Sie sind auf Seite 1von 4

Santssima Trindade

SANTSSIMA TRINDADE SOLENIDADE DO SENHOR Prefcio O mistrio da Santssima Trindade Na verdade, justo e necessrio, nosso dever e salvao dar-vos graas, sempre e em todo o lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso. Com vosso filho nico e o Esprito Santo, sois um s Deus e um s Senhor. No uma nica pessoa, mas trs pessoas num s Deus. Tudo o que revelastes e ns cremos a respeito de vossa glria atribumos igualmente ao Filho e ao Esprito Santo. E, proclamando que sois o Deus eterno e verdadeiro, adoramos cada uma das pessoas, na mesma natureza e igual majestade. Unidos multido dos anjos e dos santos, ns vos aclamamos, jubilosos, cantando (dizendo) a uma s voz... Antfona da comunho: Porque sois filhos, Deus enviou aos vossos coraes o Esprito do seu Filho, que clama: Abba, Pai! (Gl 4,6)

Santssima Trindade Evangelho (Mateus 28,16-20) Aleluia, aleluia, aleluia. Glria ao Pai e ao Filho e ao Esprito divino, ao Deus que , que era e que vem, pelos sculos. Amm (Ap 1,8). Proclamao do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus. 28, 16 Os onze discpulos foram para a Galileia, para a montanha que Jesus lhes tinha designado. 17 Quando o viram, adoraram-no; entretanto, alguns hesitavam ainda. 18 Mas Jesus, aproximando-se, lhes disse: Toda autoridade me foi dada no cu e na terra. 19 Ide, pois, e ensinai a todas as naes; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo. 20 Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, at o fim do mundo. Palavra da Salvao.

Santssima Trindade

Segunda Leitura Das Cartas de Santo Atansio, bispo (Ep. l ad Serapionem, 28-30: PG 26,594-595.599) (Sc.IV) Luz, esplendor e graa na Trindade e da Trindade No devemos perder de vista a tradio, a doutrina e a f da Igreja catlica, tal como o Senhor ensinou, tal como os apstolos pregaram e os Santos Padres transmitiram. De fato, a tradio constitui o alicerce da Igreja, e todo aquele que dela se afasta deixa de ser cristo e no merece mais usar este nome. Ora, a nossa f esta: cremos na Trindade santa e perfeita, que o Pai, o Filho e o Esprito Santo; nela no h mistura alguma de elemento estranho; no se compe de Criador e criatura; mas toda ela potncia e fora operativa; uma s a sua natureza, uma s a sua eficincia e ao. O Pai cria todas as coisas por meio do Verbo, no Esprito Santo; e deste modo, se afirma a unidade da Santssima Trindade. Por isso, proclama-se na Igreja um s Deus, que reina sobre tudo, age em tudo e permanece em todas as coisas (cf. Ef 4,6). Reina sobre tudo como Pai, princpio e origem; age em tudo, isto , por meio do Verbo; e permanece em todas as coisas no Esprito Santo. So Paulo, escrevendo aos corntios acerca dos dons espirituais, tudo refere a Deus Pai como princpio de todas as coisas, dizendo: H diversidade de dons, mas um mesmo o Esprito. H diversidade de ministrios, mas um mesmo o Senhor. H diferentes atividades, mas um mesmo Deus que realiza todas as coisas em todos (lCor 12,4-6). Os dons que o Esprito distribui a cada um vm do Pai por meio do Verbo. De fato, tudo o que do Pai do Filho; por conseguinte, as graas concedidas pelo Filho, no Esprito Santo, so dons do Pai. Igualmente, quando o Esprito est em ns, est em ns o Verbo, de quem recebemos o Esprito; e, como o Verbo, est tambm o Pai. Assim se cumpre o que diz a Escritura: Eu e o Pai viremos a ele e nele faremos a nossa morada (Jo 14,23). Pois onde est a luz, a tambm est o esplendor da luz; e onde est o

Santssima Trindade

esplendor, a tambm est a sua graa eficiente e esplendorosa. So Paulo nos ensina tudo isto na segunda Carta aos corntios, com as seguintes palavras: A graa do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunho do Esprito Santo estejam com todos vs (2Cor 13,13). Com efeito, toda a graa que nos dada em nome da Santssima Trindade, vem do Pai, pelo Filho, no Esprito Santo. Assim como toda a graa nos vem do Pai por meio do Filho, assim tambm no podemos receber nenhuma graa seno no Esprito Santo. Realmente, participantes do Esprito Santo, possumos o amor do Pai, a graa do Filho e a comunho do mesmo Esprito. Responsrio Cf. Te Deum; Dn 3,56.52

R. Bendigamos ao Pai e ao Filho; bendigamos ao Esprito Santo. * E louvemos a Deus para sempre, V. Sede bendito no celeste firmamento, a vs louvor, honra e glria eternamente! * E louvemos a Deus para sempre, Orao Deus, nosso Pai, enviando ao mundo a Palavra da verdade e o Esprito santificador, revelastes o vosso inefvel mistrio. Fazei que, professando a verdadeira f, reconheamos a gloriada Trindade e adoremos a Unidade onipotente. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Esprito Santo.

Das könnte Ihnen auch gefallen