Sie sind auf Seite 1von 3

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA SUL DE MINAS GERAIS.

CAMPUS MUZAMBINHO Curso Bacharel em Cincia da Computao

GUILHERME HENRIQUE COSTA

Resenha sobre Artigo - BANCO DE DADOS ORIENTADO A OBJETOS: UMA REALIDADE.

MUZAMBINHO 2012

Obra: BRANDO, Flvio Camilo; GALANTE, Alan Carvalho; MOREIRA, Elvis Leonardo Rangel. Banco de dados orientado a objetos: uma realidade. Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora (FSMA) Maca - RJ.

No artigo em questo abordada a tecnologia de banco de dados orientados a objetos e o fato do mesmo estar e poder ser bem utilizado pelos profissionais e desenvolvedores. O trabalho estruturado e dividido cronologicamente de modo que seja possvel entender claramente a rea de bancos de dados em si, com linguagens, modelagens e at contm conceitos de sistemas

gerenciadores. Dessa forma possvel ter uma noo geral e clara de um escopo antes de comear especificamente a entender a relao da orientao a objetos com os bancos de dados. Tanto os conceitos tericos quantos alguns prticos so vistos na obra. Um BD (Banco de Dados) orientado a objetos, segundo os autores, ntegro e seguro, no necessita de um administrador, onde a responsabilidade deste fica por meio dos analistas, essas e outras caractersticas dele garantem um desempenho e otimizao do tempo durante o desenvolvimento de um sistema devido a fatos existentes no processo de uma modelagem relacional que se tornam desnecessrios. Quatro conceitos caractersticos da orientao a objetos so destacados no artigo, a abstrao de dados, o encapsulamento, a herana e o prprio polimorfismo das classes. Outras caractersticas so citadas no trabalho. No mercado so encontrados alguns BDs orientados a objetos, como Cach e Versant comerciais e Ozone de cdigo aberto. Um BD com orientao a objetos trabalha com dois tipos de linguagens, a de definio de dados e a de consulta de objetos, ambas podem ser vistas detalhadas no artigo, a ltima principalmente. Uma desvantagem desta tecnologia fica pelo fato da sua no confiabilidade pela imaturidade, o que leva empresas no migrarem de tecnologias menos complexas e mais adequadas para si. Ao lermos criticamente o trabalho dos autores, identificamos a sua completitude e aprendemos o quo ntegro e seguro um banco de dados orientado a objetos pode ser, alm de nos instruirmos tambm outras questes de BD e sobre relaes desse tipo de modelagem com outros e com sistemas gerenciadores de banco de dados. O fato desse tipo de tecnologia no ser muito aderida no mercado atual fica a entender uma certa necessidade de mais

estudo e desenvolvimento para futuramente estarmos consolidando-a ainda mais, porm a tecnologia no deixa de ser uma realidade, como citado pelos autores. Fica-se recomendada a leitura dessa obra tanto para profissionais da rea dos bancos de dados que desejam especializar e focar mais na modelagem orientada a objetos, quanto tambm para aqueles estudantes que queiram adquirir conhecimento relacionado a tpicos sobre bancos de dados e suas relaes com a orientao a objetos. Os autores citados no incio deste escreveram o artigo original: Banco de dados orientado a objetos: uma realidade.

Resenha produzida por Guilherme Henrique Costa, graduando do 6 perodo do curso bacharelado em Cincia da Computao no Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Sul de Minas Gerais Campus Muzambinho.

Das könnte Ihnen auch gefallen