Sie sind auf Seite 1von 9

Dicionrio Jurdico do Trabalho

A
Abandono Coletivo do Trabalho: Para o Direito Penal, significa o mesmo que greve ou parede. a recusa, manifestada por pelo menos trs empregados, de exercerem a atividade a que esto obrigados pelo respectivo contrato de trabalho, seja afastando-se do local em que devem prest-la, seja recusandose a realiz-la, embora permaneam em seus postos de servio. Abandono de Cargo Pblico: Falta intencional do servidor pblico ao trabalho por um perodo superior a trinta dias consecutivos ou sessenta dias alternados durante o ano. Abandono de Emprego: No comparecimento ao trabalho, sem justificativa, em descumprimento ininterrupto e definitivo da obrigao de trabalhar, em demonstrao evidente de desistncia ou renncia ao emprego. Abono de Frias: Prerrogativa exclusiva do empregado, independente do consentimento do empregador, de converter um tero do perodo de frias a que tiver direito em abono pecunirio, no valor da remunerao que lhe seria devida nos dias correspondentes. Ao de Acidente de Trabalho: Ao regida por lei especial que compete pessoa que tenha sofrido acidente de trabalho, a seus beneficirios, empresa ou a qualquer outra pessoa, contra a Previdncia Social para reclamar os direitos decorrentes da lei respectiva. Ao Trabalhista: Ao pela qual se postulam direitos decorrentes de relao de emprego ou, excepcionalmente, de relao de trabalho, como pode ocorrer em casos de pequena empreitada. Acidente de Trabalho: Acontecimento imprevisto ou fortuito ocorrido em razo da relao de emprego durante a realizao de qualquer tarefa, provocando

leso corporal ou perturbao funcional causadora de morte ou de perda, ou reduo temporria, ou permanente, da capacidade de trabalho. Acordo Coletivo de Trabalho: Ajuste coletivo de salrios combinado entre o sindicato e a empresa. No deve ser confundido com conveno coletiva de trabalho. Adicional da Remunerao: Importncia que se acresce ao salrio do empregado, em razo de determinadas peculiaridades de seu trabalho. Adicional de Horas Extras: Valor que se acrescenta remunerao do assalariado, tendo em vista um acrscimo de tempo de trabalho jornada normal diria. Adicional de Insalubridade: Importncia obrigatria a ser acrescida remunerao do empregado, em face das condies insalubres em que este exerce suas funes. Adicional de Periculosidade: Importncia que deve ser obrigatoriamente acrescida ao salrio do empregado, diante da possibilidade de danos sua sade, ensejada pela natureza de sua funo. Adicional Noturno: Importncia que se acrescenta remunerao do empregado que realiza trabalho noturno. A razo deste adicional compensar o natural desgaste fsico maior do trabalhador, em horrio normalmente destinado ao repouso. Aprendiz: Perante o Direito do Trabalho, a pessoa que est aprendendo coisa que no sabe ou est sendo iniciada em profisso, arte ou ofcio que desconhece. O aprendiz recebe simultaneamente certa importncia por seu trabalho e o ensinamento metdico da profisso. Aviso de Frias: Para o Direito do Trabalho, a comunicao apresentada por escrito pelo empregador ao empregado, avisando a data e o perodo em que este entrar em gozo de frias. Aviso Prvio: Segundo o Direito do Trabalho, o comunicado que um dos contratantes apresenta ao outro, sem justa causa, no contrato por prazo indeterminado, de que este deixar de vigorar aps determinado perodo, contado a partir da comunicao.

Cargo Pblico: Aquele criado por lei, em nmero certo, com denominao prpria e pago pela Fazenda Pblica. Pode ser cargo de carreira, isto , o que se integra em classes e corresponde a uma profisso, ou cargo isolado, a saber, aquele que no pode se integrar em classes e corresponde a uma funo certa e determinada. Contrato: Acordo de vontades firmado entre duas ou mais pessoas, sobre objeto lcito e possvel, com o objetivo de adquirir, resguardar, notificar ou extinguir determinados direitos. Contrato Aleatrio: Contrato acontecimento futuro e incerto. cuja concretizao depende de um

Contrato Individual de Trabalho: Contrato pelo qual uma pessoa, o empregado, se obriga Contrato Principal: Contrato que possui existncia prpria, no dependendo de qualquer outro contrato ou conveno. Contrato Sinalagmtico: Denominao que se atribui ao contrato bilateral, onde as partes assumem obrigaes recprocas. Contribuio Sindical: Contribuio compulsria paga por empregadores e empregados, destinada ao custeio de despesas havidas pelos respectivos sindicatos. No caso do trabalhador, a contribuio corresponde a um dia de salrio por ano. No caso do empregador, as quantias so variveis, porque proporcionais ao capital da empresa. Conveno Coletiva de Trabalho: Acordo normativo intersindical celebrado entre categorias de empregados e empregadores, como resultado de negociaes prvias.

