Sie sind auf Seite 1von 103

MARIANA DANTAS LOPES RENATA PEREIRA DE SOUZA

IDENTIFICAO

DE

REAS

POTENCIAIS

PARA

IMPLANTAO DE ATERRO SANITRIO NO DISTRITO DE FLORESTA DO SUL EM PRESIDENTE PRUDENTE/SP

PRESIDENTE PRUDENTE / SP 2011

MARIANA DANTAS LOPES RENATA PEREIRA DE SOUZA

IDENTIFICAO

DE

REAS

POTENCIAIS

PARA

IMPLANTAO DE ATERRO SANITRIO NO DISTRITO DE FLORESTA DO SUL EM PRESIDENTE PRUDENTE/SP

Trabalho de Graduao apresentado como um dos requisitos parciais para a obteno do ttulo de Engenheiro Ambiental da Faculdade de Cincia e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista Jlio de Mesquita Filho.

Orientador: Prof. Dr. Joo Osvaldo Rodrigues Nunes Co-orientador: Prof. Dr. Nilton Nobuhiro Imai

PRESIDENTE PRUDENTE / SP 2011

Lopes, Mariana Dantas; Souza, Renata Pereira de. Identificao de reas potenciais para implantao de aterro sanitrio no distrito de floresta do sul em Presidente Prudente/SP / Mariana Dantas Lopes e Renata Pereira de Souza - Presidente Prudente , 2011. 103 f. : il. Orientadores: Joo Osvaldo Rodrigues Nunes e Nilton Nobuhiro Imai Trabalho de Concluso de Curso (Bacharelado - Engenharia Ambiental) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Cincias e Tecnologia. Inclui bibliografia. 1. Sistema de Informao Geogrfica. 2. Aterro Sanitrio. 3. Escolha de reas. I. Lopes, Mariana Dantas. II. Nunes, Joo Osvaldo Rodrigues. III. Imai, Nilton Nobuhiro. IV. Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Cincias e Tecnologia. V. Ttulo.

TERMO DE APROVAO

Dedicamos este trabalho a todos os familiares e amigos, intimamente ligados s nossas vidas, que durante o perodo de desenvolvimento, nos ajudaram com conselhos, broncas, pacincia e muita compreenso, demonstrando que a superao nos momentos difceis vale a pena por estarmos ao lado de quem realmente se importa com o nosso sucesso.

AGRADECIMENTOS Aos professores Joo Osvaldo Rodrigues Nunes e Nilton Nobuhiro Imai, que nos receberam de braos abertos, acreditaram no nosso trabalho, e pelas constantes orientaes e estmulos transmitidos durante todo o trabalho. A todos os professores que dedicaram parte de seu tempo para transmitir os conhecimentos e conselhos necessrios a turma de 2007 do curso de Engenharia Ambiental. Aos queridos veteranos Daniel Filipe Silva, Fernanda Watanabe e Luis Henrique Rotta, por todo auxlio com o programa Spring. E por fim, mas nem um pouco os menos importantes, a todos os colegas de classe e amigos que nos auxiliaram nos momentos de estudo, mas em especial, a Aline Neves, Camila Pires, Carina Macedo, Carla Diniz, Cristiane Juc, Flavia Sobrinho, Franciane Mendona, Luiz Diego Braga, Karen Meca, Kiemi Murata, Larissa Prado, Tatiana Dumke. Esse o nosso mais sincero OBRIGADA! a todas as pessoas que diretamente ou indiretamente nos ajudaram a finalizar mais essa etapa com chave de ouro!

"Se eu soubesse que o mundo acabaria amanh, eu ainda plantaria uma rvore hoje..." (Martn Luther King)

RESUMO O crescimento das sociedades urbanas tem gerado um aumento significativo na produo dos resduos slidos urbanos, tornando o tema de disposio final amplamente discutido nas gestes pblicas. Recentemente, a partir da criao da Lei Federal n 12.305/2010, que institui a Poltica Nacional dos Resduos Slidos, foi estabelecido que a disposio final ambientalmente adequada dos rejeitos deve ser feita exclusivamente em aterros. O presente trabalho teve ento como objetivo a avaliao de reas potenciais para instalao de aterro sanitrio no Distrito de Floresta do Sul no municpio de Presidente Prudente/SP. Para tanto, utilizou-se o SIG, como ferramenta do geoprocessamento, para anlise espacial. Inicialmente, construiu-se um banco de dados geogrficos da regio de estudo com os dados de geomorfologia, hidrologia, declividade, malha urbana e rede viria. Em seguida, foram geradas representaes na categoria MNT, onde os valores foram normalizados em intervalos [0,1] atravs da lgica booleana e fuzzy; e representaes na categoria temtico, por meio do fatiamento das representaes em MNT, apenas para melhor visualizao da rea de estudo. Posteriormente, os planos de informao contendo as variveis na categoria MNT com os valores normalizados foram ponderados no mtodo AHP. Para a gerao do Mapa do Potencial de Adequao para Instalao de Aterro Sanitrio no Distrito de Floresta do Sul, utilizou-se a anlise multicriterial combinando operaes da lgica booleana, para excluso de reas totalmente inadequadas, e da lgica fuzzy para deteco de reas com potencial de grau contnuo de aptido. Por fim, a verificou-se em campo que as reas mais dispostas do mapa a receber a instalao de um aterro sanitrio condizem com a realidade, validando ento a utilizao desta tcnica para fins de planejamento ambiental.
PALAVRAS-CHAVE: Sistema de Informao Geogrfica, Aterro Sanitrio,

Escolha de reas.

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 - Localizao da rea de estudo no municpio de Presidente Prudente. ......................................................................................................................... 18 Figura 2 - Quantidade de RSU gerado por Macrorregio e Brasil. ................... 28 Figura 3 - Quantidade de RSU gerado por habitante nos anos de 2009 e 2010. ......................................................................................................................... 29 Figura 4 - Porcentagem de resduos slidos por unidade de destinao final.. 31 Figura 5 - Lixo do municpio de Pirapozinho/SP (2010).................................. 32 Figura 6 - Esquema bsico de funcionamento de um aterro sanitrio.............. 34 Figura 7 - Esquema ilustrativo do mtodo de trincheira ou vala ....................... 35 Figura 8 - Esquema ilustrativo do mtodo de rampa ou escavao progressiva ......................................................................................................................... 36 Figura 9 - Esquema ilustrativo do mtodo de rea ........................................... 36 Figura 10 - Evoluo do IQR mdio no estado de So Paulo .......................... 38 Figura 11 - Lixo de Presidente Prudente / SP ................................................ 38 Figura 12 - Evoluo do IQR no lixo de Presidente Prudente/SP................... 39 Figura 13 - Estrutura Geral de Sistemas de Informao Geogrfica. ............... 47 Figura 14 - Superfcie e grade regular correspondente. ................................... 55 Figura 15 - Superfcie e malha triangular correspondente................................ 55 Figura 16 - Diagrama de Venn mostrando os resultados da aplicao de operadores de lgica booleana para dois ou mais conjuntos. .......................... 57 Figura 17 - Tipos de representaes de funes de pertinncia. ..................... 59 Figura 18 - Sistema fuzzy ................................................................................. 60 Figura 19 - Exemplo de estrutura hierrquica de problemas de deciso.......... 61 Figura 20 - Matriz-exemplo de comparaes partirias.................................... 62 Figura 21 - Sntese dos processos para gerao dos mapas temticos. ......... 66 Figura 22 - Representao grfica da declividade no entorno do Distrito de Floresta do Sul em Presidente Prudente/SP. ................................................... 67

Figura 23 - Representao grfica das distncia dos corpos dgua no entorno do Distrito de Floresta do Sul em Presidente Prudente/SP. ............................. 68 Figura 24 - Representao grfica das distncias da malha urbana no entorno do Distrito de Floresta do Sul em Presidente Prudente/SP. ............................. 69 Figura 25 - Representao grfica das distncias da rede viria no entorno do Distrito de Floresta do Sul em Presidente Prudente/SP. .................................. 70 Figura 26 - Representao grfica da geomorfologia no entorno do Distrito de Floresta do Sul em Presidente Prudente/SP. ................................................... 71 Figura 27 - Funo sigmoidal decrescente para padronizao da declividade.74 Figura 28 - Representao da declividade normalizada no entorno do Distrito de Floresta do Sul em Presidente Prudente/SP. .............................................. 74 Figura 29 - Funo sigmoidal crescente para padronizao das distncias dos corpos dgua. .................................................................................................. 75 Figura 30 - Representao das distncias dos cursos dguas normalizadas no entorno do Distrito de Floresta do Sul em Presidente Prudente/SP. ................ 75 Figura 31 - Funo sigmoidal crescente para padronizao das distncias de reas urbanizadas. ........................................................................................... 76 Figura 32 - Representao das distncias da malha urbana normalizada no entorno do Distrito de Floresta do Sul em Presidente Prudente/SP. ................ 76 Figura 33 - Funo sigmoidal crescente, linear e decrescente para padronizao das distncias de reas urbanizadas. ........................................ 77 Figura 34 - Representao das distncias das vias normalizadas no entorno do Distrito de Floresta do Sul em Presidente Prudente/SP. .................................. 77 Figura 35 - Representao do potencial para instalao de aterro sanitrio no entorno do Distrito de Floresta do Sul no municpio de Presidente Prudente SP..................................................................................................................... 79 Figura 36 - Mapa de hidrografia no entorno do Distrito de Floresta do Sul em Presidente Prudente/SP. .................................................................................. 81 Figura 37 - Mapa geomorfolgico no entorno do Distrito de Floresta do Sul em Presidente Prudente/SP. .................................................................................. 83 Figura 38 - Mapa da malha urbana e das vias no entorno do Distrito de Floresta do Sul em Presidente Prudente/SP. ................................................................. 85 Figura 40 - Mapa hipsomtrico no entorno do Distrito de Floresta do Sul em Presidente Prudente/SP. .................................................................................. 87

Figura 41 - Mapa de declividade no entorno do Distrito de Floresta do Sul em Presidente Prudente/SP. .................................................................................. 88 Figura 42 - Mapa do potencial de adequao para instalao de aterro sanitrio no Distrito de Floresta do Sul em Presidente Prudente SP. .......................... 89 Figura 43 - Delimitao da primeira rea estudada. ......................................... 90 Figura 44 - Foto mostrando as reas 1 e 2 na poro sul central. ................... 90 Figura 45 - Delimitao da segunda rea estudada. ........................................ 91 Figura 46 - Foto mostrando o ponto 4 na rea 2. ............................................ 91 Figura 47 - Foto mostrando o ponto 3 na rea 2. ............................................. 91 Figura 48 - Delimitao da terceira rea estudada ........................................... 92 Figura 49 - Foto mostrando o ponto 5 na rea 3. ............................................. 92 Figura 50 - Foto mostrando o ponto 6 na rea 3. ............................................. 92

LISTA DE QUADROS

Quadro 1-Composio gravimtrica mdia dos resduos slidos gerados no Brasil................................................................................................................. 28 Quadro 2 - Responsabilidade pelo gerenciamento de cada tipo de lixo. .......... 30 Quadro 3 - Quantidade diria de resduos slidos por unidade de destinao final. .................................................................................................................. 31 Quadro 4 - Vantagens e desvantagens dos aterros sanitrio........................... 35 Quadro 5 - Enquadramento das Instalaes de Destinao Final de Lixo em Funo dos valores de IQR .............................................................................. 37 Quadro 6 - Itens analisados para pontuao do IQR dos locais de disposio de resduos dos municpios. ............................................................................. 37 Quadro 7 - Elementos e Fatores naturais e sociais determinantes na disposio de resduos slidos urbanos em aterro sanitrio. ............................................. 42 Quadro 8 - Comparao entre representaes para mapas temticos. ........... 54 Quadro 9 - Vantagens e desvantagens da grade TIN e regular para representao de MNT. .................................................................................... 56 Quadro 10 - Escala de julgamento de importncia do mtodo AHP................. 62

LIST A DE TABELAS Tabela 1 - Critrios utilizados para aplicao da inferncia booleana. ............. 73 Tabela 2 - Resumo da aplicao das funes de pertinncia fuzzy e seus parmetros. ...................................................................................................... 73 Tabela 3 - Matriz de comparao pareada das variveis. ................................ 78 Tabela 4 - Ponderao das classes na matriz AHP.......................................... 79

LISTA DE SIGLAS

ABNT - Associao Brasileira de Normas Tcnicas ABRELPE - Associao Brasileira de Empresas de Limpeza Pblica e Resduos Especiais AHP - Analytical Hierarch Process CETESB - Companhia Ambiental do Estado de So Paulo GEE - Gases de Efeito Estufa IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica IPT - Instituto de Pesquisas Tecnolgicas IQR - ndice de Qualidade de Resduos LEGAL - Linguagem Espacial para Geoprocessamento Algbrico MNT - Modelo Numrico do Terreno NBR - Norma Brasileira Regulamentadora PNSB - Plano Nacional de Saneamento Bsico PRUDENCO Companhia Prudentina de Desenvolvimento RSU - Resduo Slido Urbano SIG - Sistema de Informao Geogrfica SPRING - Sistema para Processamento de Informaes Georeferenciadas TIN - Triangular Irregular Network

SUMRIO 1. INTRODUO......................................................................................... 175 2. OBJETIVOS ................................................................................................. 20 2.1 Geral ............................................................................................ 20 2.2 Especficos .................................................................................. 20 3. RESDUOS SLIDOS URBANOS............................................................... 21 3.1 Definio de resduos slidos ...................................................... 21 3.2 Classificao dos resduos slidos .............................................. 24
3.2.1 Classificao quanto aos constituintes e suas caractersticas ............. 24 3.2.2 Classificao quanto s atividades de origem ..................................... 25

3.3 Caractersticas e composio dos resduos slidos urbanos ...... 27 3.4 Gerao dos resduos slidos no Brasil....................................... 28 3.5 Gerenciamento Integrado dos Resduos Slidos Urbanos .......... 29 3.6 Formas de disposio final .......................................................... 32
3.6.1 Lixo ..................................................................................................... 32 3.6.2 Aterro controlado ................................................................................ 33 3.6.3 Aterro Sanitrio ................................................................................... 33

3.7 Controle dos resduos no Estado de So Paulo .......................... 36 3.8 Disposio final dos resduos slidos em Presidente Prudente... 38 3.9 Seleo de reas para instalao de aterro sanitrio .................. 39 4. GEOPROCESSAMENTO............................................................................. 44 4.1 SIG............................................................................................... 45 4.2 Estrutura geral de um SIG ........................................................... 47 4.3. Tipos de dados em geoprocessamento ...................................... 48
4.3.1 Dados temticos .................................................................................. 48 4.3.2 Dados cadastrais .................................................................................. 48 4.3.3 Redes ................................................................................................... 49 4.3.4 Imagens................................................................................................ 49 4.3.5 MNT ..................................................................................................... 50

4.4 Modelagem de dados geogrficos em geoprocessamento.......... 50


4.4.1 Universo do mundo real ...................................................................... 51 4.4.2 Universo conceitual ............................................................................. 52 4.4.3 Universo de representao.................................................................. 53 4.4.4 Universo de implementao ................................................................ 56

4.5 Metodologias de anlise espacial ................................................ 56


4.5.1 Lgica booleana ................................................................................... 57 4.5.2 Lgica Fuzzy ......................................................................................... 58 4.5.3 Mtodo AHP Processo de Anlise Hierrquica ................................. 61

5. MATERIAIS E MTODO.............................................................................. 64 5.1 Descrio dos materiais............................................................... 64


5.1.1 Materiais cartogrficos ........................................................................ 64 5.1.2 Softwares ............................................................................................. 64

5.2 Modelagem dos dados................................................................. 65


5.2.1 Definio da rea geogrfica ............................................................... 65 5.2.2 Escala numrica, grau de incerteza e resoluo espacial .................... 65

5.3 Elaborao dos mapas temticos para normalizao.................. 66


5.3.1 Elaborao dos mapas temticos ........................................................ 66 5.3.2 Normalizao das variveis.................................................................. 71 5.3.3 Atribuio dos pesos das variveis pelo mtodo AHP......................... 78

6. RESULTADOS E ANLISES ...................................................................... 80 6.1 Caracterizao da regio de interesse ........................................ 80


6.1.1 Caractersticas scio-econmicas ........................................................ 80 6.1.2 Caractersticas do meio fsico .............................................................. 80

6.2 Elaborao do mapa sntese ....................................................... 89


6.2.1 rea 1 ................................................................................................... 90 6.2.2 rea 2 ................................................................................................... 91 6.2.3 rea 3 ................................................................................................... 92

7. Consideraes Finais................................................................................. 93 8. Referncias ................................................................................................. 94 ANEXO A ....................................................................................................... 100

15

1. INTRODUO
A modernizao dos sistemas econmicos de produo, associada ao aumento da renda e da expectativa de vida, tem ocasionado o crescimento de sociedades urbanas altamente consumistas, tendo como um dos reflexos o aumento da produo dos resduos slidos urbanos. Os resduos, quando no tratados e dispostos de maneira correta, acarretam srios problemas para a sociedade e para o meio ambiente como, por exemplo, a degradao e a poluio deste. No Brasil, de modo geral, a destinao inadequada dos resduos slidos, especialmente os domsticos, em lixes e em aterros controlados, nos ltimos anos tem sido uma das questes mais amplamente discutidas, sendo considerado um problema grave, pois afeta a vida das populaes. Mesmo sendo uma das problemticas ambientais mais discutidas, ainda muito se tem a fazer, pois compromete seriamente a qualidade ambiental com a poluio do ar, do solo e dos corpos dgua. A partir disso, foi criada a Lei Federal n 12.305, de 2 de agosto de 2010, que institui a Poltica Nacional dos Resduos Slidos, impe que fica proibido o lanamento in natura a cu aberto de resduos slidos ou rejeitos, que a disposio final ambientalmente adequada dos rejeitos deve ser feita exclusivamente em aterros de modo a evitar danos ou riscos sade pblica e segurana e a minimizar os impactos ambientais adversos. Neste aspecto, os municpios tero at agosto de 2014 para se adequarem Poltica. Assim, o presente trabalho tem como objetivo propor reas para instalao de aterros sanitrios, auxiliando o poder pblico na escolha preliminar das melhores reas para estudos mais especficos. Nessa perspectiva, as inmeras ferramentas do geoprocessamento vm como um auxlio para a tomada de decises, ou seja, utilizando as anlises espaciais voltadas ao planejamento ambiental. As tcnicas utilizadas neste trabalho empregaram o mtodo de anlise espacial com o uso de cinco variveis (geomorfologia, hidrografia, declividade, rede viria e malha urbana), por meio da lgica booleana e da lgica fuzzy, que posteriormente foram escalonados pelo mtodo analtico ponderado (AHP).

