Sie sind auf Seite 1von 85

Sociologia geral 1

Introduo No limiar do Sec XXI tem sentido fazer uma reflexo sobre o passado e o futuro das Cincias Sociais e Humanas, porque, se durante o Sec.XX houve um enorme avano do conhecimento nestas reas com grande destaque para a Sociologia, tambm a sociedade se tornou muito mais complexa exigindo abordagens mais cada vez exigentes . As `` Etapas do Pensamento Sociolgico'' de Raymond Aron de 1965 , e o `` Manual de Sociologia'' de A .Cuvillier de 1976 mostram at que ponto se tinha passado da fase de recoleco de temas avulsos que se poderiam classificar como sociolgicos, para a fase do pensamento reflexivo sobre o que a Sociologia. Nos EUA desenvolveu-se uma sociologia emprica onde se destacam os nomes de Merton e Wrigth, precisamente dois autores que iniciaram a investigao no domnio da Sociologia da Comunicao. A ligao entre esta sociologia emprica e a sociologia sistemtica europeia tem sido perseguida por vrios investigadores, sendo o mais representativo Talcott Parsons que fez a recepo para os EUA da Sociologia de Max Weber. Por isso interessante tentar perspectivar um problema sociolgico muito actual ( o das redes de Informao e Comunicao de hoje) do ponto de vista precisamente de Max Weber Parece-nos que os problemas das redes identificados por Castells e Wolton ( em estudos sobre a Internet) se tornam mais compreensveis na perspectiva weberiana da burocratizao progressiva do capitalismo contemporneo. Tambm as teorias da aco e da dominao de M. Weber permitem uma abordagem dos tipos de comunicao contemporneas muito prxima das anlises daqueles autores.

Sociologia geral 2

Particularmente interessante tambm a convergncia de M. Weber com Wolton / Castells na constatao de que do capitalismo contemporneo se no pode esperar o desenvolvimento da democracia, bem pelo contrrio.

O Pensamento Sociolgico Por razes de clareza intelectual e coerncia cientfica, devemos justificar a escolha de M. Weber para abordar as questes levantadas pela Sociedade da Informao, ou , segundo Castells a Sociedade Rede. H uma primeira razo, de ndole pessoal, que tem origem no interesse em mim despertado nos contactos com investigadores e acadmicos brasileiros que se referem com frequncia a Weber a par de Marx. Posteriormente a leitura do livro de R. Aron, j referido, confirmou o interesse duma reflexo sobre M. Weber e duma aplicao dos seus conceitos s modernas redes de comunicao. E h uma terceira razo que me levaria a revisitar M. Weber, que inesperadamente surgiu durante este estudo e que resultou da estreita relao entre Talcott Parsons e M. Weber pelas razes referidas. Ora a sociologia parsoniana de natureza sistmica e enquadra-se perfeitamente no quadro de referncia da nossa prpria formao. No por acaso que T. Parsons no seu modelo sistmico de base estruturofuncionalista coloca no topo do sistema geral de aco o sub-sistema cultural, o das ideologias, dos conhecimentos e dos valores, que so como veremos fundamentais na sociologia weberiana.

Sociologia geral 3

Se Aristteles, Agostinho ou Maquiavel so hoje designados por pre-socilogos, com mais razo devero ser considerados fundadores da sociologia Montesquieu e Tocqueville a que aqui nos referiremos, mas tambm K. Marx e Augusto Comte. Na viragem para o Sec. XX h que referir Durkheim com as suas anlises do trabalho social e das formas da vida religiosa, Vilfredo Pareto com a sua aco no lgica e a expresso dos sentimentos, e finalmente M. Weber. Sobre Augusto Comte devo confessar o meu grande interesse pelo seu sistema, mas tambm a minha perplexidade por desembocar numa metafsica insustentvel. A sua aventura com Clotilde de Vaux parece ter contribudo para um tal descalabro. Tal como Aron , presto homenagem a Comte pela sua contribuio para a sociologia, mas no o acompanho at ao fim do seu percurso.. Em contrapartida Max Weber , ainda hoje, um socilogo que, mau grado a sua preocupao de no sair do campo cientfico, deixou claramente pistas para passar ao campo mais geral da filosofia. A Sociologia de Max Weber Vamos tentar esquematizar o quadro sociolgico de referncia da obra de M. Weber, segundo uma proposta de R. Aron. O primeiro tema a abordar ser naturalmente a sua teoria da Cincia e, dentro desta, a sua tipologia da aco a qual podemos definir como ``toda a conduta humana , colectiva, individual ou inconsciente''. A primeira a ``aco racional relativa a um fim (zweckrational)'', bem diferente da segunda que a ``aco racional relativa a um valor (wertrational)''. Considera depois a ``aco afectiva ou emocional'' e finalmente a aco `` tradicional''.

Sociologia geral 4

Esta classificao fundamental por se reflectir em toda a vasta problemtica da perspectiva weberiana. O trao caracterstico do mundo contemporneo exactamente a racionalizao, ou seja a propagao das aces ``zweckrational'', e isto tanto na economia como no Estado, criando-se o problema da sua compatibilizao com outros tipos de aco. A actividade cientfica um misto de zweckrational ( o seu fim a verdade) e de wertrational, nunca os atingindo visto que a cincia nunca est acabada, tendendo mesmo os cientistas a ignorar a wertrational. A cincia busca a compreenso (Verstehen), mas tem tambm um carcter histrico e cultural. A compreenso cientfica da Fsica baseia-se na matematizao, a da Sociedade na inteligibilidade no sentido de Jaspers. Compreender poder explicar, o que envolve a capacidade de prever, no s linearmente mas tambm probabilsticamente. Assim as obras humanas definem-se por referncia a valores, mas temos de distinguir entre ``juzos de valor (werturteil)'' e ``relao com os valores (wertbeziehung)'' ; de facto o cidado que luta pela liberdade persegue um werturteil, mas o socilogo que estuda o seu comportamento tem uma wertbeziehung. Segundo MW o socilogo no tem que manifestar apreo pela liberdade, e daqui o surgimento de dois mtodos cientficos. O mtodo das cincias da Natureza baseia-se na construo dum sistema ideal de relaes, se possvel matemtico, usando um processo dedutivo, ao passo que o mtodo das cincias da histria ou da cultura se baseia na seleco de dados orientada por valores.

Sociologia geral 5

Com o segundo mtodo o resultado um conjunto de interpretaes cada uma inseparvel dos valores escolhidos, e por isso as cincias humanas ( como as da natureza) so animadas e orientadas por questes que os cientistas pem realidade. Um exemplo deste mtodo a questo weberiana acerca da relao existente entre a concepo religiosa de cada um e a maneira como vive e se posiciona face economia e ao Estado. A cincia pode entender tal relao mas nenhuma norma cientfica poder dizer aos homens como viver ( contra Durkheim), nem qual o futuro da humanidade (contra Marx). Outra questo, esta filosfica, procura a razo por que os juzos de valor so subjectivos ou existenciais, logo necessariamente contraditrios. A escolha subjectiva pode verificar-se racionalmente, valendo tambm aqui o recurso intuio cientfica das cincias da natureza. Chega-se assim a verificar que cada sociedade tem a sua cultura, ou seja um sistema de crenas e valores. O segundo tema weberiano forte o das relaes entre as cincias histricas e as sociolgicas. Estas cincias so, como vimos, tambm cincias causais s que se exprimem em termos de probabilidade, podendo dizer -se , por exemplo, que h grande probabilidade dos processos de racionalidade e burocratizao continuarem de modo inexorvel com o desenvolvimento do actual capitalismo. M.W. lana mo dos conceitos de `` indivduo histrico'' como o capitalismo; de ``tipo ideal'' como os elemento abstractos da realidade histrica, por exemplo, a burocracia ou a dominao; e de reconstrues racionalizantes de comportamentos como as econmicas. Na dominao ele considera a racional, a tradicional e a carismtica.
Sociologia geral 6

O terceiro tema weberiano que nos interessa o das antinomias da condio humana. A primeira antinomia a que contrape os ``juzos de valor'' ``relao com os valores'', que levanta a questo de saber se de facto possvel ao cientista social esquecer-se dos seus prprios valores. Outra antinomia resulta da verificao de que os valores no so dados nem no sensvel nem no transcendente: segundo M.W. so criados por decises diferentes das que buscam a verdade. Mas a antinomia fundamental da aco a da tica da responsabilidade (verantwortungsethik) contraposta tica da convico (gesinnungsethik). A tica da responsabilidade caracteriza-se pela escolha dos meios mais adaptados aos fins, de carcter teleolgico, e a tica da convico leva a agir segundo os sentimentos sem referncia s consequncias. Quanto aos fins que determinam a aco responsvel, M.W. constata que eles so incompatveis uns com os outros, que se contrapem enfim, dizendo poeticamente que ``os deuses do Olimpo esto naturalmente em conflito'' situao que surgiu a partir da Renascena e sobre o qual falaremos mais tarde. Na realidade a tica da responsabilidade e a tica da convico so complementares, completam-se uma outra sendo este equilbrio que dever ser preocupao do poltico. A sociologia da Religio o quarto tema fundamental da sociologia weberiana. M.W. parte duma questo que o ope imediatamente a Marx : em que medida as concepes religiosas influem no comportamento dos actores econmicos? O capitalismo define-se pela existncia de empresas ( Betrieb) cujo fim a maximizao do lucro, e em que se juntam a organizao racional do trabalho e da produo ao desejo do lucro.
Sociologia geral 7

A burocratizao surge associada a um fim, o lucro, que no tem que ver com o capitalismo em si, sendo uma motivao do domnio da ascese religiosa como existe no calvinismo. O capitalismo sempre uma forma de dominao (Bandigung), embora a sua forma actual se baseie no trabalho ``livre''. Mas essa liberdade do trabalhador foi conseguida com a separao entre o grupo familiar (Haushalt) e a empresa (Betrieb), em paralelo com o desenvolvimento do Comrcio e dos ttulos negociveis (Bolsa) em ambiente especulativo, assim surgindo a Burguesia. M.W. caracteriza a burocracia como a organizao permanente de cooperao entre indivduos com funes especializadas, na base de regras de comportamento, de comando e de comunicao, desligados da sua famlia e ignorando a sua personalidade, e com remunerao fixada por regras. Ele afirma que uma tal impessoalidade essencial na natureza da burocracia. O desenvolvimento do capitalismo contemporneo tornou-se possvel porque o clculo econmico foi facilitado com os computadores, e a comunicao se tornou mundial. Assim a racionalizao burocrtica no pode deixar de continuar a progredir. Os puritanos queriam ser homens sempre atarefados... e o seu sonho tornou-se infelizmente uma realidade dos nossos dias. De facto a tica calvinista era muito austera, exclua mesmo o misticismo e todas as formas de idolatria. A consequncia de todo este austero processo foi o surgimento dum ``desencantamento'' (entzauberung) do mundo que prossegue nos nossos dias. O individualismo que ento se propagou uma das caractersticas do capitalismo contemporneo, conducente a injustias sociais que todos conhecemos.
Sociologia geral 8

M.W. associa deste modo a influncia que tem a concepo do mundo dos actores sociais sobre o sistema econmico escolhido. De facto as concepes religiosas determinam os interesses dos indivduos e so estes que os movem aco. Naturalmente que esta explicao da adopo dum sistema econmico devido a um determinado sistema de crenas apenas uma possibilidade (causalidade probabilstica). Mas o facto que a produo indefinidamente crescente, com o aumento do lucro e re- investimento, sugere uma forte ligao a uma tica de austeridade, de trabalho e de poupana. O mundo em que o capitalismo vive feito de matria ou de seres destinados a serem transformados ou consumidos, e j no so portadores dos encantos do carisma. A religio num mundo material e desencantado no pode deixar de se retirar para a intimidade da pessoa ou evadir-se para alm dum Deus transcendente. O profetismo que surge em tal situao, com a quebra da ligao entre o carisma e as coisas, estabelece uma oposio fundamental entre este mundo e o outro. As duas sadas possveis so o misticismo ou o ascetismo, optando por este ltimo o calvinismo que pratica a ascese no meio do mundo. O profetismo abre caminho autonomia crescente de cada actividade e levanta a contradio entre os valores religiosos e os valores polticos, econmicos e cientficos. Por isso M.W. diz que os deuses do Olimpo esto em conflito permanente e prope uma filosofia dos valores que descreve como o quadro axiolgico evolui historicamente. Mas a contradio dos valores j existia na antiguidade, basta recordar como Apolo e Dionisos se opunham to vivamente, e no foi criada pela modernidade.

Sociologia geral 9

A novidade da cincia positiva, experimental e matematizante consistiu em expulsar progressivamente o segredo do mundo, deixando-nos um cosmos utilizvel mas vazio de sentido. O postulado tico segundo o qual o mundo um cosmos ordenado por Deus, possuindo por isso um certo sentido no plano moral, foi contestado, surgindo uma contradio entre saber positivo, demonstrvel mas sempre incompleto e saber religioso que se no demonstra mas responde s questes essenciais. O quinto tema fundamental das reflexes weberianas sobre a economia e a sociedade. Para estudar as caractersticas do agir econmico, h que estudar a sociologia que a cincia da aco social. Uma aco social um comportamento humano ( Verhalten), uma atitude interior ou exterior, orientada para a aco ou absteno , com sentido. A aco social organiza-se em relao social (soziale Beziehung), e a ordem legtima surge na sequncia da relao regular. A ordem legtima convencional quando a sano que visa a sua violao uma reprovao colectiva; jurdica quando h coaco fsica. H quatro tipos de ordem legtima, a afectiva ou emocional, a racional por referncia a valores, a religiosa e a determinada pelo interesse. Mas a sociedade sempre palco do combate (Kampf), exibindo sempre lutas e acordos. O processo de integrao na sociedade (Geselshaft) surge a partir da motivao das aces sociais pelo interesse, de integrao na Comunidade ( Gemeinshaft) na motivao afectiva ou tradicional. Na empresa (Betrieb) a aco contnua dos actores sociais motivada pela racionalidade com vista a um fim.
Sociologia geral 10

Nesta surge a questo da hierarquia. O Poder ( Macht) a probabilidade de um actor impor a outro a sua vontade, mesmo contra a resistncia deste, enquanto na Dominao ( Herrshaft) existe sempre um Senhor ( Herr) que tem a probabilidade de obter obedincia daqueles que, em teoria, lha devem. No Poder o comando no necessariamente legtimo nem a submisso um dever; na Dominao a obedincia assenta no reconhecimento das ordens dadas. A aco econmica aquela que, segundo a sua significao, se refere satisfao de desejos de prestao de utilidade ( Nutzleistung, nutz=utilidade, leisten=produzir). Agir econmico, Wirtshaften, designa a experincia pacfica duma capacidade de disposio economicamente orientada. Daqui se pode facilmente chegar distino entre Ordem Poltica e Ordem Econmica: a economia refere-se satisfao das necessidades como fim que a determina; a poltica refere-se dominao exercida por um/ alguns homens sobre outro/outros homens. Esta dominao pode ser de trs tipos: racional, tradicional, carismtica. A dominao racional assenta na crena da legalidade das prescries; a tradicional no carcter sagrado das tradies antigas e na legitimidade dos chamados a mandar; a carismtica justifica-se pelo carcter sagrado ou fora herica duma pessoa e pela ordem que ela revela. Podemos resumir dizendo que a razo, a emoo e o sentimento explicam que a aco seja racional, afectiva ou tradicional, e que a dominao seja racional, carismtica ou tradicional. A aco racional com vista a um fim o tipo ideal da aco econmica ou poltica ( sem a wertrational).

Sociologia geral 11

H muitas ordens econmicas e polticas, mas o nosso mundo de hoje racionalizado pela cincia, pela administrao e pela gesto rigorosa dos empreendimentos econmicos. Porm continua a luta de classes, entre as naes e entre os deuses (valores), verificando-se particularmente que a racionalizao capitalista no garante o triunfo da democracia. O pensamento weberiano como vemos riqussimo e de grande actualidade como refere Marcuse, e pouco conhecido, embora as suas propostas fundamentais tenham sido utilizadas por Talcott Parsons na Teoria dos Sistemas Sociais. O conceito de burocracia de M.W. revelou-se de maior consistncia e de maior utilidade do que o conceito marxiano de luta de classes. A Sociedade Rede Ao reflectir sobre a nova sociedade emergente, a sociedade rede, a primeira questo que se levanta se a Internet ( a rede global) uma fonte de comunidade renovada ou se , pelo contrrio, constitui uma causa de alienao e escape do mundo real - mas acaba por no ser nem uma coisa nem outra como refere Castells. A interaco social em rede, em geral, no tem efeito directo sobre a configurao da vida quotidiana, para alm de acrescentar a interaco `` on line'' s relaes sociais previamente existentes. De resto verifica-se um princpio geral de complementaridade entre os vrios meios, por exemplo entre o computador e o telefone, ou a Internet e os Media, ou entre a Radiodifuso e a Imprensa. H no entanto uma substituio dos ``lugares'' fsicos pelas redes como sustentao da sociabilidade. Na linha do pensamento sistmico podemos dizer que as comunidades so redes de laos interpessoais que proporcionam sociabilidade, apoio, informao, um sentimento de pertena e uma identidade social.

