Sie sind auf Seite 1von 8

Por trs da cortina de fumaa - Superinteressante

http://super.abril.com.br/saude/tras-cortina-fumaca-437467.shtml

Guia do Estudante

Mundo Estranho

Loja Abril

viajeaqui

Assine Abril

Veja

Mais sites Abril

Assine

Loja

SAC

Grupo Abril

[ Blogs ] Cincia Maluca Como as pessoas funcionam #cultura Ideias Verdes Nerdices Newsgames Orculo Planeta Sustentvel Re: Bit Superblog Superlistas Tendncias [ Superarquivo ] [ Testes ] [ Multimdia ] [ Newsgames ] [ Supermanual ] [ canais ] alimentao cincia cotidiano cultura ecologia esporte histria mundo animal religio sade tecnologia [ FACEBOOK ] [ iPad ] [ Assine ]

por Flvio Dieguez

Por trs da cortina de fumaa


abril 1998 Curtir 8 774

Tweet

143

A Organizao Mundial da Sade publica o mais completo relatrio sobre os efeitos da maconha. E afasta a onda de desinformao que cerca a droga ilegal mais consumida do mundo.

Era para ser uma festa. Era para ser o triunfo da pesquisa mdica em seu esforo de separar, cientificamente, o que mito e o que fato sobre os efeitos da Cannabis, conhecida como maconha. Mas o relatrio sobre a droga publicado pela Organizao Mundial da Sade (OMS), das Naes Unidas, teve uma outra recepo. A entidade comeou a trabalhar em 1993. Convocou os maiores especialistas do mundo e incumbiu-os de, nos cinco anos seguintes, examinar o resultado de centenas de pesquisas. Finalmente, em dezembro do ano passado, as concluses dessa equipe foram reunidas num documento de 49 pginas, publicado sob o ttulo Cannabis: uma Perspectiva de Sade e Agenda de Pesquisa. Surgia o mais completo relatrio produzido sobre a maconha nos ltimos quinze anos. A, o que era para ser uma festa virou guerra poltica. O trabalho da OMS mal foi lido. At o incio do ms de maro, pouco mais de 500 cidados, nos cinco continentes, tinham tido acesso a ele. Quase no houve repercusso. O motivo que seu contedo foi encoberto pela campanha dos que pregam a legalizao da droga. Nada contra a polmica, que pode ser at saudvel. Mas o fato que, no caso, ela fez sombra sobre o texto da OMS e favoreceu a

1 de 8

22/05/2012 01:18

Por trs da cortina de fumaa - Superinteressante

http://super.abril.com.br/saude/tras-cortina-fumaca-437467.shtml

onda de desinformao. A confuso chegou ao pice quando a revista semanal inglesa New Scientist, na sua edio de 21 de fevereiro, ps em sua capa uma reportagem explosiva em que acusava a OMS de ter suprimido do documento, por motivos polticos, um captulo mostrando que a maconha seria menos perniciosa do que o lcool e o tabaco. A OMS admitiu a supresso do captulo, mas negou os motivos. Declarou que o texto comparando as trs drogas fora excludo por prudncia, pois os estudos nos quais ele se apoiava no eram conclusivos. De fato, isso s levaria a mais confuso. Tanto que a confuso, com captulo ou sem captulo, alastrou-se. E desviou, ainda mais, a ateno do pblico daquilo que, afinal, era o mais importante o prprio relatrio da OMS. Quem foi apanhado de surpresa pela guerra de verses pode ter ficado desorientado. E pode at estar pensando que a maconha nem to perigosa. Mas ela faz mal, sim, e cria riscos srios para a sade. Quem tem dvida, s consultar o relatrio. Ele confirma diversas conseqncias nocivas comumente apontadas em relao maconha, resume a psicobiloga brasileira Maristela Monteiro, da OMS, uma das responsveis pela verso final do texto. E alm disso aponta novos perigos. Ao mesmo tempo, o trabalho desmontou mitos antigos, livrando a droga de acusaes que ainda hoje se escutam. A verdade que no, a maconha no reduz o nmero de espermatozides nos homens, no induz violncia nem tira a disposio para o trabalho e para o estudo. Nas pginas seguintes, a SUPER vai esmiuar o contedo do relatrio para voc. Os resultados apresentados pela OMS ajudam, e muito, a reverter a mar de dvidas e de mistificaes em torno da droga. Para comear, admite que ela possa ter aplicaes medicinais (e sobre isso a SUPER j publicou uma reportagem de capa, em agosto de 1995). Mas aponta, com preciso cientfica, os males que o uso indiscriminado dessa substncia pode causar. No so poucos. E no so suaves. bom voc se informar a respeito e escapar da cortina de fumaa que ainda esconde muitos riscos. Crebro aberto investigao O efeito sobre as funes nobres do crebro, embora no seja to pesado quanto se pinta, pode prejudicar o comportamento dos usurios. O risco da dependncia pequeno, mas no nada desprezvel.

