Sie sind auf Seite 1von 4

Pillar, V.D. 2002. Ecossistemas, comunidades e populaces: conceitos bsicos. UFRGS, Departamento de Ecologia. Disponvel em http://ecoqua.ecologia.ufrgs.

br

Ecossistemas, comunidades e populaes: conceitos bsicos


Valrio De Patta Pillar
Abordam-se alguns conceitos ecolgicos relacionados aos diferentes nveis de organizao biolgica e espacial e que podem ser aplicados ao estudo de agroecossistemas.

Agricultura e ecologia A agricultura essencialmente a interveno humana mais ou menos drstica em ecossistemas com o objetivo de obter uma maior colheita dos produtos desejados. Esses ecossistemas podem ser chamados de agroecossistemas (Hart 1980), porque contam com pelo menos uma populao de utilidade agrcola e esto regulados pela interveno humana. Os fenmenos biolgicos que ocorrem em agroecossistemas so fundamentalmente idnticos aos que ocorrem em ecossistemas naturais. Portanto, agroecossistemas so um subconjunto dentro dos sistemas ecolgicos, e no estudo de ambos podem-se aplicar os mesmos conceitos. Ecossistemas Os diferentes nveis de organizao biolgica (clula - rgo - organismo - populao - comunidade) e espacial (ecossistema - bioma - biosfera) definem uma hierarquia de sistemas ecolgicos. Da mesma forma, agroecossistema - propriedade agrcola - regio definem uma hierarquia de sistemas agrcolas. Um sistema um arranjo de componentes que funciona como uma unidade, embora o grau de integrao seja varivel. Por exemplo, o grau de integrao em uma comunidade menor do que em um organismo. Um ecossistema um sistema de organismos vivos e do meio com o qual trocam matria e energia. Um ecossistema contm componentes biticos (plantas, animais, microorganismos) e abiticos (gua, solo, etc.) que interagem para formar uma estrutura com uma funo. Os limites de um ecossistema so mais comumente difusos e portanto arbitrariamente definidos, como uma rea de floresta ou de campo. Estrutura definida pela interao e arranjo dos componentes do sistema. Funo definida pelo processo de receber entradas e produzir sadas. As entradas e sadas de um sistema so os fluxos que entram e saem do sistema. Uma comunidade formada por componentes biticos do ecossistema. Populaes so grupos de organismos do mesmo grupo taxonmico (geralmente espcies) e podem ser estudadas como sistemas separados. O estudo de sistemas ecolgicos envolve a descrio da sua estrutura e funo, o que facilitado pelo uso da simbologia de circuitos de Odum (1971). Fluxos de energia e matria

SistemasEcol.02Jan2002

2 Em ecossistemas importante estudar o fluxo de energia e matria. A matria viva altamente organizada, ou seja, a sua entropia baixa, e manter tal nvel de organizao contra a tendncia natural de aumento de entropia demanda energia (Lehninger 1977). A radiao solar a principal fonte de energia dos oganismos de um ecossistema, entrando via fotossntese. O fluxo de energia dentro do ecossistema unidirecional, no havendo reciclagem de energia, o que explicado pelas leis da termodinmica. Em todos os degraus da cadeia alimentar parte da energia que entra no sistema via fotossntese convertida em calor, e parte usada para incrementar a biomassa dentro do sistema ou sai do sistema na forma de biomassa animal ou vegetal. O restante da energia solar incidente participa de processos quase fsicos, nos quais se inclui a transpirao. A energia que entra e sai de um ecossistema necessria ao fluxo cclico de matria dentro do ecossistema. Matria nesse caso usualmente representada pelos nutrientes N, P, S, C, etc., e os ciclos so chamados de ciclos biogeoqumicos. Populaes Uma populao um grupo de organismos pertencentes a um mesmo grupo taxonmico, geralmente uma espcie, que se encontram ocupando um determinado espao. Populaes so estudadas quanto ao seu crescimento e interaes com outras populaes. O crescimento de uma populao funo da natalidade, mortalidade e disperso do grupo. O tamanho de uma populao X em um dado momento i, no havendo limitao de recursos do ambiente necessrios ao seu crescimento, pode ser descrito pela equao Xi = rXi1 onde r a taxa de crescimento da populao entre os momentos i e i1, e Xi1 o tamanho da populao no momento i1. Por esse modelo o crescimento da populao geomtrico, sendo apenas limitado por fatores biolgicos que determinam r. Havendo limitao de recursos, a curva de crescimento sigmide, podendo ser descrita pela equao Xi = rXi1 (K Xi1) K

onde K um limite ambiental. Obtem-se valores relativos atribuindo-se um valor entre zero e 1 para X e K = 1; zero representa extino e 1 a maior populao possvel no espao considerado. Aps vrios ciclos, o tamanho da populao atinge um patamar que, contrrio ao que se pode imaginar, no constante indefinidamente, mas sim catico, imprevisvel (ver Gleick 1987). Comunidades Uma comunidade formada pelos organismos que ocorrem em uma dada superfcie (ou volume) arbitrariamente delimitada (Palmer & White 1994). Podemos considerar uma comunidade de plantas, uma comunidade de animais, ou subconjuntos destas (por exemplo, comunidade de insetos, comunidade de plantas herbceas). Numa comunidade h um grau variado de interao dos organismos entre si e com outros componentes biticos ou abiticos.

