Sie sind auf Seite 1von 15

DIREITO CIVIL

12

Teoria Geral dos Contratos

Introduo
Noes Gerais
Noes Iniciais:
O contrato uma espcie de negcio jurdico, de natureza bilateral, que depende para sua formao, do encontro de vontade das partes. Segundo Clvis Bevilqua, o contrato o acordo de vontade para o fim de adquirir, resguardar, modificar ou extinguir direitos.

Negcio bilateral " Decorre da conveno estabelecida entre duas ou mais pessoas, para constituir, regular ou extinguir entre elas uma relao jurdica patrimonial.

O Contrato como Fonte de Obrigaes:


Os contratos, juntamente com os atos unilaterais de vontade, a lei e os atos ilcitos, so fontes geradoras das obrigaes.

Efeitos do Contrato:
O contrato vlido estabelece um vnculo jurdico entre as partes, sendo em princpio irretratvel e inaltervel (intangvel) unilateralmente, vez que os pactos devem ser cumpridos (pacta sunt servanda).

Reviso dos Contratos:


Em princpio, os contratos devem ser cumpridos como foram estipulados, pois os pactos devem ser cumpridos (pacta sunt servanda). Todavia, por exceo, admite-se a reviso judicial dos contratos de cumprimento a prazo ou em prestaes sucessivas, quando uma das partes vem a ser prejudicada por uma alterao excepcional e imprevista da conjuntura econmica. A possibilidade de reajuste nestes casos baseia-se na teoria da impreviso, ou da onerosidade excessiva, que entende implcita

www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 1

nos contratos a termo ou de trato sucessivo a clusula rebus sic stantibus (enquanto as coisas ficarem como esto).

Pressupostos de Validade
Noes Iniciais:
O contrato, como negcio jurdico, requer para sua validade os requisitos essenciais para a formao vlida e eficaz dos atos jurdicos em geral:

1) Capacidade das partes: capacidade genrica, ou seja, para o exerccio de direitos em geral e capacidade especfica para contratar (ex.: embora sendo capaz, o cnjuge no tem capacidade para alienar um imvel sem o consentimento do outro). 2) Objeto lcito, possvel e determinado.
Art. 426 - No pode ser objeto de contrato a herana de pessoa viva.

3) Forma prescrita ou no proibida em lei. Acordo de Vontades:


O contrato exige alm desses elementos um fator novo que o acordo de vontades, ou seja, o consentimento recproco, atravs da manifestao da vontade das partes contratantes, tal manifestao pode ser tcita quando a lei no exigir que seja expressa.

Princpios
Noes Iniciais:
Incidem sobre o contrato os seguintes princpios bsicos:

1) Princpio da Autonomia da Vontade


Este princpio significa a liberdade das partes na estipulao do que lhes convenha. A liberdade de contratar, porm, no ilimitada ou absoluta, pois est limitada pela supremacia da ordem pblica, que veda convenes que lhe sejam contrrias e aos bons costumes.
Art. 421. A liberdade de contratar ser exercida em razo e nos limites da funo social do contrato.

2) O Princpio da Boa F
O contrato e o seu exerccio esto condicionados sua funo social e sujeitos aos valores da boa-f e probidade.
Art. 422. Os contratantes so obrigados a guardar, assim na concluso do contrato, como em sua execuo, os princpios de probidade e boa-f.

3) Princpio da Obrigatoriedade do Contrato:


As estipulaes feitas no contrato devero ser fielmente cumpridas. O contrato faz lei entre as partes (pacta sunt servanda).

www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 2

Classificao dos Contratos


Noes Iniciais:
A classificao visa a agrupar os contratos de maneira que, para fins didticos, torne clara a sua interpretao e a definio das obrigaes das partes. Alm da classificao dos contratos, segundo a matria a que mesmos se referem (ex.: locao, doao, compra e venda), os contratos podem ser classificados sob vrios aspectos:

Unilaterais e Bilaterais (Sinalagmticos):


Quanto sua natureza, os contratos podem ser: a) unilaterais: so os contratos onde apenas uma das partes assume obrigaes (ex.: doao pura, fiana); b) bilaterais: so aqueles onde h obrigaes para ambas as partes contratantes (ex.: compra e venda, locao), incidindo a regra da exceo de contrato no cumprido (exeptio non adimpleti contractus).

