Sie sind auf Seite 1von 38

PIM PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

ESTUDO DA CADEIA PRODUTIVA DO GS NATURAL

Universidade Paulista - UNIP

Grupo 9 Camila Augusta Nascimento Diego Perez Esteves Nathlia Costa Oliveira Rafaela Cardoso dos Santos

Orientador: Dr. Prof. Izilda Guedes Elias

Gs Natural
Gs natural uma mistura de hidrocarbonetos leves que temperatura ambiente e presso atmosfrica permanecem no estado gasoso. O gs gasoso. natural mais leve que o ar, inodoro, incolor e atxico. atxico.

Classificao
Gs natural associado: encontra-se em companhia do petrleo, associado: encontraestando dissolvido no leo ou sob forma de uma capa de gs, isto , uma parte superior da acumulao rochosa, onde a concentrao de gs superior concentrao de outros fludos como gua e leo.

Gs no associado: est livre do leo ou este se encontra em associado: concentraes muito baixas. Na acumulao rochosa porosa, a concentrao de gs predominante, permitindo a produo basicamente de gs.

Legislao
Pela lei n 9.478/97 (Lei do Petrleo), o gs natural 478/ Petrleo), a poro do petrleo que existe na fase gasosa ou em soluo no leo, nas condies originais de reservatrio, e que permanece no estado gasoso nas condies atmosfricas de presso e temperatura. temperatura.

A CADEIA PRODUTIVA DE GS NATURAL


Processamento do Gs Natural

As fraes que se apresentam normalmente na fase lquida do gs so as mais pesadas e do origem ao Gs Liquefeito de Petrleo. Antes de ser processado o gs Petrleo. natural chamado de gs mido e o gs residual o gs seco, pois no contm hidrocarbonetos condensveis e o metano preponderante. preponderante.

Sistema de processamento do Gs Natural


Depende fundamentalmente do tipo de processo utilizado e da riqueza do gs. Tipos de processamento: Refrigerao simples: condensao de hidrocarbonetos mais pesados atravs da diminuio da temperatura, com o uso de fluido refrigerante; Absoro refrigerada: contato com fluido auxiliar numa torre da alta refrigerada: presso e baixa temperatura, com o uso de fluido refrigerante (propano); TurboTurbo-expanso: Abaixamento da temperatura do gs, atravs da sua expanso numa turbina, condensando hidrocarbonetos mais pesados; Expanso Joule-Thompson: a expanso do gs numa vlvula causa Joule-Thompson: diminuio de presso e reduo de temperatura.

Etapas de obteno do Gs Natural


Etapa 1 - A etapa inicial a explorao, que consiste em duas fases: a pesquisa e a perfurao do poo. Etapa 2 - O gs deve passar por vasos separadores que so projetados e equipados para tirar os hidrocarbonetos e a gua que estiver em estado lquido, e tambm as partculas slidas. Etapa 3 - Caso o gs esteja contaminado por compostos de enxofre, ento ele enviado para Unidades de Dessulfurizao, onde esses contaminantes Dessulfurizao, sero removidos. Etapa 4 - Em seguida, uma parte do gs utilizada no prprio sistema de produo, em processos conhecidos como rejeio e gs lift, com o lift, objetivo de aumentar a recuperao de petrleo do reservatrio. Etapa 5 Na etapa final o gs restante enviado para processamento, que consiste na separao de seus componentes em produtos especificados e prontos para utilizao.

Benefcio do Gs Natural como combustvel


Alm de terem um baixo custo, porque geralmente so gases obtidos como subprodutos, so combustveis que formam com o ar uma mistura mais homognea. Essa homognea. caracterstica contribui para uma melhor distribuio nos cilindros, aumentando o rendimento do gs natural como combustvel. combustvel. Aumento tambm a facilidade da partida a frio do motor; motor; Causa um baixo impacto ambiental; ambiental; Facilidade do gs natural como combustvel. combustvel.