16

A rea de estudo est localizada na parte central do municpio de Presidente Prudente, no Distrito de Floresta, conforme Figura 1.

Figura 1 - Localizao da rea de estudo no municpio de Presidente Prudente. Fonte: Adaptado de SAMIZAVA (2006)

No tpico dois so apresentados os objetivos gerais e especficos do trabalho. No tpico trs discutida a problemtica dos resduos slidos

17

urbanos, a sua relao com o meio ambiente, apresentado os principais conceitos do termo resduo slido, como ele classificado, suas caractersticas, a gerao de resduos no Brasil, os mtodos de disposio final e seus respectivos impactos ambientais, e os critrios para escolhas de reas para instalao de aterros. No tpico quatro apresentada a teoria sobre o geoprocessamento, sendo descritos os modelos de dados e como eles podem ser representados, os mtodos de anlise espacial, os levantamentos de alguns trabalhos, e o controle de qualidade do resultado final. No tpico cinco so apresentados os materiais e os mtodos utilizados para a elaborao do mapa preliminar. No tpico seis, referente aos resultados e discusses, feita uma descrio detalhada das caractersticas do meio fsico e socioeconmico da rea de estudo, bem como apresentado o mapa final indicando o potencial de adequao para instalao de aterro no Distrito de Floresta do Sul, no municpio de Presidente Prudente. discutido tambm algumas reas, com maior e menor potencial, de modo a verificar se a resposta fornecida pelo mapa final condiz com a realidade do problema. Por fim, no tpico sete, so apresentadas as consideraes finais e as recomendaes para melhoria do trabalho e apontamentos para futuras pesquisas, e no tpico oito so apresentadas as referncias bibliogrficas utilizadas ao longo do trabalho.

20

2. OBJETIVOS
2.1 Geral Utilizar o Sistema de Informao Geogrfica (SIG), atravs dos mtodos de anlise espacial, para estimar o nvel de aptido de reas ao entorno do Distrito Urbano de Floresta do Sul do municpio de Presidente Prudente/SP para a instalao de aterro sanitrio. 2.2 Especficos Caracterizar os aspectos socioambientais da rea do Distrito de Floresta do Sul; Criar e modelar um banco de dados geogrfico na regio prxima malha urbana do Distrito de Floresta do Sul; Gerar superfcies nas categorias MNT e temtico para as variveis de declividade, distncia de corpo dgua, distncia de malha urbana, distncia de vias e geomorfologia. Atribuir pesos s variveis dentro do mtodo AHP; Gerar um mapa com o potencial de adequao para instalao de aterro sanitrio

21

3. RESDUOS SLIDOS URBANOS


As runas de algumas das mais antigas cidades sugerem que os residentes, a princpio, tiveram uma atitude de laissez faire em relao disposio dos resduos slidos domsticos, ou seja, simplesmente elevavam os telhados de suas casas medida que o lixo amontoado aumentava o nvel da rua. Na Boston do sculo XVII, quando a rejeio (de resduos) ameaava impedir o progresso industrial, foram construdas as primeiras vias "pavimentadas" da cidade, que nada mais eram do que pranchas de madeira colocadas sobre o lixo (BROWN, 1999, citado por CAMPOS, 2001). No Brasil, o servio sistemtico de limpeza urbana foi iniciado oficialmente em 25 de novembro de 1880, na cidade de So Sebastio do Rio de Janeiro, ento capital do Imprio. Nesse dia, o imperador D. Pedro II assinou o Decreto n 3024, aprovando o contrato de "limpeza e irrigao" da cidade, que foi executado por Aleixo Gary e, mais tarde, por Luciano Francisco Gary, de cujo sobrenome origina-se a palavra gari, que hoje se denominam os trabalhadores da limpeza urbana em muitas cidades brasileiras. (MONTEIRO, 2001). Tradicionalmente, o que ocorre no Brasil a competncia do Municpio sobre a gesto dos resduos slidos urbanos produzidos em seu territrio (MONTEIRO, 2001). No entanto, de acordo com Samizava (2006), a prtica adotada em inmeras cidades com relao aos resduos slidos a de simplesmente varrer o lixo para debaixo do tapete. O descaso frente gerao de resduos, tanto por parte da populao quanto por parte das autoridades pblicas, no um fato novo, nem pouco discutido e tem consequncias severas. Os impactos do manejo inadequado de resduos slidos urbanos so negativos e atingem o dia-a-dia da populao em relao sade pblica, qualidade do meio ambiente, esttica e ao turismo em algumas cidades. 3.1 Definio de resduos slidos Por muito tempo, o termo resduo slido foi utilizado como um sinnimo para representar a palavra lixo. possvel perceber que a prpria Associao

22

Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT), no final da dcada de 80, conceituou os dois termos de uma forma bem parecida:
Lixo o resto das atividades humanas, considerados pelos geradores como inteis, indesejveis ou descartveis. Normalmente, apresentam-se sob estado slido, semislido ou semilquido (com contedo lquido insuficiente para que este possa fluir livremente) (NBR 10004, ABNT, 1987). Resduos Slidos so resduos nos estados slido ou semislido, que resultam das atividades da comunidade de origem: industrial, domstica, hospitalar, comercial, agrcola, de servios e de varrio. Ficam includos nesta definio os lodos provenientes de estaes de sistemas de tratamento de gua, aqueles gerados em equipamentos e instalaes de controle de poluio, bem como determinados lquidos cujas particularidades torne invivel o seu lanamento na rede pblica de esgotos ou corpos dgua, ou exigem, para isso, solues tcnica e economicamente inviveis em face a melhor tecnologia disponvel (NBR 10004, ABNT, 1987).

De forma resumida, nota-se que o termo lixo e o termo resduo slido apresentam similaridade em seus significados, sendo considerados como o resto, aquilo que sobra ou o que se resulta das atividades humanas. Percebe-se tambm que em ambos os conceitos no explcito, em momento algum a possibilidade de haver ou no alguma forma de reaproveitamento para tais materiais. Em 2004, a Norma Brasileira Regulamentadora (NBR) 10.004:1987 foi revisada e sofreu algumas atualizaes, tornando-se ento a NBR 10.004:2004. Entretanto, apesar da reviso, a definio de resduo slido se manteve praticamente a mesma em relao edio anterior, chegando a mudar e/ou inserir pouqussimas palavras em seu contexto. A ttulo de comparao entre as inmeras definies do termo resduo slido, assim como a NBR citada acima, a Lei Federal n 12.305 de 02 de agosto de 2010 e que institui a Poltica Nacional de Resduos Slidos, tambm define o termo resduos slidos de forma bastante parecida:
Material, substncia, objeto ou bem descartado resultante de atividades humanas em sociedade, a cuja destinao final se procede, se prope proceder ou se est obrigado a proceder, nos estados slido ou semisslido, bem como gases contidos em recipientes e lquidos cujas particularidades tornem invivel

23 o seu lanamento na rede pblica de esgotos ou em corpos dgua, ou exijam para isso solues tcnica ou economicamente inviveis em face da melhor tecnologia disponvel. (Lei federal n 12.305, 2010)

Alm dos diferentes instrumentos, diversos autores tambm definem e comparam os termos resduos slidos e lixo. Para LEO (1997, citado por SAMIZAVA, 2006), ao contrrio das definies citadas anteriormente, existe a possibilidade de se reaproveitar o resduo slido; uma vez que resduo algo que faz parte de um processo produtivo ou no, e que eventualmente no est sendo aproveitado, mas que apresenta ainda uma utilizao em potencial. Para o autor, o lixo seria algo inservvel, que necessitaria apenas ser disposto de uma maneira atxica e no poluente, que se possvel, no seja notado pela atual e futuras geraes. Lixo seria mais rejeito que resduo. No entanto, apesar disso, a definio de resduos slidos oficialmente mais aceita e amplamente utilizada ainda a fornecida pela ABNT, a NBR 10.004/04, onde considera os resduos slidos como sendo:
Resduos nos estados slido e semi-slido, que resultam de atividades de origem industrial, domstica, hospitalar, comercial, agrcola, de servios e de varrio. Ficam includos nesta definio os lodos provenientes de sistemas de tratamento de gua, aqueles gerados em equipamentos e instalaes de controle de poluio, bem como determinados lquidos cujas particularidades tornem invivel o seu lanamento na rede pblica de esgotos ou corpos de gua, ou exijam para isso solues tcnica e economicamente inviveis em face melhor tecnologia disponvel (ABNT NBR 10004, 2004, p. 1-2).

Hoje em dia, embora a existncia de todos os conceitos na literatura, o entendimento dos dois termos ainda no mudou. Para muitos setores da sociedade, ainda considera-se lixo como sendo todo e qualquer material descartado pelo homem, independentemente se ele pode ser reaproveitado ou no. Contudo, a expresso resduos slidos, termo tcnico utilizado mais na rea ambiental, teve uma evoluo em seu significado e diferencia-se principalmente por sugerir que os materiais descartados podem ser reinseridos em outros processos produtivos e no serem tratados como um simples rejeito intil ou indesejvel como se pode observar na conotao da palavra lixo.

24

3.2 Classificao dos resduos slidos Os resduos slidos podem ser classificados de diversas formas, mas as formas mais comuns so dividi-los quanto aos seus constituintes e caractersticas e quanto s atividades que lhes deram origem. 3.2.1 Classificao quanto aos constituintes e suas caractersticas A NBR 10.004/04 classifica os resduos em Resduos Classe I e Resduos Classe II. Os Resduos Classe I so chamados de resduos perigosos devido ao fato de que um de seus constituintes apresentar algum grau de periculosidade. Isso quer dizer que esses resduos podem apresentar algum risco sade pblica, como por exemplo, o surgimento de doenas e mortes e risco ao meio ambiente quando gerenciado inadequadamente. Esto includos todos os resduos listados no Anexo C desta mesma Norma e apresentam caractersticas de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e/ou patogenicidade. Os Resduos Classe II, ao contrrio dos Resduos Classe I, so chamados de resduos no perigosos e so subdivididos em dois grupos, classe II A e classe II B. Os Resduos Classe II A, so chamados de resduos no inertes e so todos e quaisquer resduos que no se enquadram nas classificaes de Resduos Classe I (Perigosos) ou de Resduos classe II B (Inertes). Resumidamente, so aqueles que apresentam propriedades como biodegradabilidade, combustibilidade e/ou solubilidade em gua. Os Resduos Classe II B, tambm chamados de resduos inertes, so todos e quaisquer resduos que quando amostrado de forma representativa segundo a NBR 10.007/04, e que quando submetidos a um contato dinmico e esttico com gua destilada ou deionizada, temperatura ambiente, conforme a NBR 10.006/04, no apresentam nenhum de seus constituintes solubilizados a concentraes superiores aos padres de potabilidade de gua, excetuando-se aspecto, cor, turbidez, dureza e sabor, conforme Anexo G da NBR 10.004/04.

25

3.2.2 Classificao quanto s atividades de origem Outra maneira bastante comum de se classificar os resduos slidos quando a sua origem. Para Jardim (1995), os resduos slidos podem ser agrupados em oito classes: Domiciliar: Originado da vida diria das residncias e constitudo por restos de alimentos (tais como cascas de frutas, verduras, etc), produtos deteriorados, jornais e revistas, garrafas, embalagens diversas, papel higinico, fraldas descartveis e uma grande diversidade de outros itens. Contm ainda, alguns resduos que podem ser txicos. Comercial: Aquele originrio dos diversos estabelecimentos comerciais e de servios, tais como, supermercados, estabelecimentos bancrios, lojas, bares, restaurantes etc. O lixo destes estabelecimentos e servios tem um forte componente de papel, plsticos, embalagens diversos e resduos de asseio dos funcionrios, tais como papeis toalha, papel higinico, etc. Pblico: So aqueles originados dos servios: a) de limpeza pblica urbana, incluindo todos os resduos de varrio das vias pblicas, limpeza de praias, de galerias, de crregos e de terrenos, restos de podas de rvores, etc. b) de limpeza de reas de feiras livres constitudos por restos vegetais diversos, embalagens, etc. Servios de Sade e hospitalar: Constituem os resduos spticos, ou seja, que contm ou potencialmente podem conter germes patognicos. So produzidos em servios de sade, tais como: hospitais, clnicas, laboratrios, farmcias, clnicas veterinrias, postos de sade, etc. So agulhas, seringas, gazes, bandagens, algodes, rgos e tecidos removidos, meios de culturas e animais usados em testes, sangue coagulado, luvas descartveis, remdios com prazo de validade vencidos, instrumentos de resina sinttica, filmes fotogrficos de raios X, etc. Os resduos asspticos destes locais, constitudos por papis, restos da

26

preparao de alimentos, resduos de limpezas gerais (ps, cinzas, etc), e outros materiais que no entram em contato direto com pacientes ou com os resduos spticos anteriormente descritos, so considerados domiciliares. Portos, aeroportos, terminais rodovirios e ferrovirios: Constituemse de resduos spticos, ou seja, aqueles contm ou potencialmente podem conter germes patognicos, trazidos aos portos, terminais rodovirios e aeroportos. Basicamente, originam-se de material de higiene, asseio pessoal e restos de alimentao que podem veicular doenas provenientes de outras cidades, estado e pases. Tambm neste caso, os resduos asspticos destes locais so considerados como domiciliares. Industrial: Aqueles originados nas atividades dos diversos ramos da indstria, tais como, metalrgica, qumica, petroqumica, papeleira, alimentcia, etc. O lixo industrial bastante variado, podendo ser representado por cinzas, lodos, leos, resduos alcalinos ou cidos, plsticos, papel, madeira, fibras, borracha, metal, escrias, vidros e cermicas, etc. Nesta categoria, inclui-se a grande maioria do lixo considerado txico. Agrcola: So resduos slidos provenientes das atividades agrcolas e da pecuria, como embalagens de adubos, defensivos agrcolas, rao, restos de colheita, etc. Em vrias regies do mundo, estes resduos j constituem-se uma preocupao crescente, destacando-se as enormes quantidades de esterco animal geradas nas fazendas de pecuria intensiva. Tambm as embalagens de agroqumicos diversos, em geral altamente txicos, tm sido alvo de legislao especfica, definindo os cuidados na sua destinao final e, por vezes, co-responsabilizando a prpria indstria fabricante destes produtos.

27

Entulho: So resduos provenientes da construo civil, como por exemplo, demolies, restos de obras, solos de escavaes e etc. Eles so geralmente de material inerte e passveis de reaproveitamento. 3.3 Caractersticas e composio dos resduos slidos urbanos Apesar do termo, de acordo com Carvalho (1999), o resduo slido urbano (RSU) constitudo pelas trs fases da matria: a fase slida, a fase lquida e a fase gasosa. Inicialmente, tem-se o predomnio da parte slida, que so os resduos propriamente ditos. No entanto, aps um determinado tempo eles sofrem inmeros processos de biodegradao e do origem ao chorume e o gs metano, representando respectivamente a fase lquida e a gasosa. Segundo, Grisolia e Napoleoni (1996) e Massacci et al. (1993), citados por Carvalho (1999), a fase slida dos RSU divida em trs classes: materiais inertes estveis, materiais altamente deformveis e materiais orgnicos biodegradveis. O primeiro grupo representa a classe dos materiais inertes e engloba os vidros, metais, cermicas, solos, cinzas, resto de demolio; o segundo grupo representa os plsticos, papis, papelo, txteis e borracha; e o terceiro grupo que constituem os resduos de poda e alimentares. A composio dos RSU, para Cartier e Baldit (1983, citado por CARVALHO, 1999), muito heterognea e pode variar de pequenos materiais orgnicos at grandes materiais inorgnicos. Alm disso, existe uma variao significante na porcentagem dos principais componentes do lixo urbano de uma regio para outra, a qual, geralmente, est relacionada com os nveis de desenvolvimento econmico, tecnolgico, sanitrio e cultural dessas regies. No Brasil, a composio mdia dos resduos slidos urbanos gerados, segundo Alcntara (2010), apresentada no Quadro 1.

