Sie sind auf Seite 1von 5

AS TEORIAS QUE FUNDAMENTAM A PRTICA DA EDUCAO INFANTIL BY ROUBERVAL B.

AMARAL ON SEPTEMBER 19, 2010 ADD COMMENT IN EDUCAO INFANTIL

INTRODUO

So muitas as teorias que se preocupam com a Educao Infantil. Desde Plato at nossos dias, encontramos muitos estudos referente a como nossas crianas devem ser tratadas melhor maneira de cuidar e educar os pequenos para que alcancem pleno desenvolvimento: fsico, intelectual, emocional e, principalmente, SER SOCIAL. Ou seja, saber respeitar a si mesmo e o outro.

O mtodo natural da pedagogia romntica de Rousseau; A educao libertria da SUMMERHILL SCHOOL; As aulas-passeio do Pedagogo francs, Celestin Freinet (1896-1966); O construtivismo do bilogo suio, Jean Piaget (1896-1980) Qual ser a forma, o modelo pedaggico mais adequado para a Educao Infantil na atualidade?

Vivemos em um mundo onde as transformaes sociais, tecnolgicas e at mesmo ambientais, esto acontecendo muito rapidamente. E isso requer que estejamos cada vez mais cedo preparados, prontos s mudanas. Portanto inconcebivel que nossas crianas tenham que esperar at os sete anos de idade para s ento comear a receber a Educao Formal.

Resta aos Centros de Educao Infantil juntamente com a comunidade escolar escolher a melhor maneira, a metodologia que mais se enquadre com a realidade do sculo XXI, e o que mais impota, s crianas. As crenas impricas acreditam que o conhecimento e valores morais precisam ser impostos s crianas [...] A opinio Construtivista, que, se as crianas coodenarem pontos de vista, ou relaes, elas desenvolvero sua inteligncia naturalmente e esse desenvolvimento leva autonomia [...] A autonomia tem um grande aspecto moral e intelectual. (KAMII, 1987).

2 LIBERDADE NA INFNCIA

Para o fisofo Jean-jacques Rousseau (1712-1778), a educao da criana deve ser NATURAL. Conforme o modelo de educao discutido por ele em seu livro -EMILIO, A criana at os doze

anos de idade no pode sofrer interferncia de seu mestre. Portanto, deve ficar a vontade, ao que chamava de MTODO NATURAL.

Se analizarmos o contexto em que viveu, Sc. XVIII, talvez o mito do Bom Selvagem faa sentido. Mas em nossos dias, faria sentido essa teoria?

3 LIBERDADE PARA APRENDER

Assim como Rousseau, a mdica italiana Maria Montessori (1870-1952), tambm defende a liberdade para que a criana aprenda com naturalidade. Outro ponto em comum entre os dois estudiosos, que, para eles a criana no um ser humano incompleto, ou seja, desde o seu nascimento j um ser humano integral.

Uma das grandes contribuies que Montessori deixou Educao das crianas, foi os materiais didticos que construiu para estimular o raciocnio dos pequenos, entre eles, o material dourado usado nas aulas de matemtica. Para Montessori A tarefa do professor preparar motivaes para atividades culturais, num ambiente previamente organizado, e depois se abster de interferir.

O mtodo montessoriano consiste em deixar a criana livre dentro da sala de aula, sendo assim, pode sentar-se na cadeira, no cho, sosinha, em grupos, como quiser. Com material pedaggico em abundncia, o pequeno pode escolher o de sua preferncia. Montessori dizia que, nas salas de aula tradicionais, as crianas ficavam iguais uma coleo de borboletas, cada uma presa em seu lugar.

4 AULAS PASSEIO

Clestin Freinet (1896-1966), educador francs, dos tericos aqui citados era o nico professor que realmente estava em sala de aula.

Quem nunca ouviu falar das cartas trocadas entre alunos da mesma escola, ou, de escolas diferentes. Pois este foi um dos mtodos pedaggico criado por Freinet para desenvolver nos alunos o gosto e perfeio na escrita e leitura.

As aulas-passeio, os cantinhos pedaggicos, foram tcnicas criadas por Freinet para desenvolver o aprendizado de seus alunos. Foi integrante do movimento escolanovista, lutou por uma escola moderna, liberta das tendncias tradicionalistas.

A cooperao entre indivduos de determinado grupo em discusso a Educao, leva a desenvolver o esprito de equipe, desta forma, a cooperao entre as crianas leva ao desenvolvimento social, aprender, ter dissernimento quanto as diferenas de gnero e individuais. Em uma brincadeira de roda, por exemplo, todos se divertem e aprendem ao mesmo tempo.

