Sie sind auf Seite 1von 7

Pedro Apolinrio: Explicao de textos difceis

LEI E GRAA
INTRODUO
Infelizmente, membros de Igrejas Evanglicas e at estudantes de Teologia de certas faculdades creem firmemente que a lei se ope graa. Anote estas declaraes: Pondo o assunto em seu devido lugar, somente quando a lei feita um meio de salvao, entra ela em choque com os princpios da graa. A lei destina-se a revelar o pecado; a graa destina-se a salvar do pecado. Nenhum conflito pode existir entre ambas (RAY C. STEDMAN. Our Hope. In: Ministrio Adventista, julho/agosto, 1962, pg. 20). Os dispensacionalistas, contrariando o ensino bblico, tm defendido duas pocas distintas: dispensao da lei (Velho Testamento) e dispensao da graa (Novo Testa mento). A finalidade deste estudo harmonizar a lei com a graa, colocando cada uma em seu devido lugar.

COMENTRIOS GERAIS
I. QUE LEI? Na Bblia, a palavra empregada com mltiplos significados. a) Designa o Pentateuco (Lc 24:44). b) A lei dada a Moiss no Monte Sinai (Rm 5:13; Gl 3:17,19). c) empregada no sentido de expresso da vontade de Deus e do Seu carter justo e santo (Rm 3:20; 7:12; 1Tm 1:8; Tg 1:25). Em outras palavras: a expresso do carter de Deus em termos humanos. Como igreja cremos nesta trplice finalidade da lei. 1) Ela nos mostra o pecado ou convence-nos de que somos pecadores. "Pela lei vem o pleno conhecimento do pecado" (Rm 3: 20). 2) Guia o pecador a Cristo (Ef 4:24-25). 3) Ser a norma do juzo (Tg 2:12). As leis so as normas estabelecidas por Deus para que por elas pautemos a nossa vida.
www.esperanca.com.br Pgina 1

Pedro Apolinrio: Explicao de textos difceis II. O QUE GRAA? a) Favor imerecido. Ddiva a que se no faz jus. b) uma qualidade intrnseca de Deus, que brota do Seu amor por ns, levando-o a fazer tudo em nosso favor a fim de que possamos ser salvos. c) a fonte de nossa salvao. "Porque pela graa sois salvos, mediante a f; e isto no vem de vs, dom de Deus." (Ef 2:8). d) "Graa a mo de Deus que se estende em direo a Terra. F a mo do homem que se ergue para pegar a mo de Deus." Dicionrio Adventista. e) a aceitao do homem por parte de Deus. "A graa divina, eis o grande elemento do poder salvador; sem ela, todo o esforo humano intil" (CPPE, p. 487). f) Elemento divino que nos d poder para obedecer lei de Deus. "Sem a graa de Cristo impossvel dar um passo em obedincia lei de Deus." Selected Messages, vol. 1, pg. 372. g) "A graa uma qualidade que d ao homem a fora de executar as exigncias de Deus" (Lutero).

OS ADVENTISTAS E A LEI
Como igreja j fomos acusados de crermos na justificao pela obedincia lei. uma realidade inegvel, que antes de 1888 nossos pregadores encareciam muito a lei de Deus, mas aps a Conferncia Geral de Minepolis, graas atuao segura de Ellen G. White e os estudos dos pastores Waggoner e Jones, passamos a encarecer a justificao pela f. A acusao de crermos que somos salvos pela guarda dos mandamentos infundada. Ningum poder provar atravs de nossos sermes e de nossa literatura esta ideia antibblica. A rica bibliografia adventista confirma que jamais atribumos lei uma funo salvadora. Nossa posio quanto aos Dez Mandamentos esta: So grandes preceitos morais, imutveis, obrigatrios a todos os homens, em todas as pocas (ver x 20:1-17). Aceitamos a declarao do eminente telogo batista, Strong, em sua Teologia Sistemtica, pg. 538: "A lei de Deus , por conseguinte, simplesmente uma expresso da natureza divina, em forma de reivindicaes morais." No pargrafo oitavo, das Crenas Fundamentais dos Adventistas do Stimo Dia se encontra:

