Sie sind auf Seite 1von 3

1 Qual a definio de resduos slidos? So restos, ou lixo, gerado pelas atividades do ser humano que no h nenhuma utilidade.

. 2 A origem o principal elemento para a caracterizao dos resduos slidos. Quais os diferentes tipos de resduos slidos podem ser agrupados? Explique trs deles. Podem ser agrupados os resduos slidos de origem domiciliar, comercial e pblico. Porque sero descartados no mesmo local, aterros sanitrios. 3 Quantas caractersticas fsicas possuem os resduos slidos? Explique trs delas. Possuem cinco caractersticas fsicas. - Teor de umidade: representa a quantidade de gua presente no lixo, medida em percentual do seu peso. Este parmetro se altera em funo das estaes do ano e da incidncia de chuvas, podendo-se estimar um teor de umidade variando em torno de 40 a 60%. - Compressividade o grau de compactao ou a reduo do volume que uma massa de lixo pode sofrer quando compactada. Submetido a uma presso de 4kg/cm, o volume do lixo pode ser reduzido de um tero (1/3) a um quarto (1/4) do seu volume original. - Peso especfico aparente o peso do lixo solto em funo do volume ocupado livremente, sem qualquer compactao, expresso em kg/m3. Sua determinao fundamental para o dimensionamento de equipamentos e instalaes. Na ausncia de dados mais precisos, podem-se utilizar os valores de 230kg/m para o peso especfico do lixo domiciliar, de 280kg/m para o peso especfico dos resduos de servios de sade e de 1.300kg/m para o peso especfico de entulho de obras. 4 Comente duas das caractersticas qumicas dos resduos slidos. - poder calorfico indica a capacidade potencial de um material desprender determinada quantidade de calor quando submetido queima. O poder calorfico mdio do lixo domiciliar se situa na faixa de 5.000kcal/kg. - Composio qumica consiste na determinao dos teores de cinzas, matria orgnica, carbono, nitrognio, potssio, clcio, fsforo, resduo mineral total, resduo mineral solvel e gorduras. 5 Fale a respeito das caractersticas biolgicas dos resduos slidos e explique uma das vantagens dela.

As caractersticas biolgicas do lixo so aquelas determinadas pela populao microbiana e dos agentes patognicos presentes no lixo que, ao lado das suas caractersticas qumicas, permitem que sejam selecionados os mtodos de tratamento e disposio final mais adequado. 6 Cite os processos de determinao das principais caractersticas fsicas dos resduos slidos. Preparo da amostra Determinao do peso especfico aparente Determinao da composio gravimtrica Determinao do teor de umidade Clculo da gerao per capita 7 Fale da importncia do acondicionamento adequado dos resduos slidos. evitar acidentes; evitar a proliferao de vetores; minimizar o impacto visual e olfativo; reduzir a heterogeneidade dos resduos (no caso de haver coleta seletiva); facilitar a realizao da etapa da coleta. 8 Comente a respeito do Resduo Slido de Sade e Resduo Slido. Por que no devem ser adicionado no mesmo local? No devem ser acondicionados no mesmo local porque os resduos slidos de sade so separados na origem, o lixo infectante dos resduos comuns, uma vez que o primeiro representa apenas de 10 a 15% do total de resduos e o lixo comum no necessita de maiores cuidados. A falta de cuidados com o manuseio do lixo infectante causa infeco hospitalar. 9 Comente sobre o acondicionamento incorreto dos resduos slidos e os danos ambientais.

O acondicionamento incorreto dos resduos slidos dificulta a qualidade da operao de coleta e transporte do lixo, pode provocar acidentes, proliferao de vetores de doenas infectocontagiosas, e fica invivel efetuar a coleta seletiva do lixo. Infelizmente, o que se verifica em muitas cidades o surgimento espontneo de pontos de acumulao de lixo domiciliar a cu aberto, expostos indevidamente ou espalhados nos logradouros, prejudicando o ambiente e arriscando a sade pblica.

Das könnte Ihnen auch gefallen