28
Quadro 1-Composio gravimtrica mdia dos resduos slidos gerados no Brasil.

Material/Amostra Matria Orgnica Papelo Papel Plstico Rgido Plstico Malevel Metais Vidro Outros Total

% 64,00 5,00 8,50 2,00 2,70 1,50 1,50 14,80 100,00

Fonte: ALCNTARA (2010)

3.4 Gerao dos resduos slidos no Brasil So geradas toneladas de lixo diariamente no Brasil. No Figura 2 apresentado o resultado obtido pelo Relatrio Panorama dos Resduos Slidos de Castagnari (2010), sobre a quantidade diria de resduos slidos urbanos gerados em cada regio do Brasil. A partir dele, pode-se observar nitidamente que a regio sudeste a que mais gera resduo slido, seguidas pelas regies nordeste, sul, centro-oeste e norte.

Figura 2 - Quantidade de RSU gerado por Macrorregio e Brasil.

De acordo com Jardim (2000, citado por OLIVEIRA et al.), a produo diria per capita de resduos slidos urbanos de uma comunidade pode ser

29

obtida pela diviso da quantidade total de resduos coletados pela populao atendida. Assim, a quantidade mdia diria per capita de resduos por regio do Brasil nos anos de 2009 e 2010 apresentada na Figura 3.

Figura 3 - Quantidade de RSU gerado por habitante nos anos de 2009 e 2010.

3.5 Gerenciamento Integrado dos Resduos Slidos Urbanos O alto crescimento demogrfico, a superpopulao dos centros urbanos, o aumento da gerao de empregos e a melhoria da situao financeira das famlias tm criado um problema muito srio para o meio ambiente: o aumento na gerao de resduos slidos urbanos. Como j visto anteriormente, os resduos slidos so provenientes de diversas fontes geradoras e apresentam caractersticas muito distintas dentre si, havendo assim a necessidade de disp-los corretamente. Para tanto, os resduos devem ser gerenciados de forma integrada. O inciso VI, presente no artigo 23, da Constituio Federal de 1988, declara ser de competncia da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios proteger o meio ambiente e combater a poluio em qualquer uma de suas formas. Sendo assim, de responsabilidade dos mesmos gerenciarem adequadamente seus resduos, apesar de ser comum ver os municpios sendo unicamente responsveis por essa gesto.

30

O gerenciamento de resduos slidos, de acordo com a Poltica Nacional do Meio Ambiente, Lei Federal n 6938, de 31 de agosto de 1981, representa um conjunto de aes exercidas, direta ou indiretamente, nas etapas de coleta, transporte, transbordo, tratamento e destinao final ambientalmente adequada dos resduos slidos e disposio final ambientalmente adequada dos rejeitos, de acordo com plano municipal de gesto integrada de resduos slidos ou com plano de gerenciamento de resduos slidos. Para Jardim (1995), a responsabilidade do resduo slido domiciliar, comercial e pblico, de competncia da Prefeitura de cada municpio, enquanto que o gerenciamento dos resduos provenientes dos servios de sade, das indstrias, dos portos, aeroportos, terminais ferrovirios e rodovirios, agrcolas e de entulho, so de responsabilidade dos prprios geradores, conforme possvel observar no Quadro 2.
Quadro 2 - Responsabilidade pelo gerenciamento de cada tipo de lixo. TIPOS DE LIXO Domiciliar Comercial Pblico Servios de sade Industrial RESPONSVEL Prefeitura Prefeitura (Co-responsvel por pequenas quantidades, em geral menos de 50 Kg) Prefeitura Gerador (hospitais, etc) Gerador (indstrias)

Portos, aeroportos e terminais Gerador (portos, etc) ferrovirios e rodovirios Agrcola Entulho Gerador (agricultor) Gerador Fonte: JARDIM (1995).

Segundo dados elaborados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE) na Pesquisa Nacional de Saneamento Bsico (PNSB), a disposio de resduos em os vazadouros a cu aberto, ou lixes como so mais conhecidos, diminuram em quantidade de 21,16% em 2000 para 17,61% 2008 e a disposio em aterros sanitrios cresceu, em quantidade, de 36,18% em 2000 para 64,59% em 2008, conforme Quadro 3. Ainda de acordo com o mesmo quadro possvel observar que apesar de terem se passado apenas oito anos, houve um declnio de 16,75%

31

utilizando vazadouro a cu aberto e um aumento significativo de 43,98% em relao disposio de resduos em aterros sanitrios.
Quadro 3 - Quantidade diria de resduos slidos por unidade de destinao final. 2000 Vazadouro a cu aberto Vazadouro em reas alagadas ou alagveis Aterro Controlado Aterro Sanitrio Compostagem de resduos orgnicos Unidade de triagem de resduos reciclveis Unidade de tratamento por incinerao Outra TOTAL t/dia 48321,7 232,6 84575,5 82640,3 6549,7 2265 1031,8 2796,4 228413 % 21,16% 0,10% 37,03% 36,18% 2,87% 0,99% 0,45% 1,22% 100,00% t/dia 45710 46 40695 167636 1635 3122 67 636 259547 2008 % 17,61% 0,02% 15,68% 64,59% 0,63% 1,20% 0,03% 0,25% 100,00%

Neste contexto, a Figura 4 tem como objetivo mostrar, na forma de apelo visual, que os mtodos que mais recebem resduos slidos no Brasil atualmente so respectivamente, o vazadouro a cu aberto, o aterro controlado e o aterro sanitrio.

Figura 4 - Porcentagem de resduos slidos por unidade de destinao final

32

possvel inferir tambm que houve uma melhora significativa na qualidade ambiental do pas pela diminuio da destinao de resduos dos lixes e aterros controlados para aterros sanitrios. 3.6 Formas de disposio final Dentre os mtodos mais utilizados citados anteriormente, o lixo e o aterro controlado so considerados inadequados, enquanto que apenas o aterro sanitrio considerado como um local adequado para disposio de resduos. 3.6.1 Lixo O lixo (Figura 5), segundo Jardim (1995) e Zanetti (2003), uma forma inadequada de disposio final de resduos e se caracteriza pela simples descarga deles sobre o solo sem nenhum critrio tcnico e sem qualquer tratamento prvio.

Figura 5 - Lixo do municpio de Pirapozinho/SP (2010) Fonte: http://licenciamento.cetesb.sp.gov.br/mapa_ugrhis/mapa.php#

Inmeros so os impactos negativos causados pela disposio incorreta dos resduos em lixes, mas de acordo com Jardim e Wells (1995) e Henriques (2004), citados por Iost (2010), os maiores impactos ambientais, sanitrios e

33

operacionais relacionados disposio dos resduos slidos urbanos so sobre: 1) Solo: devido principalmente perda de solo por haver a necessidade de ocupao de uma determinada rea, eroso e contaminao do solo por meio da percolao de chorume; 2) Atmosfera: devido ao mau cheiro, a emisso de fumaa e a emisso de gases, como por exemplo, o metano (CH4) e gs carbnico (CO2), que so os gases de efeito estufa (GEE) mais representativos relacionados aos RSU.

3) gua: devido gerao de efluentes lquidos (lixiviado) que podem levar contaminao de guas subterrneas e superficiais, assoreamento de rios e lagos e mortandade da vida aqutica. 3.6.2 Aterro controlado O aterro controlado, igualmente ao lixo, tambm no dispe de impermeabilizao de base e muito menos de sistemas de coleta e tratamento de chorume e gases. No entanto, Cunha (2001, citado por GANDELINI, 2002), afirma que apesar das deficincias citadas, o aterro controlado menos prejudicial que o lixo, pois os resduos, depois de dispostos no solo, so cobertos com terra, fazendo com que a poluio local se reduza. Entretanto, esta uma soluo com menor eficcia em relao dos aterros sanitrios. 3.6.3 Aterro Sanitrio O aterro sanitrio (Figura 6), ao contrrio do lixo e do aterro controlado, a forma mais segura e indicada para destinao final dos resduos, pois apresenta diversos sistemas de preveno poluio. Tal tcnica tem, ao contrrio das outras tcnicas de disposio, o objetivo de evitar ao mximo a proliferao de vetores e a contaminao direta e indireta dos recursos

34

naturais, alm de permitir o controle da poluio do ar, da gua, do solo e da poluio esttica.

Figura 6 - Esquema bsico de funcionamento de um aterro sanitrio Fonte: GANDELINI (2002)

A ABNT, em sua NBR 8419:1992 - Apresentao de projetos de aterros sanitrios de resduos slidos urbanos - define o aterro sanitrio de resduos slidos urbanos como sendo:
Tcnica de disposio de resduos slidos urbanos no solo, sem causar danos sade pblica e sua segurana, minimizando os impactos ambientais, mtodo este que utiliza princpios de engenharia para confinar os resduos slidos menor rea possvel e reduzi-los ao menor volume permissvel, cobrindo-os com uma camada de terra na concluso de cada jornada de trabalho, ou a intervalos menores, se necessrio. (ABNT, NBR 8419, 1992, p. 1)

Alm disso, esta norma fixa condies mnimas para anlise de projetos de aterro sanitrio que devem obrigatoriamente apresentar: o memorial descritivo e tcnico, cronograma de execuo e estimativa de custos, desenhos e eventuais anexos. Dentre todas as especificaes e exigncias da norma, ela exige principalmente a apresentao e descrio de sistemas tcnicos, dentre eles: a impermeabilizao inferior e/ou superior; o sistema de drenagem superficial devido possibilidade de escoamento de gua para a rea do aterro, bem

35

como o sistema de drenagem da gua da chuva que precipita diretamente sobre a rea; o sistema de drenagem e remoo de percolado; o sistema de tratamento do percolado e o sistema de drenagem dos gases gerados. Mas assim como qualquer outro mtodo de destinao final, o aterro sanitrio tambm apresenta vantagens e desvantagens, que para a CETESB (1997, citado por SAMIZAVA, 2006) esto de acordo com o Quadro 4.
Quadro 4 - Vantagens e desvantagens dos aterros sanitrio. DESVANTAGENS No trata os resduos, Custo de investimento muito menor consistindo em uma que o requerido por outras formas de forma de armazenatratamento de resduo mento no solo. Custo de operao muito menor que o Requer reas cada vez requerido pelas instalaes de maiores. tratamento de resduos Apresenta poucos rejeitos ou refugos a A operao sofre ao serem tratados em outras instalaes das condies climticas. Simplicidade operacional risco de Flexibilidade operacional, sendo capaz Apresenta de operar bem mesmo ocorrendo contaminao do solo e flutuaes nas quantidades de resduos da gua subterrnea a serem aterradas Fonte: CETESB VANTAGENS

(1997, citado por SAMIZAVA, 2006)

Segundo Filho (2005, citado por FIGUEIREDO, 2007), o processo de aterramento dos resduos pode ser executado de trs formas: a) Mtodo da Trincheira ou Vala consiste na abertura de valas onde o lixo disposto, compactado e posteriormente coberto com solo (Figura 7). As valas podem ser de grande ou pequena dimenso.

Figura 7 - Esquema ilustrativo do mtodo de trincheira ou vala Fonte: JARDIM (1995)

36

b) Mtodo de Rampa ou Escavao Progressiva consiste na escavao da rampa, onde o lixo disposto, compactado pelo trator e posteriormente coberto com solo (Figura 8). empregado, geralmente, em reas de meia encosta, onde o solo natural oferea condies para ser escavado e possa ser ento utilizado como material de cobertura.

Figura 8 - Esquema ilustrativo do mtodo de rampa ou escavao progressiva Fonte: JARDIM (1995)

c) Mtodo de rea empregado na maioria das vezes em locais cuja topografia plana e o lenol fretico raso (nvel bem baixo). A figura 9 a seguir ilustra o mtodo apresentado.

Figura 9 - Esquema ilustrativo do mtodo de rea Fonte: JARDIM (1995)

3.7 Controle dos resduos no Estado de So Paulo No Estado de So Paulo, a CETESB realiza, desde 1997, o Inventrio Estadual de Resduos Slidos Domiciliares, cujo objetivo mostrar, atravs de notas, as condies em que se encontram os locais de disposio de resduos de cada municpio atravs do ndice de Qualidade de Aterro Sanitrio (IQR). A pontuao em que cada local recebe pode ser observada no Quadro 5.

37
Quadro 5 - Enquadramento das Instalaes de Destinao Final de Lixo em Funo dos valores de IQR

IQR ENQUADRAMENTO 0a6 Condies Inadequadas 6,1 a 8 Condies Controladas 8,1 a 10 Condies Adequadas Fonte: Adaptado de Inventrio Estadual de Resduos Slidos Domiciliares (2010)

O IQR obtido a partir da inspeo de tcnicos da CETESB que pontuam os locais de destinao final por meio da aplicao de um formulrio especfico. Esse formulrio apresenta 41 itens, referentes s principais caractersticas do local, como pode ser observado no Quadro 6:
Quadro 6 - Itens analisados para pontuao do IQR dos locais de disposio de resduos dos municpios. Capacidade de suporte do solo Proximidade de ncleos habitacionais Proximidade de corpos de gua Proximidade do lenol fretico Permeabilidade do solo Disponibilidade de material para recobrimento Qualidade do material para recobrimento Condies do sistema virio, trnsito e acessos Isolamento visual da vizinhana Legalidade da localizao Cercamento da rea Portaria/guarita Impermeabilizao da base do aterro Drenagem de chorume Drenagem de guas pluviais definitiva Drenagem de guas pluviais provisria Trator de esteiras ou compatvel Outros equipamentos Sistema de tratamento de chorume Acesso frente de trabalho Vigilantes Sistema de drenagem de gases Controle do recebimento de carga Monitorizao de guas subterrneas Atendimento de estipulaes de projeto Aspecto geral Ocorrncia de lixo a descoberto Recobrimento do lixo Presena de urubus ou gaivotas Presena de moscas em grande quantidade Presena de catadores Criao de animais (porcos, bois) Descarga de servios de servio de sade Descarga de resduos industrial Funcionamento da drenagem pluvial definitiva Funcionamento da drenagem pluvial provisria Funcionamento da drenagem de chorume Funcionamento do sistema de tratamento de chorume Funcionamento do sistema de monitorizao das guas subterrneas Eficincia da equipe de vigilncia Manuteno dos acessos internos CARACTERSTICAS DO LOCAL CONDIES OPERACIONAIS INFRAESTRUTURA IMPLANTADA

Fonte: CETESB

38

A evoluo do IQR mdio dos sistemas de disposio final de resduos slidos em operao nos municpios do Estado considerada bastante satisfatria, pois em apenas 14 anos, passou de uma condio inadequada, com nota 4,0 em 1997, para uma condio adequada, com nota 8,4 em 2010, como mostra o Figura 10.

Figura 10 - Evoluo do IQR mdio no estado de So Paulo

3.8 Disposio final dos resduos slidos em Presidente Prudente A disposio dos resduos da cidade Presidente Prudente ainda realizada em lixo, como mostra a Figura 11.

Figura 11 - Lixo de Presidente Prudente / SP Fonte: http://licenciamento.cetesb.sp.gov.br/mapa_ugrhis/mapa.php#

39

Quanto ao IQR, ao contrrio da mdia do Estado, a realidade do municpio de Presidente Prudente completamente diferente. Desde 1997, os valores de IQR no chegaram a ultrapassar a nota 4, permanecendo o tempo permanecendo todo com classificao inadequada, conforme Figura 12:

Figura 12 - Evoluo do IQR no lixo de Presidente Prudente/SP

Quanto aos aspectos vinculados coleta e disposio dos resduos slidos urbanos, atualmente, a produo em Presidente Prudente gira em torno de 160 toneladas por dia, de acordo com a Companhia Prudentina de Desenvolvimento (PRUDENCO) (SAMIZAVA, 2006). ( 3.9 Seleo de reas para instalao de aterro sanitrio .9 O processo de anlise para identificao de reas com potencial para instalao de aterro sanitrio envolve muitos critrios. Para tanto, se faz necessrio ter uma equipe multidisciplinar e envolver diversas reas do conhecimento. Inmeras so as metodologias para seleo de reas para instalao de aterro sanitrio. Para Jardim (1995), os dados mnimos necessrios para a pr-seleo pr de reas so: os dados geolgicos, geotcnicos, pedolgicos, dados sobre o relevo, sobre as guas subterrneas e superficiais, sobre o clima e sobre a sobre

40

legislao; e os parmetros a serem considerados para a seleo de reas para implantao de aterro sanitrio, so: 1) Tamanho da rea: - rea efetiva de disposio - avaliao da vida til da disposio; - rea total disponvel (domnio) - restries de aproveitamento. 2) Localizao da rea: - Avaliao das tendncias de ocupao da rea; - Planejamento do uso e ocupao do solo para a rea e o entorno; - Vizinhanas e distncias s reas urbana, industrial e rural. 3) Adequao ambiental da rea: - Critrios legais; - Levantamentos de estudos j realizados; - EIA/RIMA; - Legislao em vigor: reas de proteo ambiental APAs; reas de proteo de mananciais APMs; reas especiais.

