Sie sind auf Seite 1von 13

REFLETINDO SOBRE OS CAMINHOS DE UMA DESCOBERTA O caminho percorrido pela eletricidade foi longo e difcil.

A histria mostra a diversidade do percurso e de profissionais que se ocuparam com estas questes. De filsofos a profissionais da sade, anatomistas, fsicos, qumicos, curiosos e amadores. Os registros mais antigos nos remetem Grcia antiga com Tales de Mileto e Plato, com as curiosidades sobre a propriedade de atrao que existia em certos corpos. Grande contribuio neste domnio nos foi dado pelos profissionais da medicina como Gilbert que decifrou as questes do im na construo da bssola. Galvani anatomista, estudou os impulsos eltricos que favoreceu a descoberta da pilha eltrica. Outros naturalistas e anatomistas contriburam tambm para o conhecimento em eletricidade como Caldane e Fontaine que contriburam com os estudos de Galvani e Buffon, que culminou com os trabalhos de Franklin. Filsofos como Descartes, por exemplo, interessado em explicar os fenmenos naturais e a compreenso da vida, atraiu a ateno de outros filsofos e engenheiros para as suas teorias, contribuindo com as teorias sobre eletricidade. Engenheiros como Van Guerike e Hauksbee desenvolveram os instrumentos para medir a tenso atmosfrica e melhorar os conhecimentos sobre a atrao da gravidade. Amadores como Gray, pesquisou sobre novos corpos condutores de eletricidade. Franklin que explicou os fenmenos da eletricidade dos corpos e criador do para raios. Edison criador da lmpada ainda hoje utilizada intensamente em todos os ambientes. Todos deram um grande impulso nos conhecimentos sobre eletricidade. Fsicos e qumicos renomados, a partir de estudos da gravitao universal, da eletrizao dos corpos, chegaram, aos mistrios da eletricidade. As aplicaes so hoje as mais diversas com possibilidades ainda mais extensivas.

CRONOLOGIA E HISTRIA DA ELETRICIDADE


A eletricidade existe desde o incio do universo, quando fortes relmpagos j iluminavam os cus. No entanto, comeou a existir como tal a partir do interesse por um objeto essencial aos navegadores da Renascena: O Im. No sculo passado, sua descoberta e explorao revolucionaram os lares e as indstrias do mundo todo e a vida de hoje encontra-se fortemente vinculada a ela. Hoje a energia vem se destacando, sendo at mesmo chamada de rainha das energias

por sua versatilidade. A eletricidade uma forma de energia limpa, eficiente e de fcil transporte transportada por um fio. Est muito bem dominada e j substitui os combustveis fsseis em muitos setores. Alm desses fatos, muitas das tecnologias renovveis mais importantes, so prprias para produzir eletricidade. Ela pode substituir facilmente as outras energias e pode ser usada em todos os setores como: sade, educao, alimentao, transportes, indstria, comrcio, residncia e onde a criatividade indicar. Nenhum seguimento social pode prescindir dela. O grande problema que as formas mais usadas para a sua obteno provocam importantes impactos ao meio ambiente, seja na gerao por hidreltrica, como por termoeltricas por combustveis fsseis, ou pelas usinas nucleares com seus rejeitos e riscos de acidentes. Apresentaremos uma cronologia sucinta contendo alguns dos fatos mais relevantes na histria da eletricidade e seus respectivos autores.

De 600 a.C. a 1700


600 a.C: Tales de Mileto, na Grcia Antiga, fazia observaes sobre a
particularidade apresentada pelo mbar amarelo (resina slida e fossilizada de rvores), que, quando atritado atraia para si fragmentos de tecidos, de palha, penas e de outros materiais. Aproximadamente dois sculos mais tarde, Plato tenta explicar que essa atrao pode ser devido ao movimento de matria invisvel entre o m e o ferro ou entre o mbar e a palha.

1600: William Gilbert, mdico da corte real inglesa e da marinha, distingue


corpos eletrizados e fenmenos magnticos. Gilbert procurava saber tudo sobre o im e a bssola, "este objeto misterioso e fascinante", que ele batizou como "o Dedo de Deus". Em 1600, ele escreveu um tratado: "De L'aimant" ( "Sobre os Ims") publicado em latim. Nesta poca ele cria uma verso da bssola chamada "Versoriun de Gilbert" ou Bssola eltrica". "Em 1600, com suas observaes e descries sobre as propriedades dos ims Willian Gilbert, cria uma nova palavra: eletricidade". (Blondel, p.16-17, 1994).