3 No estudo de comunidades, por razes prticas, organismos so representados por populaes mais ou menos homogneas. O estudo de comunidades objetiva principalmente descrever a estrutura de diferentes tipos de comunidades no tempo e no espao e identificar processos ecolgicos que explicam tais diferenas. O processo de mudana direcional das comunidades no tempo aps uma alterao drstica conhecido como sucesso. A estrutura da comunidade usualmente descrita por uma lista das populaes componentes, e suas respectivas quantidades (nmero de indivduos, rea coberta, etc.). A Tabela 1 apresenta um exemplo com a composio de espcies em comunidades campestres ao longo de um gradiente ambiental. Riqueza e diversidade so conceitos usados para estudar comunidades. Riqueza uma funo do nmero de populaes (usualmente espcies) que compem a comunidade, e pode ser medida por ln s, isto , o logaritmo natural (ln) do nmero de populaes (s). Numa escala global, observa-se maior riqueza de espcies nos trpicos. Numa escala local, a riqueza menor em ambientes extremos. Tabela 1. Composio florstica de trs comunidades campestres ao longo de um gradiente de umidade. Quantidades expressam o grau de cobertura numa escala de 0 (ausente) a 5 (cobrindo 75-100%).
Espcie Aristida filifolia Paspalum notatum Paspalum pumilum Andropogon lateralis Axonopus affinis Baccharis trimera Gamochaeta sp. Riqueza (ln s) Diversidade (Shannon) Dissimilaridade (funo valor absoluto): 1 2 3 1 (seco) 4 4 0 1 1 1 1 1.79 1.56 1 0 2 13 0 Comunidades 2 (mido) 1 2 1 3 3 3 0 1.79 1.70 3 15 14 0 3 (muito mido) 0 0 4 0 1 0 0 0.69 0.50

Diversidade, tambm chamada de entropia, leva em conta, alm da riqueza, a distribuio das populaes. Diversidade pode ser representada por uma medida de entropia como o ndice de Shannon (Orlci 1991):
n

H=-

k=1 n

pk ln pk

onde pk = Xk / Xh, n o nmero de populaes na comunidade, e Xk a importncia ou


h=1

quantidade da populao k na comunidade, sendo medida em termos de abundncia de indivduos, cobertura, biomassa, etc.. Para um mesmo nmero de populaes, a entropia ou diversidade mxima quando as populaes esto presentes em quantidades iguais, e mnima

4 quando uma populao domina quase que completamente a comunidade. Diversidade mais alta indica maior complexidade em um sistema. Tambm, diversidade mais alta em geral indica maior estabilidade e menor variabilidade. Numa pastagem cultivada, por exemplo, a diversidade baixa, difcil manter somente a espcie de interesse e h quedas bruscas de produtividade quando as condies no so favorveis espcie dominante; em um campo natural, ao contrrio, a diversidade alta e a comunidade mais estvel. As comunidades vegetais variam quanto a composio e proporo de populaes. Comunidades so contrastadas com outras comunidades usando indices de similaridade ou dissimilaridade, por exemplo, a soma dos valores absolutos das diferenas de importncia das populaes (espcies) nas comunidades i e j:
n

Aij = |Xki Xkj|


k=1

onde n o nmero total de populaes e Xki a importncia ou quantidade da populao k na comunidade i. Quando uma populao est ausente, X zero. Bibliografia bsica Dajoz, R. 1971. Ecologia Geral. Vozes, Petrpolis, 1978. Ferri, M. G. 1980. Ecologia Geral. Itatiaia, Belo Horizonte. Hart, R. D. 1980. Agroecosistemas; conceptos bsicos. CATIE, Turrialba, Costa Rica. Odum, E. P. 1971. Fundamentals of Ecology. Saunders, Washington, D.C.. Bibliografia adicional citada Gleick, J. 1987. Chaos; making a new science. Penguin Books, N. York. Lehninger, A. L. 1970. A lgica molecular dos organismos vivos. In:_____ Bioqumica. Edgard Blcher, So Paulo, 1976. p. 1-7. Orlci, L. 1991. Entropy and Information. SPB Academic Publishing, The Hague, The Netherlands. Palmer, M. W. & P. S. White. 1994. On the existence of ecological communities. Journal of Vegetation Science 5: 279-282.

Das könnte Ihnen auch gefallen