Sie sind auf Seite 1von 42

Caminho dos Ascetas: Iniciao vida espiritual Tito Colliander ndice 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15.

. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. Deciso inicial e perseverana A insuficincia das foras humanas A Horta do Corao Um Combate Silencioso e Invisvel A Renncia de Si Mesmo e a Purificao do Corao Preciso Extirpar o Desejo do Gozo Necessrio Transferir ao Cristo o Amor Por Ns Mesmos Necessrio Estar Sempre Vigilante Contra as Repetidas Ofensivas do Inimigo A Vitria Sobre o Mundo Os Pecados dos Outros e os Nossos O Combate Interior Apenas um Meio a Servio de Um Fim A Obedincia Progresso e Profundidade Humildade e Vigilncia A Orao - I A Orao - II A Orao - III A Orao - IV A Sobriedade do Corpo e do Esprito, Condio da Orao O Jejum Preciso Evitar o Exagero Do Uso das Realidades Materiais Os Momentos de Escurido A Respeito de Zaqueu A Orao de Jesus A Prola de Alto Preo

1. Deciso inicial e perseverana e queres salvar tua alma e conseguir a vida eterna, sacode o teu torpor, faz o sinal da cruz e diz: Em nome do Pai, e do Filho, e do Esprito Santo. Amm. No se obtm a f pela reflexo, mas pela ao. No so as palavras e a especulao que nos ensinam quem Deus, mas a experincia. Para deixar entrar o ar fresco, preciso abrir a janela; para bronzear a pele, preciso expor-se ao sol. Para adquirir a f, a mesma coisa; como dizem os santos Padres, no se chega ao objetivo, permanecendo confortavelmente sentado, esperando. Imitemos o filho prdigo: "Partiu, ento, e foi ter com o pai" (Lc 15:20). Qualquer que seja o peso e o nmero de cadeias que te acorrentam terra, nunca tarde demais. No sem motivo que est escrito que Abrao tinha setenta e cinco anos quando partiu; e os operrios da undcima hora receberam o mesmo salrio que os que trabalharam desde a manh. E tambm, nunca excessivamente cedo. Nunca cedo demais para apagar um incndio na floresta. Gostarias de ver tua alma devastada e queimada? No batismo, recebeste a ordem de te lanares num combate invisvel contra os inimigos da tua alma. Pe mos obra. H bastante tempo, usas de subterfgios. Mergulhado na negligncia e na preguia, desperdiastes um tempo precioso. S te resta recomear do princpio, porque lamentavelmente deixastes que se empanasse a pureza que recebestes no batismo. Comea, pois, a trabalhar desde j, sem demora. No adies a tua deciso para hoje noite, para amanh, para mais tarde, "quando eu tiver terminado o que preciso fazer agora." Um atraso pode ser fatal. No; agora, no mesmo instante de tomar a deciso, que deves mostrar pelos teus atos, que te despedistes do teu velho "eu" e que acabas de comear uma vida nova, procura de um novo objetivo, seguindo novos caminhos. Levanta-te, pois, corajosamente, e diz: "Senhor, concedei-me que comece agora. Ajudai-me!" Porque, acima de tudo, tens necessidade da ajuda de Deus. Persevera em tua deciso, e no olhes para trs. Que o exemplo da mulher de L te sirva de lio: ela se transformou em coluna de sal, por ter olhado para trs (cf. Gn 19:26). Abandonastes o homem velho: no retomes o que desprezvel. Como Abrao, ouviste a voz do Senhor que te disse: "Deixa teu pas, tua parentela e a casa de teu pai, para o pas que

te mostrarei" (Gn 12:1). De agora em diante, nesse pas que se deve concentrar toda a tua ateno.

2. A insuficincia das foras humanas Dizem os santos Padres, todos a uma s voz: "A primeira coisa que deves inculcar no esprito que nunca, de modo algum, te deves apoiar em ti mesmo. O combate que vais enfrentar extraordinariamente rduo, e as foras humanas, sozinhas, so de todo insuficientes para conduzi-lo. Se confias em ti mesmo, sers derrubado de imediato, e perders toda a vontade de continuar a luta. S Deus te pode dar a vitria, segundo o teu desejo." Para muita gente, a deciso de no colocar em si mesmo a confiana um srio obstculo, que os impede de comear uma vez por todas. necessrio perseverar, sob pena de abandonar qualquer esperana de ir mais longe. Com efeito, como poder um homem receber conselhos, formao e ajuda, se pensa que conhece tudo, pode tudo, e no tem necessidade alguma de conselhos? Atravs de semelhante muro de suficincia, nenhum raio de luz consegue passar. "Ai dos que so sbios a seus prprios olhos, e inteligentes na sua prpria opinio!" (Is 5:21); e So Paulo nos d este conselho: "... no vos deis ares de sbios" (Rm 12:16). O reino dos cus foi revelado aos pequeninos, mas continua oculto aos sbios e aos doutores (cf. Mt 11:25). Devemos, portanto, nos despojar dessa confiana imoderada que temos em ns mesmos. Muitas vezes, ela est arraigada em ns to profundamente, que j nem percebemos o domnio que exerce sobre nosso corao. O nosso egosmo, a preocupao com a nossa pessoa, o amor prprio, so precisamente as causas de todas nossas dificuldades, de nossa falta de liberdade interior na provao, de nossas contrariedades, de nossos tormentos da alma e do corpo. Olha um pouco para ti mesmo, e vers a que ponto ests aprisionado pelo desejo de dar prazer ao teu "eu," e somente a ele. Tua liberdade est presa pelos laos estreitos do amor por ti mesmo; assim, s balanado ao acaso, como um cadver inconsciente, da manh noite. "Agora, estou com vontade de beber," "agora, estou com vontade de sair," "agora estou com vontade de ler o jornal." A cada instante, teus prprios desejos te conduzem como por meio de uma rdea; e, se algum obstculo se coloca no caminho, imediatamente perdes a calma, sob o efeito da contrariedade, da impacincia ou da clera.

Se sondares as profundezas de tua conscincia, descobrirs as mesmas coisas. O sentimento de desagrado que experimentas, quando algum te contradiz, possibilita facilmente essa verificao. Vivemos, assim, como escravos. Mas "... onde se acha o Esprito do Senhor, a est a liberdade" (2Cor 3:17). Que proveito poders encontrar em gravitar assim, constantemente, em torno do teu "eu"? No nos ordenou o Senhor que amssemos ao prximo como a ns mesmos, e que amssemos a Deus acima de todas as coisas? Mas, ns o fazemos? No estamos, ao contrrio, sempre ocupados em pensar no nosso bem-estar? Convence-te, pois, de que nada de bom pode vir de ti prprio. E se algum pensamento desinteressado despertar em ti, podes estar certo de que no vem de ti, mas que deriva da Fonte da Bondade, e que foi depositado em ti; um dom daquele que d a vida. Do mesmo modo, o poder de fazer passar ao ato esse bom pensamento, no vem de ti, mas te concedido pela Santssima Trindade.

3. A horta do corao A vida nova, que acaba de comear, tem sido muitas vezes comparada de um agricultor. O solo que ele cultiva um dom de Deus, como as sementes, o calor do sol, a chuva e a fora que faz crescer os legumes. Mas o trabalho lhe foi confiado. Se o agricultor quiser obter uma colheita abundante, deve trabalhar de sol a sol, escavar, afofar a terra, regar, podar, pois suas culturas so ameaadas por muitos perigos que comprometem a colheita. Deve trabalhar sem descanso, estar sempre alerta, sempre preparado para o que der e vier, sempre pronto a intervir. E apesar de tudo isso, afinal de contas, a colheita depende inteiramente do tempo e dos elementos, isto , de Deus. A horta que nos dispusemos a cultivar, e pela qual devemos velar, o nosso prprio corao; a colheita a vida eterna. Ela eterna porque no medida pelo tempo e pelo espao; no est ligada s circunstncias exteriores. a vida verdadeira, uma vida de liberdade, de amor, de misericrdia e de luz. No tem nenhum limite, e por isso eterna. uma vida espiritual, que transcorre numa esfera espiritual. uma nova dimenso da existncia. Comea neste mundo e no tem fim. Nenhuma autoridade terrestre tem poder sobre ela, e a descobrimos no fundo do corao.

"Persegue-te a ti mesmo, diz santo Isaac, o Srio, e teu inimigo ser derrotado s pela tua aproximao. Faze a paz contigo, e contigo faro a paz o cu e a terra. Esfora-te para entrar na tua cela interior, e vers a morada celeste, pois elas so a mesma e nica coisa: penetrando em uma, contemplars tambm a outra. A escada do Reino est em ti, escondida no teu corao. Se te desfizeres do fardo de teus pecados, descobrirs em ti o atalho que tornar possvel a tua ascenso." A morada celeste, de que fala o santo, um outro nome da vida eterna. Tambm chamada Reino dos cus, Reino de Deus, ou simplesmente Cristo. Viver no Cristo, viver na vida eterna.

4. Um combate silencioso e invisvel Agora, que sabemos onde se deve travar o combate que acabamos de comear, e o que est em jogo, resta-nos compreender por que o chamam "combate invisvel." que ele se desenvolve inteiro em nosso corao, em silncio, bem no fundo de ns mesmos. Esse particular tambm importante, e os santos Padres insistem sobre ele com veemncia: "Conserva os lbios bem fechados sobre o teu segredo!" Se abrirmos a porta durante um banho de vapor, o calor vai-se embora, e o tratamento perde a eficcia. Assim pois, no fales a ningum da tua recente deciso. No digas nada da tua nova vida, nem das experincias que fazes, ou daquilo com que, um dia, esperas ser favorecido. Deves tratar disso s entre Deus e ti, exclusivamente. A nica exceo deve ser teu pai espiritual. O silncio necessrio, porque falar com facilidade de seus prprios assuntos s pode incitar preocupao consigo mesmo, alm de alimentar a confiana em si. Ora, so tendncias que devem ser reprimidas, antes de tudo. Graas ao silncio, cresce a nossa confiana naquele que v o que est escondido; graas ao silncio, falamos quele que ouve sem necessidade de palavras. Procura apenas dirigir-te a ele; nele que deve estar a tua confiana. Ests ancorado na eternidade, e na eternidade, toda palavra emudece. De agora em diante, devers pensar que tudo o que te acontece, importante ou no, te enviado por Deus, para ajudar-te no teu combate S ele sabe o que te necessrio, e o que te falta no momento presente: adversidade ou prosperidade, tentao ou queda. Nada acontece por acaso; no h nenhum acontecimento do qual nada tenhas que aprender. Deves compreender bem isso, desde j, pois assim que aumentars a tua confiana no Senhor, que escolhestes seguir.

Os santos nos do ainda um outro conselho para a caminhada: considera-te uma criana que apenas comea a falar, e que esteja dando os primeiros passos. Toda a tua sabedoria segundo este mundo, e todo o teu conhecimento, no tm utilidade para o combate que te espera; tampouco te servem a situao social e os bens. Tudo o que se possui, e que no empregado no servio do Senhor, um fardo; um conhecimento do qual o corao no partilhe astril e, logo, nocivo, uma vez que pretensioso. Chamam-no "cincia simples," porque desprovido de calor e no alimenta o amor. Deves, pois, abandonar toda a tua cincia, e tornar-te ignorante, para seres sbio. Deves tornar-te pobre para seres rico, e fraco para seres forte.

