Sie sind auf Seite 1von 21

SEGUNDA LICENCIATURA EM INFORMTICA

PORTFLIO DE ESTGIO SUPERVISIONADO II

ROSIMEIRE DA SILVA OLIVEIRA

NOVA ANDRADINA/MS

2012 ROSIMEIRE DA SILVA OLIVEIRA

PORTIFLIO DE ESTGIO SUPERVISIONADO II

Portflio apresentado ao Curso de Segunda Licenciatura em Informtica, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, como requisito parcial concluso da disciplina Estgio II sob a orientao dos professores Azenaide Abreu Soares Vieira e Antonio Sales.

NOVA ANDRADINA/MS 2012

1. INTRODUO A disciplina de Estgio Supervisionado II foi ministrada pelos professores Antonio Sales e Azenaide Abreu Soares Vieira. Como se trata de um curso de Segunda Licenciatura, o estgio supervisionado apresenta caractersticas particulares que precisaram ser trabalhadas ao longo do desenvolvimento das aulas, uma vez que todos os acadmicos so professores e j tm amplo contato com a realidade escolar. A carga horria da disciplina foi organizada em aulas presenciais e atividades de ensino programadas, totalizando 68 h/a. Os professores organizaram as atividades das aulas e os recursos tecnolgicos em uma pgina da wikispaces, na qual os acadmicos postavam todas as tarefas ao longo do semestre. A proposta metodolgica dos professores Sales e Azenaide perpassou pelo estudo de textos e vdeos que versavam sobre o contexto em que os acadmicos esto inseridos, com o objetivo de instigar nos mesmos a reflexo sobre a prtica pedaggica docente. Desta forma, os acadmicos puderam compreender que necessrio repensar o modelo de escola que existe atualmente para que ela esteja preparada para conviver no s com as mudanas tecnolgicas, mas tambm para saber lidar com alunos nativos digitais. Outra estruturao diferenciada da disciplina de estgio supervisionado foi contemplada na construo de um portflio de estagio hipertextual por meio do ambiente wikispaces. Embora ainda existam vestgios da estrutura tradicional de portflio, pode-se verificar que foi dado um primeiro passo para que a universidade compreenda tambm a necessidade de se adaptar a um novo paradigma educacional.

2. REFLEXES TERICAS

2.1 Professor-acadmico ou acadmico-professor: pontos e contrapontos

A concepo de Estgio como aproximao da realidade no se mostrou adequada porque o acadmico estagirio j est inserido na realidade da escola e mostra-se conhecedor da mesma; portanto, foi adotada a realidade do sujeito a partir de uma completa imerso nos problemas vivenciados na escola, perante os quais este acadmico considera-se impotente, fazendo-se, ento, necessria a mudana da prtica baseada na imitao para uma prtica de conscientizao, de transformao da realidade. Na perspectiva de Freire, para mudar uma realidade preciso viv-la e entend-la, necessrio que o professor enfrente os desafios, criando respostas e com isso mudar a si mesmo e a sua realidade. Geralmente temos apenas apontado os problemas existentes no processo de ensino-aprendizagem, sem termos condies de refletir sobre suas causas e consequncias. Ao apontarmos esses problemas, nos apossamos de um discurso que no texto chamado de "um discurso de origem no identificada e de fim no previsto. De acordo com Foucault, esse discurso uma voz sem nome. O professor herda alguns hbitos e at mesmo discursos de outros professores, tornando, assim, impossvel identificar a origem desses. mais fcil assumir um discurso j existente do que procurar outra viso para o fato, para os problemas, tornando o fim desse discurso algo imprevisvel. O professor tem uma grande capacidade de se distanciar dos problemas para ser capaz de assumir uma postura tica, compromissada coma transformao da realidade dos sujeitos da escola e da sociedade, contribuindo assim para a humanizao. Assim como tambm tem a capacidade de no agir de acordo com a maioria e sim buscar transformar a sua realidade, da escola e da sua comunidade, no se curvando aos interesses imediatos das estatsticas. A partir da teoria dialtica da ao de Paulo Freire, a perspectiva dos autores era que os acadmicos se conscientizassem da realidade e dos desafios da mesma, para que a partir dos problemas levantados sejam capazes de propor aes que venham transform-los, o contexto escolar e o grupo de acadmicos a que pertencem.