! !

Exceptio Non Adimpleti Contractus " Segundo este princpio uma das partes s poder exigir a prestao da outra se cumprida a sua.

A terminologia empregada pode gerar dvidas, uma vez que o contrato por definio bilateral, porm, o que se pretende em dizer que um contrato unilateral dizer que ele s gera obrigaes para apenas uma das partes.

Gratuitos e Onerosos:
Tambm quanto sua natureza, os contratos podem ser classificados em: a) onerosos: ambas as partes tm obrigaes patrimoniais, como na compra e venda; b) gratuitos: apenas uma das partes se compromete economicamente, como na doao pura.

Comutativos e Aleatrios:
Ainda relativo a sua natureza, os contratos podem ser: a) comutativos: ambas as partes tm prvio conhecimento da sua prestao e a da outra parte, sendo em geral, mais ou menos equivalentes, como na compra e venda; b) aleatrios: as partes se arriscam a uma contraprestao inexistente ou desproporcional, como no seguro, risco ou aposta.

Reais e Consensuais:
Quanto maneira pelo qual se aperfeioam, os contratos podem ser: a) reais so os que s se formam com a entrega efetiva da coisa, como no mtuo, no depsito ou no penhor; b) consensuais: so os que se consideram formados pela simples proposta e aceitao.

Tpicos e Atpicos:
Quanto diviso tradicional, temos os contratos: a) tpicos ou nominados: so os previstos e regulados em lei, como a compra e venda; b) atpicos ou inominados: so os no previstos em lei, como o contrato de cesso de clientela.

www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 3

Art. 425 - lcito s partes estipular contratos atpicos, observadas as normas gerais fixadas neste Cdigo.

Paritrios e de Adeso:
Quanto sua forma, podem ser: a) paritrios: so os contratos em que ambas as partes estabelecem as clusulas e regras contratuais, escolhendo o contratante e debatendo livremente as clusulas; b) contratos de adeso: so contratos impressos onde no h negociao quanto s clsulas que j esto prontas (ex.: contratos bancrios de conta corrente); o Cdigo Civil define que as clusulas ambguas ou contraditrias devero ser interpretadas favoravelmente ao aderente e que so nulas as clusulas que estipulem a renncia antecipada do aderente.
Art. 423. Quando houver no contrato de adeso clusulas ambguas ou contraditrias, dever-se adotar a interpretao mais favorvel ao aderente. Art. 424. Nos contratos de adeso, so nulas as clusulas que estipulem a renncia antecipada do aderente a direito resultante da natureza do negcio.

O Direito do Consumidor tambm cuida da proteo dos consumidores em relao aos abusos dos contratos de adeso em geral.

Formais (Solenes) ou No Formais (No Solenes):


Quanto forma de aperfeioamento, podem ser: a) formais: so os que tm forma prescrita na lei, como a fiana e o seguro, que s valem por escrito, ou a compra e venda de imveis, que s vale por escritura pblica; b) no formais: so os de forma livre, como a compra e venda de bens mveis em geral.

Pessoais (Intuito Personae) e Impessoais:


Quanto ao sujeito, podem ser: a) pessoais (intuito personae): a pessoa do devedor fator determinante para a realizao e execuo do contrato, caracterizando-se por obrigao de fazer servio infungvel (ex.: mandato); b) impessoais: o que importa somente o objeto da prestao.