www.esperanca.com.br

Pgina 2

Pedro Apolinrio: Explicao de textos difceis "O homem justificado, no pela obedincia da lei, mas pela graa que h em Cristo Jesus. Aceitando a Cristo, ele reconciliado com Deus, justificando por seu sangue quanto aos pecados cometidos no passado e salvos do poder do pecado pela permanncia de Sua vida nele." A seguinte declarao de Santo Agostinho oportuna: "Pela lei tememos a Deus, pela graa confiamos nele."

O LEGALISMO E A GUARDA DOS MANDAMENTOS


Nos dias de Paulo havia trs erros concernentes lei e graa, erros esses que tm perdurado at os nossos dias. Esses erros so: 1) O LEGALISMO: o ensino que somos salvos pelas obras, observando cerimnias e preceitos da lei. O livro de Romanos refuta esse erro. 2) O ANTINOMIANISMO: Ensina que se somos salvos pela graa, no faz diferena alguma como vivemos e nos conduzimos. A epstola de Tiago uma resposta a este erro doutrinrio. 3) O GALACIANISMO: o ensino que somos salvos pela graa, mas, aps isto, somos guardados pela lei. Em outras palavras: Somos salvos pela f e obras. Paulo guiado pelo Esprito Santo escreveu a carta aos Glatas combatendo esta heresia (ver Novo Testamento Interpretado, de Russel Norman Champlin, v. 4, p. 435). Deploravelmente, h muita gente entre ns no sabendo distinguir o legalismo da guarda dos mandamentos. Legalismo no guardar a lei, obedecer a Deus, mas guardar a letra da lei para obter mritos diante de Deus. Legalismo o mau uso da lei. A obedincia necessria, mas depender de nossa obedincia para a salvao totalmente contrria ao esprito do evangelho. Os judeus afirmavam que Jesus no interpretou bem a lei, quando sabemos que Ele o verdadeiro intrprete da lei. Nossa atitude para com a lei deve ser a que Cristo teve, como est relatada na profecia messinica: "Foi do agrado do Senhor, por amor de sua prpria justia, engrandecer a lei e faz-la gloriosa" (Isaas 42:21). Hal Lindsey na obra Satan is Alive and Well on Planet Earth, p. 163, escreveu:

www.esperanca.com.br

Pgina 3

Pedro Apolinrio: Explicao de textos difceis Se procurarmos ser justificados como crentes pela obedincia a qualquer lei, negamos o poder de Cristo em nossa vida. Isto o que Paulo afirma em Glatas 5:1-5. "Obedincia o resultado de um relacionamento espiritual com Cristo e no o meio para alcanar esse relacionamento." Ellen G. White escreveu: "H dois perigos contra os quais os filhos de Deus, particularmente aqueles que s h pouco aceitaram Sua graa, devem, especialmente, evitar. O primeiro [...] o de considerar as prprias obras, confiando em qualquer coisa que se possa fazer, a fim de se colocar em harmonia com a vontade de Deus. Aquele que procura se tornar santo por suas prprias obras, guardando a lei, tenta o impossvel. Tudo que o homem possa fazer sem Cristo est poludo de egosmo e pecado. O erro oposto e no menos perigoso o de que a crena em Cristo isenta o homem de guardar a lei de Deus, considerando que somente pela f que nos tornamos participantes da graa de Cristo e que as obras nada tm que ver com nossa redeno" (Caminho a Cristo, pgs. 59-60). O Bispo Hopkins ensinou: "Pregar a justificao pela lei, como um concerto, legalismo e torna sem efeito a morte e os mritos de Jesus Cristo. Mas pregar a obedincia lei como regra, evanglico."