5. A Renncia de si mesmo e a purificao do corao Desarmado, fraco e desprovido de poderes, empreende a mais difcil das tarefas: vencer teus prprios desejos egostas. exatamente isso a "perseguio de si mesmo" de que depende, finalmente, o resultado do teu combate; pois, enquanto a tua vontade egosta dominar, no poders dizer ao Senhor com corao puro: "Que seja feita a tua vontade." Se no te podes desfazer da tua prpria grandeza, no poders abrir-te verdadeira grandeza. Se te agarras prpria liberdade, no poders tomar parte na verdadeira liberdade, que o reino de uma nica vontade. O mais profundo segredo dos santos este: no procures a liberdade, e a liberdade te ser dada. A terra no produzir seno cardos e espinhos, diz a Escritura. com o suor do seu rosto, com muito sofrimento, que o homem deve cultiv-la. Esta terra o homem mesmo, sua prpria natureza. Os santos Padres aconselham a comear pelas coisas pequenas; pois, como diz Santo Efrm, o Srio, como poderias apagar um grande incndio antes de aprender a abafar um fogo de pequenas propores? Se queres ser capaz de resistir a uma paixo violenta dizem os santos Padres abate os pequenos desejos. No creias que se possa separ-los uns dos outros: eles se prendem como os elos de uma corrente, como as malhas de uma rede. Por isso, de nada serve atacar os vcios principais e os maus hbitos que te opem forte resistncia, se ao mesmo tempo no te esforas por vencer as pequenas fraquezas "inocentes": pequenas gulas, tentao de falar, curiosidade, hbito de se meter nos assuntos dos outros. Todos os nossos desejos, de fato, grandes ou pequenos, tm o mesmo fundamento: o nosso hbito constante de satisfazer apenas a nossa prpria vontade. , portanto, a vontade prpria que deve ser condenada morte. Desde o pecado original, nossa vontade est exclusivamente a servio do

nosso prprio "eu." Assim, o objetivo do combate a morte da vontade prpria. preciso comear sem demora, e prosseguir na luta sem descanso. Tens vontade de fazer uma pergunta? No a faa! Tens muita vontade de tomar duas xcaras de caf? Toma apenas uma! Tens a tentao de olhar pela janela? No olhes! Tens desejo de visitar algum? Fica em casa. Isso perseguir a si mesmo. Atravs desse meio, com a ajuda de Deus, faz-se calar a voz ruidosa da prpria vontade. Talvez te perguntes se isso realmente necessrio. Os santos Padres respondem com outra pergunta: Crs mesmo que seja possvel encher um vaso com gua pura, sem despejar primeiro a gua suja que nele se encontra? Ou gostarias de receber um hspede amado, num quarto abarrotado com toda espcie de velharias e de objetos postos de lado? No. "Todo o que tem esperana de ver o Senhor tal como ele , purificase a si mesmo," diz o apstolo So Joo (1Jo 3:3). Purifiquemos, pois, o nosso corao! Joguemos fora todas as velharias empoeiradas que a se acumulam; lavemos o cho com escova, limpemos os vidros e abramos as janelas, para que o ar e a luz entrem no quarto, onde queremos fazer um santurio para o Senhor. Troquemos enfim de roupa, para que o nosso velho cheiro de bolor j no fique em ns, e para que no sejamos lanados fora (cf. Lc 13:28). Eis o nosso labor de cada dia e de cada instante. Fazendo isso, estaremos apenas cumprindo o que o Senhor nos ordenou por seu santo apstolo Tiago: "... santificai os vossos coraes" (Tg 4:8). Pede-nos o apstolo Paulo: "... purifiquemo-nos de toda mancha da carne e do esprito" (2Cor 7:1). Diz o Cristo: "Com efeito, de dentro do corao dos homens que saem as intenes malignas: prostituies, roubos, assassnios, adultrios, ambies desmedidas, maldades, malcia, devassido, inveja, difamao, arrogncia, insensatez. Todas estas coisas ms saem de dentro do homem, e so elas que o tornam impuro" (Mc 7:21-23). Por isso, ele exorta assim os fariseus: "... limpa primeiro o interior do copo para que tambm o exterior fique limpo!" (Mt 23:26). Pondo em prtica esse preceito de comear pelo interior, devemos ter presente em nosso esprito que no , de modo algum, por ns mesmos, que purificamos o nosso corao. No para a satisfao pessoal que limpamos e polimos o quarto de hspedes, mas sim para que o nosso hspede se sinta bem. Ns nos perguntamos: "Ser que vai ach-lo a seu gosto? Ir ficar?" Todo o nosso pensamento para ele. Depois nos retiramos, ficamos em segundo plano, sem esperar resposta.

Como explica Nictas Stthatos, existem para o homem trs estados: o homem carnal, que quer viver para o prprio prazer, mesmo em detrimento dos outros; o homem natural, que deseja agradar ao mesmo tempo a si mesmo e aos outros; o homem espiritual, que quer agradar s a Deus ainda que seja em detrimento de si prprio. O primeiro est abaixo da natureza; o segundo est conforme natureza; o terceiro est acima da natureza: a vida no Cristo. O homem espiritual pensa espiritualmente; sua esperana ouvir um dia os anjos se alegrarem "... por um s pecador que se converte" (Lc 15:10), um pecador que no outro seno ele mesmo. Que sejam esses os teus sentimentos; trabalha animado por essa esperana, pois o Senhor nos deu este preceito: "... deveis ser perfeitos como o vosso Pai celeste perfeito" (Mt 5:48), e "Buscai, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justia" (Mt 6:33). No te concedas repouso algum, nenhuma trgua, at que tenhas condenado morte essa parte de ti mesmo que provm da natureza carnal. Toma a resoluo de descobrir em ti toda manifestao do homem animal, e de persegui-lo implacavelmente. "Pois a carne tem aspiraes contrrias ao esprito e o esprito contrrias carne" (Gl 5:17). Mas se temes tornar-te justo a teus prprios olhos, trabalhando para a tua salvao; se temes ser vencido pelo orgulho espiritual, examina-te a ti mesmo, e diz que aquele que teme tornar-se justo a seus prprios olhos, cego. Porque no v que ele justo a seus prprios olhos.

6. preciso extirpar o desejo do gozo A Escritura diz que apenas um pequeno nmero encontra o caminho estreito que conduz vida; e que nos devemos esforar para entrar no caminho estreito, "... pois eu vos digo que muitos procuraro entrar e no conseguiro" (Lc 13:24). Devemos procurar a causa exatamente na repugnncia que temos em nos perseguir. Dominamos, talvez, os vcios mais graves e mais perigosos, mas paramos por a. Deixamos as nossas pequenas fantasias se desenvolverem livremente, como bem entenderem. No cometemos roubos nem trapaas; porm, os mexericos so a nossa delcia. No nos embriagamos, mas abusamos do ch ou do caf. Nosso corao continua repleto de desejos. As razes no foram extirpadas, e ns vagamos ao acaso na floresta virgem que cresceu no solo frtil da ternura que sentimos por ns mesmos.

Ataca de frente essa ternura para contigo, pois ela a raiz de todos os males de que sofres. Se no tivesses tanta piedade por ti mesmo, perceberias imediatamente que s tu que fazes a tua prpria infelicidade, porque te recusas a compreender que os males que te acontecem so, na realidade, uma coisa boa. A ternura por ti mesmo te escurece a vista. S tens compaixo por ti; conseqncia: teu horizonte muito estreito. Teu amor prisioneiro de ti mesmo. Liberta-o, e j no sers infeliz. Renuncia s tuas nocivas fraquezas e tua insacivel sede de bemestar; ataca-as por todos os lados! Condena morte o teu apetite de prazer. No lhe deixes ar para respirar. S rigoroso para contigo; recusa a teu "eu" carnal as migalhas de prazer que ele reclama obstinadamente. Pois o hbito se fortifica pela repetio dos atos; morre, porm, se no for alimentado. Mas, toma muito cuidado para no fechar ao mal a porta principal, deixando entreaberta a porta dos fundos, por onde ele poder esgueirarse, com habilidade, sob outra forma. De que serviria, por exemplo, dormir no cho, se, ao mesmo tempo, procurasses a satisfao em banhos quentes? Para que deixar de fumar, se ds livre curso ao desejo de tagarelar? Qual o benefcio de no tagarelar, se ls romances cativantes? E de que servir abster-te de ler, se deixas em liberdade a imaginao, e te deixas embalar por doces devaneios? Tudo isso no passa de diferentes formas de uma s e nica realidade: a insacivel sede de satisfazer tua necessidade de gozo. Precisas decidir-te a extirpar o simples desejo de possuir objetos agradveis, de experimentar um sentimento de bem-estar, de ter conforto. Deves aprender a amar as contrariedades, a pobreza, o sofrimento, as privaes. Deves aprender a seguir os preceitos do Senhor: no dizer coisas inteis, no se vestir com excessivo aprimoramento, obedecer sempre autoridade, no olhar uma mulher com concupiscncia, no ter acessos de clera, etc... Todos esses preceitos nos foram dados para que os pratiquemos; no para que nos comportemos como se eles no existissem. Seno, eles no nos teriam sido impostos pelo Deus de misericrdia. "... Se algum quer vir aps mim, negue-se a si mesmo" (Mt 16:24): o Senhor confia, assim, na vontade de cada um ("se algum quer") e ao esforo pessoal ("negue-se a si mesmo").

7. necessrio transferir ao Cristo o amor por ns mesmos

"Se sairmos de ns mesmos, o que encontraremos?" pergunta o bispo Tefano, o Recluso. E ele prprio d, imediatamente, a resposta: "Encontramos Deus e o prximo." Essa a verdadeira razo pela qual a negao de si mesmo uma condio e a principal que deve ser cumprida por quem procura a salvao no Cristo: assim que o centro de gravidade de nosso ser se pode deslocar de ns para o Cristo, que , a um s tempo, Deus e nosso prximo. Isso significa que toda a solicitude, todo o cuidado, todo o amor que prodigalizamos a ns mesmos , pois, sem que percebamos, completa e naturalmente transferido para Deus e, por ele, para o nosso prximo. S ento que poders fazer o bem de modo que "... no saiba a tua mo esquerda o que faz a tua direita, para que a tua esmola fique em segredo" (Mt 6:3-4). At que isso se realize, no ser possvel estar "... repletos de todo conhecimento e em grau de vos poder admoestar mutuamente" (Rm 15:14), de modo real, no apenas material. Todas as nossas tentativas nesse sentido so deformadas na base, porque so "nossas" e procedentes do nosso desejo, de nos agradar. particularmente necessrio compreender bem isto; seno, corremos o risco de nos desviar com facilidade, entrando pelo caminho de um pretenso devotamento aos outros e em obras bem intencionadas, mas que nos conduzem inevitavelmente ao lodaal de nossa prpria satisfao. Por conseguinte, no te ocupes demais com vendas de caridade, reunies de obras assistenciais e de outras atividades semelhantes. A agitao, sob todas as suas formas, um temvel veneno. Sonda o teu corao, examina-te com cuidado, e reconhecers que muitas dessas atividades em que parece que nos doamos aos outros, procedem, na realidade, da necessidade de atordoar nossa conscincia; sua verdadeira origem a nossa invencvel tendncia de procurar o que nos agrada e nos satisfaz (cf. Rm 15:1). No; o Deus de amor, de paz e de total sacrifcio no pode estar onde se procura a prpria satisfao, no barulho e na agitao, mesmo sob nobres pretextos. Este um princpio de discernimento: se a paz do teu esprito se perturba; se ests desanimado ou um pouco irritado, porque uma razo qualquer te obrigou a renunciar a uma boa obra, para a qual tinhas projetos, isso mostra que a sua origem era equvoca. Talvez te perguntes: por qu? Os homens que tm experincia da vida espiritual respondero que os obstculos e as oposies exteriores s podem atingir os que no entregaram a Deus a prpria vontade. impensvel que Deus tenha pela frente um obstculo. Ora, um ato realmente desinteressado no "meu," mas sim de Deus; nada pode impedir a sua realizao. So apenas os meus prprios projetos, meus

prprios desejos estudar, trabalhar, descansar, comer, prestar servio ao meu prximo que podem ser contrariados por circunstncias exteriores. Ento, eu me entristeo. Mas, para quem descobriu o caminho estreito que conduz vida, isto , a Deus, s resta um obstculo possvel: sua prpria vontade pecadora. Se quer fazer alguma coisa, mas no pode lev-la a bom termo, por que se entristecer? Alis, ele j no faz projetos (cf. Tg 4:13-16). Mas este um outro segredo dos santos. No te iludas. Um cristo deve "... andar como ele (Cristo) andou" (1Jo 2:6), ele, que jamais procurou a sua vontade (cf. Jo 5:30), mas nasceu sobre a palha, jejuou quarenta dias, passou longas noites em orao, curou doentes, expulsou demnios, no tinha onde pousar a cabea, e finalmente foi cuspido, flagelado e crucificado. Pensa, o quanto ests longe dele! Pergunta continuamente a ti mesmo: Passei uma nica noite velando e orando? Jejuei um s dia? Expulsei um nico demnio? Deixei-me insultar e bater sem resistir? Realmente crucifiquei a minha carne (cf. Gl 5:24)? Renunciei a buscar a minha vontade? Tenhas sempre presente, tudo isso, em teu esprito. Por que necessrio negar-se a si mesmo? Porque aquele que verdadeiramente se negou a si mesmo j no se perguntar: Sou feliz? Estou contente? Tais perguntas no se colocaro mais diante de ti, se de fato tiveres negado a ti mesmo. Com efeito, fazendo isso, ters ao mesmo tempo abandonado todo desejo de procurar a tua satisfao prpria, na terra ou no cu. Essa vontade obstinada de encontrar a prpria satisfao, a causa da inquietao e da diviso da tua alma. Abandona-a e luta contra ela: o resto te ser dado sem esforo.