A comunicao outro fator nuito importante, o professor deve trabalhar com as crianas as diversas formas de se comunicar. atravs da interao comunicativa, seja atravz de palavras ou de um pequeno gesto, que expressamos afetividade, raiva Veja, portanto, que a pedagogia Freinet muito interessante para ser trabalhada com os alunos.

A documentao, livro da vida, pode ser feito um portflio para cada criana, e nele registrar todos os passos, aprendizagem e desenvolvimento. Alm de servir como modelo para avaliar o que e como a criana aprendeu.

5 PEDAGOGIA WALDORF

A Pedagogia Waldorf tem tom de requinte, como a filosofia platnica. Ou seja, preocupa-se muito com a perfeio humana. As salas de aula possuem janelas grandes que tm a viso do espao externo. As atividades ao ar livre so sempre estimuladas. [...] As escolas Waldorf tmse dedicado a propiciar sociedade humana, jovens dotados de grande criatividade, discernimento e autoconscincia, capazez de contribuir para os destinos do mundo medida que compreendem o seu prprio sentido existencial. (MLLER, 2008, p. 54).

6 CONSTRUTIVISMO

A teoria Construtivista tem se destacado nas escolas brasileiras, tendo como principal expoente; Jean Piaget e com respaldo da psicolinguista argentina Emilia Ferreiro estudiosa dos processos de aquisio, pela criana, da lngua escrita.

Na DCADA DE 1980, Ferreiro juntamente com a pedagoga espanhola Ana Teberosky, lanaram no Brasil o livro que se chama PSICOGNESE DA LNGUA ESCRITA (EL DESARROLHO DEL NIO). Desde ento esse modelo de alfabetizao vem sido utilizado quase que pela totalidade das escolas. Vale lembrar que um modelo, e no, uma metodologia pronta, ou seja, o professor deve adequalo ao seu fazer pedaggico.

Mas o construtiviso no s alfabetizar As escolas construtivistas seguem os nveis de desenvolvimentos cognitivos pesquisados por PIAGET. Que so: 0 a 2 anos - Perodo Motor; 3 a 6 anos Pr-operatrio; 7 a 11 anos Operatrio Concreto e, por volta dos 12 anos, comea a fase das Operaes Formais, o incio da vida adulta , biologicamente.

Segundo (MACEDO, USP),A grande contribuio de Piaget, foi estudar o raciocnio lgicomatemtico, que fundamental na escola, mas no pode ser ensinado, dependendo de uma estrutura de conhecimento da criana Ainda conforme nos afirma Antunes apud Mller, 2008, p. 56-57. O Construtivismo se apoia no seguinte princpio. O conhecimento no representa um saber que vem de fora ou que se capta no meio e que, no pode ser transmitido pelo professor atravz de exposies para alunos imobilizados em suas carteiras. Ao contrrio, o aluno efetivamente aprende a partir de experincias em sua interao com o ambiente e seus simbolismos e com os outros, em que se produza aes fsicas e mentais, interagindo e construindo assimilaes que se compem com os saberes que j possuei, alternando-se reciprocamente.

Percebe-se que o construtivismo prope que o aluno aprenda atravz da interao com o meio. desta forma parte-se do concreto ao abstrato, e a metodologia de ensino deve privilegiar o interesse da criana. Se o indivduo gosta da maneira como o contedo aplicado e se tem afinidade com o objeto de estudo, mas rapidamente ir compreender. Paulo Freire falava em leitura de mundo, e que ningum sabe nada e ningum sabe tudo. Assim sendo, o professor deve explorar aquilo que o aluno sabe, conhece, e a partir desses conhecimentos concretos, partir para o abstrato- aquilo que ele ainda no sabe; aprender ler o mundo, as coisas que acontecem a sua volta.

7 CONCLUSO

Percebemos a preocupao que os tericos e professores que escrevem ou escreveram seus ideais educativos, ensino/aprendizagem. como cada um em sua poca, via o processo de aquisio do conhecimento, uns de forma mais tradicionais, outro de maneira inovadora.

Plato defendia a ideia que somente as crianas com espritos mais lcidos seriam boas filsofas e governantes. J, Santo Agostinho (354-430) dizia que no se deve esperar da criana inteligncia nem aspirar a ela, o mais importante a conscincia, a disciplina.

Penso que o ser humano realmente se constroi em interao com o ambiente em que vive. Isso no que dizer que o indivduo que nasce em uma favela tenha tendncias a criminalidade e a criana rica ser boa, cidado do bem. Como nos ensina a Psicologia da Aprendizagem: Qualquer pessoa pode aprender qualquer coisa, salvo algum problema de ordem orgnica (no posso ensinar um cego dirigir), mas outros saberes ele pode aprende

Das könnte Ihnen auch gefallen