Galileu (1564 1642), fsico e astrnomo, utiliza os conhecimentos sobre


eletricidade em suas primeiras experincias sobre a queda dos corpos.

Kepler (1571 1630), acreditava que uma fora universal agisse atravs do
espao e exercesse uma atrao magntica dos planetas pelo sol.

Nicolas Coprnico, (1473 1543), acreditava que o sol e no mais a


terra fosse o centro do universo. Esse fato era o centro dos debates na poca.

Descartes (1596 1650), propunha que as explicaes mecnicas e no


apenas analogias deveriam ser pesquisadas para explicar os fenmenos naturais.

Otton Von Guericke (1602 1680); 1660 Mquina eltrica de


Otto Von Guericke. Construtor de maquinrios, construiu uma mquina de bombear ar de um recipiente, embasado no princpio da seringa e demonstrando tambm a atrao gravitacional. Com seu experimento da esfera metlica (composta por duas partes, da qual retirou todo o ar nela contido mandando atrelar dois cavalos em cada uma das partes na tentativa de separa-las) que ficou conhecida como a experincia de Magdeburgo, ele demonstrou publicamente o poder da presso do ar. Von Guericke tambm se dedicou a estudar os fenmenos eltricos.

Robert Boyle (1627 1691), fsico e qumico. A partir do


aperfeioamento da bomba de ar de Von Guerick, obtm xito com as experincias sobre atrao eltrica, porm as questes da ao eltrica, permaneceram ainda em discusso por mais dois sculos.

Isaac Newton (1642 0 1727). Na poca presidente da "Royal Society"


em 1703, encarrega Francis Hauksbee (1688 1713) de construir instrumentos destinados venda e aos cursos pblicos de fsica. Mais tarde Newton ir elaborar as leis da mecnica.

Francis Hauksbee (1688 1713); 1709 Mquina eltrica de


Hauksbee, engenheiro que j havia construdo instrumentos para vender e para os cursos de fsica, constri uma mquina eltrica (gerador eletrosttico) que ele coloca em rotao e atrita com a mo e provoca descargas luminosos deslumbrantes entre dois cilindros. Ele identifica o carter eltrico do fenmeno. A bola atritada, atrai os objetos leves e a atrao criada bem mais forte que a dos pedaos de "mbar". _________________ Ensinar mostrar que possvel. Aprender tornar possvel a si mesmo. A maior recompensa do nosso trabalho no o que nos pagam por ele, mas aquilo em que ele nos transforma.

De 1700 a 1800
1729 Expericias de Grey e Wheeler, sobre a transmisso da
eletricidade. Stephen Gray (1666 1736), tintureiro, interessou-se pelas experincias luminosas de Hauksbee. Ele mostra como uma simples gota d'gua pode servir como

lupa e que possvel se observar os animais minsculos. Lana-se a estudar novos corpos que podem ou no se eletrizar. Gray classifica assim os corpos em duas categorias: os condutores, que podem se eletrizar e os que no podem, quando atritados.

Charles Franois Ciesternay du Fay (1698 1739); Dufay


Qumico, mostra que um grande nmero de corpos podem ficar fosforescentes por calcinao em presena de certos metais. Ele estuda a eletricidade para descobrir as propriedades de algumas substncias no maior nmero possvel de corpos. Ele aumenta o nmero de corpos que podem ser eletrizados, e, assim como j havia sugerido Gray, divide os corpos em duas categorias opostas: Os isolantes e os condutores. Com Dufay, ordem e sistematizao so introduzidos em eletricidade.

George Boze professor de fsica em 1744, inventa grande nmero de diverses


com eletricidade. A partir desse momento, a eletricidade no se faz apenas no ambiente das universidades e academias, mas levada ao pblico como forma de diverso do momento. Aps milhares de experimentos repetidos por toda a Europa, trs fenmenos so bem distinguidos: a atrao, a repulso e a conduo.