4) Dados bsicos (inventrio fsico): - Mapas (geolgico, pedolgico, etc); - Levantamento topogrfico cadastral; - Clima:

Pluviometria; Evapotranspirao da gua; Temperatura; Ventos;

- Biota; - Geologia/geotecnia/hidrogeologia; - Tipos de resduos:


Origens; Classificaes; Volume;

- Projeo futura de volumes e tipos de resduos a serem dispostos no local;

41

- Estrutura da disposio: drenagens, coberturas, clulas, taludes, formas de operao etc; - Destino dos efluentes, gases, lquidos e percolados; - Tratamento de resduos, lquidos e gases. 5) Condies de acesso: - Vias externas:

Distncia aos centros produtores de lixo; Estado de conservao de estradas/ruas; Trfego local; Estado de conservao dos acessos em qualquer tempo; Sistema de circulao.

- Vias internas:

6)Operao: - Condies e operaes:


Manejo do resduo: despejo, compactao, cobertura; Valas e clulas especiais; Equipamentos em utilizao; Mistura de resduos (co-disposio).

7) Recursos disponveis: - Levantamento de custos de limpeza pblica do municpio:


Oramentos; Arrecadao Outros. Tcnicos; Operacionais; Administrativos. Equipamentos disponveis (incluindo equipamentos sem condies de uso): trator de esteira; caminho basculante; retroescavadeira; caminho pipa; outros.

- Recursos humanos:

- Recursos materiais:

8) Classificao da disposio: - Aterro sanitrio; - Aterro controlado;

42

- Vazadouro ou lixo; - local virgem ou rea degradada. Nunes (2002) considera que alm da importncia de se reconhecer prvia e detalhadamente a rea a que se destina a construo de um aterro sanitrio, necessrio conhecer a influncia dos fatores polticoadministrativos, econmicos e educacionais sobre a rea. No Quadro 7 possvel visualizar, segundo ele, quais so os elementos e fatores naturais e sociais determinantes na disposio de resduos slidos urbanos em aterro sanitrio.
Quadro 7 - Elementos e Fatores naturais e sociais determinantes na disposio de resduos slidos urbanos em aterro sanitrio.

Elementos Naturais
Relevo Rochas Solo Oxignio gua Cobertura vegetal Radiao solar Temperatura Vento

Elementos Sociais
Quantidade e qualidade de resduos gerados Doenas Cobertura do lixo Odor

Caractersticas dos resduos slidos urbanos

Lixiviados (chorume)

Fatores Naturais Morfologia, posio, inclinao/declividade, exposio, movimento de massa, eroso. Composio, granulao, estruturao, profundidade do lenol fretico, porosidade, permeabilidade, transmissividade. Composio, granulao, estruturao, textura, porosidade. Drenagem, permeabilidade do solo. Precipitao, distribuio, evaporao, solo, profundidade do lenol fretico, drenagem (densidade e padro), direo. Composio, estrutura, ausncia ou presena. Latitude, altitude, exposio, espessura da cobertura de solo, nebulosidade, umidade atmosfrica, poluio atmosfrica. Latitude, altitude, exposio e constituio e espessura do solo. Exposio, latitude, altitude, relevo, continentalidade, direo, durao e freqncia. Fatores Sociais Taxa de gerao por habitante, renda per capita diferenciada por classe social, hbitos da populao, tipos de reciclveis (orgnicos e inorgnicos) Proliferao de micro e macrovetores transmissores, como insetos e roedores. Tipo de solo, cobertura de solo, espessura do corpo de lixo. Composio fsica e qumica dos resduos, umidade, temperatura, precipitao, evapotranspirao, drenagem de percolados, granulometria e estruturao das rochas, grau de compactao. Composio fsica e qumica dos resduos, umidade, temperatura, precipitao, evapotranspirao, drenagem de percolados, granulometria e estruturao das rochas, Morfologia do relevo, grau de compactao.

Agentes Sociais

Legislao ambiental, Lei Localizao, distncia e posio. Orgnica e Plano Diretor. Dados socioeconmicos Valor, uso, aceitabilidade e distncia. Escolha Poltica, tcnica, econmica, disponibilidade de reas. FONTE: NUNES (2002)

43

Por fim, a CETESB (1997, citada por SAMIZAVA, 2006) tambm cita alguns critrios recomendados pelo rgo ambiental do estado de So Paulo quanto escolha de reas para implantao de aterros sanitrios: 1) Topografia: devem ter inclinao mxima em torno de 10%; 2) Dimenses: dependente da vida til que pretende dar a rea. Considerase necessrio um volume e 1,7 m de escavao por tonelada de resduos a serem aterrados; 3) Solo: deve ter composio predominantemente argilosa, ser o mais impermevel e homogneo possvel, alm de no apresentar grande quantidade de pedras, mataes e rochas aflorantes; 4) Proteo contra enchentes: as reas no devem estar sujeitas a inundaes, nem a flutuaes excessivas do lenol fretico, como as vrzeas de rios, pntanos e mangues; 5) Distncia de corpos d gua: deve ser mantida uma distancia mnima de 200 metros de qualquer corpo de gua; 6) Profundidade do lenol fretico: a cota mxima do lenol fretico deve estar situada o mais distante possvel da cota do fundo das valas a serem escavadas. Para solos argilosos recomenda-se uma distncia de 3,0 metros e, para solos arenosos, distncias superiores a esta; 7) Distncia de residncias: deve ser mantida uma distancia mnima de 500 metros de residncias isoladas e 2000 metros de reas urbanizadas; 8) Direo dos ventos predominantes: no deve possibilitar o transporte de poeira ou maus odores para ncleos habitacionais ou quaisquer instalaes onde possam ser indesejveis ou danosos;
9)

Localizao: alm dos itens j mencionados, deve se observar a legislao de uso do solo e de proteo de recursos naturais, a possibilidade de fcil acesso em qualquer poca do ano e a menor distncia vivel dos centros geradores de resduos.

44

4. GEOPROCESSAMENTO
Geoprocessamento pode ser caracterizado como um conjunto de tcnicas, metodologias de armazenamento e ferramentas tecnolgicas que agrupadas tem por objetivo coletar, gerenciar e tratar informaes espaciais georreferenciadas para um objetivo especfico. Uma informao georreferenciada aquela que possui coordenadas geogrficas, ou seja, latitude e longitude. At metade do sculo XX, dados espaciais e geogrficos eram manipulados atravs de mapas e outros documentos impressos ou desenhados em uma base fsica. Esta prtica limitava uma anlise combinada de mapas tanto pela diferena em que esses produtos apresentavam em relao a escalas, temas e medidas, quanto pelo trabalhoso processo de reimpresso/redesenho do produto sntese oriundo da combinao de diferentes mapas Devido evoluo das tecnologias de informtica, o armazenamento, a anlise e a apresentao de um grande volume de dados sobre o determinado espao geogrfico, em um ambiente virtual tornou-se possvel. Geoprocessamento uma ferramenta interdisciplinar que permite a convergncia de diferentes disciplinas cientficas para o estudo de fenmenos e tem por objetivo o processamento de dados referenciados geograficamente, desde a coleta at a gerao e a exibio das informaes por meio de mapas convencionais, relatrios, arquivos digitais e grficos, entre outros. Este processamento se d atravs da utilizao integrada de tcnicas matemticas e computacionais para o tratamento de informao geogrfica (CMARA; DAVIS, 2001). As aplicaes e usos do geoprocessamento dependem da existncia de um sistema eficiente e lgico que possa transformar e associar elementos cartogrficos a um banco de dados (MARBLE, 1984, citado por (FRANCELINO, 2003). Para que a informao possa ser tratada atravs do geoprocessamento preciso transformar os conceitos a serem tratados em representaes computacionais. Aps esta traduo, necessrio escolher as representaes

45

computacionais mais adequadas para capturar a semntica de seu domnio de aplicao, ou seja, escolher o sistema de informaes geogrficas, mais adequado. Segundo Curran (1985, citado por SANTOS, 2009), atravs da utilizao do geoprocessamento o homem se torna capaz de obter, combinar e sintetizar informaes sobre os recursos naturais e o meio ambiente, colocando-o frente a uma ferramenta dinmica, facilitando seus trabalhos de anlises e levantamentos em diversas reas visando caracterizar e entender a organizao do espao como base para o estabelecimento das aes e estudos futuros. 4.1 SIG As ferramentas computacionais do geoprocessamento so chamadas de SIGs. Eles armazenam a geometria e as caractersticas dos dados que esto georreferenciados, isto , localizados na superfcie terrestre e representados numa projeo cartogrfica (CMARA; DAVIS, 2001). Os sistemas de informaes geogrficas, atravs do geoprocessamento, abrangem mtodos grficos para organizar, mapear e processar a informao sobre o meio ambiente de uma rea, e prepar-la para a anlise das interaes das variveis (DICCIONARIO DE LA NATURALEZA, 1987, citado por SANTOS, 2009). Para Burrough (1986, citado por CMARA E DAVIS, 2001), um SIG constitudo por um conjunto de ferramentas especializadas em adquirir, armazenar, recuperar, transformar e emitir informaes espaciais. Esses dados fazem a descrio de objetos do mundo real em termos de posicionamento, com relao a um sistema de coordenadas, seus atributos no aparentes e as relaes topolgicas existentes. Por isso, um SIG pode ser utilizado em estudos relacionados ao meio ambiente e recursos naturais, na pesquisa da previso de fenmenos ou no apoio a decises de planejamento. Marcondes (2001, citado por SANTOS, 2009), enfatiza que os sistemas de informaes geogrficas so capazes de sobrepor diferentes mapas como, por exemplo, topogrfico, pedolgico, hidrogrfico, geomorfolgico, geolgico e outros, denominados de layers, podendo-se obter um mapa sntese do

46

cruzamento desses layers. Essa sobreposio de mapas temticos contribui para a avaliao de riscos, pois vrias informaes ao serem correlacionadas proporcionam a avaliao e a classificao de reas como sendo de, maior ou menor, susceptibilidade ou fragilidade ambiental, colaborando para a identificao e classificao das reas de riscos. De acordo com Lemes (2004, citado por CASTRO, 2006), as tarefas que os sistemas de informaes geogrficas se propem a fazer so: Organizao de dados: armazenar dados de modo a substituir a mapoteca fsica pela digita quel possui vantagens bvias, dentre as quais podem ser citadas a reduo do espao fsico, o fim da deteriorao de produtos de papel, a pronta recuperao dos dados, a atualizao mais facilitada, a possibilidade de se produzirem cpias sem perdas de qualidade; Visualizao de dados: a possibilidade de selecionar apenas os nveis de informao desejados, montado-se mapas temticos de acordo com o contexto; Produo de mapas: em geral o SIG possui ferramentas completas para a produo de mapas, tornando bastante simples a incluso de grades de coordenadas, escalas grficas e numricas, legenda, norte e textos diversos; Consulta espacial: possivelmente a funo mais importante do SIG. A possibilidade de obter respostas para questes como, quais as propriedades de um determinado objeto, ou em quais lugares tais propriedades ocorreriam, torna a interao entre o usurio e os dados extremamente dinmica e poderosa; Anlise espacial: consiste no uso de um conjunto de tcnicas de combinao entre os nveis de informao, de modo a evidenciar padres dentro dos dados anteriormente ocultos ao analista;

47

Previso: um dos propsitos do SIG o de gerao de cenrios, modificandose os parmetros de maneira a avaliar como os eventos, naturais ou no, ocorreriam se as condies fossem diferentes, visando obter um conhecimento mais geral do objeto ou rea em estudo. 4.2 Estrutura geral de um SIG Cmara e Davis (2001) listam os seguintes itens como sendo itens

bsicos de um SIG: interface com usurio, entrada e integrao de dados, funes de consulta e anlise espacial, visualizao e plotagem e, por fim armazenamento e recuperao de dados (organizados sob a forma de banco de dados geogrficos). A Figura 13 demonstra a relao entre os itens bsicos de um SIG.

Figura 13 - Estrutura Geral de Sistemas de Informao Geogrfica. Fonte: CMARA et al. 2001

Ainda segundo Cmara e Davis (2001), tais componentes tm relao hierrquica. No nvel mais prximo ao usurio, a interface homem-mquina, ou seja, comunicao do sistema com o usurio o nvel em que se define como o sistema operado e controlado. No nvel intermedirio, um sistema de informao geogrfico deve ter mecanismos de processamento de dados espaciais (entrada, edio, anlise, visualizao e sada). No nvel mais interno

48

do sistema, um sistema de gerncia de bancos de dados geogrficos oferece armazenamento e recuperao dos dados espaciais e seus atributos. Com o crescente desenvolvimento da tecnologia de informtica e seus perifricos, os bancos de dados vm se tornando muito mais acessveis e menos custosos. Os bancos de dados disponveis nos softwares de SIGs tambm possuem uma notvel capacidade de armazenamento, seja em formatos alfa-numricos, matricial ou vetorial (SILVA, 1999, citado por SAMIZAVA, 2006) Tal versatilidade e grau de desenvolvimento fizeram com que nas ltimas dcadas surgissem inmeras aplicaes para os SIGs com a possibilidade de realizar anlises ambientais complexas e interdisciplinares. Cmara, Monteiro e Medeiros (2001) apontam quatro macro dimenses dos problemas ambientais que podem ser analisados atravs do uso de SIG: Mapeamento temtico; Diagnstico ambiental; Avaliao de impacto ambiental; Ordenamento territorial. 4.3. Tipos de dados em geoprocessamento 4.3.1 Dados temticos Dados temticos descrevem a distribuio espacial de uma grandeza geogrfica, ou seja, regies geogrficas definidas por um ou mais polgonos, como, por exemplo, mapas de uso do solo e a aptido agrcola de uma regio. No presente trabalho mapa geomorfolgico, malha urbana e sistema virio so exemplos de dados temticos utilizados nesta monografia. 4.3.2 Dados cadastrais Um dado cadastral distingue-se de um temtico, pois cada um de seus elementos um objeto geogrfico, que possui atributos e pode estar associado a vrias representaes grficas. Por exemplo, os lotes de uma cidade so elementos do espao geogrfico que possuem atributos (dono, localizao,

49

valor venal, etc.) e que podem ter representaes grficas diferentes em mapas de escalas distintas. A parte grfica dos mapas cadastrais armazenada em forma de coordenadas vetoriais, com a topologia associada. No usual representar estes dados na forma matricial. 4.3.3 Redes Redes so compostas por informaes associadas a servios de utilidade pblica, como gua, luz e telefone, redes de drenagem (bacias hidrogrficas) ou malha viria. Cada objeto geogrfico (por exemplo, um cabo telefnico, transformador de rede eltrica ou cano de gua) possui uma localizao geogrfica exata e est associado a atributos descritivos, presentes no banco de dados. As informaes grficas de redes so armazenadas em coordenadas vetoriais, com topologia arco-n: arcos tm um sentido de fluxo e os ns tm um sentido de atributos (podem ser fontes ou sorvedouros). A topologia de redes constitui um conjunto de pontos, armazenando informaes sobre recursos que fluem entre localizaes geogrficas distintas. Uma rede um sistema de endereamento. As redes so o resultado direto da interveno humana sobre o meioambiente. Cada aplicao de rede tem caractersticas prprias e com alta dependncia cultural. A ligao com banco de dados fundamental. Como os dados espaciais tm formatos relativamente simples, a maior parte do trabalho consiste em realizar consultas ao banco de dados e apresentar os resultados de forma adequada os sistemas de rede devem ser versteis e maleveis 4.3.4 Imagens Representam formas de captura indireta de informao espacial. Obtidas por satlites, fotografias areas ou "scanners" aerotransportados, as imagens representam formas de captura indireta de informao espacial. Armazenadas como matrizes, cada elemento de imagem (denominado "pixel") tem um valor

50

proporcional energia eletromagntica refletida ou emitida pela rea imageada da superfcie terrestre correspondente. Pela natureza do processo de aquisio de imagens, os objetos geogrficos esto contidos na imagem e, para individualiz-los, necessrio recorrer a tcnicas de foto-interpretao e de classificao. Caractersticas importantes de imagens de satlite so: o nmero de bandas do espectro eletromagntico imageadas (resoluo espectral), a menor rea da superfcie terrestre observada instantaneamente por cada sensor (resoluo espacial) e o intervalo entre duas passagens do satlite pelo mesmo ponto (resoluo temporal). 4.3.5 MNT O termo modelo numrico de terreno (ou MNT) utilizado para denotar uma representao quantitativa de uma grandeza que varia continuamente no espao. Ele comumente associado altimetria, tambm podem ser utilizados para modelar unidades geolgicas. (CMARA; MONTEIRO, 2001). 4.4 Modelagem de dados geogrficos em geoprocessamento O processo de modelagem a forma que se dispe para traduzir o mundo real em outros domnios. Uma das abordagens mais teis para este problema o chamado paradigma dos quatro universos (CMARA; MONTEIRO, 2001), que distingue: O universo do mundo real, que engloba as entidades da realidade a serem modeladas no sistema e encontram-se os fenmenos a serem representados (tipos de solo, cadastro urbano e rural, dados geofsicos e topogrficos); O universo matemtico (conceitual), que inclui uma definio matemtica (formal) das entidades a serem includas no modelo e pode-se distinguir entre as grandes classes formais de dados geogrficos (dados contnuos e objetos individualizveis) e especializar estas classes nos tipos de dados geogrficos

51

utilizados comumente (dados temticos e cadastrais, modelos numricos de terreno, dados de sensoriamento remoto); O universo de representao, onde as diversas entidades formais so mapeadas para representaes geomtricas e as entidades formais definidas no universo conceitual so associadas a diferentes representaes geomtricas, que podem variar conforme a escala e a projeo cartogrfica escolhida e a poca de aquisio do dado. Aqui se distingue entre as representaes matriciais e vetoriais, que podem ainda ser especializadas; O universo de implementao, onde as estruturas de dados e algoritmos so escolhidas, baseados em consideraes como desempenho, capacidade do equipamento e tamanho da massa de dados. neste nvel que acontece a codificao e onde ocorre a realizao do modelo de dados atravs de linguagens de programao para programar as geometrias do universo de representao. Esta anlise tambm indica que a interface do usurio de um SIG deve, tanto quanto possvel, refletir o universo conceitual e esconder detalhes dos universos de representao e implementao. No nvel conceitual, o usurio lida com conceitos mais prximos de sua realidade e minimiza a complexidade envolvida nos diferentes tipos de representao geomtrica. 4.4.1 Universo do mundo real Uma das ferramentas prioritrias da tecnologia o geoprocessamento a caracterstica lgico-matemtica dos SIGs. Para uma feio real ser representada em ambiente computacional, necessrio associar a cada tipo de informao geogrfica uma escala de medida e de referncia, que ser utilizada pelo SIG para caracteriz-lo. Assim, a representao de um objeto geogrfico num SIG depender da escala que utilizarmos e a regra usada no processo de medio determinaro o seu nvel de detalhamento (CMARA; MONTEIRO, 2001).

