Sie sind auf Seite 1von 14

0

Curso de Ps-Graduao Lato Sensu em Lngua Portuguesa com nfase em Produo Textual

Patrcia Rabello Aureliano

REFORMA ORTOGRFICA: UMA BREVE DISCUSSO SOBRE AS NOVAS REGRAS DE ACENTUAO GRFICA

Braslia 2009

PATRCIA RABELLO AURELIANO

REFORMA ORTOGRFICA: UMA BREVE DISCUSSO SOBRE AS NOVAS REGRAS DE ACENTUAO GRFICA

Trabalho de Concluso de Curso apresentado Faculdade Albert Einstein, em cumprimento s exigncias do Curso de Ps-Graduao lato sensu em Lngua Portuguesa com nfase em Produo Textual, para obteno do ttulo de Especialista.

Orientador: Mauro Trevisan.

Braslia 2009

RESUMO

Com o tema Reforma ortogrfica: uma breve discusso sobre as novas regras de acentuao grfica, o presente artigo cientfico teve por objetivo discutir sobre a reforma ortogrfica e os impactos provocados na lngua portuguesa e no processo de ensino/aprendizagem. A importncia de se realizar uma pesquisa sobre este assunto se deu em virtude do momento de transio em que a lngua portuguesa no Brasil vem passando, dada a eminncia da reforma ortogrfica. O procedimento metodolgico adotado para elaborao da pesquisa foi o qualitativo/descritivo. Diante do exposto e de toda a abordagem realizada constatou-se que a reforma ortogrfica vigente desde janeiro deste ano tem provocado inmeras discusses. As mudanas so grandes e os impactos, acredita-se que maiores. Estes impactos so provenientes do nvel educacional em que o Brasil se encontra, uma vez que o ensino no pas no dos melhores e da mesma forma o nvel de aprendizagem dos alunos. Por isso, conceber uma nova regra quando a vigente ainda no est totalmente difundida no mnimo um equvoco. Assim, a partir desta anlise tem-se que para que a reforma ortogrfica obtenha sucesso e atinja o seu objetivo, o Brasil tenha que melhorar o processo de ensino/aprendizagem. Dessa forma, no basta modificar as regras, preciso modificar tambm o processo pelo qual estas regras so transmitidas e absorvidas. Palavras-chave: ortografia, reforma, lngua portuguesa.

ABSTRACT

With the subject `the orthography reformation: one soon quarrel on the new rules of accent grafhy ', the present scientific article had for objective to argue on the orthography reform and the impacts provoked in the Portuguese language and the process of education/learning. The importance of if carrying through a research on this subject if gave in virtue of the transition moment where the Portuguese language in Brazil comes passing, given the eminence of the orthography reform. The adopted method procedure for elaboration of the research was qualitative/the descriptive one. Ahead of displayed and all the carried through boarding one evidenced that the effective orthography reform since January of this year has provoked innumerable quarrels. The changes are great and the impacts, give credit that bigger. These impacts are proceeding from the educational level where Brazil if finds, a time that education in the country is not of the best ones and in the same way the level of learning of the pupils. Therefore, to conceive a new rule when the effective one not yet total is spread out is at least an mistake. Thus, from this analysis it is had that so that the orthography reform gets success and reaches its objective, Brazil has that to improve the education process/learning. Of this form, it is not enough to modify the rules, she is necessary to also modify the process by which these rules are transmitted and absorbed Key-words: orthography, reform, Portuguese language

SUMRIO

1 INTRODUO .........................................................................................................5 2 A LNGUA PORTUGUESA E A ORTOGRAFIA NO BRASIL ...................................5 3 REFORMA ORTOGRFICA ....................................................................................6 3.1 Principais mudanas ..........................................................................................7 3.2 Novas regras de acentuao grfica..................................................................8 3.3 Impactos provocados na lngua portuguesa e no processo de ensino/aprendizagem.............................................................................................10 3.3.1 Impactos provocados aos alunos e suas reaes .....................................11 4 CONSIDERAES FINAIS ...................................................................................11 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ..........................................................................13