Principais e Acessrios:
Considerados uns em relao aos outros, podem ser: a) principais: so os que subsistem de forma independente, no dependendo de outra relao jurdica para existir e produzir efeitos (ex.: locao); b) acessrios: so os que s existem em funo de outro contrato, dependendo assim, de outra relao jurdica para que possam produzir efeitos (ex.: fiana).

Preliminares ou Definitivos:
Tendo em vista o seu objeto, podem ser preliminares, tambm conhecidos como pr-contrato ou compromisso, so os firmados com o fim de tornar obrigatria a celebrao de um contrato futuro que ser o definitivo.

www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 4

Formao dos Contratos


Noes Iniciais:
Os contratos consensuais formam-se com a proposta e aceitao, os reais com a entrega da coisa e os formais com a realizao da solenidade ou do instrumento prprio.

Proposta (Policitao):
A proposta o elemento inicial do contrato. O proponente, ou policitante, prope e o aceitante, ou oblato, aceita, de modo expresso ou tcito. A proposta deve ser sria, completa, precisa ou clara e inequvoca. No constitui proposta a simples negociao preliminar, nem a oferta condicionada a ulterior confirmao do proponente. A proposta pode ser feita entre presentes ou entre ausentes (ex.: proposta por carta ou telgrafo). A proposta gera obrigatoriedade de contratar, salvo nos casos estabelecidos pela lei.

Negociaes preliminares " Negociaes preliminares so conversaes prvias e estudos sobre os interesses de cada contratante, tendo em vista o contrato futuro, sem que haja qualquer vinculao jurdica entre os participantes.

Art. 427. A proposta de contrato obriga o proponente, se o contrrio no resultar dos termos dela, da natureza do negcio, ou das circunstncias do caso. Art. 428. Deixa de ser obrigatria a proposta: I - se, feita sem prazo a pessoa presente, no foi imediatamente aceita. Considera-se tambm presente a pessoa que contrata por telefone ou por meio de comunicao semelhante; II - se, feita sem prazo a pessoa ausente, tiver decorrido tempo suficiente para chegar a resposta ao conhecimento do proponente; III - se, feita a pessoa ausente, no tiver sido expedida a resposta dentro do prazo dado; IV - se, antes dela, ou simultaneamente, chegar ao conhecimento da outra parte a retratao do proponente. Art. 429. A oferta ao pblico equivale a proposta quando encerra os requisitos essenciais ao contrato, salvo se o contrrio resultar das circunstncias ou dos usos. Pargrafo nico. Pode revogar-se a oferta pela mesma via de sua divulgao, desde que ressalvada esta faculdade na oferta realizada.

Aceitao:
A aceitao uma manifestao da vontade, expressa ou tcita, da parte do destinatrio de uma proposta. A aceitao deve corresponder a uma adeso integral oferta. permitido ao aceitante se arrepender desde que chegue ao conhecimento do ofertante antes da aceitao ou juntamente com ela.
Art. 430. Se a aceitao, por circunstncia imprevista, chegar tarde ao conhecimento do proponente, este comunic-lo- imediatamente ao aceitante, sob pena de responder por perdas e danos. Art. 431. A aceitao fora do prazo, com adies, restries, ou modificaes, importar nova proposta.

www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 5

Art. 432. Se o negcio for daqueles em que no seja costume a aceitao expressa, ou o proponente a tiver dispensado, reputar-se- concludo o contrato, no chegando a tempo a recusa. Art. 433. Considera-se inexistente a aceitao, se antes dela ou com ela chegar ao proponente a retratao do aceitante.

Concluso do Contrato:
Em relao aos contratos entre presentes (inter praesentes), a concluso se dar no momento em que o oblato aceitar a proposta. Contudo, no caso dos contratos entre ausentes (inter absentes), existem duas teorias:

1) Teoria da Informao ou Cognio:


O contrato se conclui no momento em que o ofertante tem cincia da aceitao do oblato.