1746 Garrafa de Leyde ou condensador. Em 1745, dois


amadores, um Dignitrio Eclesistico de Ponseraine: Eduardo Von Kleist e um Magistrado da cidade de Leyde: Andras Cuneus, fazem independentemente uma experincia que vai renovar completamente os estudos e os prazeres da eletricidade. Eles criam o circuito eltrico. Em 1745, o professor de fsica da Universidade de Leyde, Pieter Van Munchembroek (1692 1761), amigo do magistrado, monta a partir da experincia de Kleist a Garrafa de Leyde, mais tarde morre assim que uma descarga das garrafas atravessa seu corpo. Ao final do sculo XIX, a corrente eltrica, proposta para a execuo de condenados morte.

Nollet - 1749 - Foi assistente de Dufay, se torna professsor de fsica e se interessa


pela eletricidade e pela garrafa de Leyde que permite acumular e conservar a eletricidade. Mais tarde ele realiza uma segunda tentativa para reforar o acmulo de eletricidade: aumentar a superfcie do vidro ou utilizar diversas garrafas ligadas umas s outras, a qual chamamos bateria.

Benjamin Franklin (1706 1790) - 1752 Primeiros Para raios.


Em 1746, Franklin, americano que exercia diversos ofcios, conhecido como o criador da frmula "O tempo dinheiro", se interessa por contabilidade e no conhece grandes coisas de fsica. Comea ento a se interessar pela eletricidade e vai aplicar a ela a mesma abordagem econmica, uma metodologia bem diferente dos fsicos cartesianos franceses. Franklin pensa sobre a eletricidade com a viso de um contador. Para ele "todo o corpo possui em seu estado normal uma certa quantidade de fluido eltrico. Se ele ganha eletricidade, esta se coloca na superfcie do corpo e este eletrizado positivamente (+ ); se ele perde eletricidade, eletrizado negativamente ( - ). Agora se

pode atribuir um sinal( + ) ou um sinal ( - ) aos corpos eletrizados". A eletricidade, no se cria, nem desaparece, ela passa de um corpo que tem muito para aquele em que falta. Franklin explica o fenmeno da garrafa de Leyde e se prope a entender as descargas eltricas dos troves no alto de uma torre ou campanrio com uma barra metlica vertical. Com isto Franklim inventa o para raios. Em torno dos anos 1780, a eletricidade mdica usada largamente por sbios, estudiosos, que no so nem mdicos nem fsicos. Antes mesmo de fsicos, alguns mdicos alemes se propuseram a testar os benefcios das emanaes produzidas por uma mquina eltrica sobre a sade.

Buffom (1707 1788), reconhecido naturalista, se interessa tambm pela


introduo da ao distncia em eletricidade realizada por Franklin.

J. Priesley, qumico dedicado ao estudo dos fenmenos fsicos, com base nos
trabalhos de Newton sobre a gravidade, em 1760 enunciou pela primeira vez a possibilidade de que a interao entre os corpos eletrizados fosse a mesma que a interao gravitacional.

Luigi Galvani (1737 1798); 1786 Experincia de Galvani:


Existir uma eletricidade animal? Professor de anatomia interessou-se sobre a influncia da eletricidade em seus estudos. Ele trabalhou com as garrafas de Leyde e com coxas da r, tentando explicar as contraes que observava quando tocava nelas com o bisturi, supondo ser eletricidade contida no animal. Foi a pista para a criao da pilha de Volta.

Alessandro Volta (1745 1827); 1775 Cria o Eletrforo instrumento que podia ser usado como um estoque porttil de carga eltrica, e assim, transferir cargas para outros dispositivos ou mesmo carregar uma garrafa de Leyde. Volta criou tambm um eletrmetro muito sensvel permitindo detectar a eletricidade da atmosfera. Volta procura aumentar a tenso eltrica produzida pelo contato de dois metais diferentes. Estuda todo tipo de alternncia de metais e condutores diversos. Com sua experincia Volta inventa a pilha eltrica. " 'Uma pilha funciona como um circuito fechado' , foi o que ele mesmo bem precisou em seu manuscrito". (Blondel, p.93,1994)

1800 Pilha de Volta; Volta apresenta a sua pilha que funciona como um
circuito fechado. A pilha voltaica usava dois metais diferentes separados por substncias qumicas midas para produzir um fluxo de carga eltrica. A pilha voltaica original usava trs tipos de discos: zinco, papelo ou couro e cobre. Os mdicos vo aplicar a corrente eltrica aos asfixiados, aos afogados e testar outras terapias. So os qumicos mais que os fsicos que vo se beneficiar da pilha de Volta.

