Sie sind auf Seite 1von 6

RECUPERAO: HISTRIA/ 6 ANO CONTEDO: O POVOMENTO DA AMRICA, MESOPOTMIA E EGITO ANTIGO EXERCCIOS: 1) Em 1975, foram desenterrados vestgios humanos

no stio arqueolgicos de Lagoa Santa, nos arredores de Belo Horizonte. O arquelogo Walter neves, concluiu que o crnio, feminino era o mais antigo encontrado no continente americano. E esse fssil foi batizado com o nome de Luzia. Explique por que a reconstituio do rosto de Luzia abalou as estruturas tradicionais sobre a presena do homem na Amrica. 2) Explique como ocorreu a ocupao do homem Amrica atravs do Estreito de Bering. 3) Caracterize o modo de vida dos povos Sambaquis, povos que viveram ao longo do litoral brasileiro. 4) A figura ao lado, representa o Zigurate que era o templo dedicado aos deuses protetores da cidade. Com relao ao Zigurate, responda: Estabelea a relao entre os zigurate e Astronomia na regio da Mesopotmia 5) Descreva as contribuies dos povos sumerianos mesopotmica. o desenvolvimento da

para o desenvolvimento da cultura

6) Uma das primeiras leis escritas da histria ficou conhecida como o Cdigo de Hamurbi.Descreva a importncia poltica do Cdigo de Hamurbi para a sociedade babilnica, 7) Explique a frase: O Egito uma ddiva do Nilo.

8) Explique como o controle das guas do Rio Nilo contribuiu para o crescimento econmico do Egito Antigo. 9) Caracterize as seguintes castas sociais pertencentes ao Egito Antigo. a) Altos Funcionrios b) escribas c) Sacerdotes 10) Sobre a religio egpcia, responda: A) Por que os egpcios eram politestas? B) Qual era a importncia do Tribunal de Osris para a sociedade egpcia?

C) Por que era importante para os egpcios o ritual de mumificao.

QUESTES FECHADAS
1) A agricultura da Mesopotmia, das mais importantes da Antigidade, caracterizava-se: a) pelo ritmo da produo em funo das cheias do rio Nilo. b) pelo emprego do trabalho animal, especialmente do cavalo e do camelo. c) pelo uso de uma tecnologia mais sofisticada, com emprego de adubos minerais. d) pela fertilidade do solo associada s cheias dos rios Tigres de Eufrates. 2) Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas. As antigas civilizaes orientais caracterizavam-se pelo predomnio das concepes polticas.................. e pelo carter majoritariamente..................... de suas crenas religiosas. a) teocrticas monotesta. d) democrticas - monotestas b) democrticas politestas c) teocrticas politestas

3) Quais os pases do Oriente Mdio atual que correspondem regio da Antiga Mesopotmia, a) Ir-Iraque, Arbia, Israel e Sria; d) Iraque, Lbano, Ir e Israel; b) Iraque, Kuwait; c) Lbano, Israel, Sria e Jordnia;

4) Leia, com ateno, o texto abaixo, que reproduz trechos de um conjunto de leis produzido na Antiguidade. Se um homem cegou o olho de um homem livre, o seu prprio olho ser cego. Se um homem tiver arrancado os dentes de um homem de sua categoria, os seus prprios dentes sero arrancados. Se um construtor fizer uma casa e esta no for slida e caindo matar o dono, este construtor ser morto. O conjunto de leis, destacado acima, referese: a) introduo dos princpios defendidos pela religio crist na legislao romana ocorrida no sculo IV d.C. b) Lei das XII Tbuas, que regulamentava a condio dos escravos durante o incio do processo de expanso territorial da Repblica romana. c) s determinaes criadas em Atenas a partir no sculo VII a.C., atribudas a legisladores como Dracon e Slon.

d) ao Cdigo de Hamurabi, produzido na Mesopotmia por volta do ano 1750 a.C., tido como uma das primeiras leis escritas existentes.

5) Os Egpcios desenvolveram a prtica de embalsamar o corpo humano porque: a) se opunham ao politesmo dominante na poca. b) os seus deuses, sempre prontos para castigar os pecadores, desencadearam o dilvio. c) depois da morte a alma podia voltar ao corpo mumificado. d) construram tmulos, em forma de pirmides truncadas, erigidos para a eternidade. 6) Analise a imagem abaixo:

A ilustrao ao lado referese: a) escrita Cuneiforme, usados pelos mesopotmios b) aos Hierglifos, escrita utilizada pelos egpcios antigos. c) pedra da Roseta, cujos caracteres ajudaram na decifrao da escrita egpcia. d) ao alfabeto fencio, divulgado pelos egpcios no delta do Nilo. 7) Leia o texto abaixo. senhor de todos! Rei de todas as casas. Nas decises mais distantes fazes o Nilo celeste para que desa como chuva e aoite as montanhas, como um mar para regar os campos e jardins estranhos. Acima de tudo, porm, fazes o Nilo do Egito que emana do fundo da terra. E assim, com os teus raios, cuidas de nossas hortas.Nossas colheitas crescem, e crescem por ti (...). Tu ests em meu corao. Nenhum outro te conhece, a no ser teu filho Aknaton. As afirmativas abaixo que se relacionam com o texto acima. So: I. As cheias do Rio Nilo eram de grande importncia para o povo egpcio antigo. II. A figura do fara aparece associada ao aspecto religioso. III. O texto critica o grande poder poltico dos faras egpcios. Esto corretas as afirmativas: a) I e II. b) I e III. c) II e III. d) I, II e III.