2) Teoria da Agnio ou Declarao:


O contrato se aperfeioa no momento em que o oblato manifesta sua aquiescncia proposta. Dessa teoria destacam-se trs subteorias: a) subteoria da declarao propriamente dita: basta a formulao de resposta pelo oblato; b) subteoria da expedio: no basta a formulao da resposta pelo oblato, sendo necessrio o envio ao proponente; c) subteoria da recepo: o contrato se efetiva quando a resposta chegar ao poder do proponente, mesmo que dela ainda no tenha conhecimento.

"

O Cdigo Civil adota a teoria da agnio ou declarao, na sua subteoria da expedio, sendo considerada a mais adequada. O contrato completa-se com a expedio da aceitao, salvo as excees previstas no art. 434.

Art. 434. Os contratos entre ausentes tornam-se perfeitos desde que a aceitao expedida, exceto: I - no caso do artigo antecedente; II - se o proponente se houver comprometido a esperar resposta; III - se ela no chegar no prazo convencionado.

Local do Contrato:
Reputar-se- celebrado o contrato no lugar em que a proposta expedida ou em que conhecida.
Art. 435. Reputar-se- celebrado o contrato no lugar em que foi proposto.

Estipulao em Favor de Terceiro


Noes Iniciais:
O contrato em favor de terceiro ocorre quando uma pessoa, o estipulante, convenciona com outra, o promitente, uma obrigao, em que a prestao ser cumprida em favor de uma terceira pessoa, o beneficirio.

www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 6

Efeitos:
A estipulao em favor de terceiros gera os seguintes efeitos: a) o que estipula em favor de terceiro pode exigir o cumprimento da obrigao; b) ao terceiro, em favor de quem se estipulou a obrigao, tambm permitido exigir o cumprimento da obrigao, ficando, todavia, sujeito s condies e normas do contrato, se a ele anuir, e o estipulante no inovar; c) se ao terceiro, em favor de quem se fez o contrato, se deixar o direito de reclamar-lhe a execuo, no poder o estipulante exonerar o devedor.
Art. 436. O que estipula em favor de terceiro pode exigir o cumprimento da obrigao. Pargrafo nico. Ao terceiro, em favor de quem se estipulou a obrigao, tambm permitido exigi-la, ficando, todavia, sujeito s condies e normas do contrato, se a ele anuir, e o estipulante no o inovar nos termos do art. 438. Art. 437. Se ao terceiro, em favor de quem se fez o contrato, se deixar o direito de reclamar-lhe a execuo, no poder o estipulante exonerar o devedor. Art. 438. O estipulante pode reservar-se o direito de substituir o terceiro designado no contrato, independentemente da sua anuncia e da do outro contratante. Pargrafo nico. A substituio pode ser feita por ato entre vivos ou por disposio de ltima vontade.

Promessa de Fato de Terceiro


Art. 439. Aquele que tiver prometido fato de terceiro responder por perdas e danos, quando este o no executar. Pargrafo nico. Tal responsabilidade no existir se o terceiro for o cnjuge do promitente, dependendo da sua anuncia o ato a ser praticado, e desde que, pelo regime do casamento, a indenizao, de algum modo, venha a recair sobre os seus bens. Art. 440. Nenhuma obrigao haver para quem se comprometer por outrem, se este, depois de se ter obrigado, faltar prestao.

Vcios Redibitrios
Noes Iniciais:
Chamam-se vcios redibitrios os defeitos ocultos da coisa, de certa gravidade, que a tornam imprpria ao uso a que destinada ou lhe diminuam o valor, como, por exemplo, a doena de um animal ou peas desgastadas de uma mquina. necessrio para a caracterizao do vcio redibitrio que o defeito, ou vcio, torne imprpria a coisa ao uso destinado, ou ele diminua o valor.
Art. 441. A coisa recebida em virtude de contrato comutativo pode ser enjeitada por vcios ou defeitos ocultos, que a tornem imprpria ao uso a que destinada, ou lhe diminuam o valor. Pargrafo nico. aplicvel a disposio deste artigo s doaes onerosas.

www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 7

Art. 442. Em vez de rejeitar a coisa, redibindo o contrato (art. 441), pode o adquirente reclamar abatimento no preo.