De 1800 a 1820
1808 Davy observa o arco eltrico. Sir Humphry Davy (1778 1829);
Qumico, construiu uma imensa pilha de duas placas metlicas e conseguiu decompor os corpos que no havia conseguido at ento como o sdio e o potssio. A partir dos anos 1840, as tentativas de iluminao pblica so efetuadas com lmpadas a arco. Mas a luz produzida era ofuscante e no podia ser utilizada em lugares pblicos. (Blondel p.101,1994). Em 1882 a praa do Carrossel em Paris iluminada. Ao fim do sculo XVIII a fora fsica de atrao universal de Newton reconhecida. Esta fora se exerce entre todos os corpos, entre o sol e os planetas, entre a terra e a lua.

Charles Augustin Coulomb (1736 1806), Engenheiro e Pierre


Simon de La Place (1749 1827), matemtico e astrnomo. La Place calculou as conseqncias da fora de gravitao. Coulomb vai se ocupar com as foras eletromagnticas. A balana eltrica de Coulomb permite medir foras eltricas muito fracas. A balana de toro foi projetada e construda por Coulomb em 1785 e Lorde Cavendish, em 1798, a adaptou para medir a constante da gravitao universal (G).

1819 Experincia de Hans Christian Oersted (1777 1851). Professor que estuda filosofia vem mostrar a relao entre eletricidade e
magnetismo, uma corrente eltrica faz desviar uma agulha imantada de sua posio norte sul. Fenmeno conhecido como eletromagnetismo. A descoberta de Oersted foi a base do motor eltrico e do eletrom.

1820 Andr Marie Ampre (1775 1836) - Lei sobre o


eletromagnetismo. Matemtico, Ampre descobre que no somente as correntes agem sobre os ims que havia mostrado Oersted, mas elas agem tambm umas sobre as outras, e, Ampere determina a lei dessas interaes. Para precisar a fora exercida entre dois circuitos eltricos necessrio caracterizar a corrente que percorre cada circuito. Ampere props chamar de intensidade de corrente a quantidade de cargas que atravessa o fio durante um segundo. Em 1881, os eletricistas deram o nome de Ampre a unidade da intensidade.

De 1820 a 1830

Jean-Paptista Biot (1774 1862), fsico. Possui clculos sofisticados


para determinar as foras correntes e imantadas.

Thomas Seebeck (1770 1831), fsico. Demonstra a interao entre a


eletricidade e o calor: O calor pode criar uma corrente eltrica. Este efeito termoeltrico a base de termocorpos que permitem medir uma temperatura pela corrente eltrica produzida. O "efeito Seebeck" conhecido hoje como termoeletricidade. Seu principal uso se d em termmetros.

James Joule (1818 1889) Joule estudou os efeitos termoeltricos


durante os anos de 1830. Joule demonstrou que a eletricidade e o trabalho mecnico produziam calor, e no o deslocavam de um ponto para o outro ( como se acreditava na poca). D mesma forma o calor tambm podia ser transformado em trabalho mecnico. Joule lanou as bases do conceito moderno de energia. A lei de Joule define que o calor produzido proporcional resistncia do fio, ao tempo de fluxo da corrente e ao quadrado da intensidade da corrente.

Thomas Alva Edison (1849 1931) - Edson explora os estudos de


Joule no fim do sculo XIX. Comeou sua carreira como telegrafista de ferrovia. Tornou-se inventor e aperfeioou uma srie de invenes de outros. Seu primeiro sucesso foi em 1870, criando um dispositivo que comunicava por telgrafo as cotaes das aes entre escritrios da rea financeira de Nova York. Em 1882, Edison e alguns colegas instalaram caldeiras e dnamos em um edifcio em Nova York. Tambm instalou cabos para distribuir energia eltrica para a regio ao sul de Wall Street. Fabricou lmpadas incandescentes e todos os outros componentes necessrios para que as pessoas instalassem luz eltrica em suas casas.

