem de ser um material verstil e indicado para isolamento trmico e acstico, utiliza uma matria prima natural e renovvel [12]. 5. TCNICA E PROCESSOS ENVOLVIDOS NO CONFORTO ACSTICO Uma das tcnicas mais utilizadas em todo mundo e que vem sendo aplicada em grande escala no Brasil denominada de dry-wall ou o gesso acartonado. As placas so fixadas a uma leve estrutura metlica, podendo ser utilizadas para acabamento sobre a alvenaria ou para estruturar paredes e forros com espessuras menores. O ganho de espao pode chegar a at 4%. As principais vantagens do uso das placas de gesso acartonado com relao alvenaria so [13]: elevada produtividade, revestimento de pequena espessura, retirada da relao vertical do caminho crtico da obra, no depende da habilidade do trabalhador,

4210

17 CBECIMat - Congresso Brasileiro de Engenharia e Cincia dos Materiais, 15 a 19 de Novembro de 2006, Foz do Iguau, PR, Brasil.

menor peso, desmontabilidade, preciso dimensional, permite que as instalaes eltricas sejam embutidas, etc. J as principais desvantagens do dry-wall so [14]: baixa resistncia mecnica a cargas potenciais superiores a 35kg, baixa resistncia umidade, etc. O dry-wall utilizado para separar ambientes, sendo mais indicado trabalhar com uma parede dupla, com montantes de 48 ou 70mm e material acstico entre as placas. O tratamento acstico fundamental, pois trata apenas de duas placas de gesso. A l de vidro muito empregada, podendo ter espessura entre 45 e 50mm com uma densidade media de 16kg/m. O nmero exagerado de juntas ou a existncia de muitos pontos eltricos pode prejudicar o desempenho da parede [13]. 6. EXEMPLOS DE AMBIENTES TRATADOS ACUSTICAMENTE Alguns exemplos de ambientes a seguir apresentados que foram melhorados acusticamente, atravs da utilizao de tcnicas de revestimentos acsticos. 6.1. Tratamento acstico para diminuir o rudo gerado por peneiras eltricas Este primeiro exemplo de tratamento acstico foi desenvolvido por Barbosa e Zeballos [15], o Laboratrio de Materiais de Construo do CTU da Universidade Estadual de Londrina. A sala de peneiras, localizada dentro do laboratrio de materiais, apresenta grande necessidade de utilizao de revestimento e isolamento acstico, por abrigar peneiras eltricas. Os autores do estudo mencionaram as especificaes dos materiais necessrios para absoro e isolamento acstico, atravs de clculos realizados em planilha eletrnica e grficos de tempos de reverberao. Aps tal procedimento, apresentaram a seguinte proposta de materiais para absoro e isolamento de rudo: PISO: Fixao no contra piso de concreto de chapa isolante de fibra de madeira natural. FORRO: Colocao de garrafas plsticas (garrafas PET) de 2 litros no teto j existente, atravs de ripas de madeira (3 x 5cm). PAREDES LESTE E OESTE: Colocao de blocos de concreto para absoro de baixa freqncia. No restante da altura da parede (1,10m) sero fixadas chapas de l de madeira.

4211

17 CBECIMat - Congresso Brasileiro de Engenharia e Cincia dos Materiais, 15 a 19 de Novembro de 2006, Foz do Iguau, PR, Brasil.

PAREDES NORTE E SUL: Colocao de blocos de concreto para absoro de baixa freqncia. No restante da altura da parede (1,10m) sero fixadas chapas de l de madeira.

PORTA: A porta dever ser do tipo sandwich com duas chapas de madeira de 13mm de espessura e enchimento interno de 5cm de l mineral e vedante de borracha no batente. O revestimento interno proposto somado duplicao parcial das paredes, com um piso contando com um material isolante para rudos de impacto, e a substituio da porta atual por uma porta acstica colaborar para a reduo do rudo nas regies prximas da sala de peneiras.

6.2. Tratamento acstico no banco Citibank em So Paulo O prdio do Citibank localizado em So Paulo, na Avenida Paulista, foi construdo em 1986 e um exemplo excelncia em conforto acstico. Este prdio comercial, projetado pelo arquiteto italiano Gianfranco Gasperini, comporta silenciosos escritrios panormicos. Em prdios comuns isolados acusticamente, o rudo do trfico de fora no ser ouvido, mas pode-se, por exemplo, escutar uma conversa de telefone a 5 metros de distncia. Isto foi levado em consideraro no projeto, mantendo assim privacidade entre os escritrios. Muitos cuidados foram tomados no projeto acstico. Para suavizar o barulho do ar-condicionado foi instalado um sistema eletrnico de alto-falantes sobre o forro que emite o som da chuva. O som funde-se ao rudo do ar-condicionado, mascarando-o. Nas divisrias, foram instalados biombos de aglomerado de madeira com espuma dos dois lados. No forro, chapas metlicas perfuradas com l de vidro foram empregadas tambm com o mesmo intuito, assim como vidros especiais das janelas que impedem a entrada de rudos do exterior. Os materiais obedeceram a rigorosos clculos, a fim de otimizar o isolamento acstico dos ambientes. Entre as chapas metlicas e o concreto da laje h um espao de ar com dimenses corretas. O material absorvente sobre as chapas perfuradas tem 37mm [16]. 6.3. Tratamento acstico de um sistema de ventilao Bragana e Matos [17] elaboraram um interessante trabalho de isolamento (acondicionamento) acstico de um sistema de ventilao industrial para uma