1 INTRODUO

As regras de acentuao grfica praticadas no Brasil h muito se configura em um grande desafio para alunos em todas as suas fases escolares e um desafio maior para os indivduos na fase adulta. Hoje, encontrar pessoas que tenham assimilado todas as regras de acentuao e que demonstrem certa habilidade de pronncia e principalmente de escrita no uma tarefa fcil. Vrios fatores so responsveis por esse dado, indo desde as deficincias do ensino e da alfabetizao no Brasil at o envolvimento dos pais e da famlia em geral no auxlio necessrio e indispensvel nos estudos e na aprendizagem. A partir dessa anlise, admitir a concepo de novas regras de acentuao grfica no Brasil no mnimo preocupante. E com esta concepo que a realizao da presente pesquisa se justifica, uma vez que, conceber uma nova regra ortogrfica quando a nova ainda no foi totalmente difundida um tanto quanto contraditrio. Desse modo, o trabalho deparou-se com o seguinte questionamento: De que maneira as pessoas poderiam atualizar os seus conhecimentos quanto ortografia quando na verdade elas ainda no possuem o entendimento integral da regra vigente? Assim, o presente artigo teve por objetivo discutir sobre a reforma ortogrfica, apresentando, em breves consideraes, comentrios sobre as novas regras de acentuao e os impactos provocados na lngua portuguesa e no processo de ensino/aprendizagem. Para elaborao da pesquisa, o artigo valeu-se das tcnicas de anlise qualitativa com o intuito de melhor alcanar e apresentar as concluses do estudo. No tocante aos objetivos da pesquisa, tomou-se como procedimento o mtodo descritivo. Com relao s fontes de informao, o presente estudo se trata de pesquisa documental e bibliogrfica.

2 A LNGUA PORTUGUESA E A ORTOGRAFIA NO BRASIL

De acordo com o Ministrio da Educao MEC (2009), a lngua portuguesa

falada por cerca de 220 milhes de pessoas no Brasil e no mundo aproximadamente 190 milhes de brasileiros, outros 10,5 milhes de portugueses e demais falantes em pases africanos e em comunidades na sia e Amrica. Este dado classifica o idioma na quinta posio entre as lnguas mais faladas no mundo todo. A lngua portuguesa, portanto, considerada como uma das mais faladas e mais importantes lnguas no mundo. Apesar de haver algumas diferenas, dada as caractersticas especficas de cada pas, a lngua portuguesa ainda assim se manifesta com um certo grau de dificuldade em virtude do elevado nmero de regras de acentuao, o que tem provocado grandes dificuldades no processo de ensino/aprendizagem. De acordo com Cezar e Morais (2006, p.1) o ensino da ortografia nas escolas tem sido motivo de indagaes e preocupao por parte dos educadores. As autoras afirmam que dados oficiais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira (INEP, 2007) tm mostrado o agravamento do desempenho dos alunos do ensino fundamental na lngua escrita. Prosseguindo com a anlise, Cezar e Morais (2006, p1) avalia que a aplicao da Prova Brasil antigo SAEB (2005) revelou que os alunos vm apresentando defasagem cada vez maior entre a srie em que se encontram e os conhecimentos de lngua portuguesa que dominam. A partir desse entendimento foi constatado que os alunos que se encontram na 4 srie apresentam desempenho em compatibilidade com alunos de 1 srie. Em sntese, estes dados apenas comprovam que existe uma grande lacuna no processo de ensino/aprendizagem. O ensino no Brasil de longe representa um exemplo a ser seguido e a aprendizagem por sua vez segue a mesma caracterstica.

3 REFORMA ORTOGRFICA

Conforme visto anteriormente, a ortografia no Brasil j se apresenta do ponto de vista pedaggico como um desafio a ser vencido pelos alunos. As regras ortogrficas vigentes hoje no Brasil apesar de serem ministradas pelos professores no so totalmente absorvidas pelos alunos. De fato as regras so inmeras e a falta de interesse pelos alunos aliada a outros fatores contribuem para este dado.

Neste contexto, admitir a reforma ortogrfica um tanto quanto contraditrio sobre o aspecto do processo de ensino/aprendizagem. A questo virou pauta de discusso dos diversos setores e vrios questionamentos surgiram. Ora, a concepo de uma nova regra ortogrfica modificar o quadro atual de defasagem na aprendizagem? Novas regras so a sada para diminuir o grande nmero de pessoas que no sabem escrever e ler corretamente? O Brasil est preparado para enfrentar uma reforma ortogrfica? De qualquer modo, entrou em vigor no primeiro dia de 2009 o novo acordo ortogrfico da lngua portuguesa. A viabilizao deste acordo no aconteceu bruscamente. Desde 1990 os pases-membro da Comunidade dos Pases de Lngua Portuguesa - CPLP se reuniram em Lisboa com esta inteno. No entanto, o acordo somente foi concebido e aprovado em 2007. Em 2007, portanto, legalmente, o Brasil poderia ter comeado a reforma ortogrfica, mas esperou Portugal, que s aderiu ao acordo este ano. (CONEXO PROFESSOR, 2009). O Ministrio da Educao estima que 0,5% do vocabulrio sero alterados e as pessoas tero at o final de 2012 para se adaptarem s novas regras. (FOLHA ONLINE, 2009).

