Sie sind auf Seite 1von 2

Leis do efeito fotoeltrico Para se obter uma idia mais completa sobre o efeito fotoeltrico necessrio determinar de que

e que depende o nmero de eltrons ( foto eltrons ) emitidos, sob a ao da luz, por uma superfcie e a velocidade ou energia cintica desses eltrons. Com este objetivo foram levadas a cabo investigaes experimentais, que passamos a descrever. Colocamse dois elctrodos num balo de vidro do qual se retirou previamente o ar ( fig. 2). Num dos elctrodos, atravs de uma "janela" de quartzo, transparente no s para a luz visvel como tambm para a radiao ultravioleta, incidem os raios de luz. Com a ajuda de um potencimetro faz-se variar a diferena de potencial entre os elctrodos, medindo-a por meio de um voltmetro. O plo negativo da pilha liga-se ao elctrodo iluminado. Sob a ao da luz, este elctrodo emite eltrons que, ao movimentarem-se no campo eltrico, criam corrente eltrica. Quando o potencial pequeno, nem todos os eltrons atingem o outro elctrodo. Se se aumentar a diferena de potencial entre os elctrodos e no se alterar o feixe de luz, a intensidade da corrente aumenta, atinge o valor mximo, depois do que deixa de crescer ( fig. 3). O valor mximo da intensidade da corrente Is chama-se corrente de saturao. A corrente de saturao determinada pelo nmero de eltrons emitidos num segundo pelo eletrodo iluminado. Mudando, nesta experincia, o feixe luminoso, determinou-se que o nmero de eltrons emitidos pela superfcie do metal num segundo diretamente proporcional energia da onda de luz, absorvida durante o mesmo intervalo de tempo. Neste fato no h nada de inesperado, j que quanto maior a energia do feixe de luz, mais eficaz se torna a sua ao. Passemos agora medio da energia cintico ( ou velocidade) dos eltrons. No grfico da fig. 3, v-se que a intensidade da corrente fotoeltrica diferente de zero mesmo quando a diferena de potencial nula. Isto significa que, mesmo na ausncia de diferena de potencial, uma parte dos eltrons atinge o elctrodo direto ( fig. 2). Se se alterar a polaridade da bateria, a intensidade da corrente diminui at se anular, quando o potencial de polaridade inversa atinge o valor Up . Isto significa que os eltrons emitidos so detidos e forados a valor para trs, sob a ao do campo eltrico. O potencial de paragem Up depende do valor mximo da energia cintica que os eltrons emitidos atingem sob a ao da luz. A medio do potencial de paragem e o teorema da energia cintica permitem calcular energia cintica mxima dos eltrons:

Verificou-se experimentalmente que o potencial de paragem no depende da intensidade da luz ( energia transmitida ao elctrodo por unidade de tempo). No muda, portanto, tambm a energia cintica dos eltrons. Do ponto de vista da teoria ondulatria, este fato incompreensvel j que, quanto maior for a intensidade da luz, maiores so as foras que se exercem sobre os eltrons por parte do campo electromagntico da onda luminosa e, portanto, mais energia deveria ser transmitida aos eltrons. Verificou-se experimentalmente que a energia cintica dos eltrons emitidos sob a ao da luz s depende da freqncia da luz. A energia cintica mxima dos fotoeltrons

proporcional freqncia da luz e no depende da intensidade desta. O efeito fotoeltrico no se verifica quando a freqncia da luz menor do que um dado valor mnimo vmin , dependente do material do elctrodo.

Fig. 2

Fig. 3

Das könnte Ihnen auch gefallen