Sie sind auf Seite 1von 29

Luis Fernando Valoz Barreto Fonseca

Baseado nas aulas do Prof. Jos Mrio

PROCESSO DE CONHECIMENTO Exemplos de processo de conhecimento: 1. 2. 3. 4. 5. Ao de cobrana; Ao indenizatria; Ao redibitria; Ao de repetio de indbito; Ao reivindicatria;

Todos esses processos so idnticos. Processo de conhecimento abrange todas as situaes para as quais a norma processual no prescrever procedimento especfico. Ento, ser processo de conhecimento a apreciao pelo judicirio de todas as situaes de conflito para as quais no haja a previso de procedimento especfico. Carter de subsidiariedade: As normas relativas ao processo de conhecimento sero aplicadas a todo e qualquer processo em carter geral e subsidirio quando no existir norma especial ou quando se tratar de dvida ou lacuna (vazio normativo). O processo de conhecimento se manifesta de determinadas maneiras. Como todos os processos, o resultado da relao processual + procedimento (conjunto de atos concretos). Tais procedimentos so: 1. Ordinrio (art. 272) Este procedimento residual, pois tudo o que no se encaixa em outros procedimentos usa-se tal rito. O procedimento ordinrio formal e predominantemente escrito. 2. Sumrio (art. 275) procedimento formal e predominantemente oral, apesar da petio inicial ser escrita. 3. Juizados especiais (estaduais e federais, leis 9.099 e 10.256) So informais e orais, at a petio inicial pode ser feita oralmente. Alguns autores chamam esse rito de sumarssimo, mas no h nada previsto em lei. O nico rito sumarssimo previsto legalmente pertence Justia Trabalhista. 4. Ao rescisria (art. 485)

formal, escrita e exclusiva para anlise de nulidades da coisa julgada.

Usa-se um ou outro procedimento dependendo da situao concreta prevista na legislao. Finalidade O processo de conhecimento tem por objetivo a obteno de certeza. tambm chamado de cognitivo e acertamento. O termo certeza no processo civil, fala-se da definio do direito material em determinado conflito. A certeza condiz com a titularidade do direito material objeto do conflito. O processo inicia com a petio inicial e a fase cognitiva dura at a sentena. Depois, pode ou no ser iniciada uma segunda fase, chamada fase recursal, dependendo se a parte recorre ou no. Essa segunda fase vai da sentena ao trnsito em julgado. A terceira fase vai do transito em julgado at a entrega da pretenso e se chama fase de cumprimento. Tudo isso compe o processo de conhecimento. O processo acaba apenas com a pretenso realizada. Antes de 2006, a terceira fase no existia e o processo de conhecimento acabava com a sentena. A execuo era um processo a parte, com sua prpria petio inicial e sentena. A mudana visa celeridade do processo. Todas as regras que compem os atos inerentes a tais procedimentos, em regra, podem ser utilizadas em todos os outros processos. Formao do Processo Processo = Relao jurdica processual abstrata + Procedimento (conjunto de atos concretos) Efeitos: Direitos, deveres, obrigaes e sujeies. A formao do processo est voltada para a relao jurdica processual. Desde o momento em que distribuida a petio inicial j h relao processual. Da petio at a citao vlida (juzo de admissibilidade) h a relao processual entre autor e juiz. Os efeitos s afetam estes dois sujeitos. Com a citao vlida e at o fim do processo, a relao jurdica adquire outra formatao, integrando-se o ru relao, aplicadas os mesmos direitos, deveres, obrigaes e sujeies. Obs. 1. A parte r passa a sofrer os efeitos do processo desde a citao independentemente de vir ou no a praticar atos no processo. A cincia do processo e a oportunidade para exercer seu direito a ampla defesa do contraditrio, mesmo que no aproveitada pelo ru, j o vincula. 2. Durante o perodo da admissibilidade, como conseqncia da presena da relao processual, apesar do seu formato judicial, podem ser praticados atos

processuais relevantes, a exemplo das correes da petio inicial, da concesso de liminares urgentes e do reconhecimento desde logo da prescrio. Suspenso do processo Processo = relao processual + procedimento. Diferentemente da formao do processo, a suspenso est voltada ao procedimento, prtica dos atos concretos praticados no processo. Princpio do Dispositivo ou da inrcia processual: Provocao gera impulso oficial. O impulso oficial (dinmico) pode sofrer foras contrrias ao que seria seu movimento natural, so as causas de suspenso. Verificada uma das causas expressamente prevista na legislao como relevantes ao ponto de determinar a suspenso do processo, a prtica de atos processuais pra durante um prazo determinado ou indeterminado retornando to-somente aps removida a respectiva causa. Obs. 1. Suspenso Interrupo No direito processual no existe qualquer causa que determine a interrupo do processo, isto o retorno do procedimento ao seu momento inicial. Mesmo no caso de nulidade, repete-se apenas o ato nulo, nunca retornando ao inicial do processo. 2. Prazos pendentes durante a suspenso Em relao aos prazos cuja contagem foi iniciada antes da suspenso, ocorrer o reincio da respectiva contagem pelo exato perodo que faltava quando removida a causa de suspenso. Para os prazos em que, embora realizada a intimao, ocorreu a suspenso do processo antes de iniciada a contagem, esta ocorrer em sua integralidade aps removida a causa da suspenso. 3. Atos urgentes Embora seja defesa a prtica de qualquer ato processual, seja pela parte ou pelo rgo julgador, excepcionalmente permitida a realizao de atos voltados a evitar o perecimento de direito ou para realizao de situaes urgentes que no possam esperar o trmino da suspenso. Todavia, os atos da parte ou do juiz, excepcionalmente praticados durante este perodo, devero fundamentar os motivos da urgncia. Se no fundamentado o ato ser tido por inexistente. Hipteses de suspenso (art. 265 CPC):

Art. 265. Suspende-se o processo:

1o No caso de morte ou perda da capacidade processual de qualquer das partes, ou de seu representante legal, provado o falecimento ou a incapacidade, o juiz suspender o processo, salvo se j tiver iniciado a audincia de instruo e julgamento; caso em que: a) o advogado continuar no processo at o encerramento da audincia; b) o processo s se suspender a partir da publicao da sentena ou do acrdo. 2o No caso de morte do procurador de qualquer das partes, ainda que iniciada a audincia de instruo e julgamento, o juiz marcar, a fim de que a parte constitua novo mandatrio, o prazo de 20 (vinte) dias, findo o qual extinguir o processo sem julgamento do mrito, se o autor no nomear novo mandatrio, ou mandar prosseguir no processo, revelia do ru, tendo falecido o advogado deste. 3o A suspenso do processo por conveno das partes, de que trata o no Il, nunca poder exceder 6 (seis) meses; findo o prazo, o escrivo far os autos conclusos ao juiz, que ordenar o prosseguimento do processo. 4o No caso do no III, a exceo, em primeiro grau da jurisdio, ser processada na forma do disposto neste Livro, Ttulo VIII, Captulo II, Seo III; e, no tribunal, consoante Ihe estabelecer o regimento interno. 5o Nos casos enumerados nas letras a, b e c do n IV, o perodo de suspenso nunca poder exceder 1 (um) ano. Findo este prazo, o juiz mandar prosseguir no processo.
o

I - pela morte ou perda da capacidade processual de qualquer das partes, de seu representante legal ou de seu procurador; II - pela conveno das partes; (Vide Lei n 11.481, de 2007) III - quando for oposta exceo de incompetncia do juzo, da cmara ou do tribunal, bem como de suspeio ou impedimento do juiz; IV - quando a sentena de mrito: a) depender do julgamento de outra causa, ou da declarao da existncia ou inexistncia da relao jurdica, que constitua o objeto principal de outro processo pendente; b) no puder ser proferida seno depois de verificado determinado fato, ou de produzida certa prova, requisitada a outro juzo; c) tiver por pressuposto o julgamento de questo de estado, requerido como declarao incidente; V - por motivo de fora maior; VI - nos demais casos, que este Cdigo regula.