2.2 Problematizao da prtica e sugestes

Acredito que um dos tpicos importantes seria fazermos uma reflexo sobre a prtica de projetos interdisciplinares com uso de novas tecnologias, pois exemplos de sucesso podem incentivar novas aes de ensino e aprendizagem. Alm disso, podemos pensar tambm na utilizao de ambientes virtuais de aprendizagem como meios para formao de professores em nossas escolas, bem como ferramentas para a complementao das atividades desenvolvidas em sala de aula com nossos alunos. Finalmente, poderamos refletir sobre as prticas pedaggicas das escolas inseridas no projeto UCA, com o objetivo de analisar as dificuldades e avanos no processo de ensino-aprendizagem a partir da insero de computadores na sala de aula.

2.3 O futuro da escola Parte I O debate entre Paulo Freire e Seymour Papert, disponibilizado no vdeo O futuro da escola, leva-nos a refletir sobre os objetivos e fins da educao a partir das perspectivas tericas dos renomados estudiosos da educao. Inicialmente, necessrio refletir sobre o fato histrico de que ao longo dos anos a concepo de conhecimento sempre esteve mais atrelada quantidade e no qualidade, uma vez que os currculos escolares so abarrotados de itens a serem estudados pelos alunos, sem que os mesmos sejam analisados criticamente, ou seja, aprendidos. Fato este que tem incomodado alguns educadores, que questionam a importncia de se ter listas de contedos, muitas vezes irrelevantes ao contexto em que os alunos esto inseridos, que poderiam ser aprendidos ao longo da trajetria de vida humana, sem que estivesse unicamente atrelado aos bancos escolares. Segundo Freire, a sua pedagogia antagnica ao ato de transmisso de conhecimento em que os alunos so meros depositrios de contedos que no instigam a curiosidade, que no se transformam em saber, em conhecimento. Sua pedagogia da pergunta e no da resposta possibilita que o educando participe do processo atravs do dilogo, da aproximao entre o educando e o educador. Desta forma, tem-se uma mudana no paradigma estabelecido de que o professor seria o nico detentor do conhecimento.

Papert, por sua vez, aponta que a educao escolar resume-se a um ato inconsciente, em que os alunos no compreendem porque deveriam aprender tal contedo. Sua pedagogia parte do pressuposto de que o educando precisa estar consciente do processo de aprendizado como participante do mesmo. Enquanto Freire prope que o ato de aprender perpassa pelo ato de ser ensinado, Papert defende que existe um distanciamento entre aprender e ensinar, pois h uma supervalorizao de ensino em detrimento do aprendizado. Nessa perspectiva, o ponto de aproximao entre as duas pedagogias seria criar meios para que o aluno possa aprender pela mediao de um professor, sem que exista um distanciamento entre os papis do aluno e do professor. Fundamentando sua pedagogia, Papert aponta que existem 3 estgios de aprendizado. O primeiro corresponde ao perodo da infncia, no qual a criana aprende pela descoberta, por meio do toque, dos sentidos que se aguam, sem que haja um molde sistematizado para a aprendizagem: A criana aprende se autoguiando. No segundo estgio, que acontece na escola, a ato de aprender est ligado ao ato de ser ensinado, onde ocorrem os depsitos que oprimem algumas crianas; embora Papert considere esse estgio perigoso em alguns aspectos, nele que adquirimos certas habilidades que contribuiro para a nossa trajetria fora do ambiente escolar. Por fim, o terceiro estgio volta-se ao primeiro, medida que nele que os sobreviventes do segundo estgio podem encontrar meios criativos para viverem. Sendo assim, oportuno comparar a realidade educacional brasileira ao segundo estgio proposto por Papert, partindo da evidncia de que a maioria das escolas est fundamentada no processo de ensino centrado na figura do professor como transmissor do conhecimento, sendo que o aluno no participa ativamente desse processo. Papert acredita que as novas tecnologias podem mudar essa realidade, j que o segundo estgio est deixando de ser obrigatrio porque atualmente no mais necessrio saber algo atravs unicamente do conhecimento aprendido na escola. As tecnologias e a educao podem contornar esse segundo estgio que se tornou traumatizante e precrio ao longo dos anos para as crianas.