3.1 Principais mudanas

O novo acordo ortogrfico da lngua portuguesa padroniza o uso do hfen e traz mudanas na acentuao. O texto do Acordo, no entanto, no esclarece a grafia de uma srie de palavras. Segundo a Academia Brasileira de Letras - ABL, a definio ser esclarecida com a publicao de um novo Volp ("Vocabulrio Ortogrfico da Lngua Portuguesa"). Com a funo de registrar a forma oficial de escrever as palavras, o Volp foi publicado com cerca de 300 mil termos. (FOLHA ONLINE, 2009). Uma das principais mudanas ocorridas com o acordo diz respeito quantidade de letras do alfabeto que passou a possuir 26 letras. Foram incorporadas as letras "k", "w" e "y". Alm disso, o texto traz alteraes importantes na acentuao de algumas palavras, eliminando o uso do trema, e estabelecendo uma padronizao para a utilizao do hfen. Por isso, a partir da nova regra, no est errado escrever micro-ondas com hfen e antissocial sem hfen. Tambm est correta a escrita das palavras "ideia" e "assembleia" sem acento.

Neste sentido, so apresentadas adiante as novas regras de acentuao grfica. O intuito maior o de exemplificar, em breves consideraes, as mudanas ocorridas na lngua portuguesa.

3.2 Novas regras de acentuao grfica

Segundo o novo acordo ortogrfico da lngua portuguesa as mudanas de acentuao grfica ocorreram nos seguintes aspectos, conforme demonstram as tabelas 1 e 2 expostas adiante.

Tabela 1 Novas regras de acentuao grfica (hfen e trema).

Fonte: Folha Online (2009).

Nas mudanas ocorridas com as regras de acentuao, o hfen gera certa confuso. Em alguns momentos o seu uso foi extinto, em outros passou-se a utilizlo, como exemplo o prefixo bem, cujo hfen foi extinto (bem-feito -> benfeito), (bemquerer -> benquerer). Cita-se ainda a palavra microondas, que a partir da nova regra passou a utilizar o hfen modificando a sua escrita para micro-ondas. Com relao ao trema, acredita-se que a regra mais fcil de se absorver, temse que em quase todas as palavras o seu uso foi extinto. Por exemplo: lingia -> linguia. Nesta regra apenas as palavras de lngua estrangeira permanecem com o uso do trema. Tabela 2 Novas regras de acentuao grfica (acentuao).

Fonte: Folha Online (2009).

Talvez uma das regras mais complicadas para se assimilar com relao aos acentos agudo e circunflexo. Nestes casos preciso compreender bem a conjugao verbal, o uso e aplicao de ditongos, de hiatos, entre outros. Por exemplo: a palavra vem na nova regra no se utilizar mais do acento circunflexo,

10

sendo escrita apenas como veem. Da mesma forma as palavras assemblia, idia e herico, no se utilizao mais do acento agudo (assembleia, ideia e heroico). Certamente, as mudanas ocorridas com as novas regras de acentuao grfica iro gerar, por um longo perodo, inevitveis impactos, inmeras dvidas e diversos questionamentos.

3.3

Impactos

provocados

na

lngua

portuguesa

no

processo

de

ensino/aprendizagem

Pelo fato de ser uma nova condio, ainda no assimilada pelas pessoas e pelos alunos, no foi possvel verificar, at o momento, quais impactos as novas regras de acentuao grfica provocaram e iro provocar no processo de ensino/aprendizagem. Atualmente vigoram as duas regras, no entanto somente a partir de 2012 a nova regra permanecer. Acredita-se que esta transio no ser fcil. Como visto, os alunos tm muita dificuldade em absorver todas as regras de acentuao grfica, o que faz crer que com a nova regra esta concepo no se altere. Algumas hipteses podem ser levantadas sobre o aspecto dos impactos esperados. Em suma, caso o processo de ensino/aprendizagem no seja revisto, a absoro das novas regras ser completamente frustrante, j que podero ocorrer erros persistentes na escrita (j registrados na regra em uso), defasagem na aprendizagem (tambm verificada pelas pesquisas), ausncia da famlia no auxlio da aprendizagem, falta de especializao dos educadores, entre outras hipteses tambm verificadas nos dias atuais. Por isso, acredita-se que o grande vetor do sucesso desta transio seja o processo de ensino/aprendizagem. Se este processo no for revisto, as mudanas no surtiro os efeitos esperados, pelo contrrio, sero levantadas maiores barreiras para os alunos e para os educadores. J na lngua portuguesa os impactos provocados so as mudanas propriamente ditas. Um dos objetivos do novo acordo a simplificao da grafia para que haja uma maior facilidade na compreenso da lngua e das regras de escrita. No entanto, conforme abordado anteriormente, no basta modificar as

11

regras, preciso modificar tambm o processo pelo qual estas regras so transmitidas e absorvidas.