52

4.4.2 Universo conceitual O espao geogrfico modelado segundo duas vises: os modelos de campos e os modelos de objetos (WORBOYS, 1995, citado por CMARA, 2001). O modelo de campos enxerga o espao geogrfico como uma superfcie contnua, sobre a qual variam os fenmenos a serem observados. Por exemplo, um mapa de vegetao descreve uma distribuio que associa a cada ponto do mapa um tipo especfico de cobertura vegetal, enquanto um mapa geoqumico associa o teor de um mineral a cada ponto. O modelo de objetos representa o espao geogrfico como uma coleo de entidades distintas e identificveis. Por exemplo, um cadastro espacial dos lotes de um municpio identifica cada lote como um dado individual, com atributos que o distinguem dos demais. Igualmente, poder-se-ia pensar como geo-objetos os rios de uma bacia hidrogrfica ou os aeroportos de um estado. 4.4.2.1 Classes do universo conceitual 4.4.2.1.1 Geo-campo O geo-campo representa a distribuio espacial de uma varivel que possui valores em todos os pontos pertencentes a uma mesma regio geogrfica, num dado perodo de tempo. (CMARA; MONTEIRO, 2001). Ele pode ser divido em partes e ainda assim manter sua propriedade essencial (que sua funo de atributo). Ainda segundo Cmara e Monteiro (2001), os geo-campos podem ser especializados como: Temtico: Associa uma especfica regio geogrfica a um tema

no mapa, como por exemplo, caractersticas da geomorfologia classificando a regio como, topo, vertente ou fundo de vale. Numrico: Dada uma regio geogrfica, um geo-campo numrico

associa, a cada ponto no espao, um valor real. Um exemplo pode ser um mapa de altimetria que foi gerado no presente trabalho para a anlise da geomorfologia da rea de estudo.

53

4.4.2.1.2 Geo-objeto Um geo-objeto definido como um elemento nico que possui atributos no-espaciais e, est associado a mltiplas localizaes geogrficas, diferentes escalas e mltiplas resolues temporais. A localizao pretende ser exata e o objeto distinguvel de seu entorno. O geo-objeto uma entidade geogrfica singular e indivisvel, caracterizada por sua identidade, suas fronteiras, e seus atributos. Representa o espao geogrfico como uma coleo de entidades distintas e identificveis, onde cada entidade definida por uma fronteira fechada. Por exemplo, um cadastro urbano identifica cada lote como um dado individual, com atributos que o distinguem dos demais. 4.4.3 Universo de representao Em Cmara e Medeiros (2001), temos definido as possveis

representaes geomtricas que apresentam associao s classes do universo conceitual. Primeiramente, devem-se considerar as duas grandes classes de representaes geomtricas: representao vetorial e representao matricial. A representao vetorial de um elemento ou objeto uma tentativa de reproduzi-lo o mais verossmil possvel. A representao de qualquer entidade ou elemento grfico de um mapa retratado a partir de sua reduo a trs formas bsicas: ponto, linha e polgono. A representao matricial consiste no uso de uma malha quadriculada regular sobre a qual se constri, clula a clula, o elemento que est sendo representado. A cada clula, atribui-se um cdigo referente ao atributo estudado, de tal forma que o computador saiba a que elemento ou objeto pertence determinada clula. adequado enfatizar que as representaes esto associadas aos tipos de dados anteriormente citados: Dados temticos: admitem tanto representao matricial quanto vetorial;

54

Dados cadastrais: sua parte grfica armazenada em forma de coordenadas vetoriais e seus atributos no grficos so guardados em um banco de dados; Redes: sua parte grfica armazenada em forma de coordenadas vetoriais, com a topologia arco-n e seus atributos no grficos so guardados em um banco de dados; Imagens de sensoriamento remoto: armazenadas em representao matricial. O Quadro 8 apresenta uma comparao entre as vantagens e desvantagens de armazenamento matricial e vetorial para mapas temticos.
Quadro 8 - Comparao entre representaes para mapas temticos.

Aspecto Relaes espaciais entre objetos Ligao com banco de dados Anlise, simulao e modelagem Escalas de Trabalho Algoritmos Armazenamento

Representao Vetorial Representao Matricial Relacionamentos topolgicos Relacionamentos espaciais devem ser entre objetos disponveis inferidos Facilita associar atributos a Associa atributos apenas a classes do elementos grficos mapa - Representao indireta de - Representa melhor fenmenos com fenmenos contnuos variao contnua no espao - lgebra de mapas - Simulao e modelagem mais fceis limitada Adequado tanto a grandes Mais adequado para pequenas escalas quanto a pequenas escalas (1:25.000 e menores) Problemas com erros Processsamento mais rpido e eficiente geomtricos Por coordenadas (mais Por matrizes eficiente) Fonte: CMARA et al, 2001

4.4.3.1 Representaes de modelos numricos de terreno Tais representaes so utilizadas para ilustrar a representao quantitativa de uma grandeza que varia continuamente no espao. Representaes de modelos numricos de terreno esto associadas a dados de altimetria. Na monografia tais representaes esto associadas a mapas de distncias e de declividade. 4.4.3.1.1 Grade regular A grade regular (Figura 14) uma representao no formato de matriz em que cada elemento (m,n) est associado a um valor numrico. Para a

55

gerao da grade torna-se necessrio estimar, atravs de interpoladores matemticos, os valores para as clulas que no possuem medidas de elevao, considerando-se a vizinhana de medidas de elevao conhecidas.

Figura 14 - Superfcie e grade regular correspondente. FONTE: NAMIKAWA, 1995, citado por CMARA et al.,2001.

4.4.3.1.2 Grade Triangular A malha triangular (Figura 15) ou TIN (triangular irregular network) uma estrutura do tipo vetorial que representa uma superfcie atravs de um conjunto multifacetado de formas triangulares interligadas. Para cada um dos trs vrtices da face do tringulo so armazenadas as coordenadas de localizao (x, y) e o atributo z, com o valor de elevao ou altitude. Quanto mais equilteros forem as faces triangulares, maior o grau de a exatido com que a superfcie ser descrita.

Figura 15 - Superfcie e malha triangular correspondente. FONTE: NAMIKAWA, 1995, citado por CMARA et al.,2001.

56

4.4.3.1.3 Comparao entre a grade retangular e a grade TIN De acordo com Cmara e Monteiro (2001), a utilizao da grade tin permite com que informaes morfolgicas importantes, como por exemplo, as descontinuidades representadas por feies lineares de relevo (cristas) e drenagens (vales), sejam consideradas durante a gerao da grade tin, permitindo ento a modelagem da superfcie do terreno preservando as feies da superfcie. No Quadro 9 possvel comparar o uso da grade triangular com o uso da grade retangular.
Quadro 9 - Vantagens e desvantagens da grade TIN e regular para representao de MNT.

Grade retangular Apresenta regularidade na distribuio espacial dos vrtices das clulas do modelo Os vrtices dos retngulos so estimados a partir das amostras
Apresenta problemas para representar superfcies com variaes locais acentuadas

Estrutura de dados mais simples Relaes topolgicas entre os retngulos so explicitas Mais utilizado em aplicaes qualitativas e Mais utilizado em aplicaes quantitativas para anlises multinveis no formato raster Fonte: CMARA et al. (2001).

Grade triangular No apresenta regularidade na distribuio espacial dos vrtices das clulas do modelo Os vrtices dos tringulos pertencem ao conjunto amostral Representa melhor superfcies no homogneas com variaes locais acentuadas Estrutura de dados mais complexa necessrio identificar e armazenar as relaes topolgicas entre os tringulos

4.4.4 Universo de implementao onde de fato a implementao do banco de dados, atravs estrutura de dados, algoritmos de pesquisa e recuperao realmente ocorre. Tais processos so determinantes no desempenho do sistema. 4.5 Metodologias de anlise espacial Nesta parte da reviso apresenta-se uma viso geral de algumas tcnicas de anlise espacial, no contexto de produo de novos mapas a partir de dados j existentes, os mtodos de inferncia espaciais posteriormente descritos sero o mtodo Booleano e Fuzzy. Ser descrito tambm o mtodo de tomada de deciso AHP.

57

4.5.1 Lgica booleana

A modelagem booleana envolve combinao lgica de mapas binrios atravs de operadores condicionais. Cada mapa utilizado como uma condio pode ser entendido como um plano de informao, ou seja, uma evidncia. Os vrios planos de informao so combinados para dar suporte a uma hiptese ou preposio. Cada localizao ento testada, para determinar se as evidncias nesse ponto satisfazem ou no as regras definidas pela hiptese (MOREIRA, 2001). O resultado expresso na forma binria 0, (hiptese no satisfeita) e 1 (hiptese satisfeita), no sendo possvel a condio talvez. Embora esse mtodo seja pratico, normalmente no o mais adequado, pois o ideal que as evidncias que apresentam importncia relativa diferente recebam pesos de diferentes valores e no sejam tratadas igualmente. A lgebra booleana (Figura 16) usa os operadores lgicos E (interseo), OU (unio), NO (negao) e XOR (excluso). As operaes booleanas no so comutativas e dependem da prioridade dos operadores; podem requerer acoplamento exato entre atributos e no consideram erros nem incertezas que no sejam especificamente incorporados dentro da definio dos conjuntos (BURROUGH e MCDONNELL, 1998, citado por MUOZ, 2005).

. Figura 16 - Diagrama de Venn mostrando os resultados da aplicao de operadores de lgica booleana para dois ou mais conjuntos. Fonte: BURROUGH e MCDONNELL, 1998, citado por MUOZ, 2005.

58

O apelo da abordagem Booleana sua simplicidade. Em casos onde limiares de corte foram estabelecidos por lei ou por cdigos, combinaes Booleanas so abordagens prticas e de fcil aplicao. Na prtica, entretanto, normalmente no indicada a atribuio de importncias iguais para cada critrio a ser combinado. Evidncias precisam ser ponderadas dependendo da sua importncia relativa (BONHAM-CARTER, 1994, citado por SAMIZAVA, 2006). 4.5.2 Lgica Fuzzy O termo fuzzy pode ser entendido como algo vago, incerto. No entanto a traduo para o portugus mais utilizada nebuloso, difuso (BONHAMCARTER, 1994, citado por COELHO, 2008). A lgica fuzzy surge com a finalidade de processar as informaes subjetivas, de natureza vaga e incerta, ou seja, trata a incerteza no avaliando se um evento ocorrer, mas sim o quanto ele ocorre ou ocorrer. Trata-se de uma lgica contnua permitindo verdades parciais. (CORNELISSEN et al., 2001, citado por MORAES, 2008). Moraes (2008), afirma que a Lgica fuzzy busca modelar as incertezas relacionadas a vagueza, impreciso e subjetividade e, que essa capacidade dos subconjuntos fuzzy de expressar transies graduais desde a pertinncia at a no pertinncia tem uma extensa utilidade pois a lgica fuzzy capaz de capturar "tons de cinza", ou seja, graus de verdade. Na teoria dos conjuntos objetos de uma mesmo classe ou com caractersticas semelhantes so agrupados em conjuntos e temos na lgica fuzzy, o grau de pertinncia de um elemento em relao a um dado conjunto uma funo que pode assumir qualquer valor real no intervalo fechado [0,1]. (COELHO, 2008). 4.5.2.1 Representaes dos conjuntos fuzzy Para representao de um conjunto fuzzy, pode-se utilizar o diagrama de Hassu-Euler (H-E). Nesta notao, o conjunto representado graficamente por uma funo real, esboada em um sistema de eixos cartesianos, onde o

59

eixo x representa o universo de discurso e o eixo y representa os graus de pertinncia, conforme Figura 17. Na maioria das aplicaes prticas, as funes (Figura 17) de pertinncia so do tipo gaussiana, triangulares, trapezoidais, crescentes e decrescentes.

Figura 17 - Tipos de representaes de funes de pertinncia. Fonte: NOGUCHI, 2004, citado por COELHO, 2008.

4.5.2.2 Sistema Fuzzy De acordo com Wang (1997, citado por COELHO, 2008), um sistema fuzzy composto de quatro componentes: os fuzzyfucadores, a base de regras, a mquina de inferncia e o defuzzificador, conforme pode ser observado na Figura 18. Fuzzyficador: A principal funo de um fuzzyficador converter os intervalos valores reais de entrada (escalar ou vetorial) em grau de pertinncia a conjuntos fuzzy para que sejam tratados pela mquina de inferncia (Wang, 1997, citado por COELHO, 2008). Ou seja, atribui valores lingsticos definidos por funes de pertinncia s variveis de entrada. Base de regras Fuzzy: O conhecimento humano pode ser representado na forma de regras fuzzy "SE - ENTO". considera o "corao" de um sistema fuzzy, uma vez que todos os outros componentes so usados para implementar as regras de modo eficiente e razovel.

60

Mquina de Inferncia Fuzzy: Usa os princpios da lgica fuzzy para combinar as regras, existentes na base de regras em um mapeamento de um conjunto fuzzy de entrada em um conjunto fuzzy de sada. Desfuzzificao: O resultado das avaliaes das regaras fuzzy so termos lingsticos os quais no podem ser interpretados diretamente, necessrio que estes termos sejam decodificados, novamente como valores reais (escalar ou vetorial) geralmente discretos. Dessa maneira ns temos em um sistema nebuloso primeiramente variveis de entrada que sofrem um processo de fuzzificao, ou seja, os conjuntos nebulosos das variveis lingusticas de entrada so ativados. Terminada esta etapa, efetua-se a inferncia das variveis de sada. Finalmente, as variveis de sada sofrem um processo de desfuzzificao, ou seja, converter os dados nebulosos para valores numricos precisos. Dessa forma um sistema nebuloso deve oferecer a um usurio a capacidade de: (i) definir variveis e conjuntos nebulosos; (ii) definir regras (se ento) e operadores lgicos (e, ou) que manipulem as variveis nebulosas; (iii)realizar inferncias usando regras; (iv) oferecer diferentes mtodos de desfuzzificao das variveis de sada.

Figura 18 - Sistema fuzzy Fonte: CORTES, 2004, citado por COELHO, 2008.

61

4.5.3 Mtodo AHP Processo de Anlise Hierrquica Mtodos de suporte a deciso so uteis para que ajudar a organizar e estabelecer um modelo racional de combinao de dados que seja mais adequada ao propsito do usurio (SAMIZAVA, 2006). O mtodo AHP se destaca como um dos mais promissores no processo de tomada de deciso que consiste na comparao par-a-par de cada varivel. (SAATY, 1990, citado por SAMIZAVA, 2006). O mtodo AHP foi desenvolvido por Saaty em 1991 (WOLFF, 2008). A sigla AHP incorpora suas caractersticas, as quais so especialmente direcionadas superao das limitaes cognitivas dos tomadores de deciso. Caracterizada por ser um instrumento de apoio, a tomadas de deciso o mtodo feito em duas fases: na de construo da hierarquia e na de avaliao dos resultados (VARGAS, 1990, citado por ABREU et al., 2000) em que a primeira fase envolve a estruturao do problema em nveis e o AHP permite, aos decisores, a modelagem de problemas complexos em uma estrutura hierrquica (Figura 19) que mostra as relaes entre as metas, os critrios que exprimem os objetivos e sub-objetivos, e as alternativas que envolvem a deciso. A estrutura hierrquica forma uma rvore invertida, cuja estrutura vai descendo da meta da deciso para os critrios, subcritrios e alternativas, em sucessivos nveis (SAATY, 1990, citado por ABREU et al., 2000).