D
Direito do Trabalho: O ramo da cincia do Direito que tem por objeto as normas jurdicas e os princpios que disciplinam as relaes de trabalho subordinado, determinam seus sujeitos e as organizaes destinadas proteo desse trabalho em sua estrutura e atividade. (Amauri Mascaro Nascimento)

Empregado: Segundo o Direito do Trabalho, a pessoa fsica que presta servios de natureza no eventual empresa individual ou coletiva, sob a dependncia desta e mediante recebimento de salrio. Empregado Domstico: Pessoa que presta servios de forma contnua e mediante vnculo de subordinao e salrio, no mbito residencial do empregador que no visa lucros com tais servios. Empregado Rural: Pessoa fsica que, em propriedade rural, presta servios de natureza no eventual a empregador rural, sob a dependncia deste e mediante salrio. Empregador: De acordo com o Direito do Trabalho, a empresa individual ou coletiva que, assumindo os riscos de atividade econmica, admite e assalaria funcionrios e dirige a prestao pessoal de servio. Empreitada: Contrato em que uma das partes se compromete a executar, por si ou por sua direo, determinada obra, mediante pagamento combinado, que ser pago somente no trmino da obra. Empresa: Organizao econmica, civil, industrial ou comercial, instituda para a explorao de determinado ramo de negcio. Empresa de Pequeno Porte: Pessoa jurdica ou firma individual que no enquadrada como microempresa e cuja receita bruta anual igual ou inferior a determinado valor estabelecido periodicamente pelo Governo. tica Profissional: Norma de conduta do profissional no desempenho de suas atividades e em suas relaes com os clientes e todas as demais pessoas com quem possa tratar.

F
Frias Anuais Remuneradas: No Direito do Trabalho, o perodo anual de descanso compulsrio e remunerado, concedido por lei ao empregado, se forem satisfeitos determinados requisitos. Fuso de Sociedades: Operao que rene duas ou mais sociedades j existentes para formar uma sociedade nova, sucessora de nos direitos e obrigaes das anteriores.

Gratificao Natalina: Prmio ou bonificao imposta por lei, paga normalmente no final do ano e que deve corresponder a um doze avos da remunerao devida em dezembro, multiplicada por ms de servio, do ano correspondente.

I
Instncia: O prprio juzo, enquanto a demanda proposta e decidida. O termo tem dois sentidos: o de ordem ou grau de hierarquia judiciria, indicando os juzos que sucessivamente tomam conhecimento da causa e proferem as sentenas, e o de foro da causa, discusso do pedido contraditrio do autor e do ru, indicando a fase litigiosa do processo, em que se praticam os atos necessrios ao esclarecimento da causa. Isonomia: Principio que consagra a igualdade jurdica de todos perante a lei.

J
Jornada de Trabalho: Segundo o Direito de Trabalho, o perodo de tempo , a durao diria em que o empregado exerce a sua funo trabalho ou se encontra disposio do empregador para execut-la.

L
Licena-Maternidade: Perodo de descanso concedido pela lei empregada gestante, a ser desfrutado antes e depois do parto. Licena-Paternidade: Perodo de descanso concedido ao empregado, por ocasio do nascimento de seu filho.

M
Microempresa: Pessoa jurdica ou firma individual cuja receita bruta anual no ultrapasse o patamar traado pela lei. Segundo a constituio Federal, a

microempresa deve receber tratamento jurdico diferenciado por parte do poder pblico.

O
Obrigao Acessria: Obrigao dependente de outra, que lhe serve de fundamento. Organizao Internacional do Trabalho (OIT): Entidade vinculada ONU e sediada em Genebra, voltada ao aperfeioamento do Direito do Trabalho e sua uniformizao.