Inciso I A morte e a perda da capacidade interferem na presena dos pressupostos processuais (capacidade de ser parte, de estar em juzo e postulatria). A morte da parte extingue sua personalidade, a qual a capacidade de ser parte se vincula. A suspenso se justifica para que sejam tomadas as providncias devidas para que haja a substituio da parte. JM O juzo, aps tomar conhecimento do falecimento da parte, suspender o processo pelo prazo indeterminado necessrio h que sejam intimados, pessoalmente, os provveis sucessores ou o esplio, se este existir, para, querendo, realizarem a habilitao. Obs. A habilitao trata-se de um incidente processual, por meio do qual um provvel sucessor, provando a sua condio, requer ao rgo julgador o seu ingresso na relao processual no lugar da parte falecida (substituio de parte).

Essa substituio no compulsria, facultativa. Mas, no entrando no processo, eles iro sofrer as conseqncias do processo, que seguir at o final revelia do ru, j que a hiptese de suspenso continuar a existir. A morte do representante legal s acarreta suspenso se a parte no tiver condies de praticar atos por ela mesma, no possuindo capacidade civil de exerccio (capacidade de estar em juzo). O que ocorre em duas hipteses: a) quando a parte incapaz, sendo o prazo suspenso por prazo indeterminado at a efetiva substituio do representante; b) quando a parte pessoa jurdica, pois esta precisa do representante legal para praticar os atos civis. Morto o representante da pessoa jurdica, o juiz suspender o processo por prazo indeterminado at a intimao dos interessados para substitu-lo. Intimados, comea a correr o prazo para eles indicarem um novo representante. A morte do procurador atinge os pressupostos processuais na capacidade postulatria. Nesse caso o procedimento diferente. JM Comunicado o falecimento do advogado ao juzo, este aps intimar a respectiva parte acerca da necessidade de constituir novo advogado suspender o processo pelo prazo determinado de vinte dias, durante os quais dever ser constitudo novo advogado ou indicado um defensor pblico. Aqui, se intima primeiro para depois haver a suspenso. Se no 21 dia a parte no aparece com advogado novo com nova procurao a parte sofrer a conseqncia da revelia se for ru ou da extino do processo se for autor. Obs. Nos casos em que houver a outorga de poderes a mais de um advogado, a morte de qualquer deles no suspender o processo, pois no ser afetada a capacidade postulatria. A perda da capacidade da parte hiptese de incapacidade superveniente. A parte, antes plenamente capaz, torna-se incapaz no decorrer do processo. Esta hiptese atinge a capacidade de estar em juzo. O juiz suspender o processo por prazo indeterminado at que seja nomeado representante legal atravs do processo de interdio. A perda da capacidade do representante legal acarreta o mesmo procedimento da morte do representante. A perda da capacidade do procurador atinge a capacidade postulatria da mesma forma que a morte, sendo-lhe aplicado o mesmo procedimento.

Inciso II

necessrio que autor e ru concordem com a suspenso. No precisa ser ato fundamentado. Neste caso no h deciso judicial ou qualquer outro fator que interfira na suspenso. JM Configurada a vontade recproca de suspender o processo, este ficar parado por prazo indeterminado no superior a seis meses at que se atinja o limite de tempo ou seja praticado ato cujo contedo presuma a vontade de continuar o processo. Basta a vontade das partes no h interferncia do judicirio. Basta o elemento volitivo. Obs. IH trs maneiras de configurar essa vontade conjunta: 1. Petio conjunta assinada pelos advogados de cada parte; 2. Requerimento de uma das partes e concordncia da outra; 3. Requerimento de uma das partes e concordncia tcita da outra, desde que devidamente intimada. IIA suspenso ser imediatamente/automaticamente encerrada se qualquer das partes se manifestar em sentido contrrio ou praticar atos que visem a continuidade de procedimento. Qualquer pedido posterior de renovao por qualquer prazo, depender ento da discricionariedade do juiz.

Inciso III Excees: so instrumentos de defesa reservados alegao de certas questes formais. Incompetncia relativa, suspeio e impedimento. Se a parte quiser alegar estas questes, ter que utilizar as excees. JM Oposta a exceo, o processo estar automaticamente suspenso (por fora de lei) independentemente de deciso judicial, pelo simples fato da utilizao do instrumento, pelo prazo indeterminado necessrio ao efetivo julgamento da questo formal. O que determina a suspenso do processo no a vontade, como o caso anterior, mas a mera existncia da exceo. Enquanto no for corrigida a questo formal, no poder ser praticados atos no processo. Essa exceo depende da atividade do Poder Judicirio. Obs. O uso desmotivado das excees com simples propsito de obter a suspenso do processo e prejudicar a parte contrria configura ato de litigncia de m f passvel de punio na forma do artigo 17 do CPC

Inciso IV Quando a sentena de mrito: a) Suspenso por prejudicialidade externa: Nesta hiptese, embora esteja o processo pronto para julgamento, a necessidade de uma informao que ser objeto de outro processo determina a suspenso por prazo indeterminado no superior a um ano aguardandose que seja sentenciado o outro processo para enfim ocorrer o julgamento do processo original. H um processo suspenso (pronto para julgar) esperando informao contida na sentena futura de outro processo. Ex: Ao Civil ex delicto processo de conhecimento, apesar de previsto pelo CPP regido pelo CPC, o qual tem por objetivo obter uma indenizao em virtude de um crime. Neste sentido a sentena do processo penal, por exemplo, precisa analisar a culpabilidade, pois esta interferir no processo civil. A ao cvel no pode ser julgada antes do processo penal. Ex.2: Dois processos cveis, o despejo e a ao renovatria de aluguel (processo de conhecimento). Se a outra parte, de forma dolosa entra com despejo, mesmo sabendo da existncia do outro processo. O despejo ficar suspenso por at um ano at que saia a sentena da ao renovatria. Obs. Na prtica, se aps o prazo de um ano no houver ocorrido julgamento do outro processo, o processo originrio ficar parado concluso para a sentena at que seja sentenciado o outro. b) Diligncias pendentes: Mesmo estando o processo, aparentemente, pronto para julgamento, a presena de diligncias ainda no concludas, especialmente relacionadas com a instruo do processo, torna-se obstculo relevante que resulta na suspenso do processo por prazo indeterminado, at que se concluam todas as diligncias pendentes. Casos, por exemplo, em que o juiz determinou a ouvida de uma testemunha por carta precatria que ainda no retornou, ou que determinou uma percia que ainda no foi concluda. Obs. Um juiz poder dispensar a diligncia pendente encerrando a suspenso do processo, desde que em deciso fundamentada justifique no ser mais necessria a diligncia. c) Suspenso por prejudicialidade interna (ao declaratria incidental): a ao declaratria incidental utilizada pelo ru para atingir a origem do pedido do autor do processo, sua questo pressuposta, diferentemente da contestao que atinge o pedido. Ex. autor entra com ao de divrcio, o ru contesta e, alm disso, entra com uma ao declaratria incidental alegando nulidade de

