Sie sind auf Seite 1von 4

Os 10 Erros Fatais em uma Entrevista de Emprego

O sucesso de uma entrevista de emprego pode depender de alguns detalhes. Uns pequenos, outros nem tanto assim. Uma roupa mal escolhida, uma frase dita fora de hora... Para ajudar voc a ser melhor sucedido nas prximas selees, consultamos diversos especialistas em recrutamento e seleo que falaram, afinal, o que pe tudo a perder quando voc est frente a frente com o entrevistador. Confira os dez erros fatais na entrevista de emprego!

Chegar atrasado "Chegar atrasado numa entrevista, alm de desorganizao, demonstra que o candidato no est dando o devido valor entrevista. A displicncia com o horrio mostra que voc no priorizou tal compromisso em sua agenda. Alm disso, fazer uma pessoa esperar falta de respeito. Tempo um recurso escasso, logo, deve ser bem aproveitado. Caso voc, por algum motivo, atrase na entrevista, informe imediatamente o entrevistador. Verifique se possvel passar um candidato na sua frente, ou, se necessrio, remarque a entrevista. Se voc chegou no horrio, mas tem compromisso para mais tarde o ideal avisar o entrevistador de antemo. No faa a entrevista na correria para no se sentir pressionado. Isso pode prejudicar seu desempenho." Usar roupas informais demais "Hoje em dia, os jovens so muito despojados. Na faculdade, no h nada de mal nisso. Agora, para a entrevista de emprego, no custa melhorar um pouco o visual. Isso no quer dizer que todo candidato a estgio ou jovem recm-formado deva vestir terno e gravata ou, no caso das meninas, tailer e scarpin. ? preciso saber escolher a roupa e adequar o vesturio a cada tipo de empresa. Uma agncia de publicidade, por exemplo, permite um visual mais informal. Agora, se a entrevista para uma instituio financeira, bvio que o candidato ter de seguir a regra bsica: esporte fino. Lembre-se: o que deve prender a ateno do entrevistador o seu contedo e no a 'embalagem', portanto, jamais v para a entrevista de chinelo, regata, roupa decotada, barriga aparecendo, saia curta ou short."

No saber nada sobre a empresa ou o setor "? muito comum que os candidatos partam para a entrevista de emprego sem saber sobre a empresa em questo ou sobre o setor em que ela est inserida, quando na verdade, ele deveria estar munido do maior nmero de informaes possvel. Se a empresa de recrutamento no divulgar qual a companhia que est em busca de candidatos, ela dever, ao menos, informar sobre o setor. Tem mais chance de sucesso o candidato que sabe se posicionar na entrevista porque domina o assunto trabalho, em detrimento daquele que no se deu ao trabalho de pesquisar mais sobre a empresa em questo. Sempre repito isso para meus alunos: informao nunca demais."

Expressar-se mal, com grias e frases sem sentido "O discurso mais adequado para uma entrevista aquele em que o candidato consegue ser objetivo, responder as perguntas do entrevistador, expor seu ponto de vista quando convidado a fazer isso e perguntar, com tato, detalhes sobre a vaga. No meio do caminho, porm, muito comum que os candidatos faam uso de grias e regionalismos na hora de tirar suas dvidas. O linguajar um detalhe importante, dependendo das expresses utilizadas, o discurso demonstra certa imaturidade do candidato. O ideal responder as perguntas com calma, ter tempo para pensar e expor suas idias com tranqilidade. Este, alis, outro problema grave de muitos discursos. Tem candidato que fica to nervoso na hora da entrevista que dispara a falar e quando percebe j mudou de assunto e no respondeu a pergunta do entrevistador. Isso muito ruim, j que o ritmo da entrevista um fator importante."

Mentir sobre suas qualificaes "Mentir na entrevista o mesmo que dar corda para se enforcar. Inventar cursos, referncias e pequenos sucessos colocam o candidato numa situao vulnervel porque, caso seja contratado, ter de sustentar essa inverdade por muito tempo. E como diz o ditado: mentira tem perna curta, hora ou outra seu deslize ser descoberto. A o prejuzo ser bem maior. Uma vez que seu superior descobrir que voc no tem as habilidades destacadas na entrevista, perceber que seu perfil no atende s necessidades da empresa, e mais, que errou ao apostar em sua seleo. Ao ser contratado, o indivduo precisa ter claro que convenceu o recrutador de possuir determinadas competncias. Ao mentir, no s estar provando que no as tem como atestar sua falta de carter ao faltar com a verdade. Isso deixar o recrutador descontente duas vezes e poder resultar em demisso comprometendo, inclusive, futuras recomendaes."