8. necessrio estar sempre vigilante contra as repetidas ofensivas do inimigo As primeiras vitrias sobre ti mesmo devem ter, para ti, valor de sinal: agora ests no bom caminho. Mas no te consideres virtuoso; apenas agradece a Deus, pois foi ele que te deu fora; no te alegres em demasia, mas apressa-te em prosseguir na tua estrada. Seno, o demnio vencido reerguer a cabea e te pegar pelas costas. Lembra-te do mandamento que os israelitas tinham recebido de Deus, para te servir de lio: "... Quando tiverdes atravessado o Jordo, em direo terra de Cana, expulsareis de diante de vs todos os habitantes da terra. (...)

aqueles que deixardes dentre eles se tornaro espinhos nos vossos olhos e aguilhes nas vossas ilhargas" (Nm 33:51-52,55). A aparente importncia dessa vitria sobre ti mesmo conta pouco. Pode-se tratar de suprimir o cigarro da manh, ou at de uma coisa primeira vista to insignificante como no voltar a cabea ou evitar uma troca de olhares. O que importa no o que se v de fora. As pequenas coisas podem ser grandes, e as grandes, pequenas. Mas, preciso estar sempre espera de uma nova fase do combate. Deves estar sempre pronto. No h tempo para descansar. Alm disso, ainda uma vez, permanece em silncio. Que ningum saiba o que se passa em ti. Trabalhas para o Ser invisvel. Que teu trabalho seja invisvel. Os santos nos dizem que, se jogarmos migalhas em torno de ns, elas sero avidamente recolhidas pelos pssaros enviados pelo diabo. Fica sempre alerta contra a vanglria: de um bocado, ela pode devorar o fruto de muitos trabalhos. Por isso, os Padres aconselham discernimento no agir. De dois males, escolhe o menor. Se ests sozinho, escolhe o que h de mais humilde; mas se algum te observa, toma um caminho intermedirio, para atrair a ateno o menos possvel. Fica o mais escondido e despercebido que puderes; que seja esta a tua regra em qualquer circunstncia. No fales de ti mesmo; no contes como dormiste, o que sonhaste, o que te aconteceu; no ds tua opinio sem que a peam; no faas confidncias sobre tuas preocupaes e cuidados. Tais assuntos de conversa s te podem incitar a te ocupares excessivamente de ti mesmo. No mudes nada na tua casa, no teu trabalho, nem nas outras coisas. Lembra-te de que no h lugar, nem ambiente, nem qualquer circunstncia exterior, que no seja prpria ao combate que empreendeste. A nica exceo seria uma ocupao que favorecesse diretamente os teus vcios. No procures situaes nem ttulos importantes; quanto mais humilde for o teu estado e mais te puseres a servio dos outros, mais livre sers. Fica satisfeito com a tua condio atual. No tenhas pressa de fazer valer os teus conhecimentos e o teu saber-fazer. Evita observaes; no digas: "Assim no, nem assim... Faz assim, e deste outro modo." No contradigas ningum, no discutas com ningum, deixa que os outros sempre tenham razo. No prefiras nunca a tua vontade dos outros. Isso te ensinar a difcil arte da submisso e, ao mesmo tempo, da humildade. Ela indispensvel. Recebe as advertncias sem recriminaes. D graas quando s desprezado, esquecido, ignorado. Porm, no cries ocasies de humilhao: elas te sero fornecidas ao longo do dia, medida que delas

necessitares. s vezes se notam pessoas que conservam sempre a cabea baixa e foram situaes para se colocarem em ltimo lugar. Ento, talvez digas: "Como ele humilde!" Mas o verdadeiro humilde tem a arte de no se deixar notar. O mundo no o conhece (1Jo 3:1). Para o mundo ele , o mais das vezes, "um zero." Quando Pedro e Andr, Tiago e Joo largaram as redes e seguiram Jesus, o que pensaram os companheiros que eles abandonavam beira do lago? Para estes, os outros discpulos no existiam mais; tinham ido embora. No hesites, no temas desaparecer, tu tambm, longe "desta gerao adltera e pecadora." Que desejas ganhar: o mundo, ou tua alma? (cf. Mc 8:34-38). Ai de vs, quando todos vos bendisserem! (cf. Lc 6:26).

9. A vitria sobre o mundo So Baslio, o Grande, disse: "No nos podemos aproximar do conhecimento da verdade, com o corao inquieto." Por isso nos devemos esforar para evitar tudo o que agita o nosso corao, tudo que causa de falta de ateno, de super excitao, tudo o que desperta as paixes ou nos torna ansiosos. Na medida do possvel, devemos nos libertar do barulho, da agitao e da inquietao que se produzem por objetos sem importncia. Pois, quando servimos ao Senhor, no nos devemos "inquietar e agitar por muitas coisas," mas lembrar sempre que "uma s necessria" (Lc 10:41-42). Para tomar banho, preciso despir-se. O mesmo acontece com o nosso corao: ele deve ser libertado de todos os revestimentos exteriores deste mundo, para que possa ser atingido por Aquele que deve purificlo. Os raios benfazejos do sol s podero agir sobre a pele, se esta a eles se expuser a descoberto. Assim tambm com a virtude salutar e vivificante do Esprito Santo. Portanto, deves despir-te. Recusa a ti mesmo mas sem que seja excessivamente visvel tudo o que causa gozo e prazer, bem-estar e distrao; tudo o que diverte ou satisfaz aos olhos, aos ouvidos, ao paladar e aos outros sentidos. "Quem no est a meu favor, est contra mim" (Mt 12:30). Despoja-te, dia aps dia, de tuas necessidades e de teus hbitos, no campo das relaes sociais; faze-o calma e refletidamente, sem rupturas por demais bruscas, mas, no entanto, de maneira radical. Elimina pouco a pouco tudo o que puderes dos laos que te prendem ao mundo exterior: convites, concertos, recepes e, de modo geral, "tudo o que h no mundo a concupiscncia da carne, a concupiscncia dos

olhos e o orgulho das riquezas ", pois tudo isso "no vem do Pai, mas do mundo" (1Jo 2:16), e combate contra nossa alma. O que , pois, o mundo? No o imaginemos uma realidade exterior e tangvel, que carrega a marca do pecado. O mundo, diz So Macrio do Egito, a cortina de chamas que circunda o corao e fecha o acesso rvore da vida. O mundo tudo aquilo a que estamos apegados e que nos traz satisfaes terrenas; o que, em ns, "no conheceu a Deus" (cf. Jo 17:25). Nossos desejos e impulsos fazem parte do mundo. Santo Isaac, o Srio, enumera-os: atrao pelas riquezas; propenso a acumular e a apropriar-se de todos os tipos de objetos; inclinao para os gozos sensveis; desejo de ser objeto de honras, de onde procede a inveja; desejo de dominar os outros e de se fazer escutar; orgulho da glria e do poder; preocupao por ser admirado e amado; sede de louvores; preocupao com o bem-estar do corpo. Todas essas coisas provm do mundo; elas se associam contra ns para nos enganar e nos conter em pesadas correntes. Se queres libertar-te, examina-te com a ajuda dessa lista e v claramente contra o que tens de lutar para te aproximares de Deus. Pois ".. a amizade com o mundo inimizade com Deus. Assim, todo aquele que quer ser amigo do mundo torna-se inimigo de Deus" (Tg 4:4). Os largos horizontes s se descobrem aos olhos se abandonarmos os vales estreitos, com as ocupaes e os prazeres que lhe so prprios. "Ningum pode servir a dois senhores" (Mt 6:24); impossvel permanecer, ao mesmo tempo, no vale e nas alturas. Para poderes subir com maior facilidade, e para te aliviares o mais rapidamente possvel do teu pesado fardo, faz a ti mesmo, com freqncia, perguntas como esta: "No para o meu prprio prazer, mais do que para o dos outros, que vou a esse concerto, ou ao cinema? crucificar a minha carne, ir a essa festa? vender tudo o que tenho, fazer essa viagem de recreio ou comprar esse livro? tratar duramente o meu corpo e reduzi-lo servido (1Cor 9:27), deitar-me para ler? Essa lista de perguntas pode ser modificada ou aumentada, em funo dos teus hbitos e da relao deles com o modo de viver que o Evangelho prescreve. E lembra-te de que "quem fiel nas coisas mnimas, fiel tambm no muito, e quem inquo no mnimo, inquo tambm no muito" (Lc 16:10). No temas o sofrimento: ele que te ajudar a sair desse vale estreito em que vives nos desejos da carne, satisfazendo as vontades da carne e dos pensamentos condenveis (cf. Ef 2:3). Faze a ti mesmo essas perguntas, sem descanso. Mas, faze-as apenas a ti. Jamais, em caso algum, nem mesmo em pensamento deves faz-las em relao aos outros. No mesmo instante em que fizeres uma pergunta

desse gnero a respeito de algum, te erigirs em juiz, e por isso tu mesmo sers julgado. Sers despojado do que tinhas ganho com teus esforos. Tinhas dado um passo frente, mas acabas de dar dez para trs. Ento, tens mesmo razo de chorar por tua obstinao, pela queda dos teus progressos e por teu orgulho.

10. Os pecados dos outros e os nossos Agora tomaste conscincia da tua misria, da tua pobreza, da tua propenso para o mal; por isso clamas ao Senhor, como o publicano: "... Meu Deus, tem piedade de mim, pecador!" (Lc 18:13). E acrescentas: "Sou mesmo bem pior que o publicano, pois no consigo deixar de olhar o fariseu com desprezo; meu corao se enche de orgulho e diz: Eu vos dou graas, porque no sou como ele!' " Mas dizem os santos quando verificares as trevas do teu corao e a fraqueza da tua carne, perders toda a vontade de julgar o teu irmo. Para alm da tua prpria escurido, vers ento brilhar a luz celeste em todas as criaturas, que resplandecem com o seu reflexo; pois, no poders mais notar os pecados dos outros, uma vez que os teus so to grandes. Com efeito, quando procurares com ardor a perfeio, que vais comear a descobrir a tua imperfeio. Somente quando tiveres visto o quanto s imperfeito, que a perfeio te ser acessvel. Portanto, a perfeio sai da fraqueza. S ento conseguirs o que santo Isaac, o Srio, prometeu aos que se perseguem a si mesmos: "E teu inimigo fugir, s porque te aproximas." De que inimigo o santo fala aqui? Evidentemente, daquele que tomou, um dia, a forma de serpente e que, desde ento, excita em ns o descontentamento, a insatisfao, a impacincia, a precipitao, a ira, a inveja, o medo, a ansiedade, o dio, o abatimento, a indolncia, a tristeza, a dvida, e tudo o que envenena a nossa existncia e se enraza em nosso amor prprio e em nossa auto piedade. Como poder, pois, querer que os outros lhe obedeam, aquele que verifica, com o sofrimento profundo inspirado pelo amor, que ele jamais obedece a seu Mestre? Como, ento, poder ele perturbar-se, impacientar-se, irar-se, se as coisas no se passam de acordo com seus desejos? Esse homem acostumou-se, por uma longa prtica, a no desejar mais nada, e como explica o abade Doroteu a quem j no tem desejos tudo acontece segundo os prprios desejos. Sua vontade ajustouse, exatamente, de Deus, e ele obtm tudo o que pede (cf. Mc 11:24). Poder sentir inveja aquele que, bem longe de querer elevar-se, est consciente de suas prprias deficincias, e pensa que os outros, mais do

que ele, merecem estima e considerao? Poder sentir medo, angstia ou ansiedade, quem, como o ladro crucificado, v em tudo o que lhe acontece apenas o justo salrio de seus atos (cf. Lc 23:41)? A negligncia o abandona, porque ele descobre em si mesmo os seus menores traos e persegue-a sem cessar. O abatimento desaparece; pois, como poder ser derrubado, quem se mantm constantemente prostrado em esprito? Doravante, seu dio se voltar, inteiro, para o mal que est nele, e que o impede de ver claramente o Senhor; ele odeia a sua prpria vida (cf. Lc 14:26). Esse homem no mais atingido pela dvida, pois experimentou e viu quanto o Senhor bom (cf. Sl 34:8); s o Senhor o sustenta. Seu amor se dilata sem cessar e, com ele, a f. Ele colhe o fruto da humildade. Mas tudo isso s se encontra no caminho estreito, e so poucos os que o encontram (cf. Mt 7:14).

11. O combate interior apenas um meio a servio de um fim Ao te desfazeres das cadeias exteriores, tu te livras igualmente dos laos interiores. Quando te libertas das preocupaes de fora, teu corao tambm fica livre dos sofrimentos de dentro. Por conseguinte, o rude combate, que s obrigado a travar, no passa de um meio: como tal, no nem bom, nem mau; os santos o tm muitas vezes comparado a um tratamento mdico. Embora seja muito penoso sujeitar-se a ele, no deixa de ser um simples meio de recobrar a sade. Lembra-te sempre de que no realizas nada de virtuoso, esforandote para te dominares. De fato, que virtude h em tomar p e picareta para tentar sair de uma galeria subterrnea, onde se tenha cado por falta de ateno? No natural, pois, utilizar as ferramentas entregues por algum de fora, para escapar dessa atmosfera sufocante e tenebrosa? O contrrio no seria pura estupidez? Essa parbola te pode ensinar a sabedoria. As ferramentas so os instrumentos da salvao, os mandamentos do Evangelho, os santos sacramentos da Igreja, que foram postos disposio de cada cristo por ocasio do santo batismo. Sem uso, no tero nenhum proveito. Porm, utilizados com discernimento, permitiro que abras o caminho para a liberdade e para a luz. "... preciso passar por muitas tribulaes para entrar no Reino de Deus" (At 14:22). Devemos, como o homem preso no subterrneo, renunciar a descansar, a dormir, a aproveitar os prazeres da vida; como ele, devemos permanecer alertas e utilizar, da melhor forma, todos os instantes que os outros homens passam dormindo, ou ocupados com ninharias. No devemos largar a p e a picareta, que representam a