O conhecimento deixaria, portanto, de ser um instrumento de opresso, onde os menos favorecidos so deixados margem da sociedade de consumo e de trabalho, pois a escola contribuiria para a modificao dos paradigmas pr-estabelecidos e levaria o educando a ser um sujeito crtico e consciente de seus direitos e deveres enquanto cidado. Pensando dessa maneira, inegvel dizer que esta escola mediada pela tecnologia no se enquadra no modelo de classes fechadas, isoladas que conhecemos. Talvez ela se torne um espao reflexivo, onde o processo de ensino e aprendizagem seja estabelecido por projetos interdisciplinares construdos coletivamente por professores e alunos. A partir das discusses apresentadas, possvel afirmar que algumas mudanas esto ocorrendo no mbito da educao escolar brasileira, desde que o governo comeou a investir na utilizao de novas tecnologias. Para que o ensino realmente se torne mediado por tecnologias preciso que as escolas tenham maior autonomia na sua organizao curricular, sem a segmentao tpica das disciplinas isoladas, sendo organizadas por reas de conhecimento que trabalhariam eixos temticos, por meio de projetos.

2.4 O futuro da escola parte II Na segunda parte do vdeo O Futuro da escola, Paulo Freire apresenta sua anlise sobre a relao entre a histria e a tecnologia, tomando como base as proposies de Papert sobre os estgios de aprendizagem. A perspectiva de Freire parte do pressuposto de que naquela poca ainda existia uma enorme distncia entre os seus netos que operam computadores e a enorme parcela de brasileiros que viviam merc das desigualdades sociais, ou seja, naquele contexto o contato com as tecnologias ficava restrito a uma pequena parcela da sociedade brasileira. Neste ponto, Freire bastante enftico ao afirmar que na sua viso este distanciamento tende a crescer no decorrer dos prximos anos. Na esteira do pensamento de Freire, considerando-se que atualmente o acesso tecnologia ainda bastante restrito populao de baixa renda, podemos dizer que a

perspectiva dele estava correta. Por outro lado, no podemos nos esquecer de que o governo tem realizados programas de informatizao das escolas, as quais oferecem aos alunos o acesso a salas equipadas com computadores, aparelhos de som, vdeo, DVD, entre outros. Embora as opinies de Freire e Papert paream antagnicas, possvel verificar que ambos concordam que na segunda fase dos estgios de desenvolvimento, descritos por Papert, que se encontra o maior problema. Neste ponto o pensamento de ambos converge para a problemtica que envolve o futuro da escola. Partindo desta constatao, Freire prope medidas que poderiam modificar tal realidade catica. O pensador brasileiro acredita que a escola no pode ser simplesmente sepultada, por outro lado, acredita que possvel ressuscit-la atravs da mudana no s das formas de ensino-aprendizagem, mas tambm da eliminao de equvocos ideolgicos e polticos que assolam a mesma. Neste ponto, a tecnologia surge como uma possvel inovao na maneira como a escola ensina, bem como na maneira como o aluno aprende. J que, para Freire, a escola precisa manter-se inserida em seu tempo, podemos afirmar que ela no pode estar alheia s modificaes tecnolgicas. Portanto, no podemos deixar de concordar com as ideias de Freire, pois apontam para a necessidade de se repensar a escola como um todo. Muitas medidas esto sendo tomadas, por inmeros profissionais comprometidos com o fazer pedaggico, mas tais medidas no podem ser apenas atos isolados. As inmeras aes pedaggicas que aliam o ensino ao uso de tecnologias realizadas em nossas escolas so a prova de que possvel mudar, de que ainda h uma esperana para a educao. Talvez este no seja o futuro que a escola precisa alcanar, mas com certeza j parte fundamental para a construo do mesmo.