casamento (inexistncia do casamento). Esse processo seguir em apenso ao processo original, por ser conexo a este, e sero julgados juntos. Esta alnea (c) no se confunde com a alnea a por tratar apenas da ao declaratria incidental. Alegada a questo pressuposto atravs de ao declaratria incidental e estando o processo original pronto para ser julgado, este ltimo ser suspenso por prazo indeterminado de modo a permitir que ambos sejam julgados simultaneamente por nica sentena. Inciso V Motivo de fora maior: Suspende-se o processo por prazo indeterminado diante de fato natural ou social cuja ocorrncia seja relevante o bastante para interferir nas atividades judicirias at que sejam removidos todos os efeitos do fato. Ex: Brasil campeo da copa do mundo em 1994, desfile dos jogadores em Recife, judicirio parou. Velrio de Ayrton Senna em SP, judicirio parou e processos foram suspensos. A suspenso nesse caso dever ser decretada por ato administrativo do juzo da corregedoria ou do presidente do respectivo tribunal. Inciso VI Nos demais casos: este inciso permite a existncia de causas especficas de suspenso no enquadradas nas hipteses gerais de que trata este artigo. Ex: suspenso da fase de execuo enquanto se busca bens do devedor; suspenso em virtude do incidente de falsidade documental. Extino do processo sem resoluo do mrito A norma processual prev situaes em que o processo ser encerrado em momento prematuro a partir de um vcio de forma insanvel ou que no foi sanado no momento oportuno, uma vez que tal circunstncia impede a continuidade vlida do procedimento e, conseqentemente, a apreciao do mrito do conflito, isto , do direito material. Vcio (defeitos) de forma em todas as hipteses em que houver extino do processo sem resoluo do mrito haver vcio de forma, como elemento do procedimento. Este elemento atinge o processo, mas no atinge o direito material da parte. Ou seja, afeta apenas o direito processual, em nada afetando o direito material. Ocorre quando alguma norma relativa ao tramitamento do processo descumprida. Obs. 1. Instrumentalidade do Processo: O processo instrumento (meio) atravs do qual o direito material da parte efetivado numa situao de conflito. Portanto, so as formas do processo que servem ao direito material, no podendo prevalecer sobre este. Forma no pode prevalecer sobre substncia. Forma o direito processual, substncia direito material. As

formas do processo no podem ser empregadas de maneira a prejudicar o direito material da parte. Assim, havendo possibilidade de corrigir o vcio, no se admite a extino do processo sem que seja dada oportunidade para a parte realizar previamente a correo. 2. Nem todo defeito de forma produz como efeito a extino do processo, pois existem certos vcios cuja nica conseqncia de sua verificao a posterior correo. A regra dos defeitos de forma que eles sejam corrigidos. Somente alguns defeitos so escolhidos, por sua relevncia, pelo legislador para acarretar a extino do processo. Exemplos de vcios que no resultam na extino processual: impedimento; suspeio e incompetncia. Hipteses gerais de extino sem resoluo de mrito (art. 267 CPC) Art. 267. Extingue-se o processo, sem resoluo do mrito: I- Quando o juiz indeferir a petio inicial; Refere-se verificao pelo julgador, ainda durante o perodo de admissibilidade, de defeitos formais na prpria petio inicial, insanveis ou que no foram corrigidos a tempo, cuja conseqncia a extino imediata do processo antes mesmo da citao do ru. II- Quando ficar parado por mais de um ano por negligncia das partes; Composto por dois elementos. O temporal e o subjetivo. O temporal diz respeito ao processo ficar parado a mais de um ano. O elemento subjetivo se configura a partir da intimao das partes para dizer se possuem interesse no processo e posterior inrcia. Se aps a intimao, qualquer das partes manifestar a sua vontade de continuar o processo, ou simplesmente praticar ato processual, estar afastada a situao de negligncia. III- Quando, por no promover atos de diligncias que lhe competir, o autor abandonar a causa por mais de trinta dias. Tambm apresenta dois elementos: temporal e subjetivo. Mas estes diferem dos do inciso anterior. O elemento temporal observado o de trinta dias sem promover atos aps a ltima precluso. O elemento subjetivo preenchido a partir da intimao pessoal da parte autora para se manifestar acerca do interesse em continuar o feito. uma intimao dirigida por oficial de justia, que deve intimar a pessoa e avisar a esta que tem 48 horas para se manifestar quanto ao seu interesse. Obs. O STJ, utilizando-se da jurisprudncia como fonte da norma processual, estabeleceu como terceiro elemento obrigatrio extino do processo por abandono o expresso requerimento pela parte r, no sendo mais permitida a extino do processo

ex officio, ou seja, por iniciativa do juiz. Ento, o juiz s est autorizado a extinguir o processo por abandono caso o ru pea. IV- Ausncia de pressupostos processuais A ausncia dos pressupostos subjetivos do juiz (incompetncia, impedimento, suspeio) no resulta na extino de um processo, mas sim na efetiva correo do defeito. No que diz respeito aos pressupostos subjetivos da parte, a ausncia de qualquer das capacidades processuais s implicar na extino do processo se for relativa parte autora e no puder ser corrigida. A perda de qualquer dessas capacidades (Capacidade de ser parte, de estar em juzo, postulatria) em relao ao ru acarreta na continuao do processo revelia. Os pressupostos objetivos envolvem a falta de quaisquer outros requisitos de forma no categorizados, cuja presena seja necessria continuidade vlida do processo. Ex. A no comprovao do pagamento das custas e dos honorrios referentes a processo anterior que foi extinto, na hiptese de renovao da pretenso em novo processo. V- Perempo, Litispendncia e Coisa Julgada Todas elas representam situaes de exerccio irregular do direito de ao. Perempo Trata-se de uma sano processual aplicvel ao autor que por trs vezes sucessivas der causa extino do processo por abandono ficando a partir da impedido de exercer o direito de ao quanto ao respectivo conflito. Quando o autor entrar com o processo pela 4 vez, o juiz extinguir este por perempo sem resoluo de mrito. Situao rarssima. Litispendncia A norma processual no admite a existncia simultnea de dois ou mais processos idnticos, mantendo-se o processo prevento e extinguindo-se todos os demais por litispendncia. Coisa julgada Aps o trnsito em julgado de sentena que analisou o mrito do conflito, no se admite a propositura de processo idntico devendo este ser extinto por violao da coisa julgada. VI- Falta de uma das condies da ao As condies so: legitimidade das partes; interesse processual e possibilidade jurdica. A possibilidade jurdica, para o projeto novo do cdigo, no condio da ao. No precisando mais de ateno no estudo. Para ter legitimidade, a parte tem que ter a pretenso ao direito em decorrncia de ter participado no conflito. Tanto o ru quanto o autor tero que ter legitimidade para a causa. Qual dos dois tem o direito no se relaciona com a legitimidade.