Sociologia geral 12

Na nossa sociedade h, como sabemos, uma tendncia dominante na evoluo das relaes sociais para o individualismo. As relaes primrias concretizadas na famlia, as secundrias proporcionadas pelas associaes e as tercirias (caractersticas da comunidade) tornam-se personalizadas, incarnadas em redes centradas no Eu, surgindo portanto ``um individualismo em rede''. O indivduo ( que era um valor do capitalismo norte-americano) constri hoje as suas redes ``on line'' e `` of line'' na base dos seus interesses, valores, afinidades e projectos. Este reforo do individualismo pelas redes vai causar certamente problemas sociedade que no esto suficientemente avaliados. A prtica poltica que deve gerar a mudana social e o conflito tambm afectada pelas redes. Surge uma ``Noopolitik'' a substituir a ``Realpolitik'' porque a estratgia poltica passa a basear-se na manipulao da informao, diferente dos antigos equilbrios nacionais de poder. E nas redes surgem movimentos emocionais ( Internet) mais importantes politicamente do que as antigas ONG, to globalizadas como ela como, por exemplo, a luta pelos direitos humanos, os movimentos feministas, os ecologistas, sindicais, pacifistas... A mudana social hoje provoca conflitos devido transformao das categorias da existncia pela utilizao de redes interactivas como forma de organizao e mobilizao. Um exemplo interessante o das ``redes de cidados'' surgidas de movimentos de base pre- Internet em busca de novas oportunidades de agitar as conscincias, ``hkers'' polticos ou governos municipais. Nestas redes cidads h uma tenso entre centrar-se na vida local ou aceder rede global. Os activistas sociais fomentam a participao do cidado na construo da democracia local, e paralelamente as agncias de servios sociais proporcionam acesso, formao e ajuda para a educao e o emprego.

Sociologia geral 13

O exemplo mais interessante duma rede cidad o de Amsterdam, a DDS ( De Digital Stadt), que estava organizado em habitaes, praas, cafs, quiosques digitais, um centro digital de arte e cultura. Logo porm surgiu um conflito fundamental resultante da contradio entre comunidade democrtica e estrutura burocrtica com controle hierrquico. E o sonho duma comunidade electrnica livre reduziu-se a uma empresa ``pontocom'' em crise. A TV, a Rdio e a Imprensa continuam a ser meios preferidos, visto que se adeqam melhor ao modelo de comunicao ``um para muitos'', que continua a ser a base da poltica de hoje. A Internet no poder apagar por meio duma nova tecnologia, o profundo desencanto poltico que sente a maioria dos cidados do mundo, dado que a crise da legitimidade poltica resulta da frustrao destes relativamente aos seus representantes. Ou seja , a Internet no pode proporcionar uma soluo tecnolgica democracia. E at os usos da Internet tendem antes a aprofundar a crise de legitimidade, visto que proporcionam uma plataforma s actividades de rumores e escndalos. Os criadores da Internet pensavam sinceramente estar a proporcionar sociedade um instrumento eficaz de sociabilidade e promoo pessoal, mas nunca puderam prever que um tal sistema se transformasse num campo de batalha entre poderosos interesses , muitos deles ilegtimos. Mas as NTIC permitem tambm o aparecimento dum novo tipo de guerra no terreno real, em que a tctica de ``sworming'' substituiu as tcticas tradicionais substituindo-as por ataques concentrados e geis como os dos enxames de abelhas. De facto instalou-se a designada guerra ciberntica no quadro da j referida ``noopolitik'', sendo uma das suas caractersticas a de abandonar e estrutura convencional das FA baseada em corpos, divises, regimentos e batalhes, bem como a diviso funcional em infantaria, blindados, comunicaes, artilharia , engenharia.
Sociologia geral 14

Passa a haver unidades mveis multifuncionais dependentes da sua conexo em rede para obter apoio mtuo. Com um sistema de comunicaes totalmente integrado as FA transformam-se numa ``organizao sensorial '', com as unidades ligadas em rede. O sistema C4ISR permite um ``top sight'', uma viso geral de todo o conjunto de meios. Do ponto de vista poltico, a Internet suscita um grave conflito entre a privacidade e a liberdade dos cidados no ciberespao. Embora o cidado possa tentar defender-se usando por exemplo ``senhas'', na realidade no se pode considerar em segurana contra os ataques dos ``hackers''. E mesmo o prprio sistema cria anti-corpos poderosos, os virus e vermes (crackers) que demonstram a impotncia das formas tradicionais de controle policial pelo Estado. Todavia somos, na Internet, vigiados por um Poder que j no o Grande Irmo mas antes uma multido de ``Pequenas Irms'', agncias de informao que registam o nosso comportamento. Nos alvores do Sec.XXI d-se ento uma inquietante combinao no ciberespao da ideologia libertria muito expandida, com um grau de controlo cada vez maior, e no s na Internet como na comunicao em geral, porque de facto em todos os Media existe um controlo, embora de diferentes formas sendo o do poder econmico talvez o mais constringente. Todavia a histria tem-nos mostrado que o principal bastio contra a tirania tem sido a democracia institucional e no a ideologia libertria, como lembra Castells. Neste quadro a actuao cidad com base na responsabilidade social dos utentes a sada que, por enquanto, se afigura vivel

Sociologia geral 15

A perspectiva de Wolton porm um pouco mais optimista, dado que considera que comunicao est no corao da modernidade, no centro da histria econmica, social e cultural e esta que d sentido histria tcnica e no o inverso. A evoluo d-se segundo o consenso de industriais, jornalistas e polticos, sendo certo que o elemento determinante o modelo cultural e social que se persegue. H uma dualidade fundamental na comunicao dos nossos dias, que a da existncia duma comunicao com sentido normativo( da ordem do ideal) e de outra com carcter funcional ( da ordem da necessidade). Os actuais Media completam-se, os de massa convencionais, e os interactivos que reforam o individualismo. Os Media generalistas obrigam a uma reflexo mais complexa, mas no conjunto h que procurar harmonizar as duas dimenses contraditrias de liberdade e igualdade, que tem que ver com o equilbrio fundamental entre as componentes normativa e funcional. Neste amplo quadro h uma questo nevrlgica que a do SPRTV ( Servio Pblico de Rdio e TV) na Europa, que se justifica no por razes tcnicas ou econmicas, mas sim pelo modelo socio-cultural adoptado pela sociedade reforando a componente normativa da comunicao. Wolton apela ao retorno aos valores que, a partir da Renascena, os ocidentais parecem querer ignorar ( os deuses esto em guerra...como diz M.Weber)

Weber e as Redes A perspectiva weberiana ajuda a compreender as anlises de Wolton e Castells da Sociedade da Informao ou Sociedade Rede.

Sociologia geral 16

Por exemplo o conflito referido por estes autores entre os valores da liberdade e da igualdade faz parte do conflito dos deuses do Olimpo de M.Weber, criado pelo desencantamento do Mundo. Se Castells apela a uma tica da responsabilidade, Wolton apela claramente a uma tica de convico que, segundo M.W., so apelos complementares devendo harmonizar-se na sociedade da comunicao do sculo XXI. As quatro ordens de legitimao weberianas, a ``zweckrational'' contemplando os fins, as afectiva e religiosa, contemplando valores, wertrational, e as determinadas por interesses, so evidentes na comunicao dos nossos dias, quer na comunicao normativa (que remete para os valores) quer na funcional (que remete para os interesses). A progressiva burocratizaro da sociedade prevista por M. Weber (causada pela inexorvel evoluo do capitalismo contemporneo) acentua os procedimentos ``zweckrational'', e pode levar a que a comunicao funcional (Wolton) enfraquea a comunicao normativa. (valores). Ento a economia (o capitalismo) pode dominar as pessoas e faz todo o sentido o apelo de Wolton ao reforo da componente normativa - o que incompatvel com os interesses do mercado. Se Weber exprime as suas apreenses sobre um possvel domnio imoral do sistema econmico ( e da comunicao que lhe corresponde) sobre o cidado, ele no faz mais do que exprimir as preocupaes que os socilogos e at os presocilogos sempre exprimiram. Particularmente oportunas so as reflexes pre-monitrias de Tocqueville na ``Democracia na Amrica'', de que recordamos uma passagem que frequentemente invocada, onde se refere a possibilidade dum despotismo democrtico:

Sociologia geral 17

`` Vejo uma inumervel multido de homens semelhantes e iguais que rodam sem descanso sobre si prprios para obterem prazeres pequenos e vulgares com que enchem a sua alma. Cada um deles, retirado no seu canto e como alheio ao destino de todos os outros; os seus filhos e os seus amigos particulares constituem para si toda a espcie humana; quanto aos restantes seus concidados, est ao lado deles, mas no os v; toca-os e no os sente; s existe em si e para si s, e , se tem ainda uma famlia (?), podemos pelo menos dizer que j no tem Ptria. Acima destes homens ergue-se um poder imenso e tentacular que se encarrega sozinho de lhes garantir a existncia e de zelar pela sua sorte; absoluto, minuciosos, previdente e brando. Parecer-se-ia com o poder paternal se, como ele, tivesse por fim preparar os homens para a idade viril; mas s procura, pelo contrrio, fix-los irrevogavelmente na infncia; gosta que os cidados se divirtam contanto que s pensem em divertir-se; trabalha de bom grado para a felicidade deles, mas quer ser o nico agente e o nico rbitro dessa felicidade; vela pela sua segurana, prev e garante as suas necessidades, facilita os seus prazeres, dirige os seus assuntos principais, governa a sua indstria, regulamenta as suas sucesses, divide as suas heranas; s lhe falta poder arrancar-lhe inteiramente a perturbao do pensamento e a dor da vida !'' Todo este ameaador desgnio realizado pelos contedos das redes de comunicao dos nossos dias, comandadas pela nefasta aliana entre os actuais poder poltico e econmico, que manifestamente tentam destruir os valores fundamentais da pessoa humana ( do cidado, na perspectiva de Tocqueville). Perante um tal panorama Max Weber mantm-se silencioso, no toma posio segundo o critrio que adoptou e que designa por ``cientfico'', portanto mantendo apenas uma relao com os valores (wertbeziheung) e no se envolvendo com eles, no emitindo juzos de valor (werturteil). Hoje , porm, os socilogos esto inquietos, particularmente os da Comunicao. Com a mudana do estado Social para o Neo- liberalismo perfilam-se ameaas que s a tica pode afastar mediante a responsabilizao dos actores conscientes dos domnios da economia, da comunicao e da sociedade ( o tringulo de Wolton)
Sociologia geral 18

Consideraes finais O contributo de Max Weber para sociologia dos nossos dias relevante. Para alm da Teoria da Sociedade que revimos em captulos anteriores, ele deixou-nos tambm uma teoria das organizaes do maior interesse que no desenvolvemos por sair do mbito deste trabalho. Ela desenvolveu-se em torno de dez pontos chave: o carcter legal das normas; o carcter formal dos canais de comunicao; a diviso do trabalho; a impessoalidade nas relaes; a hierarquizao da autoridade; as rotinas e procedimentos; a competncia tcnica e o mrito; a especializao da administrao; a profissionalizao; a previsibilidade de funcionamento. Cada um destes dez pontos comporta, porm, riscos e disfunes que no foram previstos por M.W. como, por exemplo, o excesso de formalismo e de papelada, a resistncia mudana, a superconformidade com as rotinas ou a exibio de autoridade. A pesar de tudo a teoria burocrtica das organizaes representa um avano quer em relao teoria clssica como em relao das relaes humanas. Max Weber tambm no poderia ter-se apercebido da dependncia essencial do capitalismo contemporneo das suas redes de comunicao, mas compreendeu bastante bem a sua natureza burocrtica. As teorias da aco e da dominao weberianas permitem tambm entender melhor os processos da comunicao contempornea, ao passo que as relaes tensas da economia com a poltica so por ele bem apreendidas. Essa tenso entre economia e poltica exacerbada pela actual dinmica do modelo comercial da comunicao e, por isso mesmo, faz sentido falar nos valores de liberdade e igualdade quando h uma injustia fundamental a reger os usos actuais da comunicao na sociedade.

Sociologia geral 19

Torna-se imperioso recorrer aos valores ticos para recuperar o respeito pela pessoa humana, comeando pelos seus direitos como cidado, mas o conflito ``entre os deuses do Olimpo'' tem de ser superado referindo-os aos transcendentais Entre esses direitos, alguns dos mais importantes so o direito a ser respeitado pelos outros, o da liberdade de expresso, e tambm o do acesso dos cidados a uma boa comunicao poltica, que no tm sido respeitados pela comunicao de natureza comercial. A perspectiva tica de Max Weber, com a dimenso de responsabilidade (verantwortungsethik) perante a sociedade, tem assim uma surpreendente actualidade quando aplicada aos operadores comerciais da comunicao dos nossos dias. Bibliografia Etapas do Pensamento Filosfico, por Raymond Aron, Ed. Dom Quixote, Lisboa , 2000. Teorias Sociolgicas ( Antologia de textos), por M. Braga da Cruz, Ed. Fundao Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2001. Les morales selon Max Weber, por Michel Istas,Les ditions du Cerf, Paris, 1986. L'Internet et Aprs ? por D. Wolton, Ed. Flammarion, Paris, 1999. La Galaxia Internet, por Manuel Castells, Ed.Aret, Barcelona, 2001.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Sociologia geral 20

SOCIOLOGIA

Introduo Sociologia Estuda as relaes sociais e as formas de associao, considerando as interaes que ocorrem na vida em sociedade. A sociologia envolve, portanto, o estudo dos grupos e dos fatos sociais, da diviso da sociedade em classes e camadas, da mobilidade social, dos processos de cooperao, competio e conflito na sociedade.

Sociologia geral 21

A sociologia como cincia - Como cincia, a Sociologia tem de obedecer aos mesmos princpios gerais vlidos para todos os ramos de conhecimento cientfico, apesar das peculiaridades dos fenmenos sociais quando comparados com os fenmenos de natureza e, consequentemente, da abordagem cientfica da sociedade. Cincias Sociais - O comportamento humano muito complexo e diversificado. Cada indivduo recebe influncias de seu meio, forma-se de determinada maneira e age no contexto social de acordo com sua formao. O indivduo apreende com o meio, mas tambm pode transform-lo em sua ao social. Moral X tica ENTRE A FILOSOFIA E A RELIGIO Na Grcia Antiga, surgiram explicaes mitolgicas para alguns fenmenos sociais. Festas Dionisacas, Complexos que surgiram com os Mitos; Surge o estudo sistemtico da sociedade humana: Pr- socrticos e Sofistas; Plato (427-327 a.C.), autor de A Repblica; Aristteles (384-322 a.C.), escreveu a Poltica, autor da afirmao o homem nasce para viver em sociedade. A reflexo terica sobre a sociedade se deu entre pensadores ligados igreja catlica. Santo Agostinho (354-430), por exemplo em seu livro A cidade de Deus, propunha normas para evitar o pecado na sociedade. Os Pensadores Renascentistas. - Com o renascimento, surgiram pensadores que abordavam os fenmenos sociais de maneira mais realista: Maquiavel, autor de O prncipe; Toms Morus, Utopia; Tomaso Campanella, Cidade do Sol; Francis Bacon, Nova Atlntida; Erasmo de Roterd, Elogio a loucura. No sculo XVII, outros pensadores deram sua contribuio ao desenvolvimento das Cincias Sociais, um dos mais notveis foi o ingls Thomas Hobbes, autor de Leviat.

Sociologia geral 22

Vico e a nova cincia - Importante nesse processo de reflexo no-religiosa sobre a sociedade foi, no sculo XVIII, a obra de Giambattista Vico, a nova cincia. Segundo Vico, a sociedade se subordina a leis definidas, que podem ser descobertas pelo estudo e pela observao objetiva. O mundo social , com toda certeza, obra do homem Conceito revolucionrio para poca. Alguns anos depois Jean-Jacques Rousseau reconheceu a influncia decisiva da sociedade sobre o indivduo. O contrato social, de Rousseau afirma que O homem nasce puro, a sociedade que o corrompe, hoje, sabe-se que o indivduo tambm influencia e modifica o meio em que vive ao agir sobre ele. O Iluminismo Movimento revolucionrio, cujas as ideias influenciaram muitos movimentos polticos e sociais: - distanciamento da religio. A independncia dos Estados Unidos e os princpios que constam na constituio americana tiveram origem nos ideais do iluminismo A Revoluo Francesa foi sem dvida o acontecimento que mais longe levou os princpios iluministas, ao proclamar e estabelecer com alcance universal os direitos a igualdade e liberdade individuais. Elaborao do primeiro documento social: Declarao Universal dos Direitos do Homem e do Cidado Definir o comportamento das pessoas. Cientificismo; Darwinismo Social. 14. Revoluo Industrial Ao longo do sec. XIX, com a Revoluo Industrial intensificando-se em diversos pases da Europa e nos EUA, causou profundas transformaes sociais. Milhes de pessoas deixaram o trabalho na agricultura e passaram a empregar-se como assalariados em fbricas e viver nas cidades.
Sociologia geral 23

O governo, a economia, a educao, a famlia passaram por grandes mudanas. A natureza e a sociedade podiam agora ser analisadas com os instrumentos da razo, e no mais sob a luz da religio, as bases cientficas estavam plantadas para a observao e o estudo sistemtico dos fatos sociais, isto , da sociedade humana.

I - A origem e o Desenvolvimento da Sociologia As obras dos pensadores sociais da antiguidade e da Idade Mdia. As obras mais importantes da Renascena at o sculo XVIIII Os pioneiros da Sociologia e suas obras mais importantes, que contriburam param formao dessa cincia. II Os Pensadores Helnicos Desde os tempos muito remotos, essas relaes vinham sendo encaradas sob a forma de preceitos religiosos, de Legislaes e mesmo de teoria de Direito. Pensadores eleitos, notadamente PLATO (429 - 341 a.C), A REPBLICA, e ARISTLES (384 - 322 a.C), A POLTICA, foram os primeiros a tratar de tais problemas de maneira sistemtica e separada da religio, mas no independente dos regimes Polticos e Econmicos. As obras desses dois sbios iriam ter imensa repercusso e sua influncia, na verdade, se faz sentir at nosso dias. Posteriormente SANTO AGOSTINHO (354-430) A CIDADE DE DEUS, apresentou idias e anlises bsicas para as modernas concepes Jurdicas e at Sociolgicas.