2.5 O futuro da escola partes III e IV

Nas partes finais do vdeo O futuro da escola observa-se que o dilogo entre Paulo Freire e Seymourt caminha para um mesmo norte. Embora Papert aponte que as escolas esto presas a seus currculos e paradigmas, ele ainda acredita que possam ocorrem mudanas significativas no meio educacional atravs de aes que se voltem para escolas alternativas com professores que proponham uma viso educacional diferente aberta ao dilogo. No que se refere ao uso dos computadores na escola, Papert aponta para a mudana ocorrida ao longo dos anos. Enquanto, no incio os professores que utilizavam computadores eram vistos como rebeldes, que queriam encontrar uma maneira diferenciada de ensinar; atualmente a realidade se transformou, pois os computadores esto espalhados pelas escolas, seja em salas de tecnologias ou em projetos em que cada aluno possui o seu prprio laptop. Portanto, preciso que os educadores compreendam que esta mudana est instaurada no ambiente educacional, cabendo a eles encontrar meios para se adaptarem mesma. Paulo Freire no est preocupado se existe um futuro para a escola, pois para ele no importa a nomenclatura, mas a possibilidade de existir um local apropriado para a reunio de pessoas que desejem cumprir tarefas ligadas ao ato de aprender, apropriando-se do conhecimento j previamente existente para a construo de conhecimentos inexistentes. Tanto Freire, quanto Papert concordam que o ato de saber operar um computador no o fator mais importante na utilizao de computadores na escola. Os computadores podem acelerar o processo de aquisio de conhecimento, medida que contribuam para que o educando compreenda tal processo, por meio dos conceitos aprendidos relacionados aos contedos curriculares. Talvez seja este o desafio que Papert e Freire nos deixa: como poderemos transformar a escola em algo que desperte a curiosidade de nossos alunos, para que eles se voltem ao primeiro estgio proposto por Papert? O desafio exige que saibamos aproveitar o conhecimento de mundo que nossos alunos trazem at a escola, para que eles tenham a curiosidade de implementar tais conceitos atravs do conhecimento sistematizado.

2.6 Integrao de tecnologias e webtecnologias no ensino

A partir da leitura do artigo Integrao de tecnologias e webtecnologias no ensino, de Azenaide Abreu Soares Vieira, podemos retomar os conceitos acerca dos estgios de implementao de tecnologias prtica docente estudados anteriormente na disciplina de Estgio Supervisionado I. A discusso proposta no artigo mostra-se necessria e oportuna, uma vez que estamos iniciando as reflexes para o desenvolvimento de um projeto interdisciplinar. Embora ainda no tenhamos definidas as diretrizes a serem utilizadas para a execuo do mesmo, possvel pensar nos estgios que seriam mais adequados realidade escolar em que estamos inseridos. Segundo Soares-Vieira, na abordagem de produo o docente atua como um orientador do processo educativo, permitindo que o aluno atue mais ativamente durante a realizao da proposta didtica mediada pelo uso de tecnologias e webtecnologias. Tomando tambm os pressupostos estudados nos vdeos O futuro da escola que versavam sobre a necessidade de tornar a escola um local onde o aluno seja capaz de produzir conhecimento a partir de sua curiosidade, respeitando o seu conhecimento de mundo, acredito que a abordagem mais adequada ao nosso projeto seja a de produo.

2.7 Memorial descritivo Iniciei meus estudos na E.E Moura Andrade, atualmente pertencente rede municipal de ensino, na qual estudei da 1 4 srie do Ensino Fundamental. A escola ficava prxima a minha casa, era bem pequena e naquela poca no tnhamos nenhum recurso tecnolgico alm da lousa, do giz e dos livros didticos. Na segunda etapa do Ensino Fundamental, mudei de escola, pois a E.E. Moura Andrade s oferecia at a 4 srie. A mudana foi traumtica porque fui para uma escola maior, numa turma nova, sem meus amigos. A adaptao foi complicada, principalmente pelo fato de ter vrios professores que nos tratavam de maneira diferente, no havia mais a relao de afeto entre professor e aluno como nas sries iniciais.