JM As pessoas indicadas como parte na petio inicial devem coincidir com os sujeitos que participaram da relao de direito material que deu origem ao conflito. A ilegitimidade s extinguir o processo se no puder ser corrigida. Interesse processual composto de trs elementos formais: necessidade, adequao e utilidade. Para haver o interesse preciso que os trs elementos estejam presentes. A necessidade verificada quando h o conflito. preciso ser demonstrado a existncia do conflito, seno o processo ser extinto por falta de necessidade. Quando se fala em adequao significa que o procedimento (ordinrio de conhecimento) tem que ser aquele previsto na legislao para aquele tipo de conflito. O processo s ser extinto por inadequao se no for cabvel a converso para o procedimento correto sem prejuzo parte contrria O processo tem que ser til para realizar o pedido da causa. Embora correto o procedimento, o processo ser extinto por falta de utilidade se no for capaz de realizar o pedido formulado e a parte no corrigir o pedido a tempo. VII Conveno de arbitragem (Lei 9.307/96): Excluso voluntria de apreciao do conflito pelo Poder Judicirio. As partes concordam em levar o conflito ao rbitro. A excluso se d pelo Contrato de Arbitragem ou atravs da Clusula Compromissria. A escolha pela arbitragem ato irretratvel. Obs. A presena de clusula compromissria em contrato de adeso no caso de relao de consumo considerada abusiva e nula, no produzindo a extino do processo por este motivo. VIII Desistncia Trata-se de ato privativo da parte autora no qual esta abre mo de um processo j instaurado mantendo integro o seu direito material. A parte abre mo apenas do processo, mas no do seu direito, que pode ser trazido num outro processo. Obs. Desistncia ato unilateral da parte autora at o momento da citao, a partir de quando depender da concordncia do ru para produzir efeitos. Aps o saneamento do processo, no caber mais desistncia. At a citao o autor desiste quando quiser, da citao em diante desiste apenas com a concordncia do ru, e depois do saneamento impossvel. IX Ao intransmissvel por disposio legal: Direitos personalssimos

Nesse caso, nunca haver substituio de parte, ou habilitao. O direito nunca ser transmitido. Ex. processo de divrcio litigioso, antes de sair o divrcio a pessoa vem a falecer, ela morre como casada e todos os efeitos do matrimnio reverberaro. X Confuso entre autor e ru: confuso patrimonial A partir de um determinado momento do processo, onde existiam dois patrimnios passa a existir um s. Ex. Varig tinha um processo contra a Gol, Gol compra Varig, o patrimnio torna-se um s. XI Nos demais casos prescritos no Cdigo. Obs. 1 - O juiz ordenar, nos casos dos incisos II e III (Negligncia das partes por mais de um ano; abandono do processo pelo autor por mais de trinta dias), o arquivamento dos autos, declarando a extino do processo, se a parte, intimada pessoalmente, no suprir a falta em 48 horas. 2 - No caso do pargrafo anterior, quanto ao inciso II (Negligncia das partes), as partes pagaro proporcionalmente as custas e, quanto ao n III (abandono do processo por mais de trinta dias), o autor ser condenado ao pagamento das despesas e honorrios de advogado. 3 - O juiz conhecer de ofcio, em qualquer tempo e grau de jurisdio, enquanto no proferida a sentena de mrito, da matria constante dos n IV, V e VI (Ausncia de pressupostos processuais; Perempo, Litispendncia e Coisa Julgada; Falta de uma das condies da ao); todavia, o ru que a no alegar, na primeira oportunidade em que lhe caiba falar nos autos, responder pelas custas de retardamento. 4 - Depois de decorrido o prazo para a resposta, o autor no poder, sem o consentimento do ru, desistir da ao. Resoluo de Mrito Trata-se do conjunto de situaes em que, direta ou indiretamente, o rgo judicial ir apreciar o direito material controvertido apontando uma soluo para o conflito. So duas situaes: 1. Apreciao direta Anlise da titularidade do direito material. (269, I) 2. Apreciao Indireta Circunstncias que atingem o direito material, mas prejudicam a apreciao de sua titularidade. (269, II a V) A apreciao direta ocorre quando o juiz acolher ou rejeitar o pedido do autor, j a indireta acontece quando o ru reconhecer a procedncia do pedido, j que no haver a necessidade de apreciao da titularidade do direito pelo juiz.

Obs. 1. A hiptese de apreciao direta pressupe um processo livre de defeitos formais e cuja fase do conhecimento j tenha sido encerrada. 2. Os casos de apreciao indireta do mrito, em regra, tm por efeito a extino do processo pelo encerramento do conflito. J os casos de apreciao direta esto vinculados a uma idia de continuidade e, em regra, s sero encerrados na fase de cumprimento. Hipteses de resoluo de mrito (art. 269 CPC) I Acolhimento ou rejeio do pedido do autor. O pedido a pretenso de direito material, ou seja, aquilo que foi solicitado ao Poder Judicirio. Em havendo ou no o acolhimento dessa pretenso, trs situaes podem ocorrer: a. Procedncia Acolhe totalmente o pedido. Titular do direito o autor. b. Improcedncia Rejeita totalmente o pedido. Titular do direito o ru. c. Procedncia parcial Acolhe e rejeita simultaneamente parcelas da pretenso. Titulares so em parte o autor e em parte o ru. Essa tarefa exercida pelo juiz afeta diretamente o nus sucumbencial. II Reconhecimento da procedncia do pedido: Hiptese de autocomposio submisso. Nesta situao a parte r, que antes impunha resistncia pretenso do autor, decide de livre e espontnea vontade reconhecer o autor como titular do direito material controvertido resolvendo o conflito de interesses. O ru pode praticar o ato de submisso a qualquer tempo. Muitas vezes, melhor para o ru reconhecer o direito do autor do que arcar com custas processuais. Pode acontecer o reconhecimento do pedido tcito. Assim como o reconhecimento parcial. O primeiro se consuma com ato que atenda ao pedido do autor. III Transao: Autocomposio substitui a pretenso original por novas obrigaes. Para haver transao preciso que haja a conjuno de dois elementos: A. Vontade recproca: s h transao se as duas partes quiserem transigir, dar fim quele conflito. B. Obrigaes bilaterais (Sinalgua): para haver transao preciso que ambas as partes ganhem e percam ao mesmo tempo. Obs.