Sociologia geral 24

III - A Idade Mdia Na idade Mdia Europia, as cogitaes relativas aos grupos sociais, tornaram-se fortemente influenciadas pela religio. O Cristianismo, ento dominante, desde o incio traava diretrizes e normas a que deveria obedecer o comportamento dos homens em seu relacionamento. Destas recomendaes estavam ausentes as preocupaes de critrios cientficos. O mesmo ocorreu com ISLAMISMO, apesar de ter estabelecido uma Legislao bastante minuciosa, por muitos at hoje adotada. O principal orientador oriental IBN KHALDUN (1332 - 1406), PROLEGMENOS, constituiu uma exceo, pois deu ao Social uma explicao causalista. No sculo XIII, SANTO TOMS DE AQUINO (1226 - 1274) SUMMA THEOLOGICA, com quanto inteiramente decidido a no se afastar da orientao crist, retornou os processos e as idias de ARISTOTENES, para manifestar-se sobre as relaes inter-humanas.

IV - A Renascena Durante a Renascena, apareceram obras rigorosas em que se propunham normas entrosadas de Poltica e Econmia, delas destacando-se a de CAMPANELLA - 1568 - 1639 - CIDADE DO SOL e sobrepunham a coincidir-se a utopia de THOMAS MORUS (1478 - 1535) ROMANCE POLTICO E SOCIAL avanado para sua poca. A partir de ento, com o desenvolvimento do Capitalismo Social, multiplicaram-se os tratados de economia em que eram abordados vrios aspectos dos problemas Sociais. E a prpria evoluo Poltica, que no podia deixar de se acelerar, em virtude das constantes modificaes Econmicas, favoreceram o aparecimento de livros, onde, embora se cuida-se principalmente de relaes de mando consideravam-se tambm outros aspectos do convivncia entre os homens:
Sociologia geral 25

- O PRINCIPE - MAQUIAVEL 1469 - 1527) - LEVIAT - HOBBES (1588 - 1679); seus autores consideravam ser a vida da sociedade baseada no uso da fora. Esses livros tiveram e tem grande influncia, assim com ENSAIOS sobre o entendimento, humano de LOCKE (1632 - 1704), autor que deu contribuio a filosofia, psicologia e educao. Ainda no Renascimento, devemos mencionar dois autores cujas inovaes foram importantes para o desenvolvimento do pensamento cientfico:

* BACON (1561-1626), NOVUM ORGANUM que preconizou a observncia da natureza, o uso da experimentao e principalmente do raciocnio indutivo; e DESCARTES (1596 - 1650), DISCURSO SOBRE O MTODO. V - O Sculo XVIII No sc XVIII apareceram obras de grande valor no campo da Poltica, economia e Sociologia. MONTESQUIEU - (1689-1775) - O ESPIRITO DAS LEIS analisou o papel da Lei e os poderes polticos na Sociedade; Com continuadora do empirismo de LOCKE, escreveu tratado sobre a natureza humana; ADAM SMITH - (1723-1790) - A RIQUEZA DAS NAES, relacionou suas anlises econmicas com conjunto da Sociedade. preciso ainda salientar o impacto das teorias do contrato Social, de JEAN JACQUES RUSSEAN (17121778) CONTRATO SOCIAL, que decisiva influncia na Revoluo Democrtica e, consequentemente, na histria das instituies;

Sociologia geral 26

Sua principal importncia consiste na apresentao de uma teoria para fundamentar a Legitimidade do Poder Poltico.Desse perodo em diante, sempre sobre a inspirao de problemas criados, evoluo econmica, multiplicados as chamadas " DOUTRINAS SOCIALISTAS", cujo os autores, tentando atenuar as injustias imperantes na distribuio de riquezas e nas explorao dos trabalhadores, criticava a situao existente e pregava novas e mais equitativas relaes entre os homens. Entre eles podemos destacar FOURIER - (1772-1837) que estabeleceu uma correlao entre os sentimentos e as estruturas Sociais, criador dos FALANSTRIOS; SANT SIMON verdadeiro fundador do Socialismo, autor da famosa frase "DE CA UM DE ACORDO COM SUA CAPACIDADE, E A CADA UM DE ACORDO COM NECESSIDADE". O WEN (1771-1858) - UMA NOVA VISO DA SOCIEDADE, fundador das primeiras sociedades cooperativas; PROUDHON - (1809-1863) - O QUE A PROPRIEDADE, criador do sistema multuarista. Os lderes socialistas, para fundamentar suas crticas e seus projetos, procediam anlise da realidade social. Atnica de suas diretrizes, residia entretanto, na inteno de mudas as instituies e costumes vigentes e de criar, atravs de radicais auteraes da ordem poltica, uma ordem social mais equitativa.HEGEL (1770-1831) promove um movimento de til introzamento entre princpios puramente filosficos e as cincias sociais. A dialtica de HEGEL baseasse no mtodo anti-ttico, (oposio de duas palavras ou idias) dando origem as explicaes das mudanas ocorridas no Universo, mediante um processo em trs tempos:

- TSE;
Sociologia geral 27

- ANTI-TSE; - SINTESE Ainda nesse perodo de transio, aparece obras de economistas que marcaram profundamente o pensamento econmico e Social da poca: RICARDO (1771-1823) 1 Telogo da Economia Prtica Clssica, com a obra PRINCPIOS DA ECONOMIA POLTICA, e que formulou a Lei da renda diferencial: MATHUS (1766 - 1834) ENSAIOS SOBRE O PRINCPIO DE PRODUO, tornouse famosa pela sua teoria da populao, onde afirma que correlao entre os recursos materiais e a essessiva fecundidade humana resulta em graves problemas de antinomia demogrfica (contradio entre dois princpios ou duas leis). VI - Os Pioneiros AUGUST CONTE Em meados do sculo passado, surgiu o que se pode chamar de "reao positivista" a que deu incio o prprio criador da doutrina Positivista AUGUST CONT (1798 - 1857). Este pensador Francs, lutava para que todos os ramos de estudos, se obedecese a preocupao da mxima objetividade. Em sua classificao das cincias, colocou a matemtica na base de, e no apice. Os esforos e compreenso de tudo o que se referia ao homem, principalmente as relaes entre eles.

Sociologia geral 28

Nessa atitude entretanto, assumia uma posio diferente da dos Socialistas. Defendia o ponto de vista de somente serem validas as anlise das sociedades quando feitas com verdadeiro espirito cientifico com objetividade e com ausncia de metas pr concebidas, prprias das cincias em geral. O escudos das relaes humanas, assim, deveriam constituir uma nova cincia, a que se de o nome de "Sociologia". Esta no deveria limitar-se apenas anlise, mais propor normas de comportamento seguindo a orientao resumida na famosa forma positivista. "Saber para prever, a fim de prover". verdade que, nos seus espritos sobre as sociedades, CONTE esteve bem longe de seguir a risca as suas recomendaes de "positividade". Mas teve a enorme repercusso e ainda tem, a atitude que preconizou quanto ao estudo dos fenmenos sociais, no influenciou pela emotividade mas levando ao efeito com a iseno de animo, semelhante adotada na qumica ou na fsica. Alias, inicialmente em vez termo "sociologia", denominada esta cincia de "fsica Social". Podemos discernir, nos estudos de CONTE, trs princpios bsicos: Prioridade do todo sobre as partes: Significa que para compreender e explicar um fenmeno Social e particular, devemos analis-lo no contexto verbal que pertence. Considerado que tendo o Sociologia Esttica (estudo da ordem, das sociedades, em determinado momento histrico), quanto a sociologia dinmica (estudo da evoluo das Sociedades no Tempo) deveriam analisar a sociedade de uma determinada poca co-relacionada na sua histria e histria da humanidade (a sociedade de CONT na realidade, Sociedade comparada, tendo como quadro de referncia a histria Universal). O progresso dos conhecimento caracterstico da Sociedade humana. O Sucesso de geraes, com seus conhecimentos, permite uma comulao de experincias e de saber que constitui um patrimnio espiritual objetivo e liga a geraes entre si; Existe uma coerncia entre os estgios dos conhecimentos e a organizao Social. O homem o mesmo por toda parte em todos os tempos, em virtude de possuir identica constituio biolgica e sistema cerebral.

Sociologia geral 29

Destes princpios bsicos, CONT concluiu ser natural que a Sociedade, em toda parte, evolva da mesma maneira e no mesmo sentido, resultando da que a humanidade geral caminhe para o mesmo tipo de sociedade mais avanada. De tais idias surgiu a classificao das sociedades denominada A LEI DOS TRS ESTADOS": ESTADO TEOLGICO OU FICTCIO, em que se explica os diversos fenmenos, atravs de causas primeiras, em geral personificadas nos Deuses. Estado Teolgico subdividi-se em: Fetichismo, em que o homem, confere vida, ao, e poder sobrenaturais a seres inanimados e animais. Politesmo: quando atribui a diversas potncias sobrenaturais ou Deuses certos traos da natureza humana (motivaes, vcios, e virtudes etc). Monoteismo: quando se desenvolve a crena em um Deus nico.

As causas primeiras so substitudas por causas mais gerais - as entidades metafsicas - buscando nestas entidades abstratas (idias) explicaes sobre a natureza das coisas e a causa dos acontecimentos. ESTADO POSITIVO OU CIENTFICO: homem tenta compreender as relaes entre as coisas e os acontecimentos atravs da observao cientifica e do raciocnio, formulando Leis; Portanto no mais procura conhecer a natureza intima das coisas e as causas absolutas. Caracterstica das Filosofia de CONT, desenvolvida em suas obras Cursos de Filosofia Positiva e Poltica Positiva, substituir em toda parte o absoluto pelo relativo.

Sociologia geral 30

HEBERT SPENCER Segundo a concepo desse pensador, a sociedade de assemelhar-se ao organismo biolgico, (biologia cincia da vida), sendo o crescimento caracterizado pelo aumento da massa, o Processo do crescimento da origem a complexidade da estrutura; Aparece ntida interdependncia entre as partes; Tanto a vida da sociedade como o organismo biolgico so muito mais longas do que a de qualquer de suas partes ou Unidades. Desses princpios bsicos chega-se a formulao de uma Lei Geral, segundo a qual a evoluo de todos os corpos (e, por analogia, a das sociedades) passa por um estgio primitivo caracterizado pela simplicidade de estrutura e pela homogeneidade, a estgios de complexidade crescente, assinalados por uma heterogeneidade progressiva das partes, acompanhadas por normas maneiras de integrao. Especificamente no que concerne as sociedades, para Spencer, a histria demonstra a diferena progressiva das mesmas: De pequenas coletividades Nmades, homogneas, Indiferenciadas, sem qualquer organizao Poltica e de reduzida diviso de trabalho, compostas de grupos diferentes, mais numerosos, onde autoridade poltica se torna organizada e diferenciada, aparecendo uma multiplicidade de funes econmicas e sociais, exigindo maior diviso de trabalho.

Obras mais importantes: Princpios de Sociologia e o estudo da Sociedade. KARL MARX

Sociologia geral 31

Fundador do materialismo histrico, KARL MARK (1818 - 1883) - na realidade um filsofo social e economista alemo, contribuiu para o desenvolvimento da Sociologia, salientando que as relaes sociais decorrem nos modus de produo (fator de transformaes da sociedade), numa tentativa de elaborar uma teoria sistemtica da estrutura das transformaes sociais. Postulado Bsico, MARXISMO o determinismo econmico, segundo o qual o fator econmico determinante da estrutura o desenvolvimento da sociedade. O homem, para satisfazer suas necessidades, atua sobre a natureza criando relaes tcnicas de produo. Todavia, essa atuao no isolada: Na produo e distribuio necessrias ao consumo, o homem relaciona-se com outros seres humanos, dando origem as relaes de produo. O conjunto dessas relaes leva ao modo de produo. Os homem desenvolvem as relaes tcnicas de produo atravs do processo de trabalho (fora humana e ferramenta), dando origem a foras produtivas que, por sua vez, gera um determinado sistema de produo (distribuio, circulao e consumo de mercadorias); O sistema de produo provoca uma diviso no trabalho (proprietrio e no proprietrios das ferramentas de trabalho ou dos meios de produo) e o choque entre as foras produtivas e os proprietrios dos meios de produo determina a mudana social. Para MARX, a sociedade divide-se em infra-estrutura e supra-estrutura. A Infra-estrutura a estrutura econmica, formada das relaes de produo e foras produtivas. A Supra-estrutura divide-se em dois nveis: PRIMEIRA: A estrutura Jurdico Poltica, formada pelas normas e Leis que correspondem a sistematizao das relaes j existentes:

Sociologia geral 32

SEGUNDO: A estrutura Ideolgica (Filosofia, arte, religio etc) justificativa do Real formar por um conjunto de idias de determinada classe social, atravs de sua ideologia, defende seus interesses, sendo a Infra-estrutura determinante, toda mudana social se origina das modificaes nas foras produtivas e relaes de produo. De acordo com essa teoria MARX, juntamente com ENGELS chegou a uma classificao de Sociedades segundo o tipo predominante de relaes de produo: a Comunidade Tribal, a Sociedade Asitica, a Cidade Antiga, a Sociedade Germanica, a Sociedade Feudal, a Sociedade Capitalista Burguesa (Comercial, manufatureira e Industrial, Financeira e Colonialista) e a Sociedade Comunista sem classe (que se instalaria atravs da ditadura do Proletariado). Obra principal o CATAL.

Sociologia geral 33

Sociologia geral 34

O termo sociologia deriva do latim (sociu) e do grego (logos). Com base naorigem etimolgica da palavra, pod er-seSociologia geral 35

ia dizer que a sociologia o estudo dasbases da pertena social ou que a anlise da estrutura das relaes sociais,constitudas por su a vez pela interao social. No entanto, a diversidade deperspetivas que caracteriza a disciplina na atualidade torna esta definioinsufici ente. A herana filosfica e poltica da sociologia complexa, no podend o seratribuda a uma s tradio. Embora se possam encontrar estud os e reflexesacerca da sociedade desde pocas longnquas (por ex emplo, em Plato eAristteles), o termo sociologia data da correspon dncia de A. Comte em 1824e da sua obra Cours de Philosophie Po stive (1838). Para este autor, esta cinciada sociedade ocuparia o pri meiro lugar na hierarquia das cincias. Nem A. Comtenem H. Spenc er equacionaram a existncia competitiva de outras cinciassociais, ambos defendendo que a civilizao como um todo o objeto dasoci ologia. Nas suas obras, ambos os autores se preocuparam em descr ever asorigens e o desenvolvimento da civilizao e das suas princip ais instituies. Apar desta viso abrangente da sociologia, outras se desenvolveram que sepreocuparam com os problemas sociais deriv ados da revoluo industrial. ocaso de Frdric Le Play que produ ziu um vasto estudo acerca das condiessociais vividas pelas class es trabalhadoras na Europa (Les Ouvriers Europens).Ainda no scu lo XIX, tambm Alexis de Tocqueville se debruou sobre questesco ncretas como as dos costumes, estruturas sociais e instituies na A mrica,produto da democracia e da revoluo industrial. Para M. We ber, a sociologiadeveria preocuparse com o sentido da ao social e com a unicidade doseventos histr icos, mais do que com a produo de leis gerais. E. Durkheim,pelo c ontrrio, trabalhou no sentido de provar a existncia de leis universai s nomundo social, mostrando que certas instituies legais e morais e certascrenas religiosas se repetiam numa vasta diversidade de so ciedades. Entreoutros nomes do sculo XIX que contribuiram para es tabelecer esta cincia efazla avanar no sculo XX, deve mencionarse ainda Georg Simmel eFerdinand Tnnies.Os amantes da sociolog ia assinalam que esta disciplinacontribui para o conhecimento e a co mpreenso das sociedades modernasatravs de estudos empricos,
Sociologia geral 36

contribuiu para o desenvolvimento de outrasdisciplinas, em especial a histria, a filosofia e a economia e particularmentesensvel aos dil emas da civilizao atual. A sociologia temse especializado em ramos diferentes de que so exemplo asociologi a rural e urbana, a sociologia do desenvolvimento, a sociologia dasa de, a sociologia da comunicao e dos mass media, a sociologia da educao, a sociologia da famlia, a sociologia do trabalho e das org anizaes, asociologia do direito ou a sociologia da comunicao.