Ao longo dos 4 anos que passei na Escola Joo de Lima Paes criei novos laos de amizade e aprendi a sistematizar meu conhecimento, pois a escola incentivava a aprendizagem atravs de atividades de pesquisa, feiras de cincias, gincanas e projetos. Mudei novamente de escola para cursar o Ensino Mdio, passando a estudar na E.E. Austrlio Capil Castro. Essa foi uma das melhores fases de minha trajetria estudantil. Tive excelentes professores que procuravam dar condies para que tivssemos acesso universidade, com materiais de vestibulares e diversos desafios. Quando estava no 3 ano do Ensino Mdio, houve uma pesquisa para saber quais os cursos a comunidade escolar desejava que fossem implantados na unidade da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul que estava sendo construda em Nova Andradina. Como sempre gostei da rea de Linguagens, no tive dvidas e escolhi o curso de Letras. Seis meses depois do trmino do Ensino Mdio, passei no vestibular e fiz parte da 1 turma de Letras da UEMS de Nova Andradina. Os anos de graduao foram difceis, j que a Universidade no dispunha de professores, materiais, laboratrios nem computadores. Mesmo em meio a tantas dificuldades, sempre procurei maneiras para sanar as deficincias do curso, tive, por exemplo, que fazer aulas em escolas de lnguas particulares para que pudesse ter fluncia em Lngua Inglesa. Assim que terminei a graduao, passei no concurso estadual e assumi dois perodos de aulas em escolas estaduais. A experincia inicial como professora foi enriquecedora, tive colegas de trabalho que sempre me orientaram e me deram apoio para desenvolver meu trabalho. Para complementar minha formao, resolvi fazer o curso de especializao em Presidente Prudente. As aulas eram aos sbados, extremamente cansativas e desgastantes devido distncia que percorramos aps uma jornada semanal de trabalho. Aps o trmino do curso, fiquei sabendo que na UFMS de Trs Lagoas havia um curso de mestrado em Letras. Juntamente com uma amiga de graduao comecei a cursar uma

disciplina como aluna especial. Participei da seleo para aluna regular, mas no fui aprovada, fato que me decepcionou profundamente. Passei dois anos sem pensar na ideia de fazer mestrado, at que foi criado um curso na UFMS de Campo Grande. Inicialmente era aluna especial, depois fui aprovada como regular e durante dois anos e meio viajei semanalmente para Campo Grande para cursar as disciplinas. No final da escrita da minha dissertao, surgiu a oportunidade para fazer a Segunda Licenciatura em Informtica. No tinha inteno de fazer minha inscrio, mas fui obrigada por ser professora da Sala de Tecnologia Educacional. Confesso que o curso no me agradava em muitos aspectos, mas ao longo do tempo tenho aprendido a repensar as minhas prticas pedaggicas pela necessidade de aliar o uso de tecnologias.

2.8 Avaliao As discusses sobre os dilogos entre Papert e Freire, provenientes do vdeo O futuro da escola, durante a aula de Estgio Supervisionado II tm se mostrado extremamente produtivas, uma vez que as reflexes dos acadmicos e do professor Sales levaram-nos necessidade de repensarmos a nossa prtica pedaggica, principalmente para que tenhamos a ideia de que esta prtica tem contribudo para a consolidao de paradigmas que consolidam ideologias que se propagam em nossas escolas. Desta forma, a escola precisa se adaptar s mudanas que ocorrem diariamente em nossa sociedade, no podendo ficar estagnada ante s inovaes tecnolgicas. Como ser este processo de mudana? Quais as medidas devem ser tomadas? Como deve ser o fazer pedaggico neste perodo de adaptaes? Estas e outras inmeras perguntas povoam a mente dos educadores, embora muitos queiram respostas e receitas prontas para elas, sabemos que algumas delas ainda no tm solues satisfatrias. A proposta de desenvolvimento de um projeto interdisciplinar talvez possa amenizar alguns destes questionamentos, visto que o mesmo prope o rompimento das barreiras

disciplinares em busca de uma nova prtica pedaggica. Temos agora que colocar as ideias em prtica, visando sempre a melhoria do processo de ensino e aprendizagem.