Os primeiros geradores a turbina de Parsons podiam ser montados numa carroa e levados ao local onde fossem necessrios. (Aventura na cincia, ELETRICIDADE, p. 43, s/d). A partir dos anos 1880, a iluminao a incandescncia comea a substituir o gs nos teatros, nos atelis e nas ruas.

Nikola Telsa (1856 1943) Trabalhou alguns anos com Thomas


Edison. Em 1888, montou seu primeiro "motor de induo" que abriu o caminho para a utilizao das fontes de c.a. (corrente alternada). Inventou tambm um transformador a bobina de Telsa que funciona com freqncias muito altas e produz enormes voltagens.

Michel Faraday (1791 1867) Fsico e qumico britnico; 1831 Cria


o Anel de Induo; Realiza o objetivo de "criar a eletricidade com o magnetismo". O

Anel de Induo de Faraday com duas bobinas separadas eletricamente, foi considerado o primeiro transformador.

James Clerk Maxwell (1831 1879); Traduziu matematicamente a


viso de Faraday. Em 1864 Maxwell traduziu a relao entre eletricidade e magnetismo. Essas equaes previam que a carga eltrica oscilante deveria enviar "ondas" de energia eletromagntica a partir de sua fonte . Em 1880 com uma srie de experincias ele demonstrou a existncia dessas ondas, provando ainda que podem ser detectadas distncia. Maxwell previu a existncia das ondas de rdio, antes mesmo de Hertz. Ele mostrou que uma carga eltrica oscilante produz um campo eletromagntico varivel que se desloca velocidade da luz.Os trabalhos de Maxwell foram importantes para soluo dos problemas tcnicos que existia para a comunicao a distncia na poca, especialmente os telegrafistas, como a colocao de cabos pelo Atlntico. 1856 Teoria de Maxwell - Eletricidade e eletromagnetismo.

Guglielmo Marconi (1875 1937). Na dcada de 1890, a partir das


descobertas de Maxwell, os trabalhos de Marconi resultaram no telgrafo sem fio.

De 1830 a 1860
1832 Primeira mquina corrente induzida. John Daniell (1790 1845); 1836 Pilha de Daniell. Sua pilha
sustentava a corrente eltrica por mais tempo. Sua pilha produzia cerca de 1volt e era usada em pesquisas.

1837 William Cooke (1806 1879) e Charles Wheasttone ( 1802 1875); instalaram um primeiro telgrafo na
Inglaterra. No incio as pessoas no aceitaram a idia de passar fios eltricos por suas terras. Mais tarde foi desenvolvido o telgrafo sem fio, baseado nas ondas eletromagnticas. Isto foi possvel a partir das experincias de Hertz e Marconi.

Samuel Morse (1791 1872); O "pai do Telgrafo", era pintor de


retratos. Deixou a pintura e comeou a estudar o eletromagnetismo. Em 1837 j havia projetado transmissores e receptores bem como a primeira verso do cdigo de pontos e traos que foi batizado com seu nome e utilizado mais tarde em todo o mundo.

A primeira linha telegrfica de Morse com 60 Km, de Washington a Baltimore, inaugurada em 1844, com a seguinte mensagem do prprio Morse: "Eis o que Deus realizou". (Aventura na cincia ELETRICIDADE, p. 57, 1994).

Alexander Graham Bell (1847 1922); - Em 1870, se destacou


por seu trabalho na rea de educao de deficientes auditivos. Descobriu que tons de voz diferentes podiam fazer variar sinais eltricos que percorriam um fio pelo processo de induo eletromagntica. Percebeu tambm que um sinal varivel podia fazer vibrar um diafragma produzindo ondas sonoras. O princpio do telefone tinha nascido. (Aventura na cincia Eletricidade, p.58, s/d).

1839 Motor eltrico de Jacob; testado em um barco. Heinrich Hertz (1857 1894), fsico, pe em funcionamento em 1888
as ondas eletromagnticas. " As ondas eletromagnticas se propagam no ar velocidade da luz (em torno de 300.000km/s). Elas possibilitam transmitir sinais eltricos sem suporte material. A partir desse princpio, foi desenvolvido mais tarde o telgrafo sem fio (TSF), depois o rdio utilizou tambm essas ondas.

