Sie sind auf Seite 1von 5

PROPOSTA DE EMENDA CONSTITUIO N.

86, DE 2007

Altera o 2 do art. 55 da Constituio Federal.

As Mesas da Cmara dos Deputados e do Senado Federal, nos termos do 3 do art. 60 da Constituio Federal, promulgam a seguinte emenda ao texto constitucional: Art. 1 O 2 do art. 55 da Constituio Federal passa a vigorar com a seguinte redao: Art. 55.................................................................. 2 Nos casos dos incisos I, II e VI, a perda do mandato ser decidida pela Cmara dos Deputados ou pelo Senado Federal, por maioria absoluta e em voto aberto, mediante provocao da respectiva Mesa ou de partido poltico representado no Congresso Nacional, assegurada ampla defesa.(NR)

Art. 2 Esta Emenda Constitucional entra em vigor na data da sua publicao.

JUSTIFICAO Os recentes acontecimentos polticos, com a natural reao da opinio pblica, implicam a necessidade de mais transparncia nas decises que envolvam pessoas pblicas. o que ocorre com os casos de votao de perda de mandato de parlamentares. Diferentemente de uma votao de indicaes do Poder Executivo, ou de vetos do Presidente da Repblica, em que o voto secreto uma garantia da independncia do Poder Legislativo, a votao de perda de mandato origina-se de um processo entre os pares, na qual o eleitor quer conhecer a posio do parlamentar, se esta ser corporativa ou no. Recentemente, na Cmara dos Deputados, o publico pde acompanhar todos os pronunciamentos e procedimentos relativos aos processos dos envolvidos em escndalos, como o Mensalo e Sanguessugas. No entanto, por ter sido a votao secreta, a recomendao do Conselho de tica, pela perda de mandato, no foi seguida pelo Plenrio, deixando, para a opinio pblica, a sensao de impunidade. O voto secreto impede qualquer possibilidade de avaliao sobre o comportamento das pessoas. por isso que o voto secreto condenvel quando se trata de julgamento de natureza tica. possvel que se crie constrangimento, mas a populao tem o direito de fiscalizar o seu representante. O atual sistema de votao para a cassao do mandato de um parlamentar subtrai esse direito da populao ao manter o voto secreto. importante observar que todo o processo de julgamento penal deve ter sua deciso proferida de forma clara para que no restem dvidas a cerca no s dos procedimentos, como tambm do comportamento de todos os agentes envolvidos. Lembremo-nos que o STF, ao acolher a denncia contra os

envolvidos no esquema do Mensalo o fez de forma aberta e transparente. Somente dessa forma, a sociedade pode vir a ter confiana nos fatos ocorridos. No admissvel, assim, que o Congresso Nacional, instituio que representa o povo, mantenha instrumento antidemocrtico que simplesmente serve para macular sua viso frente aos diversos setores da sociedade. Enfatize-se que o voto secreto um instrumento que deve ser usado para preservar a democracia, mas nunca como um instrumento que sirva para impedir a transparncia que a prpria democracia exige como um dos seus valores fundamentais. Portanto, no h sentido, no atual momento histrico e poltico de nosso pas, manter a votao secreta em caso de perda de mandato.

Sala das Sesses,

Senador ALVARO DIAS

Altera o 2 do art. 55 da Constituio Federal.

SENADOR

ASSINATURA

Altera o 2 do art. 55 da Constituio Federal.

SENADOR

ASSINATURA

Das könnte Ihnen auch gefallen