3. CRONONOGRAMA
2.ATIVIDADE NO PRESENCIAL Atividade 01

DATA 1.ATIVIDADE PRESENCIAL Apresentao da disciplina (Carga Horria, Objetivo...) Exerccio de leitura crtica Discusso Vdeo - Parte I 17/02 Exerccio de leitura crtica Discusso Vdeo - Parte II 02/03 Projeto interdisciplinar: reflexes iniciais Apresentao e ajustes do cronograma da disciplina 16/03 Apresentao e discusso das teorias sobre o ensino mediado por tecnologias 30/03 Elaborao do projeto interdisciplinar Trmino da elaborao do projeto didtico e 13/04 orientaes para seu desenvolvimento e apresentao; 27/04

C.H.1 C.H.2 C.H.CUM

10/02

04

04

08

Atividade 02

04

04

16

Atividade 03

04

04

24

Atividade 04

04

04

32

Atividade 05 Atividade 06

04 04 04 04 04

04 04 04

40 48 56 60

Organizao do portflio de estgio curricular Atividade 07 II

11/05 Hipertextualizao do portflio de estgio Sesso de visionamento de aulas ricas em tecnologias educacionais - Lngua Portuguesa 25/05 (Grupo 01), Matemtica (Grupo 02), Lngua Estrangeira (Grupo 03) Sesso de visionamento de aulas ricas em tecnologias educacionais Ed. fsica (Grupo 04), Cincias (Grupo 05), Lngua Portuguesa (Grupo 06) e Geografia (Grupo 07). Concluso dos portflios

04

68

4. CONSIDERAES FINAIS Cursar a disciplina de estgio supervisionado em um curso de Segunda Licenciatura um cenrio diferenciado e problemtico ao mesmo tempo. Lidar com uma turma de professores acadmicos, ou acadmicos professores como foi nomeado em um dos textos lidos durante este semestre realmente foi um enorme desafio para os nossos professores. Houve momentos de acertos e erros, talvez devido ao embate de ideias que sempre surgiam durante as discusses, porm posso afirmar que estas discusses foram produtivas para a minha aprendizagem, j que tive a oportunidade de repensar a minha prtica pedaggica a partir das reflexes acerca do contexto escolar e da insero de novas tecnologias. As angstias da jornada pesada de trabalho e atividades acadmicas foram rduas e penosas, mas ao mesmo tempo vlidas para provar que ainda existem pessoas dedicadas melhoria da educao, que sacrificam o seu tempo para se dedicarem formao acadmica complementar. No podemos dizer ainda se estamos avanando na questo de utilizao de tecnologias em sala de aula, mas possvel vislumbrar prticas pedaggicas inovadoras que surgem a cada dia nas inmeras salas de aula espalhadas na nossa cidade e regio. Quem sabe daqui a pouco tempo poderemos perceber as mudanas trazidas por estas iniciativas muitas vezes silenciosas, ou talvez possamos dar voz a cada uma delas, mostrando que ainda h futuro para a educao brasileira. Por enquanto no temos muitas certezas, restanos apenas a certeza de que no podemos e no devemos ficar estagnados esperando que as mudanas ocorram por parte dos responsveis pelo sistema educacional.

5. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS O Futuro da escola - PAULO FREIRE E SEYMOUR PAPERT Parte I, Vdeo Paulo Freire & Seymour Papert Parte 1 de 7. Disponvel em: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=eHU8bolxs9s.Acesso em 20/05/2012.