1844 Foulcaut; Ilumina a "Place de la Concorde" por lmpadas a arco. 1849 Edward Clarke; Um fabricante de instrumentos londrino, cria uma
eficiente mquina magnetoeltrica, na qual o movimento de uma manivela faz girar bobinas de fio em vez de um grande im. A mquina de Clarke foi usada para demonstraes e tratamentos mdicos. ((Aventura na cincia ELETRICIDADE, p. 36).

1850 Isaac Singer; produz a mquina de costura operada com os ps,


deixando as mos livres para trabalhar com o tecido. Em 1930 ela seria aperfeioada com o motor eltrico.

1851 Feita ligao por cabos entre a Frana e a Inglaterra.

Gaston Plant (1834 1889); Em 1859 desenvolveu uma bateria


secundria ou recarregvel. Aps a recarga a bateria volta a produzir corrente eltrica.

George Leclanch (1838 1882); Qumico francs, criou uma pilha


que produzia 1,5 volt. Sem cidos corrosivos, logo se tornou uma popular fonte de

eletricidade porttil, antecessora da pilha de lanterna.

1856 Teoria de Maxwell - Eletricidade e eletromagnetismo.

De 1860 a 1900
1866 Colocao do Cabo Transatlntico. Z. T. Gramme 1869 Inventor Belga, projetou um dnamo que gerava
bastante corrente eltrica, mantendo um fluxo suficientemente estvel. Sua mquina foi muito til para aplicaes em larga escala como a iluminao de fbricas com lmpadas de arco de carvo. O dnamo podia ser movido vapor, por isso no aquecia muito com o uso contnuo como os anteriores.

1873 Fontaine - Pe em funcionamento a reversibilidade do motor eltrico.


Surgem os primeiros motores eltricos de Gramme destinados a iluminao de faris. Os faris franceses do sculo XIX usavam lmpadas de arco voltaico.

1876 Sistema de iluminao de Jablochkoff. 1879 Lmpada incandescente de Edison, ao mesmo tempo que o Ingls Swan
criador das lmpadas a arco do sistema Brush instalados Cleveland e depois em Wabash.

1870 "Na dcada de 1870 a companhia Siemens na Alemanha, realizou experincias


com motores eltricos fortes o bastante para puxar um trem. A Ferrovia eltrica de Siemens foi exibida na Feira de Berlin em 1879". ( Aventura na Cincia Eletricidade, p. 39, s/d).

1881 Exposio internacional de eletricidade em Paris. 1883 Primeiras tentativas de transmisso de energia eltrica. 1884 Criao dos transformadores eltricos. 1886 Criao do forno eltrico de Hroult.
1887 Hertz produz e detecta as ondas previstas por Maxwell.

1888 - Criao do ferro de passar roupas eltrico. 1891- Transporte de fora entre Lauffen e Francfort.

J.J. Thomson ( 1856 1940); Em 1897, Thomson anuncia haver


medido em um tubo a descarga, a massa e a carga da partcula elementar da eletricidade: o eltron. O nome eltron j havia sido proposto alguns anos antes. Thomson props, em 1898, um novo modelo para o tomo que ficou conhecido como: Pudim de ameixas ou de passas.

De 1900 a 1930
1900 - Criado o "Metropolitam Elctrique de Paris", um veculo eltrico que atinge
100 km/h.

1911 Ernest Rutherford, ex aluno de Thomson, pesquisando sobre


partculas alfa chegou a concluso diferente de Thomson, criando um outro modelo de tomo agora com os eltrons girando em torno do ncleo. Porm desencadeando muitas outras interrogaes.

1913 Niels Bohr, aperfeioa o modelo de Rutherford e prope um modelo


com novos postulados. O modelo atmico proposto por Bohr foi revolucionrio, rompendo com a Fsica Clssica, dando incio a Mecnica Quntica. O modelo de Bohr no dava conta do ncleo do tomo. Em 1914 Rutherford continua sua pesquisa, utilizando uma ampola de Goldstein e gs hidrognio a baixa presso consegue identificar novas partculas que foram chamadas de prtons. O modelo atmico novamente modificado, aparecendo agora os eltrons e os prtons.