orao, o jejum, as viglias, e todas as outras atividades pelas quais pomos em prtica tudo quanto o Senhor nos ordenou (cf. Mt 28:20). E, se nosso corao encontra dificuldade em aceitar tal disciplina, devemos empregar toda a fora de vontade para obrig-lo a se sujeitar, se quisermos realizar nosso propsito. Que recompensa ter nosso prisioneiro? Pode-se dizer que ter alguma recompensa? A recompensa ser o seu prprio labor; ela consiste no amor que ele sente em si mesmo pela liberdade, na esperana e na f que o fizeram tomar nas mos as ferramentas. medida que ele trabalha, aumentam a esperana, o amor e a f: quanto mais ativo for e menos esforo desperdiar, mais aumenta a sua recompensa. Ele se considera um prisioneiro entre outros prisioneiros; a seus prprios olhos, ele no se separa de seus companheiros: um pecador entre os pecadores, nas entranhas da terra. Porm, enquanto os outros, resignados e sem esperana, dormem ou jogam baralho para passar o tempo, ele avana e trabalha. Encontrou um tesouro, mas escondeu-o de novo (cf. Mt 13:44); ele leva, escondido dentro de si, o Reino de Deus, isto , o amor, a f, a esperana de chegar um dia ao ar livre, fora. No momento, sem dvida, ele s entrev a liberdade como num espelho (cf. lCor 13:12), mas em esperana j est livre: "Pois fomos salvos em esperana" (Rm 8:24). No entanto, o Apstolo acrescenta: "e ver o que se espera, no esperar," para compreendermos melhor o alcance do que precede. Com efeito, quando o prisioneiro obtm a liberdade e a v face a face, no mais um prisioneiro entre os outros, sobre a terra. Ele se encontra, ento, no mundo da liberdade, daquela liberdade na qual Ado fora criado, e que nos foi restituda no Cristo. Como o prisioneiro, j somos livres em esperana; mas a realizao de nossa salvao situa-se para alm de nossa vida terrena. S ento poderemos dizer definitivamente: "Estou salvo!" De fato, o mandamento de ser perfeito como nosso Pai celeste perfeito (cf. Mt 5:48), no pode ser plenamente cumprido no homem enquanto permanece neste mundo. Logo, por que nos foi dado? Os santos respondem: Para que possamos comear desde j o nosso trabalho, mas tendo diante dos olhos a eternidade. A liberdade o objetivo do homem; porm, ele no a pode dar a si mesmo, nem receb-la do seu prximo; ele s a obter em Deus, diz o bispo So Tefano. Na verdade, o convite liberdade toma esta forma: "Arrependeivos!" E o Senhor nos dirige este chamado: "Vinde a mim todos os que estais cansados sob o peso do vosso fardo e eu vos darei descanso" (Mt 11:28). De que cansao se trata? Daquele que se sofre para assegurar a

prpria felicidade temporal? E qual esse fardo? O dos cuidados e preocupaes terrenas? De modo nenhum, respondem os santos. Por isso o Senhor diz ainda: "Tomai sobre vs o meu jugo e aprendei de mim de mim, que jamais pensei em meu bem-estar temporal, nem levei o peso dos cuidados deste mundo, durante a minha vida na terra." Mas, o que obtero os que sofrem por sua salvao e que se cansam sob o peso da oposio do mundo, interior e exteriormente ao mesmo tempo? Qual ser a parte atribuda aos que tomam sobre si mesmos o jugo do Cristo, que vivem como ele viveu, e que aprendem, no dos homens, nem dos anjos, nem dos livros, mas do Senhor mesmo? Que so instrudos por sua prpria vida, pela luz e pela ao, no fundo de si? Que podem dizer, tambm eles: sou doce e humilde de corao, no me tenho em alta conta, nem ao que posso dizer ou fazer? Todos estes encontraro o repouso para sua alma. Iro receb-lo do prprio Senhor. Ficaro livres das tentaes, dos sofrimentos, das humilhaes, do desnimo, da ansiedade, e de tudo o que perturba o corao do homem. Essa a interpretao de So Joo Clmaco (Escada, Degrau 25,4). Ao apresent-la, ele fala de cristo para cristo. Pois a um corao recriado pela graa, a experincia revela, cada dia mais, que o jugo do Cristo leve para os que o amam. Mas "... aquele que perseverar at o fim, esse ser salvo" (Mt 10:22), e no os desanimados e negligentes. A promessa do Senhor no para eles. Portanto, no devemos jamais nos cansar. Sejamos firmes, inabalveis, fazendo incessantes progressos na obra do Senhor, cientes de que a nossa fadiga no v no Senhor (lCor 15:58). Uma vez que comeamos, no deixemos nunca de realizar as obras de uma sincera converso. Parar seria recuar.

12. A obedincia A obedincia outro instrumento indispensvel, na luta contra a prpria vontade. Segundo so Joo Clmaco, a obedincia a condenao morte dos membros do nosso corpo, em benefcio da vida do esprito. Ela ainda a sepultura da vontade prpria, e a ressurreio da humildade (Escada, Degrau 3:3). Lembra-te de que, livremente, te deste ao Senhor como escravo; a cruz que levas no pescoo te deve recordar isso. atravs dessa escravido, que chegars verdadeira liberdade. Mas, pode um escravo ter vontade prpria? Ele deve aprender a obedecer.

Talvez perguntes: A quem devo obedecer? Os santos respondem: obedece aos teus dirigentes (cf. Hb 13:17). Mas continuas: Quem so os meus dirigentes? Onde encontrarei um, quando hoje to difcil descobrir um dirigente autntico? A isso, respondem os santos Padres: a Igreja o providenciou. Desde o tempo dos apstolos, ela nos deu um mestre que supera a todos os outros, e que nos pode alcanar em toda parte, onde quer que estejamos, e em qualquer circunstncia. Quer moremos na cidade ou no campo, quer sejamos casados ou solteiros, pobres ou ricos, esse mestre est sempre conosco, e sempre temos ocasio de obedecer-lhe. Queres conhecer o seu nome? o santo jejum. Deus no precisa do nosso jejum. Nem tem necessidade da nossa orao. Ele perfeito, nada lhe falta, e no pode precisar de coisa alguma que ns, suas criaturas, possamos oferecer-lhe. Nada temos para lhe dar; mas, diz So Joo Crisstomo, ele aceita que lhe apresentemos as nossas ofertas, para nossa prpria salvao. A maior oferenda que poderemos apresentar ao Senhor, somos ns mesmos; e, s o poderemos fazer, abandonando a ele nossa vontade. Aprendemos isso pela obedincia; e aprendemos a obedecer pela prtica. A melhor maneira de praticar a obedincia a que a Igreja nos fornece ao prescrever dias e perodos de jejum. Ela nos diz, ento, de certo modo, como Deus a Ado: "... Podes comer de todas as rvores do jardim; mas do fruto da rvore que est no meio do jardim, no comers" (Ge 2:16, 3:3). Alm do jejum, temos outros mestres a quem devemos obedecer. Ns os encontramos a cada passo, nas pequenas coisas de nossa vida cotidiana: basta sabermos reconhecer a sua voz. Tua mulher diz que deves levar a capa impermevel; faz o que ela deseja, e estars praticando a obedincia. Um dos teus colegas de trabalho te pede que vs com ele at um ponto do caminho; acompanha-o, e estars praticando a obedincia. Sentes que uma criana precisa que se ocupem dela e que lhe faam companhia: faze o que podes, e estars praticando a obedincia. Um novio, no mosteiro, no ter mais ocasies que tu, na tua casa, de praticar a obedincia. E outro tanto encontrars no trabalho e nas relaes com teus vizinhos. A obedincia derruba muitas barreiras. Conseguirs a liberdade e a paz, medida que teu corao praticar a no-resistncia. Mostra-te obediente, e cercas de espinhos abrir-se-o diante de ti. Ento, o amor ter lugar para se dilatar. Por meio da obedincia, aniquilars o orgulho, o esprito de contradio, a pretensa sabedoria e a teimosia, que te aprisionam numa grossa carapaa. Enquanto estiveres aninhado nela, no poders encontrar o Deus de amor e de liberdade.

Habitua-te, pois, a alegrar-te, quando se te apresenta uma ocasio de obedecer. absolutamente intil procurar cri-la; poderias cair, ento, num servilismo artificial, e desviar-te, deleitando-te na tua prpria virtude. No tenhas dvida de que encontrars tantas ocasies de obedecer quantas forem necessrias; e sero exatamente aquelas de que precisas. Se notares que deixaste escapar uma ocasio, censura-te por essa negligncia. Agiste como um marinheiro que no aproveitaste um vento favorvel.

13. Progresso e profundidade Depois das noes elementares e ainda exteriores que precedem, chegamos agora ao combate que se trava nas profundezas de nosso ser. Quando se descasca uma cebola, retiram-se, uma aps outra, as peles que a recobrem; finalmente se chega ao corao do bulbo, de onde sai o talo para a luz. Quando chegares ao teu quarto interior, que percebers a morada celeste, pois elas so uma nica coisa, segundo Santo Isaac, o Srio. Quando te esforares por penetrar no teu quarto interior, ali percebers, alm do teu rosto verdadeiro, aquilo que Santo Hesquio chama de face escura dos etopes, isto , os pensamentos maus. So Macrio do Egito compara-os a uma serpente escondida em teu corao, e que feriu os rgos mais vitais da tua alma. Se mataste essa serpente, diz ele, podes orgulhar-te de tua generosidade diante de Deus. Porm, se no a mataste, prostra-te com humildade, como um pobre pecador, e ora a Deus, pois o inimigo est sempre oculto, espreita. Mas, como poderamos comear a luta, uma vez que nem mesmo penetramos em nosso corao? Ficamos porta; mas preciso bater, com o jejum e a orao, como nos recomendou o Senhor: "... batei e vos ser aberto" (Mt 7:7). Bater agir. Se permanecermos firmes na palavra do Senhor, na pobreza, na humildade, e em tudo o que nos prescreve o Evangelho; se dia e noite batermos porta de Deus, ento, poderemos obter o que procuramos. Quem quer sair do cativeiro e das trevas, deve entrar na liberdade por essa porta. Ali, diz So Macrio, receber a liberdade espiritual, e poder alcanar o Cristo, Rei celestial.

14. Humildade e vigilncia Aquele que empreende o combate interior necessita, a todo momento, de quatro coisas: humildade, grande vigilncia, vontade de resistir e

orao. Trata-se de vencer, com a ajuda de Deus, os "etopes dos pensamentos," expulsando-os pela porta do corao e esmagando seus nens contra a rocha (cf. Sl 137:9). A humildade uma condio prvia, pois o homem orgulhoso eliminado do combate, uma vez por todas. A vigilncia necessria para reconhecer imediatamente os inimigos, e para conservar o corao livre dos vcios. A vontade de resistir deve estar presente assim que o inimigo seja reconhecido. Porm, visto que "... sem mim, nada podeis fazer" (Jo 15:5), a orao o trunfo mais importante, do qual depende todo o combate. Um rpido exemplo te ajudar a compreender: atravs da vigilncia, percebes um inimigo que se aproxima da porta do teu corao: s tentado a pensar mal de um de teus irmos. Sem demora, fica alerta a tua vontade de resistir, e afastas a tentao. Mas, no ltimo instante, s assaltado por um pensamento de amor-prprio: "Escapei, graas minha vigilncia!" E tua vitria aparente se torna uma terrvel derrota. A humildade soobrou. Se, ao contrrio, abandonares a teu Senhor todo o combate, j no ters razo de estar contente contigo mesmo, e continuars livre. Notars bem depressa que no h arma com mais poder do que o Nome do Senhor. Esse exemplo mostra que o combate deve ser travado sem descanso. As sugestes ms penetram em ns como uma rpida torrente, e preciso barrar a estrada com grande rapidez. So os "... dardos inflamados do Maligno" (Ef. 6:16), de que fala o apstolo; e eles chovem, sem cessar, sobre ns. Sem cessar, tambm, por conseguinte, devemos clamar ao Senhor. "Pois o nosso combate no contra o sangue nem contra a carne, mas contra os Principados, contra as Autoridades, contra os Dominadores deste mundo de trevas, contra os Espritos do Mal, que povoam as regies celestes" (Ef 6:12). O combate se inicia pela sugesto, conforme explicam os santos. Vem depois a relao, quando penetramos mais no que a sugesto nos deu. A terceira fase o consentimento, e a quarta o pecado cometido exteriormente. A passagem de uma para a outra, dessas quatro fases, pode ser instantnea; mas tambm possvel que elas se sucedam como tantos outros degraus, o que permite distingui-las. A sugesto bate porta, como um vendedor ambulante que oferece a sua mercadoria. Se o deixarmos entrar, ele comea com a sua lbia, e difcil livrar-se dele, mesmo percebendo que sua mercadoria no vale nada. Vem o consentimento, e finalmente a compra, muitas vezes a contragosto. Deixamo-nos vencer por um enviado do Maligno.