Figura 19 - Exemplo de estrutura hierrquica de problemas de deciso. Fonte: SAATY, 1990, citado por ABREU et al., 2000.

A escala de valores AHP para comparao pareada apresentada no Quadro 10.

62
Quadro 10 - Escala de julgamento de importncia do mtodo AHP.

Intensidade de importncia 1 3 5
7 9 2,4,6,8

Definio e Explicao
Importncia igual os dois fatores contribuem igualmente para o objetivo Importncia moderada um fator ligeiramente mais importante que o outro Importncia essencial um fator claramente mais importante que o outro Importncia demonstrada um fator fortemente favorecido e sua maior relevncia foi demonstrada na prtica Importncia extrema A evidncia que diferencia os fatores de maior ordem possvel Valores intermedirios entre julgamentos possibilidade de compromissos adicionais Fonte: SAATY, 1990, citado por ABREU et al., 2000.

A partir do estabelecimento de critrios de comparao para cada combinao de fatores, possvel determinar um conjunto timo de pesos que podem ser utilizados para a combinao dos diferentes mapas (CMARA; DAVIS; DALGE, 2001). Em problemas de maior dimenso pode haver vrios nveis de critrios, subcritrios e assim por diante. Nestes casos as comparaes so feitas da mesma forma, sempre em relao ao nvel acima, at que se chegue comparao das alternativas, que esto sempre no nvel mais baixo. Cada comparao, com valores atribudos a todos os pares, gera uma matriz de avaliao n x n como a matriz da Figura 20.

Figura 20 - Matriz-exemplo de comparaes partirias. Fonte: WOLFF (1998).

Para preencher a matriz, o tomador de deciso age por linhas. O que ele sabe de previamente que a diagonal principal da matriz preenchida com o valor 1, por se tratar da comparao de um elemento com ele mesmo. Depois de preencher a diagonal principal, na linha 1 ele se pergunta qual a importncia do elemento desta linha em relao a cada elemento de todas as

63

colunas. Generalizando, a pergunta a ser feita : "quanto mais importante a contribuio do elemento i para o objeto ou critrio avaliado do que o elemento

j?". (WOLFF, 1998).


Cada um dos julgamentos representa a dominncia do elemento da linha sobre o elemento da coluna. Se o elemento Ai (da linha) for igualmente importante ao elemento Aj (da coluna), o valor atribudo para este par 1. Se ele for mais importante que o elemento Aj, algum valor de 2 a 9 escolhido. E se o elemento Ai for menos importante do que Aj, um nmero inverso aos valores 2 a 9 dado, isto , 1/2 a 1/9, dependendo da intensidade avaliada. O preenchimento das matrizes procedimento a ser feito pelo tomador de deciso (WOLFF, 1998).

64

5. MATERIAIS E MTODO

5.1 Descrio dos materiais Utilizou-se diversos materiais para a realizao deste trabalho. Dentre eles, materiais cartogrficos no modo digital e diversos softwares que foram detalhados a seguir. 5.1.1 Materiais cartogrficos A grande maioria dos planos de informaes que foram utilizados no trabalho, como por exemplo, as curvas de nvel, os cursos dgua, a malha urbana e as vias, foram obtidos na base digital planoaltimtrica, em arquivo AutoCad na escala 1:10.000, cedida pela Prefeitura Municipal de Presidente Prudente-SP. J no caso do plano de informao geomorfolgico, as informaes pertinentes rea foram compiladas a partir do trabalho realizado por Nunes e Fushimi (2010), na escala 1:25.000. 5.1.2 Softwares Inmeros foram os programas utilizados para elaborao do trabalho, sendo eles: AutoCAD 2006: utilizado para facilitar a elaborao de projetos de engenharia e arquitetura. tambm utilizado em cartografia para digitalizao de bases cartogrficas atravs da vetorizao de um documento cartogrfico que se encontra no formato de imagem, diretamente na tela, ou em papel utilizando uma mesa digitalizadora; ArcGIS 9.3: o nome dado a um grupo de programas e que constitui um Sistema de Informao Geogrfica. Ele permite elaborar e manipular informaes vetoriais e matriciais para o uso e gerenciamento de bases temticas, a partir de inmeras de fcil utilizao.

65

Spring 5.1.8: (Sistema para Processamento de Informaes Georeferenciadas) um banco de dados geogrfico de 2 gerao, desenvolvido pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) para ambientes UNIX e Windows; Scarta 5.1.8: um gerador de cartas que utiliza os dados processados dentro do Spring como dados de entrada. No entanto, como limitao, ele no permite a alterao de dados. 5.2 Modelagem dos dados 5.2.1 Definio da rea geogrfica A rea geogrfica do trabalho est na projeo UTM - Universal Transversa de Mercator - e no Datum Crrego Alegre. As coordenadas da regio de estudo esto entre as coordenadas X1: 465.731,0 e Y1: 7.568.723,0 e o X2: 470.731,0 e Y2: 7.573.723,0. A definio desta rea de estudo se deve ao fato de querer tentar encontrar uma regio fora do permetro urbano do municpio de Presidente Prudente, em que possa ser construdo um aterro sanitrio. Como Samizava (2006), no foi utilizada a unidade de estudo bacia hidrogrfica devido ao fato de que os fenmenos analisados para a implantao do empreendimento, podem ir alm dos limites fsicos da rea de estudo, como por exemplo, os divisores dgua. 5.2.2 Escala numrica, grau de incerteza e resoluo espacial Como a escala numrica do mapa base foi de 1:10.000, manteve-se essa escala no projeto. Alm disso, devido ao fato de que, de acordo com Samizava (2006), sempre que so retiradas as feies de um mapa, inquestionvel a gerao de erros. O erro pode ser visual, motora e devido a variao de espessura da linha, ocasionando ento um deslocamento grfico das feies retiradas. Admite-se ento de que o erro na escala do mapa, ou seja, o grau de incerteza, de 1 mm. Deste modo, a resoluo espacial do terreno, que nada mais do que a multiplicao da escala numrica e do grau de incerteza, de 10 metros.

66

5.3 Elaborao dos mapas temticos para normalizao 5.3.1 Elaborao dos mapas temticos Os mapas foram elaborados por meio de operaes em trs softwares distintos. Inicialmente, para aquelas variveis que j se encontravam no formato digital *DWG, ou seja, as curvas de nvel, a hidrografia, as vias e a malha urbana, foram corrigidas algumas descontinuidades utilizando o AutoCAD. Em segundo lugar, para aquelas variveis que se encontravam na forma de figura, como foi o caso do mapa de geomorfologia, as feies de interesse foram vetorizadas atravs do software ArcGIS, georreferenciadas no AutoCad e o arquivo foi salvo em formato *DXF para futura importao no Spring. Por fim, no Spring, foi gerado os mapas de distncias com posterior fatiamento para a elaborao dos mapas temticos. De forma resumida, as operaes realizadas para elaborao dos mapas podem ser observadas na Figura 21.

Figura 21 - Sntese dos processos para gerao dos mapas temticos.

5.3.1.1 Elaborao do mapa de declividade Antes de ser elaborado o mapa de declividade, foi necessrio gerar uma grade triangular (TIN) a partir das curvas de nvel. O TIN foi obtido a partir do comando gerao de grade triangular na barra de ferramentas MNT, usando a hidrografia como linha de quebra e o interpolador Delaunay. No entanto,

67

como o mapa de declividade (em porcentagem) gerado na forma numrica (MNT), o mapa representado em tons de cinza. Cmara (2001) considera os mapas como dados e no como desenhos. Para ele, tratar mapas como dados significa dar forma numrica ao espao ao associar, a cada localizao, um valor que representa a grandeza em estudo; requer ainda, na maior parte dos casos, o uso do formato matricial ("raster"), mais adequado a uma representao contnua do espao. Neste contexto, foi realizado o fatiamento desse plano de informao apenas para uma melhor visualizao da situao local. Para o fatiamento, utilizou-se os seguintes intervalos na classificao: 0 - 2%, 2 - 5%, 5 - 10%, 10 20% e maiores que 20%, conforme Figura 22.

LEGENDA

Figura 22 - Representao grfica da declividade no entorno do Distrito de Floresta do Sul em Presidente Prudente/SP.

5.3.1.2 Elaborao dos mapas de distncias Gerar um mapa de distncias significa, de acordo com Samizava (2006), produzir um plano de informao numrico onde cada clula apresenta um valor de distncia a partir da feio em questo.

68

5.3.1.2.1 Elaborao do mapa de distncia de corpos dgua

Considerando a legislao ambiental que impe uma distncia de 30 metros de qualquer curso d'gua para qualquer interveno antrpica e considerando a recomendao da CETESB (1997, citado por SAMIZAVA, 2006) de que a distncia mnima deve ser de 200 metros para a implantao de aterro sanitrio, foi gerado logo aps a gerao do mapa de distncia de corpo dgua na categoria MNT, um mapa temtico com buffers de 30 e 200 metros. Apesar de no haver necessidade da gerao desse mapa, Figura 23, visto que ele no entra na lgebra dos mapas para ponderao pelo mtodo AHP, ele foi gerado para uma melhor visualizao da regio. Assim, as reas em vermelho representam as distncias com at 30 metros, as reas em amarelo representam as distncias com de 30 a 200 metros e as reas em verde representam as distncias superiores a 200 metros.

LEGENDA

Figura 23 - Representao grfica das distncia dos corpos dgua no entorno do Distrito de Floresta do Sul em Presidente Prudente/SP.

69

5.3.1.2.2 Elaborao do mapa de distncia de malha urbana No h uma legislao ambiental especfica que impe uma distncia mnima ou mxima do aterro sanitrio malha urbana. No entanto, diversos autores recomendam que sejam estipuladas distncias de modo a no provocar incmodos aos moradores, tais como odores, fumaa, poeira, barulho e presena de vetores. Monteiro (2001) e Jardim (1995) consideram que as distncias mnimas devem ser, respectivamente, 1000 e 2000 metros. Para tanto, da mesma forma que a elaborao do mapa de distncia de corpos dgua, logo aps a gerao do mapa de distncia da malha urbana em MNT, foi gerado um mapa temtico com buffers de 1000 e 2000 metros. A Figura 24 representa graficamente a regio com as distncias a partir da malha urbana, onde a rea em vermelho representa as distncias com at 1000 metros, a rea em amarelo representa as distncias de 1000 a 2000 metros e a rea em verde representa as distncias superiores a 2000 metros.

LEGENDA

Figura 24 - Representao grfica das distncias da malha urbana no entorno do Distrito de Floresta do Sul em Presidente Prudente/SP.

70

5.3.1.2.3 Elaborao do mapa de distncia de vias Assim como a distncia da malha urbana, no h uma legislao ambiental especfica para as distncias das vias de acesso. Entretanto, foi atribudo os mesmos intervalos de Samizava (2006), realizando buffers de 200, 500 e 1000 metros. A Figura 25 representa a superfcie da regio com as distncias a partir da rede viria, onde as reas em azul claro representam as distncias com at 200 metros, as reas em turquesa representam as distncias de 200 a 500 metros, as reas em azul escuro representam as distncias de 500 a 1000 metros, e as reas em preto representam as distncias superiores a 1000 metros.

LEGENDA

Figura 25 - Representao grfica das distncias da rede viria no entorno do Distrito de Floresta do Sul em Presidente Prudente/SP.

5.3.1.3 Elaborao do mapa de geomorfologia Para elaborao do mapa de geomorfologia, as feies da regio foram vetorizadas no ArcGis de acordo com o mapa de geomorfologia de Nunes e

71

Fushimi (2010), e o arquivo foi salvo em *DWG. Em seguida, no AutoCAD, as feies foram georreferenciadas para posterior importao pelo Spring. Dentro do Spring, as feies sofreram o processo de edio vetorial onde os ns foram todos ajustados e em seguida poligonalizados. Por fim, para todos os polgonos foram atribudos as classes de topo, vertente e fundo de vale de acordo com o mapa original. A Figura 26 representa a superfcie da geomorfologia da rea de estudo. As reas em amarelo representam os fundos de vale, as reas em laranja representam as vertentes e as reas em marrom escuro representam os topos.

LEGENDA

Figura 26 - Representao grfica da geomorfologia no entorno do Distrito de Floresta do Sul em Presidente Prudente/SP.

5.3.2 Normalizao das variveis Como dito anteriormente, a anlise espacial consiste no uso de um conjunto de tcnicas que combina diferentes tipos de informao. J a anlise multicriterial investiga um determinado nmero de alternativas, considerando diversos critrios em questo. Para o presente trabalho foi escolhida a lgica fuzzy, a lgica booleana e o mtodo AHP no processo de tomada de deciso.

72

O mtodo AHP, como dito anteriormente, se baseia na comparao par a par dos planos de informao, onde as diferentes variveis que influenciam na tomada de deciso so organizadas, de forma hierrquica, e comparados entre si. Para cada comparao atribudo um peso de forma a representar a relevncia com que determinada informao tem em relao a outra. No entanto, alm da necessidade dos dados de entrada estarem na categoria MNT, eles precisam estar normalizados. Essa normalizao se faz necessria, pois o mtodo AHP s compara as variveis quando elas esto em um mesmo intervalo (normalmente de zero a um). Por exemplo, no possvel comparar as distncias dos corpos dgua, que variam de 0 a 390 metros, com as distncias das vias, que variam de 0 a 1175 metros, como o caso. Assim, realizou-se a normalizao (ou padronizao) das superfcies produzidas a partir da lgica fuzzy dentro do programa de Linguagem Espacial para Geoprocessamento Algbrico (LEGAL) a partir de funo sigmoidal. No anexo A apresentado a programao realizada para normalizao das seguintes variveis: declividade, distncia de corpo dgua, distncia de malha urbana, distncia de vias e geomorfologia. Aps a normalizao, os planos de informao foram ponderados atravs da tcnica AHP. E aps a ponderao, a gerao do mapa sntese, foi feito em outro programa no LEGAL, que combinou linearmente as superfcies dos planos utilizando os pesos gerados. 5.3.2.1 Inferncia booleana O emprego da inferncia booleana est na idia de que ela realiza operaes lgicas bastante prticas, tais como, "satisfaz" ou "no satisfaz". Ela empregada para inmeras funes, mas indicada para aplicao de limites estabelecidos em leis e/ou normas. Neste contexto, ela foi utilizada com o objetivo de restringir reas para instalao de aterro sanitrio. As restries utilizadas no trabalho so apresentadas, juntamente com as respectivas justificativas, na Tabela 1.

73
Tabela 1 - Critrios utilizados para aplicao da inferncia booleana. Critrio reas de APP Descrio Considerou-se um buffer de 30 metros ao longo dos corpos dgua. A justificativa a partir da Resoluo CONAMA N 303, de 20 de maro de 2002, que constitui como reas de preservao permanente (APP) as faixas com uma largura mnima de 30 metros do curso d`gua com menos de dez metros de largura. As regies cuja declividade se encontram acima de 20% foram consideradas como inaptas, uma vez que nessa faixa do terreno sua inclinao torna-se extremamente acentuada. Foi estipulada uma distncia de 500 metros, visto que valores menores que este apresentam reas muito prximas da rea urbana.

Declividade rea Urbana

5.3.2.2 Inferncia fuzzy A lgica fuzzy, antes mais nada, uma extenso da lgica booleana. No entanto, ao contrrio dela, que gera respostas apenas como verdadeiras ou falsas, o uso da inferncia fuzzy permite gerar respostas como parcialmente verdadeira, a partir de incertezas da linguagem natural. Ela surgiu a partir dos problemas do mundo real que no podem receber respostas apenas como certas ou erradas. De modo grosseiro, podemos dizer que ela uma extenso melhorada da lgica booleana, pois, responde melhor a questes que no se enquadram em "absolutamente verdadeiro" ou "absolutamente falso". Neste contexto, a lgica fuzzy foi utilizada com o objetivo de representar uma zona de transio em dgrad por meio de funes sigmoidal crescentes e decrescentes. De forma resumida, na Tabela 2, encontram-se os pontos de controle, ou seja, de onde a onde sero atribudas as funes (sigmoidal) em cada varivel.
Tabela 2 - Resumo da aplicao das funes de pertinncia fuzzy e seus parmetros. Critrio Declividade Distncia dos cursos dgua Distncia da rede viria Distncia da rea urbanizada Funo Sigmoidal decrescente Sigmoidal crescente Sigmoidal simtrica Sigmoidal crescente Pontos de controle a b c d 10 20 30 200 0 200 500 1000 1000 2000

A seguir, cada varivel abordada explicando detalhadamente como foi feito a sua respectiva padronizao.

74

5.3.2.2.1 Declividade 5 A CETESB (1997, citado por Samizava, 2006), em seu manual, , 2006), recomenda que os aterros sanitrios sejam construdos em locais com declividade de at 10%. Para tanto, utilizou-se a funo sigmide decrescente utilizou se (Figura 27) para padronizar os valores da declividade, que se encontram em ) porcentagem, para valores entre 0 e 1. Para a funo, foi atribudo 10% como o ponto de controle inicial e 20%, como ponto de controle final, sendo este ltimo valor utilizado por Samizava (2006).

Figura 27 - Funo sigmoidal decrescente para padronizao da declividade.