4212

17 CBECIMat - Congresso Brasileiro de Engenharia e Cincia dos Materiais, 15 a 19 de Novembro de 2006, Foz do Iguau, PR, Brasil.

empresa txtil em Portugal. Para diminuir o problema o rudo excessivo causado pelas tomadas e sadas de ar do sistema de acondicionamento de ar e de ventilao, os mesmos propuseram entre uma das solues, fazer o tratamento acstico destas cmaras de entrada e sada de ar, de modo a transform-las em cmaras absorventes. As paredes e tetos destas cmaras foram revestidas com placas de l de rocha com 50mm de espessura, de maneira que os nveis de presso sonora tiveram uma acentuada reduo, quando avaliados novamente no exterior da cmara. A atenuao sonora no exterior da cmara variou em funo da freqncia de rudo avaliada, sendo que a mxima atenuao conseguida foi de aproximadamente 27%, ou seja, os valores foram reduzidos de cerca de 96 dB(A) para 70 dB(A), considerando a freqncia de 500Hz. 6.4. Tratamento acstico em uma usina hidreltrica O nvel de rudo na usina eltrica de 110 MW de Iroquois Falls em Ontrio, (Canad) chegava a 119 dB(A), o que era problemtico devido a localizao prxima de reas residenciais. Aps uma anlise preliminar, observou-se que os principais contribuintes para este elevado nvel de rudo eram: dois geradores a gs, dois filtros e trs geradores a vapor. Para resolver este problema, um pacote de medidas para atenuar o rudo no prdio e no sistema de ventilao foi implementado. As alas do oeste e do norte da usina, que faceavam a rea residencial, necessitaram de importantes cuidados. A leste se localizava prxima a uma floresta e ao sul um rio; o alto nvel de rudo nestes lados no era assim to preocupante. Desta forma os geradores do vapor puderam se relocados para o canto nordeste, deixando as turbinas de gs mais longe das residncias e o prprio edifcio funcionando como um escudo de proteo contra o rudo das turbinas. Para atenuar o rudo causado pelo sistema de ventilao da planta, foram empregados silenciadores junto com uma relocao estratgica dos equipamentos de ventilao. Como os exaustores instalados no telhado permitiam que facilmente o rudo chegasse s residncias, o sistema de ventilao foi instalado na parede sul, que faceava o rio. Tambm se considera as vantagens topogrficas que cercava a planta, como uma pequena elevao existente funcionaria como barreira natural para o rudo e assim posicionaram-se as entradas de ar quatro ps acima da terra na parede oeste (que faceava as residncias) [18].

4213

17 CBECIMat - Congresso Brasileiro de Engenharia e Cincia dos Materiais, 15 a 19 de Novembro de 2006, Foz do Iguau, PR, Brasil.

5. CONCLUSES A importncia deste artigo se deve principalmente a crescente poluio sonora nos principais centros urbanos, provenientes dos veculos, mquinas, equipamentos etc. Desta forma, o conhecimentos das tcnicas, processos e materiais a serem utilizados para um melhor acondicionamento acstico dos ambientes de trabalho, das residncias entre outros, torna-se cada dia mais imprescindvel para a sociedade. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS 1. BISTAFA, SYLVIO R. Acstica aplicada ao controle do rudo. So Paulo: Edgard Blcher, 2006. 2. IIDA, ITIRO. Ergonomia Projeto e produo. 2 Edio revisada e ampliada, So Paulo: Edgard Blcher, 2005. 3. GRANDJEAN, ETIENNE. Manual de Ergonomia ? Adaptando o trabalho ao homem. Porto Alegre: Artes Mdicas Sul Ltda. 4 Edio,1998, 338p. 4. DO RIO, RODRIGO PIRES; PIRES, LICNIA. Ergonomia: Fundamentos da prtica ergonmica. 3 Ed., So Paulo: LTR, 2001, 225 p. 5. BRASIL. - Norma Regulamentadora NR-15 do Ministrio do Trabalho. Manuais de Legislao. Atlas Segurana e Medicina do Trabalho. 39a. ed. So Paulo: Atlas, 1998. 6. VIANNA, Nelson Solano; RAMOS, Jos Ovdio. Acstica arquitetnica & urbana. Apostila do Curso de Extenso em Arquitetura e Urbanismo da Empresa YCON. 2005, 79 p. 7. NAKAMURA, JULIANA. Conforto acstico. Revista Tchne, 106 Edio, Ano XIV, 2006, p.44-47. 8. ISAR. Site Institucional da Empresa ISAR Isolamentos trmicos. L de vidro Isolamento acstico. So Paulo, 2006. Disponvel em: <http://www.isar.com.br/>. Acesso em: 29/08/2006. 9. SALVADOR, SOFIA. Inovao de produtos ecolgicos em cortia. Projeto apresentado ao Departamento de Engenharia Mecnica do INSTITUTO SUPERIOR TCNICO. Lisboa, Portugal, 2001. Disponvel em:

4214

17 CBECIMat - Congresso Brasileiro de Engenharia e Cincia dos Materiais, 15 a 19 de Novembro de 2006, Foz do Iguau, PR, Brasil.

<http://www.dem.ist.utl.pt/~m_pta/pdf/SofiaSalvadorProjecto.pdf>. Acesso em: 20/08/2006. 10. OLIVEIRA, LUCAS SANTOS MENEZES E; UGARTE, JOS FERNANDES DE OLIVEIRA. Utilizao da vermiculita como adsorvente de leo da indstria petrolfera. Publicao do Centro de Tecnologia Mineral CETEM. Ministrio da Cincia 15/08/2006. 11. HEME. Site Institucional da Empresa Heme Isolantes Trmicos & Acsticos Disponvel em: <http://www.hemeisolantes.com.br/ >. Acesso em: 14/08/2006. 12. SENHORAS, ELI MARTINS. Oportunidades da cadeia agroindustrial do coco verde. Revista Urutgua, n 05, Maring, PR, 2005. Disponvel em: <http://www.urutagua.uem.br//005/22tra_senhoras.pdf>. Acesso em: 30/07/2006. 13. CIOCCHI, LUIZ. Use corretamente o gesso acartonado. Revista Tchne, 76 Edio, Ano XI, 2003, p.42-45. 14. TANIGUTTI, ELIANA KIMIE; BARROS, MERCIA MARIA S. BOTTURA DE. Recomendaes para a produo de vedaes verticais para edifcios com placas de gesso acartonado. PROJETO EPUSP/SENAI. So Paulo, 1998. Disponvel em: <http://pcc2435.pcc.usp.br/pdf/PCC2435-aula26gesso_acartonado.pdf>. Acesso em: 18/08/2006. 15. BARBOSA, MIRIAM JERNIMO; ZEBALLOS, ADACHI ANDREA. Estudo e especificaes para revestimento e isolamento acstico da sala de peneiras do laboratrio de materiais de construo do CTU. In: Congresso Acstica 2004, Guimares, Portugal, 2004, 6p. Disponvel em: <www.ia.csic.es/sea/publicaciones/4350gf052.pdf>. Acesso em: 27/08/2006. 16. NEVES, R. P. A. de A. Espaos arquitetnicos de alta tecnologia: os edifcios inteligentes. Dissertao apresentada a USP - Escola de Engenharia de So Carlos, So Carlos, 2002, 154p. 17. BRAGANA, L.; MATOS, J. Caso prtico de acondicionamento acstico de um sistema de ventilao industrial. In: Congresso Acstica 2004, Guimares, Portugal, 2004, 6p. Acesso em: 27/08/2006. Disponvel em: <www.ia.csic.es/Sea/Guimaraes04/ID174.pdf>. e Tecnologia, 2004. Disponvel Acesso em: em: <http://www.cetem.gov.br/publicacao/serie_anais_XII_jic_2004>.

4215

17 CBECIMat - Congresso Brasileiro de Engenharia e Cincia dos Materiais, 15 a 19 de Novembro de 2006, Foz do Iguau, PR, Brasil.

18. ATCO. Site Institucional da Empresa ATCO Noise Management. Project Library Northland Power. Acesso em: 14/09/2006. Disponvel em: <http://www.atconoise.com/project_library/library_success_northland.htm>.

MATERIALS, TECHNIQUES AND PROCESSES FOR ACOUSTIC ISOLATION

ABSTRACT

The objective of this paper is to develop an actual bibliographic revision regarding main types of materials, techniques and processes involved in acoustic comfort for humans. This research is of large importance for the society, as well as for professionals and enterprises. Conventional materials, techniques and processes are described. The approach on solving noise problems around the world is presented, as well as the state of art on the use of new technologies. Finally, the paper contains practical examples applied in different environments. Results are analyzed in order to reduce environmental impacts due to noise effects and to minimize the exposition to harmful noises. Key-words: Acoustical treatment, Noises, Acoustical materials and Dry-wall.

4216

Das könnte Ihnen auch gefallen