A capacidade de aprender e de raciocinar e a memria diminuem. Verdade H somente trs anos, parecia no haver sinais de que a droga pudesse afetar as atividades cerebrais mais refinadas, aquelas que os especialistas chamam de funes cognitivas, as ligadas ao processo de conhecimento. Uma das novidades dos relatrio que agora h provas disso. Quem fuma regularmente por muitos anos tem dificuldade para organizar grandes quantidades de informaes complicadas. Num tipo de teste, um cidado empilha cartas segundo regras que o paciente precisa deduzir, apenas observando o jogo. Com o tempo, as regras vo sendo mudadas. Quem no fuma, deixa de perceber cinco de cada 100 mudanas de regra. Fumantes pesados cometem o mesmo erro oito vezes. A diferena sutil, afirma o relatrio. Mas ratificada por novos estudos, realizados em 1995 e 1996.

Os neurnios ficam estragados. Mentira A idia de que a maconha afeta as funes do crebro porque causa algum tipo de dano aos neurnios no est comprovada. As pesquisas do resultados ambguos. Certas imagens das clulas cerebrais de ratos, obtidas por tomgrafo, parecem ligeiramente deformadas, especialmente nos pontos em que elas tocam umas nas outras, chamados sinapses. Mas em outras experincias no se v alterao nenhuma. Logo, no possvel tirar uma concluso definitiva. Diante da relevncia do assunto, o relatrio da OMS sugere que se faam estudos mais aprofundados sobre ele.

Quem fuma muito tempo pode acabar caindo na dependncia. Verdade Grande parte dos usurios pesados, desses que fumam diariamente durante meses, acaba se viciando. As estatsticas indicam que at metade dos fumantes desse tipo perdem o controle sobre o hbito e precisam de tratamento para se recuperar. Entre os que no conseguem a cura, muitos apresentam sintomas que agravam a dependncia. Ficam desmotivados para qualquer coisa, tornam-se menos produtivos em suas atividades, sofrem de depresso e tm a auto-estima abalada.

Ento, todos ficam viciados. Mentira Apenas fumantes pesados caem na dependncia, e eles, de acordo com os dados do relatrio, so cerca de 10% de todos os que experimentam a droga. Dito de outra maneira, o vcio nem inevitvel, nem acontece com freqncia. Fumar um hbito de adolescentes, l-se no relatrio. Tanto nos Estados Unidos como na Europa, eles representam a grande maioria de usurios perto de 70% do total e a proporo de adultos no cresce.

Quem usa maconha pode partir para drogas mais pesadas. Verdade Meninos e meninas, especialmente nos ltimos anos, tm, sim, seguido essa trilha. Nota-se que a experincia com a canabis precede o interesse por outras substncias, diz o documento. So as colas de sapateiro, as anfetaminas, a cocana e a herona. Os especialistas tambm escrevem que, quanto mais cedo

2 de 8

22/05/2012 01:18

Por trs da cortina de fumaa - Superinteressante

http://super.abril.com.br/saude/tras-cortina-fumaca-437467.shtml

se comea a fumar, maior o envolvimento com a maconha. E concluem que, entre os jovens nessa situao, maior a possibilidade de contato com coisas mais perigosas.

Sempre que um usurio procura outras drogas, a culpa da maconha. Mentira Mas ateno: apesar de ser verdade que muitos jovens ampliam o coquetel de drogas depois de experimentar a maconha, isso no quer dizer que a culpa caiba exclusivamente a ela. O prprio hbito de recorrer canabis pode ter tido causa mais profunda, como problemas familiares, falta de perspectiva e assim por diante. A, o fumante da canabis amplia o seu repertrio de drogas pelos mesmos motivos. Essa, alis, a explicao preferida dos pesquisadores reunidos pela OMS. Como reforo, eles lembram que a imensa maioria dos usrios de maconha no usa a cocana e a herona.

A maconha provoca desastres de trnsito. Verdade Essa uma nova preocupao dos especialistas. Sob ao da droga, fica mais difcil executar desde tarefas simples, como datilografar, at as de maior responsabilidade, como dirigir um automvel. Em simulaes, motoristas que fumaram 1 hora antes do teste brecam em hora errada e demoram para reagir aos sinais de trnsito.