Desvantagens do Gs Natural
Apresenta riscos de asfixia, incndio e exploso. Por se tratar de um combustvel fssil, ele uma energia no renovvel, portanto, finita. Em caso de fogo em locais com insuficincia de oxignio, poder ser gerado monxido de carbono (altamente toxico). toxico).

Principais gases
Metano CH; Etano C2H6; Dixido de carbono CO2; Nitrognio N2;

Gases obtidos atravs da Refinaria de Petrleo


Propano; Butano; Gs do gasognio.

Impacto Ambiental
Apesar das vantagens relativas do gs natural, quando comparado ao petrleo e ao carvo mineral, seu aproveitamento energtico tambm produz impactos indesejveis ao meio ambiente, principalmente na gerao de energia eltrica. eltrica.

Vantangens e Desvantagens
Risco de asfixia, incndio e exploso; Em caso de fogo em locais com insuficincia de oxignio, poder ser gerado o monxido de carbono, altamente txico. Fora esses problemas, ele tambm pode ser benfico ao meio ambiente, possuindo com principais qualidades: Baixo impacto ambiental, ou seja, uma combusto limpa no deixando impurezas no ar como outras formas de energia; Transporte facilitado, ou seja, no necessita de meios de transportes terrestres, que liberam gases poluentes a partir de outros combustveis; Fcil de se manusear, pois, no requer estocagem, assim, eliminando riscos de armazenamento; Por apresentar uma estrutura mais leve que o ar, se dissipa rapidamente em caso de um possvel vazamento ao contrrio do gs de cozinha que por ser mais pesado, tende a se acumular, facilitando a formao de uma mistura explosiva;

O gs natural contribui para o Efeito Estufa?


Talvez a principal vantagem da utilizao do gs natural seja a baixssima emisso de poluentes e a melhora das condies ambientais, contribuindo para a reduo do efeito estufa. Devido a sua composio, a estufa. sua queima ocorre de maneira limpa e uniforme, com menos fuligem e outras substancia malficas ao meio ambiente. Baseandoambiente. Baseando-se nesses dados, os governos que hoje investem em energias renovveis, esto se comprometendo a aumentar o uso do gs natural. Alm natural. de no contribuir com o efeito estufa, esse gs altamente recomendado a vida da populao de grandes centros, pois, substitui a utilizao de gases malficos e evita a produo de cinzas e detritos. detritos.

ESPECIFICAO PARA DISTRIBUIO


Dispe sobre as atividades relativas a distribuio de gs natural, de que trata o art. 177 da Constituio Federal, bem como sobre as atividades de tratamento, processamento, estocagem, liquefao, regaseificao e comercializao de gs natural; altera a LEI N 9.478, DE 6 DE AGOSTO DE 1997; e d outras providncias.

Comercializao
As empresas de comercializao de gs so responsveis pela gesto das relaes com os consumidores finais, incluindo a faturao e o servio ao cliente.

Distribuio
A distribuio a etapa final do sistema, quando o gs chega ao consumidor, que pode ser residencial, comercial, industrial ou automotivo. Nesta fase, o gs j deve estar atendendo a padres rgidos de especificao e praticamente isento de contaminantes, para no causar problemas aos equipamentos onde ser utilizado como combustvel ou matria-prima. Quando necessrio, dever tambm estar odorizado, para ser detectado facilmente em caso de vazamentos.

Transporte
O transporte na fase gasosa pode ser realizado a alta presso, comprimido a 230kgf/cm 230kgf/cm2.

Como o GN depois de ser processado, tornatorna-se inodoro e capaz de se tornar explosivo em condies ambientais, acrescentaacrescenta-se uma substncia odorante na distribuio e no transporte. transporte.