Responsabilidade do Alienante:
A responsabilidade do devedor ser da seguinte maneira: a) conhecendo o vcio: restituir o valor recebido mais perdas e danos; b) desconhecendo o vcio: restituir o valor recebido e reembolsar as despesas do contrato.
Art. 443. Se o alienante conhecia o vcio ou defeito da coisa, restituir o que recebeu com perdas e danos; se o no conhecia, to-somente restituir o valor recebido, mais as despesas do contrato. Art. 444. A responsabilidade do alienante subsiste ainda que a coisa perea em poder do alienatrio, se perecer por vcio oculto, j existente ao tempo da tradio. Art. 445. O adquirente decai do direito de obter a redibio ou abatimento no preo no prazo de trinta dias se a coisa for mvel, e de um ano se for imvel, contado da entrega efetiva; se j estava na posse, o prazo conta-se da alienao, reduzido metade. 1o Quando o vcio, por sua natureza, s puder ser conhecido mais tarde, o prazo contar-se- do momento em que dele tiver cincia, at o prazo mximo de cento e oitenta dias, em se tratando de bens mveis; e de um ano, para os imveis. 2o Tratando-se de venda de animais, os prazos de garantia por vcios ocultos sero os estabelecidos em lei especial, ou, na falta desta, pelos usos locais, aplicando-se o disposto no pargrafo antecedente se no houver regras disciplinando a matria. Art. 446. No correro os prazos do artigo antecedente na constncia de clusula de garantia; mas o adquirente deve denunciar o defeito ao alienante nos trinta dias seguintes ao seu descobrimento, sob pena de decadncia.

Ao Edilcia:
O vcio redibitrio pode ser alegado em qualquer contrato comutativo, ou na doao com encargo. O prejudicado pode, atravs da ao edilcia, rescindir o contrato e exigir a devoluo da importncia paga, acrescida de perdas e danos se o vendedor conhecia o defeito ou, se preferir, pedir apenas um abatimento de preo.

Ao Edilcia " aquela que serve para rejeitar a coisa recebida e redibir o contrato. Tem aplicao em todos os contratos comutativos, isto , nos contratos onerosos, em que certa a extenso das prestaes recprocas dos contratantes. Pode-se apresentar sob a forma de ao redibitria (rejeitar a coisa) ou ao estimatria (limitando-se a exigir o abatimento do preo). A ao estimatria tambm recebe o nome de quanti minoris..

Evico
A evico a perda total ou parcial da coisa adquirida, por deciso judicial, em favor de terceiro, que era o verdadeiro dono. Nos contratos onerosos, de transferncia de domnio, posse ou uso, responde pela evico o alienante, salvo se o adquirente assumiu expressamente o risco da evico, ou sabia que a coisa era alheia ou litigiosa. A jurisprudncia tem reconhecido a evico mesmo que a perda da coisa no foi ocasionada por deciso judicial, mas por outro motivo, como apreenso policial, alfandegria ou administrativa.