O motorista perde totalmente a capacidade de se controlar. Mentira Alguns testes sugerem que o fumante percebe a diminuio da coordenao motora e procura compensar essa deficincia, concentrando-se mais no que est fazendo. Nos desastres de trnsito em que o motorista demonstra ter fumado maconha, comum ele tambm ter bebido lcool. Com a mistura, bvio que a erva no tem culpa sozinha no cartrio. A erva no planeta Nmero de usurios

A avaliao mais recente, divulgada em 1997, indicava que eles eram 140 milhes, 2,5% da populao da Terra. Crescimento Mas esse nmero vai aumentar, diz a OMS. O uso vem crescendo dramaticamente nos ltimos anos. Evoluo O consumo comeou a subir na dcada de 70, chegou ao pice em 1979 e depois caiu, voltando a avanar a partir de 1994. Estados Unidos onde as estatsticas so mais completas. Em 1992, 4% da populao tragava a canabis. Um checkup de corpo inteiro A barriga das mulheres vira um palco de distrbios hormonais. A desconfiana de que os bebs podem herdar tumores devido ao hbito das mes no est comprovada, mas tambm no foi descartada.

A fumaa traz danos ao pulmo e est associada ao aparecimento da bronquite. Verdade O efeito sobre o aparelho respiratrio, em conseqncia de doses elevadas da erva txica, est solidamente comprovado. Aparecem leses na traquia, nos brnquios e, em menor intensidade, em algumas clulas de defesa do organismo chamadas macrfagos alveolares. Os usurios, ento, ficam um pouco mais vulnerveis do que o resto da populao. Especialmente bronquite obstrutiva crnica.

Causa cncer com certeza. Mentira A fumaa da maconha contm algumas das substncias do tabaco que esto ligadas ao cncer. E at em maior quantidade. Sabendo disso, os pesquisadores ficaram em estado de alerta ao descobrir tumores malignos no aparelho respiratrio de alguns usurios jovens. Mas at agora s o que h uma desconfiana. Ainda preciso examinar mais pacientes, pois aqueles em que os tumores foram identificados tambm consumiam lcool e tabaco. No h concluso possvel, resume o relatrio.

3 de 8

22/05/2012 01:18

Por trs da cortina de fumaa - Superinteressante

http://super.abril.com.br/saude/tras-cortina-fumaca-437467.shtml

A produo de hormnios sexuais femininos pode ficar reduzida, alterando o ciclo menstrual. Verdade Existem indcios de que a droga deixa o organismo com falta de diversas substncias essenciais reproduo, entre as quais os hormnios. A carncia ocorre durante uma das etapas da menstruao, a chamada fase luteal, e a ovulao demora mais do que demoraria normalmente. Esse efeito ainda no est bem esclarecido nas mulheres porque em alguns exames ele aparece e em outros, no. Mas os especialistas reunidos pela OMS esto convencidos de que ele existe, pois, nos testes com ratos e macacos, a queda de produo pde ser medida com preciso. A concluso do pesquisadores que a ao da maconha sobre o aparelho reprodutor feminino no deve ser menosprezada.

Os homens produzem menos espermatozides. Mentira Caiu por terra o mito de que os homens que fumam a droga passam a produzir menor quantidade do hormnio testosterona. Essa hiptese, que havia sido levantada nos primeiros estudos sobre o assunto, na dcada de 70, no se sustenta mais. Tambm no fica mais de p a suposio de que o nmero de espermatozides diminui. Nesse aspecto, o documento claro: do ponto de vista dos homens, no se deve esperar nenhuma conseqncia significativa para a reproduo.

Fumar durante a gravidez prejudica a criana. Verdade uma das novidades mais assustadoras apontadas pelo relatrio. Usar a droga antes ou durante a gestao pode deixar as crianas mais suscetveis a certos tipos raros de cncer. Entre os tumores observados est o da chamada leucemia no-linfoblstica, que contamina o sangue, e o do rabdomiosarcoma, que ataca os tecidos nervosos. Mas ainda no h certeza de que a canabis esteja mesmo associada a esses males porque, se existe alguma outra causa, as pesquisas j feitas no conseguiram detectar. O relatrio da OMS declara que preciso investigar a hiptese mais a fundo. Um outro problema so as crianas que nascem pesando abaixo do normal devido ao contato prvio da me com a erva txica. Sobre esse ponto quase no restam dvidas.