1. A conciliao uma espcie do gnero transao feita numa audincia judicial. 2. Homologao pelo juiz: Para que surta efeitos sobre o processo, a transao dever ser submetida pelas partes homologao do rgo julgador que, sem interferir no seu contedo, analisar os requisitos de validade do respectivo ato jurdico. Os requisitos de validade do ato jurdico so: objeto lcito, possvel e determinado, capacidade das partes e forma prescrita e no defesa em lei. S pode ser objeto da transao direito/objeto disponvel. O juiz nunca poder se negar a homologar se no for por falta de cumprimento de requisitos de validade. A transao pode ocorrer antes do processo, durante o processo e na fase de execuo. IV Decadncia ou prescrio: incidncia do fato tempo sobre o exerccio do direito material. Na decadncia no se pode exercer o direito material por que ele no existe mais. Na prescrio no pode exercer o direito material porque ele no pode ser mais trazido para o judicirio. Obs. 1. Obrigaes peridicas ou de trato sucessivo: so obrigaes que se renovam ao longo do tempo. O tempo no faz o direito acabar. Tratando-se de obrigao desta natureza a prescrio ou a decadncia s produzir efeitos sobre as parcelas que tenham sido alcanadas pelo seu perodo de tempo, no atingindo o chamado fundo de direito, isto , a caracterstica da renovao peridica do direito material, cujas respectivas parcelas sero julgadas na forma do art. 269, I. Nesses casos o que prescreve no o direito material, mas as parcelas vencidas. V Renncia: autocomposio Trata-se de ato unilateral da parte autora, em que esta, por livre disposio de vontade, abre mo do prprio direito material, objeto do conflito, em favor da titularidade da parte r. Na renncia ocorre uma excluso patrimonial voluntria. A partir desse momento o conflito acabou. E essa questo no poder ser mais discutida. ato irretratvel. Obs.

1. Jamais confundir renncia com desistncia. Pois a desistncia no afeta o direito material e na renncia trata-se exclusivamente do direito material. Na desistncia se desiste daquele processo em si, no do direito em questo. 2. As hipteses dos incisos II, III e V so atos privativos das partes somente praticveis por advogado na presena de poderes especiais expressos na procurao. PETIO INICIAL Premissas: 1. Princpio do Dispositivo ou da inrcia processual: A jurisdio precisa ser provocada e, aps a provocao, atua por impulso oficial. O judicirio reativo, reage provocao. A provocao deve ser oficialmente realizada pela parte. A provocao no se presume. 2. Ao: Direito subjetivo pblico e incondicionado de provocar o judicirio. pblico por ser exercido contra o Estado, subjetivo por bastar entender que existe o direito violado, e incondicionado por bastar a vontade da parte entrar em juzo. Todo direito de ao um direito potestativo, ou seja, direito cujos efeitos dependem de uma declarao de vontade quanto ao exerccio. A violao do direito no acarreta em um processo para proteg-lo, preciso declarar a vontade de exerc-lo, atravs do direito de ao. Conceito de Petio Inicial: Trata-se de um instrumento formal, solene e escrito, por meio do qual a parte autora exerce o direito de ao, declarando a sua vontade de, a partir dali, iniciar o processo. No se pode exercer o direito de ao de outra maneira alm da petio inicial. Caractersticas: 1. Formal: Este ato ser regido pelas normas de direito processual que interferem na liberdade de sua prtica, estando restrita autonomia de vontade da parte. No se pratica por que se quer e nem do jeito que se quer, mas do jeito que a norma determina ou permite que se faa. 2. Solene:

Ato solene aquele cuja forma est vinculada existncia e validade do ato. Se no for feito da forma que est previsto na lei, no existe. So os requisitos de forma obrigatrios. 3. Escrita: Em virtude da caracterstica do direito processual civil brasileiro, no qual predominam atos praticados na forma escrita, as informaes que compem a petio inicial devero ser apresentadas na forma de documento (crtula) que ser entregue ao rgo distribuidor do judicirio com a finalidade de iniciar o processo. O processo no se inicia com a elaborao da PI, mas pela entrega desta escrita e assinada ao rgo distribuidor. Obs. a. Nos procedimentos dos juizados estaduais e federais, em virtude do princpio da informalidade inerente a eles, ocorre a supresso de alguns requisitos obrigatrios da inicial com o propsito de facilitar o acesso da parte, sem, contudo, perder sua caracterstica solene. b. Tambm no procedimento dos juizados, excepcionalmente, admite-se que a parte ou seu advogado comparea unidade jurisdicional e preste oralmente as informaes obrigatrias, cujo contedo ser reduzido a termo e dar incio ao respectivo processo. A esta petio oral praticada nos juizados d-se o nome de queixa. Prestar ateno na diferena que tem a mesma palavra no CPP. Perodo de admissibilidade da Inicial: art. 285 Estando em termos a petio inicial, o juiz ordenar a citao. Em termos Citao inicial apta (de acordo com os requisitos), livre de defeitos. ato sob condio. O juiz s pode ordenar a citao se a petio inicial estiver em termos. Conseqncia: 1. Ausncia de defeitos: a conseqncia a citao. 2. Houve defeitos (corrigidos): citao. 3. Houve defeitos insanveis ou no foram corrigidos: extino por indeferimento (art. 267, I, c/c 295 CPC). O juiz obrigado a indicar os defeitos. A admissibilidade deve ser feita de uma vez, devendo haver indicao de todos os defeitos de uma vez, mas podendo acontecer em partes. Obs.

a. A anlise dos requisitos da inicial, durante o perodo de admissibilidade, consiste em um dos poucos atos passveis de delegao pelo juiz ao escrivo (chefe de secretaria), desde que bacharel em direito, por simples ato administrativo do magistrado. ato ordenatrio passvel de delegao.

Requisitos obrigatrios da Petio Inicial (art. 282) I. O juiz ou o Tribunal a que dirigida: direcionamento da competncia. Exmo. Sr. Dr. (...) Anlise de critrios, conforme a natureza do conflito. 1.1.Competncia Absoluta: Trata das divises do Poder Judicirio, prevista na CF/88.

Justia Especial
Eleitoral Trata dos Partidos Polticos e do funcionamento das eleies. Trabalho: trata das relaes de trabalho. Federal: trata dos casos previstos no art. 109 da CF. Estadual: Competncia Residual, tudo o que no se enquadra para as outras, necessariamente entra aqui. 1.2.Competncia de Foro (Territorial): Onde propor a ao? A resposta est necessariamente no CPC (arts. 90-104). A regra geral que ir para a comarca de domiclio do ru. 1.3.Competncia de Juzo (Funcional): Qual o juzo competente? Essa pergunta envolve a organizao judiciria, ou seja, envolve a diviso de trabalho. Vara cvel, trabalhista, etc. Obs. As varas cveis possuem competncia residual em relao s demais varas especializadas. Havendo mais de um juzo competente na mesma localidade, a distribuio ser feita de forma aleatria entre eles, salvo em se tratando de

Comum

situaes de conexo e continncia, nas quais a distribuio ocorrer por critrios de preveno (distribuio por dependncia). Na petio deve ser avisada a dependncia ou continncia. No fim do processo de construo da Petio Inicial ficaria da seguinte maneira: Ex. Exmo. Sr. Dr. Juiz de Direito da Vara Cvel da Comarca de Recife... 1.4.Competncia por prerrogativa (funcional): Existe prerrogativa de foro? A resposta est na CF e CE. Na grande maioria dos casos no h prerrogativa de foro. Obs. Verificado ser caso de prerrogativa de foro, a parte autora ir usar as informaes colhidas dos critrios anteriores adaptando-os aos rgos internos do respectivo tribunal. Ex. Exmo. Sr. Dr. Desembargador Federal integrante da 5 Regio do TRF... II. Qualificao das partes

Trs institutos dependem da qualificao: 1. Legitimidade para a causa 2. Comunicao dos atos processuais (Citao e intimaes). Quanto mais detalhadas as informaes mais fcil sero praticados tais atos. 3. Fixao dos limites da coisa julgada.