3.3.1 Impactos provocados aos alunos e suas reaes

Dentre os impactos que a reforma ortogrfica vem provocando no meio educacional, acredita-se que o mais incisivo seja aquele provocado aos alunos, principalmente queles recm-alfabetizados. A respeito disso, a professora da Uniara (Centro Universitrio de Araraquara) Jlia Maria De Oliveira Santos Gorla, realizou uma crtica em relao reforma apontando que seriam estes alunos os mais prejudicados, pois teriam pouco tempo de conhecimento e seriam logo obrigados a rever o que aprenderam. (BURGARDT, 2008). Da mesma forma, concordando com a abordagem exposta anteriormente, em entrevista realizada pelo Jornal do Municpio na cidade de Ferraz de Vasconcelos So Paulo, Roseli Soares da Cunha Almeida, formada em Letras (Lngua Portuguesa, Lngua Inglesa e suas literaturas) e Pedagogia, professora da rede pblica de ensino h 21 anos e da rede particular h 10 anos, quando questionada sobre a reao dos alunos em relao a estas mudanas, respondeu que: O primeiro efeito foi a sensao de euforia causada pela falsa idia propagada por muitos de que todos os acentos acabariam. Em seguida a preocupao, o fato de ter que reaprender assusta. (QUEIROZ, 2009). Como se percebe, o impacto maior deve atingir os alunos recmalfabetizados. As reaes sero diversas, no entanto, cabe ao educador agir da melhor forma possvel para minimizar estes impactos e viabilizar a melhor absoro das novas regras.

4 CONSIDERAES FINAIS

A reforma ortogrfica no Brasil certamente gerou uma grande polmica do ponto de vista pedaggico. Realizar uma reforma na ortografia de um pas, como o Brasil, onde a educao caminha cheia de percalos, at certo ponto invivel. Vrias pesquisas j realizadas provaram que o ensino no Brasil no dos melhores e que o nvel de aprendizagem dos alunos segue a mesma linha.

12

Apesar de todos esses dados o Brasil publicou em Janeiro deste ano o novo acordo ortogrfico da lngua portuguesa, no qual modificou as regras de acentuao grfica. As mudanas ocorridas atingem a quantidade de letras do alfabeto que passou a possuir 26 letras, j que, foram incorporadas as letras "k", "w" e "y". Alm disso, o texto traz alteraes importantes na acentuao de algumas palavras, eliminando o uso do trema e estabelecendo uma padronizao para a utilizao do hfen. Todas essas mudanas provocaram impactos na lngua portuguesa e certamente provocaro no processo de ensino/aprendizagem. Os impactos provocados na lngua portuguesa foram as mudanas propriamente ditas. J no processo de ensino/aprendizagem no foi possvel identificar, ainda, tendo em vista que a nova regra foi publicada este ano e que somente ser de uso obrigatrio a partir de 2012. Destarte, a partir desta anlise tem-se que para que a reforma ortogrfica obtenha sucesso e atinja o seu objetivo, que o de simplificar a grafia e possibilitar a melhor compreenso da lngua, o Brasil tenha que melhorar o processo de ensino/aprendizagem. Conforme abordado anteriormente, o grande vetor do sucesso desta transio o processo de ensino/aprendizagem. Se este processo no for revisto, as mudanas no surtiro os efeitos esperados, pelo contrrio, sero levantadas maiores barreiras para os alunos e para os educadores. Portanto, vale a pena reafirmar, sugerir e porque no recomendar, que no basta modificar as regras, preciso modificar tambm o processo pelo qual estas regras so transmitidas e absorvidas.

13

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BURGARDT, Lilian. Reforma ortogrfica no consenso entre especialistas. Abril/2008. Disponvel em: <http://www.universia.com.br/docente/materia.jsp?ma teria=15754>. Acesso em: 24 Set. 2009.

CEZAR, Kelly Priscilla Lddo; MORAIS, Nayra Carolina Bueno de. Interveno pedaggica com jogo de regra de acentuao grfica no ensino fundamental. Dados parciais do relatrio final do Projeto de Iniciao Cientfica (PIBIC/2006). Universidade Estadual de Maring. Maring/PR.

CONEXO PROFESSOR. Reforma Ortogrfica: Necessidade que veio no bojo da Repblica. 2009. Disponvel em: <http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/temasespeciais-13a.asp>. Acesso em: 24 Set. 2009.

FOLHA ONLINE. Novo acordo ortogrfico muda uso do hfen e acentuao; imprima a tabela. Jan/2009. Disponvel em: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/ educacao/ult305u485585.shtml>. Acesso em: 10 Ago. 2009.

MEC Ministrio da Educao. Acordo unificar lngua portuguesa. Disponvel em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=890 1&catid=222>. Acesso em: 01 Jul. 2009.

QUEIROZ, Aline. Reforma ortogrfica: simplificar ou confundir a forma de escrever? Janeiro/2009. Disponvel em: <http://www.jornaldomunicipio.com.br/mo dules/news/article.php?storyid=3832>. Acesso em: 24 Set. 2009.

Das könnte Ihnen auch gefallen