A respeito da sugesto, disse Davi: "A cada manh eu farei calar todos os mpios da terra" (Sl 101:8), pois "em minha casa no habitar quem pratica fraudes" (ibid. 7). Sobre o consentimento, disse Moiss: "No fars aliana nenhuma com eles" (Ex 23:32). O primeiro versculo do Salmo l fala da relao, segundo a interpretao dos Padres: "Feliz o homem que no vai ao conselho dos mpios." De fato, muito importante resistir aos inimigos "s portas" (Sl 127:5), sem deix-los entrar. Mas pode acontecer que seja numerosa a multido que se comprime diante da porta; sabemos tambm que "... o prprio Satans se transfigura em anjo de luz" (2Cor 11:14). Por isso nos advertem os santos Padres: que conservemos o corao puro de qualquer sugesto, sensao ou imaginao, sejam de que natureza forem. Com efeito, no est em nossas mos separar as sugestes ms das boas: s o Senhor o pode. Devemos, pois, abandonar tudo nele com confiana,sabendo que "... se Iahweh no guarda a cidade, em vo vigiam os guardas" (Sl 127:1). Em contrapartida, depende de ns ficarmos vigilantes para que no surja nenhum pensamento vil em nosso corao (cf. Dt 15:9); para que ele 'no se transforme num mercado onde uma multido heterognea se agita num contnuo tumulto, de maneira que se torna impossvel reconhecer o que se passa. Ladres e malfeitores podem, ento, encontrar-se ali; mas os anjos da paz, em vo os buscarias. A paz e o Senhor da paz fogem de um lugar assim. Por isso, ele nos disse por seu apstolo: "... santificai os vossos coraes" (Tg 4:8); e ele prprio nos adverte: "Ateno, e vigiai" (Mc 13:33). Pois, se ele vier e encontrar impuros os nossos coraes, e ns mesmos adormecidos, dir: "... no vos conheo!" (Mt 25:12). A hora dessa vinda sempre iminente: se no for no momento presente, ser no seguinte; e se no for no seguinte, ser agora. Porque, como o Reino dos cus, a hora do julgamento est sempre presente em nosso corao. Assim, pois, se o guarda no vigiar, o Senhor tambm no vigiar; mas se o Senhor no vigia, o guarda vigia em vo. Por conseguinte, vigiemos porta do nosso corao, mas sempre chamando o Senhor, incessantemente, para que nos ajude. No olhes para o lado do inimigo. No te ponhas jamais a discutir com ele, porque no conseguirs resistir. Devido sua experincia milenar, ele sabe exatamente como proceder para te abater de imediato. Porm, fica no meio do campo de batalha do teu corao, e dirige para o alto o teu olhar. Assim, o teu corao ser protegido de todos os lados ao mesmo tempo. O Senhor mesmo enviar os seus anjos para guardar-te, direita e esquerda, impedindo que sejas atacado pelas costas.

Em outras palavras, quando fores perseguido pela tentao, no te deves deter para examin-la, refletir, pesar prs e contras. Agindo assim, j maculas teu corao, perdes tempo; j uma vitria para o inimigo. Ao contrrio, volta-te sem demora para o Senhor e diz: "Senhor, tende piedade de mim, pecador!" Quando tiveres retirado os teus pensamentos da tentao, o Senhor vir. Nunca fiques seguro de ti mesmo. No formes jamais no teu esprito uma boa resoluo deste gnero: "Oh, sim! Vou fazer tudo muito bem!" Nunca tenhas confiana em tuas prprias foras, para resistir a uma tentao, seja ela qual for, grande ou pequena. Pensa, ao contrrio: "Tenho certeza de que cairei, quando ela vier." A confiana em si um aliado perigoso. Quanto menos te apoiares nela, mais seguro estars. Reconhece que s fraco, totalmente incapaz de resistir menor insinuao do demnio. E ento espantado, descobrirs que no podes absolutamente nada. Visto que fars do Senhor o teu refgio, poders imediatamente proclamar que "a desgraa jamais te atingir" (Sl 91:10). A nica desgraa que pode acontecer a um cristo o pecado. Se te sentes amargurado por teres cado, de um modo ou de outro; se te censuras duramente e se multiplicas as resolues de "nunca mais recomear," sinal certo de que ests no caminho errado: isso provm do fato de que tua autoconfiana se sente ferida. Quem no confia em si mesmo, fica profundamente surpreso de no ter cado mais baixo, e se sente cheio de reconhecimento. Agradece a Deus por lhe ter enviado, a tempo, o socorro sem o qual ele teria sido completamente esmagado. Levanta-se rapidamente, e comea a orao por um triplo "Deus seja louvado!" Uma criana mimada fica muito tempo chorando, quando cai. Procura atrair uma manifestao de simpatia, uma carcia que a console. Mas tu, no sejas pretensioso; pouco importa se sofres. Ergue-te e recomea o combate. normal que se fira aquele que luta. S os anjos no caem nunca. Mas roga a Deus que te perdoe e no permita que sejas novamente surpreendido. No sigas o exemplo de Ado, jogando a culpa em tua mulher, ou no demnio, ou em qualquer outra causa exterior. A causa da tua queda est em ti mesmo: enquanto o Mestre estava fora de casa, deixaste os ladres e os malfeitores entrarem e pilharem tudo vontade. Roga a Deus que isso no se repita. Perguntaram a um monge: "Que fazeis aqui, no mosteiro?" Ele respondeu: "Camos e nos levantamos, camos e nos levantamos, camos e nos levantamos outra vez."

De fato, em tua vida, poucos minutos se passam sem que caias pelo menos uma vez. Ento, ora para que Deus tenha piedade de ti. Ora para obter perdo e graa; suplica, como o pode fazer um criminoso condenado morte, e lembra-te de que somente pela graa que fomos salvos (cf. Ef 2:5). No podes, de modo algum, reivindicar a libertao e a graa como algo que te devido. Considera-te um escravo fugido que, prostrado diante de seu senhor, suplica que o poupe. Essa deve ser a tua orao, se queres seguir a doutrina de Santo Isaac, o Srio, e "abandonar o fardo interior de teus pecados, para descobrir, dentro de ti mesmo, o atalho que sobe, tornando possvel a ascenso."

15. A orao - I Do que precede, conclui-se que a orao o primeiro e, sem comparao, o meio mais importante que devemos empregar no combate. Aprende a orar, e vencers todas as Potncias do mal que possam, algum dia, te assaltar. A orao uma das asas que nos erguem para o cu; a outra a f. Com uma asa s, no se pode voar: a f sem a orao to v quanto a orao sem a f. Mas, se tua f frgil demais, bom clamar: "Senhor, dai-me a f!" muito raro essa orao no ser atendida. O gro de mostarda, como disse o Senhor, torna-se uma grande rvore. Quem quer receber sol e ar, abre as janelas. Seria ridculo ficar por trs das cortinas fechadas e queixar-se: "No h luz; no h nem um pouco de ar!" Essa imagem mostra o papel da orao: o poder de Deus e a sua graa esto sempre e em toda parte ao alcance de cada um de ns; porm, s podemos receber a nossa parte se a desejamos e se agimos conforme esse desejo. Sem a orao, no esperes encontrar o que procuras A orao o incio e o fundamento de todo esforo para Deus. ela que faz brilhar o primeiro raio de luz, que te faz sentir antecipadamente o gosto do que procuras, e que desperta o desejo de progredir. A orao , segundo So Joo Clmaco, o fundamento do mundo. Um outro santo comparou o universo a um globo, que deve a sua estabilidade Igreja que ali est implantada; mas a prpria Igreja sustentada pela orao. A orao uma troca e um encontro entre a humanidade e Deus. a ponte pela qual o homem passa para alm do seu "eu" carnal e de suas tentaes; e acede ao verdadeiro "eu" espiritual e liberdade. Ela a muralha contra todas as desordens, a arma contra a dvida; acaba com a

tristeza e contm a ira. A orao um alimento para a alma e uma luz para o esprito; consegue para nos, j neste mundo, uma parte da alegria que vir. Para aquele que ora verdadeiramente, a orao a sentena, o tribunal, o trono de Juiz; antecipa o julgamento final para agora, para o momento presente, no fundo do corao. A orao e a vigilncia so a mesma e nica coisa, pois em companhia da orao que deves ficar porta do teu corao. Olhos bem abertos percebem imediatamente a menor modificao que se produza em seu campo de viso; assim acontece com o corao que ora sem cessar. Na aranha se encontra outro exemplo: ela fica no meio da teia, ouve a menor mosca que venha prender-se nela, e mata-a. Assim tambm, a orao deve ficar, como sentinela, no meio do teu corao: ao menor estremecimento que revele a presena de um inimigo, ela o mata. Abandonar a orao, desertar do posto quando se est de guarda. A porta fica, ento, aberta s hordas devastadoras, e os tesouros que se acumularam so entregues pilhagem. Os ladres no precisam de muito tempo para fazer o seu trabalho: a ira, por exemplo, pode destruir tudo num instante.

16. A Orao - II O que precede esclarece que, quando os Padres falam de orao, no esto se referindo a oraes ocasionais, nem s oraes da manh e da noite, nem das que se fazem antes das refeies; para eles, orao sinnimo de orao perptua; de vida de orao. Tomaram ao p da letra a ordem "... orai sem cessar" (1Ts 5:17). Compreendida desse modo, a orao a cincia das cincias e a arte das artes. O artista trabalha com argila, tintas, palavras ou sons; na proporo de seu talento, ele lhes confere harmonia e beleza. A matria com a qual o homem de orao trabalha, viva, a prpria natureza humana. Por meio da orao, ele a modela, dando-lhe harmonia e beleza. ele o seu primeiro beneficirio, mas, por seu intermdio, essa transfigurao se estende a muitos outros. O cientista estuda as coisas criadas e as aparncias; o homem de orao se eleva at o Criador de todas as coisas. Ele se interessa, no pelo calor, mas pelo Princpio do calor; no pelas funes vitais, mas pela Origem da vida; no pelo seu prprio "eu," mas por Aquele que lhe d a conscincia do seu "eu," pelo seu Criador.

O artista e o cientista devem fazer muitos sacrifcios e muitos esforos para chegar maturidade da sua arte ou de seu saber, e jamais atingem toda a perfeio que ambicionam. Se esperassem sempre a inspirao para se porem a trabalhar, nunca poderiam aprender nem mesmo os rudimentos de sua profisso. necessria ao violinista uma prtica perseverante, para se iniciar nos segredos de seu instrumento to delicado. Faamos a mesma coisa; quanto mais delicado ainda o corao humano! "Chegai-vos para Deus e ele se chegar para vs" (Tg 4:8). Cabe a ns, pr mos obra. Se dermos um passo para ele, dar dez para ns ele que, avistando o filho prdigo, que vinha ainda longe, encheu-se de compaixo, correu e lanou-se-lhe ao pescoo, cobrindo-o de beijos (cf. Lc 15:20). preciso, pois, que te decidas, uma vez por todas, a dar os primeiros passos, ainda inseguros, para Deus, se realmente queres aproximar-te dele. Que no te perturbe a falta de jeito, no incio do caminho da orao. No cedas ao respeito humano, indeciso, aos risos zombeteiros dos demnios que tentam convencer-te de que teu comportamento ridculo, de que teu disgnio uma bobagem que no passa de fruto da tua imaginao. No h nada que o Inimigo tema tanto quanto a orao. Na criana, o desejo de ler aumenta medida que ela progride no aprendizado da leitura; quando aprendemos uma lngua estrangeira, tanto maior o prazer que sentimos falando-a, quanto melhor a dominamos. O prazer aumenta com o progresso. O progresso vem pela prtica. A prtica se torna mais fcil com o progresso. O mesmo se pode dizer da orao. No esperes, pois, nenhuma inspirao extraordinria, para pr mos obra. O homem foi criado para orar, como o foi para falar e para pensar. Mas ele foi mais especialmente criado para orar, pois "Iahweh Deus tomou o homem e o colocou no jardim de den para o cultivar e o guardar" (Gn 2:15). E onde encontrars o jardim de den, a no ser em teu corao? Como Ado, deves chorar sobre o den perdido pela tua intemperana. Ests vestido de folhas de figueira e com uma tnica de pele (cf. Gn 3:21), que so a tua condio mortal, com suas paixes. Entre ti e a estreita entrada do atalho que leva rvore da vida, interpem-se as tenebrosas chamas dos desejos terrenos; e somente aos que venceram esses desejos concedido "comer do fruto da rvore que est no paraso de Deus" (Ap 2:7). Ado infringiu s um mandamento de Deus, e tu, como diz Santo Andr de Creta, tu os transgrides todos, cada dia e a cada momento. Das profundezas de teu estado de pecado, e de teu endurecimento, tua orao deve elevar-se para ganhar as alturas.

Muitas vezes, um criminoso endurecido no tem conscincia de sua culpa; prprio do endurecimento. esse o teu caso. Mas, que no te assuste o endurecimento do teu corao: a orao o abrandar, pouco a pouco.