O Futuro da escola - PAULO FREIRE E SEYMOUR PAPERT Parte II, Vdeo Paulo Freire & Seymour Papert. Disponvel em http://www.youtube.com/watch?v=YNWxpXeqIk&feature=player_embedded Acesso em 20/05/2012. O Futuro da escola - PAULO FREIRE E SEYMOUR PAPERT Parte III, Vdeo Paulo Freire & Seymour Papert. Disponvel em http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=x_yBzJ9Z_Dc. Acesso em 20/05/2012. O Futuro da escola - PAULO FREIRE E SEYMOUR PAPERT Parte IV, Vdeo Paulo Freire & Seymour Papert. Disponvel em: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=F2xvnWTFyU4. Acesso em 20/05/2012. SOARES-VIEIRA, Azenaide Abreu, INTEGRAO DE TECNOLOGIAS E WEBTECNOLOGIAS NO ENSINO. Disponvel em: http://estagioii.wikispaces.com/file/view/Integra%C3%A7%C3%A3o+de+tecnologias+e+we btecnologias+no+ensino.pdf. Acesso em 22/05/2012. SOARES-VIEIRA, Azenaide Abreu, SALES, Antonio, PROFESSOR-ACADMICO OU ACADMICO-PROFESSOR: PONTOS E CONTRAPONTOS. Disponvel em: http://estagioii.wikispaces.com/file/view/texto+1.pdf. Acesso em 22/05/2012. SOARES-VIEIRA, Azenaide Abreu, SALES, Antonio, FORMAO DO PROFESSOR EM CURSO DE SEGUNDA LICENCIATURA. Disponvel em: http://estagioii.wikispaces.com/file/view/Texto+2.pdf. Acesso em 22/05/2012.

6. ANEXOS 6.1 Projeto

1. NOME OU TTULO DO PROJETO: Conhecendo minha cidade

2. DADOS DE IDENTIFICAO: rea ou Disciplina de Origem: Lngua Portuguesa

Professores: Ana Patricia - Marcos - Marina - Marta - Michele - Rosimeire - Valria Perodo: Maro Julho/2012 Nmero de aulas: 8 Pblico - Alvo: 9 ano - Ensino Fundamental

3. DISCIPLINAS COM AS QUAIS VAI INTERLIGAR : Matemtica, Educao fsica, Geografia, Lngua Estrangeira e Cincias.

4. JUSTIFICATIVA: de suma importncia que as crianas desde cedo conheam a histria do lugar onde vivem, o surgimento da cidade, o seu desenvolvimento e tudo que envolve esse ambiente, pois esse espao contribui muito para o crescimento e desenvolvimento da criana, tanto social quanto emocional. Sendo assim, a escola tem um papel fundamental neste aprendizado, o de valorizar o patrimnio histrico e cultural presentes em cada localidade. Porm, repassar ao aluno que conhecer a histria de sua cidade importante no uma tarefa simples, entretanto, medida que estabelecemos relaes entre a histria dos prprios alunos e de sua cidade, o tema torna-se contextualizado, favorecendo o interesse e o envolvimento com o assunto. Assim, esse projeto tem o propsito de apresentar aos alunos elementos da histria da cidade em que vivem utilizando diferentes estratgias com o intuito de proporcionar a valorizao e o respeito pela sua cidade, fazendo com que ele se reconhea como membro desse contexto e participante da construo dessa histria. Nova Andradina uma cidade que contempla uma diversidade cultural riqussima, e neste roteiro, os alunos tero a oportunidade de aprender mais sobre suas diferentes culturas e seus diferentes dialetos, alm de aprender mais sobre a sua histria e de seus desbravadores.

Trata-se de um projeto que tem como objetivo, despertar o interesse dos educandos pela histria do municpio e seus aspectos sociais e culturais. 5. OBJETIVOS DO PROJETO Conhecer as variaes lingusticas de nossa cidade Verificar a origem de alguns dialetos tpicos. Valorizar os aspectos culturais de nossa cidade.

6. CONTEDOS (conceituais, procedimentais e atitudinais)* Variaes lingusticas (grias, jarges, dialetos, variaes regionais). Particularidades de pronncia de certas palavras. Procedimentos e as marcas lingusticas tpicas da conversao. Lngua e linguagem. Nveis de linguagem.

7. ORIENTAES E/OU SEQUNCIA DIDTICA (METODOLOGIA) No incio do presente projeto faremos uma breve apresentao sobre o processo histrico de formao de Nova Andradina, levaremos com a autorizao da escola e pais, nossos alunos do 9 ano do ensino fundamental para uma visita ao museu do municpio,apresentando-lhes os fatos e acontecimentos mais marcantes da trajetria de nossa pacata cidade. J em um segundo momento os alunos assistiro a um vdeo com fotos sobre os primeiros habitantes, fundadores, pioneiros do municpio, de onde vieram, quais