10%

10%
Sociologia geral 37

Pensamento e atualidade de Aristteles PRIMEIRA AULA Casa de Cultura Laura Alvim, Rio de Janeiro, 15 de maro de 1994 1a parte Nesta primeira aula, sero colocadas as premissas e mtodos que vamos desenvolver em seguida. Tudo o que vamos expor aqui baseado no s nos textos de Aristteles como nos dos autores de estudos aristotlicos j relacionados no Documento Auxiliar II. O das a Aristteles. esquema-padro introdues

Existem muitas maneiras de fazer uma exposio introdutria da obra de um filsofo. Mas, com relao a Aristteles, existe uma certa frmula que adotada em quase todos os livros: colocar uma introduo biogrfica, uma segunda introduo de ordem filolgica que d a composio da bibliografia do autor, e depois a exposio de sua filosofia de acordo com uma ordem que est consagrada h mais de dois mil anos:
Sociologia geral 38

1) Obras e doutrinas lgicas. 2) Obras de Fsica de um lado a filosofia da natureza de um modo geral, na qual o que hoje chamamos de Fsica seria apenas uma parte, abrangendo tambm Geografia, Geologia, Astronomia, Meteorologia etc.; de outro a Biologia, com a Psicologia como uma sua parte ou extenso. 3) Tratado de Metafsica por ele chamada de Teologia, e tambm de Ontologia e Filosofia Primeira. 4) tica e Poltica. 5) Potica e Retrica. Muitos livros sobre Aristteles seguem na sua exposio rigorosamente esta ordem. a que foi adotada no sculo I a.C. para a ordenao dos escritos aristotlicos por Andrnico de Rodes. Desde o momento em que essa ordem se consagrou, foi adotada no s para todas as reedies dos escritos mas tambm para a maioria das exposies da filosofia aristotlica. Sempre que um esquema desses se consolida, vira uma espcie de cacoete e nos induz a ver as coisas sempre pelos mesmos lados. Aristteles estaria completando, se vivo, 2400 anos de idade, tempo mais que suficiente para se consagrarem a seu respeito erros e confuses de toda espcie que, sacramentados pela antiguidade, podem se tornar verdades inabalveis. A atividade filosofia, conscincia
Sociologia geral 39

da

individual. medida que passa o tempo e que as vrias tradies vo cristalizando a nossa maneira de ver o filsofo, se torna mais difcil sair de dentro delas para encarar esse filsofo com uma viso pessoal. Ora, em filosofia tudo o que no viso pessoal no tem valor nenhum. Se h alguma coisa que distingue a filosofia das demais formas de saber, o carter radicalmente pessoal, individual das suas especulaes. Nisto, ela difere totalmente de todas as demais formas de conhecimento, nas quais o consenso coletivo tem uma importncia decisiva. No concebemos uma cincia, no sentido em que hoje se emprega esta palavra, exceto como um sistema que vai sendo construdo aos poucos, com contribuies de vrias provenincias, e que vai se fechando numa espcie de edifcio, num sistema das verdades cientficas admitidas ou consagradas. De modo que, se num determinado momento um indivduo enuncia uma tese, uma teoria que contrarie flagrantemente o sistema admitido, ele ter de argumentar muito bem, pois estar desafiando o consenso, compartilhado por toda a comunidade cientfica. claro que nem todas as teorias cientficas admitidas gozam de um consenso assim unnime, mas em geral assim que as coisa se do nesse setor. Se formos para outro setor do conhecimento a religio , esta tambm uma elaborao coletiva, e toda e qualquer prtica religiosa subentende que um certo corpo de crenas aceito como verdade uniformemente por toda a comunidade dos crentes. Subentende-se que o dogma catlico, judeu, mussulmano etc. entendido e admitido de maneira mais ou menos uniforme. O dogma uma interpretao consensual do sentido das Escrituras. Scrates e da conscincia ante o consenso social o protesto individual

Sociologia geral 40

Comparada ao que hoje chamamos de cincia, ou de religio, a filosofia se destaca por no haver nela a necessidade desse tipo de consenso e por requerer uma participao individual muito mais profunda. Desde o incio, vemos que a filosofia nasce como o protesto de um indivduo contra um consenso estabelecido. Este indivduo chama-se Scrates. Ele defronta-se com um conjunto de crenas e hbitos mentais e intelectuais, admitidos como vlidos no seu meio e cultivados pelos indivduos que eram a mxima expresso da cultura do tempo aqueles que hoje chamamos sofistas. Eram professores de Retrica que iam de cidade em cidade procurando os jovens membros da classe dominante para lhes ensinar a arte da Retrica, com a qual poderiam ingressar na carreira poltica. A educao grega consistia fundamentalmente de trs coisas: ginstica, msica e retrica. O ensino da retrica, prosseguindo durante sculos, tinha consagrado na classe dominante grega uma srie de convices e hbitos mentais. Um indivduo isolado, que no dispe de qualquer projeo pblica peculiar, no exerce cargo pblico, no participa da poltica, que era apenas um soldado aposentado e se dedicava arte da construo civil, um pequeno empreiteiro este Scrates. Na juventude tinha sido mais ou menos famoso como soldado, algo como um heri de guerra. Mas, na maturidade, era um mero cidado privado, que no era professor de nada, que no era poltico e estava rigorosamente fora da vida intelectual da poca. este indivduo que, falando exclusivamente em seu prprio nome e sem poder alegar nenhuma autoridade, comea a questionar certas convices estabelecidas, e no s questiona, mas desenvolve um mtodo para interrogar as crenas estabelecidas e mostrar, ou que so contraditrias, ou que no tm base suficiente. O sentido da frase famosa "S sei que nada sei" irnico significa que, se ele nada sabe, os outros sabem menos ainda. Duas maneiras
Sociologia geral 41

de s nossas crenas.

dar

coerncia

A filosofia surge desse esforo de um indivduo em particular para dar coerncia s suas crenas. Podemos estabelecer a coerncia de um corpo de crenas por duas maneiras contrrias. Uma delas quando, pela prtica repetida e pelo hbito, vamos harmonizando estas crenas com os nossos atos, com nossos hbitos e expectativas, tambm com as expectativas e hbitos dos outros e sobretudo com a nossa auto-imagem. De modo que, estando habituados a viver dentro dessas crenas, elas se tornam coerentes com o tom geral da nossa vida e por isto nos parecem coerentes em si mesmas e coerentes umas com as outras. Isto , da unidade da nossa auto-imagem costumeira deduzimos erroneamente a unidade das nossas crenas. A outra maneira de coerenciar as crenas a filosfica. Significa confront-las teoricamente umas com as outras. Quando comeamos a fazer isto, vamos ver que a nossa prtica se assenta numa srie de pressupostos contraditrios, que se desmentem uns aos outros. Isto, evidentemente, pode nos causar um certo espanto e nos deixar inseguros, derrubando uma autoimagem to laboriosamente construda.. De fato, Scrates deixava as pessoas to inseguras, que o compararam a uma enguia, um peixe-eltrico. Quem encostava nele levava um choque, pois ele demonstrava que as crenas mais comuns, tidas como coerentes e admitidas por todos, eram contraditrias umas com as outras e frequentemente auto- contraditrias, quer dizer, intrinsecamente absurdas. Ele mostrava, por trs de uma ordem prtica, uma desordem teortica. Como a contradio se introduz nas crenas que sustentam a nossa prtica? Atravs da nossa prpria vontade. Quando queremos acreditar em determinadas coisas, porque nos interessam ou nos fazem bem psicologicamente, tratamos de forar as idias para que convivam umas com as outras, ainda
Sociologia geral 42

que, pelos seus contedos respectivos, sejam de fato incoerentes entre si. Fazemos isto constantemente. Quem j se submeteu a algum tipo de psicanlise tem um idia de at que ponto podemos mentir a ns mesmos, para sustentar um falso sentimento de coerncia e integridade da nossa auto-imagem, justamente nos momentos em que nossa personalidade est mais dividida. Quanto mais incoerentes so nossas crenas, maior o esforo de nossa vontade no sentido de dar um simulacro de coerncia quilo que no tem. Ora, se um indivduo consegue fazer isto, quanto no conseguir a coletividade? Nesta, voc recebe o reforo de seus semelhantes e protegido pela idia de que, se erra, no erra sozinho, e de que tantos juntos no poderiam errar de maneira alguma. O auto-engano coletivo mais eficiente do que o individual. Quando vemos, no decurso do tempo, as mudanas de orientao da mentalidade coletiva, surpreendemo-nos com a sua volubilidade, com a sua leviandade. Como as pessoas mudam rapidamente de crenas sem sequer examinar as anteriores! Quantos ex-comunistas no geraram a queda do muro de Berlim, que, sem se sentirem abalados, giraram o boto da sua mquina de opinar e saram com um novo discurso, falado com o mesmo tom de certeza do anterior discurso comunista? O sujeito abandona uma crena por outra sem um exame pessoal, mas apoiando-se em um novo consenso pblico. O consenso tambm tem suas mudanas, oscila entre a fora do hbito e a fora da moda, e quando simplesmente nos acomodamos s novas modas temos a impresso de estar nos renovando ou tornando mais autnticos, mas na verdade consenso consenso, sempre coletivo e fundado na imitao. Sempre que nos apoiamos no consenso pblico, velho ou novo, recorremos a uma espcie de reforo psicolgico que ajuda a dar uma impresso de coerncia quilo que no tem nenhuma. justamente face a esse consenso coletivo que pode ser poltico, religioso, ideolgico, moral etc. que se levanta a exigncia filosfica. Ela parte de uma necessidade interior, de um
Sociologia geral 43

impulso de honestidade fundamental no sentido de dar s idias uma coerncia efetiva e uma fundamentao mais slida. essa exigncia de uma fidelidade mais profunda nossa conscincia de veracidade que representada por Scrates. Este movimento inicial do qual nasce a filosofia repetido de tempos em tempos, onde quer que surja uma nova filosofia vigorosa e digna de ateno. Cada novo filsofo que seja digno do nome se defronta inicialmente com uma perplexidade que nasce da constatao da incoerncia do consenso. Ele vivencia esta insegurana de perceber que talvez todos estejam enganados, e ele tambm junto com todos. Novamente faz a experincia desaber que no sabe, face a um consenso social que finge que sabe. Entende-se aqui que este consenso no abrange literalmente todos os membros da coletividade, mas apenas a intelectualidade, isto , aqueles que representam publicamente o papel de porta-vozes do consenso. Isto quer dizer que nem sempre h um acordo explcito entre o consenso - a ideologia reinante - e a vida social, as leis e instituies, as formas de organizao da economia, etc. As pocas em que existe esse acordo so pocas de conservadorismo, de tradicionalismo; inversamente, as pocas de conflito entre o consenso ideolgico e a esfera da vida prtica so pocas de renovao, ou de revoluo. A renovao do consenso , e a luta para mudar a sociedade em nome do novo consenso, fazem parte da histria ideolgica da sociedade, e, no devem ser confundidos com o movimento da conscincia individual que reage ao consenso para buscar a verdade. O consenso, de fato, menos limitante e escravizador para a conscincia individual nas pocas de tradicionalismo do que nas de renovao, porque o consenso tradicional se apresenta declaradamente como uma fora conservadora, fcil de identificar e criticar, ao passo que o consenso renovador ou revolucionrio funciona como um Ersatz, um sucedneo do autntico pensamento filosfico, oferecendo aos homens, em lugar da vida intelectual, as modas intelectuais que os desviam de todo esforo pessoal. Nossa poca to canalha que no apenas confunde maliciosamente a busca da
Sociologia geral 44

verdade com o esforo de renovao social, fazendo da adeso a certas modas polticas a conditio sine qua non da vida intelectual, mas houve at mesmo um sujeito tido como filsofo, Antonio Gramsci, que chegou a propor formalmente a reduo de toda vida intelectual moda intelectual, produo coletiva da ideologia revolucionria. Cada poca da histria tem um corpo de crenas que admitido pela classe letrada, tal como ela aparece na ocasio. Na Idade Mdia, essa classe constituda fundamentalmente de clrigos. Hoje em dia, a chamada comunidade acadmica, o pessoal das cincias, somado turma das comunicaes: imprensa, TV, movimento editorial. A comunidade tem sempre um corpo de crenas que no discutido e que serve como padro de julgamento das novas idias que surjam. A filosofia aparece no instante em que algum indivduo percebe, nesse corpo de crenas, uma incoerncia profunda e se sente inseguro e na necessidade de reconstruir aquilo em novas bases. Esta uma atividade perene do esprito humano, no pra nunca. A filosofia s parar quando chegarmos a um corpo de crenas absolutamente certo a respeito de tudo o que existe. Como isto evidentemente utpico, s Deus podendo realizar algo assim, continuaremos sempre formando novos corpos de crenas, que tero novos pontos de incoerncia que necessitaro de um exame filosfico. Isto quer dizer que o movimento filosfico inicialmente um movimento crtico, o movimento de uma crtica que dever servir de base a uma reconstruo de novas crenas. Quando um filsofo faz isto com sucesso, os novos parmetros que ele estabelece duram algum tempo, mas perdendo o seu teor crtico e tendendo a cristalizar-se em pensamento rotineiro, em mera ideologia. At que, com o crescimento da humanidade, a ampliao do crculo de informaes, as crenas comeam a entrar novamente em contradio, e surge a necessidade de uma nova filosofia. Isto quer dizer que, embora a filosofia seja uma atividade interminvel, ela no ininterrupta, mas intermitente. A filosofia aparece e desaparece de tempos em tempos.
Sociologia geral 45

Raridade das autnticas

filosofias

Se procurarmos na Histria, veremos que o nmero de filosofias verdadeiramente criadoras relativamente pequeno. Colocaremos, evidentemente, o aristotelismo entre elas. Podemos considerar que este movimento que vai de Scrates at Aristteles, passando por Plato, como se fosse uma curva nica, o desenvolvimento de uma filosofia nica, que se fecha, por assim dizer em Aristteles e consegue durar um certo tempo. Eu colocaria como outros marcos na histria do pensamento, depois de Aristteles, Sto. Toms de Aquino, Leibniz, Schelling e Edmund Husserl, fundador da fenomenologia. Se fosse necessrio resumir toda a histria da filosofia em poucos nomes, eu destacaria estes, onde todos os problemas discutidos por todos os demais esto embutidos. Cada um desses teve uma sombra, ou complementar oposto, cujo contraste ajuda a compreend-los: o trio Scrates-Plato-Aristteles tem Agostinho; Toms tem Duns Scott; Leibniz tem Kant; Schelling tem Hegel e Husserl tem Heidegger. Nos intervalos entre eles entram os esticos, Descartes, Locke, Wronski, e isto rigorosamente tudo: o repertrio essencial das idias. O resto comentrio ( descontando, claro, as idias que vm desde fora da filosofia, por exemplo da tradio religiosa, do pensamento poltico, da cincia, etc. ). Isto quer dizer, tambm, que a filosofia no surge a qualquer momento. Nas horas em que as crenas coletivas esto funcionando perfeitamente bem e onde as contradies internas que possam existir nelas esto ainda latentes e no chegam a causar perplexidade, nestas horas a filosofia decai, torna-se, por assim dizer, desnecessria. o que acontece, por exemplo, nos primeiros sculos da era crist, quando o surgimento de um novo tipo de crena, o Cristianismo, bastou para atender s
Sociologia geral 46

necessidades intelectuais das pessoas durante alguns sculos. Com o tempo, o prprio Cristianismo comea a perceber suas deficincias internas - sobretudo lacunas e contradies na interpretao das Escrituras - e comea a tentar complet-las. Da surge um movimento filosfico dentro do Cristianismo. A e coletivo. filosofia pensamento

Sendo ento a filosofia um movimento essencialmente crtico, que nasce da perplexidade, e sendo um movimento que parte de uma conscincia individual, poderamos perguntar: Seria possvel uma filosofia coletiva? A resposta decididamente no. Porque a filosofia parte da tentativa de unificar a totalidade da experincia humana, e isto s pode ser feito dentro do indivduo que tem em si, juntas e coesas, todas as dimenses da vida humana e que capaz de imediatamente confrontar, por exemplo, suas idias com sua conduta sua conduta com suas crenas estabelecidas estas com seus sentimentos estes com suas sensaes corporais etc. etc. Ou seja, o movimento de que parte a filosofia supe que exista, dentro de voc, a possibilidade de unificar perante uma conscincia o conjunto das informaes acessveis naquele momento a um ser humano. No haveria tempo de fazer isto coletivamente. Embora o dilogo, a troca de idias, possam ser importantes na filosofia, a ttulo de estmulo, de critrio de verificao e de correo, o movimento decisivo se d sempre no mbito de um s indivduo. Um dos motivos disto que a filosofia coerenciao, unificao, e s o indivduo tem em si uma unidade real, a unidade de um organismo vivente, ao passo que toda coletividade um aglomerado de parcelas bastante separveis, e algumas delas incomunicveis. "Conscincia coletiva" uma fora de expresso, e no o nome de um ente real. A tendncia a hipostasiar a sociedade, a nao, a classe, etc., fazendo delas entes quase que fisicamente reais, nos torna cegos para a importncia decisiva da conscincia individual, e acabamos esperando passivamente que a "conscincia coletiva"
Sociologia geral 47

faa o servio em nosso lugar. A como e meio social. filosofia instituio

A temos um outro problema. A filosofia no s o nome de uma prtica intelectual como esta que estou descrevendo, mas tambm o nome de uma disciplina escolar, acadmica, que se registra em textos que vo sendo acumulados, formando uma vasta bibliografia, que por sua vez vai necessitando de uma tradio de interpretao e de um conjuntto de esquemas de transmisso daquilo s novas geraes. Isto faz com que a filosofia tambm se torne, com o tempo, uma atividade coletiva. As formas socialmente consolidadas dessa atividade influem, ento, sobre o prprio contedo do pensamento filosfico. Por exemplo, numa faculdade de filosofia hoje, voc vai ver a elaborao de uma espcie de pensamento coletivo. Penetrar no universo desta filosofia universitria mais ou menos como penetrar em qualquer outro meio social: partido poltico, igreja, grupo de psicoterapia. Logo se v que as pessoas que esto ali dentro tm certos hbitos mentais, certas reaes reflexas, modos de falar, cacoetes que marcam aquela comunidade, distinguindo os de dentro e os de fora. Assim tambm o meio filosfico universitrio. O leigo que vem de fora vai gastar bons anos de sua vida somente para adquirir este conjunto de reaes que far com que ele se sinta um membro da comunidade, e ao fazer isto estar crente de estar aprendendo filosofia, quando est apenas assimilando a casca sociolgica necessria a que a filosofia como prtica social continue existindo. E o que isto tudo tem a ver com filosofia? Rigorosamente nada, porque embora a filosofia sempre necessite de algum veculo social para existir, a histria prova que ela no depende de nenhum deles, que tanto se faz boa e m filosofia numa hierarquia de clrigos como num grupo informal de amigos, numa organizao acadmica como numa sociedade esotrica, e que, enfim, o dinamismo da filosofia independe da sua forma social de organizar-se.
Sociologia geral 48