Isto significa que para regies com declividade at 10% foi atribudo o valor 1, para regies com declividade de 10% a 20% foi atribudo a funo sigmoidal crescente e para valores que ultrapassaram 20% foi atribudo o valor 0. A representao da declividade normalizada pode ser observada a partir da Figura 28.

Figura 28 - Representao da declividade normalizada no entorno do entor Distrito de Floresta do Sul em Presidente Prudente/SP. Prudente/SP

75

5.3.2.2.2 Distncia dos corpos dgua 5


A Resoluo CONAMA N 303, de 20 de maro de 2002, que dispe sobre parmetros, definies e limites de reas de Preservao Permanente, exige que para os cursos d`gua com menos de dez metros de largura, necessrio ter uma rea de Preservao Permanente (APP) de 30 metros. J o manual da CETESB (1997) recomenda a distncia mnima de 200 metros para instalao de aterro. Baseando Baseando-se nisso, para a padronizao utilizou-se a funo sigmide crescente (Figura 29) e utilizou se atribui-se para o ponto de controle inicial o valor de 30 m e para o ponto de controle se final o valor de 200m.

Figura 29 - Funo sigmoidal crescente para padronizao das distncias dos corpos dgua.

Isto significa que para regies de at 30 metros foi atribudo o valor zero, para regies entre 30 e 200 metros foi atribuda a funo sigmoidal crescente e para valores que ultrapassaram os 200 metros foi atribudo o valor 1. A representao das distncias dos corpos dgua normalizadas pode ser distncias observada a partir da Figura 30. 30

Figura 30 - Representao das distncias dos cursos dguas normalizadas no entorno do Distrito de Floresta do Sul em Presidente Prudente/SP. Prudente/SP

76

5.3.2.2.3 Distncia das reas urbanizadas 5 Para a padronizao dos valores das distncias da rea urbanizada utilizou-se tambm a funo sigmoidal crescente (Figura 31). No entanto, no se ). h uma legislao especfica que limite as distncias da malha urbana at o aterro sanitrio. Lima (1999), assim como diversos autores, recomenda apenas que a rea a ser escolhida deve estar situada distante das residncias para no provocar incmodos aos moradores. Assim, foi atribudo a distncia de 1000 metros como ponto de controle inicial e a distncia de 2000 metros, como controle ponto de controle final, por representarem distncias recomendadas de acordo com Monteiro (2001) e Jardim (1995), respectivamente.

Figura 31 - Funo sigmoidal crescente para padronizao das distncias de reas urbanizadas.

Para regies at 1000 metros foi atribudo o valor zero, para regies entre 1000 e 2000 metros foi atribuda a funo sigmoidal crescente e para valores que ultrapassaram 2000 metros foi atribudo o valor um. O mapa de distncia da malha urbana pode ser observado a partir da Figura 32.

Figura 32 - Representao das distncias da malha urbana normalizada no entorno do Distrito de Floresta do Sul em Presidente Prudente/SP. Prudente/SP

77

5.3.2.2.4 Distncia da rede viria 5 Assim como a distncia da malha urbana, a distncia da rede viria no apresenta valores a serem considerados para a instalao de aterro sanitrio. Para a padronizao dos valores das distncias das vias utilizou-se tambm utilizou se funo sigmoidal crescente, linear e decrescente, conforme Figura 33. 3 .

Figura 33 - Funo sigmoidal crescente, linear e decrescente para padronizao das distncias de reas urbanizadas.

Isto significa que para regies de 0 a 200 metros foi atribuda a funo sigmoidal crescente, para regies entre 200 e 500 metros foi atribudo o valor va um, para regies entre 500 e 1000 metros foi atribuda a funo sigmoidal , decrescente, e para valores que ultrapassaram 1000 metros foi atribudo o valor zero. O mapa de distncia da malha urbana pode ser observado a partir da Figura 34.

Figura 34 - Representao das distncias das vias normalizadas no entorno do Distrito de Floresta do Sul em Presidente Prudente/SP.

78

5.3.3 Atribuio dos pesos das variveis pelo mtodo AHP Aps a normalizao das variveis, explicadas no item anterior, os planos de informao foram introduzidos na matriz AHP, utilizando-se os pesos apresentados na Tabela 3 para a realizao da comparao pareada.
Tabela 3 - Matriz de comparao pareada das variveis.

Geomorfologia Declividade Geomorfologia Declividade Distncia de curso d'gua Distncia rede viria Distncia rea urbana 1 2 2 1/4 1/2 1 2 1/4 1/2

Distncia de curso d'gua

Distncia rede viria

Distncia rea urbana

1 1/4 1/2 1 2 1

A declividade recebe o peso de um pouco melhor quando comparada com a distncia da malha urbana e geomorfologia e moderadamente melhor quando comparada com as distncias das vias. Em compensao, considerouse que a distncia dos corpos dgua tem um peso um pouco melhor que a declividade. A distncia dos corpos dgua recebe um peso um pouco melhor que a geomorfologia e a distncia da malha urbana, e um peso moderadamente melhor quando comparado com a distncia de via. A geomorfologia recebe um peso moderadamente melhor quando comparado com a distncia de vias e um pouco melhor quando comparada com a malha urbana. E a distncia de vias recebe o peso de um pouco melhor quando comparada com a distncia da malha urbana. 5.3.3.1 Razo de consistncia e ponderao das classes na AHP Cmara (2001) comenta que a AHP calcula automaticamente um valor de razo de consistncia entre [0,1], sendo que o valor zero significa uma completa consistncia do processo de julgamento.

79

No entanto, de acordo Carvalho e Riedel (2005), assim como Alphonce (1997, citado por Barros et al., 2007), aconselhvel que a razo de consistncia obtida seja sempre menor que 0,1 para garantir a consistncia adotada para os pesos. Assim, aps a atribuio dos pesos, citados no item anterior, o mtodo AHP gerou a razo de consistncia como sendo 0,085, garantindo a consistncia dos pesos atribudos e no havendo a necessidade de alterar o ordenamento na matriz. A ponderao atribuda a cada classe na matriz AHP pode ser observada na Tabela 4.
Tabela 4 - Ponderao das classes na matriz AHP.

Varivel Declividade Distancia malha urbana Distncia corpo d'gua Distncia vias Geomorfologia

Peso 0,138 0,087 0,383 0,284 0,107

5.3.3.2 Mapa sntese de aptido E aps a ponderao, a gerao do mapa sntese, foi feito no programa no LEGAL, onde pode ser observado na Figura 35.

Figura 35 - Representao do potencial para instalao de aterro sanitrio no entorno do Distrito de Floresta do Sul no municpio de Presidente Prudente - SP.

80

6. RESULTADOS E ANLISES
6.1 Caracterizao da regio de interesse 6.1.1 Caractersticas scio-econmicas O Distrito de Floresta do Sul pertence ao municpio de Presidente Prudente situado a aproximadamente 24 km do marco zero da cidade (Praa Monsenhor Sarrion). Segundo dados provenientes do levantamento censitrio realizado pelo IBGE (2010), o distrito possui 1.392 habitantes, dos quais 986 habitam na zona urbana (70,83%), e 406 na zona rural (29,17%). A coleta de resduos slidos domsticos, tanto para a zona urbana quanto para a zona rural realizada pelo servio de limpeza da PRUDENCO. Na rea urbana ela ocorre em 100% do total de domiclios e na zona rural ela ocorre em apenas 68,31% do total (IBGE, 2010). 6.1.2 Caractersticas do meio fsico 6.1.2.1 Hidrografia Presidente Prudente se localiza no espigo divisor de guas das bacias do Rio do Peixe e do Rio Santo Anastcio. ainda delimitado, pelas cabeceiras de drenagem do Crrego da Cascata, ao norte, a leste e sudeste pelas cabeceiras do Crrego Gramado desaguando no Crrego do Veado, que por sua vez, desgua no Crrego do Limoeiro e ao sul, delimitado pelo Crrego do Cedro. O Crrego do Cedro e o Crrego do Limoeiro so afluentes do Rio Santo Anastcio. Na regio de Floresta do Sul existem cursos dgua com canais fluviais mendricos e com padro de drenagem dendrtico. O mapa de hidrografia no entorno do distrito apresentado na Figura 36.

81

Figura 36 - Mapa de hidrografia no entorno do Distrito de Floresta do Sul em Presidente Prudente/SP.

82

6.1.2.2 Geomorfologia Segundo Ross e Moroz (1996), o municpio de Presidente Prudente faz parte da morfoestrutura da Bacia Sedimentar do Paran e da morfoescultura do Planalto Ocidental Paulista. As formas de relevo dominantes so as Colinas Mdias e os Morrotes Alongados e Espiges. Tal estrutura geolgica justifica o fato de o municpio possuir tanto, trechos mais ngremes e topos menos suavizados quanto, colinas amplas com topos levemente ondulados. No municpio de Presidente Prudente, predominam geomorfolgicamente, relevos de colinas cncavoconvexas de topos suavemente convexizados. (NUNES, 2002). Na rea de Floresta do Sul o relevo apresenta-se com colinas amplas com topos suavizados e os fundos de vale em formao de bero so predominantes. O mapa geomorfolgico no entorno do distrito apresentado na Figura 37.

83

Figura 37 - Mapa geomorfolgico no entorno do Distrito de Floresta do Sul em Presidente Prudente/SP.

84

6.1.2.3 Malha urbana e vias Historicamente, em Presidente Prudente, o compartimento dos topos, por estes serem planos a suavemente ondulados, tm sido os principais locais a serem ocupados. A ocupao urbana anteriormente restrita ao topo suavizado do espigo expandiu-se para as reas de nascentes e fundos de vales, (NUNES et al, 2006). De acordo com este mesmo padro, Floresta do Sul tem sua malha urbana comeando em topos de morro com sua principal via de acesso localizada no divisor de gua deste mesmo topo. As vias dentro do distrito so pavimentadas em sua maioria, sendo de terra quelas ainda pertencentes s reas de expanso urbana recente. Os mapa de vias e malha urbana no entorno do distrito apresentado, respectivamente, nas Figuras 38 e 39.

85

Figura 38 - Mapa da malha urbana e das vias no entorno do Distrito de Floresta do Sul em Presidente Prudente/SP.

86

6.1.2.4 Topografia A topografia da rea de estudo varia de 310 a 450 metros de altitude segundo dados altimtricos obtidos por meio de um arquivo em AutoCad, cedido pela Prefeitura Municipal. O Mapa hipsomtrico e de declividade no entorno do distrito apresentado, respectivamente, nas Figuras 40 e 41.

87

Figura 39 - Mapa hipsomtrico no entorno do Distrito de Floresta do Sul em Presidente Prudente/SP.

88

Figura 40 - Mapa de declividade no entorno do Distrito de Floresta do Sul em Presidente Prudente/SP.

89

6.2 Elaborao do mapa sntese O mapa do potencial de adequao para instalao de aterro sanitrio no Distrito de Floresta do Sul, Figura 42, utilizou a inferncia booleana, para limitar reas totalmente inadequadas, e a inferncia fuzzy, para mostrar um grau contnuo de aptido.

Figura 41 - Mapa do potencial de adequao para instalao de aterro sanitrio no Distrito de Floresta do Sul em Presidente Prudente SP.

90

Analisou-se trs reas em especial, sendo todas elas na poro sul do mapa. Realizou-se ento vrios trabalhos de campo a fim de averiguar se as reas adequadas e inadequadas para instalao de um aterro sanitrio condiziam com aquelas apresentadas pelo Mapa elaborado. Em campo, pde-se chegar a concluso que os limites apresentados no mapa representaram fielmente as reas em campo. A seguir, discutido mais detalhadamente sobre cada rea analisada, sendo que a primeira rea se encontra prximo poro central, a segunda rea se encontra na sudoeste e a terceira rea se encontra na poro sudeste. 6.2.1 rea 1 Dentro da primeira rea estudada, tanto o ponto um quanto o ponto dois, representaram fielmente o que apresentado no mapa de potencial para instalao de aterro sanitrio. A Figura 43 apresenta a delimitao da primeira rea estudada e a Figura 44 apresenta uma foto do trabalho de campo.

Figura 42 - Delimitao da primeira rea estudada.

Figura 43 - Foto mostrando as reas 1 e 2 na poro sul central.

91

Considerou-se o ponto um como adequado, uma vez apresenta valor de adequao entre 0.70 e 0.80, encontra-se em topo de colina, longe do corpo dgua e fora de rea de APP. O ponto dois foi considerado inadequado por apresentar valor de adequao entre 0.40 e 0.50, se encontrar em setor prximo a um corpo dgua, em rea de APP e em fundo de vale. 6.2.2 rea 2 Dentro da segunda rea estudada, podemos dizer que tanto para o ponto trs quanto para o ponto quatro indicados no mapa, condizeram com a realidade encontrada em campo. A Figura 45 apresenta a delimitao da segunda rea estudada.

Figura 44 - Delimitao da segunda rea estudada.

Figura 45 - Foto mostrando o ponto 4 na rea 2.

Figura 46 - Foto mostrando o ponto 3 na rea 2.

O ponto trs, Figura 47, foi considerado adequado por apresentar valor de adequao entre 0.70 e 0.80, por se encontrar em rea de topo,

92

distante do corpo dgua e fora de rea de APP. J o ponto quatro, Figura 46, apresentou valor de adequao entre 0.40 e 0.50, foi considerado inadequado por se encontrar em rea prxima a outro corpo dgua. 6.2.3 rea 3 Dentro da terceira rea estudada, os pontos cinco e seis, indicados no Mapa, tambm condizeram com a realidade encontrada em campo. A Figura 48 apresenta a delimitao da terceira rea estudada.

Figura 47 - Delimitao da terceira rea estudada

Figura 48 - Foto mostrando o ponto 5 na rea 3.

Figura 49 - Foto mostrando o ponto 6 na rea 3.

O ponto 5, Figura 49, apresentou valor de adequao entre 0.70 e 0.80, foi considerado adequado por se encontrar em rea de topo, distante do corpo dgua e fora de rea de APP. J o ponto seis, Figura 50, apresentou valor de adequao entre 0.10 e 0.20, foi considerado inadequado por se encontrar em rea prximo a outro corpo dgua, e consequentemente, em rea de APP e fundo de vale.

93

7. CONSIDERAES FINAIS
A elaborao do mapa do potencial para instalao de aterro sanitrio foi um exerccio prtico importante para aplicao do sistema de informao geogrfica na rea ambiental. As reas identificadas pelo mapa com maior potencial para instalao de aterro sanitrio foram aquelas com a topografia mais elevada, condizentes com os compartimentos dos topos das colinas, e com as declividades menos acentuadas. J as reas identificadas pelo mapa com menor potencial tambm corresponderam com a verificao em campo, pois tais reas se encontram prximas aos corpos dgua, onde h o predomnio dos fundos de vale, a topografia mais baixa, com declividade mais acentuada. Assim, chegamos concluso que a produo dos cenrios, utilizando a lgica booleana, a lgica fuzzy e a AHP, foi satisfatria, pois as reas aptas e inaptas do mapa acabaram condizendo com a realidade encontrada em campo. Confirma-se ento que a inferncia espacial por meio da anlise multicriterial pode ser usada como uma poderosa ferramenta na tomada de decises com fins de planejamento ambiental. importante destacar que no foi possvel trabalhar com outras variveis bastante relevantes para a escolha de reas para a implantao de aterro, como a profundidade do fretico e a composio do solo, por no haver dados representativos levantados na escala de realizao do trabalho bem como estudos aprofundados na rea. Este aspecto pode ser uma sugesto de aprimoramento do trabalho, pois o nvel da qualidade das variveis garante o sucesso ou o fracasso dos resultados. No entanto conseguiu-se a varivel que no foi abordada durante a monografia, os limites de propriedade. Seria interessante a realizao de estudos que levassem em considerao essa varivel, pois na escolha de propriedades para aterro sanitrio, aspectos econmicos tambm pesam na tomada de deciso.

94

8. REFERNCIAS
ABREU, L. M.; GRANEMANN, S. R.; GARTNER, I.; BERNARDES, R. S. Escolha de um programa de controle da qualidade da gua para consumo humano: aplicao do mtodo AHP. Revista Brasileira de Engenharia Agrcola e Ambiental, Campina Grande, v. 4, n. 2, p. 257 262, 2000. Disponvel em: <http://www.agriambi.com.br/revista/v4n2/257.pdf>. Acessado em: 23 set. 2011) ALCANTARA, A. J. O. Composio Gravimtrica dos Resduos Slidos Urbanos E Caracterizao Qumica do Solo da rea de Disposio Final do Municpio de Cceres-MT. 2010. 89 f. Dissertao (Mestrado em Cincias Ambientais) Universidade Estadual de Mato Grosso, Cceres, MT, Brasil. Disponvel em: <http://www.unemat.br/prppg/ppgca/teses/2010/02.pdf>. Acessado em: 17 out. 2011. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. Apresentao de projetos de aterros sanitrios de resduos slidos urbanos: NBR 8419. Rio de Janeiro, 1992. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. Resduos Slidos: Classificao: NBR 10004. Rio de Janeiro, 1987. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. Resduos Slidos: Classificao: NBR 10004. Rio de Janeiro, 2004. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. Procedimento para obteno de extrato solubilizado de resduos slidos: NBR 10006. Rio de Janeiro, 2004 ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. Amostragem de Resduos Slidos: NBR 10007. Rio de Janeiro, 2004. BRASIL, Lei Federal n 6.938, de 31 de agosto de 1981. Dispe sobre a Poltica Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulao e aplicao, e d outras providncias. Dirio Oficial da Repblica Federativa do Brasil. Poder Executivo, Braslia. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L6938.htm> Acesso em: 15 out. 2011.