www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 8

Art. 447. Nos contratos onerosos, o alienante responde pela evico. Subsiste esta garantia ainda que a aquisio se tenha realizado em hasta pblica. Art. 448. Podem as partes, por clusula expressa, reforar, diminuir ou excluir a responsabilidade pela evico. Art. 449. No obstante a clusula que exclui a garantia contra a evico, se esta se der, tem direito o evicto a receber o preo que pagou pela coisa evicta, se no soube do risco da evico, ou, dele informado, no o assumiu. Art. 450. Salvo estipulao em contrrio, tem direito o evicto, alm da restituio integral do preo ou das quantias que pagou: I - indenizao dos frutos que tiver sido obrigado a restituir; II - indenizao pelas despesas dos contratos e pelos prejuzos que diretamente resultarem da evico; III - s custas judiciais e aos honorrios do advogado por ele constitudo. Pargrafo nico. O preo, seja a evico total ou parcial, ser o do valor da coisa, na poca em que se evenceu, e proporcional ao desfalque sofrido, no caso de evico parcial. Art. 451. Subsiste para o alienante esta obrigao, ainda que a coisa alienada esteja deteriorada, exceto havendo dolo do adquirente. Art. 452. Se o adquirente tiver auferido vantagens das deterioraes, e no tiver sido condenado a indeniz-las, o valor das vantagens ser deduzido da quantia que lhe houver de dar o alienante. Art. 453. As benfeitorias necessrias ou teis, no abonadas ao que sofreu a evico, sero pagas pelo alienante. Art. 454. Se as benfeitorias abonadas ao que sofreu a evico tiverem sido feitas pelo alienante, o valor delas ser levado em conta na restituio devida. Art. 455. Se parcial, mas considervel, for a evico, poder o evicto optar entre a resciso do contrato e a restituio da parte do preo correspondente ao desfalque sofrido. Se no for considervel, caber somente direito a indenizao. Art. 456. Para poder exercitar o direito que da evico lhe resulta, o adquirente notificar do litgio o alienante imediato, ou qualquer dos anteriores, quando e como lhe determinarem as leis do processo. Pargrafo nico. No atendendo o alienante denunciao da lide, e sendo manifesta a procedncia da evico, pode o adquirente deixar de oferecer contestao, ou usar de recursos. Art. 457. No pode o adquirente demandar pela evico, se sabia que a coisa era alheia ou litigiosa.

www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 9

Os Contratos Aleatrios
Art. 458. Se o contrato for aleatrio, por dizer respeito a coisas ou fatos futuros, cujo risco de no virem a existir um dos contratantes assuma, ter o outro direito de receber integralmente o que lhe foi prometido, desde que de sua parte no tenha havido dolo ou culpa, ainda que nada do avenado venha a existir. Art. 459. Se for aleatrio, por serem objeto dele coisas futuras, tomando o adquirente a si o risco de virem a existir em qualquer quantidade, ter tambm direito o alienante a todo o preo, desde que de sua parte no tiver concorrido culpa, ainda que a coisa venha a existir em quantidade inferior esperada. Pargrafo nico. Mas, se da coisa nada vier a existir, alienao no haver, e o alienante restituir o preo recebido. Art. 460. Se for aleatrio o contrato, por se referir a coisas existentes, mas expostas a risco, assumido pelo adquirente, ter igualmente direito o alienante a todo o preo, posto que a coisa j no existisse, em parte, ou de todo, no dia do contrato. Art. 461. A alienao aleatria a que se refere o artigo antecedente poder ser anulada como dolosa pelo prejudicado, se provar que o outro contratante no ignorava a consumao do risco, a que no contrato se considerava exposta a coisa.

O Contrato Preliminar
O controle preliminar (pr-contrato, compromisso ou promessa) aquele em que uma ou ambas as partes se comprometem a celebrar mais tarde outro contrato, gerando, portanto, o dever de concluir outro contrato. Distingue-se das negociaes preliminares, que no geram nenhum tipo de obrigaes para os interessados. Os pressupostos e os requisitos de validade dos pr-contratos so os mesmos exigidos para os contratos definitivos.
Art. 462. O contrato preliminar, exceto quanto forma, deve conter todos os requisitos essenciais ao contrato a ser celebrado. Art. 463. Concludo o contrato preliminar, com observncia do disposto no artigo antecedente, e desde que dele no conste clusula de arrependimento, qualquer das partes ter o direito de exigir a celebrao do definitivo, assinando prazo outra para que o efetive. Pargrafo nico. O contrato preliminar dever ser levado ao registro competente. Art. 464. Esgotado o prazo, poder o juiz, a pedido do interessado, suprir a vontade da parte inadimplente, conferindo carter definitivo ao contrato preliminar, salvo se a isto se opuser a natureza da obrigao. Art. 465. Se o estipulante no der execuo ao contrato preliminar, poder a outra parte consider-lo desfeito, e pedir perdas e danos. Art. 466. Se a promessa de contrato for unilateral, o credor, sob pena de ficar a mesma sem efeito, dever manifestar-se no prazo nela previsto, ou, inexistindo este, no que lhe for razoavelmente assinado pelo devedor.