8) Os templos mesopotmicos, construdo no alto de uma grande torre chamada zigurate, existiam em grande quantidade nas cidades. Sobre a religio dos povos que habitavam a regio da Mesopotmia, podemos afirmar: a) consideravase uma obrigao dos reis erguerem os templos, pois acreditavase que s assim os deuses ajudariam o povo, dandolhes gua fartura e vitrias. b) a religio na Mesopotmia era monotesta e seu deus era guerreiro e caador. c) os povos da regio davam muita importncia vida aps a morte. Por isso construam grandes tmulos para seus mortos. d) Na Mesopotmia a religio e a poltica estavam separadas.

9) "Salve, Nilo (...) regas a terra em toda parte, deus dos gros, senhor dos peixes, produtor do trigo e da cevada (...) Logo tuas guas se erguem (...) todo ventre se agita, o dorso sacudido de alegria e os dentes rangem." O trecho acima celebra: a) o Egito, regio quente e seca como o Saara; b) a crena numa vida de alm-tmulo e as dores do parto; c) o relativo isolamento do vale, limitado pelos desertos da Arbia e da Lbia; d) o poder criador do regime das cheias e das vazantes do rio Nilo, que deixavam no solo um lodo de grande fertilidade. 10) A religio do Antigo Egito caracterizava-se, entre outros aspectos, pela grande quantidade de deuses e pela forte crena na vida aps a morte. Sobre essa religio, correto afirmar: a) Os cultos oficiais egpcios no tinham um carter popular. As cerimnias eram realizadas em templos aos quais as pessoas comuns no tinham acesso. O povo preferia os rituais de adivinhao e cura, que respondiam aos problemas de sua vida cotidiana. b) A grande quantidade de deuses representava a fora dos cultos locais. Os egpcios tinham grande respeito pela diversidade religiosa e sempre procuravam preservar as diferenas entre os deuses de cada regio do pas, sem tentar unific-los para todo o Egito. c) Os egpcios no possuam uma religio de fundo moral. Por isso, para se alcanar a vida eterna, era suficiente realizar, da forma mais correta possvel, os ritos de mumificao, que preparavam o corpo para a vida aps a morte. d) Uma caracterstica importante da religio egpcia era o grande valor dado observao dos astros e astrologia. Os sacerdotes eram grandes especialistas em fazer previses com base no movimento de estrelas e planetas.

GABARITO- QUESTES FECHADAS


1) D 2) C 3) B 4) D 5) C 6) B 7) A 8) A 9) D 10) A

RESPOSTAS QUESTES ABERTAS:


1) R. A reconstituio do rosto de Luzia abalou as estruturas tradicionais pois os cientistas comprovaram que Luzia tinha traos negrides diferente dos nativos do Brasil que possuam traos asiticos. 2) R. A ocupao do homem se deu atravs do Estreito de Bering onde os seres humanos atravessaram uma ponte de gelo formada no perodo de glaciao. Essa ponte ligava a sia Amrica. 3) R. Os povos Sambaquis levavam uma vida sedentria, armazenavam alimentos e enterravam seus mortos. Consumiam principalmente moluscos e crustceos. 4) R. Graas a observao do cu atravs dos Zigurates, os antigos mesopotmicos aprenderam sobre o movimento dos planetas, identificando as constelaes, determinaram as fases da lua e as estaes do ano. Todas essas observaes levaram ao estudo da Astronomia. 5) R. Os Sumerianos contribuiu para o desenvolvimento da cultura na Mesopotmia, pois construram canais de irrigao, inventaram a roda e o arado, desenvolveu as cidades Estados e inventaram a escrita cuneiforme. 6) R. O Cdigo de Hamurbi politicamente foi importante para o estabelecimento da ordem e controle na sociedade babilnica.

7) R. O Egito Antigo uma ddiva do Nilo pois graas ao Nilo ocorreu o grande desenvolvimento econmico do Egito Antigo. Alm de ser um importante meio de comunicao que possibilitou um trfego intenso em suas guas. 8) R. Atravs do controle das guas o Egito pde prever as cheias do Nilo e, assim, planejar as pocas mais adequadas para o plantio e a colheita. Desenvolveram sofisticados mtodos de clculo e dominavam o sistema de pesos e medidas. 9) R. As Castas dos Altos funcionrios se caracterizavam por controlar a arrecadao de impostos, chefiava a polcia, fiscalizava as construes e as obras pblicas e presidia o tribunal de justia. Os escribas cobravam impostos e podiam prestar servios as ffara, ao exrcito ou aos templos. Os sacerdotes eram responsveis pela administrao dos templos, pelos cultos e pelas festas religiosas. 10) a) Os Egpcios eram politestas por que adoravam vrios deuses. b) O Tribunal de Osris era importante, pois nele ocorria o julgamento onde as pessoas de corao leve recebiam a permisso de viajar at aos campos de Osris e ter a vida eterna. c) O ritual era importante, pois os egpcios acreditavam na vida aps a morte.

Das könnte Ihnen auch gefallen