O sistema de defesa do orga-nismo fica desorientado. Mentira Diversos estudos mdicos, nos ltimos anos, avaliaram os danos que a maconha poderia ter sobre o conjunto do sistema imunolgico, que protege o organismo dos micrbios. A suposio era que a droga criaria confuso, mobilizando o exrcito orgnico sem necessidade ou debilitando-o quando fosse preciso contra-atacar. Esses efeitos no foram confirmados. H mesmo indcios de que o sistema de defesa resiste bem droga.

As crises de esquizofrenia podem ficar mais fortes nos pacientes que fumam. Verdade Como alguns pacientes de esquizofrenia entram em crise pouco tempo depois de fumar, levantou-se a hiptese que a droga poderia estar associada doena. As pesquisas revelam que a ligao existe. Em algumas situaes, nota-se que, se a dose de canabis grande, cresce tambm a chance de uma crise.

A erva pode levar o usurio esquizofrenia. Mentira No d para provar que a maconha provoque a doena. O motivo simples: pode ser que, justamente por terem esse tipo de problema mental, os pacientes desenvolvam propenso ao consumo da erva. Ou seja, como se o hbito de fumar fosse causado pelo mal, e no o contrrio. O resultado das pesquisas nesse campo deve ser considerado inconclusivo por enquanto. Para saber mais INTERNET: Leia trechos do relatrio da OMS no site http://www.superinteressante.com.br. Se Liga! O Livro das Drogas, Myltainho Severiano da Silva, Editora Record, RJ, 1997. De volta no tempo Origem

4 de 8

22/05/2012 01:18

Por trs da cortina de fumaa - Superinteressante

http://super.abril.com.br/saude/tras-cortina-fumaca-437467.shtml

A primeira referncia maconha aparece num tratado mdico chins de 2 737 antes de Cristo. Costume tribal H 1 000 anos, j servia de tempero e remdio para povos da frica e da sia, e era fumada em rituais. No Brasil Ela teria sido trazida logo aps 1500, contrabandeada pelos escravos. Proibio Aqui, o uso e a venda foram proibidos pela Cmara de Comrcio do Rio de Janeiro desde 1930. Tabaco: tambm perigoso, mas incentivado O cigarro faz mal sade, muito mal. Mas ser que a presso para reduzir os apelos da publicidade vo chegar ao Brasil?

A maconha prejudicial e ilcita. Mas o tabaco um assassino e, paradoxalmente, oferecido nos meios de comunicao como um irresistvel objeto de desejo. Segundo a OMS, o cigarro o ru principal em 80% dos cnceres do pulmo, 75% das bronquites e dos enfisemas do mundo, e aumenta em quase dez vezes as chances de derrame cerebral. A situao to delicada que diversos pases, entre os quais a Alemanha e a Frana, proibiram o patrocnio dos carros de Frmula 1 por companhias de cigarro. Existe presso para que todos os pases faam a mesma coisa a partir do ano 2000. No Brasil, um pas em que o piloto Ayrton Senna virou heri nacional e dolo das crianas usando as cores e a marca de um fabricante de cigarro, ainda no se combate com a necessria energia a propaganda do tabaco. Viagem pelas engrenagens da mente A canabis reage com molculas dos neurnios em diversas partes do crebro. Localize os principais focos de sua ao.

1. Crtex frontal Controla o comportamento. A euforia nasce aqui 2. Ncleo acumbens Pode sediar o mecanismo que causa dependncia 3. Hipocampo o setor que guarda informaes. Se atingido, perde memria 4. Cerebelo Responde pelas alteraes na coordenao motora As mazelas engarrafadas Os males da bebida so conhecidos, mas os hospitais continuam cheios de cidados estragados pelo poder corrosivo do lcool.

Beber uma satisfao que os arquelogos dizem ter sido descoberta pelo homem h cerca de 5 000 anos. Hoje, centenas de milhes de cidados cultivam os prazeres do lcool, h campanhas vendendo marcas e mais marcas de bebida e a lei no as probe o que no quer dizer que elas no sejam ameaadoras. Nenhuma droga pode concorrer com o copo em matria de perigo: ele responsvel por mais da metade de todas as mortes provocadas pelas substncias txicas consumidas na atualidade. Tomado por longo tempo, o lcool tem efeito corrosivo sobre os rgos. No fgado, destri as clulas e leva cirrose. No sistema nervoso, as leses desativam os sentidos e os reflexos, e cortam ordens do crebro aos sistemas vitais, como o da respirao e o da circulao sangunea. O colapso desses sistemas uma das maneiras que a bebida tem de matar. Do pulmo ao sexo do homem e da mulher Veja quais so os pontos do corpo que mais atraem a ateno dos pesquisadores. Alguns deles sofrem danos reais ou esto sob suspeita.