O transporte do gs natural pode ser efetuado, desde a zona de produo at a regio de consumo, por trs formas: formas: Gasodutos
Sob a forma liquefeita (gs liquefeito-GNL); liquefeito Em navios criognicos; Sob a forma de compostos de derivados de lquidos ou slidos

CE MA

Fortaleza
Guamar
RN PB PE

Natal Joo Pessoa Recife Macei

Guamar-Pecm 377km Gasoduto do Nordeste 422km, 12pol Gasoduto Pilar-Cabo 194km, 12pol

PI

TO BA

AL SE

Aracaju Salvador

Gasoduto Pilar - Atalaia 263km, dim. variados Sergipe-Bahia 230km, 14pol Lagoa Parda-Vitria 93km, 8pol Cabinas-Vitria 325km, 18pol Cabinas-Reduc 178km, 16pol 184km, 20pol

GO MG

Reduc-B.H. 356km, 16pol

MALHA NORDESTE
EXISTENTES 1.486 Km

Belo Horizonte
MS ES

Vitria
SP

REDUC

RJ
CABINAS

MALHA SUDESTE
EXISTENTES 1.278 Km EM PROJETO 325 Km
(*) No Inclui Gasoduto Bolvia-Brasil

PR SC RS

Santos Reduc-Volta Redonda 100km, 18pol Volta Redonda-S. Paulo 325km, 22pol Santos-S. Paulo 42km, 12pol

PRINCIPAIS GASODUTOS TERRESTRES DO BRASIL

Transporte na fase gasosa


O gs natural no estado gasoso comprimido, pode ser realizado atravs de navios ou caminhes-tanque caminhese armazenado em tanque e tubulaes, o volume se d a ordem de 5000 m de gs natural por reboque, para o caso do transporte rodovirio. No caso de grandes volumes em regime de operao contnua nas mais variadas distncias o transporte por gasodutos a presses de at 120 Kgf/cm se Kgf/cm apresenta como meio de transporte econmico e confivel.

Transporte na fase lquida


O gs natural para se tornar lquido refrigerado e mantido temperatura de -160 graus centgrados presso prxima da atmosfrica, exigindo um complexo sistema de armazenamento e transporte especfico para operar com o gs natural nessas condies. condies. 1- O transporte martimo de LGN efetuado em navios com capacidade de at 125000 m de LGN e o fluvial atravs de tanques ou navios de pequeno porte com capacidade variando de 600 6000 m de LGN. LGN. Normalmente, o terminal martimo armazena o LGN em tanques criognicos e o gs natural enviado ao sistema de transporte dutovirio com o auxlio de bombas centrfugas e vaporizador de LGN. LGN. 2- O transporte terrestre pode ser efetuado atravs de caminhescaminhestanque ou vages-tanque com capacidade da ordem de 35 m3 de GNL. vagesGNL. Os tanques so fabricados com ao e isolamento trmico especial para manter o gs natural na fase lquida e, por este motivo, os custos so muito elevados. elevados.

Controle de Qualidade RESOLUO ANP N 41, DE 5.12.2007-DOU 5.12.200710.12.2007


Considerando que atribuio legal da ANP regular a atividade de Distribuio de Gs Natural Comprimido (GNC) a Granel em todo o territrio nacional, mediante a autorizao pessoa jurdica que cumpra os requisitos mnimos de carter tcnico, jurdico e econmico, estabelecidos previamente em regulamentao especfica da ANP, para ingresso e permanncia no exerccio desta atividade.

Controle de Qualidade

FONTE: PORTAL SO FRANCISCO

Mercado do Gs Natural
O gs natural usado como combustvel para fornecimento de calor, gerao e cogerao de eletricidade e de fora motriz; como matria-prima nas indstrias motriz; matriasiderrgica, qumica, petroqumica e de fertilizantes. Na rea fertilizantes. de transportes utilizado como substituto do leo diesel, gasolina e lcool. lcool. Gs domiciliar - No uso em residncias, o gs natural chamado de "gs domiciliar". domiciliar". Gs veicular - No uso em automveis, nibus e caminhes, o gs natural recebe o nome de "gs veicular", oferecendo vantagem no custo por quilmetro rodado. rodado.

Uso Industrial
Na indstria, o gs natural utilizado como combustvel para fornecimento de calor, gerao de eletricidade e de fora motriz, como matria-prima nos setores qumicos, matriapetroqumicos e de fertilizantes, e como redutor siderrgico na fabricao de ao. Proporciona uma combusto limpa, ao. isenta de agentes poluidores, ideais para processos que exigem a queima em contato direto com o produto final, como na indstria de cermica, fabricao de vidro e cimento. cimento.