95

BRASIL, Lei n 12.305, de 2 de agosto de 2010. Institui a Poltica Nacional de Resduos Slidos; altera a Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e d outras providncias. Dirio Oficial da Repblica Federativa do Brasil. Poder Executivo, Braslia. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_0 3/_Ato2007-2010/2010/Lei/L12305.htm>. Acesso em: 15 out. 2011. BRASIL. Ministrio do Meio Ambiente. Resoluo Conama n. 303, de 20 de maro de 2002. Dispe sobre parmetros, definies e limites de reas de Preservao Permanente. Disponvel em: <http://www.mma.gov.br/port/ conama/res/res02/res30302.html>. Acesso em: 27 out. 2011. BRASIL. Constituio (1988). Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Disponvel em: <http://www.senado.gov.br/legislacao/const/con 1988/CON1988_05.10.1988/art_23_.shtm>. Acesso em: 10 nov. 2011. CMARA, G. Modelos, Linguagens e Arquiteturas para Bancos de Dados Geogrficos. 1995. 264 f. Tese (Doutorado em Computao Aplicada) Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, So Jos dos Campos. Disponvel em: <http://www.dpi.inpe.br/teses/gilberto/>. Acesso em: 16 de set. 2011. CMARA, G.; DAVIS, C. Introduo. In: CMARA, G. Introduo Cincia da Geoinformao. 2 ed. So Jos dos Campos: INPE. 2001. p. 1. 1-5. Disponvel em: :<http://mtc-m12.sid.inpe.br/col/sid.inpe.br/sergio/2004/ 04.22.07.43/doc/publicacao.pdf>. Acesso em: 17 set. 2011. CMARA, G.; DAVIS, C. Conceitos Bsicos em Cincia da Geoinformao. In: CMARA, G. Introduo Cincia da Geoinformao. 2 ed. So Jos dos Campos: INPE. 2001. p. 2. 1-35. Disponvel em: <http://mtcm12.sid.inpe.br/col/sid.inpe.br/sergio/2004/04.22.07.43/doc/publicacao.pdf>. Acesso em: 17 set. 2011. CMARA, G.; DAVIS, C. Arquitetura de Sistemas de Informao Geogrfica. In: CMARA, G. Introduo Cincia da Geoinformao. 2 ed. So Jos dos Campos: INPE. 2001. p. 3. 1-35. Disponvel em: <http://mtcm12.sid.inpe.br/col/sid.inpe.br/sergio/2004/04.22.07.43/doc/publicacao.pdf>. Acesso em: 17 set. 2011. CMARA, G.; MEDEIROS; J. S.; MONTEIRO, A. M. GIS para Estudos Ambientais. In: CMARA, G. Aplicaes de Geoprocessamento. 2 ed. So Jos dos Campos: INPE. 2001. p. 23. 1-44. Disponvel em: <http://sites.poli.usp.br/ptr/ptr/SITE-ANT/Cursos/AnaliseEspacial/index.html>. Acesso em: 17 set. 2011.

96

CAMPOS, A. C. A. Resduos slidos urbanos: educao ambiental e anlise de comportamento de estudantes de escolas de Feira de Santana BA. 2001. 174 p. Dissertao (Mestrado em Engenharia), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Disponvel em: <http://hdl.handle.net/10183/2622>. Acesso em: 29 set. 2011. CARVALHO, M. F. Comportamento Mecnico de Resduos Slidos Urbanos. 1999. 330 f. Tese (Doutorado em Geotecnia) Escola de Engenharia de So Carlos, Universidade de So Paulo, So Carlos. Disponvel em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18132/tde-25092007-105128/ptbr.php>. Acesso em: 29 set. 2011. CASTAGNARI, E. (Coord.) Panorama dos Resduos Slidos no Brasil. So Paulo: ABRELPE, 2010, 202 f. Disponvel em: <http://www.abrelpe.org.br>. Acesso em: 3 out. 2011. CASTRO, L. B. Avaliao do servio de coleta de resduos slidos domiciliares em cidade de mdio porte utilizando sistemas de informaes geogrficas e receptores do sistema de posicionamento por satlite. 2006. 99 f. Dissertao (Mestrado em Engenharia Civil) Faculdade de Engenharia Civil, Universidade Federal de Uberlndia, Uberlndia. Disponvel em: < http://www.ppgec.feciv.ufu.br/node/224>. Acesso em: 3 out. 2011. CETESB. Inventrio Estadual de Resduos Slidos Domiciliares. Coord. Aruntho Savastano Neto. So Paulo: CETESB, 2011. 186 f. Disponvel em: < http://www.cetesb.sp.gov.br/userfiles/file/residuos-solidos/residuosSolidos 2010.zip>. Acesso em 10 nov. 2011. COELHO, C. J. C. Lgica fuzzy e geoprocessamento na determinao de vulnerabilidade ocupao direta dos mangues na bacia hidrogrfica do Anil, na Ilha de So Lus MA. 2008. 211 f. Dissertao (Mestrado em Sustentabilidade de ecossistemas) Centro de Cincias Biolgicas e da Sade, Universidade Federal do Maranho, So Luis. Disponvel em: <http://www.tedebc.ufma.br/tde_arquivos/18/TDE-2010-07-09T115940Z-449/Pu blico/Cristiano%20Jackson%20da%20Costa%20Coelho.pdf>. Acesso em: 22 out. 2011. FIGUEIREDO, N. J. V. Utilizao do biogs de aterro sanitrio para gerao de energia eltrica e iluminao a gs estudo de caso. 2007. 90 f. Trabalho de concluso de curso (Bacharel em Engenharia Mecnica) Escola de Engenharia, Universidade Presbiteriana Mackenzie, So Paulo, 2007. Disponvel em: <http://cenbio.iee.usp.br/download/publicacoes/Natalie. pdf>. Acesso em: 22 out. 2011.

97

FRANCELINO, M. R. Introduo ao Geoprocessamento. Caratinga: Centro Universitrio de Caratinga, 2003. Disponvel em: http://correio.fdvmg.edu.br/ downloads/SemanaAcademica2007/MC05_SIG/INTRODU%C7%C3O_GEOPR OCESSAMENTO.pdf. Acesso em: 30 set. 2011. GANDELINI, L. Localizao de aterros sanitrios e lixes no estado de So Paulo, considerando padres ambientais distintos: uma aplicao de modelos matemticos de otimizao. 2002. 123 f. Trabalho de concluso de curso (Bacharel em Cincias Econmicas) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Universidade de So Paulo, Piracicaba, 2002. Disponvel em: < http://log.esalq.usp.br/home/uploadfiles/arquivo1110.pdf>. Acesso: 3 out. 2011. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATSTICA. Pesquisa Nacional de Saneamento Bsico 2000. Rio de Janeiro, 2002. Disponvel em <http://www.ibge.com.br>. Acesso em: out. 2011. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATSTICA. Pesquisa Nacional de Saneamento Bsico 2008. Disponvel em <http://www.ibge. com.br>. Acesso em: out. 2011. IOST, C.S. Cenrios ambientais de gerenciamento e tratamento de resduos slidos urbanos no estado de So Paulo. 2010. 113 f. Trabalho de concluso de curso (Bacharel em Engenharia Ambiental) Faculdade de Engenharia, Universidade Estadual Paulista, Sorocaba, 2010. Disponvel em < http://homologa.ambiente.sp.gov.br/proclima/publicacoes/03_cenarios/portugue s/iost.pdf>. Acesso: 1 out. 2011. JARDIM, N. S. Lixo Municipal: Manual de Gerenciamento de Resduos. 1. ed. So Paulo: IPT/CEMPRE, 1995, 279 p. LIMA, G.S.; GUIMARES, L. T. Metodologia para seleo de reas para implantao de aterro sanitrio municipal. In: 21 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental, 2001, Joo Pessoa. Anais... Disponvel em: <http://www.bvsde.paho.org/bvsaidis/resisoli/brasil/iii-097.pdf>. Acessado em 13 nov. 2011. MONTEIRO, J. H. P. Manual do Gerenciamento Integrado de Resduos Slidos. 15. ed. Rio de Janeiro: IBAM, 2001, 200 p. Disponvel em: <http://www.resol.com.br/cartilha4/manual.pdf >. Acesso em: 10 out. 2011. MORAES, O. B. Mtodo de anlise de dados para avaliao de reas urbanas recuperadas uma abordagem utilizando a lgica fuzzy. 2008.

98

304 f. Tese (Doutoramento em Engenharia). Escola Politcnica, Universidade de So Paulo, So Paulo. Disponvel em: <http://alexabiko.pcc.usp. br/TeseDoutorado.pdf>. Acesso em: 3 out. 2011 MOREIRA, F. R. S. Uso e tcnicas de integrao e anlise espacial de dados em pesquisa mineral aplicadas ao planalto de Poos de Caldas. 2001.166p. Dissertao (Mestrado em Sensoriamento Remoto) Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, So Jos dos Campos. Disponvel em: < http://www.obt.inpe.br/pgsere/Moreira-F-R-S-2001/publicacao.pdf>. Acesso em: 10 out. 2011. NUNES, J. O. R.; Uma contribuio metodolgica ao estudo da dinmica da paisagem aplicada a escolha de reas para a construo de aterro sanitrio em Presidente Prudente SP. 2002. 211 p. Tese (Doutorado em Geografia) Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2002. Disponvel em: <http://www4.fct.unesp.br/pos/geo/dis_teses/02/02_joao.pdf>. Acesso em: 29 set. 2011. NUNES, J.O.R; FUSHIMI, M. Mapeamento geomorfolgico do municpio de Presidente Prudente SP. In: Simpsio Nacional de Geomorfologia, 2010, Recife. Anais... OLIVEIRA, S.A; LEITE, V.D; PRASAD, S.; RIBEIRO, M.D. Estudo da produo per capita de resduos slidos domiciliares da cidade de Campina Grande PB Disponvel em: <http://rdigital.univille.rct-sc.br/ index.php/RSA/article/viewFile/61/97>. Acesso em: 18 nov. 2011. SAMIZAVA, T. M. Utilizao de tcnicas de geoprocessamento para seleo de reas potenciais para instalao de aterro sanitrio no municpio de Presidente Prudente SP, 2006. Trabalho de Concluso de Curso (Bacharel em Engenharia Ambiental) Faculdade de Cincias e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2006 SANTOS, A. F. Estudo agroambiental de uma microbacia hidrogrfica, visando sustentabilidade. 2009. 97 f. Tese (Doutorado em Agronomia Energia na Agricultura) Faculdade de Cincias Agronmicas, Universidade Estadual Paulista, Botucatu. Disponvel em: <http://www.fca.unesp.br/pos _graduacao/Teses/PDFs/Arq0428.pdf>. Acesso em: 10 out. 2011.

WOLFF, C. S. O mtodo AHP reviso conceitual e proposta de simplificao. 2008. 138 f. Dissertao (Mestrado em Engenharia de Produo) Departamento de Engenharia Industrial, Puntfica Universidade

99

Catlica, Rio de Janeiro. Disponvel em: < http://www.maxwell.lambda.ele.pucrio.br/Busca_etds.php?strSecao=resultado&nrSeq=12401@1>. Acesso em: 28 out. 2011. ZANETI, I. C. B. B. Educao ambiental, resduos slidos urbanos e sustentabilidade. Um estudo de caso sobre o sistema de gesto de Porto Alegre. 2003. 176 p. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Sustentvel) Centro de Desenvolvimento Sustentvel, Universidade de Braslia, Braslia. Disponvel em: <http://www.unbcds.pro.br/publicacoes/IzabelZaneti.pdf>. Acesso em: 4 out. 2011.

100

ANEXO A
DECLIVIDADE { //Padronizar declividade //declaraes Numerico decl ("declividademnt"); Numerico declp ("declividademnt"); //instanciaes decl = Recupere (Nome= "declividade%"); declp = Novo (Nome="declividade%ponde", ResX=10, ResY=10, Escala=10000, Min=0, Max =1); //operao declp = (decl <= 10) ? 1 : ((decl <=020) ? (1/(1+exp(-10*(15-decl)/15))) : 0); //(dist <= 10) ? 1 = declividade menor ou igual a 10 ele vai atribuir o valor 1 //((dist <=200) ? (1/(1 + exp(10*(115 - dist)/115))) distncia menor ou igual a 200 ele vai calcular o valor por aquela frmula //: 1 = distncia > que 200 ele vai atribuir valor 1 } HIDROGRAFIA { //Padronizar distncia do corpo dgua //declaraes Numerico dist ("distanciariomnt"); Numerico disthidrop ("distanciariomnt"); //instanciaes dist = Recupere (Nome= "distanciariogrande"); disthidrop //operao disthidrop = (dist<=30) ? 0 : ((dist<=200) ? (1/(1 + exp(10*(115 - dist)/115))) : 1); //(dist <= 30) ? 0 = distncia menor ou igual a 30 ele vai atribuir o valor 0 = Novo (Nome="distanciarioponde", ResX=10, ResY=10, Escala=10000, Min=0, Max =1);

101

//((dist <=200) ? (1/(1 + exp(10*(115 - dist)/115))) distncia menor ou igual a 200 ele vai calcular o valor pela funcao //: 1 = distncia > que 200 ele vai atribuir valor 1 } MALHA URBANA { //Padronizar distncia da malha urbana //declaraes Numerico dist ("distanciamalhamnt"); Numerico distmalhap ("distanciamalhamnt"); //instanciaes dist = Recupere (Nome= "distanciamalhagrade"); distmalhap = Novo (Nome="distanciamalhaponde", ResX=10, ResY=10, Escala=10000, Min=0, Max =1); //operao distmalhap = (dist <= 1000) ? 0 : ((dist <=2000) ? (1/(1 + exp(10*(1500 dist)/1500))) : 1); //(dist <= 1000) ? 0 = distncia menor ou igual a 1000 ele vai atribuir o valor 0 //((dist <=2000) ? (1/(1 + exp(10*(1500 - dist)/1500))) distncia menor ou igual a 200 ele vai calcular o valor por aquela frmula //: 1 = distncia > que 2000 ele vai atribuir valor 1 } VIAS { //Padronizar distncia de vias //declaraes Numerico dist ("distanciaviasmnt"); Numerico distviasp ("distanciaviasmnt"); //instanciaes dist = Recupere (Nome= "distanciaviasgrade"); distviasp //operao = Novo (Nome="distanciaviasponde", ResX=10, ResY=10, Escala=10000, Min=0, Max =1);

102

distviasp = ((dist <= 200) ? (1/(1+exp(10*(100-dist)/100))) : (dist <= 500) ? 1 : (dist < 1000) ? (1/(1+exp(-10*(dist - 750)/750))) : 0 ) ; // (dist <= 200) ? 0 = distncia menor ou igual a 200 ele vai atribuir o valor proporcional crescente // (dist >200 && < 500) ? 1 = distncia maior que 200 e menor que 500 ele vai atribuir valor 1 // (dist >500 && < 1000) ? (1/(1+EXP((A26-750)*10/750))) distncia maior que 500 e menor que 1000 ele vai atribuir valor proporcional decrescente // (dist >500 && < 1000): 1 = distncia > que 200 ele vai atribuir valor 1 } GEOMORFOLOGIA { Tematico geom ("geomorfologia"); Tabela ponde ( Ponderacao); Numerico geonum ("geomorfologiamnt"); ponde = Novo ( CategoriaIni = "geomorfologia", "Topo" : 1.0, "Vertente" : 0.5, "Fundovale" : 0.0 ); geonum = Novo (Nome = "geomorfologianorm", ResX = 10, ResY = 10, Escala = 10000, Min = 0.0, Max = 1.0, Repres = Grade); geom = Recupere (Nome = "geomorfologia"); geonum = Pondere (geom,ponde); } AHP { // Pesos a ser aplicados // declividademnt = 0.253 // distanciamalhamnt = 0.099 // distanciariomnt = 0.331 // distanciaviasmnt = 0.090 // geomorfologiamnt = 0.193 // Razao de consistncia // CR = 0.085

103

// Programa em LEGAL // Definicao dos dados de entrada Numerico var1 ("declividademnt"); Numerico var2 ("distanciamalhamnt"); Numerico var3 ("distanciariomnt"); Numerico var4 ("distanciaviasmnt"); Numerico var5 ("geomorfologiamnt"); // Definicao do dado de saida Numerico var6 ("ahpmnt"); // Recuperacao dos dados de entrada var1 = Recupere (Nome="declividade%ponde"); var2 = Recupere (Nome="distanciamalhaponde"); var3 = Recupere (Nome="distanciarioponde"); var4 = Recupere (Nome="distanciaviasponde"); var5 = Recupere (Nome="geomorfologianorm"); // Criacao do dado de saida var6 = Novo (Nome="mapaahp_2", ResX=10, ResY=10, Escala=10000, Min=0, Max=1); // Geracao da media ponderada var6 = 0.253*var1 + 0.099*var2+ 0.331*var3+ 0.090*var4+ 0.193*var5; }

Das könnte Ihnen auch gefallen