Sie sind auf Seite 1von 1

PR-CONCURSO DARWIN PROFESSOR: ALEX ROGRIO ADMINISTRAO - SAE 01.

No planejamento de enfermagem, no mbito da Sistematizao da Assistncia de Enfermagem (SAE), o enfermeiro deve considerar que esse planejamento (A) antecede o diagnstico de enfermagem. (B) antecede a formulao dos problemas identificados. (C) uma das fases do histrico de enfermagem. (D) necessita de posterior prescrio de enfermagem. (E) a primeira fase da SAE. 02. Uma das etapas o processo de enfermagem diz respeito determinao DOS RESULTADOS QUE SE ESPERAM ALCANAR e das aes de enfermagem que sero realizadas face s respostas da pessoa, famlia ou coletividade humana em um dado momento do processo sade e doena. Este conceito descreve qual etapa do processo de enfermagem? A) Prognstico. B) Histrico. C) Planejamento. D) Diagnstico. E) Avaliao. 03 - O enfermeiro precisa conhecer as teorias que servem de base para o conhecimento cientfico da profisso. Dessa forma so consideradas teorias de enfermagem, exceto: A) Teoria da enfermagem interdisciplinar B) Teoria das necessidades humanas bsicas C) Teoria do dficit de autocuidado D) Teoria ambientalista E) Teoria dos sistemas 04. O Processo de Enfermagem composto de cinco fases que so o histrico e diagnstico de enfermagem, planejamento da assistncia, implementao da assistncia e evoluo de enfermagem. Atualmente esse processo conhecido como instrumento de trabalho que: A) Contm as anotaes de enfermagem e todas as burocracias; B) Sistematiza as aes de enfermagem; C) Sistematiza as aes burocrticas, como por exemplo, a escala de trabalho; D) Regulariza as aes gerenciais; E) Sistematiza as aes burocrticas e assistenciais de enfermagem. 05. O Conselho Regional de Enfermagem Seo So Paulo, no uso de suas atribuies, normatiza a implementao da Sistematizao da Assistncia de Enfermagem (SAE), nas instituies de sade, no mbito do Estado de So Paulo. Com base na Teoria das Necessidades Humanas Bsicas de Wanda Horta (1979) e nos conceitos do autocuidado de Orem (1993), correto afirmar que (A) o histrico de enfermagem identifica as necessidades afetadas apresentadas pelo paciente e pode ser realizado por qualquer profissional da equipe de enfermagem. (B) a evoluo de enfermagem realizada semanalmente pelo enfermeiro e deve sistematizar o perfil evolutivo do paciente.

(C) a prescrio de enfermagem realizada pelo enfermeiro, que decide acerca das condutas a serem implementadas, sendo cumprida pelas diferentes categorias profissionais da equipe de enfermagem. (D) a anotao de enfermagem realizada por toda a equipe de enfermagem, mas a informao no deve ser pontual e sim analisada e contextualizada pelo enfermeiro. (E) a consulta de enfermagem, atividade privativa do profissional enfermeiro, importante no direcionamento das aes em sade e no est articulada com a Sistematizao da Assistncia de Enfermagem. FUNDAO UNIVERSA

JULGUE CERTO OU ERRADO

Acerca da sistematizao da assistncia de enfermagem (SAE), julgue os itens subsecutivos.


01 A SAE tem como um de seus objetivos direcionar as aes de enfermagem 24 horas, facilitando a superviso da equipe na execuo dos cuidados, sem interferir nos registros de enfermagem. 02 A resoluo do COFEN n.o 358/2009 considera a implantao da SAE obrigatria para as instituies de sade pblica e privada. 03 O registro de dados fundamenta a avaliao da qualidade e da propriedade do cuidado e a reviso do uso efetivo dos cuidados, no entanto, no serve de base para os diagnsticos de enfermagem. 04 O plano de cuidados a base para a avaliao, etapa final do processo de enfermagem, quando se verificam os resultados alcanados. 05 O termo diagnstico de enfermagem definido pela North American Nursing Diagnosis Association (NANDA) como um julgamento clnico sobre a resposta de um indivduo de uma famlia ou de uma comunidade com relao a problemas de sade reais ou potenciais.

Das könnte Ihnen auch gefallen