P
Paradigma: Empregado cuja situao salarial representa o padro para a equiparao salarial dos demais. Participao nos Lucros da Empresa: Benefcio constitucional concedido ao trabalhador, devendo ela ser desvinculada da remunerao salarial. Perturbao do Trabalho: Contraveno penal que consiste em ao que provoca a paralisao ou suspenso do trabalho, ou que ocasiona transtornos ou irregularidades a seu funcionamento. Pr-Contrato: Documento assinado com o propsito de assegurar a celebrao de um contrato futuro e definitivo sobre determinado objeto, antecipando o delineamento das clusulas principais e das mais abrangentes.

R
Reclamao: Pedido para que se reconhea a existncia de um direito ou queixa contra atos que prejudicam direitos do reclamante. Processo de competncia originria destinado a preservar a competncia de tribunal ou garantir a autoridade de suas decises. Reclamado: Denominao dada ao ru no processo trabalhista. Reclamante: Denominao dada ao autor no processo trabalhista. Reclamatria: Denominao dada petio inicial no processo trabalhista.

Relao de Emprego: Vnculo de subordinao, dependncia e salrio, de natureza no eventual, que se forma entre o empregado e o empregador. Relao de Trabalho: Vnculo derivado de contrato de prestao de servio, de empreitada ou mandato, sem que haja subordinao, dependncia ou salrio do contrato em relao ao contratante. Remunerao: Montante de tudo o que o empregado recebe, incluindo o salrio propriamente dito e outras importncias provindas do empregador ou de terceiros. Representante Comercial Autnomo: Pessoa fsica ou jurdica que exerce a mediao mercantil de forma habitual e sem subordinao. Resciso de Contrato: Rompimento unilateral do vnculo contratual. Resilio de Contrato: Rompimento bilateral do vnculo contratual. Resoluo de Contrato: Dissoluo do contrato por sentena judicial. Risco Profissional: Expresso que indica o princpio segundo o qual o empregador responde pelos acidentes de trabalho sofridos por seus empregados, exceto, evidentemente, a autoleso.

S
Salrio: Importncia ajustada ou atribuda ao empregado como pagamento ou em troca do trabalho, braal ou intelectual, ou do servio prestado. Salrio-Famlia: Direito social que assiste aos trabalhadores em geral de receberem certa importncia adicional ao salrio, proporcional ao nmero de filhos menores ou invlidos que no apresentam condies de prover o prprio sustento. Seguro-Desemprego: Assistncia financeira temporria prestada trabalhador desempregado em virtude de dispensa sem justa causa. ao

Sentena: Ato decisrio pelo qual o juiz pe fim a um processo, aceitando ou no o mrito da causa. Sigilo Profissional: Segredo profissional. Dever tico que impede algum de revelar assuntos confidenciais referentes empresa ou profisso. Sindicato: Instituio ou associao, em geral de carter profissional, cujo objetivo defender os interesses comuns de uma classe, ou um grupo de pessoas, ligadas entre si pelos mesmos interesses.

T
Tarefeiros: O Direito do Trabalho assim denomina o trabalhador contratado para executar sozinho determinado servio, dentro de um prazo fixado, recebendo sua remunerao pela tarefa. Trabalhador Avulso: Pessoa que, por intermdio de entidade de classe, mas sem vnculo de emprego, presta servio a vrias empresas. Trabalhador Eventual: Aquele que executa algum trabalho de acordo com as contingncias do momento, sem relao empregatcia direta. Trabalhador temporrio: Aquele que presta servios a uma empresa para suprir necessidade momentnea de acrscimo de servios ou para substituir empregado regular.

V
Vara: Na organizao judiciria, a diviso da jurisdio de cada comarca, confiada a um juiz de direito que o seu titular. Viajante: Tanto para o Direito Comercial como para o Direito do Trabalho designa o auxiliar externo, dependente do comerciante, que trabalha em vrias praas distintas daquela onde se situa a casa matriz. Violao de Sigilo Profissional: Crime caracterizado pelo ato de revelar sem justa causa um segredo do qual se tem conhecimento em decorrncia de funo, ministrio, ofcio ou profisso, causando danos a outrem. Vogal: Juiz classista que atua na Justia do Trabalho, representando ou o empregador ou o empregado.

Das könnte Ihnen auch gefallen