1. Esquizofrenia As crises esto associadas droga, mas podem no ser causadas por ela 2. Pulmo H uma clara ligao entre a droga e a bronquite. Ela predispe doena. 3. Aparelho reprodutor Nas mulheres, surgem perturbaes hormonais. Fumar na gravidez afeta a criana. No homem, no h efeito. O nmero de espermatozides no se reduz.

5 de 8

22/05/2012 01:18

Por trs da cortina de fumaa - Superinteressante

http://super.abril.com.br/saude/tras-cortina-fumaca-437467.shtml

Links patrocinados Dependncia QumicaTratamento de / qumica 011 7877-2897 011 4246-2195www.clinicafazenda.com.br Cirurgia Plstica Em SPH 16 Anos Facilitando Sua Vida. Tire Suas Dvidas (11) 3372-1900.www.MasterHealth.com.br Clnica de RecuperaoDependncia Qumica - Tratamento Prximo a So Paulowww.ctvaledasaguas.com.br
Compartilhe

Receba a SUPER todo ms na sua porta

Super no Facebook
Revista Superinteressante on
Facebook Like 226,817 people like Revista Superinteressante.

Camila

Faby

Rafhael

Christian

Gabriele

Simone

Ceclia

Joo

Andrey

Leo

Facebook social plugin

publicidade anuncie

Superinteressante ed. 304 maio/2012 Pequenos Psicopatas Sim, existem crianas que j nascem ms. Saiba do que so capazes - e conhea as incrveis histrias de quem convive com elas. - sumrio da edio 304 - folheie a Superinteressante BOMBANDO HOJE NO TWITTER!
Superinteressante

revistasuper
revistasuper Fotos: Conhea as 15 torres mais altas do mundo migre.me/9bfkI
about 1 minute ago reply retweet fav orite

revistasuper @acmotta2807 Obrigado pelos comentrios, Ana ;)


7 minutes ago reply retweet fav orite

6 de 8

22/05/2012 01:18

Por trs da cortina de fumaa - Superinteressante

http://super.abril.com.br/saude/tras-cortina-fumaca-437467.shtml

revistasuper @colegiochristus Obrigado por divulgar nossa matria ;)


15 minutes ago reply retweet fav orite

revistasuper @RodineySantiago Obrigado por divulgar nossa matria ;)


22 minutes ago reply retweet fav orite

Join the conversation

Voc est na rea: Sade


publicidade anuncie

Ofertas credicard.com.br
Carto de Crdito c/ 50% de desconto

Arranhou o carro?
Caneta tira Risco R$29,90 Fix it Pro

Sol de Janeiro
Protetor Solar e bronzeador at 40%OFF!

Claire and Bruce


Vestidos a partir de R$79,00, confira!

Mizuno Wave
Tnis Mizuno Wave Endeavor Frete Grtis!

Hoje no Peixe
S hoje! Viaje o mundo com 98% OFF!

Exclusivo Netshoes!
Adidas Court 10x R$ 19,90

Moda Feminina
Peas lindas, bolsas e bijoux at 90%OFF

Clique e saiba tudo sobre sua assinatura!

Assine SUPER verso digital! O clube que conhece e reconhece voc.

Assine ESPECIAIS SUPER por apenas 6x R$ 23,90

Assine Mundo Estranho verso digital!

Assine Aventuras e ganhe meses a mais!

Assine Capricho e ganhe um BRINDE especial

topo [ Blogs ] Cincia Maluca Como as pessoas funcionam #cultura Ideias Verdes Nerdices Newsgames Orculo Planeta Sustentvel Re: Bit Superblog Superlistas Tendncias [ Superarquivo ] [ Testes ] [ Multimdia ] [ Newsgames ] [ Supermanual ]

7 de 8

22/05/2012 01:18

Por trs da cortina de fumaa - Superinteressante

http://super.abril.com.br/saude/tras-cortina-fumaca-437467.shtml

[ canais ] alimentao cincia cotidiano cultura ecologia esporte histria mundo animal religio sade tecnologia [ FACEBOOK ] [ iPad ] [ Assine ] ASSINE newsletter RSS fale com a redao expediente poltica de privacidade termos de uso ANUNCIE [1987 - 2009] Editora Abril S.A. Todos os direitos reservados.

8 de 8

22/05/2012 01:18

Das könnte Ihnen auch gefallen