Falar mal do emprego ou do chefe anterior "Mesmo que esteja com raiva da empresa ou do chefe antigo, jamais fale mal deles na entrevista de emprego. Essa atitude vista com maus olhos por 99,9% dos recrutadores. Na entrevista de emprego, o recrutador no est interessado em ficar por dentro de 'pendengas' cujas pessoas e razes ele simplesmente desconhece. Seu objetivo investigar de que maneira seu perfil profissional e suas qualificaes podero ser teis para a empresa. Caso voc v logo partindo para o discurso de que estava infeliz no emprego anterior porque seu chefe o perseguia, alm de desviar o foco da entrevista, estar levantando questes que podem levar o recrutador a repensar sua contratao. Afinal, numa situao de conflito, preciso avaliar a parcela de culpa de ambas as partes. Alm disso, falar mal da empresa ou do antigo chefe revela uma postura antitica de sua parte, pois se tratam de segredos e detalhes de um negcio do qual voc no faz mais parte. Mas, ateno: isso no quer dizer que voc deva mentir, e sim, contornar a situao. Uma boa sada dizer que saiu da empresa por estar

em busca de novos desafios profissionais." Disputar espao com o entrevistador "Para disfarar o nervosismo, tem muita gente que acaba partindo para o ataque e disputando espao com o recrutador durante a entrevista. Para driblar a insegurana, ele acaba querendo fazer pose de sabido a fim de triunfar sobre o recrutador. Isso tudo, porm, muito mais que previsvel para quem trabalha com Recursos Humanos. A, das duas uma: ou voc perde a vaga porque o recrutador percebe sua insegurana por meio de uma postura imatura de quem est na defensiva, ou acaba sendo eliminado pela prepotncia e o excesso de arrogncia que esse comportamento demonstra. Por isso, no entre numa disputa direta com o recrutador. Espere, escute e, a sim, faa suas consideraes, sempre com humildade."

Vangloriar-se de suas conquistas pessoais "Na hora de 'vender seu peixe' ponha o ego de lado e no em primeiro lugar. O discurso no pode estar recheado de "eu fiz"; "eu consegui"; "eu conquistei"; e "eu realizei". Quando voc coloca todas as conquistas em primeira pessoa pode soar presunoso para o entrevistador. At porque, na maior parte das empresas, os projetos e as realizaes no so fruto do trabalho individual, mas sim, de uma equipe. Na hora de destacar seus feitos, procure valorizar sua participao em um projeto de sucesso implementado por uma equipe, e a partir disso, destaque como foi sua atuao para que ele fosse bem-sucedido. Lembre-se: egocentrismo no uma caracterstica admirada pelos contratantes. Para no cair nessa, vale treinar na frente do espelho. Olho no olho, com segurana no discurso. Um pouco de bom humor tambm ajuda. Existe uma tese que diz: quando voc sorri, se desarma internamente e se torna mais receptivo."

No perguntar nada durante a entrevista "No porque voc est fazendo uma entrevista que sua participao na conversa deve se limitar a responder o que o entrevistador pergunta. Por timidez ou insegurana, muita gente sai com dvida da entrevista e isso ruim. Caso o recrutador no mencione, sua obrigao perguntar detalhes sobre a rotina de trabalho e benefcios. Porm, isso no significa que voc deve incorporar o perguntador chato. Caso a explicao sobre a vaga no tenha sido suficiente para esclarecer suas dvidas, pergunte com bastante delicadeza novamente: 'Desculpe-me, no ficou muito claro para mim'. Agora, se mesmo assim restarem dvidas, deixe para outra ocasio. Perguntar sobre o salrio no uma coisa ruim, desde que voc no se preocupe s em saber quanto ser a remunerao. Procure se informar sobre outros detalhes para no mostrar que est interessado s no dinheiro."

Demonstrar desequilbrio emocional

"No segredo para ningum que o nervosismo pode atrapalhar, e muito, nos momentos decisivos. Na entrevista de emprego no poderia ser diferente. O candidato pode at ter o perfil ideal para a vaga, mas se deixar a tenso domin-lo no momento em que precisa deixar claro suas qualificaes, sua chance pode ir por gua abaixo. O desequilbrio emocional demonstrado pela insegurana e o nervosismo pode dizer ao recrutador que voc no est pronto para assumir uma grande responsabilidade. Por isso, evite cometer erros como: levar um acompanhante para esper-lo aps a entrevista, inflar seu discurso com comentrios negativos ou colocar-se em uma posio de vtima frente adversidades. Se voc tem um bom currculo e suas caractersticas correspondem ao perfil da vaga, no h motivo para se preocupar."

Das könnte Ihnen auch gefallen