As informaes contidas neste inciso correspondem ao mnimo obrigatrio para a validade da qualificao, entretanto, quanto mais detalhada a qualificao, mais eficiente para os seus propsitos. Obs. Existe elemento obrigatrio da qualificao no previsto neste inciso, qual seja a obrigatria indicao do endereo profissional do advogado (art. 39, CPC). III. Causa de pedir: Motivos pelos quais a parte procurou o Poder Judicirio Esses motivos se traduzem em argumentos fticos e argumentos jurdicos. E eles sero traduzidos na seguinte maneira: a) Causa de pedir remota ou mediata: identifica-se qual o direito e qual a sua origem, com argumentos fticos e jurdicos. b) Causa de pedir prxima ou imediata: como a conduta do ru teria violado este direito

Deve ser estruturado nessa ordem. Devem-se responder tais perguntas de forma eficiente, no o local de mostrar conhecimento. IV. Pedido: Corresponde ao conjunto de providncias a serem tomadas pelo poder judicirio para a proteo do direito material supostamente violado. V. Valor da Causa: A petio inicial, em qualquer processo, dever indicar valor para a causa cujo montante servir de base de clculo para a fixao das obrigaes processuais, a exemplo das multas, custas e honorrios. sempre apresentado segundo as regras dos artigos 258 e 259 do CPC. Regra Geral: 1. O valor da causa ser equivalente ao benefcio econmico decorrente da procedncia do pedido. O que a parte ir ganhar ou ir deixar de perder. Se o pedido tiver expresso econmica esta ser a regra. Quando um dos pedidos se encaixa na regra geral, esta ser usada. Exceo: 1. Nas pretenses sem expresso econmica ou quando no for possvel aferir desde logo o valor, o valor da causa ser atribudo livremente pela parte, o que significa a atribuio estimativa. Para meros efeitos fiscais. Pretenso sem expresso econmica (mudana de nome, investigao de paternidade, etc.). Quando no for possvel aferir desde logo o valor (danos morais, etc.) Regras Especiais: 1. Art. 259. Regras especficas para casos especficos. VI. Protesto por Provas: A parte autora dever informar na inicial como pretende demonstrar os fatos alegados. Pode ocorrer de trs maneiras: especfico, genrico ou dispensa expressa. Cabe ao advogado escolher qual ser o melhor para o processo em questo.

No primeiro, a parte indica desde logo quais provas ir produzir no processo. A desvantagem que a parte ter que se ater as provas apresentadas inicialmente. Se o juiz recusar a prova, cabe recurso. Na segunda, a parte reserva em seu favor todos os meios de prova, deixando para especific-los somente durante a fase de instruo. H liberdade de escolha grande pela parte. Se o juiz recusar a prova, no cabe recurso. Na dispensa expressa, a parte avisa ao juiz no ser necessria a fase de instruo porque os fatos narrados j se encontram provados nos documentos que acompanham a inicial. O processo anda mais rpido. No pode incluir provas depois. Obs. O protesto por provas o nico elemento da inicial cuja ausncia jamais resulta na extino do processo por indeferimento da inicial. Sendo causa, to somente, da perda do direito de pedir provas naquele processo. VII. Requerimento de citao: Com o fim de proteger o contraditrio, a norma processual determina que o autor requeira expressamente a citao do ru indicando, se for o caso, a necessidade de citaes especiais e suas respectivas justificativas. Se precisar de citao pessoal, por carta precatria, rogatria ou por edital, necessrio justificar porque est pedindo. Elementos do Pedido: O pedido ser certo e determinado. Na norma processual consta a palavra ou, o que est errado. Onde se diz ou l-se e. Certeza O pedido dever identificar claramente qual a pretenso a ser satisfeita. Determinao Ao formular o pedido, a parte autora dever informar em que limites a pretenso dever ser realizada (isso equivale ao alcance: quanto? Como? Em que condies?). Ex. pedido de honorrios de 10.000 reais. A certeza diz respeito ao pedido de honorrio. A determinao se encontra no valor de 10.000 reais. No pedido de indenizao que cubra o prejuzo. A certeza est no pedido de indenizao, enquanto que a determinao est fundada no valor do prejuzo. Obs. Excepcionalmente, a norma processual admite que a parte autora formule pedido certo e genrico, isto , deixe a determinao de sua pretenso a cargo do julgador e

durante o processo. No pedido certo e genrico basta apresentar a pretenso sem precisar delimit-la. So trs situaes que admitem tal exceo. 1. Nas aes universais: correspondem s peties iniciais dos processos que tenham por objeto universalidades. Universalidade = so conjuntos de bens que, por fico jurdica, so considerados como um ente unitrio. Envolvendo o conflito uma universalidade, a parte autora est dispensada de individualizar os bens que lhe so componentes, bastando, na petio inicial, fazer referncia ao conjunto. Ex. condomnio, esplio, massa falida, bibliotecas, patrimnio conjunto de um casal etc. situaes em que, embora haja uma coletividade de bens, a norma regula estes bens como se fora unitrio. 2. Quando no for possvel determinar, desde logo, as conseqncias do ato ilcito (prejuzo indenizao): se, pela natureza da relao, ou pela complexidade do prejuzo, no for possvel determinar, desde logo, o prejuzo sofrido, poder a parte redigir pedido genrico. 3. Quando a determinao depender de informaes que esto na posse da parte contrria (assimetria de informaes): nesta situao, quando pela natureza da relao jurdica somente uma das partes detenha as informaes, autorizase pedido genrico, pois a determinao da pretenso ser feita a partir de informaes que sero prestadas pela parte contrria por ordem do julgador. Ex. relao jurdica estatutria entre servidor pblico e o rgo em que trabalha. Princpio da vinculao do juzo ao pedido (congruncia): O rgo julgador est vinculado, sob pena de nulidade, a apreciar o pedido na exata natureza e limites que foram formulados na inicial, no podendo alterar seu contedo ou modificar o alcance. Isso uma garantia de imparcialidade. Se o juiz alterar o contedo ou o alcance, a deciso no conta. Obs. a. Pedidos Implcitos Em casos restritos, expressos na lei, a norma processual admite que o rgo julgador aprecie obrigaes acessrias ou conseqentes, embora estas no tenham sido requeridas pelo autor na inicial. Tais so os casos: 1. Aplicao de juros de mora e de correo monetria: so obrigaes acessrias. A condio para que estas obrigaes sejam apreciadas o pedido da principal. 2. Prestaes peridicas vencidas durante o processo (conseqente): a pessoa s obrigada a pedir as vencidas, dali em diante o que vier a vencer sero prestaes implcitas.

