Sie sind auf Seite 1von 4

1

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaa; TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Conceito de coerncia e sua relao com a coeso. In. Texto e coerncia. 12. ed. So Paulo: Cortez, 2008; pp. 11 25 1.1. Dos conceitos de coerncia e coeso

importante abordar que no possvel definir, de fato, o conceito de coerncia. Os traos mais comumente apontados sero abordados. Coerncia algo que se estabelece na interao, na interlocuo, na comunicao. o que faz com que o texto faa sentido para os usurios. Ligada capacidade do receptor do texto de calcular o sentido. Pode ser vista como a possibilidade de estabelecer-se uma unidade de sentido no texto. A coerncia pode ser caracterizada como global, referente ao texto como um todo. vista tambm como uma continuidade de sentidos no texto. A coerncia , ao mesmo tempo, semntica e pragmtica. Para alguns, a coerncia tem tambm uma dimenso sinttica (gramatical lingstica). Todos os estudos procuram demonstrar que ela profunda, no marcada explicitamente na estrutura de superfcie. Basicamente, a coerncia um princpio de interpretabilidade e compreenso do texto caracterizado por tudo de que o processo a implicado possa depender.

A partir de um ponto de vista em que se conclui que a lngua s funciona na comunicao, o estudo da coerncia poderia ser visto como uma teoria do sentido do texto.

Paralelamente ao conceito de coerncia, encontra-se o conceito de coeso, que, ao contrrio da coerncia, de carter linear, j que se manifesta na organizao sequencial do texto.

a coeso a relao semntica entre um elemento do texto e um outro elemento que crucial para sua interpretao Halliday e Hasan (1976).

A coeso a ligao entre os elementos superficiais do texto. Muitos autores no distinguem coeso de coerncia, podendo, portanto, usar termos como coerncia microestrutural ou coerncia local ao referir-se coeso.

Da mesma maneira, podem referir-se coerncia como coerncia macroestrutural ou coerncia global.

1.2.

Conceituaes de coeso e coerncia segundo alguns estudiosos

Segundo Halliday e Hasan (1976), a coeso tem a ver com o modo como o texto est estruturado semanticamente, a ideia de que um texto no s uma sequncia aleatria de frases, cria-se entre os elementos um vnculo. A coeso interna (lingustica) e a coerncia, externa, pois diz respeito aos contextos de situao.

Franck (1980) diz que coerncia uma conexo formal e de contedo entre elementos sequenciais que coloca estes elementos em relao uns com os outros.

De acordo com Beaugrande e Dressler (1981), coeso a ligao entre os elementos superficiais do texto, j a coerncia o resultado de processos cognitivos operantes entre os usurios e no mero trao do texto.

Segundo Widdowson (1978) a coeso o modo pela qual as frases ou partes delas se combinam para assegurar um desenvolvimento proposicional. Coerncia seria a relao entre atos ilocucionrios que as proposies realizam.

Para Bernrdez (1982), coerncia significa uma certa capacidade de atuar como unidade e que coeso se refere existncia de conexo entre diferentes partes.

Van Dijk (1981) e Van Dijk e Kintsch (1983) abordam diversos tipos de coerncia: coerncia semntica; coerncia sinttica; coerncia estilstica; coerncia pragmtica.

Marcuschi (1983) define a coeso como referindo-se estruturao da sequncia superficial do texto e sua organizao linear sob o aspecto estritamente lingustico. Coerncia o nvel da conexo conceitualcognitiva e estruturao de sentido, manifestando-se, geralmente, macrotextualmente.

Para Tannen (1984), coeso o conjunto de nexos da superfcie textual que indicam as relaes entre os elementos de um texto. A coerncia faz com que as sentenas faam sentido para os participantes de uma ocorrncia discursiva.

Segundo Charolles (1987 e 1987a), coerncia seria a qualidade que tm os textos pela qual os falantes reconhecem os elementos como bem formados, dentro de um mundo possvel. A coeso se refere s relaes de identidade, de incluso ou de associao entre constituintes de enunciados.

Espera-se que todos os pensamentos expostos sejam suficientes para dar ao leitor uma viso geral do que se entende por coerncia.

1.3.

Da relao entre coerncia e coeso

O conceito de que coeso e coerncia esto intimamente ligadas comum entre todos os autores citados no texto. Dentre os vrios autores citados, a mesma ideia de interdependncia aparece, em diferentes formas de abordagem. Ao ver citaes como h textos sem coeso, mas cuja textualidade ocorre a nvel de coerncia Marcuschi (1983), conclui-se que coerncia e coeso so muito prximas.

A coeso ajuda a perceber a coerncia na compreenso dos textos, pois o resultado da coerncia no processo de produo desses mesmos textos, como observou Bernrdez (1982) em o texto no coerente porque as frases que o compem guardam entre si determinadas relaes, mas estas relaes existem precisamente devido coerncia do texto.

Das könnte Ihnen auch gefallen