por influncia dessa base social de atuao que se formaro estilos coletivos de pensamento, que aprisionaro as mentes individuais dentro de certos esquemas de que no podero livrarse nunca, porque o que deveria livr-los disto exatamente a filosofia, ou seja, a reflexo pessoal, a que o imprio dos meios sobre os fins os impede de chegar. Se a reflexo pessoal desde o incio canalizada por um conjunto de reaes mentais quase inconscientes, que equalizam o indivduo com os demais membros da comunidade, ento a reflexo pessoal fica impossibilitada. Por exemplo: saiu recentemente um livro cujo autor Paulo Arantes, sobre o Departamento de Filosofia da USP. O livro chama-se Um Departamento Francs de Ultramar ttulo de assombrosa exatido. Ele mostra que cinco dcadas de reflexo filosfica na USP na verdade foram um eco de um conjunto de cacoetes mentais aprendidos com os primeiros professores que por ali passaram, todos de origem francesa. Alguns, alis, excelentes filsofos, como Etienne Souriau, homem de primeira grandeza. Mas no interessa que o mestre seja grande. Interessa que na hora em que o ensino se organiza coletivamente, se institucionaliza atravs de institutos, faculdades etc., corre-se o grande risco de fazer com que o ingresso nesse meio requeira um investimento psicolgico demasiado grande, to grande ou maior do que o necessrio para chegar filosofia mesma. No fcil voc se integrar num novo meio. Quando este meio , por sua vez, mais ou menos internacional e a convivncia no direta, feita mais atravs de papis que se trocam - de artigos de um que so lidos por outro, que escreveu um livro que lido pelo primeiro -, a absoro dos cacoetes mais difcil, porque se trata de cacoetes, por assim dizer, abstratos, e a aquisio disto muito mais trabalhosa para a psique humana do que a cpia direta do que visto. Mas evidentemente tudo isto no tem rigorosamente nada a ver com filosofia, assim como a embalagem de pizza no tem nada a ver com pizza. E Scrates, quando filosofava, a quem podia copiar? Em que meio ele estava procurando integrar-se? Que hbitos mentais ou
Sociologia geral 49

cacoetes verbais ele estava procurando aprender para parecer filsofo? Ele simplesmente fazia o melhor que podia, usando a sua cabea para refletir sobre certos assuntos. Isto no o tornava um indivduo mais aceitvel em determinado meio, e por isto mesmo que ele podia filosofar livremente. A partir do momento em que se forma um ensino mais ou menos regular de filosofia o que acontece nessa poca, na Academia Platnica e depois no chamado Liceu de Aristteles (que na realidade veremos que no existiu efetivamente como entidade autnoma, sendo apenas um novo setor da Academia, dirigido por Aristteles aps a morte de Plato) -, a filosofia comea a constituir um meio social, e surgem as invejas, as fofocas, a competio mesquinha, etc. Toda uma gordura mental que cerca a carne e o sangue da filosofia, e que passa por filosofia. Estes aspectos geralmente so desdenhados, mas eles nos do o tom do pensamento do nosso tempo, onde a organizao acadmica da atividade filosfica chegou a um mximo de abrangncia, eficcia e poder. Essa organizao constitui uma mquina, estreitamente ligada ao meio editorial, que s vezes promove a filosofia, s vezes a sufoca. Em todo caso, a competio no meio profissional no propcia ao desenvolvimento da filosofia, pois o decisivo nela no so as qualidades que fazem um filsofo, e sim as que fazem um hbil manejador social. Dois jornalistas que fizeram um estudo a respeito do meio acadmico e editorial parisiense disseram que a organizao moderna da vida intelectual criou um novo tipo de intelectual, o intelocrata. o sujeito que tem poder ou influncia sobre o meio acadmico, a imprensa cultural, a indstria editorial, e que funciona como um guarda de trnsito, abrindo ou fechando o caminho s novas ambies. O intelocrata pode ser tambm um intelectual de valor, mas isto no necessrio para o exerccio da funo, que de natureza poltica sobretudo. Nesse meio, os melhores saem quase sempre perdendo, pois dedicam suas energias filosofia em detrimento da carreira. Raymond Aron diz, por exemplo, que no seu tempo s havia dois legtimos espritos superiores entre os universitrios franceses: Alexandre Kojve e ric Weil. Mas o
Sociologia geral 50

prestgio deles no se compara ao de um Sartre, de um MerleauPonty, ou mesmo ao de cabeas-de-toucinho como Althusser ou Bernard-Henry Lvy. Se isto se passa assim num pas de tradio filosfica como a Frana, imagine ento no Brasil. A de ambiente mental grego. Retrica no

Aristteles

A influncia do meio social imediato no destino das filosofias importante para compreendermos o lugar de Aristteles no ambiente grego. Veremos que no destino do aristotelismo pesaram muito esses fatores que mencionei. Quando Aristteles entrou para a Academia Platnica, com dezoito anos de idade, logo se destacou como um dos melhores alunos e foi incumbido de dar uma parte das aulas, o curso de Retrica. Este sucesso inicial foi recebido como um insulto pessoal por muitos dos seus colegas. Mais ainda; sendo a Retrica curso que ele dava a cincia teortica que investiga a arte da persuaso, ele logo dominou esta cincia, muito disseminada na poca, e foi um dos primeiros a fazer dela uma especulao terica. Porque a Retrica at ento era apenas transmitida como tcnica, como prtica, e alguns levavam a vida inteira para dominar esta arte, que era a chave das ambies polticas. Aristteles domina-a prontamente e comea a especular teoricamente. Isto consiste em perguntar: "Por que o argumento persuasivo persuasivo?" e mesmo: "Por que um argumento logicamente fraco ou absurdo convence as pessoas, e outro que razovel no as convence?" Aristteles comea sua carreira examinando a Retrica, exatamente como Scrates havia feito. Scrates via que os oradores, polticos, conseguiam persuadir as pessoas s vezes de coisas perfeitamente absurdas. Scrates limitou-se a demonstrar que essas idias eram absurdas, por mais persuasivas que parecessem. Aristteles j d, na juventude, um primeiro passo alm. Comea a investigar
Sociologia geral 51

as causas dessa persuasividade, e formula a cincia da Retrica como uma verdadeira Psicologia da Comunicao. O livro de Retrica de Aristteles um dos grandes livros livros de Psicologia que a humanidade conheceu. Ora, conhecendo por um lado a tcnica, e j tendo, por outro, algumas idias cientficas sobre o fenmeno da persuasividade, Aristteles no apenas sabia produzir argumentos persuasivos, mas tambm conhecia os princpios tericos em que se baseava a persuasividade dos adversrios. Isto significa que, com vinte e poucos anos, ele tinha-se tornado uma espcie de terror dos retricos, que desmontava todos os argumentos deles com a maior facilidade. Aristteles sintetizou na sua pessoa, muito jovem, os dois papis que mais tarde seriam denominados retore retrico: o praticante da arte, o homem que escreve ou fala bem, e o cientista que estuda e formula a teoria da Retrica. Seus escritos de juventude, literrios e retricos na maior parte segundo parece, no chegaram at ns, mas o maior retor e retrico do mundo romano, Marco T. Ccero, os cita como exemplos de elegncia e persuasividade. Tudo isso, aliado mordacidade de certas rplicas de Aristteles, ajuda a explicar o ambiente de hostilidade que se formou em torno dele desde muito cedo, e no consigo conceber que esta hostilidade no tenha pesado em alguma coisa entre as causas da dissoluo do aristotelismo logo aps a morte de Aristteles. Personalidades de Plato O Deus de Aristteles.

Aristteles.

Por outro lado, Aristteles no tinha ambies polticas, ao contrrio de Plato. Este sempre tentou interferir na poltica, tentou reformar o mundo, inspirou revolues e golpes de Estado, e na sua famosa Carta Stima declara que a obra de sua vida seria uma reforma poltica da Grcia. Mas Aristteles era um temperamento completamente diferente. Alis, esta confrontao de temperamentos uma das coisas mais esclarecedoras quanto a todo o rumo posterior do pensamento ocidental. Porque, como
Sociologia geral 52

disse um grande historiador da Filosofia, Arthur Lovejoy, "toda a histria do pensamento ocidental no nada mais que um conjunto de notas de rodap a Plato e Aristteles". Sendo assim, desde que o nosso pensamento sustentado por estas duas grandes colunas, confront-los uma das principais ocupaes da mente ocidental h dois mil anos. Nesta confrontao, os traos de personalidade so muitssimo importantes. Duas personalidades de imensa envergadura que marcaro no apenas dois estilos de pensar, mas dois estilos de ser. Nesta confrontao, vemos que Aristteles difere de Plato e se aproxima muito de Scrates, pela sua total falta de ambio de interferir na ordem das coisas deste mundo, e pela sua total dedicao ao saber enquanto tal. Para Aristteles, no havia ocupao mais digna do homem do que buscar conhecer, buscar compreender. Ele colocava esta atividade teortica - a palavra "teortico" vem do verbotheorein, que quer dizer olhar, ver, contemplar to acima das outras que, no entender dele, era a nica atividade do prprio Deus. O Deus aristotlico um Deus cuja atividade inteiramente de ordem teortica. Deus olha, v, contempla, compreende, e ns vivemos dentro desta atmosfera intelectual divina, somos pensamentos divinos, de algum modo. Deus age, mas na forma da pura contemplao, e portanto, a ao de Deus tem aquela rapidez, aquela instantaneidade prpria da inteligncia o ato de inteleco instantneo, e assim tambm os atos divinos, pois no supem a mediao de um instrumento. Posio Aristteles. do meio ateniense. social de Hostilidade

Prosseguindo na confrontao, vamos ver que Plato era um filho da nobreza grega, um homem que desde a juventude foi cercado de admirao, no s por sua origem famlia riqussima mas tambm pela beleza pessoal. Era um homem grande, atltico, rico, bonito, cheio de ambies. Aristteles, ao contrrio, era de origem estrangeira. A cidade de Estagira, onde nasceu, era uma
Sociologia geral 53

colnia macednica. Ele chega a Atenas, por volta dos dezoito anos, depois da morte dos pais. Herdou certa quantidade de dinheiro que lhe permitiu ser independente, sem chegar a ser um milionrio. Tinha dinheiro para se sustentar sem precisar trabalhar, podendo se dedicar totalmente ao estudo. Entra na Academia ainda aos dezoito anos e por volta dos 23, 24 j um sucesso l dentro. Mas em primeiro lugar, num meio aristocrtico o dinheiro, por si, no d ingresso nas classes superiores. Para piorar, Aristteles era um estrangeiro. Fica difcil imaginar, num pas como o Brasil onde o estrangeiro tratado como prncipe e o compatriota como um cachorro, a intensidade, a fora do preconceito grego contra o estrangeiro. Este, em Atenas no tinha direito a nada. Estava pior do que um turco em Berlim. O simples fato de poder estar ali j era considerado um grandissssimo favor; mas o estrangeiro no votava, no participava da poltica, no tinha direito a nada. Alm disso, Aristteles no era membro da nobreza, mas apenas descendente de uma famlia de mdicos. Seu pai tinha sido mdico do rei Felipe da Macednia e se dizia que sua famlia descendia do prprio deus Esculpio, ou Asclpio o deus grego fundador da medicina pelo fato de terem tido muitos mdicos no correr de geraes; mas todas as famlias de mdicos alegavam a mesma coisa. Os mdicos tinham posio de certo prestgio, mas no se comparavam classe dominante. Eram apenas servidores de luxo. Aristteles, ento, do ponto de vista do meio ateniense, era um homem de origem plebia, estrangeira, e que tinha entre suas caractersticas pessoais um senso de humor particularmente cido, sarcstico. Tambm no tinha a beleza fsica - era de baixa estatura, magro, e embora andasse muito elegantemente vestido jamais seria confundido com um membro da jeunesse dore ateniense. Este estrangeiro incmodo, muito jovem se torna o dominador da cincia da retrica e nomeado para dar os cursos na Academia. As na Lugar da Retrica. Artes Academia Liberais platnica.
Sociologia geral 54

Nesse tempo o ensino j tinha comeado grosso modo a se organizar segundo uma frmula que duraria mais de mil anos, onde as matrias introdutrias consistiam no Trivium e noQuadrivium (conjunto de trs disciplinas que lidam com a linguagem - gramtica, lgica ou dialtica e retrica -; e de quatro que lidam com nmeros - aritmtica, geometria, msica e astrologia ou astronomia). As matrias elementares eram estas. Quando Aristteles nomeado professor de retrica, a importncia deste fato no deve ser hipertrofiada, j que a retrica apenas uma das cincias elementares. O domnio destas sete disciplinas foi considerado desde a fundao da Academia de Plato at quase o ano de 1500, isto , por quase dois mil anos, como condio bsica para o ingresso nos estudos filosficos. Na Idade Mdia europia, o sistema adquirir uma grande estabilidade. Os estudos comeavam na adolescncia, pelo Trivium e Quadrivium, que duravam mais ou menos dez anos de aprendizado, depois o sujeito entrava numa das trs faculdades Direito, Medicina ou Filosofia. Nesta, o tempo de aprendizado at o aluno chegar a um estado comparvel ao que hoje se chama professor pleno era de aproximadamente vinte e cinco anos - o tempo que um professor universitrio brasileiro leva para chegar aposentadoria. Esse sistema comea a se formalizar no tempo de Plato, e no vejo a menor chance de um sujeito entender a filosofia antiga e medieval se no partir de um estudo das Artes Liberais - Trivium e Quadrivium -, que, constituindo a base do ensino, expressavam o fundo comum da cosmoviso mais claramente do que as formas superiores de atividade intelectual. Tambm no se pode esquecer que, nesse panorama, as sete disciplinas no tinham individualmente os significados que tm hoje, mas eram carregadas de nexos simblicos e mitolgicos que do o seu verdadeiro sentido na cultura antiga. Por isto que simplesmente no posso levar a srio um historiador de filosofia antiga ou medieval que, por exemplo, no conhea a fundo o simbolismo astrolgico, que constitua ento como que uma chave da cosmoviso. E no se trata s de conhec-lo desde fora, porque o autntico simbolismo,
Sociologia geral 55

como a autntica poesia, no se rende a um estudo meramente exterior, mas requer uma compreenso personalizada. Os melhores historiadores da filosofia antiga e medieval costumam ser, por isto, aqueles que tambm tm interesses religiosos e estticos, que facilitam a penetrao naquele universo. Dentro da Academia, a retrica no estava entre as disciplinas mais nobres, pois cedia lugar s disciplinas filosficas propriamente ditas. Alis, considerando-se que a filosofia nasce de um movimento de oposio aos sofistas - professores de retrica -, esta tendia a ser, dentro da Academia, um pouco desprezada. Ela a arte de persuadir, no a de encontrar a verdade; o que torna o argumento persuasivo no ele ser verdico, mas ele encontrar uma ressonncia no pblico. A ressonncia ou persuasividade do argumento depende exclusivamente de fatores psicolgicos e sociolgicos que predispem o pblico a aceit-lo, e depende tambm de que o retrico conhea minuciosamente esta predisposio e saiba usla. A persuaso retrica nada tem a ver com a veracidade. Mas Aristteles no se limita a dominar a retrica, e faz as primeiras especulaes cientficas a respeito. A especulao cientfica sobre uma tcnica ao mesmo tempo uma defesa contra esta tcnica. Uma coisa dominar uma tcnica. Outra ter a noo teortica de como ela funciona, de por que funciona. Com isto voc fica sabendo tambm quais so os limites da tcnica. Esta especulao que Aristteles comea muito cedo e que o leva depois a constituir o primeiro tratado cientfico de retrica, o torna tambm um grande retor, um escritor elegante e persuasivo. Isto estabelece uma distino que ser mais tarde consagrada. Retor aquele que domina a tcnica da retrica, que sabe fazer um discurso e ser persuasivo. Retrico aquele que estuda cientificamente a tcnica do retor, podendo ele prprio ser um retor ou no. Mas evidente que o estudo teortico desta tcnica e a sua aplicao tm resultados completamente diferentes. Seria mais ou menos como dominar, hoje em dia, a arte da propaganda e fazer um estudo cientfico de por qu a propaganda penetra e aceita nas conscincias. Evidentemente
Sociologia geral 56

o estudo teortico levaria a ver esta tcnica "pelas costas" e a compreend-la melhor do que o mero praticante, e a saber tambm, portanto, neutraliz-la. Suponho que, na linha de uma investigao iniciada por Scrates, o prprio Plato tenha determinado a Aristteles o estudo cientfico dos procedimentos retricos, de modo a completar a superao da retrica na dialtica, dando uma forma acabada ao que Scrates tinha feito informalmente. De modo que h, na Academia, um esforo de dar mais rigor demonstrao, a ir da persuaso certeza apodctica, e, neste movimento, Aristteles representar o ponto culminante. Plato ante ateniense. e a opinio Aristteles pblica

Como resultado, ento, em parte por seu sucesso, em parte por esta orientao que est imprimindo a seus estudos, em parte por ser um estrangeiro metido onde no devia, e ainda por motivo de intrigas e invejas entre os discpulos de Plato, Aristteles viver maus bocados em Atenas. Plato tambm enfrentou dificuldades, mas no Exterior, onde se meteu em conspiraes, sendo preso, vendido como escravo e resgatado por seus discpulos. Mas em Atenas ele sempre gozou de grande prestgio e, ao morrer, era como que um heri nacional, uma celebridade cercada de honras, e que praticamente no tinha inimigos. Aristteles, ao contrrio, enfrenta inimizades, oposio, desde o incio de sua vida, jamais chega a formar um crculo de discpulos capaz de prosseguir sua obra num sentido fiel ao seu intuito e digno do seu nvel, exceto um nico, que Teofrasto. Nunca encontra em Atenas seno um ambiente de relativa hostilidade, morre no exlio e nunca encontra uma repercusso pblica muito grande. Claro que ele no dava importncia, a isto pelo seu prprio temperamento, alheio atividade poltica. O ideal dele seria viver relativamente isolado, podendo prosseguir seus estudos sem ter que se defrontar com a poltica do dia. No entanto, os conflitos polticos o perseguem ao longo de toda a sua vida. Principalmente porqu, originrio de
Sociologia geral 57

uma colnia macednica, sendo filho do mdico do rei da Macednia e tendo-se tornado preceptor de Alexandre, filho de Felipe, imperador macednico, quando se instala mais tarde uma guerra entre Atenas e a Macednia, Aristteles, embora j no tivesse nenhuma ligao com a Macednia h algum tempo, fica evidentemente numa posio suspeita; perseguido e tem de fugir para o exlio. De modo que no foi uma vida fcil, e um elemento constante desta vida o contraste entre o interesse puramente intelectual deste homem e a hostilidade poltica e social que o cerca durante mais ou menos toda a vida, e contra a qual ele no deixa uma nica palavra de lamentao ou de recriminao. No porque fosse insensvel s injustias, j que muitas vezes protestou contra perseguies sofridas por amigos seus. as talvez ele fosse muito discreto para lamentar em pblico suas desventuras pessoais. A intuio de totalidade e organicidade. bsica Aristteles:

O esprito mais reflexivo e cientfico de Aristteles faz com que ele imprima ao seu ensinamento, desde o incio, um sentido de pesquisa que torna o seu Liceu um depsito de conhecimentos sobre todas as disciplinas possveis e imaginveis e o torna o primeiro centro organizado de pesquisa que conhecemos na histria do ocidente. Aps ter sido preceptor de Alexandre, Aristteles recebe dele um dinheiro considervel, que lhe permite contratar um exrcito de pessoas para que viajem e tragam para ele as informaes de que necessita: sobre geografia, geologia, vida dos animais, poltica e leis dos demais pases, etc. etc.. Nesse sentido, Aristteles pde materializar o intuito que central em toda a sua obra o de organizar o conhecimento e fazer com que o conjunto das cincias se torne um sistema das cincias. Busca, assim, desde o princpio, um padro de coerncia na organizao dos conhecimentos, infinitamente mais rigoroso do que o que tinha sido exigido por Plato. Quando estudamos a obra de Plato, vemos que tudo que ele escreveu
Sociologia geral 58

vem de inspiraes que teve na juventude e que lhe foram, por assim dizer, inoculadas por Scrates bem pela herana pitagrica. A intuio bsica de Plato, como a de Scrates e dos pitagricos, a do contraste entre dois tipos de objeto do conhecimento: 1) os objetos dos sentidos que esto em permanente mutao e se fazem e desfazem diante de ns, dia a dia, como de resto, ns mesmos mudamos, nos fazemos e desfazemos, nosso corpo cresce, muda, envelhece e morre; 2) os objetos da geometria, das matemticas, que tinham a caracterstica da perenidade, estabilidade, constncia, obedincia regularidade de leis que determinam implacavelmente, e imutavelmente, as duas relaes. Uma vez estabelecida uma relao matemtica, constataram esses filsofos, ela se reproduzia infinitamente sem que nada pudesse alter-la ou abal-la. Este contraste, uma da primeiras noes transmitidas por Scrates, desperta em Plato a noo de que o mundo fsico estaria envolvido numa rede de leis e propores matemticas que constituiriam o verdadeiro segredo da realidade, a estrutura invisvel, mas rgida, do inconstante mundo visvel. Esta a intuio bsica em Plato. As relaes matemticas constituem a parte superior do que ele chama demundo das idias. Esta idia platnica penetrar to fundo na conscincia humana que dois mil anos depois, quando surgia a fsica moderna Newton, Galileu, Descartes, Kepler novamente a mesma idia de encontrar o fundo matemtico no qual se apia a realidade sensvel que inspirar os cientistas. Por mais rico que seja o universo platnico, vemos que todo ele no passa de uma vasta especulao em torno desta idia que , no fundo, de origem pitagrica: de que os nmeros e relaes matemticas so a verdadeira essncia da realidade. De que o mundo, tal como se apresenta a ns, de certo modo ilusrio ou falso no totalmente, mas apenas uma expresso parcial de um segredo que, na sua essncia, matemtico. Toda a obra de Plato uma construo feita em torno desta idia bsica. A obra de Aristteles obedece desde o incio a outro intuito. Ele percebe que no possvel existirem apenas dois mundos um
Sociologia geral 59

mais ou menos ilusrio, e outro um pouco mais real mas que existem muitas faixas de realidade, formando um tecido enormemente complexo mas dotado, sempre, de unidade e coeso. E ser esta complexidade do real, ao mesmo tempo mltiplo nos seus nos seus planos, aspectos, nveis etc. e constituindo um todo coeso, ser esta idia da unidade na variedade que orientar todos os esforos de Aristteles desde o incio. Da sua idia de um sistema do conhecimento. O conhecimento tem de ser um sistema, ou at, mais propriamente um organismo. Um organismo um conjunto de rgos diferentes entre si mas que so todos coordenados para uma certa funo. Separados desta funo do organismo total, no fazem sentido algum. Tambm Aristteles concebe a idia de que esta totalidade orgnica, que o mundo, deveria por outro lado ser refletida no sistema das cincias, de modo que o conhecimento formasse uma unidade que, como um organismo vivente, pode crescer e transformar-se sem perder sua unidade. E com isto, inventa outra idia que penetrar muito fundo na mente humana talvez mais que a idia dos padres matemticos de Plato que o que podemos chamar deevoluo orgnica, complementar de totalidade orgnica. To fundo como a idia platnica penetrou no setor da astronomia e da fsica, a idia de Aristteles penetrar fundo nas cincias da natureza terrestre, na biologia, na Histria, na Esttica e mais tarde no que hoje chamamos de cincias humanas ou cincias sociais. Praticamente todos os esforos das cincias humanas, desde que existem, no sentido de conseguirem se organizar como totalidade orgnica, mais ou menos no sentido em que Aristteles organizou o conjunto das cincias no seu tempo. A idia platnica dos padres matemticos rende o seu mximo, alcana o seu pleno rendimento na fsica clssica e na nova astronomia de Kepler. Kepler, Galileu, Newton representam o auge da matematizao da realidade. Mas a idia aristotlica da totalidade orgnica, se bem que exera grande influncia, at hoje ainda no rendeu todos os seus frutos. Hoje em dia, o holismo uma nova tentativa de organizar o sistema das cincias segundo a idia da totalidade orgnica. Esta idia no est realizada ainda.
Sociologia geral 60

Por isto este curso se chama "Pensamento e Atualidade de Aristteles". Quando vemos hoje um esforo gigantesco no sentido de emendar as cincias humanas com as naturais, como se v, por exemplo, na obra deste grande antroplogo Edgar Morin, todo o esforo dele e de toda a corrente que representa no nada mais que a tentativa de devolver ao sistema das cincias aquela organicidade sistmica que Aristteles tinha lhes imprimido no comeo, e que para ns se perdeu de crise em crise. Sendo assim, vemos que a obra de Aristteles ainda est rendendo frutos e este o motivo principal por que temos de estud-la. Praticamente tudo o que est acontecendo no mundo das cincias hoje s pode ser compreendido como eco distante desta inspirao aristotlica do sistema das cincias, de dar s cincias uma organicidade enciclopdica ( kyklos = crculo, que representa totalidade, e paidos = educao, cultura, formao da mente humana ), todas concorrendo para um mesmo fim, como ocorre com os rgos do nosso corpo. Mas tudo isso no quer dizer que o legado aristotlico seja por toda parte bem recebido com afetuosa gratido. Esse legado parece que no pode ser adquirido seno atravs do conflito dialeticamente, no sentido hegeliano do termo. Do mesmo modo que Aristteles foi muito combatido em vida, vamos ver que uma discusso com Aristteles, muitas vezes amarga e cheia de recriminaes tem acompanhado a histria do pensamento ocidental h dois mil anos. Mas nem todas as discusses foram construtivas. As tentativas de destruir Aristteles, de suprimir o seu legado da memria humana tambm foram muitas, ao longo da histria. A j no se trata da legtima contestao cientfica, que Aristteles apreciava tanto que fez dela uma tcnica ( a dialtica ), e sim de manifestaes de dio irracional inteligncia mesma. Mas quando crem t-lo matado de um lado, ele ressurge de outro. De certo modo, Aristteles tem constitudo para a civilizao ocidental um fantasma, como o de Merlin, "um sonho para alguns e um pesadelo para outros" , do qual ningum se livra completamente e que, mais dia menos dia, cruzar o caminho de quem busca a verdade, para ajud-lo mas tambm
Sociologia geral 61

para test-lo. Da o sentimento ambguo, de amor-dio, que ele inspira a muitos. Na verdade, isso no acontece s no Ocidente, mas tambm no Oriente. No mundo islmico h escolas de espiritualidade que vem Aristteles como um profeta, um enviado de Deus, e outras que o consideram um tentador diablico. A Igreja ortodoxa russa chegou a proibir a sua leitura, enquanto Sto. Toms o considerava o prncipe dos filsofos. Aps dois mil anos, melhor tentar achar com ele ummodus vivendi. Para mim, a questo est resolvida: consideroo o melhor dos mestres, o mais honesto, o mais sincero, o mais sensato, o mais humano, inclusive em seus defeitos mais bvios.

2a parte

Na primeira parte da aula, dei uma idia geral sobre Aristteles e sobre nossos motivos para estud-lo. Agora vou expor o mtodo a ser usado neste curso. Mas antes devo responder pergunta que um aluno me fez no intervalo, a respeito da natureza matemtica dos arqutipos platnicos, questo que importante para o que estudaremos mais tarde, porque veremos que uma das principais modificaes introduzidas por Aristteles foi justamente a de desgeometrizar, ou desmatematizar, a teoria do conceito, fazendo do pensamento lgico menos uma estrutura formalmente pura do que um mtodo para o conhecimento da realidade efetiva. A explicao da natureza matemtica do "mundo das Idias" encontra-se sobretudo no Timeu, um dos livros mais difceis e mais interessantes de Plato. O ensinamento de Plato se dividia em duas partes, escrita e oral. O escrito era usado como instrumento de divulgao, sendo o melhor de sua filosofiia reservado para o ensinamento oral. Durante quase dois mil anos, este ensino oral constituiu um dos maiores enigmas da histria da filosofia e s muito recentemente,
Sociologia geral 62

com os progressos da documentao, que foi possvel esboar uma reconstituio do que teria sido o ensinamento oral de Plato. Reconstituio feita a partir dos testemunhos e depoimentos deixados, e mediante comparao desses materiais com os textos de Plato. Como tudo isto ficou disperso ao longo da histria, no havia muitos meios de reunir esse material. No sculo XX, quando o sistema internacional de documentao chegou a uma perfeio quase luxuosa, foi possvel fazer esta reconstituio, empreendida sobretudo por um grande historiador da filosofia italiano chamado Giovanni Reale. Por uma coincidncia, um filsofo brasileiro chamado Mrio Ferreira dos Santos havia tentado a mesma reconstituio, no por meios histrico-filolgicos como Reale, mas sim por meios puramente filosficos e especulativos, e seus resultados foram singularmente idnticos aos de Reale, s que apresentados quinze anos antes! Mrio Ferreira o nico grande filsofo que este pas produziu, para o meu gosto o maior dos brasileiros, mas infelizmente o nosso meio universitrio continua a ignor-lo, por um misto de ignorncia presunosa e despeito. Tanto os resultados de Mrio Ferreira como os de Reale permitem colocar Plato, com bastante segurana, como herdeiro da escola pitagrica. Em suma, a famosa doutrina das idias somente se esclarece se entendermos que, para alm do mundo das idias, Plato admitia uma terceira instncia, que seria o mundo dos princpios ou leis o mundo dos modelos matemticos que estruturam a realidade. Neste caso teramos no dois, mas trs planos: primeiro, o da realidade sensvel; segundo, o mundo das idias, e, terceiro, o mundo das leis ou princpios ( relaes matemticas, basicamente, mas no sentido no-quantitativo das matemticas, isto , como lgica pura ). Esta interpretao de Plato bastante recente na historiografia. Existe em portugus uma resenha do livro de Giovanni Reale feita pelo Pe. Henrique Lima Vaz na revista Sntese, de Belo Horizonte. Os estudos filolgicos a respeito de Plato e Aristteles evoluram muito no sculo XX. Os estudiosos recentes que deram contribuies substantivas so em grande nmero. Mas isto nos leva de volta questo do mtodo.
Sociologia geral 63

Progressos e progressos histria e filologia.

da da

compreenso incompreenso:

medida que nos afastamos, no tempo, de um autor antigo, existe um duplo processo de transformao das idias que temos acerca dele. Por um lado, nos afastamos das preocupaes reais que constituram o ponto de partida para ele. Na medida em que vivemos uma outra situao social, cultural e psicolgica distinta e cada vez mais diferente, temos muitas vezes dificuldade em nos situarmos na motivao de onde o filsofo partiu. Temos outros problemas e outras perguntas no aquelas de onde partiram Plato e Aristteles. Neste sentido, tendemos a ver as obras deles como um conjunto de respostas sem as respectivas perguntas. claro que todo e qualquer texto que se estude subentende uma situao humana, real, de onde emergiu, por necessidade e no por capricho, a sua indagao filosfica, e de onde o autor partiu e para a qual ele apresenta uma reao pessoal, ou uma resposta pessoal. De modo que cada livro antigo a metade dele mesmo a outra metade est subentendida na situao, que no vem reeditada junto com o texto. E esta, medida que o tempo passa, vai-se tornando cada vez mais difcil de imaginarmos com verossimilhana, com uma imaginao vvida. Ou seja, a situao do autor antigo vai-nos parecendo cada vez mais algo mitolgico, e nossa compreenso do texto se torna deficiente, na medida em que os atos humanos destitudos de sua motivao nos parecem postios, esquisitos, sem sentido. Por outro lado, medida que o tempo passa, os meios de pesquisa, de reconstituio dos textos e dos fatos histricos progridem assustadoramente. Hoje temos uma idia muito mais correta do que o conjunto dos textos de Plato ou Aristteles do que tnhamos quinhentos anos atrs. Hoje em dia existe uma preciso muito maior com relao cronologia dos escritos. E at certo ponto, saber a ordem cronolgica da produo dos escritos importante para a compreenso da obra. Principalmente no caso de obras que chegaram at ns em estado mais ou menos
Sociologia geral 64

fragmentrio, como o caso das obras de Aristteles. No caso de alguns de seus textos, no sabemos bem como eles foram montados. O livro conhecido como Metafsicaresulta de vrios enxertos de textos feitos em pocas distintas. Ora, se temos um texto escrito pelo autor aos 28 anos e outro aos 60, tratando mais ou menos do mesmo assunto, podemos subentender uma continuidade de argumentao que na realidade no existe, que foi projetada ali pelo leitor. Do mesmo modo, textos que esto desconectados no seu contedo podem ser contemporneos e corresponder mais ou menos a um idntico fundo de preocupaes. A cincia da filologia, que procura a reconstituio, a ordenao e a compreenso profunda dos textos, referidos cronologia, situao histrica etc., a cincia que vem em nosso socorro neste sentido. mesma medida que o decurso do tempo nos torna um filsofo mais ou menos incompreensvel, tambm os progressos da filologia nos fornecem os meios de restaurar artificialmente esta compreenso que vai nos faltando. uma espcie de compensao artificial da perda natural. Como vitaminas que retardem o envelhecimento. medida que os textos envelhecem, a filologia trata de rejuvenesc-los. A historicismo e desistoricismo. incompreenso histrica:

Mas ao mesmo tempo existe outro desgaste mais profundo que nos dificulta a compreenso. A nossa civilizao a primeira que tem acesso a documentos da histria de todas as outras civilizaes e todos os outros tempos. Desde que comea a se constituir a cincia histrica, a partir do sculo XVIII, e a moderna filologia que j vinha desde o Renascimento, vamos conseguindo reunir uma documentao cada vez melhor, cada vez mais extensa, cada vez mais depurada a respeito de todas as pocas, lugares e civilizaes. A partir do comeo deste progresso da
Sociologia geral 65

cincia histrica grande a tentao de forjar imaginativamente uma espcie de esquema da unidade do desenvolvimento da histria humana, com base nesta documentao reunida. medida que comea a progredir a cincia histrica, tambm comea a progredir a filosofia da histria ( sculos XVIII e XIX ), que prope uma viso global do desenvolvimento humano, no sentido, por exemplo, de um progresso em uma determinada direo. a que o progresso da cincia histrica compensado tambm por um progresso do erro. Porque as primeiras grandes generalizaes que a histria da filosofia faz so evidentemente erradas, j que sua documentao insuficiente e no h mtodos ou critrios maduros. E medida que a documentao nos sculos seguintes ( XIX e XX ) progride, tendemos a receber esses documentos j com uma perspectiva viciada pelas primeiras filosofias da histria que surgiram. De modo que, por exemplo, a idia de um progresso linear do conhecimento est to arraigada na nossa mente hoje, que dificilmente conseguimos ver uma filosofia antiga, exceto como algo que est "situado no seu tempo" e que j no nos diz nada exceto como documento histrico. Como se Aristteles ou Plato tivessem falado apenas para os gregos, na situao grega, e no para ns. Esta perspectiva denominadahistoricista. Situa cada idia no seu contexto histrico, cultural, social, e fazendo isto, ao mesmo tempo ela nos ajuda a compreender essas idias em funo dos seus motivos, mas por outro lado, ela distancia de ns estes textos, na medida em que os refere s preocupaes imediatas das quais brotaram, e distingue radicalmente estas preocupaes das nossas: os antigos ficam presos no "seu tempo" e ns no "nosso tempo", como se os seccionamentos do tempo, na verdade invenes artificiais dos historiadores, fossem distines reais e como se no houvesse, por trs da irreversibilidade do calendrio, sutis intercmbios de afinidade entre tempos distantes entre si. A perspectiva historicista, que surge no sculo XVIII e vai-se afirmando ao longo de todo o sculo XIX e que est profundamente embutida na nossa mente - como uma espcie
Sociologia geral 66

