Sie sind auf Seite 1von 13

Universidade Estadual de Mato Grosso do SulUnidade de Nova Andradina Licenciatura em Informtica Disciplina: Estgio Supervisionado II Professor Me.

Antonio Sales Professora Me. Azenaide Abreu Soares Vieira

Acadmicos: Carlos Roberto das Virgens, Ildo Andrade Aquino, Jos Marcelo Gomes, Leila Rosana Bolonhin , Silene de Souza B. das Virgens e Ticyara Halik Smanioto Vicente. Professores Colaboradores: Mirko Donisete -Cincias Waldir Basilio - Histria

Recursos Naturais de minha cidade

DADOS DE IDENTIFICAO
rea ou Disciplina de Origem: Cincias Professor Coordenador: Sirlene de Souza B. das Virgens e Ticyara Halik Smanioto Vicente. Professores colaboradores:Carlos Roberto das Virgens, Ildo Andrade Aquino, Jos Marcelo Gomes, Leila Rosana Bolonhin . Perodo: 2 bimestre Nmero de aulas: 06 aulas

DISCIPLINAS COM AS QUAIS VAI INTERLIGAR

Histria e Cincias

JUSTIFICATIVA
Para o trabalho com a Educao Ambiental necessrio romper com o modelo da educao tradicional e desenvolver uma educao crtica e emancipatria, na qual a criana e o jovem tm a possibilidade de atuar, propor ideias e sugerir melhorias para o ambiente onde vive. A escola, a sua casa, a rua e o bairro, podero ser alvos de observao e de aes com futuras intervenes para melhoria da qualidade de vida da populao. No basta repassar informaes aos alunos. Estas so divulgadas diariamente pela mdia. preciso sensibilizar, refletir e debater sobre situaes diferentes e provocadoras. Criar condies para que eles vivenciem a preocupao de preservao dos recursos naturais no seu -a-dia.

OBJETIVOS DO PROJETO Promover a interdisciplinaridade atravs de um tema gerador, contemplando o referencial curricular e a misso da escola de inserir o educando seu meio social.

CONTEDOS - Solo: Composio, tipos, doenas relacionadas, alteraes ambientais, preservao e conservao. -Nascentes de nossa cidade - Histria

ORIENTAES E/OU SEQUNCIA DIDTICA ( METODOLOGIA)

Primeiramente, os alunos faro uma pesquisa usando alguns recursos tecnolgicos da escola como: computador, para dessa forma levantar informaes sobre o proposto- solo, depois iro assitir a um vdeo e assim relatarem o que entenderam usando o BrOffice Writer. Aps esse primeiro passo, o professor ir organizar os alunos em grupos e a partir da fazer o levantamento na cidade sobre o tema abordado e procurar repostas para a pergunta: quais so os recursos naturais mais utilizados pela populao?A gua estar entre as mais citadas por ser um bem comum, neste caso, a pesquisa se volta para quais as aplicaes que a gua tem, como no uso domstico ou agricultura.

O professor ir tambm realizar um trabalho de campo com algumas visitas nas nascentes de alguns crregos de nossa regio. Aps isso, o produto final do trabalho ser apresentado em forma de um vdeo, para ser apresentado para a sala e postado no Blogo do professor.

OBJETIIVOS ESPECFICOS OU DO COMPONENTE CURRICULAR


Aprofundar os conhecimentos sobre recursos naturais, a gua = Cincias Compreender e debater a importncia dos recursos naturais no local onde vivemos e a sua preservao. Sensibilizar os alunos, para a importncia da preservao e recuperao desses recursos- Histria

DESTINO SOCIAL DAS PRODUES


-Blogs - Wikispaces - Vdeos no You Tube - Mural de memrias - Livrinhos online

AVALIAO DO PROJETO O projeto ser avaliado de acordo com o seu desenvolvimento e seu valor ser atribudo ao conhecimento adquirido pelo aluno.

Das könnte Ihnen auch gefallen