www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 10

O Contrato com Pessoa a Declarar


Art. 467. No momento da concluso do contrato, pode uma das partes reservar-se a faculdade de indicar a pessoa que deve adquirir os direitos e assumir as obrigaes dele decorrentes. Art. 468. Essa indicao deve ser comunicada outra parte no prazo de cinco dias da concluso do contrato, se outro no tiver sido estipulado. Pargrafo nico. A aceitao da pessoa nomeada no ser eficaz se no se revestir da mesma forma que as partes usaram para o contrato. Art. 469. A pessoa, nomeada de conformidade com os artigos antecedentes, adquire os direitos e assume as obrigaes decorrentes do contrato, a partir do momento em que este foi celebrado. Art. 470. O contrato ser eficaz somente entre os contratantes originrios: I - se no houver indicao de pessoa, ou se o nomeado se recusar a aceit-la; II - se a pessoa nomeada era insolvente, e a outra pessoa o desconhecia no momento da indicao. Art. 471. Se a pessoa a nomear era incapaz ou insolvente no momento da nomeao, o contrato produzir seus efeitos entre os contratantes originrios.

A Extino dos Contratos


Extino e Resciso dos Contratos
Noes Iniciais:
O contrato extingue-se normalmente com o seu cumprimento, ou seja, a execuo do contrato, mas pode se extinguir em decorrncia de anulao (por causa anterior ou contempornea formao do contrato) ou resoluo (por causa superveniente formao do contrato).

Anulao:
Na formao do contrato podem surgir vcios que o tornam nulo ou anulvel. Nulo o contrato que atenta contra norma de ordem pblica ou que no tenha os pressupostos e requisitos do ato jurdico. A nulidade pode limitar-se apenas a uma clusula, se no contaminar as demais. Anulvel o contrato celebrado por pessoa relativamente incapaz, ou viciado por erro, dolo, coao ou simulao. O ato nulo (nulidade absoluta) no pode ser convalidado nem ratificado, podendo a nulidade ser argida a qualquer tempo, por qualquer pessoa. O ato anulvel (nulidade relativa), ao contrrio, pode ser ratificado pelas partes. S os interessados diretos podem alegar a nulidade relativa, enquanto no ocorrer a prescrio.

www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 11

O Distrato
Distrato o acordo entre as partes contratantes, a fim de extinguirem o vnculo obrigacional estabelecido pelo contrato. Faz-se pelas mesmas formas que o contrato.
Art. 472. O distrato faz-se pela mesma forma exigida para o contrato. Art. 473. A resilio unilateral, nos casos em que a lei expressa ou implicitamente o permita, opera mediante denncia notificada outra parte. Pargrafo nico. Se, porm, dada a natureza do contrato, uma das partes houver feito investimentos considerveis para a sua execuo, a denncia unilateral s produzir efeito depois de transcorrido prazo compatvel com a natureza e o vulto dos investimentos.

A Clusula Resolutiva
Podem as partes estabelecer uma clusula resolutiva expressa resolvendo-se o contrato de pleno direito, com o advento da condio, ou seja, do descumprimento.
Art. 474. A clusula resolutiva expressa opera de pleno direito; a tcita depende de interpelao judicial. Art. 475. A parte lesada pelo inadimplemento pode pedir a resoluo do contrato, se no preferir exigir-lhe o cumprimento, cabendo, em qualquer dos casos, indenizao por perdas e danos.