b. Didier Jr. em interpretao extensiva do art. 20 do CPC e do estatuto da OAB, baseado no princpio da causalidade, entende tambm implcito o pedido de honorrios advocatcios e devoluo das custas pagas. Esse argumento tese, interpretao. Na norma processual so apenas os dois casos acima. A jurisprudncia minoritria entende nesse sentido. Classificao dos Pedidos: 1. Pedido Simples: corresponde quele cujo contedo representa uma nica pretenso. 2. Pedido Composto: estar presente quando a parte formular em seu favor duas ou mais pretenses nas seguintes modalidades: 2.1.Pedido Alternativo: representada pela conjuno ou. Nesta modalidade a parte autora apresenta duas ou mais pretenses, sem qualquer ordem de preferncia, deixando ao julgador a liberdade de escolher qual delas julgar procedente e, dando-se a parte por satisfeita, pela procedncia de qualquer uma. O juiz s poder julgar procedente apenas um dos pedidos. Ao fazer um pedido nesta modalidade, no caber recurso quanto ao pedido. Ser procedente o pedido 1 ou o pedido 2. 2.2.Pedido Sucessivo: representado pela conjuno se. Neste a parte autora estabelece uma ordem de hierarquia entre duas ou mais pretenses formuladas, segundo a qual a pretenso seguinte s ser apreciada se julgada improcedente a pretenso anterior e prioritria e assim sucessivamente. Se o primeiro pedido julgado procedente, o juiz nem precisa analisar os outros e o processo acaba aqui. 2.3.Pedido Cumulativo: representado pela conjuno e. No pedido cumulativo, a parte autora requer a apreciao simultnea de duas ou mais pretenses, informando que sua satisfao est vinculada procedncia de todas.

INDEFERIMENTO DA PETIO INICIAL Definio Trata-se da identificao, durante o perodo de admissibilidade, de vcios formais da Petio Inicial, cuja ocorrncia poder levar extino do processo, se o vcio for insanvel ou se no for corrigido num momento oportuno. Na hiptese de vcio insanvel ocorre a extino imediata. Quando vcio no corrigido no momento oportuno, h a extino posterior. Obs.

Emenda inicial (art. 284 CPC) Em sendo sanvel o defeito, ser condio para a extino do processo que o juiz d oportunidade para a respectiva correo no prazo legal de dez dias. Hipteses de indeferimento da inicial (art. 295 CPC) 1. Inpcia Relacionam-se com falhas na elaborao do pedido e/ou da causa de pedir. espcie de indeferimento, no se confundindo com o mesmo (gnero). Hipteses de inpcia: 1.1.Faltar pedido ou causa de pedir. Omisso quanto a elemento obrigatrio da inicial. Vcio sanvel. 1.2.Quando da narrao dos fatos no decorrer logicamente concluso. Incompatibilidade lgica entre fundamento e pedido. No h nexo de causalidade entre o que foi fundamentado e o que foi pedido. Aqui o elemento obrigatrio est presente, sendo que mal feito. Vcio sanvel. 1.3.Pedido juridicamente impossvel. Trata-se de requisito material. Mrito diz respeito ao direito material, no se confunde com o requisito. No projeto do novo cdigo esse no ser mais requisito de pedido. 1.4.Pedidos incompatveis entre si. Hiptese que envolve pedidos compostos. Pedidos incompatveis entre si so pedidos que podem figurar em processos separados, mas no podem ser reunidos em um nico processo. Por serem pedidos auto-excludentes ou pedidos de competncia diversa. No primeiro caso, um pedido, se procedente, exclui o outro. (ex. pedir no mesmo processo nulidade de casamento e divrcio). Pedidos de competncia diversa ocorrem quando cada pedido deveria ser mandado para uma vara diferente. Vcios sanveis. 2. Parte manifestamente ilegtima Nesta hiptese o juiz poder, da simples leitura da petio inicial, identificar eventual ilegitimidade das pessoas indicadas. 2.1.Ilegitimidade passiva (ru): sanvel. 2.2.Ilegitimidade ativa (autor): insanvel, pois o exerccio do direito de ao personalssimo.

3. Carncia de interesse processual: Aqui a mera leitura dos fundamentos da inicial permite ao juiz identificar a ausncia de qualquer dos caracteres componentes do interesse processual, qual sejam: necessidade, adequao e utilidade. Vcio sanvel. 4. Verificao, desde logo, da decadncia ou da prescrio Todos os anteriores tm a ver com o requisito formal. Este diz respeito ao mrito. Por isso considerada errnea a insero de tal inciso como hiptese de indeferimento da inicial. Aplica-se como resoluo do mrito. Esta uma das poucas hipteses em que cabe sentena de resoluo de mrito antes mesmo da citao do ru. 5. Inadequao do procedimento (?) Outro erro do legislador, pois a informao deste inciso j est contida no inciso III. Isso apenas explica a falta do requisito adequao. 6. Art. 39, e art. 284, CPC. O art. 30 diz respeito falta de indicao do endereo do advogado. vcio sanvel simples, por isso o prazo para correo de 48 horas. A referncia ao art. 284 abrange todas as demais falhas na elaborao da petio inicial no enquadradas nas hipteses anteriores, mas que no foram corrigidas no momento oportuno. Ex. 1. Ausncia de indicao do valor da causa; 2. Omisso quanto ao requerimento de citao; 3. Falta ou defeito da procurao. Todos estes sanveis. DEFESA DO RU Premissas 1. Contraditrio oportunidade de defesa e cincia dos termos do processo. Essa oportunidade decorre da citao vlida. Se a oportunidade foi garantida, o exerccio ou no da defesa de escolha do ru. 2. Ampla defesa - a ampla defesa est vinculada presena dos meios de defesa. Para a defesa ser ampla preciso que os meios estejam disponveis, e no que todos os meios sejam usados. Ou seja, a ampla defesa se traduz pela disponibilidade de todos os meios de defesa. Obs. Embora amplamente disponveis, a utilizao dos meios de defesa no indiscriminada, uma vez que a utilizao dos referidos meios com propsito de

prejudicar a parte contrria ou de retardar o andamento do processo configura ato de litigncia de m-f por abuso do direito de defesa (art. 17, CPC). Modalidades de defesa 1. Defesa indireta (processual): Nesta modalidade, a parte r ir alegar a presena de vcios formais do processo no verificados durante a admissibilidade ou que ocorreram de forma superveniente. O objeto da defesa indireta so vcios de forma, ou seja, vcios relativos ao processo. No se discute o direito material, o conflito. Discute-se que o processo defeituoso. a. Defesa indireta dilatria So matrias que, se acolhidas, resultaro a pena na correo do defeito. O mximo que se consegue a correo. Ex. se, p.ex., se alega incompetncia absoluta, a nica coisa que pode acontecer a troca do juiz.

b. Defesa indireta peremptria Seu objetivo obter a extino do processo (art. 267 CPC) caso o vcio no possa ser corrigido ou no seja. Meios de defesa (instrumentos para alegao de vcios de forma) Preliminar de contestao (art. 301): captulo da fundamentao Regra geral da defesa indireta. S se utiliza os outros meios se a norma processual assim exigir. Incidentes processuais em sentido amplo Excees Obs. A relao de matrias prevista no art. 301 meramente exemplificativa, podendo ser includas outras matrias ali no previstas.