Somente 17 anos aps a descoberta do eltron (1897 por Thonson) que foi descoberto o prton.

Sir James Chadwick, 1930, trabalhando com polnio e berlio, 13 anos


aps a descoberta dos prtons, acabou detectando novas partculas que chamou de nutrons.

1916 Semmerfeld, modifica o modelo atmico de Bohr, indicando as


rbitas dos eltrons, como as representamos hoje.

1920 John Logie Baird (1888 1946). Aps o telgrafo, o rdio,


o telefone, na dcada de 1920, Baird foi montando com vrios pedaos de sucata de metal e componentes eltricos um equipamento de transmisso para televiso. Em 1930, muitos componentes eltricos j entravam na composio da televiso. A compreenso do comportamento e da natureza dos eltrons levou a criao de componentes eletrnicos como a vlvula. Ela representou um enorme avano nas comunicaes. Na dcada de 1940, surgiram os primeiros transmissores, que logo substituram as vlvulas em muitas aplicaes. Na dcada de 60, foram desenvolvidos os "chip" de silcio, originando o circuito integrado.

A primeira transmisso regular de televiso ocorreu em Londres, em 1936, com cada figura sendo formada por 405 linhas horizontais.

1930 - A mquina de costura criada em 1850 por Isaac Singer, que era operada com
os ps deixando as mos livres para trabalhar com o tecido, aperfeioada agora com o motor eltrico.

Outros fsicos, engenheiros e leigos certamente contriburam na maioria dos fenmenos eltricos e teorias criados especialmente durante o sculo XIX.

CONSIDERAES FINAIS
A energia est presente em todas as atividades da vida humana. Uma das formas mais utilizadas hoje a energia eltrica por sua praticidade e limpeza, embora a sua obteno cause srios danos ao meio ambiente. O seu surgimento tornou a vida do homem mais fcil, substituiu o dficit do petrleo e favoreceu o desenvolvimento das naes. A partir dos primeiros registros sobre eletricidade, por Tales de Mileto, o conhecimento sobre ela tem evoludo muito, estando presente em todos os seguimentos de nossa vida. Hoje no podemos prescindir dela. Conhecer os caminhos percorridos para se chegar ao conhecimento que temos hoje sobre eletricidade tambm uma forma de perceber como a cincia produzida por homens, com todas as sua limitaes, desmistificando e possibilitando a todas as pessoas conhecer a multiplicidade de fatores e de profissionais envolvidas numa

descoberta. Possibilita perceber tambm as lacunas de tempo que pode acontecer entre as vrias etapas desta descoberta. O quanto os conhecimentos j sistematizados so indispensveis numa pesquisa. O quanto se despende esforos envolvendo, em muitos casos, a prpria vida do pesquisador. No caso da energia eltrica, a contribuio de muitas pessoas foi indispensvel, desde filsofos at simples cidados que se encantavam com as novidades apresentadas pela eletricidade, passando por profissionais da engenharia, mdicos, anatomistas, contadores e tantos outros. Este fato nos leva a refletir sobre os meandros da construo do conhecimento que costumamos vivenciar nas escolas. Muitas vezes ele tido como algo pr-existente, sem os percalos prprios da atividade cientfica, sem a multiplicidade de profissionais envolvidos. A importncia do trabalho interdisciplinar e a no linearidade da cincia passam despercebidos. O fato de desmistificar a cincia e o cientista, pode contribuir para a compreenso diferenciada de mundo e de pessoas, onde o conhecimento passa a ser possvel a todos, e no a apenas alguns iluminados. Contribui, tambm para perceber que toda pessoa ou profissional pode ter parcela importante na construo da histria. A histria e a cronologia aqui apresentadas podem estar sendo complementados, pois certamente muitos dos que contriburam para a compreenso do que temos hoje sobre o assunto, no esto aqui citados, porm compreendemos que todos foram fundamentais na totalidade do processo. Muito ainda existe por ser descoberto. Queremos contribuir com este estudo encorajando profissionais e amadores a participar ativamente da sua prpria histria e da histria da humanidade.

Das könnte Ihnen auch gefallen