17. A Orao - III Quando decidimos comear regularmente a orao da manh, ns o fazemos, em geral, no porque j tenhamos uma certa facilidade natural para orar, mas sim com a finalidade de conseguir alguma coisa que ainda no possumos. Ora, quem possui uma coisa, corre o risco de se preocupar, com medo de perd-la; e quem no a possui ainda, fica ansioso por consegui-la. Por isso, deves comear a praticar a orao, sem nada esperar de ti mesmo, sem procurar "chegar a alguma coisa." Se tens a possibilidade de um quarto s teu, podes seguir ao p da letra, e tranqilamente, as indicaes do Manual de Oraes: "Quando acordas, antes de comear o dia, coloca-te respeitosamente diante de Deus, que tudo v. Faz o sinal da cruz e diz: Em nome do Pai, e do Filho, e do Esprito Santo. Amm." "Depois de ter invocado assim a Santssima Trindade, fica em silncio por alguns instantes, para que teus pensamentos e teus sentimentos se libertem das preocupaes deste mundo. Em seguida, recita, sem pressa e de todo corao: Deus, tende piedade de mim, pecador." Vm depois as outras oraes, comeando pela do Esprito Santo, da Santssima Trindade, e o Pai Nosso, que precedem o conjunto das oraes da manh. melhor ler apenas algumas, tranqilamente, do que l-las todas, com pressa. Essas oraes so fruto da experincia que a Igreja acumulou ao longo dos sculos. Atravs delas, entras na vasta comunho do Povo de Deus em orao. No ests sozinho; s uma clula no Corpo da Igreja, que o Corpo de Cristo. Pela recitao dessas frmulas, aprenders tambm a constncia e a pacincia, necessrias, no apenas para o corpo, mas tambm para o corao e o esprito, para que se fortalea a tua f. A verdadeira orao aquela em que o esprito e o corao se pem em unssono com as palavras; a ateno , pois, indispensvel. No deixes que teus pensamentos fiquem vagando; recolhe-os continuamente e, cada vez que te deixas levar para longe de tua orao, volta ao ponto em que a deixaste Poders recitar o saltrio da mesma forma. Aprenders assim a praticar a perseverana e a vigilncia na orao.

Quem fica diante de uma janela aberta, ouve os rudos de fora; no pode ser de outra forma. Mas, ele pode, ou no, prestar ateno s palavras que chegam at ele; isso depende da sua vontade. O homem em orao constantemente solicitado por um fluxo de pensamentos forasteiros, de sentimentos e de impresses. Conter o fastidioso desenrolar desse filme interior, to impossvel quanto impedir o ar de circular num cmodo cuja janela esteja aberta. Mas depende de cada um prestar ateno nisso, ou deixar de prestar. Dizem os santos ser esse um aprendizado que s se faz pela prtica. Quando oras, teu "eu" deve calar-se. No ores para que se realizem os teus desejos terrenos; mas dizes: "Que seja feita a tua vontade" No te sirvas de Deus como de um mandatrio. Fica calado, e deixa a orao falar. Segundo So Baslio, tua orao deve conter quatro elementos: adorao, ao de graas, confisso dos pecados e pedido de salvao. No te preocupes com teus prprios interesses e no ponhas a orao a seu servio; mas, "busca em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justia, e todas essas coisas te sero acrescentadas" (Mt 6: 33). Aquele que procura fazer a prpria vontade, e cuja orao no coincide, pois, com a vontade de Deus, encontrar muitos obstculos no caminho, e cair incessantemente nas emboscadas do Inimigo. Ficar descontente, irascvel, infeliz, hesitante, impaciente ou inquieto; e quando o esprito se encontra nesse estado, ningum pode permanecer em orao. A orao daquele que tem alguma queixa contra seu prximo impura. S podemos e devemos dirigir censuras a uma nica pessoa: a ns mesmos. Sem a auto-acusao, a orao ser to v quanto se, dentro de nosso corao, censurssemos outra pessoa. No te preocupes por sentires sequido em ti. A chuva vivificante vem do alto, e no de teu solo ingrato, incapaz de produzir mais do que saras e espinhos. Alis, no esperes "estados de orao" extraordinrios, xtases, enlevos ou outras experincias em que encontrarias tua prpria satisfao. No se ora para procurar prazer. "Entristecei-vos, cobri-vos de luto e chorai (...) Humilhai-vos diante do Senhor e ele vos exaltar" (Tg 4:9-10). Pensa no que s e suplica ao Senhor que tenha piedade de ti. O resto depende dele.

18. A Orao - IV

A orao no deve cessar quando terminamos as oraes da manh. Trata-se agora de manter presente a orao ao longo do dia, apesar da diversidade e da complexidade de nossas ocupaes cotidianas. O bispo Tefano, o Recluso, aconselha aos principiantes que escolham um versculo curto do saltrio, apropriado s suas necessidades; por exemplo, "Senhor, apressa-te em socorrer-me," ou "Criai em mim um corao puro" ou "Bendito s tu, Senhor," etc. O saltrio oferece uma grande quantidade dessas oraes mais ou menos curtas. Durante todo o dia, podemos guardar no esprito essa orao, e repeti-la com a maior freqncia possvel, seja mentalmente, seja em voz baixa ou, melhor ainda, em voz alta, se estivermos sozinhos e se ningum nos ouvir. No nibus ou no elevador, no trabalho ou mesa, tanto quanto possvel, retoma-se a orao e fixa-se a ateno no contedo das palavras. Assim passa o dia, at a noite, quando se arruma um momento de tranqilidade para ler a orao da noite no Manual de Oraes, antes de deitar. E essas oraes curtas tambm servem para os que no gozam de isolamento suficiente para recitar as oraes ordinrias da manh e da noite. De fato, elas nos podem acompanhar sempre e por toda parte. Em casos assim, a solido interior supre a ausncia de solido exterior. A repetio freqente importante. por repetidas batidas de asas que o pssaro se eleva acima das nuvens; o nadador tem de reproduzir inmeras vezes o mesmo movimento, para chegar ao objetivo desejado. Mas, se o pssaro pra de voar, dever contentar-se em permanecer nos nevoeiros da terra; e o nadador que pra, corre o risco de perecer no abismo ameaador que o espreita. Faz, assim, a tua orao, hora aps hora, dia aps dia, perpetuamente. Mas ora com simplicidade, sem nfase, sem complicaes, sem fazeres a ti mesmo todo tipo de perguntas: "No vos preocupeis com o dia de amanh" (Mt 6:34). Quando chegar o momento, a resposta te ser dada. Abrao partiu sem perguntar: "Como a terra que me vais mostrar? O que me espera l?" Simplesmente "... partiu, como lhe disse Iahweh" (Gn 12:4). Faz como ele. Abrao tomou todos os bens que tinha reunido (ibid. 5). Imita-o tambm nisso; leva contigo, na viagem, todo o teu ser; no deixes para trs nada que possa reter uma parte da tua afeio, na terra que deixaste. No levou cem anos para construir a arca, pea por pea. Faz a mesma coisa; constri pea por pea, com toda a pacincia, em silncio, dia aps dia, e no te preocupes com os que te cercam. Lembra-te: No, no seu tempo, estava sozinho no mundo e "... andava com Deus" (Gn 6:9), isto , na orao. Pensa tambm na dificuldade, na escurido, no

mau cheiro em que ele deve ter vivido no interior da arca, antes de poder sair para o ar livre e erguer um altar ao Senhor. O ar puro e o altar, tu os descobrirs em ti, diz So Joo Crisstomo, mas s, quando concordares em passar pela mesma porta estreita por que passou No. Tambm como No, faz "tudo o que Deus te ordenou" (Gn 6:22), e constri "com oraes e splicas" (Ef 6:18) o barco que possibilitar que passes do teu "eu" carnal e dos teus interesses, mltiplos e egostas, para a plenitude do Esprito. Quando o nico vem ao nosso corao, diz so Baslio, o Grande, a multiplicidade desaparece. Teus dias passam, ento, numa grande sensao de plenitude, sob a proteo daquele que tem a plenitude do universo em suas mos.

19. A sobriedade do corpo e do esprito: condio da orao Quando nos entregamos orao dessa maneira, importante no dar plena liberdade ao corpo. Santo Isaac, o Srio, diz que uma orao em que o corpo no esteja desconfortvel e o corao aflito, permanece embrionria, sem alma. Ela leva em si o germe da autoconfiana e do orgulho, que conduzem o nosso corao a crer que fazemos parte, no apenas dos "chamados," mas tambm dos "poucos escolhidos" (Mt 22:14). No confies nesse tipo de orao, pois a raiz de muitas iluses. Como teu corao continuou apegado carne, teu tesouro tambm continua a ser de ordem carnal; e, enquanto acreditas, talvez, que atinges o cu, consegues apenas o que tambm carnal. A alegria que sentes carece de pureza e se traduz de modo exuberante; tens urgncia de falar, sentes vontade de catequizar e converter os outros, sem teres sido chamado pela Igreja a exercer o ofcio de mestre. Interpretas a Escritura conforme a tua mentalidade carnal, e no consegues suportar que te contradigam; defendes apaixonadamente o teu ponto de vista. Tudo isso porque te esqueceste de disciplinar o corpo e, por isso, de humilhar o corao. A verdadeira alegria tranqila e estvel; por isso, o apstolo nos ordena: "Ficai sempre alegres" (1Ts 5:16). Ela resulta de um corao que derrama lgrimas sobre o mundo e sobre si mesmo, porque todos se desviaram da luz que no se apaga. A verdadeira alegria se consegue atravs das lgrimas. Por esse motivo, est escrito: "Bem-aventurados os aflitos" (Mt 5:5), e: "... Bem-aventurados vs, que agora chorais," mortificando o "eu" carnal, "porque haveis de rir" pelo "eu" espiritual (Lc 6:21). A verdadeira alegria reconfortante, uma alegria que brota, no s

do conhecimento de nossa prpria fraqueza, mas tambm da misericrdia do Senhor; e ela no precisa de um riso ruidoso para se expressar. Pensa ainda nisto: quem se apega s coisas da terra, pode encontrar alegria, mas tambm agitao, inquietao e aflio; seu esprito se expe a contnuas flutuaes. A "alegria do teu Senhor" (Mt 25:21), ao contrrio, estvel, porque Deus imutvel. Portanto, vigia a tua lngua e disciplina o teu corpo, atravs do jejum e de uma vida austera. A tagarelice o grande inimigo da orao. Por isso, deveremos dar contas de toda palavra intil (Mt 12:36). Quando queremos manter limpo um apartamento, procuramos impedir que entre a poeira da rua. Preserva teu corao das tagarelices e dos mexericos sobre os acontecimentos do dia. "... Notai como um pequeno fogo incendeia uma floresta imensa. Ora, tambm a lngua um fogo" (Tg 3:5-6). Porm, sem ar, a chama se apaga. Deixa tambm sem ar as tuas paixes, e elas se extinguiro pouco a pouco. Se sentes inflamar-se a tua ira, cala-te, e no deixes que ela transparea Fala dela somente a Deus. Assim apagars a mecha que acabou de se acender. Quando te perturbas pelos erros dos outros, segue o exemplo de Sem e de Jaf, e cobre-os com o manto do silncio (Gn 9:23); assim sufocars o desejo de julgar, antes que as chamas subam. O silncio est pronto para ser preenchido com a orao atenta, como um vaso vazio para se encher de gua. Porm, quem quiser praticar a arte da vigilncia espiritual, no s da lngua que deve cuidar. Deve cuidar de si mesmo (Gl 6:1), minuciosamente, e estender a solicitude s profundezas do seu ser. Nessas profundezas, descobrir imensos espaos interiores, onde se agita um grande nmero de lembranas, imaginaes, pensamentos, que devem ser reprimidos. No despertes uma lembrana que poder cobrir de lama a tua orao; no revolvas as impresses que antigos pecados deixaram em ti. No sejas "como o co que torna ao seu vmito" (Pr 26:11). No deixes que a tua memria se demore em fatos que poderiam reanimar teus maus desejos; no permitas que tua imaginao divague. O baluarte preferido do demnio exatamente a nossa imaginao. Por meio dela, ele nos atrai para a "relao," isto , a discusso com ele; da, para o consentimento e para o pecado em ato. Ele semeia a incerteza e a agitao entre os teus pensamentos; ele te sugere todo tipo de raciocnios, de provas, de perguntas vs e de respostas que damos a ns mesmos. Ope, a isso tudo, a palavra do salmista: "Afastai-vos de mim, perversos, eu vou guardar os mandamentos do meu Deus" (Sl 119,115).