2. Defesa Prejudicial de Mrito: Representa a alegao de questes cujo acolhimento resolve o conflito de interesses, mas prejudica a definio da titularidade do direito material. Resolvem o conflito, mas prejudicam a anlise da titularidade do direito material. Questes que, uma vez alegadas, impedem a continuidade da

pretenso, mas pouco importa se o ru ou o autor est certo. Ex. prescrio, decadncia, transao. Abrange tambm a alegao de fatos impeditivos modificativos ou extintivos do exerccio do direito material alegado pela parte autora. Enquanto na defesa indireta discute-se processo, aqui se discute substncia, direito material e no forma. Mas mesmo discutindo substncia, no se discute a titularidade. Meios de defesa Preliminar de contestao (art. 301): captulo da fundamentao Ao declaratria incidental. A escolha entre um meio ou outro depender to somente da sua capacidade de demonstrao imediata da defesa. Se h provas suficientes para provar imediatamente usa-se a primeira. No caso de provas ainda no consistentes ou suficientes para verificao do que alegado na defesa usa-se a ao declaratria incidental. 3. Defesa direta (de mrito): Nesta modalidade, o ru ir impugnar os fundamentos fticos e jurdicos que sustentam a pretenso do autor com a finalidade de obter a improcedncia da pretenso (art. 269, I, CPC). Aqui tambm se discute direito material, mas aqui o ru efetivamente impugna os argumentos fticos e jurdicos da pretenso do autor. O propsito a improcedncia. Das trs modalidades de defesa, a nica obrigatria em toda contestao esta. Meios de defesa Mrito de contestao: captulo da fundamentao. Reconveno. Obs. 1. A contestao cujos fundamentos so omissos em relao defesa direta, equivaler ao reconhecimento da procedncia do pedido (art. 269, II, CPC). No momento em que se deixa de impugnar os argumentos fticos e jurdicos da pretenso pratica-se o reconhecimento tcito da pretenso. 2. nus da impugnao individualizada dos fatos alegados: ao elaborar a contestao, o ru dever impugnar cada um dos fatos alegados, pois o fato no impugnado ser presumido verdadeiro. A doutrina chama de incontrovrsia de fato. 3. nus da impugnao total das pretenses formuladas: o ru dever atacar na contestao os fundamentos fticos e jurdicos de cada um dos pedidos feitos pela

parte autora, uma vez que o pedido no impugnado ser tido como reconhecido em sua procedncia, o que permite sua execuo imediata. PRINCPIO DA SIMULTANEIDADE DA DEFESA Em virtude dessa regra, todos os instrumentos de defesa devero ser apresentados em momento anterior ou simultneo contestao sob pena de precluso. A contestao o principal instrumento de defesa, todos os outros existem de forma subsistente a ela. Com a citao vlida h a abertura de prazo de 15 dias para a defesa (regra geral, proc. Ordinrio), nesse perodo de tempo pode-se apresentar a contestao em qualquer momento. Ex. se a contestao apresentada no dcimo dia, os outros instrumentos de defesa tero que vir antes ou ao mesmo tempo da contestao, nunca depois. Obs. A apresentao da contestao antes do trmino do prazo para defesa configura renncia ao perodo excedente e precluso quanto aos instrumentos de defesa ainda no apresentados. Reconveno Trata-se de um processo de conhecimento autnomo, dependente e conexo proposto pelo ru durante o prazo para defesa com base na mesma causa de pedir do processo original cuja finalidade permitir ao ru formular pretenso contra o autor. Trata-se de se defender e atacar simultaneamente. O mximo que se consegue com a contestao a improcedncia do pedido do autor, faz-se a reconveno para haver a possibilidade de tambm atacar e obter a procedncia do seu pedido. Na reconveno se quer que um pedido em favor prprio, com base no mesmo pedido do processo original, seja procedente. A funo de se atingir a improcedncia do pedido do autor originrio j exercido pela contestao. A reconveno obedece ao princpio da simultaneidade da defesa. A reconveno processo autnomo, pois resulta em dois processos separados. A reconveno se submete aos requisitos da petio inicial, paga custas e precisa ser distribuda como processo autnomo. Distribui-se apenas com sentido de dar vida ao processo, pois so processos conexos. Sero, portanto, julgados simultaneamente. O juiz pode dar procedncia parcial para os dois processos, procedente pra um ou improcedente para os dois. Por que entrar com a reconveno e no com outro processo independente? A reconveno ser aplicada tendo em vista a economia processual e evitar que haja sentenas contraditrias expedidas por juzes diferentes.

A reconveno processo dependente do processo originrio, pois ambos tm por base a mesma causa de pedir. conexo, pois os dois processos sero julgados juntos, pelo mesmo juiz, em nica sentena. Obs. Pedido contraposto: Alguns procedimentos, de forma expressa, admitem que o ru formule pretenso contra o autor no prprio texto da contestao, o que dispensa e impede o uso da reconveno. Ex. procedimento sumrio; procedimento dos juizados especiais; reintegrao de posse; despejo etc. Nos quatro casos a legislao autoriza que o ru poder fazer pedido na prpria contestao. Em regra, se se quiser fazer pedido ser via reconveno. O pedido contraposto exceo. INCIDENTES PROCESSUAIS EM SENTIDO AMPLO No que diz respeito a alguns vcios formais dilatrios, o legislador, em virtude da relevncia destes, determinou que o instrumento de sua alegao seja autuado em apartado, de modo que a questo formal seja discutida fora do processo e no atrapalhe sua tramitao, sem configurar, entretanto, novo processo. Ex. incidente de impugnao ao valor da causa. Se diz que a parte autora no cumpriu as regras de fixao de valor da causa. O legislador definiu que essa questo seja decidida em incidente, fora do processo, que continuar tramitando. Quando for julgado o incidente, ele volta a fazer parte do processo original que, dependendo do que foi julgado, tomar as providncias necessrias. O incidente processual no cria novo processo, apenas parte do processo original que ser retirado e julgado parte, depois voltando ao processo. Nos incidentes processuais, em regra, no se suspende o processo, quando h de haver suspenso, a lei prescreve. As questes formais reservadas alegao via incidente no podero ser alegadas de outra maneira sob pena de precluso. No poder entrar com incidente posteriormente. Excees: Espcie do gnero incidentes processuais cujo objeto, em processo de conhecimento a alegao da ausncia de pressupostos processuais do juiz, permitindo, assim, sua tramitao em procedimento diferenciado. As excees, em regra, sempre suspendem. Os assuntos dizem respeito incompetncia relativa e incompatibilidade subjetiva (suspeio e impedimento). A incompetncia absoluta no se encaixa por ser

problemtica de ordem pblica, podendo ser alegada a qualquer momento, inclusive ex officio pelo juiz. Obs. Exceo de direito material: Derivada do termo latino exceptio, a expresso exceo prevista nas normas de direito material (CC, por exemplo) equivale possibilidade de alegao de matrias prejudiciais de mrito. A palavra exceo na norma processual significa o que foi explanado acima. Ex. exceo de contrato no cumprido.

Das könnte Ihnen auch gefallen