PAULO E A LEI
H algumas expresses paulinas que so mal compreendidas porque no so explicadas de acordo com uma exegese correta. Paulo escrevendo a Timteo (1Tm 1:8) exps a sua concepo sobre a lei. "Sabemos, porm, que a lei boa se algum dela se utiliza de modo legitimo." A traduo da The New English Bible transmite bem a ideia do original: "A lei uma excelente coisa, contanto que a consideremos como lei".

I. MORRER PARA A LEI a) Em Romanos 7:4-6, Paulo declara que morremos para a lei e fomos dela libertados. b) Em Glatas 2:19 afirma: "Porque eu, mediante a prpria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus"
www.esperanca.com.br Pgina 4

Pedro Apolinrio: Explicao de textos difceis O contexto e outros princpios exegticos nos informam que as expresses: "morrer para a lei" e "ser libertados da lei" significam o seguinte: O lao que nos ligava lei como caminho para ser aceito por Deus tem que ser quebrado. Notem a declarao do comentarista Stamm: "A morte para, a lei significa deixar de obedecer lei como meio que nos assegura a boa vontade divina." Morrer para a lei, jamais quis significar que no temos mais a obrigao de guardar a lei, mas sim morrer para a lei como meio de justificao. "Quem procura alcanar o cu por suas prprias obras, guardando a lei, tenta uma impossibilidade" (Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 364). Os fariseus ensinavam que a Torah encerra os elementos da vida dos judeus; todos quantos lhe obedecessem viveriam, e aqueles que lhe fossem desobedientes morreriam. (ver Dt 30:11-20). Com a expresso "morrer para a lei", Paulo fazia referncias ao rompimento da crena que a guarda da lei era o caminho para nossa aceitao perante Deus.

II. NO ESTAIS DEBAIXO DA LEI Muitos evanglicos citam a expresso de Paulo: "no estamos debaixo da lei" (Rm 6:14-15; Gl 5:18), querendo significar que a lei moral foi abolida. Os adventistas ensinam que "debaixo da lei' significa "debaixo da condenao da lei". No estar debaixo da lei no quer dizer estar desobrigado de cumpri-la, mas sim no ser culpado de sua transgresso. A nica maneira de no estarmos debaixo da lei cumpri-la. Se transgredimos uma lei, incorremos em multa, priso, ou qualquer punio enfim. A lei nos informa o que devemos fazer, a graa nos lembra que devemos aceitar a Cristo, porque Ele nos capacita a cumprir as exigncias da lei. A graa divina no erradica a lei dando ao homem licena para pecar. Isto amplamente expresso em Romanos 6-8. O que Paulo fez foi condenar terminantemente crenas errneas dos judeus como as seguintes: a lei para ele era equivalente ao plano divino para a salvao do mundo; o homem era aceito por Deus guardando os seus mandamentos.

III. SEM LEI SE MANIFESTOU A JUSTIA DE DEUS (Rm 3:21). Com esta declarao Paulo tinha em mente a justia independente das obras da lei, dos mritos humanos.
www.esperanca.com.br Pgina 5

Pedro Apolinrio: Explicao de textos difceis IV. O SBADO FINDOU NA CRUZ. O Sr. Walter Martin, no livro The Truth About Seventh Day Adventism afirma que o sbado como lei se cumpriu, no sendo mais obrigatrio aos cristos. Na pgina 161 ele afirma: "Em mais de um lugar, o Novo Testamento comenta desfavoravelmente sobre a prtica de qualquer tipo de observncia legalista de dias", acrescentando mais adiante que "o apstolo Paulo ensinou que o sbado, assim como a lei se cumpriu na cruz e no era obrigatrio aos cristos." Em defesa de suas afirmaes cita textos do Novo Testamento, sendo o primeiro deles Colossenses 2:13-17. A explicao para este texto bblico [ um assunto que ser abordado em outro artigo]. Poucos versos do prprio Paulo so suficientes para provar que ele jamais foi contra a lei. a) Rm 3:31: "Anulamos, pois, a lei, pela f? No, de maneira nenhuma, antes confirmamos a lei." b) Rm 7:12: "Por conseguinte, a lei santa; e o mandamento, santo e justo e bom." A. R. Vidler, em seu livro Natural Law, pg. 25, escreveu: "A lei de utilidade aos crentes como um padro de obedincia a Deus, na vida de f, por meio da qual os frutos do Esprito possam surgir."