de dogma no qual acreditamos sem exame - acredita que situar as coisas na sua devida perspectiva temporal a melhor ou nica maneira de compreend-las. Ora, na medida em que voc situa os fatos e as idias num tempo histrico, voc tambm os relativiza, os torna relativos a esse tempo, e atenua ou diminui a importncia, a significao, o valor e a eficcia que possam ter para ns hoje. A compreenso historicista torna-se, por isto, uma verdadeira descompreenso, um afastamento artificial do sentido das mensagens. Ao invs de reviver os valores do passado, ela os enterra no "seu tempo", deixando-nos fechados na atualidade do presente como numa redoma de sombras. Este um problema de mtodo da maior importncia para o que vamos ver depois. Faa um modelo em miniatura e imagine que todas as idias e sentimentos que voc teve ao longo de sua vida voc referisse exclusivamente e absolutamente etapa da sua vida onde essas idias e sentimentos surgiram, negando-lhes qualquer eficcia ou importncia na sua vida presente. Por exemplo, se certas crenas ou sentimentos que surgem na infncia, voc os referisse inteiramente situao de infncia, e os explicasse exclusivamente em funo daquele momento, como se a criana que voc foi estivesse morta e enterrada. Isto quer dizer que cada idia que voc tem s seria vlida para aquele momento, no conservaria nenhuma importncia para os momentos seguintes. Por exemplo, na infncia ou na adolescncia, todos temos certas idias e valores. A infncia cultiva mitos, lendas, heris, amores. Na adolescncia temos grandes ambies e planos. Se depois, aos cinqenta anos, digamos, fazendo nossa autobiografia, estudando-a "cientificamente", referimos estas idias exclusivamente s etapas em que surgiram, tiramos a validade atual que elas possam ter, julgamos a nossa infncia com olhos do homem maduro, considerando-o um juiz absoluto de uma infncia que j no no pode falar, e que ser condenada sem ter sido ouvida, assim como mais tarde olharemos a idia do homem maduro com a perspectiva do velho que seremos, e esse homem maduro, j no tendo nada o que dizer ao velho, ser condenado por este
Sociologia geral 67

num tribunal onde o ru est sempre ausente. Se, das pocas que vo passando, nada conserva a validade sempre atual de uma primavera que no passa, nossa vida no passa de uma coleo de cadveres - ou, pior ainda, de uma sucesso de traies e abandonos. Isto significa que situar as idias na sua perspectiva histrica, por um lado, compreend-las em funo do momento, mas por outro lado chut-las para aquele momento, e tirar delas a vitalidade que possam ter nestemomento. O historicismo, por um lado, nos d a compreenso da histria, mas se ele eleva a histria, isto , o desenvolvimento temporal, a supremo ou nico critrio do entendimento, ele situa cada idia no seu tempo e cada idia s vlida no seu tempo. Ora, se as idias s fossem vlidas no seu tempo, na realidade no seriam vlidas para tempo nenhum, porque representariam apenas imagens que passaram pela mente humana e que somente expressam aquele momento, cuja durao pode ser de um sculo como pode ser de um dia. Ora, se fosse assim, se as idias expressassem exclusivamente aquele momento, sem nenhuma validade para os momentos seguintes, no poderamos nem sequer compreend-las. De modo que o historicismo que cria este afunilamento e refere as idias aos momentos e situaes histricas tem de ser compensado por uma operao inversa, uma espcie de "desistoricismo", que julgue estas idias no pelo momento onde surgiram, mas pelo que elas exigem e cobram de ns hoje. Isto vlido para a histria do mundo como para a nossa histria pessoal. Lembro-me de uma sentena de Alfred de Vigny, grande poeta do Romantismo francs, segundo a qual "uma grande vida um sonho de infncia realizado na idade madura". Sim, se o homem maduro j no recorda os seus sonhos de infncia, ou se, recordando-os, j no sente o apelo da sua mensagem, ento como ele ir julgar e compreender a trajetria da sua vida, exceto como uma sucesso de imagens que, no tendo sentido umas para as outras, no formam, juntas, sentido nenhum? Um outro grande escritor, Georges Bernanos, quando lhe perguntaram para quem escrevia, respondeu: "Para o menino que fui." O menino o juiz do homem, porque aquilo que vem depois a realizao, ou
Sociologia geral 68

o fracasso, das expectativas e sonhos de antes. Ora, se julgarmos a nossa personalidade de hoje luz das nossas aspiraes de infncia ou de juventude, freqentemente o resultado deste julgamento ser negativo. Neste sentido, o historicismo uma espcie de analgsico da conscincia, porque ele nos dispensa de prestar satisfaes s nossas idias e projetos antigos, ele secciona a vida de tal modo que ela perde a unidade. Ora, o sentido dos meus atos e da minha vida agora s existe se eu os confrontar com os meus sonhos e projetos do passado. Porque voc s pode entender aonde chegou se comparar com aonde queria ir. Na sua maneira de compreender o pensamento antigo, a maior parte das pessoas ainda est hoje sob o domnio do historicismo. Ou seja, hoje compreendemos muitssimo bem as idias de Aristteles ou de Plato, em funo de seu momento e lugar de origem. Mas ainda no realizamos a operao desistoricista, que nos levaria a compreend-los em funo daquilo que eles tm a dizer, no para os gregos, mas para todos os homens, inclusive ns. Conseguimos julgar as suas idias em funo do ponto onde viemos parar, mas ainda no fizemos a operao contrria que a de julgar a ns mesmos em funo de Plato e Aristteles, ou da antiguidade em geral. Fazemos do nosso tempo o juiz da Antiguidade e jamais convocamos a Antiguidade a depor sobre o nosso tempo. Julgamos, como dizia Karl Kraus, para no sermos julgados. Para corrigir isso, devemos desligar-nos da perspectiva unilateramente temporal e evolutiva, e, invertendo o historicismo, julgar o presente com os critrios do passado. Esta operao de vai-e-volta foi realizada, por exemplo, em outro sentido - no temporal, mas espacial -, na cincia da antropologia. A antropologia comea a surgir no sculo passado com os viajantes, sobretudo ingleses. Ingls tem esta mania de viajar e se instalar em tudo que lugar extico do mundo. Os ingleses vo desenvolvendo a antropologia na medida em que
Sociologia geral 69

mandam para a Sociedade Cientfica de Londres informaes sobre os hbitos, costumes, valores de todas as sociedades do mundo. Graas a este imenso acmulo de informaes sobre as outras sociedades foi possvel de surgir no campo da antropologia o relativismo antropolgico. Isto significa que no devemos olhar as outras culturas somente com os olhos da nossa, mas tentar fazer o contrrio: olhar-nos tambm com os olhos da outra cultura. Se o antroplogo ingls est entre os pigmeus da Nova Guin, no interessa s o que o ingls pensa sobre eles, mas o que eles pensam do ingls. Isto se chamou relativismo antropolgico. Tambm no deve ser absolutizado, transformado num dogma da equivalncia de todos os valores, mas um mtodo til, porque ajuda a compreender os outros povos nos seus prprios termos. O nosso historicismo precisa ser compensado por uma espcie de relativismo, no no sentido geogrfico, como fizeram os antroplogos, mas no sentido temporal, de olhar o nosso tempo com os olhos de outros tempos. Se existe um relativismo cultural, tem de existir um relativismo histrico tambm. O prprio historicismo realiza uma relativizao, mas no sentido de encaixar cada idia no "seu tempo" e fazer uma coleo de "idias-tempo", cada qual no seu vidrinho cronolgico, bem fechadinha e sem contaminao de outros tempos, isto , todas igualmente neutralizadas e "relativizadas". Mas, como este tipo de relativismo neutralizante prprio do nosso tempo e resulta de uma ideologia cientificista que bem da modernidade, pratic-lo impor uma perspectiva moderna aos outros tempos, fingindo respeit-los nas suas respectivas especificidades estanques. No isto o que proponho. Proponho julgar o nosso tempo com os olhos de outras pocas, no a ttulo de diletantismo relativista, mas como um meio de autoconhecimento e uma exigncia prvia do mtodo cientfico em histria. Neste sentido, a antropologia, que muitas vezes, com base em valores de outras culturas, fez crticas profundas nossa cultura presente, tem sido mais sensata do que a Histria, ou pelo menos do que a Histria do pensamento, onde os valores do presente continuam a medida de todas as
Sociologia geral 70

coisas. Se achamos que para ter uma descrio objetiva de uma outra cultura precisamos olhar com uma espcie de dupla via, do nosso ponto de vista e do ponto de vista dela, evidente que o julgamento de uma outra poca implica tambm esta dupla via. No olhar apenas o lugar que Plato e Aristteles ocupam dentro de uma evoluo cultural que chegou at ns, mas inverter esta evoluo e perguntar o que Plato e Aristteles diriam vendo o ponto a que chegamos. Esta uma exignciasine qua non do mtodo cientfico. A esta fase, os estudos sobre a antiguidade ainda no chegaram. Anuncio isto como ideal futuro. Por enquanto, a quase totalidade dos livros conseguiu apenas reconstituir o mundo grego, situando-o na perspectiva do seu tempo. Mas na mesma medida em que se aperfeioa esta viso histrica, esse mundo grego vai-se tornando distante e diferente do nosso, e com isto ele perde gravidade, presena, realidade. o mesmo que dizer: "Que importncia tem a opinio sobre voc de um sujeito que mora longe, que voc nunca encontrou, e ademais j morreu h muito tempo?" Agora, se o fantasma deste sujeito ressurgir e comear a julgar os seus atos neste momento, ele ganha atualidade, adquire gravidade. As outras culturas culturas indgenas, por exemplo ganharam da antropologia este privilgio de poderem julgar a nossa cultura. As consequncias prticas disto foram imensas, como se v pelo crescimento do movimento indigenista e pela incorporao de valores indgenas na cultura atual. Por que este privilgio deveria ser concedido apenas no sentido geogrfico, e no no sentido histrico? simples: por que ento certas idias e valores que decretamos "ultrapassados" mostrariam todo o seu vigor, todo o esplendor da sua juventude imperecvel, e cobrariam de ns um dever de perfeio a que o historicismo nos ajuda a fugir. O mtodo filolgico da compreenso dos textos s completo e perfeito quando perspectiva acrescentarmos este giro desistoricista. Ou seja, afunilamento que remete o passado para longe for se tornar historicista quando o invertido e
Sociologia geral 71

colocarmos diante de ns esses antigos, como nossos juzes. Esta ser nossa preocupao permanente neste curso. No entender somente Aristteles como um fenmeno que aconteceu h 2.400 anos, mas olhar a ns mesmos como um fenmeno que aconteceu 2.400 anos depois de Aristteles.Como poderamos reviver a perspectiva dos antigos e torn-los nossos juzes? muito simples. Pela mesma maneira pela qual voc julga sua vida de adulto em funo dos seus projetos de criana e adolescente. Voc revivifica estes projetos, estes sonhos e pergunta: o que a criana que fui diria de mim hoje? E somente a partir da que voc pode saber se sua vida foi um fracasso ou um sucesso. Temos de verificar esta perspectiva dos antigos e perguntar: Naquele tempo, o que eles esperavam que acontecesse, ou o que desejavam que acontecesse no futuro? Quais eram os sonhos, projetos, ambies e valores que eles projetavam nas geraes futuras? Que que eles esperavam da sua posteridade que somos ns? Se sabemos, graas filologia, interpretao dos textos e ao historicismo, julgar nossos antepassados, podemos, graas a um esforo de imaginao fundado no mesmo historicismo, tornar atuais novamente as expectativas que os antigos fariam sobre seus descendentes, que somos ns. Como julgaria do aristotelismo? Aristteles viso

nossa

s vezes penso que se Aristteles visse que, 2.400 anos depois dele, ainda estamos lutando para ver se conseguimos organizar as cincias num sistema orgnico, que ainda estamos discutindo "holismo", ele acharia que somos muito lerdos e atrasados. Ele diria: "Por que se afastaram tanto desta idia para ter de voltar a discuti-la 2400 anos depois?" Aristteles provavelmente apreciaria muito as obras de Edgar Morin, mas estranharia que tivessem sido escritas s no sculo XX, e no no II ou III. Aristteles provavelmente julgaria que o progresso na histria das
Sociologia geral 72

idias muito tortuoso, muito lento e muito problemtico. Tambm creio que ele ficaria muito surpreso com a maior parte dos debates que surgiram em torno dele ao longo da Histria. Ele diria talvez: "Nenhum desses que vocs esto discutindo sou eu. Todos estes Aristteles que vocs discutiram so sua prpria inveno, uma sucesso de Aristteles imaginrios, uns diferentes dos outros, nos quais uns projetam o seu heri e outros o seu antagonista. Uns o divinizam e outros o diabolizam. E ficam lutando com estas sombras. Mas eu no tenho rigorosamente nada a ver com isto. No sou nem cristo nem anticristo, nem racionalista nem empirista, nem materialista nem idealista, no sou nem um pr-Hegel nem um neo-Plato, nem um anti-isto nem um pr-aquilo, e nada tenho contra nem a favor dos partidos que surgiram depois de mim. Sou apenas um homem de cincia buscando compreender o real e esperando que meus sucessores faam o mesmo com igual empenho." Por isto mesmo, concebi este curso e achei que, para chegarmos ao Aristteles real, de carne e osso, para presentific-lo de alguma maneira, temos de partir do exame dos Aristteles imaginrios. Algumas das prximas aulas analisaro as "imagens de Aristteles". Imagens no so Aristteles, mas o que cada poca pensou que Aristteles fosse, e as discusses que estabeleceu com este esteretipo, o qual coincide em parte com o Aristteles real, mas em parte se afasta dele. Hoje podemos ter toda esta perspectiva graas imensa documentao acumulada, graas aos prodgios da cincia histrica e filolgica que nos coloca disposio um imenso material (ver Documentos Auxiliares II ). Nosso estudo vai comear como uma investigao dos equvocos humanos. No mundo da filosofia e da cincia tambm impera, muitas vezes a fantasia, a ignorncia, a imaginao projetiva, e isto nos obriga a comear o nosso estudo aristotlico com uma espcie de psicanlise das imagens de Aristteles. S isto nos dar uma idia aproximada das relaes que temos e das que podemos ter com ele hoje.
Sociologia geral 73

Na medida em que Plato e Aristteles formam uma espcie de paternidade da civilizao ocidental, natural ainda que esta civilizao faa sobre eles todas as projees edpicas a que a neurose tem direito. Muitas vezes, na luta pela auto-afirmao, o homem acredita dever exorcizar a imagem paterna que no seu entender limita, restringe etc. etc. Lutas contra a imagem paterna so algo em que todo mundo se envolve numa certa etapa da vida. Mas um dia essa etapa chega ao fim, e voc tem de entrar num acordo com a imagem paterna, absorvendo os seus valores positivos e perdoando, com bondade, os negativos. No entanto, nossa civilizao ocidental prosseguiu neste conflito edpico com Plato e Aristteles, e principalmente com Aristteles, at pelo menos o sculo XIX. No sei se ainda estamos nele, mas me parece que hoje em dia a tendncia para uma atitude mais compreensiva. Alguns exemplos de imagens mutiladas, frutos do do desconforto permanente - ou cclico - que Aristteles causa h dois milnios: Na Igreja Ortodoxa Russa, Plato e Aristteles foram tidos - e em certas circunstncias ainda so - como dois verdadeiros demnios. Sua leitura considerada prejudicial para a salvao das almas hoje. A Igreja Russa surge no sculo VIII; so doze sculos de preconceitos. No mundo islmico, existem algumas correntes esotricas que consideram Plato e Aristteles como profetas e at mesmo como anjos do Senhor algo assim como uma dupla de Hermes Trimegistos, descidos ao mundo para trazer uma revelao. Uma outra corrente os olha mais ou menos como a Igreja Russa. No Ocidente cristo, as primeiras reaes contra Plato e Aristteles foram do mais incompreensivo desprezo. Alguns, como Tertuliano, logo identificaram a filosofia grega como a
Sociologia geral 74

"sabedoria mundana" de que fala a Bblia. Os mais moderados, como Clemente de Alexandria, aceitaram a filosofia como uma introduo ao cristianismo, mas nada alm disto. Enquanto isso, no lado pago, a escola epicrea, mesmo depois da edio dos textos de Aristteles por Andrnico de Rodes, continuava a difundir, com mecnico servilismo, as opinies de seu fundador a respeito de Aristteles, baseadas apenas nos escritos publicados em vida do autor e de natureza puramente literria. Aps a edio de Andrnico, os escritos de Aristteles desapareceram do Ocidente pela segunda vez, s retornando dez sculos depois, por intermdio de tradues latinas feitas de verses rabes ( vocs podem imaginar com quantos erros, saltos e interpolaes ). Divulgados em traduo latina, os escritos de Aristteles causaram escndalo, porque pareciam contrariar de frente os dogmas cristos. Muitas teses de Aristteles foram formalmente condenadas pelos conclios, antes mesmo que algum se desse o trabalho de procurar assegurar-se do sentido dos textos. Foi s com Sto. Alberto e Sto. Toms, j no sculo XII, que a Igreja, muito cautelosamente, se reconciliou com Aristteles. um casamento que vem durando quase oito sculos, com alguns percalos. Esta reconciliao, longe de ser aceita unanimemente logo aps formalizada, continuou sendo combatida e discutida dentro da prpria Igreja at o sculo XIX. Hoje em dia todos sabem que Sto. Toms de Aquino um discpulo e um seguidor cristo de Aristteles. Todos vem o imprio que Santo Toms de Aquino exerce sobre o pensamento cristo e imaginam ingenuamente que as coisas sempre foram assim. Mas a posio de que Santo Toms de Aquino desfruta hoje dentro da Igreja s foi estabelecida no sculo XIX, meia dzia de sculos depois de sua morte. Mesmo assim, muitos somente o aceitaram porque o
Sociologia geral 75