20. O jejum

Um jejum proporcional s tuas foras favorecer a vigilncia espiritual. No se pode meditar as coisas de Deus com estmago muito cheio, dizem os mestres espirituais. Para um amigo da boa mesa, os segredos menos misteriosos da Santssima Trindade, se assim se pode dizer, permanecem escondidos. O Cristo nos deu o exemplo com seu longo jejum; quando venceu o demnio, saa de um jejum de quarenta dias. Gostarias de consegui-lo com menor sacrifcio? Depois, s depois, "... os anjos de Deus se aproximaram e puseram-se a servi-lo" (Mt 4:11). Para te servir, eles tambm esperam. O jejum refreia a tagarelice, diz So Joo Clmaco (Escada, Degrau 14:34). Ele te far misericordioso e disposto a obedecer; destri os pensamentos maus e elimina a insensibilidade do corao. Quando o estmago est vazio, o corao humilde. Quem jejua ora com esprito sbrio, ao passo que o esprito do intemperante repleto de imaginaes e de pensamentos impuros. O jejum uma maneira de exprimir o amor e a generosidade; atravs dele, sacrificam-se os prazeres da terra, para obter as alegrias do cu. Uma parte excessivamente grande de nossos pensamentos aambarcada pela preocupao com a subsistncia e com os prazeres da mesa; gostaramos de nos libertar dessa preocupao. Assim, o jejum se mostra como uma etapa do caminho da libertao, e um aliado indispensvel na luta contra os desejos egostas. Ao lado da orao, o jejum um dos mais preciosos dons concedidos aos homens, caro a todos os que fizeram a experincia. Quando jejuamos, sentimos crescer o nosso reconhecimento para com Deus, que deu ao homem o poder de jejuar. O jejum d acesso a um mundo de cuja existncia mal suspeitas. Todos os pormenores da tua vida, tudo o que se passa em ti e ao teu redor, visto sob uma nova luz. O tempo que passa ser utilizado de um modo novo, rico e fecundo. Durante as viglias, a modorra e a confuso dos pensamentos do lugar a uma grande lucidez de esprito; ao invs de nos revoltarmos contra o que nos contraria, ns o aceitamos calmamente, na humildade e na ao de graas; problemas que pareciam graves e complexos, resolvem-se por si mesmos, com a mesma simplicidade do desabrochar da corola de uma flor. A orao, o jejum e as viglias so a maneira de bater porta que desejamos ver abrir-se. Os santos Padres muitas vezes consideraram o jejum uma medida de capacidade: se jejuamos muito, que amamos muito; e se amamos muito, que muito nos foi perdoado (cf. Lc 7:47). Aquele que jejua muito, receber muito. No entanto, os santos Padres recomendam que se jejue com medida: no preciso impor ao corpo uma fadiga excessiva, pois a prpria alma

se prejudicaria com isso. Tampouco preciso comear a jejuar muito de repente; todas as coisas exigem uma adaptao, e cada um deve levar em conta a prpria compleio e as prprias ocupaes. Evitar alguns tipos de alimentos seria condenvel: toda alimentao um dom de Deus. Contudo, prudente abster-se dos alimentos que causam moleza ou que s servem para deleitar o gosto: pratos muito condimentados, carnes, lcool, etc... Quanto ao resto, pode-se comer de tudo o que barato e fcil de encontrar. Para os Padres, jejuar com medida significa, no entanto, fazer uma nica refeio por dia, refeio essa suficientemente leve, para evitar a saciedade.

21. preciso evitar o exagero A experincia demonstra que o pianista que toca com excessivo ardor, ou o escritor que escreve depressa demais, vtima de cibras. Desanimado, sem poder fazer nada, v-se de repente obrigado a interromper o trabalho, ele que, um minuto antes, estava to entusiasmado. E a inao expe a muitas influncias ms. Esse exemplo contm uma lio para ti. O jejum, a obedincia, a austeridade de vida, a ateno, a orao, constituem um conjunto de prticas necessrias, mas no passam de prticas. E, toda prtica deve ser empregada com naturalidade, calmamente, levando em conta a medida das prprias foras (cf. Lc 14:28-32), evitando qualquer exagero. "... Levai, pois, uma vida de autodomnio e de sobriedade, dedicada orao" (1Pd 4:7), recomenda-nos o apstolo Pedro e, por ele, o Senhor mesmo. possvel embriagar-se com outra coisa que no seja o lcool. Igualmente perigosa a auto-exaltao, que provoca excessiva confiana em si mesmo, e a atividade apressada que dela resulta. Animados por um zelo sem reservas, que se traduz por exageros e falta de comedimento, semeamos assim, no terreno da vida espiritual, o que cremos serem sacrifcios. Mas os frutos que colhemos so duvidosos: tenso excessiva, impacincia quanto aos defeitos do prximo, justificao prpria. Tratase, pois, de "... no se desviar, nem para a direita, nem para a esquerda" (Dt 5:32), e de no ter nem a mais leve confiana em si mesmo. Se no vemos em ns frutos abundantes de amor, de paz, de alegria, de moderao, de humildade, de simplicidade, de retido, de f e de pacincia, vo todo o nosso trabalho, como nos previne So Macrio do Egito. Devemos trabalhar para a colheita, mas essa colheita a obra do Senhor.

Fica, pois, atento a ti mesmo e usa de discernimento. Se notares que te tornas irritadio e exigente para com os outros, diminui um pouco o peso do teu fardo. Se procuras examinar a conduta dos outros, dar-lhes lies, dirigir-lhes observaes, ests no caminho errado: quem renuncia verdadeiramente a si mesmo, no tem nada a censurar nos outros. Se achas que as pessoas que te cercam, ou as circunstncias exteriores, te incomodam e te constrangem, porque ainda no compreendeste em que consiste o teu trabalho: tudo o que, primeira vista, parece constrangerte, na realidade te dado como ocasio de aceitar os outros, de ser paciente e de obedecer. Um homem humilde no pode ser constrangido pelos outros: pode apenas constranger. Passa, pois, despercebido, evita tomar a dianteira, esconde-te. Entra no teu quarto e fecha a porta (Mt 6:6), mesmo quando s obrigado a permanecer no tumulto de uma companhia numerosa. E quando, s vezes, isso se torna demasiadamente difcil de suportar, sai, vai a qualquer lugar, contanto que possas ficar s; clama de toda a tua alma ao Senhor para que te ajude, e ele te ouvir. Considera-te como uma roda, dizia o staretz Ambrsio. Quanto mais de leve a roda toca a terra, mais ela gira e avana com facilidade. No penses nas coisas terrenas, no fales delas, no te preocupes com elas mais do que o necessrio. Mas lembra-te tambm de que, se uma roda fica inteiramente no ar, no pode girar.

22. Do uso das realidades materiais Somos feitos de alma e de corpo; no podemos fazer abstrao dessa dualidade em nosso comportamento. Por conseguinte, usa as realidades materiais. O Cristo conhece a nossa fraqueza, e empregou, como meios, por nossa causa, palavras e gestos, saliva e lama. Por nossa causa, quis que seu poder vivificante se comunicasse pela orla de sua veste (cf. Mt 9:20, 14:36), pelos aventais e lenos que haviam tocado o corpo de Paulo (cf. At 19:12), e at pela sombra do apstolo Pedro (cf. At 5:15). Assim, ao longo de tua dura peregrinao pelo caminho estreito, apia-te em todas as coisas terrenas como em um basto, utilizando-as para te lembrares de Deus: que a brancura da neve e a limpidez do cu, o olho colorido da mosca e o calor do fogo, e todas as criaturas que teus sentidos percebem, te lembrem o Criador. Mas, recorre principalmente aos meios que a Igreja te oferece para "entregar teus membros a servio da justia para a santificao" (Rm 6:19). Antes de qualquer outra coisa, a Santa Comunho do Senhor; mas tambm os outros mistrios e sacramentos, e as Santas Escrituras. A Igreja tambm te oferece os santos cones da Me de Deus, dos Anjos e dos Santos, a orao feita diante

deles, as velas e as lmpadas, a gua benta, o brilho do ouro, o canto. Recebe tudo isso com agradecimento, para tua edificao e consolo, benefcio e progresso, enquanto prossegues o teu caminho rumo a um objetivo mais distante. No temas a manifestao exterior do amor que tens pelo teu Senhor misericordioso e cheio de amor; beija a cruz e os cones; enfeita-os com flores. Se apenas impedssemos que se exprimisse exteriormente o mal que est em ns, a nossa boa vontade poderia respirar livremente. Se recebssemos com amor o que nos dado por amor, a atividade do nosso amor se tornaria mais ampla e mais poderosa; e exatamente esse o objetivo de nossos esforos. Quanto mais copioso um rio, mais se alarga a sua embocadura. Utiliza o teu prprio corpo como um auxiliar no teu combate. Submete-o e torna-o independente dos caprichos do homem velho. Faz com que ele partilhe os teus sentimentos de compuno: se queres aprender a humildade, torna humilde o teu prprio corpo e inclina-o para a terra. Ajoelha-te, com o rosto em terra, tantas vezes quantas puderes, quando ests s; mas levanta-te logo, pois toda queda seguida de nossa elevao no Cristo. Faz muitas vezes o sinal da cruz: uma orao sem palavras. Em alguns instantes, sem estar sujeito lentido da palavra, ele exprime a tua vontade de participar da vida do Cristo e de crucificar a tua carne; de aceitar, sem murmurar, tudo o que te envia a Santssima Trindade. Por outro lado, o sinal da cruz uma arma contra os espritos maus: utiliza freqentemente essa arma, atento ao que fazes. Para construir uma casa, necessrio montar uma estrutura. S um homem forte no precisa de apoio externo. Mas, sers um homem forte? No sers, antes, um fraco entre os fracos? Ser que s mais que uma criana?

23. Os momentos de escurido Ora o cu est nublado, ora claro; depois se torna novamente chuvoso. Assim tambm a natureza humana. sempre de se esperar que, de quando em quando, as nuvens cubram o sol. Os prprios santos conheceram momentos, dias e semanas de escurido. Diziam ento que "Deus os havia abandonado," para faz-los tomar verdadeiramente conscincia da radical pobreza que vivem quando so entregues assim, a si mesmos, e privados de apoio. So inevitveis esses momentos de escurido, em que tudo parece sem sentido, absurdo e vo, em que a

gente importunada pela dvida e tentaes. Mas, at eles podem ser proveitosamente utilizados. O melhor meio de no se deixar abater durante esses dias sombrios, seguir o exemplo de Santa Maria do Egito. Durante quarenta e oito anos, ela morou no deserto, para alm do Jordo; quando as tentaes se abatiam sobre ela, e a lembrana da sua vida de pecado em Alexandria, solicitava que ela renunciasse permanncia voluntria no deserto, lanava-se ao solo, clamava a Deus, pedindo ajuda, e s se levantava quando seu corao voltava a ser humilde. Os primeiros anos foram penosos. Muitas vezes ela teve de ficar nesse estado por longos dias. Mas, aps dezessete anos, chegou o tempo do descanso. Em perodos assim, permanece calmo. No te deixes persuadir a freqentar mais a vida social, nem a procurar uma diverso. No tenhas piedade de ti mesmo; procura apenas o conforto de clamar ao Senhor: "Vem livrar-me, Deus! Iahweh, vem de pressa em meu socorro!" (Sl 70:2); "... estou fechado e no posso sair" (Sl 88:9), e outros apelos semelhantes. Alis, s dele poders esperar ajuda verdadeira. Procurando um conforto aleatrio, no vs perder toda a tua colheita. Isola-te do que est ao teu redor. Ergue a cabea: agora tua pacincia e constncia so postas prova. Se suportares essa prova, agradece a Deus, que te deu fora. Se sucumbires, levanta-te prontamente, pede perdo, e diz a ti mesmo: "O que tenho, o que mereo!" Pois a prpria queda foi a tua punio. Contaste demais contigo mesmo, e agora vs aonde isso te levou. Fizeste uma experincia: no te esqueas de dar graas.

24. A respeito de Zaqueu Como Zaqueu, subiste numa rvore para ver o Senhor (cf. Lc 19). No o fizeste nem apenas em esprito, nem usando unicamente as faculdades intelectuais. s um ser humano, provido de corpo: por isso, como Zaqueu, empregaste o vigor dos teus membros e as realidades terrenas para te elevares do solo. E, se agiste assim, com inteligncia e discernimento, levando em conta o peso do teu corpo e a medida das tuas foras, mas sem medo de parecer ridculo, tiveste a felicidade de subir suficientemente acima da agitao da multido isto , dos teus impulsos terrenos para captar, por um momento, o olhar do Senhor, que te procurava. Tu mesmo o verificas: desde que tomaste mais conscincia da tua prpria escurido, j no s to atrado quanto antes pelas distraes e pela vida social; percebeste, como num relmpago, o teu homem interior, tal como na realidade. Talvez tenhas a impresso de que teu corao se

assemelhasse, at agora, a uma casca de noz sacudida pelas ondas, sem alvo, nem piloto. Agora, a viagem tem um objetivo, e isso importante. Todavia, continuas a ser a mesma casquinha de noz, perdida no oceano deserto; se navegaste convenientemente, agora percebes, pela primeira vez, a que ponto o teu barco frgil e minsculo. Basta que manifestemos nossa boa inteno diz o arcebispo Teofilacto da Bulgria para que o prprio Senhor seja constantemente o nosso guia. Jesus disse a Zaqueu: "... desce depressa isto , humilhate pois hoje devo ficar em tua casa" (Lc 19:5). "tua casa," aqui, podese interpretar como "teu corao." Est bem, diz o Senhor, subiste numa rvore e realizaste uma parte de teus desejos terrenos, porque desejavas ver-me. Querias estar em condies de me perceber quando passasse em teu corao. Mas agora, apressa-te em te humilhar, ao invs de ficares a, pensando que ests melhor colocado que os outros; pois no corao do humilde que devo habitar. "Ele desceu imediatamente e recebeu-o com alegria" (Lc 19:6). Zaqueu, chefe dos publicanos, recebe, portanto, o Cristo E a primeira coisa que faz renunciar a todos os seus bens. Pois, sem demora, d a metade deles aos pobres; e o resto logo distribudo, certamente, para restituir o qudruplo do que havia extorquido. "... Ele tambm um filho de Abrao" (Lc 19:9): ele ouviu a voz do Senhor e imediatamente deixou o seu pas e a casa do seu pai (cf. Gn 12:1), onde o egosmo e as paixes reinavam como senhores. Zaqueu descobriu que um corao que recebe o Cristo deve esvaziarse de todo o resto; deve dar tudo o que possui de riquezas injustamente adquiridas: "... a concupiscncia da carne, a concupiscncia dos olhos e o orgulho das riquezas" (1Jo 2:16). Ele compreendeu que quem rico neste mundo, pobre no mundo que vir; pois, ser rico materialmente ser espiritualmente pobre, segundo So Joo Crisstomo. Com efeito, se o rico no fosse to pobre, no procuraria ser to rico. Assim como impossvel unir a sade doena, tambm impossvel conciliar o amor e a posse, declara Santo Isaac, o Srio. Pois, quem ama o prximo, abandona incondicionalmente tudo o que possui: essa a natureza do amor. Mas, sem amor, de todo impossvel entrar no Reino de Deus. Zaqueu tambm verificou isso. Quanto menos se possui, mais a vida se simplifica. Todo suprfluo rejeitado, e o corao se recolhe em seu centro. Pouco a pouco, o homem interior se esfora por penetrar no seu quarto mais interno, em que se encontram os degraus que sobem at o cu. Tambm a orao se torna, assim, mais simples. As oraes se renem ao redor do centro do corao e ali penetram. E nessas