A Exceo de Contrato no Cumprido


Nos contratos bilaterais, que geram obrigaes recprocas, se uma parte reclamar da outra o cumprimento de sua prestao sem que tenha cumprido com a sua parte, aquela pode, como meio de defesa, excluir a ao invocando o fato de no ter a outra tambm satisfeito o negcio. Assim, a exceptio non adimplenti contractus paralisa a ao do autor, ante a alegao do ru de no haver recebido a contraprestao devida, no se debate o mrito do direito argido, nem o excipiente nega a obrigao; apenas contesta sua exigibilidade, em face de no haver o excepto adimplido o contrato.
Art. 476. Nos contratos bilaterais, nenhum dos contratantes, antes de cumprida a sua obrigao, pode exigir o implemento da do outro. Art. 477. Se, depois de concludo o contrato, sobrevier a uma das partes contratantes diminuio em seu patrimnio capaz de comprometer ou tornar duvidosa a prestao pela qual se obrigou, pode a outra recusar-se prestao que lhe incumbe, at que aquela satisfaa a que lhe compete ou d garantia bastante de satisfaz-la.

A Resoluo por Onerosidade Excessiva


Art. 478. Nos contratos de execuo continuada ou diferida, se a prestao de uma das partes se tornar excessivamente onerosa, com extrema vantagem para a outra, em virtude de acontecimentos extraordinrios e imprevisveis, poder o devedor pedir a resoluo do contrato. Os efeitos da sentena que a decretar retroagiro data da citao.

www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 12

Art. 479. A resoluo poder ser evitada, oferecendo-se o ru a modificar eqitativamente as condies do contrato. Art. 480. Se no contrato as obrigaes couberem a apenas uma das partes, poder ela pleitear que a sua prestao seja reduzida, ou alterado o modo de execut-la, a fim de evitar a onerosidade excessiva.

www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 13

Questes de Concursos
01 - (Magistratura/SP 172) Em contrato oneroso, convencionam as partes excluir a garantia da
( ( ( ( ) ) ) ) evico. Verificada a evico, e apesar da clusula excludente, o evicto a) pode cobrar apenas despesas de conservao da coisa. b) pode recobrar apenas as despesas dos contratos e dos prejuzos que foi obrigado a indenizar. c) pode cobrar apenas as custas e despesas. d) pode recobrar o preo que pagou pela coisa, provando que no soube do risco, ou, se dele informado, no o assumiu.

02 - Quando uma das partes oculta alguma coisa que o co-contratante deveria saber e, se
( ( ( ( ) ) ) ) sabedor, no teria realizado o negcio, ter-se- a) erro acidental b) dolo negativo c) simulao maliciosa d) simulao absoluta

03 - (Ministrio Pblico/MG 40) Em relao aos contratos, a ausncia do pressuposto pluralidade


( ( ( ( ( ) ) ) ) ) de partes : a) defeito grave, sendo o contrato considerado negcio jurdico nulo; b) defeito leve, sendo o contrato considerado ato jurdico anulvel; c) defeito grave, considerando-se o contrato, em princpio, ato inexistente; d) defeito leve, sendo o contrato, a rigor, ato anulvel pelo iure; e) defeito leve, cuidando-se de nulidade relativa.

04 - (OAB/SP 119) A teoria adotada pelo Cdigo Civil, relativa ao momento da concluso do
( ( ( ( ) ) ) ) contrato a a) da cognio. b) da declarao, na subteoria da recepo. c) da informao. d) da agnio, na subteoria da expedio.

www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 14

Gabarito
01. D 02.B 03.C 04.C

Bibliografia
Direito Civil Silvio Rodrigues So Paulo: Editora Saraiva, 2001 Curso de Direito Civil Brasileiro Maria Helena Diniz So Paulo: Editora Saraiva, 2002

www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 15

Das könnte Ihnen auch gefallen