Papa mandou. O famoso aristotlico-tomismo s existe no mundo como posio estabelecida a partir do sculo XIX, depois de uma bula de Leo XIII, o qual era pessoalmente um filsofo aristotlico e seguidor de Toms, resultando que a mera obedincia a esse Papa acabou virando uma escola filosfica sob o nome de aristotlico-tomismo, nome que o prprio Toms sem dvida acharia um tanto cmico. Outra imagem de Aristteles aquela que se formou com os debates do Renascimento em torno da astronomia. Aristteles formulou, na fsica, os rudimentos de uma astronomia onde as rbitas dos planetas seriam circulares. Esta imagem foi refutada pelos clculos de Kepler, e chegou-se concluso de que a fsica de Aristteles, neste ponto, estava errada. A partir da, Aristteles virou um smbolo de todo o saber medieval, que alguns autores nesta poca pretendiam derrubar, na iluso de que um tiro em Aristteles acertaria na cabea da Igreja Catlica, sem que jamais lhes tivesse ocorrido que a Igreja vivera perfeitamente bem sem Aristteles durante doze sculos. Pode-se ler em quase todos os livros de histria da cincia livros populares a idia de que Aristteles imperou sobre a cincia medieval e foi derrubado na Renascena. Esta sentena uma idia de senso comum, hoje repetida a torto e a direito. uma idia totalmente errada. Em primeiro lugar, Aristteles comea a conquistar algum lugarzinho na cincia medieval somente a partir de Sto. Toms de Aquino, j na ltima fase da Idade Mdia, e mesmo assim no obteve uma repercusso e aceitao imediatas, tanto que vrias de suas teses foram tambm impugnadas por conclios, na poca. Depois se retirou a impugnao. De outro lado, existe um fenmeno muito esquisito que o de que um dos livros de Aristteles a Potica fica desaparecido desde o sculo I at o sculo XVI, e quando reencontrado, traduzido e comentado, serve de molde criao de tudo o que hoje chamamos esttica do classicismo, da qual so amostras o teatro francs de Racine, Corneille e Voltaire. A potica de Aristteles comea a exercer um imprio absoluto sobre o gosto literrio do mundo moderno, justamente no mesmo instante em que a fsica aristotlica estava sendo
Sociologia geral 76

rejeitada. E os escritores e poetas, a partir da Renascena, seguiram Aristteles com mais subservincia do que todos os fsicos medievais. A idia de que Aristteles imperou na Idade Mdia e de que nos livramos dele na Renascena verdadeira, portanto, s se for olhada do ponto de vista da histria de uma cincia em particular, que a astronomia. Do ponto de vista da histria literria, exatamente o contrrio. Como se v, as generalizaes que dividem a histria em etapas so muito falhas. Nos sculos XIX e XX surge um novo debate aristotlico, desta vez no campo da biologia, em torno da idia de uma causa final (finalidade do mundo). Segundo Aristteles, os fenmenos biolgicos, alm de serem suscitados por causas eficientes que os provocam, tambm obedecem a um sentido finalstico, a um senso de propsito fundado na unidade csmica. H cem anos prossegue um debate dentro da biologia em torno deste ponto. O livro de Jacques Monod, por exemplo, O Acaso e a Necessidade, uma vasta discusso com Aristteles. Cada nova descoberta importante, cada nova escola filosfica, logo cria uma discusso com Aristteles, desde o exclusivo ponto de vista dessa descoberta em particular, como se o ponto que central para seus autores fosse central tambm para Aristteles e como se o pensamento deste pudesse ser reconstrudo tomando esse ponto como base. Assim, pr ou contra, novas imagens de Aristteles foram produzidas desde o ponto de vista da evoluo biolgica ( para saber se Aristteles era darwinista ou no ), do marxismo ( para alguns marxistas, Aristteles um precursor do materialismo, para outros um idealista incurvel ), da nova lgica matemtica ( para decidir se Aristteles adiantou ou atrasou o descobrimento dela ), e assim por diante. Isto para vocs terem uma idia de como estes temas aristotlicos deformados o quanto sejam pela parcialidade dos interesses que levam a busc-los em cada caso - voltam obsessivamente e de certo modo so a gasolina que vem movendo a mquina das idias h dois mil anos.
Sociologia geral 77

O que vamos fazer, ento, passar em revista primeiro estes vrios Aristteles, ou pedaos de Aristteles, contra e a favor dos quais surgiram debates, para ver se por trs deles encontramos um Aristteles real e inteiro. evidente que se os debates em torno de um filsofo, durante um certo tempo, se concentram num determinado ponto, este ponto passa a ser considerado o centro do seu pensamento. Isto pode se prolongar por dois, trs, quatro sculos. Por exemplo, quando os cristos lem Aristteles pela primeira vez e vem que ele afirma que o mundo eterno, ficam escandalizados, porque na perspectiva crist Deus criou o mundo numa certa data. Antes o mundo no existia, e depois do "Fiat Lux" passou a existir. Aristteles dizia que o mundo sempre existiu, o que produziu sculos de encrenca no mundo cristo. Resultado: todos esses cristos, desde os primeiros at o tempo de Sto. Toms de Aquino - dez sculos - constroem a sua interpretao de Aristteles, pr ou contra, tomando como ponto de partida este ponto de discordncia. Todas as demais teses de Aristteles ficam referidas a esta, como as consequncias so derivadas da causa, e o resultado que as teses mais importantes de Aristteles ficam jogadas para a periferia, obscurecidas pelo debate da eternidade do mundo. Mais tarde, quando, num contexto completamente diferente, surge a discusso em torno da circularidade das rbitas planetrias, a Renascena constri sua imagem de Aristteles tomando como centro este ponto que estava em debate. Isto to absurdo como tentar construir o retrato do indivduo tomando como centro as objees que outros tiveram contra ele, por exemplo o trocador do nibus que ele pagou com uma nota alta, o bedel que ralhou quando ele chegou atrasado para a aula, o motorista cujo caminho ele fechou num cruzamento, etc. Nunca se chega a nada a no ser uma coleo de retratos que tm como centro de perspectiva no o personagem, mas o interesse acidental que este ou aquele aspecto dele suscitou para este ou aquele indivduo. A histria das imagens de Aristteles, ou de Plato, e de muitos outros filsofos assim: voc vem andando por um caminho e tropea com um filosofo; ou adere a ele ou se ope a
Sociologia geral 78

ele em algum ponto, e o conjunto de imagens que voc forma dele construdo no a partir dele, mas a partir do seu calo que ele pisou acidentalmente. inevitvel que seja assim - o que no quer dizer que seja justo. inevitvel que o conhecimento do filsofo comece assim, ao sabor dos encontros e desencontros acidentais. Mas algum dia necessrio fazer uma reviso do todo e tentar fazer justia, adotando um ponto de vista que abarque, transcenda e unifique todas estas perspectivas parciais, acidentais e desencontradas. mais ou menos esta a ambio deste curso. Limitaes perspectiva sobre Aristteles. da minha pessoal

Este curso transmite o resultado de uma convivncia de mais ou menos quinze anos com Aristteles. Tenho de reconhecer que tambm eu me defrontei com ele movido por algum interesse pessoal meu que talvez no tivesse nada de aristotlico, e comecei a reconstru-lo desde aquilo que ele representou para mim. A diferena que estou perfeitamente consciente de ter feito isto e estou consciente de que a minha perspectiva sobre Aristteles acidental. E sobretudo estou consciente de que, se tenho uma viso dele, ele tambm tem o direito de ter uma viso de mim. Isto quer dizer que toda a vez que eu examinar uma idia dele e tentar exp-la, tenho de procurar ver a coisa dos dois pontos de vista. Tenho de estar consciente de por que esta idia me chamou a ateno, de qual o momento da minha vida intelectual em que aquilo entrou nas minhas cogitaes. Mas tambm tenho a obrigao de tentar olhar com olhos de Aristteles, o qual pode eventualmente me dizer: "Esta pergunta que voc lanou a meu respeito absolutamente irrelevante, no interessa para a interpretao do meu pensamento." S olhando por este duplo lado podemos ter, no digo uma certeza, mas uma probabilidade de alcanar, se no uma viso cientfica objetiva e certeira, pelo menos uma opinio justa e razovel.
Sociologia geral 79

No dia-a-dia, julgamos as pessoas das maneiras mais apressadas e levianas. Porm, uma figura como esta que influenciou a humanidade inteira durante 2400 anos, e que continua sendo discutida at hoje, merece um esforo de objetividade. O estudo das obras de um filsofo - que no filosofia ainda, filologia, estudo de textos, uma preparao filolgica filosofia deixa para ns um resduo que de alto valor. Consiste na conscincia das dificuldades que temos para entender o que uma outra pessoa pensa, e que no maior no caso de Aristteles do que no caso do nosso vizinho, da nossa empregada, dos nossos parentes e amigos. O sentido de uma frase isolada, no instante em que foi dita, uma coisa. Entender o que esta frase significa no contexto da vida de quem a disse, e com o valor e a inteno precisos com que a disse, outra muito diferente. A filologia a compreenso dos textos. Os textos so expresses privilegiadas da mente humana. A filologia , neste sentido, o estudo do ser humano, a disciplina que nos habilita compreenso de outros seres humanos. E por isso foi considerada sempre a rainha das humanidades. Um escritor medieval, Marciano Capella, fez dela a esposa do deus Mercrio, o deus dos intercmbios, do encontro, da conversao e do entendimento. Humanidades o estudo que faz voc situar-se dentro da espcie humana, compreender-se como membro da espcie a que pertence. Ensinando voc a entender que no melhor que nenhum dos outros, que seu pensamento pelo menos to obscuro e errado como o dos outros, e que somente um longo trabalho de compreenso pode coloc-lo em condio de discutir a validade ou no das idias de um outro, a filologia um treino de pacincia e tolerncia, no sentido em que diz Spinoza: "No rir, no chorar, nem condenar mas compreender." Ainda uma palavra, sobre objetividade e neutralidade A idia de
Sociologia geral 80

que a compreenso cientfica deve ser neutra pode ser compreendida em dois sentidos. Estar neutro pode querer dizer no estar interessado num ou noutro dos lados que o desenlace de uma questo pode tomar. Mas tambm pode significar a ausncia de amor, de paixo pela verdade, a crena errnea de que se pode compreender a realidade sem am-la, e como que por um olhar distante e blas. Mas o juiz justo, se neutro ante os interesses da partes, no neutro ante o processo. Ele deve ter a paixo de encontrar a soluo correta. somente esta paixo de encontrar a verdade que nos poder por na pista para um dia podermos ter a certeza de haver inteligido razoavelmente alguma coisa, tanto quanto o melhor da tradio milenar de cincia e filosofia que nos antecedeu poderia esperar de ns. Antes de encerrar, eu gostaria de dar algumas explicaes sobre a lista de nomes no Documento Auxiliar II: Marcos na Histria dos Estudos Aristotlicos. Com base nesta lista que obteremos uma idia sobre os progressos e retrocessos que a compreenso de Aristteles foi tendo na histria do pensamento. Dos autores aqui citados temos basicamente trs tipos de estudiosos, que abordam o tema aristotlico desde trs perspectivas e com trs interesses diferentes. O filsofo que expe, comenta e discute os textos de Aristteles, desde o ponto de vista da sua importncia propriamente filosfica. No sculo II, h, por exemplo, Alexandre de Afrodsia, que produziu um comentrio de Aristteles que vale at hoje. Com o mesmo interesse filosfico so redigidos os comentrios de Sto. Toms de Aquino. O fillogo, s vezes misto de historiador da filosofia; um sujeito que, sem ter a ambio pessoal de fazer uma filosofia prpria ou de fazer avanar a filosofia, pe em ao um conjunto de recursos cientficos que lhe permite estabelecer comparaes histricas, avaliar o peso de cada palavra, reconstituir o texto na sua materialidade e no seu sentido. No sculo XX, um dos
Sociologia geral 81

grandes exemplos Werner Jaeger, homem a quem devemos um esplndido trabalho de reconstituio biogrfica da evoluo do pensamento de Aristteles. Com isso Jaeger mostrou que em nem todas as suas idias Aristteles acreditou ao mesmo tempo. Ou seja, que nem tudo o que est escrito nos seus textos pode ser exposto todo numa lousa como se fosse um sistema coerente e chapado, mas que algumas das idias que esto nesses textos foram pensadas e depois abandonadas, refutadas pelo prprio Aristteles. O fillogo faz o trabalho mais humilde e apagado, mas sem ele jamais poderamos chegar compreenso dos textos antigos. O sujeito que no nem um filsofo expondo idias de Aristteles, nem um fillogo que procura aprofundar o conhecimento cientfico dos textos mas apenas um filsofo que est desenvolvendo as suas prprias idias e que acidentalmente esbarra em Aristteles e, em funo da sua filosofia pessoal, se posiciona, a favor ou contra. Como exemplo cito aqui John Locke, famoso chefe da escola empirista inglesa. Ele no discute propriamente Aristteles, mas, desenvolvendo a sua prpria filosofia, refora certos aspectos da filosofia aristotlica e enfraquece outros, disso resultando que as geraes seguintes passam a ler Aristteles de uma nova maneira, isto , luz das idias do pensador mais recente. Na poca de Locke surge o grande debate da filosofia entre racionalistas e empiristas. Para a escola racionalista (Spinoza), a razo, o puro raciocnio a principal fonte do conhecimento, e a experincia real pouco nos revela sobre a realidade das coisas. Para a escola empirista, exatamente o contrrio: a principal fonte de conhecimento a experincia e os padres racionais com que julgamos a experincia so, eles mesmos, produtos da experincia. Estas duas escolas, que dominam o debate filosfico durante dois sculos, como se ver em qualquer livro de Histria da filosofia, so como duas metades de uma laranja aristotlica, porque Aristteles era as duas coisas ao mesmo tempo empirista e racionalista. S que, a partir dessa poca, a laranja partida, e os dois lados que em Aristteles estavam to bem sintetizados se
Sociologia geral 82

separam de maneira antagnica. Tanto racionalismo quanto empirismo so filhotes de Aristteles, mas filhotes hostis entre si, repetindo um Leitmotiv da histria humana, o motivo dos gmeos inimigos, como Esa e Jac. Estudando a filosofia deste perodo de John Locke e Spinoza, sculo XVII, no na perspectiva geral da histria mas na perspectiva dos estudos aristotlicos, entendemos que esta bipartio entre racionalismo e empirismo determinou uma mudana na viso que a cultura europia tinha de Aristteles. Dentro desta categoria dos que fizeram de temas aristotlicos um aproveitamento prprio dentro de seus objetivos filosficos pessoais, bom destacar uma subespcie: O sujeito que pega alguma idia aristotlica, citando ou no a origem, e a aplica a um setor determinado do conhecimento, no qual essa idia se torna dominante. Por exemplo, quando, na entrada da Idade Moderna, alguns juristas procuravam separar os domnios do Direito e da Religio, era natural que buscassem em Aristteles os fundamentos da idia de direito natural. S por este fenmeno, representado por exemplo por Hugo Grotius, vocs vm como errada a viso que identifica aristotelismo com Idade Mdia: a importncia da contribuio de Aristteles para o pensamento medieval no maior nem menor do que a que ele deu s novas idias cientficas, jurdicas, estticas, criadas a partir do Renascimento. H, enfim, um Aristteles para cada gosto, e, querendo ou no, ele tem dado e tirado reforo a praticamente todas as escolas de pensamento h vinte e tantos sculos. Para encerrar, espero que vocs tenham compreendido que este curso no ser somente uma introduo ao pensamento de Aristteles, mas tambm aos estudos aristotlicos, seja do ponto de vista filosfico, seja histrico-filolgico. Espero que este curso abra para vocs um leque de caminhos para esses estudos.

Sociologia geral 83

Filosofia & Sociologia Santo Agostinho + Santo Toms de Aquino Demos incio ao estudo da histria da Filosofia. Vimos como a filosofia nasce na Grcia, com as indagaes de Scrates e como atravs do pensamento de Plato e Aristteles a Filosofia funda sua base. Como o tempo curto e o contedo vasto, demos incio s discusses acerca dos rumos do pensamento filosfico na Era Medieval. Vimos que seus principais expoentes, Santo Agostinho e Santo Toms de Aquino, fudaram escolas de pensamento, Patrstica e Escolstica, que tinham como principal objetivo a unio da f e da razo, atravs da utilizao de argumentos racionais com o objetivo de justificar os dogmas cristos. Deixo pra vocs algumas citaes destes Santos Pensadores: Se existem coisas futuras e passadas, quero saber onde elas esto. Se ainda o no posso compreender, sei todavia que em qualquer parte onde estiverem, a no so futuras nem pretritas nem presentes. Pois, se tambm a so futuras, ainda l esto; e se nesse lugar so pretritas, j l no esto. Por conseguinte, em qualquer parte onde estiverem, quaisquer que elas sejam, no podem existir seno no presente. Ainda que se narrem os acontecimentos verdicos j passados, a memria relata, no os prprios acontecimentos que j decorreram, mas sim as palavras concebidas pelas imagens daqueles factos, os quais, ao passarem pelos sentidos, gravaram no esprito uma espcie de vestgios. Por conseguinte, a minha infncia que j no existe presentemente, existe no passado que j no . Porm, a sua imagem, quando a evoco se se torna objeto de alguma descrio, vejo-a no tempo presente porque ainda est na minha memria.
Sociologia geral 84

(Santo Agostinho, Confisses, II, XI, 18, p.282) Lembrem-se da preocupao de Santo Agostinho com a questo do tempo e de sua relao com a eternidade de Deus. O tempo como a imagem mvel da eternidade.(Plato) (Neste vdeo vocs podero ver algumas representaes de Santo Agostinho escutando uma musiquinha ao estilo dos cantos gregorianos medievais) [...] Assim como se diz que o mdico produz a sade no enfermo pela operao da natureza, assim se diz que um homem causa o saber em outro pela operao da razo natural deste. E nisto consiste o ensino. E por isso se diz que um homem ensina a outro e seu mestre. Neste sentido, diz o filsofo*, no livro 1 dos Analticos posteriores, que a demosntrao um silogismo que conduz ao saber. Mas se algum propuser a outro alguma coisa no includa nos princpios autoevidentes, ou no manifestadamente includo neles, este tal no produz nenhum saber naquele outro, mas quando muito uma opnio ou uma crena[...] Esta luz da razo, pela qual estes princpios nos so conhecidos, nos foi implantada por Deus [...]. Visto, pois, que qualquer doutrina humana no pode ter eficcia seno em virtude daquela luz, consta que s Deus ensina interiormente e em primeiro lugar, assim como a natureza cura principalmente por sua ao interna.

Sociologia geral 85

Das könnte Ihnen auch gefallen