Sie sind auf Seite 1von 3

EDUCADOR: PROFESSOR OU MESTRE?

Educator: Teacher or Master?


EDUCADOR: profesor o maestro?

Resumo: Portanto, conclui-se que o profissionalismo define o professor como tcnico na educao e a sabedoria (sabedoria prtica, ou a habilidade para agir de maneira acertadamente tica-moral, poltico e compromissada), define o ser mestre consciente de seus prprios limites, a verdadeira grandeza dos mestres esta em ser humano, viver a contraposio entre a razo e a f e ter sensibilidade para no esquecer que o homem um ser em constante evoluo e tem necessidade de pertencer a um determinado grupo social, seja a famlia, a escola ou outros grupos. Elicio Gomes Lima Summary: Therefore, we conclude that the teacher sets the professionalism and technical education and wisdom (practical wisdom or the ability to act rightly ethical-moral, political and committed), defines being conscious master of his own limits, the true greatness of the masters in this human being, living the opposition between reason and faith, and be sensitive to not forget that the man is a constantly evolving and need to belong to a particular social group, whether family, school or other groups. Resumen: Por lo tanto, llegamos a la conclusin de que el profesor establece la educacin profesional y tcnica y la sabidura (sabidura prctica o la capacidad de actuar con razn tico-moral, poltico y comprometido), marcan el maestro consciente de sus propios lmites, el verdadero la grandeza de los maestros de este ser humano que vive la oposicin entre razn y fe, y ser sensibles a que no hay que olvidar que el hombre es una constante evolucin y la necesidad de pertenecer a un determinado grupo social, ya sea familiar, escolar o de otro tipo grupos.

* Mestre em Educao pela UNICAMP Universidade Estadual de Campinas/SP. Professor convidado do UNASP-EC Centro Universitrio Adventista de So Paulo e docente efetivo da rede pblica Estadual e Municipal de So Paulo. Contato: elicio.lima@bol.com.br.

EDUCADOR: PROFESSOR OU MESTRE?

Educator: Teacher or Master?


EDUCADOR: profesor o maestro?

Ser professor ensinar conhecimentos sistematicamente organizados, e ministrar aulas metodicamente elaboradas, ou seja, trabalhar as tcnicas e os mtodos de forma eficiente como faz os bons profissionais. Ser mestre ir alm do padro estabelecido, perpassar mtodos e sistemas j previamente elaborados, assumir um compromisso com a educao humana e trabalhar no sentido de desenvolver nos educandos o conceito e o sentido de cidadania. Ser mestre acima de tudo compartilhar saberes, dividir experincias, somar voz a outras vozes que enriqueam as experincias de homens e mulheres, multiplicar a compreenso e a conscincia da realidade que insere homens e mulheres a uma dimenso que envolve o afetivo, reconhecendo o outro como sujeito no processo ensino-aprendizagem, como ser histrico e situado. Dessa forma o mestre despertar inquietaes nos indivduos envolvidos no processo ensino-aprendizagem, espritos revolucionrios, no conformados com as injustias sociais, com a opresso e as desigualdades culturais que permeiam nossa sociedade. O esprito revolucionrio conduzir, mover nossas aes que serviro de subsdios para a elaborao de prticas sociais mais justas e humanas. O mestre no est somente envolvido com a formao e o desenvolvimento do educando, mais que isso, ele compromete-se profundamente na interao com o indivduo para a humanizao atravs do processo ensino aprendizagem e das relaes humanas. Ser mestre desprender-se de preconceitos, ver em cada indivduo (educando) possibilidades, acreditar na capacidade de superao. Ser mestre entregar-se totalmente, e receber dentro de um processo mtuo de troca, acima de tudo perceber que o progresso na verdadeira educao no se harmoniza com o egosmo.

Ser mestre ser consciente de seu papel social, poltico e cultural, despertar conscincias para transformaes sociais em benefcio de todos. Ser mestre ter percepo que suas prticas metodolgicas no so o limite, mas so e esto sujeitas a novos pensares, modificaes, renovaes, criaes e recriaes, atualizao e correo de postura que so inapropriadas ao exerccio docente (o verdadeiro mestre no se considera infalvel esta sempre aberta a novas prticas e outros conhecimentos). Ser mestre valorizar as potencialidades individuais do educando como sujeito capaz de produzir conhecimento a partir dos contextos em que esto inseridos e transformas conhecimentos do censo comum e conhecimentos escolares e cientficos, ou seja, partir das experincias que os alunos trazem. Ser mestre estar cnscio que no se possui isoladamente todo um arcabouo de conhecimento, mas, sim, que o saber a somatria de fragmentos compartilhados num tempo e num espao por indivduos dentro de um processo histrico social, nas trocas com seus pares e os demais agentes ao inseridos na sua realidade contextual trocas, compartilhamento, cooperao... Desta maneira, o professor pode viver intensamente por algum tempo suas prprias experincias em sala de aula, mas o educador compromissado se perpetua nas experincias compartilhadas em consonncia com outras vozes dotadas tambm de autonomia (no processo de troca) que passam nesta relao a incorporar muito de suas prticas pedaggicas, de suas palavras e at mesmo seu jeito de ser. Portanto, conclui-se que o profissionalismo define o professor como tcnico na educao e a sabedoria (sabedoria prtica, ou a habilidade para agir de maneira acertadamente tica-moral, poltico e compromissada), define o ser mestre consciente de seus prprios limites, a verdadeira grandeza dos mestres esta em ser humano, viver a contraposio entre a razo e a f e ter sensibilidade para no esquecer que o homem um ser em constante evoluo e tem necessidade de pertencer a um determinado grupo social, seja a famlia, a escola ou outros grupos. nessa perspectiva quando desenvolvemos a sabedoria prtica que somos mestres e ao mesmo tempo professores. A Sabedoria Prtica o que Aristteles denominou de a vontade moral de fazer a coisa certa.

Das könnte Ihnen auch gefallen