Sie sind auf Seite 1von 1

EDN ESCOLA DIONYSIO NOGUEIRA TURMA: Dependncia- 7 Ano BIMESTRE: 2 DATA: ______________ DISCIPLINA: Cincias PROFESSORA: Bianca Arajo

o ALUNO: ______________________________________________________ NOTA:____________

EXERCCIOS DE DEPENDNCIA Rpteis:


1. 2. 3. 4. 5. Como o revestimento corporal dos rpteis? Explique como acontece a respirao desses animais. Os rpteis so animais ectotrmicos e pecilotrmicos. Explique o que isso significa. Descreva como a reproduo dos rpteis. Apesar de terem grande flego e capacidade de natao, tartarugas podem morrer afogadas quando ficam presas a redes de pesca. Por qu? 6. Andando por uma floresta, poderamos encontrar pedaos de pele de cobras. O que isso significa?

Anfbios:
1. 2. 3. 4. Quais so os trs tipos de respirao que os anfbios podem apresentar? D exemplos. A reproduo dos anfbios assexuada ou sexuada? Explique a reproduo dos anfbios. Quais as variedades de anfbios que podemos encontrar? D exemplo para cada tipo. Na poca da reproduo, os machos dos sapos_________________ as fmeas e esperam at que elas coloquem os ________________. Ento, eles eliminam os ____________________ em cima. Sua fecundao, portanto, __________________. Dos ovos nascem larvas denominadas_______________, que tm respirao _______________. Complete os espaos em branco. 5. Compare o corao dos anfbios com os dos rpteis e aponte semelhanas e/ou diferenas. 6. comum se afirmar que os anfbios so animais de transio entre o ambiente aqutico e o terrestre. Justifique.

Equinodermos:
1. 2. 3. 4. 5. O que so Equinodermos? E como podemos reconhecer um? O que o sistema ambulacrrio? E para que serve? O que significa simetria radial? Cite exemplos de animais que pertencem ao filo Equinodermo. Se voc precisa fazer uma pesquisa observando equinodermos em seu hbitat natural, poderia escolher um lago ou uma lagoa para executar essa tarefa? Justifique. 6. Por que se costuma dizer que as estrelas do mar possui uma forma estranha de se alimentar?

Artrpodes:
1. 2. 3. 4. 5. 6. O que so Artrpodes? Como dividido seu corpo? Quais so as 5 classes que subdividem o filo artrpodes? O que exoesqueleto? Qual a sua funo? Descreva o corpo de um inseto? Diferencie metamorfose completa de metamorfose incompleta. D exemplos. Como classificada a respirao de um inseto?

Das könnte Ihnen auch gefallen