Uso Domstico e comercial


Largamente utilizado em residncias e no comrcio. comrcio. Em pases de clima frio, seu uso bsico para aquecimento interno de ambientes. No Brasil, seu uso ambientes. residencial e comercial no aquecimento de gua, atravs de aquecedores e boilers, e no preparo de alimentos, em foges. foges.

O que Gs Natural Rico? Gs que tem teor de compostos mais pesados que o propano, constitudo pelas fraes de GLP e gasolina natural. O que Gs Natural Pobre? Gs que tem predominncia em Metano.

SEGURANA

O GNV um dos combustveis mais seguros, basta que sejam seguidos os padres de segurana. Alm disso, o gs segurana. natural mais limpo e menos txico que a gasolina e o lcool. lcool.

Presso de trabalho
O gs natural veicular diferente do gs liquefeito de petrleo (GLP). A presso de trabalho de um botijo de GLP (GLP). (gs de cozinha) em torno de 1,5 MPa (15 bar). J para o bar). GNV, fica em torno de 20 Mpa (200 bar). Para evitar riscos bar). de exploso, nunca armazene gs natural em botijes de GLP ou em qualquer outro tipo de armazenamento que no seja o cilindro especfico. Lembre-se sempre que o uso do especfico. LembreGLP como combustvel em veculos proibido por uma resoluo da Agncia Nacional de Petrleo, Gs Natural e Biocombustveis (ANP). (ANP).

Cilindro
O local onde ficar armazenado o combustvel no deve ter emendas ou soldas, sendo resistente a choques e colises. colises. O cilindro deve possuir tambm um dispositivo de segurana que automaticamente acionado, minimizando o risco de um acidente. acidente.

Inflamabilidade: o GNV mais leve do que o ar, portanto, em caso de vazamento, se dissipa na atmosfera, reduzindo o risco de exploso ou incndio. Ele se inflama a uma temperatura de 620 C, enquanto a gasolina se inflama a 300 C e o lcool a 200 C.

Inspeo de segurana veicular

Aps a converso ser realizada, exija da instaladora a nota fiscal com descrio de todos os componentes instalados e o nmero do CAGN do kit utilizado. Em utilizado. seguida, dirija-se de imediato a um organismo de dirijainspeo acreditado pelo Inmetro. A relao dos Inmetro. mesmos pode ser encontrada no site do Inmetro. Ele Inmetro. atestar a segurana do seu veculo. veculo.

CONCLUSO
O gs natural pode ser associado ou no ao petrleo e varia de campo para campo de acordo com o tipo de matria orgnica que lhe deu origem. A cada ano que origem. passa o gs vem sendo mais utilizado do que os derivados de petrleo para fins trmicos. Como obt-lo desde a trmicos. obtexplorao que divida em pesquisas e a perfurao do poo e os processos que ele sofre para poder retirar os hidrocarbonetos e fludos do gs natural mido at que ele fique seco atravs de alguns mtodos como refrigerao simples, absoro refrigerada, Turbo-expanso e Expanso TurboJoule-Thompson. Joule-Thompson. Os benefcios da utilizao do gs e desvantagens do mesmo. Como ele transportado desde mesmo. da plataforma at a refinaria e dela para o comrcio. Os comrcio. impactos que ele causa ao meio ambiente, efeito estufa e os cuidados que devem ser tomados na utilizao do gs natural tanto ele na fase mida quanto na seca e no seu transporte. transporte.

REFERNCIAS
http://www.anp.com.br Acesso em 10 de abril de 2010 http://www.petrobras.com.br Acesso em 16 de abril de 2010 http://www.portalsaofranscisco.com.br http://www.portalsaofranscisco.com.br Acesso em 25 de abril de 2010 http://www.ie.ufrj.br/infopetro Acesso em 01 de maio de 2010 http://www.youtube.com/watch?v=9v4df3JW8WM Acesso 25 de maio de 2010

Das könnte Ihnen auch gefallen