Sie sind auf Seite 1von 4

MRTG

O Multi Router Traffic Grapher (MRTG) uma ferramenta de monitorao que gera pginas HTML com grficos de dados coletados a partir de SNMP ou scripts externos. conhecido principalmente pelo seu uso na monitorao de trfego de rede, mas pode monitorar qualquer coisa desde que o host fornea os dados via SNMP ou script. Foi desenvolvido por Tobias Oetiker e Dave Rand. Foi escrito em Perl, mas utiliza um mdulo em C para gerar os grficos.

Caractersticas
Mede sempre 2 valores, no caso de trfego, pode ser Entrada e Sada. Faz as leituras via SNMP ou atravs de script que retorne um formato padro. Coleta dados a cada 5 minutos por padro, mas este tempo pode ser aumentado ou diminudo.

Cria uma pgina HTML com 4 grficos (dirio, semanal, mensal e anual). Se algum deles no for necessrio pode ser suprimido. O MRTG pode avisar caso o valor do grfico atinja um valor pr-estabelecido. Por exemplo: se determinado servidor atinge 95% do espao do disco, o MRTG pode mandar um e-mail para o administrador informando o ocorrido. Possui uma ferramenta para gerar os arquivos de configurao: o CFGMAKER. Possui uma ferramenta para gerar uma pgina de ndice para os casos em que muitos itens so monitorados: o INDEXMAKER.

O MRTG software livre distribudo nos termos da GNU General Public License. Instalao Introduo
O MRTG uma ferramenta livre desenvolvida em Perl, largamente utilizada, embora mais comumente utilizada para monitorar trfego em interfaces de rede, pode monitorar muitas outras variveis, tais como utilizao de HD, temperatura de hardware, uso de processador, etc, podendo gerar alertas a partir de "thresholds", facilitando assim o gerenciamento da rede. Alm de "free", relativamente fcil de instalar e configurar, tanto em ambiente Linux como em ambiente Windows. Este tutorial abordar a instalao e configurao em ambas plataformas, com o objetivo de apresentar de forma simples a instalao e uso do MRTG. Para a instalao do MRTG no Windows sero necessrios os seguintes pacotes: Perl OBS: Baixar o "As package (x86)", se sua mquina for 64bits baixe o x86_64. MRTG OBS: Procurar arquivo mrtg-2.14.7.zip , ou mais recente (verso superior)

Instalao do Perl
Considerando que os arquivos foram baixados para a pasta c:\temp, entre na pasta que contm os dois arquivos ZIP (Perl e MRTG), descompacte o Perl nesta pasta, acesse a nova pasta (algo como c:\temp\ActivePerl-5.8.8.819-MSWin32-x86-267479\), nela se encontra um arquivo chamado "installer", execute-o.

Na seqncia sero solicitadas algumas informaes: Did you read the LICENSE.txt file? [no] yes (se j leu responda yes) Do you agree to the ActivePerl Community License v2.1? [no] yes (se concorda responda yes) Enter top level directory for install? [c:\Perl] (este o diretrio padro, caso queira instalar em local diferente especifique, se quiser manter so teclar enter) Proceed? [yes] yes (o programa ira ser instalado nesta pasta) Create shortcuts to the HTML documentation? [yes] yes (documentao sempre til) Add the Perl\bin directory to the PATH? [yes] yes (adiciona a entrada ao path, para que o perl possa ser encontrado a partir de qualquer diretrio) Create Perl file extension association? [yes] yes (associa arquivos perl) Create IIS script mapping for Perl? [yes] yes Create IIS script mapping for Perl ISAPI? [yes] yes (mapeamento perl) Proceed? [yes] yes (executa a instalao conforme as opes escolhidas) Se tudo estiver corrido bem, esta ser a tela final da instalao do Perl.

Instalao do MRTG
Novamente acesse a pasta onde foram baixados os arquivos, no meu caso c:\temp, descompacte o mrtg-2.14.7.zip em c:\, ser criada uma pasta c:\ mrtg-2.14.7\, abra um prompt (iniciar > executar > cmd), entre na pasta > cd c:\ mrtg-2.14.7\bin, digite o seguinte comando: c:\ mrtg-2.14.7\bin> perl mrgt Voc dever obter a seguinte sada:

Configurao
A configurao do MRTG para o monitoramento de trfego se torna relativamente simples utilizando o "cfgmaker", conforme ser abordado, porm alguns pr-requisitos so obrigatrios:

Voc precisa conhecer o "IP address" ou "host name" do dispositivo a ser monitorado; Conhecer a comunidade de leitura do dispositivo a ser monitorado.

Com estas informaes bsicas voc j poder iniciar o monitoramento do dispositivo, tratando-se do trfego de entrada e sada das interfaces deste. OBS: O objetivo nesta primeira etapa configurar apenas o monitoramento de trfego nas interfaces do dispositivo, nos prximos captulos sero abordadas formas de monitorar outras variveis ou mesmo de customizar estes monitoramentos. Vamos criar uma pasta para armazenar as imagens e arquivos gerados pelo MRTG: c:\www\mrtg Para este exemplo estou a monitorar um roteador CISCO 2800, sendo o seu endereo IP 10.2.2.1 e a comunidade (senha) "public". Execute o seguinte comando (de dentro do diretrio c:\ mrtg-2.14.7\bin): c:\ mrtg-2.14.7\bin> perl cfgmaker public@10.2.2.1 --global "WorkDir: c:\www\mrtg" --output mrtg.cfg Ser criado no diretrio corrente o arquivo mrtg.cfg, este um arquivo de configurao com base em todas as interfaces do dispositivo, desta forma o MRTG j pode ser rodado, gerando grficos quanto a utilizao da interfaces de rede. Este arquivo pode servir como base para um arquivo customizado, nos prximos captulos ser abordado com detalhes o arquivo gerado e como criar arquivos personalizados. Aps a criao do arquivo mrtg.cfg, vamos colocar para rodar: c:\ mrtg-2.14.7\bin> perl mrtg mrtg.cfg Note que o MRTG ir fazer apenas uma coleta e terminar, para fazer com que ele fique coletando os dados e atualizando automaticamente os grficos, precisaremos editar o arquivo mrtg.cfg incluindo a seguinte linha: RunAsDaemon: yes Esta linha pode ser includa logo no incio do arquivo, este pode ser aberto com o Wordpad, mantenha a formatao atual. Execute novamente: c:\ mrtg-2.14.7\bin> perl mrtg mrtg.cfg OBS: Caso sejam apresentadas mensagens de WARNING, no se preocupe, usando as configuraes bsicas provvel que sejam apresentadas estas mensagens porque os arquivos a serem atualizados ainda no existem, aguarde 6 minutos e execute novamente, voc dever ter a seguinte sada:

Pronto, desta forma o MRTG est rodando no seu Windows e atualizando automaticamente os grficos, agora voc pode acessar a pasta c:\www\mrtg e abrir os arquivos *.html, sendo que gerado um para cada interface monitorada. Espero ter contribudo de alguma forma, o objetivo deste artigo a instalao e configurao bsica em ambiente Windows, nas prximas edies sero abordados aspectos de configurao personalizada, monitoramento de variveis especificas e uso do SNMP.

Das könnte Ihnen auch gefallen