Sie sind auf Seite 1von 2

Segundo a doutrina o indivduo pode encontrar-se em posio de subordinao aos poderes pblicos, caracterizando-se como detentor de deveres para

com o Estado, tendo competncia para vincular o indivduo, atravs de mandamentos e proibies. Classifica-se aqui o status passivo. Noutras circunstncias, faz-se necessrio que o Estado no se intrometa na autodeterminao do indivduo. Dotado de personalidade, impese que os homens gozem de um espao de liberdade de atuao, sem ingerncias dos poderes pblicos. Nesse caso, cogita-se do status negativo. Outra posio coloca o indivduo em situao de exigir do Estado que atue positivamente em seu favor, atravs da oferta de bens e servios, principalmente os essenciais sobrevivncia e sadia qualidade de vida da prpria comunidade. Tem-se o status positivo. Por fim, tem-se o status ativo, em que o indivduo desfruta de competncias para influir sobre a formao da vontade estatal, correspondendo essa posio ao exerccio dos direitos polticos, manifestados principalmente atravs do voto.

Criou-se, assim, o sistema de freios e contrapesos, o qual consiste na conteno do poder pelo poder, ou seja, cada poder deve ser autnomo e exercer determinada funo, porm o exerccio desta funo deve ser controlado pelos outros poderes. Assim, pode-se dizer que os poderes so independentes, porm harmnicos entre si.

R: a relao do estado negativo, os direitos individuais, o liberalismo e os direitos de liberdade, caracterizam os direitos fundamentais de primeira gerao gerando direitos civis e polticos. A relao entre o estado positivo, os direitos coletivos, o socialismo e os direitos de igualdade caracterizam os direitos fundamentais de segunda gerao que gera direitos econmicos, culturais e sociais. 5: Os direitos estabelecidos na constituio da repblica so de trs espcies: individuais, coletivos e difusos. Em relao ais dois ltimos, distinga-os no que concerne a possibilidade de repartio e a possibilidade de seu no exerccio por cada membro da sociedade. R: os direitos coletivos so divisveis, pois os danos foram feitos a um determinado grupo, assim a indenizao pode ser repartida igualmente entre os associados. J os direitos difusos so caracterizados por um grupo mais ou menos determinvel de pessoas, assim a indenizao sera a reabilitao apenas da rea ambiental ou cultural prejudicada.

6: um dos princpios estampados no texto constitucional brasileiro o da liberdade. Em tal campo, esclarea fundamentadamente se o descumpridor de obrigaes a todos imposta sempre gera restries de direitos ao descumpridor. R: a constituio federal prev que ningum ser privado de direitos por motivos de crena religiosa ou de convico filosfica ou politica. Todos devem se submeter as leis.

Das könnte Ihnen auch gefallen