profundezas, descobre-se a nica orao verdadeiramente necessria: o pedido de misericrdia. O que pode desejar um pecador, e o primeiro deles (cf. lTm 1:15), seno que o Senhor tenha piedade dele? Ter alguma coisa para lhe oferecer? Ser que tem foras, vontade, segurana, que lhe sejam prprias? Poder empreender alguma coisa por si mesmo? Poder saber alguma coisa? Ser que pode compreender, apreender alguma coisa, ele, que nada tem de prprio, nada que possa chamar de seu? Ele nada tem, pois o pecado no tem existncia positiva; o pecado no mais que privao, opacidade, recusa. a que se encontra o pecador: nesse nada. Ele se v assim; e, quanto menos possui, mais rico Porque o quarto vazio, que est no seu corao, transborda, no de bens transitrios, mas da plenitude da vida eterna, da sua luz e de suas certezas: o amor e a misericrdia. E isso, porque o Senhor o hspede da sua casa. Mas, como .pode o pecador merecer a vinda do Senhor? Como pode apenas imaginar que o Senhor queira olhar para ele, mergulhado nas suas trevas? intil esforar-se para se purificar, combater e trabalhar, seguir os mandamentos do Evangelho, velar, jejuar, procurar de todas as maneiras sacrificar-se pelo Senhor; apesar de tudo isso, ele sucumbe ao mau humor e ira, falta de amor e preguia, impacincia e ingratido, e a todos os vcios imaginveis. Como pode esperar que o Senhor venha a semelhante morada? Por isso, ele ora nestes termos: "Senhor, tem piedade, tem piedade de mim, pecador; pois, na verdade, tentei fazer o que estava prescrito, para te servir. Trabalhei o campo do meu corao, cujo cuidado me tinhas confiado, e a guardei os animais (cf. Lc 17:7-10). Mas, sou apenas o teu humilde servo, e sem ti nada posso fazer. Assim, tem piedade de mim e enche-me da tua graa." Pela ao da sua liberdade, ele aumenta a f (cf. Lc 17:5); e, pela orao, obtm as energias necessrias para agir. Ento, ao pessoal e orao unem-se com laos estreitos, at que suas guas se misturem completamente, e que a ao pessoal se torne orao, e a orao se torne o nosso agir. o que os santos chamam de atividade espiritual, Orao do Corao, ou Orao de Jesus.

25. A Orao de Jesus O abade Isaas disse que a Orao de Jesus um espelho para o esprito e uma lmpada para a conscincia. Tambm a compararam a

uma voz tranqila, ressoando numa casa perpetuamente: todos os ladres que tentam entrar, fogem ao perceber que algum est acordado. A casa, o corao; os ladres, as sugestes ms. A orao, a voz de quem est montando guarda. Porm, aquele que vela, j no sou eu; o Cristo. A atividade espiritual encarna o Cristo na nossa alma. Ela implica uma contnua lembrana de Deus: ele permanece escondido em ti, na tua alma, no teu corao, na tua conscincia: "Eu dormia, mas meu corao velava" (Ct 5:2). Ainda que eu esteja dormindo, ou deva ocupar-me de outra coisa, meu corao continua fixo na orao, isto , na Vida Eterna, no Reino dos cus, no Cristo. As razes do meu ser esto firmemente plantadas no solo que as alimenta. O meio de chegar a essa orao a invocao: "Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, tem piedade de mim, pecador." Repete-a em voz alta, ou apenas mentalmente, com tranqilidade, devagar; mas com ateno, com o corao to livre quanto possvel de tudo o que no se harmonize com ela. No apenas as inquietaes terrenas no se conciliam com essa invocao, mas tambm toda preocupao ou qualquer esperana de ouvir uma resposta; toda viso interior, a impresso de sentir alguma coisa, os devaneios romnticos, as perguntas curiosas e o jogo da imaginao. A simplicidade uma condio indispensvel, bem como a humildade, a sobriedade do corpo e do esprito e, de modo geral, tudo o que implica o combate invisvel. Os principiantes, em particular, devem estar vigilantes contra tudo o que se assemelhe mais ligeira tendncia ao misticismo. A Orao de Jesus uma atividade, um esforo prtico, e um meio que possibilita o acolhimento e o emprego dessa fora que se chama Graa de Deus sempre presente nos batizados, embora escondida para que ela produza fruto. A orao faz frutificar essa fora em nossa alma; ela no tem outro objetivo. um martelo que quebra uma carapaa. O martelo duro, e seus golpes machucam. Abandona qualquer idia de suavidade, de enlevo, de vozes celestiais; s um caminho leva ao Reino de Deus: o da Cruz. Ficar suspenso, crucificado a uma rvore, um horrvel suplcio. No esperes nada mais. Crucificaste o teu corpo, pregando-o firmemente a um gnero de vida simples e uniforme, impondo a ti mesmo uma estrita disciplina. A atividade mental e a imaginao devem ser, tambm elas, vigiadas com rigor. Prega-as fortemente com as palavras da orao, a Santa Escritura, a leitura dos Salmos e das obras dos santos Padres, onde todas essas coisas esto prescritas. No permitas que tua imaginao voe para um lado e para outro, vontade. As idias que entusiasmam no passam, em geral, de fugas estreis para o mundo das iluses. Quando teu pensamento j no est, de modo til, ocupado pelo trabalho, chama-o de volta orao.

Toma cuidado para que tua imaginao e teu pensamento te obedeam com tanta docilidade quanto um co bem adestrado. No permitas que ele fique saltando ao teu redor, latindo; que fuce nas latas de lixo, nem que role no regato. Assim, tambm deves ter sempre a possibilidade de trazer de volta os pensamentos e a imaginao; e deves faz-lo inmeras vezes, a cada instante. Se no o fizeres, diz Santo Anto, sers semelhante a um cavalo montado sucessivamente por vrios cavaleiros, sem descanso, e que acaba caindo, exausto e coberto de espuma. Se bates com muita fora sobre a casca de uma noz, poders quebrar tambm a noz. necessrio agir com precauo. No comeces com pressa a Orao de Jesus. No te apresses em te servir dela; e, mesmo depois, continua a dizer as tuas outras oraes. No fiques por demais ansioso. No creias que, por ti mesmo, possas dizer com ateno um nico "Senhor, tem piedade." Tua orao ser necessariamente intermitente. Continuas a ser homem; apenas "... os anjos nos cus vem continuamente a face de meu Pai que est nos cus" (Mt 18:10). Tu, ao contrrio, tens um corpo terreno, que reclama o que necessita. No julgues ter perdido tudo se, no incio, esqueceres de orar por algumas horas, ou at durante um dia ou mais. Faz tudo com naturalidade e simplicidade: s um marinheiro sem experincia, que se ocupou de outra coisa com tanta ansiedade, que se esqueceu de prestar ateno ao vento. Assim, nada esperes de ti mesmo. Mas no contes, tampouco, muito com os outros. A concentrao uma coisa; a distrao, outra A orao tornar o teu pensamento vivo e claro. Ento, as coisas ficaro em ordem. As pessoas que oram vem tudo o que as cerca, notando e observando cada coisa; mas a perspiccia desse olhar vem da orao, que derrama sobre tudo a sua luz penetrante. Nosso esprito ativo quando a pureza reina dentro de ns. Enquanto procurarmos estender no corao, esse reino do desapego, nosso ser espiritual continuar a crescer. A orao produz a paz interior, uma tranqila calma na tristeza, o amor, o reconhecimento, a humildade. Se, ao contrrio, estiveres tenso e agitado, em estado de exaltao ou de desnimo; se sentes abatimento, amargura, ou desejo excessivo de ao; se ests mergulhado num sentimento de xtase ou na embriaguez dos sentidos, como a que se sente escutando msica; se tens a impresso de contentamento e de euforia que te torna "contente contigo mesmo e com o mundo todo," ests no caminho errado. Fizeste repousar demasiadamente o teu edifcio sobre ti mesmo. Toca em retirada e volta a reprovar-te; esse deve ser sempre o ponto de partida de toda verdadeira orao.

O anjo de luz sempre traz a paz; essa paz que os demnios das trevas querem perturbar a todo custo. nisso, dizem os santos Padres, que possvel reconhecer os poderes maus, e distingui-los dos bons.

26. A prola de alto preo Desprovido de todo conhecimento, incapaz de qualquer bom pensamento e de qualquer boa ao, sem memria do passado e sem vontade para o futuro; to intil quanto um trapo velho, to insensvel quanto as pedras do caminho; desagregando-te como um cogumelo carunchado nos bosques, destinado morte como um peixe arremessado margem; derramando lgrimas por tua miservel condio, comears a orar diante do Todo-poderoso, teu Juiz e teu Criador, teu Salvador e teu Mestre, o Esprito de verdade e o Dispensador de vida. Como o filho prdigo, balbuciars das profundezas de tua fraqueza: "... Pai, pequei contra o cu e contra Ti; j no sou digno de ser chamado teu filho (Lc 15:21); Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, tem piedade de mim, pecador." Conheces tua fraqueza, e ests diante do Todo-poderoso, como um gro de p. Mas, do fundo da tua misria, sentes crescer em ti o amor pelos outros homens, porque eles foram criados pelo Senhor e recebem sua luz. Ele, cuja essncia insondvel, cuida deles; e isso basta para que estejas pronto a sacrificar tudo por eles. E acontece ento uma coisa estranha: quanto mais desces s profundezas do teu corao, mais te elevas acima de ti mesmo. As condies exteriores de tua vida permanecem idnticas: lavas a loua, cuidas dos filhos, vais trabalhar, recebes o salrio e pagas os impostos. Cumpres, como todo mundo, o que faz parte da tua vida exterior, pois no possvel abandon-lo. Mas, renunciaste a ti mesmo. Abandonaste uma coisa, para obteres outra. "Se possuo a ti, que poderei ainda desejar sobre a terra?" (cf. Sl 73:25). Nada, responde So Joo Clmaco, seno orar sem cessar e unirme a ti, no silncio. Os outros so escravos das riquezas, das honrarias, ou do desejo de adquirir bens materiais; meu nico desejo unir-me a Deus. A orao, com tudo o que ela implica de renncia a si mesmo, tornou-se tua nica razo de viver; a parte mais real de tua existncia. Andar com Deus (cf. Gn 6:9) doravante a nica coisa que, para ti, possa ter valor diante de todos os acontecimentos do cu e da terra. Para quem leva o Cristo em si, deixou de haver morte, doena e aflio neste mundo. Esse j entrou na vida eterna, e v tudo sob essa luz.

Dia e noite, a semente celestial brota e cresce em teu corao, sem saberes como. A terra do teu corao produz primeiro o caule, depois a espiga, depois o gro que enche a espiga (Mc 4:27-28). Os santos falam do que chamam de luz sem ocaso. uma luz que brilha, no para os olhos exteriores, mas no corao de quem no cessa de caminhar na pureza e na inocncia. Ela faz as trevas recuarem de pronto, e nos encaminha invencivelmente rumo ao dia pleno. Sua caracterstica ser sempre mais pura. a Luz da Eternidade, que no conhece crepsculo e que j brilha atravs do vu do tempo e da matria. Alis, os santos nunca dizem que essa luz lhes foi dada; afirmam apenas que ela s concedida aos que purificaram o corao atravs do amor pelo Senhor, no caminho estreito que escolheram livremente. O caminho estreito no tem fim: um caminho eterno (Sl 139:24). Cada passo que se d um comeo. A, o presente inclui o futuro, o dia do julgamento; o presente inclui o passado: a criao. Pois o Cristo est presente em toda parte, sem estar ligado, pelo tempo, ao cu e ao inferno simultaneamente. Quando chega aquele que o Um, desaparece toda multiplicidade, mesmo no tempo e no espao. Tudo se rene e se torna simultneo, nas profundezas do teu corao. Encontraste, ento, o que procuravas: a profundidade, a altura e a largura da cruz; o Salvador e a salvao. Assim, pois, se queres salvar a tua alma e ganhar a vida eterna, recomea a sacudir incessantemente o teu torpor, a fazer o sinal da cruz e a dizer: "Concede-me, Senhor, que comece bem, em nome do Pai, e do Filho, e do Esprito Santo, Amm."

Das könnte Ihnen auch gefallen