populaes,de que estados ajudaram a formar nossa populao no incio dos anos 50. Dando continuidade a esse projeto os alunos assistiro a uma aula sobre os conceitos de Variaes Lingusticas (grias, jarges, dialetos, variaes regionais) e faro uma pesquisa na Sala de Tecnologias sobre quais so os dialetos mais utilizados em nossa regio do Vale do Ivinhema. Os alunos seriam desafiados a fotografar placas, outdoors, anncios que exemplifiquem tais variedades da lngua e aps apresentariam isso em forma de slides, trabalhando em equipes. Como concluso do trabalho, os alunos faro pardias, enfocando os nveis de linguagem utilizados em nossa cidade, as diversidades culturais, as imigrantes de diversos estados que formaram nosso falar, tais como paranaenses, paulistas, nordestinos,etc... As msicas seriam gravadas, filmadas sendo que os vdeos seriam postados na wiki da Escola Estadual Marechal Rondon, para que os alunos acessassem e escolhessem a melhor pardia, que seria premiada pela direo escolar.

8. OBJETIIVOS ESPECFICOS OU DO COMPONENTE CURRICULAR (HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS) Compreender e usar a Lngua Portuguesa como lngua materna, geradora de significao e integrada organizao do mundo e prpria identidade. Reconhecer a necessidade de dominar a norma padro, que representa a variedade lingustica, socialmente prestigiada, sem menosprezar as demais variantes. Perceber o preconceito lingustico existente em relao ao emudecimento de seus usurios. Compreender a finalidade da lngua e linguagem. Compreender as variaes lingusticas.

9. DESTINO SOCIAL DAS PRODUES

O projeto e todas as produes finais dos alunos sero divulgados na pgina wiki, no blog e nos murais da escola. 10. CRONOGRAMA ABORDAGEM DE DATA N. DE AULA ATIVIDADE TECNOLOGIAS ENSINO INTEGRADAS MEDIADO COM

TECNOLOGIAS Visita ao museu do os mais

municpio,apresentando-lhes 1 aula fatos e acontecimentos

marcantes da trajetria da cidade.

Vdeo com fotos sobre os primeiros habitantes, fundadores, pioneiros do 2 aula municpio, de onde vieram, quais populaes,de que estados ajudaram a formar nossa populao no incio dos anos 50 Aula 3 aula sobre os conceitos de

Variaes jarges, regionais).

Lingusticas dialetos,

(grias, variaes

Pesquisa na Sala de Tecnologias 4 aula sobre quais so os dialetos mais utilizados em nossa regio do Vale do Ivinhema. Desafio: fotografar placas, outdoors, 5 aula anncios que exemplifiquem tais variedades da lngua e aps

apresentariam isso em forma de slides, trabalhando em equipes. Os alunos produziro pardias,

enfocando os nveis de linguagem 6 aula utilizados em nossa cidade, as diversidades culturais, as imigrantes de diversos estados que formaram nosso falar. Gravao dos vdeos das pardias e 7 aula postagem na wiki da Escola

Estadual Marechal Rondon Finalizao do Projeto com a

premiao das melhores pardias e 8 aula apresentao para a comunidade escolar.

11. AVALIAO 11.1 DO PROJETO A avaliao do projeto dar-se- a partir do desenvolvimento das etapas previstas no cronograma de atividades, bem como o cumprimento das datas estabelecidas. Tambm far parte desta avaliao a aplicao da metodologia proposta, e os objetivos atingidos.

11.2 DO ALUNO A avaliao do aluno compreender os trs nves de avaliao da aprendizagem: diagnstica, formativa e somativa, permitindo, assim, a participao e desenvolvimento do

processo de aprendizagem e a verificao dos conhecimentos adquiridos pelo estudante, considerando sua atitude, interesse e participao na realizao das atividades propostas. 12. BIBLIOGRAFIA Mato Grosso do Sul. Secretaria de Educao. Referencial curricular 2012 Ensino Mdio/ Secretaria de Educao do Estado de Mato Grosso do Sul. Campo Grande: Secretaria de Estado de Educao de MS, 2012.

6.2 Mapa Conceitual

Das könnte Ihnen auch gefallen