APARENTE CONTRADIO DE PAULO


"O objetivo da Epstola aos Romanos, comparado com o da Epistola aos Glatas, explica uma aparente contradio entre as duas cartas: Numa, permitida a observncia dos dias (Rm 14:5), noutra, proibida (Gl 4:10-11). A permisso a favor dos judeus convertidos, que tinham escrpulos de conscincia com respeito a pr de parte certos preceitos da Lei em que tinham sido educados. A proibio para os gentios convertidos, aos quais os judaizantes ensinavam que s podiam ser salvos praticando o ritual judaico. Essa observncia, com o fim de salvao, devia ser, portanto, condenada" (JOSEPH ANGUS. Histria, Doutrina e Interpretao da Bblia, p. 150). Se aqueles que creem que Paulo se ope lei moral em Glatas (4:9-11) atentassem para o contexto desta carta jamais chegariam a esta concluso. O contexto de Glatas claro em informar-nos que Paulo a escreveu porque membros das igrejas da Galcia, influenciados por mestres judaizantes pensavam que poderiam ser salvos cumprindo as obras e mincias do judasmo (Gl 2:16; 3:1-6). Paulo insiste que ningum pode ser salvo por suas prprias aes, desde que a salvao dom gratuito de Deus.
www.esperanca.com.br Pgina 6

Pedro Apolinrio: Explicao de textos difceis Paulo queria livrar os crentes do conceito errado de que eles poderiam ser salvos observando a lei mosaica; esclarecendo-os tambm de que no deveriam guardar a lei dos Dez Mandamentos visando conquistar mritos diante de Deus para sua salvao" (Em The Interpreter's Bible, v. X, p. 429-443, na Introduo ao Livro de Glatas). Paulo d nfase a esta verdade fundamental: j lhes mostrei que ensinamentos da lei, visando dirigir a ateno dos homens para a vinda de Cristo, e tendo este cumprido Sua misso, no deveriam mais ser observados na dispensao crist. Antes de concluir so teis ainda mais alguns pensamentos esclarecedores: "Sob o Evangelho ficamos libertos do jugo da lei cerimonial e da maldio da lei moral. A lei moral no foi seno para a localizao da ferida, e a lei cerimonial serviu como sombra precursora do remdio: Cristo, porm, o fim de ambas" (MATHEW HENRY. Comentrios das Escrituras de Mateus). "A graa no importa em liberdade para pecar, mas numa mudana de senhores, e uma nova obedincia e servio. A graa no anula a santa lei de Deus, mas unicamente a falsa relao do homem para com ela" (VICENT. Word Studies in the New Testament, v. III, p. XI.). "A graa no elimina a obedincia, mas antes torna-a imperiosa (Rm 1:5 e 6:17) (RUSSELL NORMAN CHAMPLIN. Comentrio sobre a Epstola aos Efsios: 2:8. In: O Novo Testamento Interpretado Versculo por Versculo). Paulo prev esta objeo doutrina da salvao pela graa por meio de nossa f em Cristo. Se a salvao " parte da lei", ento a lei intil. A resposta de Paulo esta: A funo da lei no livrar do pecado, mas revelar o pecado. Definindo a relao entre a lei e a graa disse Agostinho: "A lei dada para que a graa possa ser exigida; a graa concedida para que a lei possa ser cumprida." Strong diz com convico: "A graa, contudo, no deve ser entendida como se ab-rogasse a lei, mas sim como reafirmando-a e estabelecendo-a (Rom. 3:21)." Para a nossa salvao devemos aceitar a graa de Deus, e pelo nosso viver devemos exaltar a Sua Santa Lei.

www.esperanca.com.br

Pgina 7

Das könnte Ihnen auch gefallen